quarta-feira, 26 de outubro de 2022

A situação turística perante os desafios do país é tema abordado hoje com o diretor geral do Turismo. Umaro Balde destaca o recenseamento dos empreendimentos turísticos e as espectativas em relação ao registo do Património Histórico Cultural e Sítios de Importância Turística, para rentabilizar o setor.


 Radio Voz Do Povo

Hoje, dia 26 de outubro o coordenador Nacional do MADEM-G15, acompanhado com os altos dirigentes do partido, descolocaram-se ao Supremo Tribunal de Justiça para levantar a certidão, que habilita o partido para todas as práticas políticas.

Já de saída, o líder deixou palavras de satisfação e convicção, mostrando-se disposto e preparado para as legislativas agendadas para 18 de dezembro.





Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

Encontro entre os Presidentes Úmaro Sissoco Embaló e Vlodomyr Zelensky.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O Presidente da República da Guiné-Bissau e Comandante Supremo das Forças Armadas na sua missão de bons ofícios na sua qualidade de Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO manteve esta manhã um tete-a-tete com o seu homólogo ucraniano Volodymyr Zelensky.

A exemplo do que sucedeu ontem em Moscovo, o Presidente Sissoco Embaló procurou oferecer os bons préstimos dos Chefes de Estado da  CEDEAO ao Presidente Zelensky no sentido de se encontrar uma solução urgente e honrosa que possa conduzir ao fim do arrasador conflito russo-ucraniano.





Leia Também: 

 VOA Português

Umaro Sissoco Embaló, Presidente da Guiné-Bissau (esq) e Volodymir Zelenskyy, Presidente da Ucrânia (dir), Kyiv, 26 Outubro 2022

Umaro Sissoco Embaló, Presidente da Guiné-Bissau (esq) e Volodymir Zelenskyy, Presidente da Ucrânia (dir), Kyiv, 26 Outubro 2022

Partilhe

O Chefe de Estado da Guiné-Bissau e Presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) recebeu palavras de elogio do seu homólogo da Ucrânia num encontro em Kyiv nesta quarta-feira, 26.

Úmaro Sissoco Embaló manifestou na ocasião a vontade da África de servir de ponto de diálogo entre os “dois irmãos”, segundo ele.

Ontem, Sissoco Embaló foi recebido em Moscovo pelo Presidente russo, Vladimir Putin, a quem entregou um pedido da CEDEAO por diálogo entre a Rússia e Ucrãnia.

“É o primeiro líder de um país africano que visita a Ucrânia desde 24 de Fevereiro e tem a oportunidade de ouvir a verdade sobre a situação no nosso país e que está a ter influência em todos os outros países do mundo", disse Volodymir Zelenskyy, em declarações aos jornalistas, e pediu a todos os “líderes conscientes” que se unam para fazer frente à “segurança” comum colocada em causa pela "guerra criminosa desencadeada pela Rússia" que, segundo ele, piorou as condições sociais e políticas em muitos países.

"Milhões de pessoas na Ásia, África e Europa estão numa situação mais difícil devido à agressão russa", sublinhou Zelenskyy, que agredeceu o voto do Governo da Guiné-Bissau na resoluçãoda Assembleia Geral das Nações Unidas que condenou a anexação de quatro regiões da Ucrânia pela Rússia,

O Presidente ucraniano manifestou seu interesse em desenvolver relações de cooperação com os países africanos e admitiu a realização de uma cimeira Ucrânia/África no seu país e potenciar a cooperação com a CEDEAO.

O Presidente guineense fez o mesmo pedido que endereçou a Putin ao defender um "diálogo direto" entre a Rússia e a Ucrânia, "dois países irmãos", e disse que a CEDEAO e a Africa querem “reaproximar os dois países para que encontrem verdadeiramente um caminho para a paz".

E ele disse ter uma mensagem de Putin: “Ontem estive na Rússia com o Presidente Putin que me encarregou de transmitir-lhe essa mensagem. Ele (Putin) pensa que é muito importante o estabelecimento do diálogo directo entre os dois países”.

Sissoco Embaló afirmou que Zelenskyy pode estar seguro de que não é por causa de fertilizantes ou cereais que a África está a precisar, mas a África é portadora hoje de uma mensagem de paz e deseja aproximar os dois países irmãos para que possam encontrar um caminho da paz”.

O Presidente guineense disse também que vai pedir à Rússia para libertar os 182 barcos ucranianos que "estão sob custódia russa".

Sissoco Embaló disse ter ficado chocado com a destruição que viu e as valas comuns, “triste esta situação”.

"Eu sou o porta-voz de todo o continente africano que está preocupado com a estabilidade na vossa região", afirmou o Presidente guineense em retribuição à afirmação de Zelenskyy de que ele é o primeiro líder africano a visitar a Ucrânia desde o início da invasão russa.

O Chefe de Estado guineense fez questão de frisar que a visita a Moscovo e Kyiv foi realizada em nome da CEDEAO.


Depois de visitar algumas das zonas da capital ucraniana com evidentes vestigios dos bombardeamentos, o Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO visitou um dos locais onde foram postados fotos de vitimas que a guerra russo-ucraniana causou, o Presidente Úmaro Sissoco Embaló assinou um Livro de Honra onde expressou na sua mensagem, pesar pelas vitimas deste conflito e a sua esperança em conseguir-se alcançar paz e segurança nesta região.


Sua Excelência Senhor Presidente da República da Guiné-Bissau e Comandante Supremo das Forças Armadas, General Úmaro Sissoco Embaló, em missão de bons ofícios como Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo chegou esta manhã à capital ucraniana Kiev para, tal como sucedeu com o Presidente da Federação da Rússia, manter conversações com o Presidente Zelensky.

A sua chegada, o General Úmaro Sissoco Embaló e a delegação que o acompanha visitaram algumas zonas da capital ucraniana atingidas pela guerra.



Ministro do Ambiente e Biodiversidade, Viriato Soares Cassama desloca-se amanhã ao Egipto para participar na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), que decorrerá entre os dias 6 e 18 de novembro e, segmento de Alto Nível nos dias 7 e 8 , destinado a Chefes de Estado e de Governo.


Radio Voz Do Povo

UCRÂNIA: Kyiv anuncia exumação de mais mil corpos em territórios reconquistados

© Christopher Furlong/Getty Images

Por LUSA  26/10/22 

As autoridades ucranianas anunciaram hoje que já exumaram cerca de mil corpos nos territórios recuperados durante a contra-ofensiva contra as forças invasoras russas.

O Ministério para a Reintegração de Territórios Ocupados Temporariamente deu conta desta descoberta na sua conta da rede social Telegram, explicando que o comissário do departamento responsável pelas pessoas desaparecidas, Oleg Kotenko, ficou responsável pela deteção de valas comuns na região.

"Como parte da busca, cerca de mil corpos de heróis e civis mortos já foram exumados", informou o Ministério.

Quase metade dos corpos agora exumados, 450, foram encontrados numa vala comum em Izium, na província de Kharkiv, depois de esta cidade ter sido reconquistada pelas forças ucranianas, em 10 de setembro.

"Entre os mortos não estão apenas militares, mas também civis, adultos e crianças. Os dados exatos só serão conhecidos após a conclusão dos exames", referiu o Governo ucraniano.

A contra-ofensiva ucraniana lançada no início de setembro no leste do país permitiu que Kiev recuperasse centenas de cidades ocupadas pelo exército russo, nas províncias de Kharkiv e Donetsk.

O ministro ucraniano da Administração Interna, Denys Monastyrsky, já tinha informado, em 17 de outubro, da exumação de um total de 600 mortos na região de Kharkiv - incluindo as sepulturas de Izium.

Quatro dias depois, a polícia ucraniana anunciou que, após a conclusão dos trabalhos de exumação em Lyman, os corpos de 111 civis e 35 soldados foram recuperados nesta cidade da região de Donetsk.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,5 milhões para os países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.