sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Governo da Guiné-Bissau: NOTA À IMPRENSA

Missa do “Sétimo Dia” da Sra. Vitoriana Monteiro (Tatanha)

A família Simões Pereira, filhos, sobrinhos e netos vêm por este meio informar aos familiares, amigos e conhecidos que a Missa do Sétimo Dia, da Vitoriana Monteiro (Tatanha), falecida a 30 de janeiro, será realizada no sábado, dia 10 de fevereiro, na Igreja Católica de Farim, pelas 07h30. 

A tradicional "manxida" será realizada de sábado para domingo (almoço).

Agradecemos a todos que possam passar o presente comunicado e informar aos amigos e conhecidos.

Por Domingos Simões Pereira   09/02/2024

ALIMENTAÇÃO: Pelo sim, pelo não, leve este alerta a sério e não coma melancia à noite... Mesmo que a fome o atraiçoe à noite, esta fruta é de evitar. Fique a par das razões.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto    09/02/24 

A melancia à noite é desaconselhada. Segundo o Informe Brasil, existem, pelo menos, três razões.

Diz a publicação que é uma fruta com alto teor de água (90%). Comer muita água antes de dormir pode fazê-lo acordar várias vezes para ir à casa de banho, o que pode atrapalhar o seu sono.

Além disso, tem um alto teor de açúcar, o que pode causar picos de glicose no sangue, dificultar o sono e contribuir para o aumento de peso.

Mais: a melancia é uma fruta de difícil digestão. Como tal, comer melancia à noite pode causar indigestão, azia e refluxo ácido, alerta o Informe Brasil.


Leia Também: Cardiologista revela hábito simples que reduz risco de doenças cardíacas

PR Sissoco: “ESTABILIDADE DO SENEGAL É MUITO IMPORTANTE PARA A NOSSA SUB-REGIÃO”

 O DEMOCRATA  09/02/2024 

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, afirmou esta quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024, que a estabilidade do Senegal é muito importante para a região da África Ocidental.

“Sabemos que o Senegal é um país modelo da democracia e a sua estabilidade é muito importante para a nossa sub-região”, disse o chefe de Estado guineense na sua declaração à imprensa senegalesa, à saída de uma reunião com o seu homólogo senegalês, Macky Sall.

Embaló deslocou-se de Bissau no início da tarde de ontem  a Dacar, capital do Senegal, onde foi recebido no aeroporto militar, Lepold Sedar Senghor, pelo primeiro-ministro senegalês, Amadou Bah. 

No encontro “tête-à-tête” entre Embaló e Sall, os dois interlocutores abordaram a situação política daquele país vizinho, que está marcada com ondas de manifestações políticas da oposição que protesta contra o adiamento das eleições presidenciais que inicialmente estavam agendadas para 25 de fevereiro e agora foram adiadas para 15 de dezembro, através de uma resolução do Parlamento senegalês. 

De acordo com a presidência guineense, foi abordada igualmente a questão da segurança regional.

Umaro Sissoco Embaló recordou, na sua declaração aos jornalistas, que há mais de 60 anos de independência, o Senegal apenas teve quatro presidentes da República eleitos, nenhum  de transição. 

“A nível da nossa comunidade, os senegaleses orgulham-se desta conquista e essa tradição deve ser conservada”, disse, acrescentando que a paz e a estabilidade do Senegal é muito importante para a Gâmbia, a Guiné-Bissau e a sub-região. 

“Esta é a razão que me trouxe ao Senegal para conversar com o Presidente Macky Sall e apoiar o povo senegalês. Esta não é uma situação atípica, porque nós também, já passamos por situações semelhantes, onde o Parlamento votou a sua extensão para que se pudesse realizar  eleições, portanto são coisas normais, também é constitucional no nosso país”, referiu.

Questionado se estabelecerá contactos com as diferentes partes para encontrar uma solução, respondeu que não foi ao Senegal enquanto mediador e que está em Dacar na qualidade de um irmão. Mas admitiu que tem “muitos amigos” em quase todos os partidos políticos do Senegal, tendo lembrado que viveu no Senegal. 

“Muitos líderes políticos  ligaram-me e querem conversar comigo e já me informaram que viriam ao hotel para conversarmos, então não existe uma crise. Sou um irmão do Senegal”, assegurou, reafirmando que a estabilidade do Senegal é para toda a África.

Embaló mostrou-se seguro que as partes acabarão por dialogar a fim de encontrar uma saída, porque” não é como noutros países em que as pessoas pegam em armas para se matarem”. 

Por: Assana Sambú


O Secretário de Estado Português da Cooperaçāo, Francisco André está em Bissau e, faz uma avaliaçao positiva da execuçâo do Programa Indicativo de Coooeraçāo Estratégica entre Bissau e Lisboa, para o período de 5 anos à terminar em 2025.

 Radio Voz Do Povo

Derrota na Ucrânia? "Impossível". Putin exclui invadir Polónia ou Letónia

© SERGEI GUNEYEV/POOL/AFP via Getty Images

POR LUSA   09/02/24 

O presidente russo, Vladimir Putin, afastou a possibilidade de invadir a Polónia ou a Letónia, durante uma entrevista ao apresentador norte-americano Tucker Carlson, divulgada na quinta-feira, uma vez que a Federação Russa "não tem interesses" nesses Estados.

"Não temos interesses na Polónia, na Letónia ou algures. Porque é que faríamos isso? Simplesmente não temos qualquer interesse [nisso]. (...) Está fora de questão", respondeu Putin à questão "Imagina um cenário em que o senhor envia tropas russas para a Polónia?".

Sobre a Ucrânia, Putin afastou totalmente a possibilidade de derrota russa no Estado vizinho que invadiu, considerando-a "impossível, por definição".

Como disse: "Há vociferações para infligir uma derrota estratégica à Rússia no campo de batalha. Na minha opinião, é impossível, por definição. Isso nunca acontecerá".

A propósito de esta guerra, assegurou que existe um número indeterminado de "mercenários dos EUA", que disse constituirem o segundo grupo mais numeroso destes combatentes, depois dos polacos e à frente dos georgianos.

Putin disse também que o envio de soldados regulares dos EUA para combaterem na Ucrânia "colocaria a Humanidade à beira de um conflito global muito sério", em resposta ao apelo do líder dos democratas no Senado norte-americano, Chuck Schumer, para reforçar a ajuda ao país invadido.

"Vocês têm problemas nas fronteiras com a imigração, problemas com a dívida de mais de 33 mil milhões de dólares... Não têm nada melhor para fazer? (...) Não seria melhor negociar com a Rússia para chegar a um acordo?", prosseguiu.

Ainda sobre a Ucrânia, Putin disse que está pronto para negociar, mas que o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, "assinou um decreto que proíbe a negociação com a Rússia [porque] obedece a instruções dos países ocidentais".

Por outro lado, sobre os EUA, Putin afastou a ideia de que a relação bilateral dependa de uma mudança na Presidência norte-americana, contrapondo que tem mais a ver com "a ideia de dominação" que os EUA têm do mundo.

Como disse: "Não se trata de quem é o líder ou da personalidade de uma pessoa em concreto, mas das elites. É a ideia de dominação a todo o custo baseada nas forças dominantes da sociedade norte-americana".

Reconheceu que teve uma boa relação com George Bush Jr, "e também [teve] essa relação pessoal com [Donald] Trump".

Ao refletir a seguir sobre os EUA, apontou: "É um país complexo. Conservador, por um lado, mas em rápida mudança, por outro... Não é fácil compreendê-lo".

Em particular, sobre o sistema eleitoral, questionou: "Quem toma as decisões nas eleições? Pode entender-se que cada Estado tenha as suas leis? Que se regule por sua conta?"

Putin pronunciou-se ainda sobre Elon Musk, que considerou uma pessoa e um empresário "imparável" e advogou um "acordo internacional" para regular a inteligência artificial (IA).

Sobre este assunto, Putin opinou que a investigação genética é uma ameaça para a Humanidade, até ao ponto em que "agora é possível criar um super-humano", e depois comentou que Musk "já implantou um 'chip' no cérebro humano nos EUA".

A propósito, comentou: "Creio que Elon Musk é imparável. Fará o que considere necessário. Não obstante, têm de encontrar uma base comum com ele. Encontrar formas de o persuadir. Creio que é uma pessoa inteligente. A sério. Mas precisam de chegar a um acordo com ele, porque esse processo precisa de ser formalizado e sujeito a certas regras".

Putin disse ainda que se pode fazer "uma previsão aproximada do que se vai passar" com o desenvolvimento da genética e da IA, recordando o caso das armas nucleares, que progrediram até que os Estados entenderam que o seu uso negligente poderia levar +a extinção e acordaram travá-las.

"É impossível parar a investigação na genética, tal como era impossível parar o uso da pólvora no passado, mas quanto antes nos dermos conta de que a ameaça vem do desenvolvimento incontrolado da IA, da genética ou de qualquer outro campo, será a altura de alcançar um acordo internacional sobre a regulação dessas coisas", acrescentou.

Tucker Carlson é um polémico conservador e ex-apresentador da Fox News, próximo do ex-presidente Donald Trump, a quem apoia nas próximas eleições presidenciais norte-americanas. A entrevista foi transmitida no espaço próprio que Carlson tem agora na internet.



Leia Também: ONU insta Moscovo a não reescrever manuais escolares para enaltecer Putin

PRESIDENTE DA REPÚBLICA REÚNE-SE COM HOMÓLOGO SENEGALÊS

No âmbito da visita de trabalho a Dakar, Senegal, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, manteve um encontro com o homólogo, Presidente Macky Sall. O encontro entre os dois líderes serviu de fórum para discutir a actual conjuntura política no Senegal, assim como questões cruciais para a estabilidade e desenvolvimento da sub-região. 

Na ocasião, o chefe de Estado frisou que não se deslocou ao Senegal na qualidade de mediador, mas enquanto amigo de um país irmão da Guiné-Bissau. Apelou ainda aos senegaleses para pautarem pelo diálogo entre os diferentes atores políticos, para promover a paz, destacando a importância não só para o Senegal, mas para a estabilidade da região. 🇬🇼🇸🇳



Veja Também:

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, deslocou-se a Dakar, Senegal, para uma visita de trabalho. 

Durante a estadia em solo senegalês, o chefe de Estado manterá diversas reuniões, nomeadamente com o homólogo Presidente Macky Sall, para discutir questões de interesse mútuo, tal como a segurança regional.🇬🇼🇸🇳 


MOMENTOS ANTES DA DESLOCAÇAO DO CHEFE DE ESTADO GUINEENSE GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO Á CAPITAL SENEGALÊSA DAKAR....@Junior Gagigo