quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Em entrevista exclusiva à DW, o ministro guineense dos Transportes diz, no entanto, que a aeronave arrestada e que está a gerar polémica em Bissau veio da Gâmbia e aterrou "em conformidade com as regras internacionais".

 Bissau: Governo diz que "pouco se sabe" sobre avião suspeito

O "avião-mistério", um Airbus-340, no aeroporto de Bissau.
Por dw.com  10.11.2021

Em entrevista exclusiva à DW, o ministro guineense dos Transportes diz, no entanto, que a aeronave arrestada e que está a gerar polémica em Bissau veio da Gâmbia e aterrou "em conformidade com as regras internacionais".

O caso do avião suspeito arrestado em Bissau ganhou contornos preocupantes nas últimas horas. A Comissão Especializada do Parlamento guineense diz que o Airbus-340 retido em Bissau aterrou sob as ordens do Presidente da Guiné-Bissau. Contactada pela DW, a Presidência guineense escusou-se a reagir à acusação.

Já o Ministro dos Transportes, Augusto Gomes, diz que "pouco se sabe" sobre a aeronave, incluindo quem deu ordem para a sua aterragem, mas garante que tudo aconteceu "em conformidade com a aviação civil internacional".

Em entrevista exclusiva à DW África, o ministro afasta ainda rumores de ligações ao tráfico de droga neste caso.

DW África: O que se sabe sobre o airbus estacionado no aeroporto de Bissau?

Augusto Gomes (AG): Sabe-se muito pouco ainda sobre a aeronave. O Governo está num processo de averiguação para saber o que se passa.

DW África: O Governo já tem informações de como é que o avião chegou a Bissau e de quem é que deu ordens para a sua aterragem?

AG: No respeito de tudo o que é o procedimento da aviação civil internacional, uma aeronave a sobrevoar um espaço pode, querendo, ou estando confrontada com a necessidade de aterragem, pedir autorização [para o efeito]. Foi em conformidade com esse princípio que a aeronave aterrou em Bissau.

DW África: Saiu de onde?

AG: Da República irmã da Gâmbia.

General Umaro Sissoco Embaló

DW África: Foi o Presidente que deu ordem para a sua aterragem?

AG: Não sabemos ainda quem terá sido. O pedido de sobrevoo e aterragem foi feito pela tripulação da aeronave, respeitando as regras internacionais.

DW África: E os tripulantes?

AG: Isso é uma questão que se irá ver a seguir e é objeto dessa averiguação.

DW África: Está-se a colocar esta questão ligada ao tráfico de droga no país. É verdade, há alguma ligação?

AG: Ninguém ainda sabe e não tem nada a ver com a questão do tráfico de droga.

DW África: Está a ser vigiada pelos militares?

AG: Está no aeroporto, está sob a autoridade aeroportuária.

DW África: Quando é que o Governo pensa ter informações concretas?

AG: Com o amadurecimento do processo de averiguação.


Veja Também:

SOBRE O AVIÃO RETIDO NO AEROPORTO OSVALDO VIEIRA, AS AUTORIDADES INVESTIGAM ...RTP AFRICA REPORTER

ANP: maioria dos deputados ausentaram e a Sessão parlamentar suspensa

 
Por: Ussumane Baldé  Capgb.com

A sessão da assembleia nacional popular (ANP) foi suspensa esta quarta-feira 10-11-2021, por falta do quórum dos deputados devido a ausência da maioria dos deputados que suportam o governo liderado por Nuno Gomes Nabiam.

A sessão de hoje contou apenas com a presença de 43 deputados das quais trinta e seis (36) pertencem a bancado do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), quatro da Assembleia do Povo Unido, Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU/PDGB), um do Movimento para Alternativa Democrata (MADEM G15) e, um da União para Mudança (UM), o facto que levou a vice-presidente da ANP Adja Satu Camará Pinto invocou segundo regimento que a plenária não não reúne número suficiente dos deputados para a sessão e ordenou a suspensão da seleção para amanhã 11 do mês corrente.

A sessão de hoje previa a discussão e votação do projeto do estatuto do antigos combatentes e apresentação, discussão e votação do projeto-lei de alteração do decreto- lei 1/86,de 15 de março que fixa o regime jurídico de apresentação dos antigos combatentes.

É de salientar que ontem os deputados votaram em unanimidade a proposta do aumento salarial aos antigos combatentes que no orçamento do ano 2022 consta 110.000 francos CFA por, para ano 2023, 130.000 francos CFA e 2024 serão pagos 150.000 francos CFA, com possibilidade de aumentar se caso o governo concordasse com um dos pontos que consta no caderno reivindicativo do UNTG aumento salário mínimo de 100.000 francos CFA na função pública guineense.

Os ministros do Interior e dos Transportes e a diretora da Polícia Judiciária (PJ) guineenses deverão ser ouvidos no parlamento na quinta-feira sobre o avião arrestado após aterrar em Bissau em circunstâncias por esclarecer...

Por  LUSA  10 nov 2021

Os ministros do Interior e dos Transportes e a diretora da Polícia Judiciária (PJ) guineenses deverão ser ouvidos no parlamento na quinta-feira sobre o avião arrestado após aterrar em Bissau em circunstâncias por esclarecer, disse hoje fonte parlamentar.

Segundo a mesma fonte, a Comissão Especializada para a Defesa e Segurança do parlamento da Guiné-Bissau deverá ouvir o ministro do Interior, Botche Candé, o ministro dos Transportes, Augusto Gomes, e a diretora da PJ, Teresa da Silva.

O avião, um Airbus-340, chegou a Bissau no dia 29 de outubro e desde então tem estado parado na zona militar da pista do aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

Relatos da imprensa guineense indicam que a Autoridade de Aviação Civil, seguindo ordens do Governo, interditou a descolagem do avião, sem indicar os motivos.

Ainda segundo a imprensa guineense, a tripulação do avião, um piloto, um copiloto e um mecânico, saíram da Guiné-Bissau três dias depois, deixando o aparelho fechado na pista.

Em declarações na terça-feira no parlamento, o deputado José Carlos Monteiro, do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15) e que preside à Comissão Especializada para a Área da Defesa e Segurança, afirmou que é preciso "imputar responsabilidade, porque o avião não pode entrar no país sem que se saiba o que trouxe e os que o trouxeram saíram do país".

O deputado falava no hemiciclo depois de na segunda-feira ter realizado juntamente com outros membros daquela comissão uma visita ao aeroporto para se inteirar do assunto.

"Fomos ao aeroporto, com os elementos da minha comissão, e fomos recebidos pelo presidente do Conselho de Administração da Autoridade de Aviação Civil. Disse-nos que na verdade o avião está arrestado", afirmou o deputado.

O deputado referiu que o presidente do Conselho de Administração da Autoridade de Aviação referiu aos responsáveis da comissão que recebeu um pedido de aterragem no aeroporto Osvaldo Vieira de um avião proveniente da Gâmbia e que o "pedido foi feito pelo chefe de gabinete do Presidente da República".

"Ele fez-nos ver que a Autoridade de Aviação Civil só dá anuência para aterragem e descolagem do avião, autorizaram a aterragem. A revista do avião já não é com eles e como era um pedido da presidência foi aceite", afirmou o deputado, citando a resposta do responsável da aviação civil.

"O pedido da Presidência da República referia que o avião vinha cá fazer uma manutenção", disse.

O deputado precisou também que a bordo vinham três pessoas, nomeadamente um piloto, um copiloto e um mecânico, e que os três foram transportados para um hotel da capital e que já não se encontram no país.

"Os três já não se encontram no país, foram tirados do país. É complicado", disse o deputado, partilhando as informações recolhidas junto do presidente da Autoridade de Aviação Civil.

O deputado José Carlos Monteiro explicou que a comissão ainda está a trabalhar no caso.

"Estamos a tratar de um país em que todos nós dissemos não pode haver corrupção, que estamos a lutar contra droga, estamos a lutar contra o trafico de armas, lutamos para que haja legalidade e justiça para toda a gente", afirmou.

O deputado disse também que o presidente da Autoridade de Aviação Civil está a ser "pressionado" e que recebe telefonemas de todos os lados.

"Disse-nos que não tem medo de ninguém, mas estamos preocupados. Não se pode colocar uma pessoa num trabalho de vigiar o país e quando faz o seu trabalho é alvo de ameaças. Isso não é bom", afirmou.

O Governo da Guiné-Bissau anunciou na terça-feira a criação de uma comissão interministerial para esclarecer as circunstâncias da aterragem do Airbus-340 no aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

A comissão será composta pelos ministros do Interior, Defesa e Transportes, que a preside, e gabinete do primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, e deverá apresentar um relatório sobre o caso até sexta-feira.

MSE/MB // VM

Lusa/Fim

Eletricidade e Água da Guiné-Bissau - Comunicado

 

Eletricidade e Água da Guiné-Bissau - EAGB

EAGB- Electricidades e Águas da Guiné-Bissau, vem por meio desta comunicar a todos os seus estimados clientes que, na sequência da avaria ocorrido no dia 12 de Setembro de 2021, irá efectuar no próximo  Domingo, dia 14 de Novembro do corrente mês, das 08h00 as 18h00 uma corte geral da energia eléctrica,  para efectuar  os trabalhos de reparação  do cabo unpolar danificado.

Pedimos a vossa compreensão.

A Visão da Política ! - (...), um dia antes de Empossamento do novo Presidente da República de Cabo-Verde na cidade da Praia 09 de Novembro 2021, o Chefe do Estado Guineense foi entrevistado pela Mídia Cabo-verdiana;

 
10 de Novembro 2021.

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

FALTAS DE RESPEITO DA RTP E AGÊNCIA LUSA À GUINÉ-BISSAU E AOS GUINEENSES.

Tráfico de droga : TRIBUNAL DECRETA PRISÃO PREVENTIVA PARA IVAN SAMPAIO, LUCAS ROCHA E UM EX-CAPITÃO DE EXÉRCITO

Por Jorge Herbert 

FALTAS DE RESPEITO DA RTP E AGÊNCIA LUSA À GUINÉ-BISSAU E AOS GUINEENSES.

Porque não interessa a RTP e à RTP África informar ao público que os dois detidos no mais recente processo de captura de droga na Guiné-Bissau são luso guineenses e um deles é alto funcionário da TAP na Guiné-Bissau. Importa sim dizer alguns detidos são militares e polícias.

O Ivan Sampaio é luso guineense e tralhador da TAP (segunda pessoa na hierarquia de Chefia na TAP na Guiné-Bissau).

Outro susoeito detido, o Lucas Rocha, também é luso guineense. Porém, não interessa a RTP informar ao público que 2 os detidos são luso guineenses e um deles é alto funcionário da TAP na Guiné-Bissau.

Porque a própria empresa TAP não está ela também em investigação?! Temos ideia de quantos funcionários da TAP estão envolvidos nessa trama?

Ainda, no recente processo de tráfico de ouro, diamante e droga, em que foram já detidos 10 militares portugueses, até hoje não se conheceu a identidade desses militares (como deve ser!), sabendo apenas que estão envolvidos personalidade da elite militar portuguesa... No entanto, com os militares guineenses, no mesmo dia das detenções, todo o mundo ficou a saber que se tratava de Bubo Na Tchuto e Papà Camará!

Anós propi ku ta seta falta rispitu, utrus Honórios Barretos inclusive ta colabora ku el, as vezes té ku mintida contra sé iermons i sé terra.

Jorge Herbert

Facebook remove anúncios de saúde, raça, sexo, religião e política

© Reuters

Notícias ao Minuto  10/11/21 

A Meta, nova designação da 'holding' que controla a empresa de redes sociais Facebook, anunciou que vai remover publicidade sensível relacionada com saúde, raça ou etnia e orientações políticas, religiosas ou sexuais.

Agora, os anunciantes podem dirigir-se a pessoas que tenham expressado interesse em assuntos e figuras públicas ou organizações relacionadas com esses temas.

Esta informação é obtida através do seguimento da atividade do utilizador no Facebook, Instagram e outras plataformas que a empresa possui.

Por exemplo, quem tenha expressado interesse pelo tema 'casamento entre pessoas do mesmo sexo' pode visualizar um anúncio de uma organização sem fins lucrativos que apoie o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Mas a classificação pode ser mal utilizada e a Meta, designada antigamente por Facebook, tem estado sob intenso escrutínio dos reguladores e do público, para limpar a sua plataforma de abusos e manipulação de informação.

A Meta Platforms Inc. avançou, em texto divulgado no seu blogue, na terça-feira, que a decisão "não foi fácil" e admitiu que "esta mudança pode ter um impacto negativo em algumas empresas e organizações".

O vice-presidente da Meta para marketing e publicidade, Graham Mudd, escreveu que alguns parceiros da empresa tinham "expressado preocupações sobre o fim das opções, devido à sua capacidade de gerar mudança social positiva, mas outros compreenderam a decisão de as retirar".

No seu texto, acrescentou ainda que, "como muitas das decisões (tomadas na Facebook), esta não foi uma escolha simples e obrigou a uma ponderação de interesses divergentes, onde houve argumentos para ambas as direções".

A empresa, baseada em Menlo Park, no Estado da Califórnia, teve uma receita de 86 mil milhões de dólares em 2020, devido em grande parte às suas opções de publicidade dirigida.

Em 2019, a Facebook anunciou que iria alterar o seu sistema de publicidade dirigida para prevenir discriminação no acesso à habitação, ao crédito e ao emprego, como parte da resolução de um processo judicial mais vasto.

Na ocasião, organizações não-governamentais, como a União Americana para as Liberdades Civis (ACLU, na sigla em Inglês) foram autorizadas a testar o seu sistema, para procurar detetar eventuais discriminações.

CMB: LARÁPIOS DE LUÍS INTCHAMA EM AÇÃO?

Por Bambaram di Padida 

A equipa do actual Presidente da CMB, Luís Ntchama, que nós elogiamos, há dias, aqui neste blogue, continua a extorquir dinheiro aos moradores dos bairros populares da capital, através de falsos “avisos de taxa de ocupação” assinados por um tal Samuel J. Sá.

 A demanda não tem nenhum enquadramento administrativo e oficial. Os larápios de Luís Intchama visam apenas às casas junto a estrada, com estabelecimentos comerciais fixos, tentando confundir e intimidar os moradores com a cobranças absurdas de “taxas de licença comercial” e “taxa de ocupação”. Duas ordens, portanto, que nunca se influenciaram na Guiné-Bissau.

Atenção: vamos correr com estes gatunos senão, qualquer dia não poderemos arrendar nem anexos nas nossas humildes e precárias habitações.