27 de setembro de 2022

Guiné-Bissau: Marcha do Frente Social dos sindicatos de setores Sociais "Saúde e Educação"... Sob lema: "Salvar Saúde e Educação da morte deste regime"... Lutamos juntos contra o obscurantismo dos nossos governantes.


 Radio TV Bantaba 

No âmbito de reforço a saúde publica a Agência seguradora "NSIA BISSAU" doa equipamentos sanitários ao ministério da saúde pública.


 Radio TV Bantaba

Dinisia Reis Embaló Primeira Dama, Visitou está terça-feira (27.09), às instalações da Cruz Vermelha, acompanhada pela Ministra da Mulher Maria da Conceição Évora e o Ministro de Saúde Dionísio Cumba.


 Radio TV Bantaba


@Radio TV Bantaba  Sep 27, 2022  Dinisia Reis Embaló  Primeira Dama, Visitou está terça-feira (27.09), às instalações da Cruz Vermelha, acompanhada pela Ministra da Mulher  Maria da Conceição Évora e o Ministro de Saúde Dionísio Cumba.☝

Gasodutos subitamente atingidos por fugas inexplicáveis no Mar Báltico

© Getty Images

Por LUSA  27/09/22 

Os controversos gasodutos Nordstream que ligam a Rússia e a Alemanha foram ambos subitamente atingidos por fugas inexplicáveis no Mar Báltico, anunciaram hoje as autoridades dinamarquesas e suecas, levantando suspeitas de sabotagem.

No dia seguinte ao anúncio de uma fuga no gasoduto paralelo Nord Stream 2, o gasoduto Nord Stream 1 que liga a Rússia à Alemanha foi, por sua vez, afetado por duas fugas de gás muito raras ao largo da ilha dinamarquesa de Bornholm, disseram hoje as autoridades dos dois países nórdicos.

Os dois gasodutos, operados por um consórcio do gigante russo Gazprom, não estão operacionais devido às consequências da guerra na Ucrânia. Ambos estavam ainda cheios de gás.

O Kremlin disse que estava "extremamente preocupado" e que não podia ser excluída qualquer possibilidade, incluindo a de sabotagem. A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, disse que "é difícil imaginar que tenha sido acidental" e que a sabotagem não deveria ser "excluída".

O operador dos oleodutos, o consórcio Nord Stream, disse que não pôde ver ou avaliar os danos, mas reconheceu a natureza excecional da situação.

"Um incidente em que três tubos estão a passar por dificuldades simultaneamente no mesmo dia não é comum", disse um porta-voz à AFP.

Responsáveis militares alertam regularmente para o risco de sabotagem das instalações subaquáticas civis vitais, tais como cabos de telecomunicações, eletricidade e ligações petrolíferas.

Apesar da incerteza sobre a causa das fugas, Copenhaga colocou imediatamente a sua infraestrutura energética em alerta laranja, o segundo maior nível de vigilância.

"As fugas de gás nos gasodutos são extremamente raras e por isso vemos uma razão para aumentar o nível de vigilância após os incidentes a que assistimos nas últimas 24 horas", explicou o diretor da Agência Dinamarquesa de Energia, Kristoffer Böttzauw, prometendo "uma monitorização minuciosa das infraestruturas críticas da Dinamarca".

Medidas concretas para aumentar a segurança das plantas e instalações terão de ser postas em prática pelas empresas do setor, particularmente no que diz respeito ao acesso, vigilância e manutenção adequada das instalações.

Depois do anúncio na segunda-feira à noite pelo consórcio operacional de uma súbita queda de pressão sobre o Nord Stream 1, o ministro dinamarquês do Clima e Energia, Dan Jørgensen, e as autoridades marítimas suecas confirmaram hoje de manhã "duas outras fugas", além da que afeta o Nord Stream 2.

Os três estão localizados ao largo da ilha dinamarquesa de Bornholm, situada entre a costa sul da Suécia e da Polónia.

Construído em paralelo com o gasoduto Nord Stream 1, o gasoduto Nord Stream 2 destinava-se a duplicar a capacidade de importação de gás da Rússia para a Alemanha.

Mas a sua iminente entrada em funcionamento foi suspensa como retaliação pela invasão da Ucrânia por Moscovo.

A Gazprom reduziu gradualmente os volumes de gás entregues através do Nord Stream 1 até o mesmo ser completamente encerrado no final de agosto, culpando as sanções ocidentais por atrasarem as reparações necessárias ao gasoduto.

As autoridades alemãs ainda não reagiram, mas segundo uma fonte próxima do Governo alemão, citada pelo diário alemão Taggesspiegel, "tudo fala contra uma coincidência" e a favor de um "ataque direcionado".

A navegação foi proibida num raio de cinco milhas náuticas (cerca de nove quilómetros) perto das três fugas, bem como o sobrevoo num raio de um quilómetro.

Segundo as autoridades, os incidentes não têm consequências para a segurança ou saúde dos residentes nas ilhas vizinhas dinamarquesas de Bornholm e Christiansø.

O impacto ambiental deve ser local e limitado, de acordo com as avaliações iniciais.

Na terça-feira, a primeira-ministra dinamarquesa e os seus homólogos polacos e noruegueses inauguraram precisamente hoje o gasoduto Báltico, um gasoduto que liga a Polónia e a Noruega e que passa pela Dinamarca.


Leia Também: Autoridades dinamarquesas confirmam explosões no Nord Stream 2

MADEM G-15 - Militância: Cerimónia de militâncias dos Sr. Seco Cote e Prof. Fernando Delfim da Silva, na Sede Nacional do Partido.

Durante mais um ato de entrega de cartões a novos militantes.👇



MADEM G-15 I SOLUÇÃO PA GUINÉ BISSAU 

Hora Tchiga  / Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

Investigadores descobrem "super-mercúrios raros" no mesmo sistema estelar

© iStock

Por LUSA  27/09/22 

Uma equipa internacional, liderada por investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), encontrou dois "super-mercúrios raros" no mesmo sistema estelar que podem vir a fornecer "pistas" sobre a formação de planetas como Mercúrio, foi hoje anunciado. 

Em comunicado, o IA esclarece hoje que a descoberta destes dois exoplanetas no mesmo sistema solar surgiu no decorrer na observação do sistema HD 23472 com o espetrógrafo ESPRESSO, instalado no Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile. 

A investigação, publicada na revista científica Astronomy & Astrophysics, visava caracterizar a composição de planetas pequenos, compreender como é que a composição pode mudar a localização e temperatura do planeta e como se relaciona com as propriedades da estrela-mãe.

Citada no comunicado, a investigadora que liderou o estudo, Susana Barros, esclarece que a equipa queria "estudar a transição entre ter ou não ter uma atmosfera, o que pode estar relacionado com a evaporação provocada pela irradiação da estrela". 

"A equipa descobriu que o sistema tem três super-terras com uma atmosfera significativa e, surpreendentemente, dois super-mercúrios que são também os planetas mais próximos da estrela", revela a investigadora do departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

A diferença entre um planeta do tipo terrestre e um planeta tipo mercúrio prende-se com a maior percentagem de ferro e um núcleo de ferro comparativamente maior, sendo que os mesmos são "muito raros".

Até ao momento, só se conhecem oito super-mercúrios, contando com os dois agora descobertos, realça o IA. 

O instituto esclarece ainda que dos cinco exoplanetas do sistema HD 23472, três têm massas menores do que a Terra, tratando-se de exoplanetas "mais leves" e cujas massas foram medidas com recurso ao "método das velocidades radiais, algo que só se tornou possível graças à precisão do espetrógrafo ESPRESSO".

"A presença de não um, mas dois super-mercúrios, deixou na equipa uma vontade de querer aprofundar mais o assunto", realça o IA, lembrando que se desconhecem as razões pelas quais o planeta Mercúrio tem um núcleo relativamente maior e um manto mais pequeno do que outros planetas. 

"Pela primeira vez, descobrimos um sistema estelar com dois super-mercúrios. Isto dá-nos pistas acerca da formação destes planetas, o que nos pode ajudar a excluir algumas hipóteses", salienta Susana Barros, notando que se continua sem saber como é que este tipo de planetas se forma.

"Parece estar relacionado com a composição da estrela-mãe", adianta, lembrando que o sistema sobre o qual se debruçou a investigação pode ajudar a descobrir as razões. 

Também citado no comunicado, Olivier Demangeon, investigador do IA que tambem participou no estudo, acrescenta que para compreender como é que estes dois exoplanetas se formaram "será necessário uma melhor caracterização da composição". 

"Como estes planetas têm diâmetros menores do que a Terra, os instrumentos atuais não têm resolução suficiente para medir a composição da superfície, ou até a existência de uma potencial atmosfera", nota o investigador, destancando, no entanto, que o futuro Extremely Large Telescope (ELT) e o seu espetrógrafo de primeira geração, intitulado ANDES, vão ter a sensibilidade e precisão necessárias.

RIP - Faleceu o médico e proprietário da clínica Alvalade, Armando Pereira, filho da combatente da liberdade da Pátria, Carmem Pereira. À família enlutada o editor do DC envia o mais profundo pesar

 Ditaduraeconsenso.blogspot.com

BÉLGICA: Ministro da Justiça belga alvo de plano de rapto por traficantes de droga... O ministro garante estar "a salvo" e os quatro suspeitos foram detidos nos Países Baixos.

© JAMES ARTHUR GEKIERE/BELGA MAG/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto  27/09/22 

O ministro da Justiça da Bélgica garantiu na segunda-feira que estava a salvo, mas que iria permanecer sob forte proteção policial, depois de terem sido detidos quatro alegados traficantes de droga, suspeitas de planearem o rapto do governante.

Numa mensagem nas redes sociais, Vincent Van Quickenborne garantiu que está "salvo e em boas mãos", mas terá de faltar a algumas reuniões durante os próximos dias.

O ministro contou à televisão belga RTBF, citado pela Associated Press, que foi desmantelado um plano para o raptar, por parte de membros de uma "máfia de tráfico de drogas". Os quatro suspeitos foram detidos nos Países Baixos, país que faz fronteira com a Bélgica, e deverão ser extraditados em breve.

À Associated Press, o procurador-geral do país contou que os quatro suspeitos foram detidos com uma arma automática e uma garrafa de gasolina num veículo na cidade de Kortrijk, onde o ministro da Justiça faz parte da assembleia municipal.

Em resposta ao incidente, na segunda-feira, a polícia belga definiu um perímetro em torno da casa do governante, e foi mobilizada uma brigada especializada em explosivos, como precaução.

À Associated Press, o procurador-geral do país contou que os quatro suspeitos foram detidos com uma arma automática e uma garrafa de gasolina num veículo na cidade de Kortrijk, onde o ministro da Justiça faz parte da assembleia municipal.

No Twitter, o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo considerou o incidente "puramente inaceitável" e salientou que o governo "não será intimidado por ninguém".

Vincent Van Quickenborne responsabilizou os grupos de tráfico de drogas, que têm crescido exponencialmente na Bélgica. Citando dados do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, a agência norte-americana de notícias salienta o crescimento do tráfico de substâncias ilegais.

Van Quickenborne deixou claro que o plano só o motiva "a continuar a lutar" contra o narcotráfico. "Continuaremos a lutar contra o crime organizado, com mais recursos humanos que antes", prometeu.


Leia Também: Magistrados belgas presos dois dias para saber como é viver na prisão

CABO VERDE: Empresa chinesa volta a fornecer fardamento às Forças Armadas de Cabo Verde

© Lusa

Por LUSA  27/09/22 

As Forças Armadas de Cabo Verde vão voltar a comprar fardamento a uma empresa estatal chinesa, por quase 130 mil euros, conforme autorização concedida por despacho da ministra da Defesa, que entrou hoje em vigor.

De acordo com o despacho 29/2022, assinado pela ministra da Defesa de Cabo Verde, Janine Lélis, e consultado pela Lusa, em causa está um negócio de 14 milhões de escudos (128 mil euros) a realizar com a empresa estatal chinesa China Xinxing Import and Export, através de um contrato autorizado por ajuste direto.

A mesma empresa, com os mesmos argumentos e por valor semelhante, já tinha sido contratada pelo Governo para o fornecimento de fardamento aos militares cabo-verdianos anteriormente, por falta de empresas certificadas no país.

A empresa chinesa, constituída em 1987, é especializada na produção e desenvolvimento de fardamento e outros equipamentos para forças armadas e policiais em vários países, faturando anualmente mais de 300 milhões de dólares.

No despacho assinado pela ministra da Defesa, autorizando o negócio, é referido que as Forças Armadas de Cabo Verde "têm-se digladiado com problemas na certificação técnica do material" que têm adquirido, devido à "inexistência de instituições capazes de aferir, mesurar e certificar o material adquirido para equipar as tropas".

Além disso, justifica ainda o despacho sobre este negócio, "os militares cabo-verdianos frequentemente são enviados para o exterior, para efeito de treinamento militar, devendo os mesmos estarem munidos de fardamento de qualidade, internacionalmente certificada".

As Forças Armadas de Cabo Verde contam com um efetivo superior a mais de mil militares no ativo.


Leia Também: Cabo Verde quer apoio do Banco Mundial para quadro legal de gestão da dívida

O Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, dá as boas-vindas ao camarada Fernando Delfim da Silva.

O MADEM-G15, é a casa de todos os guineenses que queiram contribuir positivamente para o desenvolvimento do nosso país.

#HoraTchiga

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

Guiné-Bissau: Conferência de Imprensa da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) sobre situação dos detidos no caso 01 de Fevereiro na Guiné-Bissau.

 Alison Cabral 

Guiné-Bissau: Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo, entrega Materiais doados pela República Popular da China.

 

Radio TV Bantaba 

Veja Também:

@Radio TV Bantaba  Sep 27, 2022  Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo, entrega  Materiais doados pela República Popular da China.☝


Leia Também:


Os apoios da China à Guiné-Bissau, no domínio da cooperação militar, faz-nos recuar ao longínquo ano sessenta,onde destacou-se no apoio na formação dos jovens combatentes e foi dos primeiros países a chegar à frente no fornecimento de equipamentos militares, na longa guerra pela autodeterminação do nosso povo e pela independência da Guiné-Bissau. 

Portanto, somos gratos a China, e se hoje somos um Estado livre, independente e soberano, devemos um vibrante muito obrigado a República Popular da China.

Desde os primórdios da nossa independência, até hoje, a China esteve sempre presente e ao lado da Guiné-Bissau e dos Guineenses nessa outra caminhada rumo ao almejável desenvolvimento e prosperidade.

Os apoios que hoje recebemos para as FARP, em equipamentos pesados para equipar a engenharia militar destinados a realização de obras de grandes envergaduras, viaturas de transporte militar, materiais de escritórios e outros, é uma demonstração inequívoca da amizade que une a China à Guiné-Bissau, e que se reforça e consolida cada vez mais.

A cooperação para o desenvolvimento entre os nossos dois países, nunca cingiu-se apenas no domínio militar, deve -se destacar a formação de jovens quadros em diferentes áreas, construção de infraestruturas importantes onde funcionam a maior parte dos órgãos da soberania, Hospital Militar de Bissau, inestimável apoio no combate a pandemia da Covid-19 que recentemente abalou o mundo, outros apoios pontuais e agora a importante obra rodoviária da estrada que vai ligar Bissau-Safim, ainda em construção.

Esta autêntica parceria para o desenvolvimento, que tem percorrido décadas e que reforça-se no tempo, consubstancia-se num longo e duradouro laços de amizade e solidariedade dos nossos dois povos irmãos.

As nossas FARP, estão hoje melhores equipados e preparados para reforçar a sua capacidade operacional no cumprimento da sua missão primordial que são, assegurar a integridade do território nacional, defender os interesses e os recursos naturais e proteger os cidadãos e os bens do país.

No panorama da cooperação para o desenvolvimento, a nível bilateral, a China sempre esteve entre os maiores e aquele que mais tem despendido importantes ajudas a Guiné-Bissau.
Obrigado ao Governo da República Popular da China e que Deus abençoe a Guiné-Bissau.

2️⃣7️⃣ 0️⃣9️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣