quinta-feira, 3 de outubro de 2019

O Democrata Osvaldo Osvaldo - A Instrução é a Chave da Liberdade. - GUINÉ-BISSAU

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo




Good Afternoon
Show 02/10/2019. 

Aqui quem fala é um Cidadão NATO de origem biológico (INDÍGENA da Pátria mamã GUINÉ) com a noção do que está por vir.


Sobre Ordem do chefe das Forças Armadas da Guiné-Bissau, General Biaguê Nan Tan, para o progresso da Guiné-Bissau, é preciso que o Exercito Guineense coluna vértebral da nossa PÁTRIA entrar em AÇÃO, o que significa marcha PÁTRIOTA em SILÊNCIO, porquê? Porque pela ordem da constituição o EXÉRCITO tem por dever e a obrigação de CONDUZIR À REPOSIÇÃO DE ORDEM CONSTITUCIONAL, objetivo é restourar á "JUSTIÇA, ORDEM E DISCIPLINA" do poder político do País, esses são às ASAS da Democracia, fiquem atentos isso pode vir acontecer caso os DEPUTADOS de MADEM G15 e os DEPUTADOS do PRS não forem para ANP no dia 15 de Outubro, e se o presidente da República ficar de braços cruzados, e não reagir em conformidade, os Militares podem tomar o poder POLÍTICO do País. 

Tolerância ZERO a paciência já esgotou.

Afirma o Democrata em AÇÃO

Cne Guiné Bissau - No quadro do Projecto de Apoio ao Ciclo Eleitoral (2018-2019), se reuniu, esta manhã, na Comissão Nacional de Eleições- CNE, a Comité de Pilotagem para a análise da seguinte ordem do dia:


1. Informação sobre resultados finais do processo de correcção de omissões nos cadernos eleitorais (GTAPE);

2. Informação sobre os preparativos para as eleições presidenciais (CNE);

3. Apresentação do PRODOC (Revisto) e aprovação do plano anual de trabalho actualizado para as eleições presidenciais (PNUD);

4. Mobilização de recursos para Basket Fund, Logística Eleitoral e Conselheiros Regionais – UNVs (PNUD);

5. Apresentação e aprovação de adenda ao orçamento das eleições presidenciais, Plano de trabalho e próximos desembolsos à CNE e ao GTAPE (PNUD)

6. Diversos.


 


By Cne Guiné Bissau

Guiné-Bissau: Governo admite que greve pode prejudicar presidenciais

Ministério da Justiça admitiu que a greve dos magistrados pode pôr em causa as eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro. Governo enfrenta dificuldades para negociar com a categoria.

Eleições legislativas em Bissau, em março

Na Guiné-Bissau, a ministra da Justiça, Rute Monteiro, admitiu esta quinta-feira (03.10) que a greve dos magistrados pode prejudicar os preparativos para as eleições presidenciais no país.

"Se os magistrados mantiverem a greve não podem ser apreciadas as candidaturas presidenciais e, portanto, não teremos eleições, não havendo eleições penso que o caos se instalará", afirmou a ministra da Justiça, quando questionada pela agência de notícias Lusa.

Sublinhando que não está em causa a legitimidade das reivindicações dos magistrados, que exigem a aplicação do novo estatuto remuneratório, a ministra afirmou que o que está em causa é a "oportunidade da greve" feita num momento que "pode prejudicar todo o país e todo o povo".  

"Uma vez que é uma classe que sempre reivindica um estatuto especial dada a sua responsabilidade social penso que esse mesmo estatuto e responsabilidade devem falar mais alto", salientou.

Negociações difíceis

Sobre o processo de negociações entre o Governo e os magistrados, Rute Monteiro afirmou que decorrem com dificuldades, porque a principal reivindicação implicar aumentar dinheiro no Orçamento do Estado de 2019.


"Não se pode aumentar a massa salarial porque isto pode ter consequências muito graves para o país, nomeadamente ao nível do Fundo Monetário Internacional, que pode retirar-se e deixar de apoiar o Governo naquilo que são as necessidades básicas", afirmou.

A ministra disse também que o Governo continua a sensibilizar os magistrados no "sentido em que o interesse do país, o interesse do povo guineense deve sobrepor-se a um interesse de classe". "Até porque estamos a falar de três meses até às eleições e aprovação de um novo Orçamento Geral do Estado e aí sim faz todo o sentido implementar a lei e inscrever essas verbas", afirmou.

"Creio que vai prevalecer o bom senso, estamos a falar de titulares de órgãos de soberania que têm uma responsabilidade acrescida com o país e com o povo e estou convicta que o interesse do país vai falar mais alto", acrescentou.

Greve

Os magistrados da Guiné-Bissau iniciaram em 26 de setembro, um dia depois de ter terminado o prazo para a apresentação de candidaturas às eleições presidenciais, previstas para 24 de novembro, uma greve que deverá terminar na sexta-feira.

O Supremo Tribunal de Justiça deverá anunciar em 15 de outubro a lista definitiva dos candidatos às presidenciais, segundo o cronograma da Comissão Nacional de Eleições.

DW

Presidente do Tribunal Supremo angolano demite-se

Rui Ferreira tem estado sob pressão com várias denúncias de corrupção

O juiz-presidente do Tribunal Supremo (TS) de Angola, Rui Ferreira, anunciou que vai entregar o seu pedido de dmissão ao Presidente João Lourenço.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 3, pelo próprio na sessão extraordinária e urgente do Plenário do TS , soube a VOA junto de duas fontes judiciais.

O pedido surge depois de muita pressão e da denúncia de vários casos de corrupção contra Ferreira.

Activistas cívicos e de direitos humanos anunciaram há dois meses o envio de uma petição ao Conselho Superior da Magistratura Judicial a pedir a demissão do juiz

Rui Ferreira foi acusado de estar envolvido em actos de corrupção para benefício da sua família, que o levaram a iniciar uma acção em tribunal contra o empresário Francisco dias dos Santos (Kito dos Santos) que lançou recentemente uma campanha para a destituição do juiz-presidente a quem ele acusa de usurpar os negócios do Grupo Arosfran, que lhe pertencia.

VOA

Read Also ...

Angola: Where did all the money go?

Greve/justiça - Governo e Magistrados Judiciais prosseguem negociações

Bissau,03 Out 19(ANG) – O Governo e a Comissão da Greve do Sindicato dos Magistrados Judiciais retomaram hoje as negociações para pôr fim a greve de sete dias em curso no sector judiciário guineense desde o passado dia 26 de Setembro findo.

Vista do Palácio da Justiça
Segundo o que apurou a ANG, o Sindicato dos Magistrados Judiciais e do Ministério Público já entregaram ao Governo um novo pré-aviso de greve com o início na próxima segunda-feira, e, se concretizar-se irá comprometer a data de 24 de Novembro para a realização das eleições presidenciais.

Os Magistrados Judiciais e do Ministério Público estão a reivindicar a aplicação de novos  estatutos remuneratório, já aprovado na Assembleia Nacional Popular e promulgado pelo Presidente da República, o pagamento da diuturnidade, afectação de viaturas aos juízes conselheiros, procuradores-gerais adjuntos e melhoria das condições de trabalho.

A greve dos magistrados judiciais iniciou numa altura em que se devia iniciar a apreciação das 19 candidaturas formalizadas junto ao Supremo Tribunal de Justiça com vista às eleições presidenciais de 24 de Novembbro.

ANG/ÂC//SG

Acabaram entradas na função pública na Guiné-Bissau por cor partidária, afirma ministra guiniense ???

A ministra da Administração Pública da Guiné-Bissau disse hoje que acabaram as entradas na função pública do país por cor partidária ou por ser filho ou amigo de ministros, passando a fazer-se por "concurso livre e transparente".


“A entrada na administração pública hoje não é por cor partidária, isso acabou, não é por ser filho ou amigo da ministra da Administração Pública, isso acabou, nem do primeiro-ministro, nem do Presidente da República”, afirmou Fatumata Djau Baldé.

A ministra falava no final da assinatura de um despacho conjunto com a ministra da Justiça guineense, Ruth Monteiro, para a formação de 70 notários e conservadores para ingressarem, mediante concurso público, no Estado guineense.

“A entrada a partir de agora na administração pública é através de concurso livre, justo e transparente conforme a capacidade de cada um”, sublinhou a ministra.

Segundo Fatumata Djau Baldé, a administração pública guineense “pertence a todos” e todos devem poder ter acesso.

“Eu garanto que todos os concursos que vão ser feitos serão concursos transparentes e na base de termos de referência bem definidos. Quem apresentar aptidões será obviamente recrutado”, concluiu.

noticias.sapo.ao

Náufragos salvam-se apoiados em pacotes de cocaína no Pacífico

A mesma droga que os salvou ditará um futuro menos risonho para os três homens acusados de tráfico de droga na Colômbia. Ironias da vida.


Três homens aguentaram-se sete horas no Pacífico, a 55 quilómetros da Colômbia, depois de terem naufragado.

O trio, de nacionalidade colombiana, conta a BBC, salvou-se ao ter usado pacotes que somavam quase 1,3 toneladas de cocaína, escapando assim aos tubarões daquelas águas.

O barco onde seguiam, cujo destino seria países da América central, naufragou depois de ter sido atingido por uma onda.

De acordo com as autoridades, os três homens foram resgatados em bom estado de saúde. Vão ser acusados de tráfico de droga, podendo ter de enfrentar décadas na prisão.

NAOM

Burkina Faso: Edil assassinado no norte do Burkina Faso

Ouagadougou - A Nova Aliança do Burkina Faso (NAFA, oposição), partido do general Djibril Bassolé, anunciou o assassinato do secretário-geral da secção provincial do partido na província de Oudalan e ex-conselheiro municipal do distrito de Gorom Gorom, no norte do país.


Segundo o partido, o antigo conselheiro municipal foi assassinado esta semana por indivíduos armados não identificados, na sua casa.

Os ataques contra responsáveis de associações da sociedade civil, de partidos políticos e chefes consuetudinários e religiosos são frequentes nas regiões do Sahel e do norte do Burkina Faso.

A situação de segurança deste país da África Ocidental degrada-se cada dia com ataques terroristas que já fizeram mais de 500 mortos e milhares de deslocados a braços com uma crise humanitária.

Fonte: angop.ao/angola/pt_pt

Also ...

Dirigente da oposição assassinado perto da residência no Burkina Fasu


By Jornal de Angola 



O Coronel David Kabré, do Burkina Faso, é o novo comandante da força da ECOMIB na Guiné-Bissau. Substitui outro Burkinabe, o tenente-Coronel Gnibanga Barro.

O ministro da Defesa, Luís Melo, presenciou o acto solene, na companhia de Blaise Diplo, o representante da organização sub-regional no país. 




Fonte: AAS

Encontrou de Jomav com populares de região de Cacheu




Momento inesquecível da intervenção do Diretor Nacional de Campanha eleitoral Aladje Botche Candé, no âmbito da recepção da estrutura política da região de Cacheu




JOMAV Presidente di Paz / O PAÍSJunior Gagigo

A irresponsabilidade é toda da ANP - que aprovou este aumento sem perguntar ao governo se tem ou não condições de cumprir ???

By ditaduraeconsenso



Bacar Baldé - Esclarecimento da conferência de imprensa feito pelo Victor Correia



R Kelly Sané estava ao vivo com Bacar Baldé


R Kelly Sané estava ao vivo com Huye Xavi


R Kelly Sané estava ao vivo com O Democrata Osvaldo Osvaldo

R Kelly Sané estava ao vivo com Tidjane Gerrard Ture


R Kelly Sané estava ao vivo com Ndira Tavares 


Fonte: Bacar Baldé / R Kelly Sané 

A ANP deixou de representar este povo, mantendo portas fechadas e os deputados recebendo salário.

Por Carmelita Pires

O PR, não impedido, legal até haver outro, está em campanha.

O Governo legal, sem programa e orçamento, emite títulos assustadores, caiu no ilegal e é inconstitucional.

O poder judicial, com magistrados em greve por Estatuto Remuneratório, onde o vencimento da maioria do servidor público não é mais de 40.000 CFA, faz temer.

Nós, entregues ao sempre e às sondagens, vamos vendo a banda passar.

Jomav disse que atual governo não merece continuar, porque deve salários e ainda vai emprestar através de títulos no tesouro voltas de 10 bilhões de FCFA para fazer campanha eleitoral! Uma dívida que gerações vão ter que pagar.

Sobre concorrência com General Umaro Sissoco Embalo e Dr. Baciro Dja! O Jomav disse:



O PAÍS