terça-feira, 24 de setembro de 2019

GUINÉ-BISSAU: OPINIÃO - O grande dilema de Nuno Nabiam e da APU-PDGB

É do conhecimento público as diversas ocasiões em que a APU e seu líder foram conotados com a droga. ???

A última dessas ocasiões aconteceu quando das recentes nomeações no Ministério do Interior, em que se pretendia indicar que o Nuno Nabiam estava sob a pressão dos seus parentes Balantas mergulhados na droga, para a recuperação da antiga rede de narcotráfico, liderada supostamente pelo António Indjai. Portanto, o foco do problema político, para Nabiam, não é o programa do Governo, mas as suspeitas do envolvimento deste governo na droga.

É que, para grande surpresa de todos, o país e os políticos têm recebido informações a conta-gotas, ainda não confirmadas nem desmentidas oficialmente, que apontam para um presumível envolvimento do Governo, especialmente do staff restrito do Primeiro-ministro, na importação desta droga que foi apreendida nas últimas semanas.

O mais grave para a APU e para Nuno Nabiam, é que uma das suas pessoas de confiança e da liderança do seu partido, fazem parte desse staff restrito do Gabinete do Primeiro-ministro. E mais perturbante ainda, presume-se que terá sido este dirigente da APU quem assinou o referido passaporte em questão.

É claro que a oposição, aproveitando estes factos políticos, vai fazer e está a fazer uma enorme pressão sobre o Nuno Nabiam, no sentido deste se retirar da coligação que sustenta o Governo do PAIGC e, consequentemente, deixar o governo cair.

O mais estranho de tudo, é que as pessoas que estão a ser acusadas não parecem fazer para se defenderem. Antes pelo contrário, parece que estão a evitar qualquer situação pública que possa leva-los a ter de falar sobre a situação. Aconteceu na Secretaria de Estado das Comunidades, quando o Bacai Sanha recusou sair do seu gabinete para atender as reclamações do Tony Tavares, Chefe de Gabinete na CCIAS.

O grande dilema da APU e para o seu presidente é o seguinte: i) vai sair da coligação e afastar-me destas suspeitas da droga, ou ii) manter-me na coligação e ser conotado com todas as consequências políticas que estão para chegar.

Na minha modesta opinião, acho que o Nuno Nabiam precisa distinguir dois fenómenos que, embora relacionados, são completamente distintos: i) o acordo de coligação e ii) a corrida as presidenciais.

Em relação à manutenção ou não do acordo, acho que devia separar os indivíduos responsáveis pelas suspeitas de envolvimento no negócio da droga, das instituições que sustentam e participam do acordo. Nesta linha, deveria provocar a saída do actual primeiro-ministro e seu staff restrito, incluindo o dirigente da APU, e guardar a coligação com o PAIGC.

Quem toma as decisões são as pessoas, embora em nome das instituições. Portanto, a haver consequências de uma suspeita de envolvimento, elas deveriam recair sobre os responsáveis e não sobre a instituição. Assim sendo, a APU deveria orientar a sua política, no sentido de preservar a coligação e afastar as pessoas suspeitas de envolvimento na droga. Em consequência desta opção política, a APU votaria a favor da queda do Governo, alegando as suspeitas de envolvimento na droga, mas mantinha-se na coligação, donde emergiria um outro governo da mesma coligação (PAIGC/APU).

A segunda opção, aquela que mais interessa aos partidos da oposição, é levar o APU a votar favoravelmente a queda do governo, mas para abandonar a coligação actual e ajudar a formar uma nova maioria.

Apresentando os fatos desta maneira, compreendo o dilema em que se encontra o candidato Nuno Nabiam, que também tem o DSP do PAIGC, como concorrente as eleições presidenciais.

Carlos Costa


QUANDO CHEGARÁ A LIBERDADE PARA O TIO MARCELINO?

Por Jorge Herbert

Este homem na foto, a quem aperto a mão com muito orgulho, é apenas um dos homens que, para libertarem o seu país do domínio estrangeiro, hipotecaram a juventude, dispuseram-se a morrer, passaram fome, dormiram ao relento por vezes debaixo da chuva e fustigados por mosquitos, por vezes estiveram quase a morrer, ora por ataques dos inimigos, ora pela malária ou por qualquer outra doença... Palmilharam quilómetros nas matas da Guiné-Bissau, carregados de arma e munições, mas sempre incansáveis a perseguir a liberdade!

Mas ainda hoje, a liberdade teima a não chegar para o tio Marcelino! Um homem que devia estar a desfrutar tranquilamente da sua digna reforma e os seus direitos de combatente de liberdade da pátria, há poucos meses conta-me com uma humildade tamanha, a história de uma boa bicicleta que tinha, com que fazia vários quilómetros para ir trabalhar, mas que lha roubaram... No entanto, para o tio Marcelino, “Deus é grande” e na campanha para as eleições legislativas ganhou uma nova bicicleta com um colante da propaganda do PAIGC, oferecida pelo seu patrão a quem faz de guarda noturno e por vezes de condutor e que é nada mais, nada menos, o Ministro das Finanças deste governo!

Esta foto foi tirada no início de um turno de guarda noturno e o tio Marcelino não sabia nem sabe que um dia eu escreveria estas linhas! Até ficou admirado eu querer tirar uma foto com ele!

Será que as noites que o tio Marcelino perdeu na luta não são suficientes para que hoje tenha uma vida mais condigna?

Obrigado tio Marcelino por me ter dado a independência. Pode querer que foi com muito respeito e orgulho que apertei a sua mão...

Nem a Guiné-Bissau, nem o tio Marcelino ainda se libertaram!

Jorge Herbert

PNUD QUER APOIAR GUINÉ-BISSAU NA LUTA CONTRA CORRUPÇÃO

O representante adjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) disse, ontem (23), em Bissau, que a sua Organização vai apoiar, nos próximos dias, a elaboração de uma estratégia nacional de luta contra corrupção na Guiné-Bissau

A informação avançada no âmbito da entrega de duas viaturas e materiais informáticas, ao Tribunal de Conta, no âmbito do projecto financiado pelo Banco Africana para Desenvolvimento (BAD) e executado pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD).

De acordo ainda com José Levy, a luta contra corrupção é um elemento importante do programa do governo, e o PNUD e as outras agências dos sistemas das Nações Unidas estão empenhados em apoiar o Tribunal de Conta e as outras instituições nacionais na formulação de uma estratégia e da sua implementação.

“São impressionantes os números da corrução em África e os efeitos negativos que têm no desenvolvimento do próprio continente”.

Relativamente às matérias entregues ao Tribunal de Conta, José Levy, disse que o apoio vai reforçar a capacidade do Tribunal de Conta, para que possa fiscalizar de “maneira correta” as actividades financeiras do Estado e de mais entidade públicas.

Já o presidente do Tribunal de Contas, Dionísio Cabe, prometeu fazer bom uso dos equipamentos para colmatar as dificultardes da instituição nos trabalhos das fiscalizações.

Entretanto, Simone Cuia Bano, em representação do Banco Africano para Desenvolvimento, explica que o financiamento faz parte de um projecto de apoio a capacidade de reforço económico que o BAD tem com o governo da Guiné-Bissau.

No total são duas viaturas e dez computadores e os seus assessórios que o Tribunal de Contas recebeu no âmbito deste projecto financiado pelo BAD e executado pelo PNUD. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

radiosolmansi.net

O Líder DSP conclama o povo para a luta por um país melhor e uma vida digna. Faltam dois meses para iniciarmos uma nova história.

Viva o 24 de Setembro!
Viva a Guiné-Bissau!
PAIGC - I força di povo!


"A Guiné-Bissau celebra o feito singular e heróico, da proclamação da sua autodeterminação e independência do jugo colonial. Pela 46a vez, os guineenses de todas as proveniências e nas sucessivas gerações, desde 73, expressam o seu orgulho e reconhecimento pela bravura e clarividência daqueles que, seguindo Amílcar Cabral, ousaram partir à conquista da liberdade, assumindo-a como condição primeira e insubstituível da dignidade humana.
Essa justa homenagem é todavia temperada pela frustração de não encontrar o país sonhado e que a independência prometeu. Muitos já transformam essa frustração em revolta e começam a não acreditar na viabilidade do país.

O meu apelo hoje, vai por isso no sentido da não desistência, pelo nosso país e pela nossa vida. A Guiné-Bissau é possível e é viável. Já tombados mil vezes, sejamos capazes de erguer pela milésima primeira vez, renovando a crença num amanhã estável e próspero.
Ousemos lutar e conquistar o direito a uma vida decente, regrada, à felicidade.

No próximo dia 24 de novembro teremos uma excelente oportunidade de colocar uma pedra decisiva, para a mudança de rumo de que precisa o nosso país e clamam as almas tombadas para a nossa libertação.

Viva o 24 de Setembro 
Viva a Guiné-Bissau."
Domingos Simões Pereira

Hoje, 24 de Setembro, conhecido como vitorioso, é o dia de exaltarmos os nossos heróis e incorporarmos o espírito patriótico que alimenta o sonho de um País verdadeiramente independente. O PAIGC é parte genuína e viva dessa luta que jamais cessará até que os sonhos sejam transformados em realidade.



By PAIGC 2019

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE GUINÉ BISSAU, DR. JOSÉ MÁRIO VAZ FEZ UMA COMUNICAÇÃO Á NAÇÃO GUINEENSE, ALUSIVO À 24 DE SETEMBRO



Dia Nacional - 46 Anos de Independência!

Filhos da Guiné-Bissau,
Celebramos hoje 46 anos sobre a data histórica da proclamação da independência da nossa Pátria. Fazêmo-lo com orgulho. Com subida honra. A nossa independência foi conquistada por um povo humilde, mas determinado a conquistar a sua dignidade, com uma bravura e uma capacidade de sacrifício que se tornou exemplar, tornando-se assim credor do respeito e admiração de todo o mundo.
Nunca será suficiente o nosso total e incansável reconhecimento aos valorosos combatentes da liberdade da pátria.

Meus Irmãos e Irmãs,
Este povo íntegro, destemido, determinado somos nós, os Guineenses, filhos desta grande Nação. Essa história ímpar foi escrita pelos nossos irmãos que acreditaram na mudança e unidos deram o sangue, o suor e as lágrimas das nossas mães, das Mães Guineenses, ao verem os seus filhos tombar por terra no longo caminho que foi o da construção desta Nação.
Por isso, hoje 24 de Setembro, convido a cada um de vós, Guineenses, a refletir sobre a nossa história e a nossa identidade, para que voltemos a perceber quem somos, enquanto povo, filhos e donos desta terra, herdeiros da nossa história e das nossas ricas tradições.
(...)

Guineenses,
Os pais fundadores da nossa Nação valente tiveram um sonho. O sonho de construir um país independente, de homens livres e dignos, respeitados no mundo. O sonho de construir uma Guiné-Bissau “Pikininu na Tamanhu, Garandi na Fama”. Esse sonho não é uma utopia e compete-nos a nós, patriotas guineenses, provar ao mundo que não é uma utopia. Compete-nos transformar esse sonho numa realidade incontestável, para que voltemos a ser nós mesmos.
Nós os filhos desta terra, não nos podemos esquecer de que a independência que hoje celebramos é fruto da luta heroica pelo resgate da dignidade dos homens e mulheres guineenses. Não nos podemos esquecer de que a Pátria e a Dignidade de cada um de nós andam de mãos dadas. Aqueles que hoje vendem a nossa Pátria, falando mal do país e dos seus dirigentes em troca de benesses pessoais, vendem também a sua própria dignidade e o respeito de cada um de nós.
Não se vende uma Pátria conquistada com tantos sacrifícios.
Não se vende a dignidade de um povo inteiro.
Isso nós não iremos consentir, Nunca!
Porque nós Guineenses, temos de ser donos do nosso destino e queremos “caminhar pelos nossos próprios pés e pensar com a nossa cabeça”. Foi para isso que os pais fundadores desta nação consentiram sacrifícios, lutaram e venceram.
Os Heróis da nossa Independência, que deram as suas vidas pela Pátria, lutaram por uma sociedade fundada no humanismo, na igualdade, na justiça, na dignidade e no trabalho.
Hoje, os nossos irmãos que sequestraram o nosso país em seu proveito pessoal, inverteram todos estes valores que para nós são sagrados e no seu lugar hastearam as bandeiras do ódio, do rancor, da vingança, da maldade, do egoísmo, da intriga, das inverdades e cujo objectivo foi sempre lutar e a qualquer preço chegar ao poder, mantendo o nepotismo e os luxos que se habituaram.
(...)

Caros Compatriotas,
Durante os cinco anos do meu mandato, eu procurei os caminhos da promoção da igualdade, da paz, da justiça e da dignificação de cada cidadão guineense. Tratei todos por igual, para mim não há Guineenses de primeira ou Guineenses de segunda.
Nunca tive receio de confrontar o status quo, os interesses instalados, os que se acham poderosos e os intocáveis.
(...)
Por isso, eu tive a feroz e cruel oposição da pseudo elite que prefere ficar com o dinheiro dos salários dos funcionários, em vez de lhes pagar os seus direitos.
Agora pergunto-vos, irmãos Guineenses: para onde foram os nossos recursos internos ou seja as receitas diárias da nossa Direção Geral das Alfandegas, sobretudo a receita da campanha da castanha de cajú, as receitas diárias da Direção Geral de contribuições e impostos, dos fundos autónomos e dos apoios orçamentais?
Recentemente o Governo contraiu empréstimos através da emissão de títulos de tesouro num montante de 10 bilhões de FCFA, e brevemente pretende emitir mais títulos de tesouro no mesmo montante, totalizando assim 20 bilhões de FCFA. Repito 20 bilhões de FCFA
Um grande encargo para os nossos filhos e netos depois de um enorme sacrifício do programa de ajustamento estrutural proposto pelo FMI e que nos levou em 2011 ao perdão da divida externa no valor de 1,3 bilhões de dólares, considerado um alivio para a geração vindoura, algo que acontece só uma vez na vida de cada país, ou seja, o ponto de conclusão não se repete.
É caso para perguntar onde pára o dinheiro da direção geral das Alfandegas, da direção geral de contribuições e impostos e dos fundos autónomos que deveria entrar diariamente nos cofres de Estado?
Dinheiro este que faz falta nas escolas, nos hospitais, nas infraestruturas e na agricultura.
É minha obrigação, enquanto mais alto magistrado da Nação, lançar um apelo à inspeção geral das finanças, ao Tribunal de contas, a comissão especializada da ANP para os assuntos económicos, a justiça e demais instituições do Estado para assumirem as suas responsabilidades, porque o dinheiro é nosso.
(...)
Durante estes cinco anos eu percorri a caminhada para a concretização dos sonhos daqueles que combateram pela independência e pela nossa dignidade. E mantive-me sempre no silêncio. Porque a minha luta, é pela Dignidade da Pátria, pelo Progresso e pelo bem-estar do nosso povo.
(...)
Contrariamente ao passado, nestes cinco anos ninguém foi morto, ninguém foi preso ou espancado na calada da noite, ninguém foi perseguido e não temos hoje nenhum exilado político.
O nosso enorme obrigado às forças de defesa e segurança pelo contributo que dão no dia-a-dia para que os cidadãos possam dizer com orgulho “nunca mais à violência”.
Enquanto Presidente da República, entendi sempre que o meu mandato deveria ser marcado pela tolerância e pelo alto sentido de Estado.
Contudo, nos últimos tempos temos sido confrontados por velhos fantasmas, que ameaçam a nossa integridade e a nossa dignidade, honra e respeitabilidade, enquanto povo, no concerto das Nações.
O fenómeno do trafico de droga, que havia desaparecido nos últimos cinco anos e volta de novo em força para massacrar e fustigar o nosso povo.
(...)
A Guiné-Bissau que estamos a ajudar a mudar para um Novo Rumo não pode haver lugar para narcotraficantes e nem para os seus cúmplices internos. A todos eles, nós advertimos: Nunca Mais! Esta terra é nossa e nós queremo-la limpa.
O narcotráfico é um fenómeno nocivo que coroe e destrói os alicerces de uma Nação, mina as instituições do Estado, e lança o povo na insegurança, na violência e na miséria. Nós não iremos consentir que a ambição desta pseudo elite, embriagada pelo dinheiro, transforme o nosso país num pântano de desgraças. Perante tudo isto nós temos de resistir e combater para libertarmos definitivamente o nosso país deste flagelo.
Mais uma vez pergunto: Onde esta a nossa justiça? Onde estão hoje os suspeitos destas operações que a todo o custo querem rotular o nosso país como um narco-estado.
A Guiné-Bissau é uma terra de gente de bem, não vamos deixar que um pequeno grupinho estrague a dignidade de um povo humilde.
(...)
Meus Irmãos,
Deste púlpito, consintam-me uma calorosa e fraternal saudação a cada mulher, a cada homem, a cada ancião e a cada jovem desta nossa Nação. É por cada um de vós que eu continuo este meu combate.

Por cada um de vós eu consentirei todos os sacrifícios necessários para que, juntos, concretizemos o sonho da Liberdade, da Paz e do Progresso, que animou a luta dos pais fundadores desta Nação.
Quero reiterar o meu profundo agradecimento aos meus irmãos guineenses quer os que vivem no país ou na diáspora, pela resiliência e pela crença no futuro da nossa Nação.
Aos nossos irmãos que emigraram em busca de melhor vida, endereço uma mensagem de esperança, na certeza de que a nossa luta contra as injustiças e desmandos, por um Novo Rumo, criará condições para que possam regressar e viver na terra que os viu nascer, a Guiné-Bissau.
(...)
De igual forma, aproveito mais uma vez para deixar o meu reconhecimento e gratidão as nossas forças de Defesa e Segurança, longe das crelas politicas tem trabalhado arduamente ao longo destes cinco anos para manter o clima de paz civil e segurança interna que hoje desfrutamos, bem como a força da ECOMIB numa missão de paz no nosso país.
(...)
Irmãs e Irmãos Guineenses,
Convido a todos os Guineenses e sem excepção para que no próximo dia 24 de Novembro não deixem de exercer o seu direito de voto,??? um direito igual para todos, cada cidadão vale 1 voto, e não votar significa não exercer o direito que a constituição lhe reserva.???
Votar nas próximas eleições presidenciais de forma consciente e em liberdade, é escolher o que pretendemos para o nosso futuro nos próximos cinco anos, sobretudo para manter a paz civil, tranquilidade interna e a liberdade, já conquistadas.
Guineenses, para terminar eu sei que o caminho é difícil, sendo o povo o dono do poder e filhos desta terra, juntos vamos decidir o futuro da nossa nação.
Este é o momento da união, rumo para a construção da Grande Nação que todos sonhamos e QUEREMOS!

Viva a Unidade Nacional!
Viva o 24 DE SETEMBRO!
HONRA E GLÓRIA AOS HERÓIS DA INDEPENDÊNCIA!
Viva os Combatentes da Liberdade da Pátria!
Viva a Paz!
Viva a Liberdade!
Viva a Democracia!

Viva a Guiné-Bissau!

 José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-BissauJunior Gagigo

Depois de proclamar unilateralmente a independência em 24 de setembro de 1973.

A Guiné Bissau foi a primeira ex-colónia a ver a sua independência reconhecida por Portugal em Setembro de 1974. Glória ãos heróis da pátria🇬🇼✌


Scientists Claims RH Negative Blood Type Peoples Not Belong From Earth

All human blood types contain and are categorized by amounts of protein—except type RH negative, that is. Is it possible that human beings possessing the latter blood type are actually from Mars, Venus, or elsewhere in the universe? Well, since the known laws of physics breakdown past the horizons of black holes, truly anything is possible. But is it likely that RH negative blood has unearthly origins?



Only 15% of human beings have this strange type of blood, and what’s more, these individuals have been described as having strange personal characteristics as well. Oddly enough, RH negative blood can be utilized by any human being in need of a transfusion, but people with RH negative naturally coursing through their veins cannot make use of any other type of blood at all. Furthermore, the vast majority of these latter individuals happen to reside in northern Europe.Even more fascinating are the facts that these people tend to have green or blue eyes, naturally orange coloured hair, cool body temperatures, and sensitivity to hot temperatures. 


More intriguing yet are claims that the physical, mental, and emotional awareness of these individuals is heightened—and no, this is not a sneaky lead into an upcoming movie, or any sort of promotion whatsoever! In fact, it is widely known that pregnant women with type RH negative blood have extreme difficulty giving birth when their babies also possess the same blood type; in this situation, it is not a stretch to say the woman’s body actually attempts to kill the baby inside of it. But is all of this enough to conclude that the Martian, Venusian, or other alien theories are correct? Perhaps a more important question to ask yourself is what will—or what should—happen if one of the theories is true. 

By Physics-Astronomy

Já lá vão cinco (5) dias, que caiu um camião na estrada que liga Gabú / Pirada.



Mafudje Mané

GUINÉ-BISSAU CELEBRA HOJE 46 ANOS DA SUA INDEPENDÊNCIA


A República Guiné-Bissau celebra, esta terca-feira (24 de Setembro), o 46° aniversário da sua independência proclamada em 1973, nas matas de Boé, após uma decada de luta armada levada ao cabo pelo Partido Africano para Independência da Guine e Cabo Verde (PAIGC), liderado por Amilcar Lopes Cabral, contra o regime colonialista português.

"Depois deste texto ter sido aprovado por unanimidade, a primeira Assembleia Nacional da nossa história, exprimindo a vontade soberana do nosso povo, proclama solenemente o estado da Guiné-Bissau", proclamou João Bernardo Nino Vieira, numa cerimonia que apezar de decorrer nas matas de Boé, contou com a presença dos altos dirigentes do PAIGC, corpos diplomaticos e representantes de vários paises.

Na mesma ocasião, Luis Cabral foi designado para ser o primeiro presidente da República da Guiné-Bissau, a bandeira e o hino nacional entoado foi entoado e bandeira erguida guineense pela primeira vez ao mundo.

Um ano depois, o Portugal acabou por reconhecer oficialmente, independência da República Guiné-Bissau, em 1974.

Bissau On-line