quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

I Will Fix Nigeria Before I Leave, Trust Me - Buhari


President Muhammadu Buhari has pleaded with Nigerians to once again invest their trust in his administration’s commitment to restore peace, security and prosperity to all parts of the country.

“Under my watch, the Federal Government will continue to provide the needed support within available resources to the gallant members of our armed forces and security agencies as they confront threats to our citizens. While I commend them for their efforts so far, I urge them to do more to checkmate increasing incidents of security threats, especially in the northern parts of the country as well as the entire nation in varying degrees.

“Their display of tact, camaraderie, and expertise that led to the recent return of abducted schoolboys of Government Science Secondary School, Kankara, will remain a milestone in the annals of the country.

“For me, providing security for all residents in the country remains an article of faith. It formed a vital segment of this Administration’s three-point agenda right from inception, and we must follow through with it.

“I cannot in good conscience shirk this cardinal responsibility to secure lives and property. I feel pained each time a breach of peace and security occurs in any part of the nation. I am even more distressed when our youths, especially school children, are the targets and victims of mindless and malevolent elements in society.

“As a parent, I share the emotional torture and agony parents and guardians go through whenever their children and wards fall into the cruel hands of these enemies of decency and good society.

“To be sure, the problems are beyond the simplistic options being bandied around. We shall remain focused on following the complex, multi-dimensional route to reducing the incidents of insecurity to the barest minimum. Our people must be free to live and move without let or hindrance. This is crucial not only to enthroning an atmosphere of calm and social cohesion, but for the economy to grow”, he said.

By Native Reporters

Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embalo recebe em audiência Centrais Sindicais guineenses, (União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-UNTG e Confederações Geral de Sindicatos Independentes-CGSI).

RadioBantaba 

PJ indicia Nuno Nabiam pela corte e transformação “ilegais” da madeira

Por CNEWS  Dezembro 24, 2020

A Polícia Judiciária (PJ) guineense indiciou várias personalidades no processo das madeiras da empresa Zhongze Furniture, por corte de touros, funcionamento da serração (na STENACKS) e transformação do produto na Guiné-Bissau, soube o CNEWS, através do documento daquela polícia de investigação.

De acordo com o documento na posse do jornal Capital News, os suspeitos são Nuno Nabiam, primeiro-ministro, Botche Candé, ministro do Interior, Bacar Fati, comandante da Brigada da Proteção da Natureza e Ambiente da Guarda Nacional, Bacar Djaló, Ansumane Indjai, Yin Yan Feng e José Augusto Pinto Cabral.

O Processo número 1611/DGB/20 da PJ deu entrada dia 9 de Novembro 2020 no Gabinete de Luta contra Corrupção e Delitos Económicos do Ministério Público, sob o registo 163/2020 no qual as entidades investigadas figuram como suspeitas. Trata-se de um documento de 273 folhas, que contém identificação em autos das pessoas ora indiciadas, com a excepção de Nuno Nabiam (a PJ não tem os seus autos).

Sobre este processo, uma fonte da PJ confidenciou ao CNEWS que todas as madeiras recentemente aprendidas e depositadas junto à Direção Geral das Floorestas e Fauna, terão sido devolvidos, Pelo Ministério Público, à empresa Zhongze Furniture, dona das mesmas, sob alegação de que a firma é “previlegiada” na futura ação de venda do produto.

Soube ainda o Capital News, que perante esta situação, a Polícia Judiciária, através da sua Brigada de Combate à Corrupção e Criminalidade Contra Economia Nacional, mostra-se desapontada com a medida tomada pelo Ministério Público, face à matéria em conflito, que opõe a legalidade e o combate à corrupção na Guiné Bissau.

Leia Também:

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Vergonha alheia... PAÍS DOS TÍTULOS a nova diretoria de PJ Guineense não conhece as coisas básicas de DIREITO isto é, A- B- C- D do DIREITO processual. O Primeiro Ministro Nuno Gomes Nabiam não pode ser indiciado por enquanto tendo imunidade governamental ???


Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló - Desejo à todos os Guineenses, votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.


TODOS JUNTOS PELA GUINE-BISSAU!

Por: Yanick Aerton

Slogan sabiamente encontrado pelo General Presidente Umaro Sissoco Embalo, para o ano de 2021 que está a porta.

Este slogan foi pronunciado pelo Presidente depois do seu encontro com as lideranças dos 4 grupos parlamentares e os dois partidos não inscritos (UM e PND), ontem, dia 23 de Dezembro de 2020.

Djarama General Presidente!

Este slogan é um convite ao diálogo inclusivo, lançado pelo Presidente da República para se enterrar definitivamente o manchado da guerra, para que todas as competências e energias sejam canalizadas para os esforços de desenvolvimento em curso, a fim de transformar o nosso país num Eldorado, na nossa sub-região. 

O Todo-poderoso Deus/Allah deu tudo a Guiné-Bissau, uma juventude disponível, recursos humanos bem qualificados, mas mal utilizados, abundantes recursos naturais e uma grandeza de alma do seu povo. 

Agora, pergunta-se: o que é que faltou até aqui?

A resposta é simples. Faltou uma liderança ambiciosa, sonhadora, “cumboceru”, com uma visão prospectiva capaz de projectar o desenvolvimento no longo prazo, e não numa abordagem imediatista.

Impõe-se, a propósito, descodificar este slogan do General Presidente. O que o General Presidente quis dizer é de: 

Que todos devem sair das suas zonas de conforto para juntos, em torno dos grandes desígnios, unir os nossos esforços;

Que tal slogan não significa que os atores políticos, não devem continuar a lutar pelos ideais que têm defendido, pela sua visão de desenvolvimento que consideram melhor para o país, isto é, que a oposição deve jogar de forma positiva o seu papel, participando activamente no controlo da governação;

Que o combate contra a corrupção deve continuar a ser o business de todos, governantes e governados, para evitar que uma meia dúzia de gatos-pingados se aproprie daquilo que a todos nós pertence;

Que na política não há adversários permanentes e nem aliados permanentes, e que o diálogo é a bússola que deve orientar as nossas acções na procura de soluções para a Guiné-Bissau;

Que o Guineense deve ser mais ambicioso e sonhador, pondo toda a sua imaginação na autopromoção, e não ficar de braços cruzados, pois do céu só cai água, e, aos homens compete criar as oportunidades;

Que o Guineense, maior e vacinado, deve saber fazer escolhas que vão ao encontro das suas legítimas aspirações para que o país não volte ao estado de estagnação em que se encontrava até ao advento da alternância, a 29 de Dezembro de 2019, com a vitória do General Presidente contra o candidato do PAIGC, vitória essa que não é do General Presidente, mas sim, de todos os Guineenses, sem exceção.

Em poucas linhas, este e o décryptage do slogan do nosso jovem General Presidente, que, em menos de um ano da assunção do cargo para que foi democraticamente eleito (e não por via das armas), conseguiu dar outra visibilidade a pátria de Cabral, conseguiu recolocar a Guiné-Bissau no concerto das nações.

As democracias constroem-se com a existência de partidos políticos que lutam, com visões diferentes, para a ascensão do poder político, sem, no entanto, comprometer os princípios cardinais de unidade e coesão do povo.

É isso que o General Presidente quis lembrar as lideranças ontem no encontro que tiveram, tendo-as encorajado a prosseguir a luta pela consolidação da nossa jovem democracia, no entendimento e diálogo, por forma a transformar a Guiné-Bissau naquele país com que Cabral sonhou e para a libertação do qual os seus melhores filhos consentiram o sacrifício supremo 

(Paz as suas almas!). 

A este apelo ao diálogo, a esse estender do braço, da parte do jovem Presidente da República, seria sensato que todos políticos reagissem de forma positiva, participando neste sacerdócio, mas organizando as suas formações políticas para os futuros embates.

GUINÉ BISSAU EM PRIMEIRO LUGAR!

VIVA A GUINENDADI!

PR Umaro Sissoco Embqlo distingue a Representante do Programa Alimentar Mundial na Guiné-Bissau, Kiyomi Kawaguchicom com Medalha “ORDEM NACIONAL DE MÉRITO, COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO”.




 Aliu Cande

Cabo Verde: Maior apreensão de droga pode render mais de 635 mil euros ao Estado

By DW.COM

O Governo cabo-verdiano vai tentar vender em janeiro, por pelo menos 635 mil euros, um navio porta-contentores de 100 metros, dado como perdido a favor do Estado após a maior apreensão de droga no arquipélago.

De acordo com o edital do concurso lançado pelo Ministério das Finanças de Cabo Verde e ao qual a Lusa teve acesso esta quarta-feira (23.12), a venda será feita por concurso público mediante proposta fechada, com uma base de licitação de 70 milhões de escudos (635 mil euros), e a abertura das propostas terá lugar no dia 05 de janeiro.

Construído na Alemanha em 1984, o navio cargueiro "Eser" encontra-se ancorado no porto da cidade da Praia desde 31 de janeiro de 2019, após ter sido apreendido com mais de 8,7 toneladas de cocaína em 260 fardos, navegando então com bandeira do Panamá.

A venda do navio pelo Estado cabo-verdiano acontece depois de o tribunal da Praia ter condenado, em 20 de fevereiro deste ano, a penas de 12 e 10 anos de prisão os 11 tripulantes russos daquele cargueiro, na sequência daquela que ainda é considerada a maior apreensão de cocaína em Cabo Verde.

Arguidos agiram "de livre vontade”

Aquando da leitura do acórdão, a juíza presidente do coletivo que julgou este caso, sob fortes medidas de segurança, afirmou, para justificar a decisão, que os 11 arguidos em julgamento agiram em conjunto e de livre vontade, atuando como "correios de droga", mas as penas foram graduadas face às funções de cada um no navio.

Palácio da Justiça na cidade da Praia

O comandante do navio cargueiro "Eser" foi condenado a 12 anos de prisão efetiva. Os restantes 10 tripulantes, também pelo crime de tráfico de estupefacientes agravado, em coautoria material, foram condenados a 10 anos de prisão efetiva, enquanto o processo em relação a um outro tripulante russo, que também foi detido em janeiro de 2019, foi extinto, porque entretanto morreu.

Conforme era pretensão do Ministério Público, o tribunal deu ainda como perdido a favor do Estado cabo-verdiano o navio cargueiro utilizado para o transporte da droga, com 100 metros de comprimento e peso total de 3.800 toneladas, que era então propriedade da empresa Ecolive Panamá, e do seu recheio.

Segundo o tribunal, o navio partiu do porto de Colón, no Panamá, apenas com os tripulantes russos e sem qualquer carga, em 4 de janeiro de 2019. O objetivo seria transportar carga do mar das Caraíbas para o porto de Tânger, em Marrocos, percurso que o tribunal também considerou como suspeito, por estar dentro das rotas internacionais de droga da América do Sul para o continente europeu.

Morte de tripulante levou navio a cabo Verde

Durante os 26 dias de viagem, até atracar no porto da da capita cabo-verdiana, a investigação das autoridades, em colaboração internacional, permitiu concluir, segundo o tribunal, que o navio apresentou movimentos suspeitos, nomeadamente ao longo de 10 dias, ao largo da Colômbia, Venezuela e Aruba, com várias paragens em alto mar.

Para o tribunal, o transbordo da cocaína foi feita precisamente nesse período, tendo todos os tripulantes operado em conjunto no sentido de levar a "carga ilícita ao seu destino". Foi a morte de outro dos tripulantes (13 no total), ainda em alto mar, que levou o navio a seguir para Cabo Verde, onde atracou em 31 de janeiro de 2019, na Praia, onde permanece ancorado desde então. 

Após uma revista da Polícia Judiciária no dia seguinte, a droga, segundo o tribunal, foi encontrada dissimulada num compartimento que apenas se destina a dar estabilidade ao navio. Oficialmente, o cargueiro fez uma escala no porto da Praia para cumprir os procedimentos legais relacionados com a morte de um dos tripulantes, mas a PJ afirmou na altura que já tinha informações que se tratava de uma embarcação suspeita.

A operação foi desenvolvida na sequência de um processo de instrução resultante da troca de informação operacional com o Maritime Analysis and Operations Centre - Narcotics (MAOC-N), com sede em Lisboa.

Sr. Braima Camará, acompanhado pelo líder da sua Bancada parlamentar do MADEM G15, Dr. Abdu Mané e Queba DJAITÉ, também alto dirigente do Partido vieram solidarizar com o nosso mestre grande poeta, musico e escritor Dr. Ernesto Dabó, que perdeu esta manhã um dos membros da família. O irmão mais velho de nome HIMILIO DABÓ, (MAMUDO).



Leia Também: 

A SAIDA DA SUA CASA BRAIMA CAMARA, AO SEU JEITO SEMPRE RESPEITADOR SEM DIFERENÇA DE CÔR, RAÇA, RELIGIÃO E DA IDADE FOI ESTA MANHA INTERPELADO POR UM GRUPO DE JOVENS.

GENTILMENTE COM TODO O RESPEITO PARA COM ESTES MANDOU PARAR A SUA VIATURA E OS ATENDEU.

VIVA BÁ DI POVO O GRANDE RESPEITADOR.



 Fonte: Antonio Iaia SEidi

Comer queijo e beber vinho tinto reduz risco de Alzheimer, diz estudo

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  24/12/20 

Investigadores da Universidade Iowa State, nos Estados Unidos, afirmam que beber vinho tinto e comer queijo pode ajudar a reduzir e retardar o declínio cognitivo típico de várias formas de demência, nomeadamente da doença de Alzheimer.

No estudo, os investigadores analisaram dados de 1,787 adultos entre os 46 e os 77 anos, e questionaram os indivíduos acerca das suas dietas e consumo de álcool. 

Os resultados revelaram que o queijo, até ao momento, provou ser o alimento com maior efeito protetor contra o desenvolvimento de problemas cognitivos relacionados com o envelhecimento. 

O consumo diário de vinho tinto também mostrou melhorar a função cognitiva, enquanto que a ingestão semanal de borrego demonstrou melhorar a performance cognitiva a longa prazo. 

Todavia, o consumo excessivo de sal revelou, ao invés, provocar o aumento do risco de incidência de problemas cognitivos. 

A cientista e médica Auriel Willette, que liderou a pesquisa, disse em comunicado: "fiquei agradavelmente surpreendida com o facto dos nossos resultados sugerirem que moderamente comer queijo e beber vinho nos ajudam não só a lidar melhor com a situação atual da pandemia da Covid-19, mas também talvez a lidar com o crescente mundo complexo que jamais parece abrandar". 

"Apesar de termos tido em conta se tal se devia à qualidade geral da alimentação dos indivíduos, é necessária a realização de ensaios clínicos de modo a determinar se realizar mudanças no regime alimentar pode de facto ser benéfico para a saúde do cérebro".  

Morreram 20 migrantes africanos no Mediterrâneo após naufrágio de barco

© Reuters

Por Notícias ao Minuto 24/12/20 

Há ainda cerca de 20 migrantes desaparecidos. A marinha tunisina resgatou cinco sobreviventes.

O mar Mediterrâneo continua a ser palco de tragédias. A mais recente aconteceu esta quinta-feira. Um barco, que transportava entre 40 a 50 pessoas, naufragou. A Associated Press avança que morreram 20 pessoas, migrantes africanos que tentavam chegar à Europa.

A marinha tunisina resgatou cinco sobreviventes do naufrágio, mas indicou que está a procurar cerca de 20 pessoas que estão desaparecidas.

Barcos da guarda costeira tunisina e de pescadores locais encontraram os corpos ao largo da costa da cidade de Sfax, revelou o porta-voz do Ministério da Defesa da Tunísia, Mohamed Ben Zekri.

De acordo com os sobreviventes deste naufrágio, a embarcação tinha como destino Itália. Ben Zekri afirmou à Associated Press que o barco transportava maioritariamente migrantes da África subsariana.

MADEM G-15: - SIMPÓSIO NACIONAL DA CULTURA EM HOMENAGEM "AMILCAR LOPES CABRAL"...Discurso de encerramento da cerimónia



Vídeo by: Mutaro Uldada Cisse

MADEM G-15: SIMPÓSIO NACIONAL DA CULTURA EM HOMENAGEM "AMILCAR LOPES CABRAL" Discurso de padrinho do evento Dr. Fidelis De Forbs


Discurso de Secretário nacional de Movimento Para Alternância Democrática MADEM G-5...
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Coordenador de QUADROS  Dr Bamba Banjai.


Abertura de simpósio cultural de Jovens Quadros de MADEM G-15. 
JUADEM, QUADROS, MUADEM;...CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO





Vídeo by: Mutaro Uldada Cisse


MADEM G-15: SIMPÓSIO NACIONAL DA CULTURA EM HOMENAGEM "AMILCAR LOPES CABRAL" Entrevista de Dr Tomas Gomes Barbosa a RTP Africa sobre simpósio cultural


MADEM G-15: - SIMPÓSIO NACIONAL DA CULTURA EM HOMENAGEM "AMILCAR LOPES CABRAL" -- DR Delfim Da Silva



Vídeo by: Mutaro Uldada Cisse