27 de junho de 2019

CIMEIRA CEDEAO: Um avião da ONU está estacionado na placa do aeroporto Osvaldo Vieira. Amanhã, ruma a Abuja e leva a bordo o representante da ONU na Guiné-Bissau e a delegação que o acompanha.

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

Micro, Pequenas e Médias Empresas responsáveis por entre 60% a 70% do total de empregos

Refugiado do Mali, que recebeu formação em design, trabalha em um téxtil
    
Esta quinta-feira, 27 de junho, marca o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas; cerca de 60% a 70% do total de emprego e 50% do Produto Interno Bruto de todos os países são criados por estas organizações.  

Esta quinta-feira, 27 de junho, marca o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas. O tema desse ano é “Dinheiro grande para negócios pequenos: Financiando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS”.

De acordo com o Conselho Internacional para Pequenas Empresas, estas organizações, formais e informais, representam mais de 90% de todas as empresas. Além disso, são responsáveis, em média, por 60% a 70% do total de emprego e 50% do Produto Interno Bruto, PIB.

Importância

Em algumas comunidades, as pequenas empresas que usam os recursos das florestas são essências para sua subsistência, FAO/Giuseppe Bizzarri

Em nota, a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, disse que “são chave para criar os 600 milhões de empregos necessários até 2030 para acompanhar o ritmo do crescimento da população em idade ativa.”

O dia é marcado desde 2017, em reconhecimento ao seu impacto nas economias locais e globais. As Nações Unidas dizem que essas empresas, que geralmente empregam menos de 250 pessoas, “são a espinha dorsal da maioria das economias e desempenham um papel fundamental nos países em desenvolvimento.”

Segundo a organização, “são responsáveis ​​por oportunidades significativas de geração de emprego e renda em todo o mundo” e foram identificadas como “um dos principais impulsionadores da redução da pobreza e do desenvolvimento.”

Também tendem a empregar uma parte maior dos setores vulneráveis ​​da força de trabalho, como mulheres, jovens e pessoas de famílias mais pobres, e podem, às vezes, ser a única fonte de emprego nas áreas rurais.

Tema

Em 2019, o tema do dia é “Dinheiro grande para negócios pequenos: Financiando os ODS”.

A ONU diz que “as empresas menores podem ser ágeis em resposta a um mundo em mudança, mas o seu tamanho também as torna vulneráveis.”

A organização afirma que “o acesso ao financiamento é um obstáculo primário” e que “identificar as oportunidades do mercado internacional e navegar pelos procedimentos relacionados ao comércio pode ser mais difícil do que para os concorrentes maiores.”

Com o objetivo de superar esses desafios, o International Trade Center, uma entidade das Nações Unidas, trabalha na internacionalização de micro e pequenas e médias empresas.

Agenda 2030

Micro, pequenas e médias empresas são vitais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular na promoção de inovação, criatividade e trabalho decente para todos.

As metas 8.3 e 9.3 dos ODS apelam para o aumento do acesso aos serviços financeiros. Além disso, estas empresas são um elemento importante na implementação do ODS 8, de trabalho decente e crescimento econômico, e ODS 9, sobre indústria, inovação e infraestrutura.

news.un.org

O PAÍS - Última hora: Vai haver movimentação de militares dentro de horas!


E forças de ordem pública já estão a ser escaladas para precaução e detenção, tudo é para evitar consumação da tentativa do golpe de Estado, perpetuado por deputados de PAIGC e APU-PDG, na pessoa do Engs Cipriano Cassama, Nuno Nabiam e Califa Saide.

Militares poderão ocupar pontos estratégicos de Capital e forças de ordem pública serão escaladas para cumprir com ordem de detenção dado pelo Ministério Público.

O PAÍS

ÚLTIMA HORA: Desmascarados os planos do Jomav Para a comunidade internacional???

Por: ditaduraeconsenso.blogspot.com

Bissau vive, desde o início da noite, um período de tensão...intencional.

O presidente da República entendeu que levou um "golpe", cometido pelos partidos da maioria parlamentar.

Quer agora, segundo uma fonte do DC, mandar prender o Nuno Nabian, presidente da APU-PDGB, o presidente da ANP, Cipriano Cassama e mais outros dirigentes partidários que há 4 anos lhe fazem frente.

Sabendo do convite formulado ao presidente da ANP, ficou furioso. Foi mandado cortar a electricidade no aeroporto, pondo em risco o voo TAP proveniente de Lisboa.

A cúpula militar está reunida no Estado-Maior General das Forças Armadas. Ninguém sabe como está noite irá terminar. 

JOMAV quer pretextos para não ir à cimeira da CEDEAO, marcada para este fim de semana em Abuja, na Nigéria. 

AAS

ÚLTIMA HORA - O Cipriano Cassama encontra -se na sua casa tranquilo e sereno pedindo calma ao povo guineense


Depois de toda esta confusão de tensão no país, Doka Internacional falou com Cipriano Cassama e este garante que nunca houve da sua parte alguma tentativa de golpe de estado, visto que a sua amizade para com Jomav jamais lhe permitiria um ato deste tipo. 

Cipriano Cassama garante ainda que nunca foi e nunca será sanguínario ao ponto de fazer este povo sofrer. 

Por outro lado  o Cipriano Cassama encontra -se na sua casa tranquilo e sereno pedindo calma ao povo guineense. 

Fonte: dokainternacionaldenunciante.blogspot.com


Parlamento da Guiné-Bissau é o "órgão legítimo" para retirar poderes ao PR - Ramos-Horta - com 54 ou 68 deputados ???

Lisboa, 27 jun 2019 (Lusa) - O antigo representante especial das Nações Unidas para a Guiné-Bissau José Ramos-Horta considerou hoje que a Assembleia Nacional Popular guineense é um "órgão legítimo" ao passo que o Presidente da República já terminou o seu mandato.

No dia em que o parlamento guineense retirou os poderes ao Presidente da República, José Ramos-Horta disse, em Lisboa, que subscreve as preocupações manifestadas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português sobre a crise política no país.

"Guio-me pelas posições dos países da CPLP, em particular as preocupações manifestadas pelo MNE português. Subscrevo interiamente as declarações e preocupações de Portugal nesse sentido, que é o país que mais acompanha de perto a situação na Guiné-Bissau", disse hoje à Lusa Ramos Horta, em Lisboa, à margem do quinto encontro ministerial do g7+.

Sobre a retirada dos poderes pelo parlamento ao Presidente cessante do país, José Mário Vaz, Ramos Horta, antigo chefe de Estado de Timor-Leste, reconhece que a Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau é "o órgão, neste momento, legítimo".

"Foi eleito e é reconhecido internacionalmente. O Presidente da República chegou ao fim do seu mandato", referiu o timorense.

"Alguns constitucionalistas dizem que a única entidade legítima para, interinamente, assumir as funções de Presidente é o Presidente da Assembleia Nacional, mas para além disso não posso comentar", acrescentou o antigo chefe de Estado.

Ramos Horta, laureado com o Prémio Nobel da Paz em 1996 - em conjunto com o então bispo de Díli, Carlos Ximenes Belo -, considerou também que "o ónus parece estar completamente com o Presidente cessante da Guiné-Bissau".

O timorense acredita que a situação pode ser resolvida, através de parcerias com organizações como a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com "os amigos da Guiné-Bissau".

A maioria dos deputados da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau aprovou hoje uma resolução que determina a cessação imediata das funções constitucionais do Presidente da República e a sua substituição no cargo pelo presidente do parlamento.

A resolução que afasta José Mário Vaz, cujo mandato terminou no domingo, foi aprovada por 54 dos 102 deputados do parlamento, ou seja, os deputados do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau, União para a Mudança e Partido da Nova Democracia, que formam a maioria.

A resolução mandata o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, a "tomar as disposições necessárias ao efetivo exercício das suas funções constitucionais".

A crise política continua assim na Guiné-Bissau depois de José Mário Vaz ter recusado por duas vezes nomear para o cargo de primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC, partido mais votado nas eleições de 10 de março.

O vencedor das eleições acabou por indicar Aristides Gomes, nome aceite pelo Presidente, que, no entanto, não nomeou o Governo indicado pelo novo primeiro-ministro até ao dia 23 de junho, dia em que terminou o seu mandato como chefe de Estado, violando assim o prazo estipulado pela CEDEAO para o fazer.

A organização regional vai discutir a situação da Guiné-Bissau na cimeira de chefes de Estado e de Governo, que se realiza no sábado em Abuja, capital da Nigéria, e em que participam José Mário Vaz e o novo primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes.

Domingos Simões Pereira, que acusou na quarta-feira José Mário Vaz de tentar realizar um golpe de Estado, com apoio do Senegal, para nomear um Governo de iniciativa presidencial, viajou para Nova Iorque para discutir a situação do país na Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: DN.PT

MADEM G15 REAGE CONTRA DECISÃO DO PARLAMENTO EM RETIRAR PODERES AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, CUJO MANDATO TERMINOU NO DIA 23 JUNHO.

MADEM ALERTA AS FORÇAS ARMADAS PARA ESTAREM ATENTAS PARA DERROTAR QUALQUER TENTATIVA DE CONSPIRAÇÃO.




Aliu Cande

TENSÃO ALTA NA GUINÉ BISSAU

Por: dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO OU GOLPE DE ESTADO EM CURSO?

A QUALQUER MOMENTO PODEREMOS ESTAR NA ASSISTÊNCIA DE DETENÇÃO DE ALTAS FIGURAS E PERSONALIDADES POLITICAS E ATÉ AO MESMO TEMPO A DETENÇÃO DE ALGUNS DEPUTADOS.

UM CRIME COM FLAGRANTE DELITO.

Reunião com diretor geral de ONU para africa ocidental esta manha na sede UM em Bissau.

Objetivo ouvir o nosso partido sobre atual situação situação política já que a UM é considerado por toda a comunidade internacional como a organização política que defende a legalidade e q se preocupá com bem estar comum, não das pessoas individual.

Consensos sim mais tem q ser dentro das leis do pais!

Es povo cansa dia dismando de políticas!





Câmara Ibo

CONFIRMADO HOJE O GOLPE DE ESTADO PARLAMENTAR

Por Bambaram di Padida 

O Mini-parlamento guineense composto pelo PAIGC, APU-PDGB, PUN e UM - não tinha com que se entreter no parlamento - decidiu encenar aprovação, hoje, dia 27 de Junho de 2019, da substituição interina de Sua Excelência Senhor Presidente da República, José Mário Vaz, por ter completado cinco anos do seu mandato no dia 23 de Junho, pelo Presidente da ANP, Cipriano Cassamá, que não perdeu tempo com a promessa de apresentar, em breve, um Governo para a X.ª Legislatura



É OFICIAL: Ontem, o representante da CEDEAO na Guiné-Bissau, Blaise Diplo, foi portador de uma mensagem do presidente da Comissão da CEDEAO, convidando o presidente da ANP a estar presente na cimeira. Madem e PRS não foram convidados oficialmente. ???

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

Parlamento pede o seu Presidente, Cipriano Cassama para assumir interinamente a Presidência da República


Assim determina a resolução aprovada por uninamidade pela maioria parlamentar no final do debate de urgência sobre o fim do mandato do Presidente da República.

O líder da bancada parlamentar do PAIGC que requereu o debate de urgência, CALIFA SEIDI faz aqui o resumo da resulçâo aprovada por 54 deputados, com ausência dos deputados do Madem G15 e do PRS.

Aliu Cande

Três detidos por furtos em bagagens no aeroporto de Lisboa

PSP deteve suspeitos em flagrante. Terão feito cinco outros assaltos a bagagens e a lojas do aeroporto Humberto Delgado. O trio foi libertado e proibido de frequentar a zona.


Três homens entre os 42 e os 46 anos foram detidos em flagrante no aeroporto de Lisboa por furto em malas de passageiros e de artigos em lojas naquela zona aeroportuária. Segundo o comunicado da PSP, desta quinta-feira, são suspeitos de, pelo menos, cinco outros crimes cujo valor no total ronda os 12 300 euros.

Os suspeitos já andavam a ser vigiados, depois de queixas chegadas às autoridades, e acabaram por ser apanhados em flagrante na última terça-feira com 11 chocolates, 8 copos e uma “coluna Bluetooth”, objetos estes avaliados em 144, 34 euros. Os mesmos suspeitos “estão indiciados em outros cinco furtos ocorridos no presente mês de junho nas gares do aeroporto e cujos artigos perfazem o valor de 12.365,24 euros”, lê-se no comunicado.

Os detidos não têm antecedentes criminais em Portugal, foram presentes ao juiz e libertados. Foram proibidos, no entanto, de contactar entre si e de frequentar o aeroporto Humberto Delgado.

MÁRIO CRUZ/LUSA

observador.pt

Fim do debate de urgência no Parlamento sobre o fim do mandato do Presidente e a indefinição do governo, e adopta a seguinte resolução,,,

Fim do debate de urgência no Parlamento sobre o fim do mandato do Presidente e a indefinição do governo, e adopta a seguinte resolução, sessao emidita do mandato do pr e substituicao interina pelo presidente do parlamento.


                                                    


Aliu Cande 


RESOLUÇÃO DE PARLAMENTO


Parlamento guineense vota Resolução que ordena cessação imediata do mandato de José Mario Vaz e Cipriano cassama passa a assumir função do presidente da República da Guiné-Bissau.




CONFERÊNCIA DE IMPRENSA CONJUNTA - PRS, MADEM G-15, MJ, MBC / LEITURA DE COMUNICADO CONJUNTA - HOTEL LEDGER









Leopold Sedar Domingos / conosaba.blogspot.com

Parlamento: começa o debate de urgencia sobre o fim do mandato do PR e indefinição do Governo.


ANP: Grupo Parlamentar do PAIGC, à frente da maioria parlamentar, apresenta o requerimento solicitando o Debate de Urgência, onde destaca o fim do mandato do Presidente da República e o seu impedimento definitivo em exercer as atribuições constitucionais, apelando, com urgência, para a adoção de uma posição firme do Parlamento. Os deputados do Madem G15 e do PRS que constituem a oposição, ausentaram na sessão dos debates.


Aliu Cande



USE, General do Povo em Audiência com Presidente da Nigéria, senhor Muhammadu Buhari!



Madem-G15/ Diáspora

Última hora - O PAIGC ocasiona investir hoje o presidente da ANP, Cipriano Cassama, como presidente da república interino. O ato da tomada de posse vai ser na ANP e, a cerimónia será realizada pelo Eng. Nuno Nabiam???




Por O PAÍS

CASAMENTO E DIVÓRCIO - As melhores épocas do ano para noivar, casar, ter filhos e se divorciar

A maioria dos indivíduos desconhece que as estações do ano desempenham um papel significativo na toma de decisões cruciais, afetando a nossa saúde física e mental, bem como nossas perspetivas futuras. Incluindo o calendário de feriados.

© iStock

Embora não sejamos iguais, há padrões que se repetem quando se trata de determinar os melhores horários para tomar importantes decisões pessoais e de relacionamento.

Pedir em casamento?

Nos Estados Unidos, quase 40% dos noivados acontecem nos dois meses e meio entre o Dia de Ação de Graças (23 de novembro) e o Dia dos Namorados (14 de fevereiro), de acordo com uma pesquisa realizada com 18 mil pessoas. Dezembro, em particular, é o mês mais popular para pedir alguém em casamento - sendo a data favorita a véspera de Natal.

Um terço dos homens de outro levantamento, que envolveu 10 mil pessoas, disse que dezembro era o melhor momento para pedir as suas namoradas em casamento.

Mas as mulheres parecem não concordar. O mesmo estudo revelou que a data favorita entre as mulheres era o Dia dos Namorados, com 23% dos votos. Infelizmente para elas, a pesquisa constatou que apenas 12% dos pedidos realmente aconteceram nessa data.

Por outro lado, a véspera de Natal (a favorita dos homens) foi a data mais comum, com 31% dos pedidos feitos. A véspera de Ano Novo foi a segunda data mais popular, seguida pelo primeiro dia do ano e depois pelo aniversário de quando o casal se conheceu pela primeira vez.

Embora algumas pesquisas mostrem que o período de festas é o mais popular, não se sabe definitivamente qual é o melhor momento para fazer o pedido - não há evidências claras de que sua data de noivado tenha impacto na qualidade ou na duração do seu casamento. E, infelizmente, tampouco há dados sobre a época do ano em que sua cara-metade tenha maior probabilidade de dizer "sim" ao seu pedido.

E qual é o melhor dia para casar?

E antes que diga 'dia 31 de julho porque depois vem agosto', não, a ciência pelo menos não concorda.

Existem vários fatores a serem levados em conta. Um é o gasto - a época mais popular para se casar nos Estados Unidos é no outono, enquanto que no Reino Unido é no verão e em Portugal se destacam o mês de maio e de agosto. Em 2017, nos EUA, os meses mais populares para casamento foram setembro (16%), junho (15%) e outubro (14%), de acordo com uma pesquisa com 13 mil noivas e noivos do site de planeamento de casamentos The Knot.

Escolher uma data fora desses períodos provavelmente resultará num bom negócio, o que pode ser importante por mais motivos do que sua conta bancária. Um estudo que envolveu três mil casais nos EUA descobriu que aqueles que realizaram a cerimónia de casamento mais barata estavam mais propensos a ter casamentos mais longos.

Depois de analisar dados demográficos e de relacionamento, os investigadores também apuraram que aqueles com casamentos mais duradouros também gastaram menos no anel de noivado.

Adicionalmente, quem se casa entre os 28 e 32 anos tende a continuar junto cinco anos depois, segundo um estudo realizado pelo sociólogo Nick Wolfinger, da Universidade de Utah, nos Estados Unidos.

Analisando dados de mais de 9 mil pessoas, Wolfinger descobriu que "a partir dos 28 anos e antes dos 32 anos, um ano a mais no momento do casamento reduz as chances de divórcio em 11%. No entanto, depois dessa idade, elas aumentam 5% ao ano", diz ele.

A conclusão é basicamente a seguinte: Quando somos jovens, estamos em constante transformação. Sendo assim, casar muito cedo pode levar a tensões ou mesmo fazer com que os cônjuges se distanciem no futuro.

Boom de nascimentos

A melhor época para nascer é em setembro. Curiosamente, setembro também é o mês mais comum para aniversários nos EUA e no Reino Unido.

As crianças britânicas nascidas em setembro tendem a obter melhores resultados nos do que aquelas nascidas em agosto e têm melhores habilidades cognitivas, de acordo com pesquisa do Instituto para Estudos Fiscais, um centro de estudos do Reino Unido. As crianças nascidas em agosto, por outro lado, eram duas vezes mais propensas a ser vítimas de bullying na escola primária, 20% mais propensas a ter qualificações vocacionais do que a académicas aos 16-18 anos, e 20% menos propensas a frequentar uma universidade de primeira linha.

Hora de dizer adeus

Nos EUA, um estudo realizado no Estado de Washington descobriu que havia dois picos de pedidos de divórcio, em março e em agosto. A razão por trás disso, dizem os responsáveis pela pesquisa, é que os casais esperam pelo final das férias acabarem para comunicar a separação. Os períodos de descanso são "momentos carregados simbolicamente" quando o pedido de divórcio é muitas vezes visto como inadequado, explicam. Ou talvez seja mesmo impraticável, pois os advogados de família também estão fora do escritório.

Mas, uma vez que todos estão de volta à rotina do trabalho, os pedidos de divórcio aumentam. A razão pela qual o pico pós-inverno acaba adiado até março, sugerem os autores, é que os casais podem demorar um pouco para arrecadar o dinheiro necessário para contratar um advogado; adicionalmente os períodos de festa como Natal e Ano Novo sugestivos da união familiar acabam por inibir o intuito de levar a separação avante.

NAOM

Para se ter sucesso na vida, não podemos poupar esforços, ou ficar esperando caírem oportunidades do céu, por isso Umaro Sissoco Embalo sempre esta bem desposto para bem estar do seu povo.


  
 







Mutaro Djalo 

UMARO SISSOCO EMBALO - A CAMINHO DE ABUJA PARA A CIMEIRA DA CEDEAO




Umaro Sissoco Embalo

CAFÉ - Quer emagrecer? Beba café, muito café. A ciência explica

Café, e o seu composto principal a cafeína, pode estimular a chamada 'gordura boa' e ajudar na perda de peso.


A costumados que estamos às notícias sobre os males que o consumo de gordura e café podem causar, algumas descobertas científicas recentes sobre o controlo de peso podem surpreender: a primeira, que existe um tipo de gordura no corpo que, quanto mais, melhor; a segunda, que tomar café pode ser benéfico ao ajudar essa gordura a entrar em ação, contribuindo para a perda de peso - para alguns investigadores, uma aposta no combate à obesidade, como revela a BBC News.

De acordo com um artigo científico de investigadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, publicado nesta semana no periódico Scientific Reports. Um novo estudo analisou os efeitos de uma chávena de café na gordura castanha em humanos, um tipo de tecido descoberto recentemente em adultos e que, diferente da gordura mais famosa, a branca, é inversamente proporcional ao peso - ou seja, pessoas obesas tendem a apresentar menos gordura castanha no corpo e as mais magras, mais gordura desse tipo.

Também diferente da gordura branca, que armazena energia, a castanha queima calorias. Enquanto a branca está em todo o corpo, como na barriga e abaixo da pele, a castanha está em camadas mais profundas, na região do pescoço e do coração.

Outra característica dessa gordura recentemente confirmada em adultos é seu papel fundamental no controlo da temperatura do corpo, aquecendo-o e aumentando a atividade no frio.

"Era apontado o papel da gordura castanha na termorregulação no corpo dos bebés, que precisam de se adaptar a temperaturas diferentes do ambiente intrauterino", explica José Carlos de Lima Júnior, médico e investigador pós-doutorado em biologia vascular na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Brasil, em declarações à BBC. "Mas, nos últimos dez anos, a gordura castanha ganhou muito destaque depois de pelo menos três grupos de pesquisa detetarem que esta existe nos adultos".

"Este tipo de gordura tornou-se assim o 'Santo Graal' na busca por tratamentos para obesidade", diz Lima Júnior.

Pimenta e café

Os autores da pesquisa publicada na Scientific Reports testaram o papel da cafeína em duas frentes: uma, colocando uma dose em contacto com células in vitro; já na outra, administraram a nove voluntários saudáveis uma saqueta de 1,8g de café instantâneo dissolvido em 200ml de água e depois observaram alterações corporais através de exames de imagens.

As células mostraram atividade metabólica aumentada, como no consumo de oxigénio e abundância de proteínas. Nos indivíduos, a região do pescoço registou um aumento da temperatura, o que segundo os autores indica também mais atividade numa região que coincide com a presença da gordura castanha.

"Juntos, esses resultados demonstram que a cafeína pode estimular as funções da gordura castanha (...) e que esta tem o potencial de ser utilizada terapeuticamente em humanos adultos", diz um trecho do artigo.

Os autores dizem ainda que, na literatura, já houve diversos trabalhos que associaram o consumo de cafeína à perda de peso, mas nenhum analisou especificamente este papel na gordura castanha.

"Este é o primeiro estudo a determinar que os efeitos estimulatórios da cafeína (...) observados in vitro podem ser traduzidos em humanos adultos após a ingestão de uma dose de café comummente consumida".

Lima Júnior diz que muitos investigadores têm apostado no papel que os alimentos e alguns compostos naturais podem ter para estimular a gordura castanha, apesar de ser incerto ainda o alcance real da dieta - por exemplo: O quanto de café precisaria de ser ingerido para que isso de fato tivesse impacto no tratamento da obesidade?

Ainda assim, os investigadores britânicos salientam no artigo publicado a recomendação da ingestão de entre quatro a cinco chávenas de café por dia para estimular a gordura castanha e o metabolismo, queimando assim mais energia.

NAOM

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS - Farmacêutica dificulta acesso a medicamento para salvar portadores de VIH

A organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) acusou hoje a farmacêutica Gilead Sciences de não ter cumprido a promessa de tornar acessível um medicamento que combate uma infeção mortal em pessoas portadoras do vírus da imunodeficiência humana (VIH).


"Há um ano, a Gilead anunciou uma iniciativa de acesso que prometia preços mais baixos para a anfotericina B lipossomal (L-AmB) em 116 países em desenvolvimento, mas, até à data, o medicamento permanece inacessível na maior parte deles", explicam os MSF, em comunicado.

A nota refere que o medicamento só foi registado em seis dos 116 países e que mesmo nesses "não está disponível a um preço acessível".

Segundo explicam os Médicos Sem Fronteiras, o fármaco é "altamente eficaz quando usado em combinação com outros medicamentos para tratar a meningite criptocócica, que é a segunda maior causa de morte de pessoas que são portadoras de VIH.

"Este medicamento foi recomendado pela Organização Mundial de Saúde como tratamento preferencial, com benefícios de segurança e menos efeitos colaterais", indica a organização.

A meningite criptocócica é uma infeção fúngica grave do cérebro e das membranas circundantes, que causa cerca de 15% das mortes relacionadas com o VIH.

Segundo dados dos MSF, esta infeção mata anualmente mais de 180 mil pessoas, sendo que 75% das quais vivem na África Subsaariana.

A organização é responsável por programas de tratamento do VIH em vários países, nomeadamente a República Democrática do Congo, Índia, Maláui, Myanmar e África do Sul.

NAOM

DIRETO com O General Umaro Sissoco Embalo - Resposta às acusações proferidas numa Conferência de Imprensa do Presidente do PAIGC, Eng. Domingos Simões Pereira.




Por Sarathou Nabian

STRANHO! Um líder ku tira partido de 67 Deputados pa 47.

Por Inussa Dafé Mané

Da Presidência de República a um simples militante, ku ka pertence nim um órgão de partido, ou seja, ku de qual se militância e dúbio propi.

Um líder Kuka soube cria paz dentro de partido, ku parti pa rotura.

Ku pega primatura e da a um simples membro de comitê central, ku de qual se militância e duvidoso, ignorando toda estrutura superior de partido.

Ku de qual se próprio erros estratégicos obrigal da lugar de primeiro Vice-presidente de ANP à um partido pikinino.

Ku ignora jovens brilhantes de partido, e, e indica à cabeça de lista de deputados de Nação pa partido só pessoas idosas e mal preparados.

Ku ignora inclusão de pelo menos 35% de mindjeris na lista de concorrentes a cargo de deputado de Nação.

*Sika teimosia de DSP kuma gora PAIGC na volta tene ba maioria absoluta 74 deputados, 47+27.

JOBI, jovens de PAIGC, bo “IABRI ALAS” PA SUBSTITUI DSP BOH, ina kaba ku PAIGC, consequentemente ina caba ku Guiné-Bissau, parcim propi kila kici missão.

KADA HOMI TEM SE TEMPO!