segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Guiné-Bissau com 11 casos de microcefalia por Zika, Dengue e Chicungunha

A Guiné-Bissau registou 11 casos de microcefalia em recém-nascidos desde o início do ano provocados pelos vírus Zika, Dengue e Chicungunha, anunciou hoje o diretor do Instituto Nacional de Saúde do país, Plácido Cardoso.


"Houve mais de 30 casos enviados para análise e dos 19 já concluídos há 11 confirmados, alguns devido a Zika, outros devido a Dengue e Chicungunha", referiu aquele responsável aos jornalistas.

As análises foram feitas pelo Instituto Nacional de Serologia da Dinamarca e pelo Instituto de Medicina Tropical da Bélgica.

Os casos são provenientes das ilhas Bijagós, Gabu, Bafatá e da capital, Bissau.

Plácido Cardoso aconselhou à limpeza das zonas em redor das habitações como a melhor forma de prevenir a infeção por vírus que são transportados por mosquitos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a 18 de novembro que o vírus Zika, associado a graves anomalias cerebrais em recém-nascidos, deixou de ser uma "emergência de saúde pública" a nível mundial.

"O vírus Zika continua a ser um problema extremamente importante a longo prazo, mas já não é uma emergência de saúde pública de alcance mundial", declarou o presidente do comité de urgência da OMS sobre o Zika.

NAOM


Acordo de Conacri

Alpha Condé, Presidente da Guiné-Conacri e mediador da CEDEAO para a crise guineense vai divulgar na próxima cimeira da CEDEAO a decorrer em Abuja, Nigéria, no dia 17 do mês em curso, o nome da figura de consenso retido nas reuniões de mediação em Conacri, disse hoje Cipriano Cassamá, presidente do Parlamento guineense.


Cassamá disse aos jornalistas no aeroporto de Bissau que a CEDEAO ainda não se pronunciou oficialmente sobre a nomeaçãode novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

Fontes fidedignas contactadas pela Rádio Jovem, (MENTIRA) afirmam que Alpha Condé vai anunciar Augusto Olivais como nome de consenso retido em Conacri para ser nomeado primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

O líder do Parlamento manteve reuniões de trabalho com Condé, em Conacri, com o propósito de esclarecer dúvidas relativamente ao consenso sobre a figura para liderar novo Governo Inclusivo e de Consenso.

Fonte: Braima Darame Rádio Jovem

CRISE POLÍTICA ???

O presidente da ANP, Cipriano Cassama, regressou hoje a Bissau e disse que, no próximo dia 17, em Abuja/Nigéria, o presidente da Guiné-Conacry, revelará quem foi o escolhido para primeiro-ministro da Guiné-Bissau. AAS

Publicada por António Aly Silva


Sobre o mesmo assunto

4 de dezembro de 2016

ÚLTIMA HORA - O presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, vai apresentar esta segunda-feira, em nome de Alpha Condé, Presidente da Guiné-Conacri e mediador da CEDEAO para a crise guineense, o relatório das reuniões de mediação com os signatários do acordo da CEDEAO decorridas naquele país.

Cassamá chega a Bissau às 19h00 e fará a apresentação pública do relatório à imprensa no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, disseram fontes próximas do presidente do Parlamento.

Cubanos viram as costas durante funeral de Fidel

Uma imagem que repercutiu nas redes sociais e que tem sido ignorada pela grande imprensa nacional, mostra um protesto de cubanos que viraram as costas durante a passagem do féretro de Fidel Castro.



A imagem foi registrada no último sábado (03), em Santiago de Cuba, na chegada do féretro que levava a urna com as cinzas do ditador. De acordo com o El País, o protesto foi organizado pela oposição. “Todos os funerais de tiranos são muito parecidos, é só olhar um pouco a história”, escreveu o ativista José Daniel Ferrer, da Unión Nacional Patriótica de Cuba. “A imprensa oficial diz que há pouca gente na rua porque as pessoas estão reclusas em sua dor. 

A verdade é que existe medo, muito medo”, disse por sua vez a jornalista crítica Yoani Sánchez, diretora do jornal digital 14 y medio.

ilisp.org

Tribunal da Gâmbia ordena libertação de 19 opositores

Um tribunal de recurso da Gâmbia ordenou a libertação de 19 opositores detidos durante uma manifestação pacífica por reformas políticas, dias depois da derrota eleitoral do presidente Yahya Jammeh (na imagem), há 22 anos no poder.


O tribunal, presidido pelo juiz A.O. Adogoke, ordenou a libertação do destacado dirigente da oposição Ousainou Darboe, do Partido Democrático Unido, e de 18 outros opositores, detidos em abril e condenados a três anos de prisão.

Ao ouvirem a decisão, os opositores cantaram o hino na sala de audiências.

O juiz presidente do tribunal de recurso, A.O. Adogoke, precisou que os detidos serão libertados sob fiança, à responsabilidade de terceiros e estarão proibidos de sair do país.

Darboe é apoiante de Adama Barrow, que na quinta-feira passada venceu as presidenciais, prometendo libertar todos os presos políticos e apelando a todos os que se exilaram que regressem e ajudem a reconstruir o pequeno país da África ocidental.

Organizações de direitos humanos acusam Jammeh de detenção e assassínio de opositores.

NAOM

Senegal pede apoio de Cabo Verde para candidatura à União Africana

O Senegal pediu hoje o apoio de Cabo Verde à candidatura do país à presidência da comissão da União Africana (UA), protagonizada pelo académico e político senegalês Abdoulaye Bathily.

O pedido foi transmitido hoje pela ministra do Turismo do Senegal, Maïmouna Ndoye Seck, num encontro com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

No final do encontro, a ministra senegalesa, que chegou à capital cabo-verdiana de surpresa numa visita de horas, disse aos jornalistas ter levado uma mensagem do Presidente da República senegalês Macky Sall.

"Vim trazer ao presidente Fonseca uma mensagem do presidente Macky Sall sobre a candidatura do professor Abdoulaye Bathily para a comissão da União Africana, que de resto é uma candidatura da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO)", disse.

Maïmouna Ndoye Seck assinalou o bom acolhimento do presidente cabo-verdiano que, segundo disse, "reiterou toda a simpatia que tem pelo Senegal e pelo presidente Macky Sall".

"Pediu-nos para lhe transmitirmos a sua amizade e toda a sua compreensão", acrescentou.

Maïmouna Ndoye Seck destacou também os pontos fortes do candidato senegalês, o professor universitário, político, ex-ministro e representante do escritório das Nações Unidas para África, Abdoulaye Bathily,de 69 anos.

"Temos um candidato com muita experiência, é um pan-africanista, desde estudante, militou em todos os meios da sociedade civil em defesa do pan-africanismo, é também um político experiente, tendo ocupado vários postos de responsabilidade no governo e no parlamento do Senegal e um eminente professor que fez a sua carreira no Senegal, nos Estados Unidos e no Reino Unido", disse.

As eleições para a comissão da União Africana realizam-se em janeiro e serão disputadas por seis candidatos: Pelonomi Venson-Moitoi (Botswana), Agapito Mba Mokuy (Guiné Equatorial), Fowsiyo Yusuf Haji Adan (Somália), Amina Mohammed (Quénia), Moussa Faki Mahamat(Chade) e Abdoulaye Bathily (Senegal).

CFF // APN
Lusa/Fim

Natal e Novo ano - Cidadãos reticentes em relação aos preparativos devido fraco poder de compra

(ANG) - Alguns cidadãos guineenses manifestaram hoje reticentes em relação aos preparativos para a quadra festiva de Natal e Novo ano uma vez que a crise politica está a bloquear o país em todos os domínios, principalmente financeira.

Numa auscultação feita pela ANG para testar o poder de compra dos cidadãos em meados das duas festas mais importantes para os guineenses, os entrevistados foram unânimes em considerar o momento de muito delicado e a instabilidade política está a pôr em causa os preparativos uma vez que os funcionários públicos não estão a receber na hora os seus ordenados. 

Paulo Có sapateiro residente em Bissau no Bairro de Cuntum disse que da sua parte ainda não começou os preparativos como de costume porque a situação não está a favorecer, acrescentando que não dispõe ainda de dinheiro e os clientes aparecem a conta gota porque como sabem os salários dos funcionários são pagos muito tarde. 

“Quando isso acontece o negócio cai o que era poupado vai para as despesas quotidianas tais como, escolas das crianças, renda da casa entre outras. Por isso digo que para mim parece que ainda estamos em meados de Março”, lamentou, acrescentando que se não houver um entendimento entre os políticos para normalizar o país será mais uma festa em crise e sem dinheiro. 

Por sua vez, a cidadã Carlota Vaz funcionaria pública salientou que sempre nos primeiros dias de Dezembro ela já estava avançada em termos de preparativos para o dia do menino Jesus, mas segundo as suas palavras este ano ainda não conseguiu mudar a pintura da sua casa por falta de fundo. 

Esta cidadã responsabiliza os políticos pela dificuldade que o povo está a passar uma vez que nem salário estão a conseguir pagar no tempo certo o que complica ainda mais a vida da população. 

“Se recebemos o salário do mês de Outubro em Novembro e eventualmente viermos a receber o de Novembro em Dezembro e com certeza o vencimento de Dezembro será pago só em Janeiro do próximo ano, por isso não quero ser pessimista mais tudo indica que a festa desse ano será difícil. 

Para Maria de Santa residente em Bissau o momento e de incerteza em relação aos preparativos, ela explicou que o pouco que resta da sua poupança será aplicada na comprar de certos artigos que neste momento estão a ser vendidos num preço acessível de forma a poder guarda-los para a festa porque caso contrário vai correr o risco de passar as festas numa situação que segundo la nem quer pensar. 

“Por isso nós as mães pedimos um entendimento entre os políticos e dirigentes desse país, porque quando há problemas os mais fracos é que pagam e os comerciantes não perdoam em termos de preços. Mas esperamos que até os dias mais próximos da festa a situação pode alterar para que toda a família possa gozar de uma forma normal as festas do natal e do Ano Novo“, disse. 

Por seu turno, o cidadão Bruno Rodriguês mecânico de profissão disse que a sua família ainda não iniciou as compras uma vez que a situação do país não está a ajudar, tendo afirmado que os problemas políticos sempre refletem nos problemas sociais e o rendimento cai porque cada um toma precaução com os gastos. 

“Eu tenho três filhas que precisam da roupa, sapatos porque o Natal é um dia de festas, por isso estou a acumular um pouco que ganho diariamente, apesar de o número de clientes reduzir. Espero começar a fazer as minhas compras lá para os dias 15 a 20 do corrente mês porque o importante é a saúde e alimentação”, frisou, tendo desejado coragem e esperança para o povo principalmente os mais necessitados. 

ANG/MSC/ÂC/SG

Guiné-Bissau: Cidadãos Inconformados reiteram vontade de afastar JOMAV

Os jovens do Movimento de Cidadãos Conscientes Inconformados (MCCI) com a crise política na Guiné-Bissau voltaram a reiterar a sua vontade de afastar o presidente guineense, José Mario Vaz, da chefia do Estado. 
Os jovens do Movimento prometem intensificar a luta e anunciam uma manifestação já no próximo sábado em Bissau.
Os jovens do Movimento de Cidadãos Conscientes Inconformados (MCCI) com a rise Política na Guiné-Bissau, voltaram a afirmar a sua determinação de ver partir da presidência do país José Mário Vaz, que acusam de ser o responsável pelo impasse político.

O advogado Sana Canté é o presidente do Movimento que reagrupa essencialmente jovens que não concordam com a crise política. Este afirmou nomeadamente que "o presidente da República tem que renunciar das suas funções porque revelou ser incapaz de meter fim à crise que ele criou".

Na quarta-feira, o Movimento de Cidadãos Inconformados com a Crise Política, terá uma audiência com uma delegação da comissão dos assuntos políticos da ONU que se encontra de visita a Bissau. Será ocasião para que o Movimento transmita à ONU que a solução da crise guineense passa necessariamente pela renúncia do Presidente José Mário Vaz.

Os jovens do Movimento prometem intensificar a luta e anunciam uma manifestação já no próximo sábado em Bissau. Esta segunda-feira o Movimento fez seguir para o tribunal da CEDEAO uma queixa-crime contra o Estado guineense que acusa de proibir as manifestações dos Cidadãos Inconformados com a Crise Política.
Confira a crónica do nosso correspondente na Guiné-Bissau, Mussa Baldé. 

Crónica do nosso correspondente na Guiné-Bissau, Mussa Baldé

RFI


Sobre o mesmo assunto

Movimento de cidadãos pede renúncia de Presidente da Guiné-Bissau


O líder do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI) com a crise política na Guiné-Bissau, Sana Canté, voltou hoje a defender a renúncia do Presidente José Mário Vaz.

A organização entende que o chefe de Estado é o principal responsável pelo impasse político que o país atravessa há quase ano e meio...Ler mais


Liga Guineense dos Direitos Humanos congratula-se com derrota do Presidente da Gâmbia

A Liga Guineense dos Direitos Humanos congratulou-se hoje com a derrota de Yaya Jammeh nas eleições presidenciais da Gâmbia e considera ter chegado ao fim um regime de medo e tirania.

A Liga felicita "calorosamente o povo gambiano pela determinação e coragem em vencer o medo e fazer triunfar a liberdade" ao escolher uma personalidade da oposição para ser novo Presidente do país, anunciou a organização em comunicado.

"O povo gambiano libertou-se de um tirano que o reprimiu durante 22 anos", considera a Liga Guineense dos Direitos Humanos, que quer agora ver levados à justiça todos os elementos do regime derrotado nas urnas.

Para a Liga, Yaya Jammeh personificou um regime ditatorial que assassinou "centenas de pessoas" e forçou o exilio de opositores, nomeadamente artistas, clérigos e militares.

Entre os que terão morrido às ordens do Presidente gambiano, a organização guineense destaca "o iminente e destacado jornalista Deyda Hydara, editor do jornal 'The Point'" que terá sido "barbaramente assassinado no dia 16 de dezembro de 2004, pelo NIA, esquadrão de morte do regime derrotado".

Adama Barrow, 51 anos, foi eleito na quinta-feira como novo líder do país.

A Gâmbia é um pequeno país rodeado pelo Senegal e que conta com uma forte comunidade de emigrantes da Guiné-Bissau.

O país é considerado um ponto estratégico no comércio internacional da Guiné-Bissau por ser uma das principais fontes de abastecimento do mercado guineense com produtos alimentares e carburantes.

MB // VM
Lusa/Fim

UNTG VAI PARALIZAR A FUNÇÃO PÚBLICA DURANTE DOIS DIAS

A maior central sindical do país (UNTG) vai paralisar a administração pública nos próximos dias 14 e 15 deste mês para exigir as empresas Orange e MTN o cumprimento das decisões judiciais inerentes a reintegração dos dirigentes sindicais expulsos.


Estevão Gomes Có secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné fez a declaração momentos antes de entregar o pré-aviso junto do ministério da função pública.

“ Os motivos inerentes a apresentação deste pré-aviso de greve, que a ver com a violação dos direitos reconhecidos a favor dos dirigentes sindicais afectos as empresas Orange e MTN, Masa segurança, sindicatos dos professores o que viola a lei número08/91, artigo 39 com base nos despedimentos sem processos disciplinares dos dirigentes sindicais no exercício das suas funções”, diz.

O sindicalista sublinhou que a greve geral visa igualmente o pagamento integral da divida do ano 2003 aos funcionários públicos e despolitização da função publica.

No pré-aviso que temos acesso, consta ainda pagamento de 11 meses dos professores novos ingressos e a resolução da situação dos trabalhadores de correios cujos meses em atraso correspondem a 84 meses.

Por: Nautaran Marcos Có
Radiosolmansi

Mulheres do Daesh usam crianças para se poderem fazer explodir

São cada vez mais as mulheres que se tornam bombistas suicidas.

Uma bombista suicida fez-se acompanhar de três crianças para poder passar despercebida perante a polícia em Sirte, na Líbia.

As crianças, visivelmente esfomeadas e mal-tratadas, acompanharam a mulher até um determinado ponto da cidade. Depois a mulher afastou-se delas e fez-se explodir, matando quatro soldados e ferindo dezenas de pessoas.

De acordo com o site Lybia Herald, as crianças não morreram, tendo sido tratadas por estarem desidratadas.

O incidente ocorreu na última sexta-feira durante uma pausa nos confrontos.

A imprensa refere que outra mulher esteve também envolvida na explosão. Ambas se dirigiram às forças de Bunyan Marsous fingindo que se pretendiam entregar às autoridades que estão a tentar recuperar o território ao Estado Islâmico.

NAOM

5 de dezembro é o 339.º dia do ano no calendário gregoriano (340.º em anos bissextos). Faltam 26 para acabar o ano.

Preso de Guantánamo transferido para Cabo Verde

Militante de "baixo nível" da Al Qaida, é o segundo a ser recebido pelo arquipélago.


Um preso do Iémen que estava detido em Guantánamo foi libertado pelas autoridades americanas e transferido para Cabo Verde.

O Pentágono anunciou a transferência de Shawqi Awad Balzuhair nste domingo, 4, afirmando que, após uma revisão do caso, foi determinado que a sua detenção já não é necessária “para protecção contra uma ameaça significativa e contínua à segurança dos Estados Unidos”.

Balzuhair esteve detido em Guantánamo desde Outubro de 2002 depois de ter sido capturado com vários outros alegados militantes da Al Qaida em Karachi, no Paquistão.

Uma comissão americana decidiu que o detido era “um militante de baixo nível”.

A advogada de Balzuhair, Angela Viramontes, disse que o seu cliente deseja o anonimato e “quer casar, ter filhos e um emprego”.

O preso foi transportado de Guantánamo na sexta-feira, 2, num avião militar americano

Os Estados Unidos manifestaram o seu agradecimento a Cabo Verde “pelo seu gesto humanitário e desejo de apoiar os esforços dos Estados Unidos em encerrar o complexo de detenção de Guantanamo Bay”.

Este é o segundo preso de Guantánamo a ser transferido para Cabo Verde.

Em Julho de 2010 Cabo Verde recebeu Abdul Nasse Khantumani que, segundo o seu advogado, está ainda no país.

O seu filho, que estava também preso, foi transferido para Portugal.

Após a transferência de Balzuhair para Cabo Verde reduz para 59 o número de presos que ainda se encontram em Guantánamo.

Vinte desses presos já foram aprovados para serem libertados mas ainda não têm um destino definido.

VOA