quinta-feira, 18 de agosto de 2022

GUINÉ-BISSAU: Tribunal guineense volta a impedir congresso do PAIGC

Dw.com  18.08.2022

O congresso deveria começar esta sexta-feira. Em declarações à DW, o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, queixa-se de "enormes prejuízos". Acusa ainda o Tribunal da Relação de cometer uma "aberração terrível". 

É uma batalha jurídica sem precedentes em mais de 60 anos de vida do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). Pela terceira vez consecutiva, o "partido dos libertadores" é impedido, por ordem judicial, de realizar o seu encontro magno. 

Num despacho a que a DW África teve acesso, o juiz do Tribunal da Relação, Aimadu Sauané, afirma que o processo judicial intentado pelo militante Bolom Conté contra o PAIGC, continua a correr na Justiça, pelo que o partido se "deve abster de praticar atos" para a realização do X congresso.

Domingos Simões Pereira: "É mais uma aberração terrível"

O líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, fala em "enormes prejuízos".

"É uma situação extraordinariamente constrangedora", diz Simões Pereira em declarações à DW África.

O início do congresso foi marcado para esta sexta-feira (19.08), na vila de Gardete, no norte da Guiné-Bissau. E já chegou hoje "uma grande parte dos delegados para o congresso, os delegados que vêm do exterior", conta Simões Pereira.

"Temos aqui cerca de 40 pessoas, que, pela segunda vez consecutiva, estão investindo o pouco que ganham lá fora para honrarem o seu partido e marcarem presença num congresso."

Tribunal pede a Ministério para enviar polícia

O juiz do Tribunal da Relação solicitou ao Ministério do Interior para destacar o "número de agentes necessários" para fazer cumprir a decisão judicial.

Para Domingos Simões Pereira, a decisão do Tribunal da Relação é "mais uma aberração terrível".

"Não é preciso muito para perceber que o juiz de recurso [do Tribunal da Relação] não dá ordens. Ele resolve contenciosos que tenham subido por força do recurso ou outro tipo de posicionamentos", afirma o político.

Jurista Fransual Dias condena a decisão do Tribunal da Relação

O jurista Fransual Dias também reprova a decisão do juiz Aimadu Sauané.

"O Tribunal da Relação não pode, de forma alguma, pedir ao Ministério do Interior para impedir a realização do congresso do PAIGC", afirma Fransual Dias em entrevista à DW África.

Da mesma forma, prossegue o jurista, "o Tribunal da Relação sabe que devia mandar baixar o processo para o Tribunal Regional [de Bissau] para dar procedimento dos atos. A este é que compete o domínio completo de todos os atos necessários para assegurar o efetivo cumprimento do Tribunal da Relação."

A quatro meses das eleições legislativas antecipadas, o PAIGC continua sem poder realizar o seu congresso e corre o risco, se a situação assim continuar, de não participar no escrutínio, o que seria inédito para o partido.

Em março passado, em cumprimento da ordem judicial que havia impedido a realização do congresso, vários militantes do PAIGC foram espancados pelas forças da ordem. Agora, o sociólogo Ivanildo Bodjam pede ponderação ao partido para evitar cenário idêntico.

"Acho que é a altura de tentar atenuar os ânimos nesta formação política [PAIGC], que haja mais ponderação possível à volta daquilo que foi a última experiência, com a tentativa de levar à frente realização do congresso", diz Bodjam.

Caso Bolom Conté: JUIZ REQUISITA FORÇAS DE ORDEM PARA IMPEDIR A REALIZAÇÃO DO CONGRESSO DO PAIGC

  JORNAL ODEMOCRATA  18/08/2022  

O juiz do Tribunal de Relação, Aimadu Sauané, requisitou as forças de segurança através de um ofício enviado ao ministro do Estado, do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé, pedindo apoio para efetivação da ordem judicial que impediu a realização do décimo Congresso Ordinário do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) previsto para esta sexta-feira, 19 de agosto de 2022. 

O juiz ordenou os libertadores por meio de um despacho a absterem-se de praticar atos, com vista a realização do seu Xº Congresso.

O Advogado de Bolom Conté solicitou esta quinta-feira, 18 de agosto, ao juiz desembargador do Tribunal de Relação, Aimadu Sauané, a requerer a intervenção das forças públicas para executar coercivamente o acordão e o despacho que “estão e vão ser postas em causa nos dias 19 a 21 de agosto em outros dias que venham a ser marcados para o efeito”.

Em reação a essa solicitação, o juiz Aimadu Sauané ordenou que se oficie o Ministério do Interior e da ordem Pública no sentido de fazer cumprir na integra os acórdãos, destacando para o efeito, número de agentes necessários.

“Vimos pela presente solicitar os bons ofício da V. Exa. no sentido de instruir serviços competentes da Instituição que dirige para destacar agentes da Polícia para assegurarem a efetivação da decisão judicial, no âmbito da ação, à margem referenciada, que correm seus termos legais nesta instância judicial, instaurada pelo Bolom Conte contra o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, lê-se no ofício nº20/2022.

Por: Tiago Seide

PAIGC CONFIRMA SEU X° CONGRESSO ORDINÁRIO AMANHÃ EM GARDETE

 JORNAL ODEMOCRATA  18/08/2022  

O presidente da Comissão Organizadora do Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Comandante Manuel dos Santos (Manecas), confirmou a realização do décimo Congresso Ordinário amanhã, sexta-feira, 19 de agosto de 2022, em Gardete, a partir das 16 horas, “porque não existe nenhuma decisão por parte do tribunal que impeça a sua concretização”.

Manuel dos Santos falava à imprensa esta quinta-feira, 18 de agosto, na sede dos libertadores em Bissau, na qual disse que o PAIGC sabe das movimentações políticas que estão a ser feitas no sentido de impedir a realização do Xº Congresso, mas estão tranquilos, porque não há nenhum impedimento legal produzido pelo tribunal.

Sobre o requerimento do advogado do Bolom Conté que pediu ao tribunal para impedir a realização do congresso na data marcada, Manuel dos Santos disse que não pode controlar a “legalidade ou ilegalidade” da decisão do tribunal, sublinhando que a matéria em causa vai ser analisada pelos advogados do partido. Adiantou que até ao momento que estava a comunicar não houve nenhuma decisão do tribunal que impeça a realização do congresso.

Questionado sobre o recurso de agravo interposto por Bolom Conte, após a decisão do tribunal de relação, Manuel dos Santos respondeu que isso é problema do Bolom Conté e do Tribunal, afiançando que, enquanto não haver nenhuma decisão do tribunal que proíba a realização do congresso, o evento lugar a partir de amanhã no ilhéu de Gardete, região de Biombo.

“É de conhecimento público que existem pessoas que querem impedir a realização do congresso, porque sentem-se intimidadas com partido e algumas delas são do PAIGC. Desde o iniciou do processo eleitoral na Guiné-Bissau, o PAIGC perdeu a única eleição em 1999. Por isso, os nossos opositores têm medo de nós para os próximos embates eleitorais”, sublinhou. 

Questionado ainda se o PAIGC não teme ser impedido novamente de realizar o congresso pelas forças de Ordem, Manecas dos Santos assegurou que os libertadores não têm medo de nada, porque muitas pessoas morreram na mata para a independência da Guiné-Bissau, afirmando que os militantes do partido vão continuar a lutar para o bem do país.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, participam do congresso 1406 delegados.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A   

"Visão " Lider da Juventude do Partido da Renovação Social, Vladimir Djomell


Conheça Arthur, O Urso, o homem que se casou com oito mulheres ao mesmo tempo. Conhecido como o influencer do Amor Livre, Arthur faz muito sucesso compartilhando a rotina de estar em um relacionamento poligâmico, tendo uma casa com 8 mulheres, chamada de “Mansão do Amor Livre”.

Recentemente, o influencer divulgou que gasta em torno de 11 mil em supermercado para abastecer a mansão e isso não dura nem um único mês. Diz que vai emoldurar as notas fiscais para sempre lembrar do momento que é símbolo da conquista de um sonho de infância, ter um relacionamento com várias mulheres.


@RedeTV  Casado com 8 mulheres: conheça a história da 'Casa do Poliamor'

 Fatos Desconhecidos 

Termina esta tarde o prazo da deposição das candidaturas à liderança do PAIGC no âmbito do décimo congresso ordinário que em princípio decorre a partir de amanhã em Bissau.

O Conselho de Jurisdição e Fiscalização já recebeu as candidaturas de Edson João Saldanha Araújo, Otávio Lopes, João Bernardo Vieira, Domingos Simões Pereira, Martilene dos Santos e Raimundo Pereira. 

A direção do PAIGC encontra-se reunida na sequência da decisão do Tribunal de Relação a favor do militante Bolom Conté.

O décimo congresso ordinário do PAIGC deve juntar até domingo, 1401 delegados, sob o lema “Congresso da Consolidação da Coesão Interna, a Luz do Pensamento de Amílcar Cabral, pelo Resgate do Poder Popular e Promoção do Desenvolvimento”.

 Radio TV Bantaba

No quadro da nova dinámica da nova liderança do Ministério da Educação, quatro directores das escolas publicas de Bissau, foram empossados hoje pelo Secretário-geral do Ministério da Educação Nacional.

Tratam se dos Directores Samora Machel, Ensino Basico Unificado Plak 1, da Escola do Ensino Basico  de Lala quema e da Unidade Escolar Jose Ramos Horta.


 Radio TV Bantaba

Conselho de Ministros decide protelar aprovação do Orçamento Eleitoral para próxima quinta-feira.

O coletivo governamental convocado para apreciar exclusivamente o orçamento para as legislativas de dezembro criou uma comissão interministerial para compilar os valores inscritos e, apresentar a proposta final no proximo encontro Ministerial.

Radio TV Bantaba


Veja Também:

Confira na íntegra o Comunicado final da reunião semanal do Conselho de Ministros, reunidos hoje sob a Presidência de Sua Excelência Senhor Primeiro-Ministro Eng Nuno Gomes Nabiam.👇


Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Urgente/ PRS : Alberto Nambeia presidente de PRS e Fernando Dias presidente em exercício, abdicaram das cabeças da lista na eleição legislativa de dezembro e presidencial que vira!

Avançam fonte que os candidatos para cabeça da lista na legislativa que se avizinha será: Florantino Mendes Pereira, Malam Sambu, Dionísio Kabi, Faustino Imbali e outros… 

Ainda dizem que Nambeia estará em bissau nessa fim de semana depois de meses em tratamento no estrangeiro


Fonte: Estamos a Trabalhar


Leia Também:

 JORNAL ODEMOCRATA  18/08/2022  

O presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Mbunhe Nambeia, renunciou encabeçar a lista do partido para as próximas eleições legislativas e presidenciais na Guiné-Bissau, um direito consagrado nos Estatutos do Partido.

Em carta datada de 15 de agosto enviada à Comissão Política Nacional dos renovadores, Mbunhe Nambeia, que se encontra em tratamento médico em Portugal, justifica a decisão por haver a necessidade de “reforçar a atual dinâmica empreendida” pelo partido, no âmbito das suas ações de preparação para os próximos embates eleitorais.

“Atendendo que as próximas eleições legislativas e presidenciais, em que o PRS, por força da sua posição no atual contexto político, vai concorrer às mesmas para reconquistar o poder e, por via disso, servir e defender os superiores interesses do povo guineense, com base nos valores e princípios da social – democracia e da dignidade da pessoa humana, decidi comunicar à comissão Política Nacional a minha renúncia à cabeça de lista do PRS para as próximas eleições legislativas e presidenciais” lê-se na carta na posse de O Democrata, manifestando a sua disponibilidade em continuar a trabalhar para a coesão interna do partido e consequentemente para a paz e o desenvolvimento do país.

Refira-se que, de acordo com o artigo 37, no ponto 2 dos Estatutos do PRS, nas eleições presidenciais e legislativas, o presidente do PRS é o cabeça de lista do partido e, “em caso de perda de interesse, deve comunicar o fato por escrito à Comissão Política Nacional no prazo máximo de 180 dias para que esta eleja outro candidato através do voto secreto”.

Com essa decisão do líder do PRS, a Comissão Política Nacional deve, no prazo máximo de 30 dias, eleger outro candidato para as eleições a presidente ou cabeça de lista do partido para as eleições legislativas.

A Comissão política do PRS é o órgão máximo entre congressos e é composta por 276 membros.

Refere-se que as eleições legislativas estão marcadas para o dia 18 de dezembro de 2022.

Por: Tiago Seide

GUINÉ-CONACRI - Dois adolescentes mortos em protestos na Guiné-Conacri

© CELLOU BINANI/AFP via Getty Images

Por LUSA  18/08/22 

Pelo menos duas pessoas, ambos adolescentes, morreram hoje em protestos na capital da Guiné-Conacri contra a junta militar no poder desde o golpe de Estado de setembro de 2021, disseram familiares das vítimas.

Os protestos decorreram em várias zonas do país, incluindo cidades e regiões rurais, noticiaram os 'media' locais.

"Depois da morte do jovem Ibrahima Baldé, 19 anos, Alpha Oumar Barry, 16 anos, é a segunda vítima mortal deste dia de protestos", noticiou o jornal local Guinee Matin, citando familiares dos mortos.

Em Conacri, os manifestantes cortaram o trânsito em várias partes da cidade, o que provocou fortes confrontos com a polícia e o exército.

As manifestações foram organizadas pela plataforma opositora Frente Nacional para a Defensa da Constituição (FNDC), uma organização que junta sociedade civil, sindicatos e partidos da oposição.

Apesar da proibição de manifestações em vigor desde maio, a FNDC justifica a convocatória com a "ausência de um quadro de diálogo" entre a junta militar, os atores políticos e a sociedade civil, o "confisco dos direitos e liberdades dos cidadãos", a "corrupção endémica", e a falta de transparência na gestão pública, entre outros.

Em 28 e 29 de julho, pelo menos cinco pessoas morreram em outras manifestações convocadas pela FNDC, depois de as forças de segurança as reprimirem com violência.

No dia 06 de agosto, a junta militar, liderada pelo coronel Mamadi Doumbouya, ordenou, por decreto, a dissolução da plataforma opositora, uma resolução que a FNDC descreveu como "ilegal, infundada e arbitrária".

As organizações Human Rights Watch (HRW) e Amnistia Internacional (AI) condenaram as ações das autoridades de Conacri, alegando que essas medidas "minam ainda mais a democracia".

A Guiné-Conacri é dirigida por uma junta militar desde 05 de setembro de 2021, quando membros do Grupo de Forças Especiais do Exército liderados por Doumbouya fizeram um golpe de Estado e derrubaram o então Presidente desde 2010, Alpha Condé.

Primeira-ministra da Finlândia envolta em polémica após vídeo em festa

© Reprodução

Notícias ao Minuto 18/08/22 

Não se sabe, contudo, quando o vídeo foi filmado. A primeira-ministra, porém, já reagiu e sublinha: não há "nada a esconder".

A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, enfrenta uma polémica depois que um vídeo de uma festa surgir nas redes sociais esta quarta-feira.

O vídeo mostra Marin a beber com um grupo de amigos, a cantar e dançar músicas do rapper finlandês Petri Nygård e do cantor pop Antti Tuisku.

O vídeo é uma compilação de histórias retiradas do Instagram, segundo noticia o news.com.au.

No vídeo podem ver-se várias figuras públicas finlandesas, incluindo a cantora Alma, a influenciadora Janita Autio, a apresentadora de TV Tinni Wikström, a YouTuber Ilona Ylikorpi, a apresentadora de rádio Karoliina Tuominen, a estilista Vesa Silver e a deputada Ilmari Nurminen do Partido Social Democrata de Marin. 

Não se sabe, contudo, quando o vídeo foi filmado. As críticas nas redes socias acumulam-se. Aleksi Valavuori, um conhecido apresentador desportivo escreveu no Twitter: "Esta é a primeira-ministra da Finlândia Sanna Marin. Alguns têm dito que ela é fixe... talvez entre adolescentes. Mas uma líder responsável por um país em crise? Ela é, de longe, a PM mais incompetente que já tivemos. Não sabe nada. Por favor, pegue no seu casaco de couro e demita-se. Obrigado".

Numa conferência de imprensa na manhã desta quinta-feira, a primeira-ministra reagiu e disse que não tinha “nada a dissimular ou a esconder”, segundo o Politico: “Dancei, cantei, celebrei, fiz coisas que são legais”, frisou, dizendo ainda que confiou que, "como os vídeos são privados e publicados num evento privado, não seriam publicados”.

Mas esta não é a primeira vez que a primeira-ministra é alvo de polémica devido a festas. No passado, foi criticada por ter ido a uma discoteca depois de ter contactado com um caso positivo de Covid. 



EUA iniciam negociações para acordo comercial com Taiwan

© Gallo Images / Orbital Horizon/Copernicus Sentinel Data 2019

Por LUSA  18/08/22 

Os Estados Unidos estão a negociar um amplo acordo comercial com Taiwan, num sinal de apoio ao território, que é reivindicado por Pequim como uma província sua, apesar de funcionar como entidade política soberana.

O anúncio ocorre depois de Pequim ter realizado exercícios militares em torno de Taiwan, incluindo fogo real e lançamento de mísseis, na sequência da visita a Taipé da líder do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.

O gabinete do Representante do Comércio do Governo norte-americano não mencionou as tensões com Pequim, apontando apenas que as "negociações formais" visam aumentar a cooperação comercial e regulatória, o que implicará uma interação oficial mais próxima.

Na semana passada, o coordenador do Governo dos EUA para a região do Indo-Pacífico, Kurt Campbell, disse, aos jornalistas, que as negociações comerciais fazem parte dos esforços para "aprofundar os laços com Taiwan", embora tenha ressalvado que a política em relação ao território não mudou.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, depois da derrota na guerra civil frente aos comunistas.

A ilha nunca fez parte da República Popular da China, mas o Partido Comunista Chinês quer a unificação política com o continente e ameaça usar a força, caso seja necessário.

Os Estados Unidos não têm relações oficiais com Taiwan, mas mantêm laços através da embaixada de facto no território, o Instituto Americano em Taiwan.

O governo do Presidente chinês, Xi Jinping, considera que os contactos oficiais com Taiwan, como a visita de Pelosi, no início de agosto, podem encorajar a ilha a declarar oficialmente independência.

Washington diz que não toma posição sobre o 'status' da China e Taiwan, mas que quer que a disputa seja resolvida de forma pacífica. O governo dos EUA é obrigado por lei federal a garantir que a ilha tem meios para se defender.

"Continuaremos a tomar medidas calmas e resolutas para manter a paz e a estabilidade, perante os esforços contínuos de Pequim para prejudicar a paz, e a apoiar Taiwan", disse Campbell, na semana passada.

Um segundo grupo de legisladores norte-americanos liderados pelo senador Ed Markey chegou a Taiwan no domingo e reuniu com a líder do território, Tsai Ing-wen.

Pequim anunciou uma segunda ronda de exercícios militares depois da chegada do grupo.

A China ainda não reagiu ao anúncio sobre as negociações comerciais, que vão abranger agricultura, direitos laborais, ambiente, tecnologia digital, o estatuto das empresas estatais e "políticas não comerciais", disse o escritório do Representante do Comércio dos EUA.

O comunicado não indicou quais são as autoridades envolvidas, mas disse que as negociações vão ser realizadas através do Instituto Americano e da embaixada informal de Taiwan em Washington, o Escritório de Representação Económica e Cultural de Taipé nos Estados Unidos.

As relações EUA-China atravessam o pior período, desde que as relações diplomáticas foram estabelecidas, em 1979, face a disputas sobre segurança, comércio e tecnologia, ou violações dos Direitos Humanos.

Os dois países travam uma guerra comercial há três anos, motivada pelas acusações de Washington de que a China apoia firmas estatais, enquanto cria obstáculos às concorrentes estrangeiras, e usurpa tecnologia, violando os compromissos de abertura de mercado.

O anterior presidente dos EUA Donald Trump impôs taxas alfandegárias punitivas sobre milhares de milhões de dólares de bens importados da China, em 2019, em resposta a reclamações sobre políticas comerciais da China que violam compromissos de livre comércio e ameaçam a liderança industrial dos EUA.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, deixou a maioria dessas taxas em vigor.

Taiwan, com 24 milhões de habitantes, é o nono maior parceiro comercial dos EUA e o 10.º maior mercado de exportação dos EUA, segundo dados do Governo norte-americano.

O Departamento de Estado norte-americano descreve o território como um "parceiro-chave dos EUA na região do Indo-Pacífico".

Taiwan é a principal fonte mundial de 'chips' semicondutores usados em telemóveis, dispositivos médicos, automóveis e eletrodomésticos, bem como componentes industriais usados por fábricas na China e em outros países asiáticos.


Leia Também: China anuncia envio de tropas para exercícios militares na Rússia


As finalistas do 12.º ano do liceu SOS, trouxeram o livro de Honra, solicitando, uma pequena mensagem de incentivo para a nova etapa que lhes espera.

Com muito agrado o acolhimento foi caloroso com o ensejo das melhores  e maiores concretizações, para estas estudantes em particular, e todos os guineenses em geral.

 Braima Camará - Bá Di Povo

Guiné-Bissau. Motoristas ameaçam paralisar transportes públicos

Por LUSA  17/08/22 

A Federação das Associações dos Motoristas e Transportadores da Guiné-Bissau convocou uma greve entre os dias 22 e 26 de agosto, que poderá paralisar os transportes públicos no país, disse à Lusa o presidente da organização, Caram Cassamá.

Cassamá endereçou, esta quarta-feira, ao ministro dos Transportes, Aristides Ocante da Silva, uma carta com um pré-aviso de greve, "após vários esforços na tentativa de encontrar soluções credíveis e paz social no setor" dos transportes.

O líder dos motoristas e transportadores públicos da Guiné-Bissau afirmou que a greve também vai ocorrer na sequência de "incumprimentos de um memorando de entendimento" assinado com o Governo.

Em 2021, após ondas de greves dos transportadores públicos, as duas partes rubricaram um memorando ao abrigo do qual o Governo se comprometeu a acabar com as cobranças do Fundo Rodoviário (imposto de circulação) até que as estradas sejam reparadas, que a Polícia de Trânsito suspenda a cobrança de coimas na via pública, que os pagamentos sejam feitos num guichet e ainda que sejam reduzidas as operações stop.

"Tendo em conta o incumprimento do memorando de entendimento (...) e a falta de vontade do Governo vem a Federação anunciar a greve geral dos transportes terrestres a nível nacional a partir das 00 horas do dia 22 até o dia 26 de agosto de 2022", lê-se na carta que Caram Cassamá enviou ao ministro dos Transportes e a que a Lusa teve acesso.

Na mesma carta, Cassamá avisa que se o Governo não cumprir o memorando de entendimento, a greve poderá continuar "em ondas sucessivas".

Nos últimos dias, alguns transportadores públicos pararam os veículos em sinal de protesto contra uma gigantesca operação stop promovida pelos serviços de Viação e Transportes Terrestres, Alfândegas e Guarda Nacional para exigir um conjunto de documentação aos motoristas e aos carros.

Os transportadores que paralisaram as atividades acusaram as autoridades de lhes causar prejuízos com uma operação realizada em plena época das chuvas.

O diretor geral da Viação e Transportes Terrestres, André Deuna, refutou as críticas dos transportadores e salientou que tudo está a ser feito dentro da lei.


MADEM G15: Na continuação das visitas realizadas às Instituições, o Coordenador Nacional, Senhor Braima Camará, acompanhado pela sua delegação, realizou uma visita de cortesia à Câmara Municipal de Bissau, por ocasião da nomeação do senhor Fernando Mendes (Presidente) e Fernando Gomes (Vice-presidente).

 Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

WANEP-GB CONVIDA JUVENTUDE A ASSUMIR UM ENGAJAMENTO SÉRIO EM RELAÇÃO À POBREZA

JORNAL ODEMOCRATA  17/08/2022  

O responsável do programa de Alerta Precoce e Resposta da WANEP-GB, Nicolau Dautarim Gomes, convidou esta quarta-feira, 17 de agosto de 2022, a juventude guineense a assumir um engajamento sério para a inversão da situação da pobreza na Guiné-Bissau e trabalhar na construção de um futuro melhor.

Nicolau Dautarim Gomes falava no quadro de celebração da jornada mundial de juventude “solidariedade intergeracional na elaboração de políticas e manutenção da paz na África Ocidental, em particular na Guiné-Bissau”.

Gomes defendeu que a juventude deve refletir profundamente se será capaz de representar a Guiné-Bissau, “um país onde não há infraestruturas adequadas, nomeadamente saúde, educação segurança”.

Por sua vez, Ana Muscuta Turé, que estava a representar as pessoas com deficiência, convidou todas as gerações e a juventude a trabalharem em sinergia com o programa para impulsionar todas as atividades ligadas à juventude e ao desenvolvimento do país.

Ana Muscuta Turé realçou a necessidade de incluir as camadas mais vulneráveis nas atividades da juventude para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.  

“Convido a todos os jovens, independentemente da condição física de cada um, a trabalhamos na inclusão das camadas mais vulneráveis nas atividades da juventude para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030”, salientou.

A ativista apelou aos jovens a priorizarem a emancipação dos seus colegas, sobretudo no concernente à emigração clandestina.

Por: Carolina Djemé

Fotos: CD

Dirigentes do PAIGC convocados pelo Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização estão em conferência de imprensa, para falar da situação do PARTIDO.

@Radio Bantaba  Aug 17, 2022

Leia Também: 

 JORNAL ODEMOCRATA  17/08/2022  

Um grupo de quatro dirigentes do Partido Africano da Independência de Guiné e Cabo Verde (PAIGC) exigiu a conclusão do processo de audição pendente no Conselho de Jurisdição, antes da realização do Xº congresso do PAIGC, bem como o respeito pelas normas democráticas internas do partido.

A exigência foi feita esta quarta-feira, 17 de agosto de 2022, em conferência de imprensa, na qual o grupo revelou que o secretariado nacional do PAIGC decidiu emitir uma queixa contra os quatro dirigentes por suspeitas de estarem em conluio com militantes considerados “hostis ao PAIGC”.

O grupo foi ouvido no passado dia 29 de julho, mas até ao momento não foram conhecidas as decisões do conselho de jurisdição.

No processo, o Conselho de Jurisdição ouviu os militantes Mário Mussante, presidente da comissão política do Setor Autónomo de Bissau, Abulai Indjai, membro da comissão política da região de Quinará, Seco Coté, membro do secretariado sociopolítico do PAIGC e Carlos Nelson Sanó, secretário para assuntos jurídicos e governação parlamentar.

Abulai Indjai,  membro da comissão política da região de Quinará, denunciou que estão a ser alvos de um processo judicial interno, por  exercerem seus direitos democráticos, nomeadamente  participar e avaliar as moções apresentadas pelos pretendentes à liderança do PAIGC.

Indjai defendeu que a lealdade entre os militantes seja recíproca e que todos os candidatos sejam tratados em pé de igualdade, porque “um partido democrático não pode ir ao congresso apenas com um único candidato”

“Não somos traidores. Queremos é alternância no partido para que possa sair das guerras, ir ao congresso de forma transparente e enfrentar o embate eleitoral de uma forma saudável”, disse.

Por seu lado, o secretário para assuntos jurídicos e governação parlamentar, Carlos Nelson Sanó afirmou que o seu partido está a enfrentar uma “crise interna profunda” e considerou “intimidação” o processo movido pelo secretário nacional do partido contra os quatro dirigentes, embora tenha defendido debate de ideias entre os candidatos.

“Há uma dose de maldade neste processo e não se pode pensar que existe um único Deus no partido. Tem que haver manutenção da liderança e estabilização do poder. Tem que haver diálogo de forma a serem resolvidos os problemas internos para melhor enfrentarmos os embates eleitorais, ganharmos as eleições e governarmos o país”, frisou.

Dos quatro dirigentes visados e que aguardam a decisão do Conselho de Jurisdição, apenas   Mário Mussante, o presidente da comissão política do setor autónomo de Bissau, não esteve na conferência de imprensa.

Por: Epifânia Mendonça

Foto: Marcelo Na Ritche