sábado, 10 de agosto de 2019

CONVIDADO - Guiné-Bissau: Há motivos para preocupação com eleições


O primeiro-ministro guineense Aristides Gomes acaba de terminar uma visita aos Emirados Árabes Unidos.

O chefe do executivo da Guiné-Bissau, contactado telefonicamente pela RFI aquando de uma escala em Paris, aborda o momento político actual do seu país, admitindo preocupação com o cumprimento das metas eleitorais para este ano na sequência de atrasos no desembolso de verbas dos parceiros.

Aristides Gomes começa por esboçar um balanço positivo da sua deslocação a Abu Dhabi.

RFI

Bissau bedjo está de luto...

A Direção de ANDOCAD (Associação dos Despachantes), vem por este meio para informar todos os associados de que faleceu o nosso irmão amigo Despachante Oficial e Presidente de Mesa de Assembleia de ANDOCAD o Sr Nelson Sá Pinto...coragem a toda a Classe






\Djana Sane

Acabou de falecer em Portugal; Nelson Sá Pinto



A Ministra da Saúde, Magda Nely Robalo, reuniu hoje com médicos e farmacêuticos. Na agenda do encontro, o conjunto de esforços para que possam ser oferecidos melhores serviços e cuidados aos guineenses. A Ministra já havia manifestado publicamente que irá trabalhar para que o guineense seja bem atendido dentro do nosso país e abandone a prática procurar assistência no estrangeiro.


 




Guiné-Bissau - Novos Caminhos Pa Terra Ranka!

PAIGC 2019

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Bom chance para todos.





Djamalal Djué Camara 

Que pena!


Intervenções do Coordenador Nacional do Madem-G15 Braima




Madem-G15/Sector Autónomo BissauAntonio Iaia SEidi

Um pequeno esclarecimento

Por Francisco Jose Gomes Fernandes 

O nome do Dr. José Mário Vaz, nunca esteve na lista de candidatos que foram a votos pelo partido Madem-G15 como possível porta estandarte nas próximas eleições presidenciais. 

A candidatura do Dr. José Mário Vaz, foi anulada, porque se entendeu que a sua presença física era necessária no dia e lugar do escrutínio, coisa que não foi possível ao Presidente da República Dr. José Mário Vaz por razões de força maior.

Qualquer informação enganosa de que o Dr. José Mário Vaz foi derrotado nas primárias do Madem-G15 é pura mentira, os membros do Madem-G15 votaram numa lista única, que nela constava o nome do General Umaro Sissoko Embalo.

Com os resultados de; 297 à favor, 107 contra e 24 abstenções.

O Dr. José Mário Vaz, será re-eleito Presidente da República da Guiné-Bissau In Sha Allah, com ou sem o apoio político declarado de nenhum partido político da Guiné-Bissau.

#JomavPapovoKupovo

Aos profissionais de outras areas de oficio, por favor não se vendem por esse sistema de baixo nivel de fazer a politica na Guiné-Bissau.


Atores politicos guineense, vamos ter, pelo menos, um pouco de responsabilidade e seriedade. É uma vergonha a vulgaridade do nivel das disputas politica que tem vindo marcado o ambiente político guineense. Usa-se de todos recursos, mesmo de forma extrema ou inapropriada, só para descredibilizar os adversários. Em consequencia disso, aceita-se pagar um alto preço.

Vamos parar com essas politiqueces, que nada menos é que um fraude de mais baixo nível. A nomeação do Victor Correia vem comprovar isso. Facto principal, essa função que o Victor foi nomeado, pelo que eu saiba, nunca existiu nas direções que conpõem a Secretaria de Desporto, e , nem o seu responsável, Dionisio Pereira, chegou de informar sobre as missões ou objetivo dessa nova função.

Ex-jogador da seleção de Guiné - Conakry, nas suas apresentações críticas em direto no Facebook, careciam de considerações tecnicas da situação e dos trabalhos da Federação de Futebol de Guiné-Bissau. As criticas do Victor, simplesmente, visava descredibilizar ou atingir Presidente de Federação de Futebol e dos trabalhos do antigo governo. Pois, as oboservações das suas criticas eram muito obvios, e nada tecnico, sendo ele antigo futebolista profissional.

Só criticando de maneira muito vulgar de baixo conhecimento tecnico e profissional, logo vale nomeação no governo? Não é, de certeza, apesar das criticas do Victor apresenta essas caracteristicas. Mas sim, essa nomeação é, claramente, uma recompensa pelo trabalho recomendado a fazer.

Aos profissionais de outras areas de oficio, por favor não se vendem por esse sistema de baixo nivel de fazer a politica na Guiné-Bissau. Se preservem, zelando pelo profissionalismo e um exercicio responsavel das vossas funções. É assim que estaremos prestando bom serviço ao nosso povo e ao deenvolvimento do nosso país.

Paris, 10/08/2019
Velho Nael




By Nataniel Sanhá /Estamos a Trabalhar