quarta-feira, 29 de março de 2017

Líder Parlamento Guiné-Bissau denuncia alegado aliciamento de juízes do Supremo Tribunal

O líder do Parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, denunciou hoje um alegado aliciamento de juízes do Supremo Tribunal (STJ), que no próximo dia 04 de abril elegem o seu novo presidente.
Segundo Cassamá, que falava num seminário hoje no Parlamento em Bissau, informações "veiculadas publicamente" indicam "investidas do poder político" no aliciamento de magistrados e juízes do STJ.

Afirmando-se preocupado com a situação, o presidente do Parlamento guineense, que não indicou de que setor político se refere, disse que o alegado aliciamento visa manipular o processo eleitoral em curso no Supremo Tribunal.

Os juízes-conselheiros Paulo Sanhá, presidente cessante, e Mamadu Saido Baldé, antigo ministro da Justiça, são os candidatos ao cargo de presidente da mais alta instância judicial guineense.

"Aproveito desta feita apelar a todos os atores políticos para que se abstenham de condutas que possam inquinar o referido processo eleitoral sob pena de colocarmos em causa os pilares em que se alicerçam o nosso Estado de direito", defendeu Cipriano Cassamá.

A Lusa tentou, sem sucesso, contatar a organização do processo eleitoral no STJ.

MB // EL
Lusa/Fim