quarta-feira, 15 de março de 2023

O Presidente da República inaugurou, hoje, 15 de Março, em Cumpanghor, região de Gabu, um centro multidimensional composto por uma escola, vinte e cinco apartamentos, um furo de água, uma mesquita, um armazém e um atelier de corte e costura, financiado pela fundação NASSER ABDALAH AL-KHA.

Este complexo terá um papel importante na melhoria de qualidade de vida da população da região e servirá certamente de local de encontro para as diversas culturas presentes, contribuindo deste modo para uma maior coesão e integração sociocultural da população.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Sete embaixadores extraordinários e plenipotenciários entregam cartas credenciais ao Presidente da República general Umaro Sissoco Embaló.

 Os diplomatas de Canadá, Alemanha, Santa Sê, Inglaterra, Áustria, Mali e a Mauritânia prometem dinamizar a cooperação com Bissau em vários domínios do desenvolvimento.


PNUD e Himpact Hub Global pretendem construir centro de empreendedorismo na Guiné-Bissau

Por: Alatu Mané   capgb.com

Bissau, 15/03/2023- O programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ( PNUD) em colaboração com Himpact Hub Global, apresentaram a cocriação de um centro de inovação para o empreendedorismo no país.

Mussa Sambi, Diretor-geral de Economia, afirmou que as evoluções de novas tecnologias, diminuição a procura da matéria prima assim como as dificuldades na mobilização dos recursos financeiros afetaram bastante o sector da economia no investimento das atividades, por isso, há necessidade de inovar e construir uma economia forte e desenvolver novas fontes de crescimento eficiente.

“Com a criação deste centro de inovação, aumentará o crescimento de produtividade no sector da economia sobretudo nas micro e médias empresas no país”. Enalteceu

De outro lado, divulgou a importância de um centro de inovação e do espírito empreendedor para explorar as potencialidades de ecossistema no país.

No entanto, o representante de PNUD, Tjak Engenhoff, assegurou que a organização pretende realçar e impulsionar a criatividade de um espírito empreendedor e melhorar o ecossistema.

“É bom olhar para um ecossistema de inovação e empreendedorismo que concretiza negócio viável e fluido no mercado, queremos realçar a importância de um espírito de inovação e empreendedorismo em todas as regiões, com isto o PNUD, está disposto a ajudar o setor a resgatar economia nacional e regional para um desenvolvimento socioeconómico sustentável”. Acrescentou

Engenhoff garantiu que o PNUD está a trabalhar na implantação de estratégias das indústrias criativas com potencialidade no mercado de empreendedorismo.

PR da Guiné-Bissau ordena "acabar com mendicidade" infantil no país

© Lusa

POR LUSA  15/03/23 

O presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, deu hoje ordens ao ministro do Interior no sentido de prender o pai ou o mestre corânico de qualquer criança apanhada a mendigar na rua.

Embaló, que falava na localidade de Cumpanghor, na região de Gabu, no leste do país, na inauguração de um complexo escolar construído por uma organização não-governamental turca, constitui "uma autêntica vergonha" a mendicidade de crianças nas ruas de Bissau, uma situação que disse preocupar as autoridades e as Nações Unidas.

Falando no dialeto Fula, a sua etnia, Embaló questionou os presentes o porquê de serem as crianças originárias da região de Gabu - de onde ele é natural - as únicas que andam na mendicidade nas ruas do país.

"Porquê disso? Querem-me dizer que só as nossas crianças é que são muçulmanas. Essa situação não é recomendação islâmica, mandar uma criança mendigar é um ato criminoso, não tem nada a ver com o Islão", defendeu o Presidente guineense.

Dirigindo-se especificamente ao novo ministro do Interior, Soares Sambú, que também é o vice-primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló deu ordens no sentido de se acabar com a mendicidade de crianças na Guiné-Bissau.

"Dou uma semana ao ministro do Interior para acabar com a criança Talibé. A criança que for apanhada na mendicidade, o seu pai ou mestre corânico será detido pela polícia", afirmou o Presidente guineense.

Criança Talibé é o nome dado aos alunos do ensino corânico. Trata-se de crianças que se deslocam do seu ambiente familiar para centros urbanos, nomeadamente Bissau, e o Senegal com a finalidade de aprender o Corão, mas que na realidade acabam na mendicidade.

O presidente da Associação Guineense de Luta Contra a Migração Irregular e Tráfico de Seres Humanos, Suleimane Embaló, denunciou, na semana passada, que a mendicidade de crianças na Guiné-Bissau está a ganhar uma "proporção fora do normal".

O ativista transmitiu a mesma preocupação ao Presidente da Guiné-Bissau, que o recebeu em audiência também na semana passada.



OMS: África. 37 países vulneráveis por escassez de profissionais de saúde

© Reuters

POR LUSA  15/03/23 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou 37 países africanos, incluindo Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, nos 55 países a nível mundial vulneráveis devido à escassez de profissionais de saúde, segundo a lista atualizada deste organismo.

A lista de apoio e salvaguardas da força de trabalho de saúde da OMS em 2023, que a organização divulgou na terça-feira, inclui 55 países em risco de escassez de profissionais de saúde necessários para alcançar a meta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU para cobertura universal de saúde (UHC) até 2030.

Desses 55 países, 37 estão na região africana da OMS, oito na região do Pacífico, seis na região do Mediterrâneo Oriental, três na região do sudeste asiático e um (o Haiti) na região das Américas.

Angola e as vizinhas República Democrática do Congo e Zâmbia, a Guiné-Bissau, a Guiné Equatorial, Moçambique os fronteiriços Malaui e Zimbabué, integram essa lista.

Cinco países foram adicionados à lista da OMS desde a publicação de 2020, refere a organização no relatório, onde salienta que o "impacto da covid-19 e as interrupções generalizadas nos serviços de saúde resultaram numa rápida aceleração no recrutamento internacional de profissionais de saúde".

"Os profissionais de saúde são a espinha dorsal de todos os sistemas de saúde e, no entanto, 55 países com alguns dos sistemas de saúde mais frágeis do mundo não têm os suficientes e muitos estão a perder os seus profissionais para a migração internacional", lamentou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

Os países incluídos na lista da OMS têm um índice de cobertura de serviços UHC abaixo de 55 e a densidade da força de trabalho de saúde abaixo da média global, que é de 49 médicos, pessoal de enfermagem e obstetrícia por 10.000 pessoas.

A OMS atualizará a lista a cada três anos, com a próxima atualização prevista para publicação em 2026.


Leia Também: Há risco de morte de 129 mil pessoas no Grande Corno de África

GUINÉ-BISSAU : Ministro chega atrasado a cerimónia porque estava a operar criança

© Shutter Stock

POR LUSA   15/03/23 

O ministro da Saúde Pública guineense explicou à Lusa que se atrasou hoje, em cerca de hora e meia, para uma cerimónia pública por ter sido chamado "às pressas" para uma intervenção cirúrgica num hospital onde é cirurgião pediátrico.

Médico formado em Itália, Dionísio Cumbà é um dos poucos cirurgiões na Guiné-Bissau e, de vez em quando, é "forçado" a abandonar reuniões oficiais para acudir casos de urgência no hospital pediátrico de Bôr, ligado à Igreja Católica.

Mesmo tendo deixado de exercer as funções de diretor clínico do hospital pediátrico de Bôr, quando foi nomeado ministro da Saúde, em maio de 2021, Cumbà continuou a ter que atender crianças que necessitam de intervenções cirúrgicas, procedimento não usual nos hospitais guineenses devido à falta de técnicos.

Os convidados nacionais e internacionais tiveram que esperar por mais de hora e meia para que o ministro aparecesse no largo da Câmara Municipal de Bissau, diante do Ministério da Saúde Pública para dar início às cerimónias de lançamento de uma campanha simultânea de vacinação.

Ao chegar ao local, em passos de corrida, Dionísio Cumbà teve que se desculpar perante o aparente incómodo dos convidados que o aguardavam num palanque montado.

Questionado pela Lusa sobre o seu atraso, o ministro explicou que se deveu a uma intervenção cirúrgica a uma criança.

"Infelizmente cheguei atrasado. Tendo estas duas vestes, de ministro e de cirurgião, às vezes as coisas coincidem. Uma criança foi levada ao bloco operatório de urgência com uma estenose esofágica, após ter sido operada em Espanha", afirmou Dionísio Cumbà.

A criança, entretanto, regressada ao país, estava com dificuldades para se alimentar e a equipa liderada por Cumbà teve de intervir cirurgicamente para colocar uma sonda gástrica no estômago do paciente de 7 anos.

"Houve sim muito trabalho a fazer, porque havia muitas aderências, tivemos de libertar tubos para poder encontrar o estômago e colocar a sonda para que pudesse alimentar. Correu tudo bem. A criança tem de voltar para Espanha para outros procedimentos", acrescentou Cumbà.


Veja Também:


A referida campanha decorre entre os dias 15 a 29 de Março de 2023.


Leia Também: Guiné-Bissau inicia campanha para tentar vacinar 70% da população



Rússia deve respeitar espaço aéreo internacional, diz ministro britânico

© Hollie Adams/Bloomberg via Getty Images

Notícias ao Minuto    15/03/23 

Estados Unidos dizem que drone' estava a voar no espaço aéreo internacional e sobre águas internacionais quando um caça russo atingiu a hélice do avião não tripulado.

O ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, afirmou, esta quarta-feira, que a Rússia deve respeitar o espaço aéreo internacional, numa reação à colisão de um avião de combate russo com um drone dos Estados Unidos, que se autodestruiu no Mar Negro.

"A chave aqui é que todas as partes respeitem o espaço aéreo internacional e pedimos aos russos que o façam", disse o responsável britânico, citado pela Sky News.

Sublinhe-se Washington e Moscovo apresentaram versões diferentes sobre o incidente, que ocorreu na terça-feira.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, disse que o 'drone' estava a voar no espaço aéreo internacional e sobre águas internacionais quando um caça russo atingiu a hélice do avião não tripulado, obrigando a Força Aérea a abatê-lo.  Já a Rússia defendeu que o aparelho caiu depois de uma "manobra brusca".

"O incidente com o 'drone' americano MQ-9 Reaper, causado pela Rússia no Mar Negro é um sinal de [que o Presidente russo, Vladimir], Putin está pronto para expandir a zona de conflito e envolver outras partes", afirmou o secretário do Conselho de Segurança da Ucrânia, Oleksiy Danilov, numa mensagem hoje divulgada através da rede social Twitter.

Foi a primeira vez, desde a Guerra Fria, que uma aeronave dos Estados Unidos foi derrubada após um encontro com um avião de guerra russo, situação que realçou o risco de confronto entre a Rússia e o Ocidente no contexto da guerra em curso na Ucrânia.


Leia Também: Caças das forças aéreas alemã e britânica foram mobilizados para intercetar um avião russo perto do espaço aéreo da Estónia, divulgou hoje o Ministério da Defesa do Reino Unido.

Cabo Verde precisa de 5 mil milhões para plano de sustentabilidade

© Lusa

POR LUSA  15/03/23 

O primeiro-ministro cabo-verdiano indicou hoje o investimento público, mas também privado, da sociedade civil e dos parceiros internacionais para financiar em 5 mil milhões de euros as políticas do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022-2026 (PEDS) II.

"É um desafio enorme, não é um desafio apenas ao Governo, vamos precisar de investimento público, mas vamos precisar também de muito investimento privado", afirmou o chefe do Governo, em declarações à imprensa, na Praia, após uma apresentação do PEDS II.

De acordo com o primeiro-ministro, há uma parte de financiamento que entra anualmente através do Orçamento do Estado, porque muitos dos programas do documento são plurianuais, e já estão em execução.

O Governo quer ainda envolver os parceiros de desenvolvimento, investimentos empresariais e a sociedade civil, que mesmo não tendo impacto financeiro, pode ter impacto transformador em várias áreas.

"Mas nós não colocamos o foco apenas no investimento financeiro, há muito investimento o ser feito relativamente à mudança de atitudes, muito investimento no sentido de qualificação dos nossos recursos humanos, da sua adaptação a competências cada vez mais elevadas, há muito investimento no sentido de criar um bom ambiente de negócios para que tenhamos cada vez mais capacidade de atração de investimentos, muito investimento a ser feito para que as organizações da sociedade civil participem mais, que as famílias participem mais, com mais sentido também de pertença e de confiança relativamente ao futuro do país", apontou.

Além disso, mencionou que o Governo vai realizar em abril, na ilha da Boa Vista, uma Conferência Internacional de Parceiros de Desenvolvimento, onde se pretende fazer a mobilização adicional dos investimentos necessários.

A conferência visa a apresentação do PEDS II à comunidade de investidores e parceiros de desenvolvimento, promover o diálogo técnico e político com os parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde para a mobilização de recursos, bem como o fomento de parcerias com vista à realização de investimentos.

"Precisamos de mais cooperação, mais parceria para o desenvolvimento é importante. Há determinadas áreas de investimento onde não vamos ter substitutos de investimentos privado, mas o investimento privado é fundamental, quer nacional, quer estrangeiro, para podermos operacionalizar o PEDS", frisou Correia e Silva, que pediu compromisso e responsabilização familiar e individual para a operacionalização de todas as transformações.

"O PEDS é muito mais do que um documento, é um grande desafio que nós temos pelas mãos e que deve engajar a todas e a todos", pediu.

Na terça-feira, os parceiros sociais de Cabo Verde avaliaram positivamente o PEDS II, destacando o facto de ter sido amplamente discutido com os parceiros e com a sociedade civil.

O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, informou durante a apresentação que o plano vai agora ser levado para discussão no parlamento, sendo que por agora vai ser gerido pelo Conselho de Concentração Social, mas que depois passa a ser do Conselho Económico Social e Ambiental, que deverá ter um nome até julho.

Segundo o primeiro-ministro, o PEDS II coloca prioridade no aumento da capacidade de resiliência do país, reduzindo algumas dependências que condicionam o desenvolvimento do país, como energia, água para agricultura, ação climática.

"Coloca um foco muito grande também no emprego digno, particularmente nos jovens, com melhor qualificação profissional, maior oportunidade de empreendedorismo, coloca como desígnio nacional a erradicação da pobreza extrema e a redução da pobreza absoluta", indicou Correia e Silva.

Além disso, pretende diversificar a economia cabo-verdiana, para que possam crescer mais e com maior impacto nas ilhas, criando assim melhores oportunidades de emprego e de rendimento e reduzir a pobreza.

Dimensão de género, direitos humanos, centralidade da diáspora, qualidade e propriedade intelectual, consolidação orçamental e transformação digital na Administração Pública são as grandes marcas do documento.

O PEDS II foi apresentado pelo Governo cabo-verdiano em 2022, concebido para consolidar a estratégia de desenvolvimento sustentável e acelerar transformações estruturais que tornem o país mais resiliente e menos vulnerável a choques externos.

No documento preconiza-se um crescimento económico médio anual não abaixo de 5%, a erradicação da pobreza extrema até 2026, a redução da pobreza absoluta e a redução das assimetrias regionais, reforçando a coesão territorial e a coesão social.

O plano pretende cumprir os objetivos estratégicos de Cabo Verde, nomeadamente, garantir a recuperação económica, a consolidação orçamental e o crescimento sustentável, promover a diversificação e fazer de Cabo Verde uma economia de circulação localizada no Atlântico médio, entre outros.

COLÔMBIA : Colombianos destroem rua após boatos de existência de ouro... Boato surgiu durante a realização de obras no sistema de esgotos. Veja as imagens.

© Twitter

Notícias ao Minuto   15/03/23 

Centenas de pessoas destruíram uma rua no município de Saragoça, na região colombiana de Antioquia, após ter surgido um boato de que existiria ouro nas profundezas. Segundo o jornal El Colombiano, o mais popular da região, o boato surgiu durante a realização de obras no sistema de esgotos da rua Bolívar.

A publicação adianta que centenas de pessoas saíram de casa na noite de segunda-feira, munidos de várias ferramentas para tentar encontrar o ouro. A rua permanece fechada desde então.

Até ao momento, ainda não é conhecido o estado da rua, uma vez que ainda há cidadãos no local. O jornal colombiano referiu que as autoridades municipais pouco podem fazer, além de esperar que as pessoas abandonem o local para continuar a obra pública. 

Pode ver imagens da busca pelo ouro na galeria acima.


Após a inauguração PR Sissoco Embalo deixa a cidade de Gabu rumo a Bissau

Radio Voz Do Povo 

PR deu ultimato ao Ministro do Interior, Soares Sambú para por fim a situação das crianças talibês que circulam em Bissau em situação de mendicidade. Umaro Sissoco Embalo falava depois da inauguração da nova infrastretura na aldeia de Cumpanghor_Região de Gabú

Radio Voz Do Povo

Chegada do Presidente da República a Cidade de Gabu no âmbito da inauguração da infrastretura na aldeia de Cumpaghor

Radio Voz Do Povo 


Veja Também:

Timor-Leste. Tribunal de Recurso chumba coligações pré-eleitorais

© Lusa

POR LUSA   15/03/23 

O Tribunal de Recurso timorense chumbou as únicas três coligações pré-eleitorais que se pretendiam apresentar às legislativas de 21 de maio, confirmando em dois dos casos a perda de estatuto político de uma das forças políticas.

Com estas decisões confirma-se que não haverá qualquer coligação pré-eleitoral para as legislativas deste ano.

Numa das decisões, a que a Lusa teve acesso, o coletivo de juízes determina a perda de estatuto de partido político do PDRT e, assim delibera "julgar improcedente o pedido de constituição da coligação PDRT-APMT", que unia o Partido Democrático da República de Timor e a Associação Popular Monarquia Timorense.

"O PDRT há mais de cinco anos que não participa em eleições, seja a nível local ou nacional, com o seu próprio programa. Assim, nos termos da Lei sobre partidos políticos, o PDR perdeu o estatuto de partido político", refere a decisão assinada por quatro juízes do Tribunal de Recurso.

"Não tendo o PDRT estatuto de partido político, ele não pode intervir em coligações eleitorais, o que implica que não é possível a constituição da coligação em causa", refere o acórdão.

Numa segunda decisão, de conteúdo idêntico, o Tribunal considera improcedente a formação da proposta Aliança Democrática (AD), já que determina que um dos partidos que a constituía, o Partido Desenvolvimento Popular (PDP) também perdeu o seu estatuto de partido político por não ter participado no voto de 2018.

"Não tendo o PDP o estatuto de partido político, ele não pode intervir em coligações eleitorais, o que implica que não é possível a constituição da coligação em causa", refere o acórdão.

O outro partido que integrava a AD, o Partido Liberta Povo Aileba, explica o Tribunal de Recurso, ainda se pode apresentar sozinho às eleições legislativas, tendo que formalizar hoje a sua candidatura.

A lei em vigor determina a perda de estatuto de partido a todas as forças políticas que não participem com programa próprio num ato eleitoral durante os cinco anos anteriores.

Numa terceira decisão o tribunal rejeita igualmente a coligação Frente Ampla Democrática (FAD), que reunia inicialmente quatro partidos, a União Democrática Timorense (UDT), a Frente Mudança (FM), o Centro de Ação Social Democrata Timorense (CASDT) e o Partido Desenvolvimento Nacional (PDN).

Os juízes recordam que a associação dos partidos em coligações tem de ser aprovada em congresso ou conferências nacionais, não tendo sido incluído qualquer documento comprovativo de que isso tenha ocorrido no caso do PDN.

"Sem a o congresso ou conferência do PDN aprovar a constituição da coligação eleitoral FAD, não pode aquele partido integrar esta coligação. E sem a participação do PDN na coligação não é possível esta constituir-se nos termos que inicialmente foi apresentada", referem os juízes.

"Assim, o plenário do Tribunal de Recurso "julga improcedente o pedido de constituição da coligação eleitoral FAD", concluem.

Mesmo antes da decisão ser conhecida o PDN já tinha decidido apresentar-se sozinho às eleições tendo entregado já as suas listas de candidatos no Tribunal de Recurso.

Tanto a APMT como os partidos que integravam a FAD têm até ao dia de hoje para apresentarem candidaturas individuais às eleições de 21 de maio.

Até ao momento já apresentaram as suas candidaturas ao Tribunal de Recurso o Partido Socialista de Timor (PST), o Movimento Popular de Libertação Maubere (MPLM), a Unidade Nacional Democrática da Resistência Timorense (UNDERTIM) e o Partido Libertação Popular (PLP), do atual primeiro-ministro Taur Matan Ruak, e o Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO), que também está no Governo.

O calendário eleitoral dá ao Tribunal de Recurso até 25 de março para a verificação das candidaturas, nomeadamente "regularidade dos processos, autenticidade de documentos e elegibilidade dos candidatos", antes de um período de eventuais recursos e de uma decisão final sobre a lista final de candidaturas, a publicar no Jornal da República até 29 de março.


Leia Também: O Presidente de Timor-Leste disse hoje que o veto às alterações à lei das eleições legislativas responde a "várias preocupações" sobre as mudanças propostas, considerando preferível aplicar a lei atual no voto de 21 de maio.


Leia Também: Os partidos políticos timorenses que integravam coligações pré-eleitorais às legislativas de 21 de maio, e que foram chumbadas pelo Tribunal de Recurso, estão a preparar documentação para se apresentarem individualmente ao voto.


JAPÃO : Deputado expulso do parlamento do Japão pela primeira vez em 72 anos

© Lusa

POR LUSA   15/03/23 

A câmara alta do parlamento do Japão decidiu expulsar um produtor de vídeos sobre escândalos de celebridades para a plataforma Youtube, eleito deputado em 2022, por faltar a todas as sessões, foi hoje anunciado.

O comité disciplinar da Câmara dos Conselheiros confirmou por unanimidade a decisão, tomada na terça-feira. Esta é a primeira vez que um deputado é expulso do parlamento japonês (Dieta) desde 1951, de acordo com a imprensa nipónica.

A Dieta tinha, no início do mês, ordenado a Yoshikazu Higashitani, de 51 anos, conhecido nas redes sociais pelo pseudónimo "GaaSyy", que pedisse desculpas à assembleia.

Mas Higashitani, um dos dois deputados eleitos pelo pequeno partido Seijika Joshi 48, não respondeu a essa ordem.

A expulsão é a punição mais severa que um deputado pode receber no Japão e esta é a terceira vez que foi imposta desde a adoção da atual Constituição, em 1947.

As duas expulsões anteriores foram Tomozo Ogawa, em 1950, e Kanichi Kawakami, em 1951, durante o período pós-guerra do Japão.

Depois da eleição, em julho, Higashitani permaneceu no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde já morava, dizendo não ousar voltar ao Japão por medo de ser preso.

A polícia japonesa está a investigar Higashitani por suspeitas de intimidação e difamação de celebridades nos vídeos que publica na internet, de acordo com a imprensa local.

Higashitani vai ser substituído por outro membro do partido Seijika Joshi, que mudou de nome várias vezes desde a criação em 2013. Inicialmente, o partido foi formado para se opôr à taxa de licença da televisão pública japonesa NHK.

O Seijika Joshi considerou a expulsão de Higashitani ilegal.


Leia Também: Banco do Japão comprou mil milhões em fundos para travar queda na bolsa