quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Este é o motivo por que um de seus olhos um dia amanheceu assim!

Por curapelanatureza.com.br

 Você sabia que, segundo a medicina natural, os vasos sanguíneos em seus olhos podem dizer muito sobre nossa saúde?

Eles são capazes de revelar problemas decorrentes do nosso estilo de vida pouco saudável, como dieta inadequada, consumo excessivo de álcool e falta de atividade física.

A medicina natural acredita que, quando esses vasos estão muito vermelhos, além da relação com hábios pouco saudáveis, isso pode ser um sinal de um problema mais sério, como um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Portanto, se perceber que seus olhos têm vasos sanguíneos inchados ou dilatados, você deve consultar o seu médico, pois isso pode ser um sintoma de um problema no coração ou de um AVC.

Mas nada de desespero.

Pois, como dissemos, também pode ser devido a um estilo de vida desregrado.

Ah, e também pode ter relação com um derrame ocular.

Todos nós temos a chance de em algum momento sofrer um derrame ocular que, posteriormente, desaparece sem motivo em poucos dias.

No entanto, inexplicavelmente há um número de pessoas que sofrem frequentemente derrames oculares, situação que preocupa grandemente essas pessoas, porque elas não têm conhecimento da causa dessa anomalia.

No entendimento da medicina natural, derrames oculares geralmente estão estreitamente relacionados com o coração, principalmente se ocorrem muitas vezes no olho esquerdo.

Não é, na maioria das vezes, um problema grave.

Claro que é preciso investigar junto a um bom médico.

Porém é fato que esse tipo de derrame é causado ​por uma sobrecarga no coração.

Essa sobrecarga pode ter sido motivada por causa do estresse ou algum esforço físico.

Muitas vezes também são o resultado de emoções e golpes da vida fortes reprimidos, o que afeta significativamente a parte física.

Comumente as pessoas com derrame ocular guardam para si mesmas seus problemas e pressões emocionais.

Deve observar que o coração é um órgão de vital importância e é também o lar de nossas emoções e sofrimento.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, o tempo para reconstituir a função cardíaca é de 11 a cerca de 13 horas.

É preciso, portanto, relaxamento físico e mental.

Não é coincidência que o coração seja relacionado ao amor, pois ele está também intimamente relacionada com a família e relacionamentos.

É ele que assimila as boas e as más notícia chocante, além dos traumas que vivemos em certos momentos de nossa vida.

Como podemos evitar um derrame ocular

Se quisermos evitar derrames nos olhos, é importante cuidar do coração.

A alimentação deve ser preferencialmente vegetariana, já que esta é mais benéfica para o coração.

É sabido que alimentos como carne vermelha, salsicha, presunto, mortadela e gorduras saturadas são extremamentos prejudiciais a esse órgão.

O sal comum também é muito ruim.

É necessário também evitar a utilização de estimulantes como álcool, cigarro e outras drogas.

Existe a possibilidade de ajudar o nosso coração com terapias naturalistas como a ioga, a homeopatia ou os florais de Bach.

Tomar banho frio é muito saudável para o coração.

Não podem faltar atividades físicas, como uma caminhada na praia ou na praça/parque.

Faça check-ups periódicos com o seu cardiologista para avaliar a saúde de seu coração.

E é muito importante também visitar um oftalmologista regularmente para fazer exames de vista pelo menos de dois em dois anos.

O Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embaló presidiu hoje a reunião extraordinária do Conselho Superior de Defesa Nacional


Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O Presidente da República, General de Exército Umaro Sissoco Embaló visitou hoje as instalações do Palácio do Governo após a tentativa de Golpe de Estado no passado dia 01 de Fevereiro.



Leia Também:

Ataque à sede do governo: PRESIDENTE SISSOCO EMBALÓ PEDE UMA INVESTIGAÇÃO TRANSPARENTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO


Odemocratagb.com
O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, pediu ao Ministério Público que faça uma investigação transparente sobre o ataque de terça-feira (01.02.2022) à sede do governo, perpetrado por um grupo de homens armados.

O chefe de Estado disse que não vai obstruir o processo de investigação em curso, mas apela ao Ministério Público a fazê-lo de forma transparente.

Umaro Sissoco Embaló fez esse apelo depois da visita às instalações do governo, palco de tiroteio na última terça-feira, na qual disse ter-se deslocado ao palácio do governo para se inteirar do “ nível do drama” que o Estado guineense viveu, durante o assalto à sede do executivo.   

“O ataque visava liquidar o chefe de Estado e todos os membros do executivo, em pleno Conselho de Ministros”, afirmou e disse que é preciso as pessoas evitarem provocações de autodefesa, porque até ao momento ninguém foi acusado pela comissão de inquérito, através das instituições vocacionadas nessa matéria.

“É preciso termos em consideração que morreram 11 guineenses, jovens inocentes, por estarem a defender o Presidente da República escolhido pelo povo guineense para dirigir os destinos da Guiné-Bissau por um período de cinco anos, tendo apenas dois anos no poder”, frisou, indicando que essas pessoas deveriam ter reivindicado a sua saída do Palácio da República, usando os mecanismos legais. 

“Se o tivessem feito, juntaria as minhas coisas e pediria a minha demissão e do governo para que mais ninguém morresse no país. Sempre dizia que o Presidente Nino Vieira seria o último chefe de Estado morto no poder, e assistimos ao teatro que esses homens fizeram. Dizer que aquilo era tudo uma montagem…quero agradecer às forças da defesa e segurança pelo papel desempenhado, assumindo um papel republicano”, enfatizou.

Umaro Sissoco Embaló disse ter consciência que desde que assumiu as funções do chefe de Estado, nem todas as pessoas conformaram-se com essa situação. 

Confirmou aos jornalistas que estava  no Palácio do governo, numa sala  com a porta aberta, quando os homens armados entraram e invadiram o perímetro do complexo governamental e que só mais tarde foi retirado de lá pelas forças  republicanas e levado para uma viatura.

“Isto é para terem a noção que o poder é divino. Não estou aqui para responder a quem quer que seja. Tenho fé em Deus e deposito tudo nele. Se um dia morrer é porque assim quis o destino”, disse. 

O chefe de Estado considerou “lamentável” os acontecimentos de 01 de fevereiro, porque “ninguém tem o direito de tirar a vida a outra pessoa, usando pessoas inocentes”.

“O poder é conquistado nas urnas. Quem quer chegar ao poder deve trabalhar para consegui-lo nas urnas, não desta forma brutal”, salientou.

“É lamentável o que aconteceu no dia um do mês em curso. Colocamos o nome da Guiné-Bissau na boca do mundo, isso não é bom para os filhos da Guiné-Bissau. É  triste ver  as pessoas a manifestarem com a morte de outras pessoas. Mesmo se Umaro Sissoco Embaló morresse no ataque, haveria outras pessoas que iriam continuar o processo de desenvolvimento. Quem Deus não deu poder, nunca será Presidente da República da Guiné-Bissau”, afirmou. 

Questionado sobre o estado de saúde do Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, Umaro Sissoco Embaló disse que Biaguê Na N´Tan está em Barcelona (Espanha) em tratamento médico como qualquer outra pessoa.

Por: Aguinaldo Ampa

CEDEAO alerta para "tendência perigosa" de contágio dos golpes de Estado

© Lusa

Notícias ao Minuto  03/02/22 

O presidente da organização da África Ocidental alertou hoje para uma "tendência perigosa" de "contágio" de golpes de Estado em África, após uma tentativa falhada na Guiné-Bissau há dois dias e quatro bem-sucedidos desde agosto de 2020.

No seu discurso na abertura da cimeira extraordinária dos líderes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que se realiza hoje em Acra, o chefe de Estado do Gana, Nana Akufo-Addo, afirmou que a reunião "incidirá sobre as ameaças emergentes na (...) região, decorrentes da interferência militar no Mali, e que o contágio está a influenciar a Guiné [Conacri] e o Burkina Faso".

O líder ganês e presidente rotativo da CEDEAO recordou a tentativa falhada de golpe de Estado na Guiné-Bissau, na passada terça-feira, e aplaudiu o Presidente daquele país, Umaro Sissoco Embaló, "por manter as instituições democráticas da República".

Akufo-Addo alertou que esta é uma "tendência perigosa", que deve ser enfrentada "coletiva e resolutamente, antes de varrer toda a região", depois de o Mali ter sofrido dois golpes de Estado desde agosto de 2020, de ter ocorrido um outro na Guiné-Conacri (em setembro de 2021) e mais um no Burkina Faso, a 24 de janeiro.

"Estes desenvolvimentos desafiam o modo de vida democrático que escolhemos", acrescentou o líder, cujo país detém a presidência rotativa do bloco regional de 15 nações, observando que esta é uma questão de "grande preocupação".

A CEDEAO realizou uma cimeira virtual extraordinária a 28 de janeiro, para analisar a situação no Burkina Faso após o golpe de Estado dias antes, na qual os seus líderes decidiram suspender a participação do país nas suas instituições e enviar duas missões - uma militar e uma ministerial - à capital daquele Estado, Ouagadougou, para falar com os autores do golpe de Estado.

Os militares tomaram o poder no Burkina Faso, no dia 24 de janeiro, após um tiroteio do dia anterior em vários quartéis, em Ouagadougou e outras cidades, incidentes que foram inicialmente descritos como um alegado motim para exigir melhoria das condições nas Forças Armadas.

O golpe foi confirmado depois de membros da junta militar terem aparecido na televisão estatal RTB a anunciar que tinham deposto o Presidente Roch Kaboré, bem como outras medidas, tais como a dissolução do governo e do parlamento e a suspensão da Constituição (que foi parcialmente restaurada a 31 de janeiro).

"Esperamos que as nossas deliberações forneçam decisões informadas, que possam inverter uma trajetória política deteriorada na nossa região, caracterizada por recuos democráticos e pela fragilidade dos nossos sistemas de segurança", afirmou hoje Akufo-Addo

Na reunião extraordinária de hoje, os chefes de Estado e de Governo da CEDEAO examinarão também os desenvolvimentos na Guiné-Conacri e no Mali.


Leia Também: A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decidiu hoje não impor sanções ao Burkina Faso pelo golpe de Estado do passado dia 24 de janeiro, mas pediu uma "transição curta" e a libertação do deposto Presidente Roch Kaboré.

Cimeira da CEDEAO com Mali, Guiné-Conacri, Burkina Faso e Guiné-Bissau na ementa

Logótipo da CEDEAO, com sede em Abuja na Nigéria. DR

Texto por:  Liliana Henriques  RFI  03/02/2022 

Os dirigentes da CEDEAO reúnem-se hoje em cimeira em Accra para abordar a situação dos países da região que foram abalados por golpes de Estado, o Mali, a Guiné-Conacri e o Burkina Faso, que sofreu um golpe na semana passada, assim como a desestabilização ocorrida na passada terça-feira na Guiné-Bissau que causou pelo menos 11 mortos, segundo fontes governamentais.

Depois de 4 golpes consumados no espaço de apenas 18 meses, a começar pelo Mali, onde se deu um primeiro golpe em 2020 e em seguida em Maio do ano passado, na Guiné-Conacri no passado mês de Setembro e, por fim, no Burkina Faso há uma dezena de dias, a situação deste último país deveria ter um espaço importante nas discussões dos líderes da Comunidade Económica dos Estados da África do Oeste que analisam hoje as conclusões das missões militares e ministeriais efectuadas nos últimos dias no país.

No caso do Burkina Faso, trata-se de saber se vão ser aplicadas novas sanções ao país, para além da sua suspensão já efectiva dos órgãos da CEDEAO. Também suspensos estão o Mali e a Guiné-Conacri, estes países tendo sido igualmente alvo de outras sanções, tais como o encerramento das suas fronteiras com os seus vizinhos, bem como o embargo sobre as transacções comerciais e financeiras com esses países. A situação desses países palco de instabilidade política mas igualmente de violências jihadistas devem ser analisadas nesta cimeira.

Em declarações públicas ontem, o presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, que não vai estar presente na cimeira, alertou sobre a necessidade de a CEDEAO encontrar soluções face à instabilidade regional. “Preocupa-nos a instabilidade que se verifica na região. Em 18 meses tivemos três golpes de Estado e uma tentativa falhada, mas que não deixa de mostrar instabilidade, insegurança e tentativa de fragilização, ainda mais, das instituições democráticas” declarou o chefe de Estado cabo verdiano.

José Maria Neves disse igualmente que a região "tem ainda outros desafios, como o terrorismo e o narcotráfico que devem ser considerados" e que, na sua óptica, deve haver uma “melhoria da governação para que haja políticas públicas consistentes, orientadas para a solução dos problemas das pessoas, para o desenvolvimento sustentável da nossa região e se garantir a paz, a tranquilidade, em toda a região e em todo o continente africano”.

Referindo-se a um dos outros assuntos que também está na mesa das conversações, a Guiné-Bissau que acaba de ter palco na terça-feira de um assalto contra o Palácio do governo quando lá se encontrava o chefe de Estado a presidir um Conselho de Ministros, um ataque em que morreram pelo menos 11 pessoas, o Presidente de Cabo Verde que no próprio dia do sucedido emitiu uma nota de repúdio, não deixou de dar conta da sua preocupação e da necessidade de recolher mais elementos sobre o que aconteceu. “Estamos a aguardar mais esclarecimentos relativamente aos contornos, aos meandros da tentativa de golpe de Estado. O nosso apelo é para que a gestão do pós-golpe se faça com a necessária contenção para se evitar mais violência”, apelou.

De referir que este acto de desestabilização foi condenado em vários quadrantes, nomeadamente pela própria CEDEAO, como pela união Africana, a ONU e vários países como a França, Portugal, o Brasil e São Tomé e Príncipe. Em declarações públicas na terça-feira à noite, o Presidente guineense disse que se tratou de uma tentativa de golpe de Estado, algo "bem preparado e organizado e que poderá também estar relacionado com gente relacionada com o tráfico de droga” e que quem o perpetrou queria matá-lo a ele, ao Primeiro-Ministro e aos membros do governo.

No fundo, remanescente de um explosivo de RP17 que ainda não explodiu, aliás vi dois!

Visitei palácio de governo, o palco da tentativa de golpe de Estado, pode se ver ainda os sinais claras da violência a qual acho que, o lugar  por agora, não tem condições para trabalho, aliás os vestígios da sangue e da balas ainda estão visíveis e não foram retiradas e creio que aguardem a perícia!

Por Carlos Sambu

Ministério da Administração Pública comunica a retoma dos trabalhos a partir de amanhã (03.02.2022).


 Aliu Cande

O PAÍS ESTÁ DE LUTO

Por Malam Mendes  

De salientar que nos Estados Moderno o poder é alcançado somente nas Urnas e não pelo contrário!

Udjo de Lupa classifica acontecimento de ontem de um ato COVARDE e que tem como propósito a SUBVERSÃO da ORDEM CONSTITUCIONAL.

Condenamos energicamente toda ação ou comportamento que ponham em causa a vida humana e que corroe os alicerces do Estado Democrático de Direito. posto isto apelamos a Quém de direito, neste caso  Tribunal Militar a instauração o mais breve possível dum inquérito SÉRIA E CÉLERE à fim de traduzir os presumíveis atores a bara de JUSTIÇA.

Udjo de Lupa ainda aproveita essa oportunidade para enderessar as suas sentidas condulencias à família enlutada.

VIVA:

República da Guiné-Bissau;

Aos que tombaram em difesa do Estado e Democracia.

Obs : povo unido nunca será vencido!

Pelo menos 9.000 espécies de árvores no mundo ainda não foram descobertas

Crédito da imagem: PURDUE UNIVERSITY IMAGE
paginajournal.com 

Já se perguntou quantas espécies de árvores vivem em nosso planeta? Agora temos a resposta..

Novo estudo diz que existem cerca de 73.300 espécies de árvores no mundo hoje.

O estudo, que foi publicado na revista PNAS, é o resultado de um projeto mundial de três anos que contou com cerca de 73.000 espécies de árvores no planeta.

Este artigo destaca a complexidade dos ecossistemas terrestres, ao mesmo tempo em que enfatiza como a biodiversidade florestal é particularmente vulnerável às mudanças induzidas pelo homem, desde o uso da terra até as mudanças climáticas, sendo as espécies raras as mais vulneráveis.

Obter esse nível de informação, no entanto, não é tarefa fácil. Existem inúmeros aspectos em jogo, alguns dos quais relacionados a recursos financeiros, alguns a logística, outros a pesquisas de campo e ainda outros a questões de taxonomia.

Para resolver esses obstáculos, os pesquisadores começaram compilando os bancos de dados mais abrangentes de espécies de árvores florestais.

Aproximadamente 40 milhões de árvores representando 64.000 espécies foram identificadas durante este projeto de mapeamento. Foi realizado por 150 cientistas de todo o mundo como parte da Global Forest Biodiversity Initiative (GFBI).

Usando inteligência artificial e o supercomputador do Forest Advanced Computing and Artificial Intelligence Laboratory (FACAI) da Purdue University, em Indiana, os pesquisadores executaram análises estatísticas complicadas com base nessa primeira conclusão.

Após essas investigações e cálculos, os especialistas concluíram que nosso planeta tinha cerca de 73.300 espécies de árvores, o que é 14% a mais do que é conhecido atualmente.

De acordo com essas descobertas, ainda existem 9.000 espécies desconhecidas, com 40% delas talvez na América do Sul, notadamente nos biomas da Amazônia e dos Andes de “pradarias, savanas e matagais” e “florestas tropicais e subtropicais”. Aproximadamente 3.000 dessas espécies são raras, nativas do continente e vivem em regiões tropicais e subtropicais.

“Combinamos conjuntos de dados individuais em um enorme conjunto de dados global de dados em nível de árvore”, disse Jingjing Lian, um dos coautores. “Cada conjunto vem de alguém indo a uma floresta e medindo cada árvore – coletando informações sobre as espécies de árvores, tamanhos e outras características. Contar o número de espécies de árvores em todo o mundo é como um quebra-cabeça com peças espalhadas por todo o mundo. Resolvemos juntos como uma equipe, cada um compartilhando sua própria peça.”

COMUNICADO DO GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU

Face aos trágicos e atrozes acontecimentos de ontem(01/02/2022), onde um grupo armado ainda por identificar, com recurso a violência extrema tentou por força das armas subverter a ordem constitucional, colocando em perigo cidadãos inocentes e ceifando à vida de onze pessoas, o Governo da Guiné-Bissau, que tenho a honra de Chefiar, lamenta profundamente as mortes e feridos graves, assim como condena sem reservas o recurso à força das armas, como meio de ascender ao poder, que se conquista e legitima-se por via do voto popular.

Aos familiares daqueles que tombaram em defesa da Legalidade, Democracia e do Estado de Direito Democrático, queremos nesse momento de dor profundo, manifestar a nossa solidariedade e pesar, enviando as nossas mais sentidas condolências. A Pátria não vos esquecerá.

As funcionárias e funcionários públicos que têm o seu Ministério no Palácio do Governo, e que foram violentados com toda aquela crueldade,  envio em nome de toda a equipa que dirijo, votos de coragem, consolo, e que as imagens dos momentos horríveis de tensão, medos e incertezas , vividos ontem,  sejam rapidamente ultrapassados. Acreditem, dias melhores virão.

A nossa população em geral, aos estrangeiros que vivem entre nós, aos empresarios e investidores, empresas, Comunidade Internacional, asseguramos o total regresso a normalidade, e de que existe um controlo pleno a nível de segurança em toda a extensão do território nacional.

GOVERNAR PARA TODOS

0️⃣2️⃣ 0️⃣2️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣✔

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Nó misti pa tudo presidentes sai ku alegria ku Jomav sai ku el, pabia i foi purmeru presidente ku n’terga si substituto faixa.

Por Jorge Herbert

Turpessa di pubis, pubis ku dibi sintadau nel.

I ka bu amigos ku armas ku ta sintandau nel.

Si pubis ka sintandau na si turpessa, ka bu turmenta misti sinta a força, pabia ku força k é na bim lokotiu di lá...

Nó cansa dja golpes.

Nó cansa dja burgunhu brancos, hora k é puntanu, “Antam ké mas ku na passa na bu terra? Antam abos bó ka capaz nam di n’tindi n’utru?!”

Bó dissa cultura di matchundadi. Abós mé na diáspora nó tené tarbadju, nó fidjus tené skola, nó ta intchi stangu parmanhã, di tardi ku di noti, pabia di kila k utrus ta pega toca bos palmo, hora k bó kunsa santchundadi, sim pensa na sé iermons ku mininus ku na passa mal na terra...

Nó misti paz ku desenvolvimento di nó terra. Nó kansa dja bó matchundadi!

Nó misti pa sedu povo ku na julga presidente ku governante, na cada fim di si mandato.

Nó misti pa tudo presidentes sai ku alegria ku Jomav sai ku el, pabia i foi purmeru presidente ku n’terga si substituto faixa.

Nó misti odja utru imagem suma es k n’pui li, não kil imagens ku nó odja aós, ku dananu mas nome na boca di mundo...

Mamã Guiné purda bu fidjus!

Jorge Herbert