domingo, 8 de outubro de 2017

Guiné-Bissau reuniu-se com ministros da cultura da UEMOA


SEYLLOU SEYLLOU / AFP

Terminou no sábado 7 de Outubro, em Lomé no Togo, a Reunião do Conselhos dos Ministros da Cultura da UEMOA.

A Reunião do Conselhos dos Ministros da Cultura da UEMOA terminou no sábado 7 de Outubro no Togo, na cidade de Lomé. Durante três dias os ministros da Cultura da UEMOA analisaram afincadamente a situação da Cultura dos oito países-membros desta instituição.

O objectivo principal deste encontro é sintonizar e criar o clima de diálogo de intercâmbio cultural de experiências que possam promover a cultura dos países-membros da UEMOA.

A Guiné-Bissau foi representada pelo ministro da Cultura e dos Desportos, Tomás Gomes Barbosa. O ministro falou da importância desta reunião, sem esquecer de falar da situação socio-política guineense.

RFI

MAIS UM RECENSEAMENTO NA FUNÇÃO PÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU


Ministério da Função Pública inicia na segunda-feira, dia 09 deste mês, recenseamento de quatro mil funcionários públicos, cujos salários foram suspensos pelo Governo.

De acordo com uma fonte governamental, o recenseamento abrangerá o interior do país, terá a duração de uma semana e visa corrigir a diferença de banco de dados entre o ministério da Função Pública e o das finanças.

A fonte de Notabanca adianta que a Função Pública não dispõe de vários dados dos trabalhadores e, só os funcionários já identificados através de listas enviadas pelos respetivos ministérios serão recenseados.

Os funcionarismos do Palácio da República e da Assembleia Nacional Popular, não serão abrangidos no recenseamento.

Recordamos que, o Governo suspendeu salários do mês de setembro de mais de sete mil funcionários públicos, sem nenhum aviso prévio.

Notabanca; 08.10.2017

Comunicado.:


Assistimos mais uma vez declaração dos ditos grupo dos 15, em nome do partido fundado por imortal Amílcar Lopes Cabral PAIGC, vamos ver como funciona órgão representativo máximo do PAIGC:

1- O presidente do PAIGC é o órgão representativo máximo do partido, que coordena e assegura a sua orientação permanente, velando pelo seu funcionamento harmonioso e pela aplicação das deliberações dos órgãos nacionais, tem assento em todos os órgãos do partido e preside o Bureau político e o secretariado Nacional.

2- No exercício das suas funções, o presidente do partido é coadjuvado por três vice-presidentes, eleitos pelo congresso, Sob sua proposta.

Nesse caso quaisquer que seja comunicado por dirigentes inexistente que fala em nome do partido fundado por imortal Amílcar Lopes Cabral. é um comunicado inexistente!

Fonte: PAIGC De imortal Amílcar Lopes Cabral

PALAVRA DE SR. ALBERTO MBUNHE NAMBEIA...


Juro por Deus, juro por meus pais e juro por minha honra que não descansarei enquanto viver até que tenha libertado a minha pátria da instabilidade;

Esta terra há de ser um dia maior em África;

Ao enfrentar as situações impossíveis, as pessoas que amam o seu país podem mudá-lo;

Não pergunte o que seu país pode fazer por você, pergunte-se o que você pode fazer por seu país;

Patriotismo é tratar de fazer da Guiné-Bissau um país de proprietários e não de proletários;

Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la. - NAMBEIA


Fonte: Prs Bissau 

Opinião - SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÃO – DA TEORIA À PRÁTICA


Nos últimos trinta anos, a Guiné-Bissau tem apresentado baixa taxa de alfabetização, baixa taxa de crescimento económico, baixa taxa de natalidade, devido à alta taxa de mortalidade.

Quais são as razões desses indicadores negativos?

Os indicadores, geralmente, dependem da forma como fizemos o diagnóstico relativamente à produção interna. No entanto, numa perspetiva econômica pode-se interrogar, o que a Guiné-Bissau, efetivamente, produz? Qual é o setor económico mais produtivo? Quais são as suas potencialidades?

O crescimento económico guineense tem apresentado, fundamentalmente, como marco, em termos de contribuição setorial, 70% dos produtos exportados são provenientes da castanha de caju; o que corresponde a 60% do PIB; e os restantes 40% são repartidos entre os demais setores da atividade económica.

Ao nível sub-regional, a Guiné-Bissau, além de uma localização geoestratégica privilegiada – Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) – integra um mercado de 15 países, com cerca de 380 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto a rondar os 675 mil milhões de dólares.

Ora, numa lista extensa de caminhos apontados pelas diferentes teorias económicas ao favor do crescimento económico, a “substituição de importação” é o “mais indicado” e adaptável à realidade guineense, devido à disponibilidade de recursos humanos e naturais.

E, por conseguinte, em virtude da entrevista concedida pelo ALIKO DANGOTE – “maior empreendedor da África Subsaariana” – reservada às agências Bloomberg e Reuters, na qual, o multimilionário nigeriano, anunciou o seu plano de investimento na Europa e nos Estados Unidos na ordem de 50 mil milhões de dólares USD… Perguntado sobre as potencialidades africanas, respondeu indicando às 4 dicas essenciais aos empreendedores africanos:

  1. Assegurar o fornecimento permanente de produtos e serviços.
  2. Não colocar em causa as conquistas alcançadas no mercado.
  3. Ter paixão pelo trabalho.
  4. Estimular sempre gosto pelo sucesso.

Todavia, à título de péssimos exemplos africanos – ALIKO DANGOTE – considera que, tendo em conta o elevado défice de infraestruturas (Estradas, Edifícios, Pontes, etc.) com que os países da África Ocidental enfrentam, “não faz sentido os países africanos continuarem a importar CIMENTOS, devido às condições favoráveis para a produção local de CIMENTOS. Razão pela qual a sua companhia tem apostado e investido neste setor, nomeadamente, no Togo e, futuramente, no Senegal”.

Por outro lado, enalteceu que mesmo no seu país de origem – NIGERIA – quase “todos” os agentes económicos se dedicam ao setor petrolífero, à semelhança do que acontece na Guiné-Bissau, em relação ao setor de caju, que, na sua ótica, devia ser evitado apostando-se na diversificação da atividade económica.

Contudo, a temática de “substituição de importação” não é propriamente um “assunto novo”, na medida em que foi abordado e implementado nos países da América Latina, designadamente no Brasil (baseadas nas teorias económicas fundamentadas pelos estudiosos do desenvolvimento económico, como Celso Furtado i.e.).

Portanto, a implementação da “substituição de importação” requer, em termos práticos, uma mobilização ao nível nacional: do governo, do setor privado, do setor financeiro, da juventude, das mulheres, entre outros agentes económicos. Por quanto, essa medida económica pressupõe uma forte dinâmica interna, aliada ao incentivo à cultura do “consumo endógeno” de produtos locais e a valorização de produtos e marcas locais…

Infelizmente, no mercado de consumo guineense não tem havido uma rigorosa e sistemática promoção da produção interna, o que prejudica sobremaneira o empreendedorismo nacional.

Mãos à obra empreendedores!

Setembro, 2017.

//Santos Fernandes
Radiojovem