sexta-feira, 18 de novembro de 2016


PAIGC - COMUNICADO: COMISSÃO PERMANENTE DO BUREAU POLÍTICO

PARTIDO AFRICANO PARA A INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO VERDE

Comissão Permanente do Bureau Político

COMUNICADO DE IMPRENSA

No dia 16 de Novembro corrente, o Senhor Presidente da República convidou os Partidos com assento parlamentar para uma audiência, alegadamente em conformidade com o artigo 68º, alínea g), da Constituição da República, a fim de cumprir as formalidades para proceder à nomeação de um novo Primeiro-ministro.

Todos esperavam que nessa audiência, Sua Excelência o Senhor Presidente da República reafirmasse aos Partidos políticos o cumprimento do consenso estabelecido em Conacri, o que não aconteceu. 

Com efeito, face aos Acordos de Bissau e de Conacri, o Senhor Presidente da República tinha duas opções: 

1 – Pôr fim à crise política e institucional prevalecente, conforme plasmado na sua comunicação à Nação, no dia 15 de Novembro, ou 
2 – Prosseguir com a crise, por ele criada e ininterruptamente sustentada. 

Ao nomear agora o Sr. Umaru Sissoko Embaló, o Senhor Presidente da República, assume inequivocamente a denúncia explicita do Acordo de Conacri, e opta pela continuidade da crise, o que Infelizmente não surpreende ao Povo Guineense, pois o Sr. Presidente da República já nos acostumou a dizer uma coisa hoje e fazer outra amanhã. 

Mas, ao denunciar o Acordo de Conacri, o Sr. Presidente da República pôs em causa de forma irresponsável todo o esforço e sacrifício consentidos pelos diferentes atores políticos e sociais do País, assim como da Comunidade Internacional, particularmente da CEDEAO, na busca de uma saída para a crise política da Guiné-Bissau que, já há um ano e meio, afeta, sobremaneira, a vida de todos os guineenses. 

O PAIGC demarca-se por isso desta decisão do Sr. Presidente da República, responsabilizando-o por todas as consequências daí decorrentes, e manifesta a sua firme e inabalável determinação em continuar a luta pela afirmação do Estado de Direito Democrático, ao lado de todas as forças progressistas do País. 

O PAIGC convida a CEDEAO e toda a Comunidade Internacional a continuarem a acompanhar o Povo Guineense nesta luta pela defesa das conquistas democráticas e da liberdade, opondo-se frontalmente aos sinais evidentes de implantação da ditadura na Guiné-Bissau. 

A Comissão Permanente do Bureau Político apela a todos os simpatizantes, militantes e dirigentes do PAIGC, assim como à população guineense em geral, a manterem-se serenos e tranquilos, mas atentos e mobilizados para, na disciplina e permanente observância dos ditames constitucionais e democráticos defender as conquistas, os princípios e os seus valores fundamentais do Estado da Guiné-Bissau. 

Bissau, 18 de Novembro de 2016. 
A Comissão Permanente do Bureau Político 
Domingos Simões Pereira 
O Presidente

UMARO EL MOKHTAR SISSOCO EMBALO EMPOSSADO COMO PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU

Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo foi hoje empossado pelo Presidente da República da Guiné-Bissau como primeiro-ministro do país, numa cerimônia sem discursos, no Palácio da Presidência, em Bissau.



Confrontado pelos jornalistas à saída, Umaro Sissoco remeteu declarações para a posse do governo que ainda não tem data marcada.

José Mário Vaz, Presidente da Guiné-Bissau, empossou o novo primeiro-ministro às 18:30, no palácio presidencial.

A cerimónia decorreu cerca de duas horas depois de o decreto de nomeação ter sido anunciado na Rádio Difusão Nacional da Guiné-Bissau.

Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo,  44 anos, é um político da Guiné-Bissau, especializado em Assuntos Africanos e do Médio Oriente. Um perito reconhecido a nível internacional em relação a aspectos de cooperação e de desenvolvimento da defesa.

Umaro Sissoco, general na reserva das Forças Armadas guineenses, tem uma experiência política sólida através de responsabilidades que ele possa ter nos vários governos da Guiné-Bissau.

A sua nomeação surge depois de os dirigentes guineenses terem assinado em outubro o Acordo de Conacri, um entendimento que prevê a criação de um governo com todos os partidos do parlamento para durar até ao final da legislatura.

O acordo foi alcançado sob mediação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

O nome de Umaro Sissoco foi escolhido pelo Presidente da República guineense depois de ter falhado o consenso entre os partidos para a escolha de um novo primeiro-ministro, já após a assinatura do entendimento em Conacri.

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que venceu as eleições de 2014 com maioria absoluta, defendia outro nome proposto pelo chefe de Estado durante as negociações, o de Augusto Olivais, dirigente daquela força política.

A direção do PAIGC esteve ausente da cerimônia de posse do novo primeiro-ministro ao passo que Alberto Nambeia, líder do segundo partido mais votado, Partido da Renovação Social (PRS), marcou presença e felicitou Umaro Sissoco.

Umaro Sissoko tomou posse hoje como novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau sem proferir discurso.

Também, o chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, não discursou na cerimónia da investidura que decorreu na presença do corpo diplomático acreditado no país. 
Nota-se pela ausência dos partidos políticos no acto.




















Fotos: Braima Darame

GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ NOMEADO PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU

General Úmaro El Mokhtar Sissoco Embalo
General na reserva General Úmaro El Mokhtar Sissoco Embalo é o novo Primeiro-ministro da Guiné-Bissau. Sissoco é uma figura próximo do Presidente da República José Mário Vaz. 

Sissoco faz parte da sensibilidade de Braima Camará, candidato derrotado no congresso do PAIGC em Cacheu em 2014. 

General Embalo é considerado especialista em Assuntos Africanos e do Médio Oriente. 

Umaro Sissoco toma posse como novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau às 18:30, no palácio presidencial.






Comunicado de Imprensa

A Direcção do Partido da Renovação Social (PRS) tem acompanhado com total serenidade e responsabilidade, a situação política que se vive na Guiné-Bissau há mais de um ano. 

No quadro democrático e legal, o PRS tem dado a sua contribuição para o fim do momento difícil que a Guiné-Bissau vive. Apesar de não ser responsável pela crise, o PRS sempre aceitou colaborar na busca de soluções, porque é a sua preocupação que essa crise acabe e que os guineenses retomem as suas rotinas na paz e tranquilidade.

No entanto, há três dias, têm circulado rumores sobre as ameaças a integridade física do seu Secretário-Geral, Dr. Florentino Mendes Pereira, tendo ele mesmo sido alertado dia 17.11.2016 por estruturas dignas de crédito. 

O PRS em tempos deixou passar de forma despercebida situações semelhantes no passado, mas desta vez, o partido decide desde cedo chamar atenção aos guineenses em geral e a Comunidade Internacional em particular, sobre o assunto, porque sabe e bem, qual o objectivo desta nova investida.

Calar o Dr. Florentino Mendes Pereira e limitar a sua actuação na vida política nacional. O PRS leva muito a sério essas ameaças, porque conhece os métodos de actuação de alguns dos seus adversários políticos, que não hesitam em desrespeitar as normas de convivência democrática e até a própria vida humana, só para puderem vincar as suas posições.

Por isso, o PRS chama atenção ao Estado-Maior das Forças Armadas, o Ministério do Interior, ao Ministério Público através da Polícia Judiciária, a Liga Guineense dos Direitos Humanos, Sociedade Civil e toda a Comunidade Internacional representada na Guiné-Bissau que o partido não tolerará ameaças e perseguições aos seus dirigentes e em particular ao Dr. Florentino Mendes Pereira. 

O Partido quer que as estruturas acima mencionadas mandem investigar este caso bastante preocupante e que envolve estruturas com missão de defender e proteger os cidadãos. 

O PRS exprime a sua solidariedade ao seu Secretário-geral pela forma abnegada, digna e competente como tem representado o partido e garante a total disponibilidade de se juntar ao seu alto dirigente nessa guerra de forma incondicional.

Aos autores dessas ameaças, o PRS informa que leva bastante a sério essas ameaças e avisa que, a rotina do Dr. Florentino Mendes Pereira, não vai mudar. O partido só quer uma precisão dos autores dessas sobre as mudanças de regras na democracia: se elas mudarem democráticas para a violência, é só dizer.
A todos os seus militantes, o PRS apela espírito de civismo, mas que cada um esteja atento e preparado para se proteger sobre qualquer eventualidade.
Liberdade, Transparência e Justiça.

Bissau, 17 de Novembro de 2016

O Secretariado do PRS