sábado, 21 de novembro de 2020

Obra em curso Rua 15 - Ministro das obras públicas Sr. Fidélis Forbs muito obrigado homem de pouca palavra o vídeo fala por si...


Vídeo by Mustafa Cassamá

Causa e Efeito convidados: Joao Paulo Pinto Co Historiador e Antropologo/ Leopoldo Amado Historiador...RTP Africa

Guiné-Bissau: Obra em curso. Rua 15 Vídeo by Mustafa Cassamá

Engenharia Militar remove obus na “posse” das crianças em Bissau

Por CNEWS  novembro 20, 2020

Uma equipa da engenharia do exército guineense removeu esta sexta-feira (20.11) um “Obus BM 14”, de fabrico russo, no Bairro Militar, nos arredores de Bissau.

O material bélico, que segundo testemunhas no local, era transportado pelas crianças, que tentavam vendê-lo aos compradores de sucatas, mas sem sucesso, tendo sido abandonado junto do chamado “Campo da Rádio”, no mesmo bairro.

“As crianças andavam de um lado para outro com este obus amarrado, em busca do comprador. Quando eu me deparei com a situação, disse para elas que se tratava do material de origem militar”, explicou uma testemunha, que ainda acrescentou que acredita que o obus em causa tenha sido tranportado pelas crianças, a partir de Brá, um dos bairros que faz linha limite com o Bairro Militar.

Ao CNEWS, o serviço da Engenharia Militar afirmou que o material “já não estava em ativo”, pelo que perdeu a capacidade de provocar qualquer explosão.

Durante o conflito politoco-militar de 7 de Junho de 1998/1999, o Bairro Militar foi uma das localidades de maiores confrontos, entre as tropas governamentais, leais ao presidente “Nino Vieira”, e da junta militar, comandadas por Ansumane Mané.


30 crianças talibes vão ser repatriados para Bissau

A Ministra da Mulher família e solidariedade social afirmou esta sexta-feira 20 de Novembro de 2020 que 30 das 68 crianças talibes que encontram em Senegal Dacar vão ser repatriados para Bissau até final de Novembro em curso.

De visita de trabalho a capital Senegalesa, Maria da Conceição Évora reuni-se com a sua homologa Senegalesa Salimata Dipo Dieng, que para além das situação das 68 crianças, as duas interlocutoras analisaram a situação das Mulheres neste periodo da COVID-19 e os mecanismos da formação das mulheres que operam no setor informal.

A titular da pasta da Família e Solidariedade senegalês Salimata Dipo Dieng informou à sua homóloga da Guiné-Bissau que as 68 crianças Talibes encontram-se num Centro de acolhimento aguardando luz verde do nosso país para o seu regresso juntoa às famílias biológicas.

Em geito de resposta, Maria da Conceição Évora garantiu que já foi identificada as famílias de 30 crianças cuja a repatriação está marcada para o fim do mes em curso com o apoio de algumas organizações parceiras.

Salientou que em relação às restantes 38 ficou acordado por enquanto vão continuar ainda na capital Senegalesa até que sena identificada as suas familias.

À margem desse encontro a Ministra da Mulher Família e Solidariedade Social também se reuniu-se com o Representante Regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (HCR), para a África Ocidental, Andreas Ori com quem a titular da pasta da Família e Solidariedade guineense analisou também o retorno ao país das 68 crianças Talibes.

Ocasião que serviu para o Representante do HCR informar que estão a desenvolver um programa de apoio em 6 paises da sub região para a reintegração e reinserção das crianças de rua, talibes e todas as crianças vitimas de maus tratos e de vários tipos de exploração. Tendo prometido trabalhar em estreita colaboração com o MMFSS no assuntos ligados às crianças prestando assim todo o apoio necessário incluido consultorias e assistência jurídica.

Com capgb

SESSÃO PARLAMENTAR AGENDADA PARA O DIA 30 DE NOVEMBRO

20/11/2020 / Jornal Odemocrata 

A comissão permanente da Assembleia Nacional Popular (ANP) agendou para o dia 30 de novembro de 2020, o início da sessão plenária.

A sessão deverá decorrer até dia 14 de janeiro de 2021, na qual serão discutidos 17 pontos, entre os quais a eleição do primeiro vice-presidente da ANP, discussão do anteprojeto da revisão constitucional, a lei do Orçamento Geral do Estado e do projeto orçamental da ANP para 2021.  

Segundo uma nota de imprensa, na reunião presidida pelo Presidente da ANP, Cipriano Cassamá, tomaram parte 14 dos 15 membros que compõem a Comissão Permanente.

A nota refere que os deputados foram unanimes em afirmar que a reunião decorreu num clima de entendimento e acreditam que, na próxima sessão, não terão grandes divergências pela demostração no debate e votação da ordem de trabalho.... LER MAIS