domingo, 20 de maio de 2018

Pode parecer loucura, mas existem absorventes de pum. É só colá-lo na roupa íntima e ele irá absorver o odor dos gases que você soltar.


Fatos Desconhecidos


PM AFIRMA QUE OS PARCEIROS ATÉ A DATA NÃO DISPONIBILIZARAM NENHUMA VERBA PARA ELEIÇÕES


Aristides Gomes deu hoje a sua primeira grande entrevista a alguns órgãos de comunicação social. Falou de tudo um pouco, a crispação política no país, as medidas do Governo para resolver problemas que afectam a vida da população e sobretudo lançou um alerta sobre a falta de verbas para a realização de eleições legislativas marcadas para Novembro deste ano.

O Primeiro-ministro Aristides Gomes afirmou que as eleições de 18 de novembro estão a ser preparadas com serenidade. Mas lamentou que até ao momento, apenas o Governo guineense avançou com a verba de 2 dos 7 milhões de euros previstos para custear o pleito.

Os parceiros internacionais prometeram apoios, mas até a data não disponibilzaram nenhuma quantia da verba necessária, ainda que haja da parte guineense esperança de que os apoios chegarão.

O chefe de Governo guineense, abordou algumas medidas de fundo que têm estado a tomar. Nas Finanças Públicas, por exemplo, apontou para a continuação do saneamento financeiro, que vai desembocar na restruturação de empresas estatais

Ele sublinhou a necessidade de um controlo rigoroso das receitas do Estado, das Alfândegas aos impostos, chegando até, por exemplo, às propinas escolares.

Aristides Gomes admitiu que a campanha do caju começou mal, mas pode vir a melhorar com medidas a ser posteriormente adoptadas pelo Governo.

O fornecimento de energia à população é que não terá rápidas melhorias, tendo em conta o elevado custo de produção , a gestão deficitária da empresa, bem como a precariedade da rede que é muito antiga.

Talvez em finais de 2019 a situação possa melhorar com a chegada da energia, produzida na barragem de Kaleta na Guiné-Conacri.

Preocupado com o clima de crispação política que ainda se vê no país, o Primeiro-ministro da Guiné-Bissau pediu racionalidade na actuação dos agentes do Estado e públicos,assim como chamou a atenção para a neutralidade necessária dos orgãos da comunicação social, numa altura em que se aproxima o período de campanha eleitoral.

Sobre a greve da UNTG(União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau), Aristides Gomes afirmou ter dificuldades em compreender a racionalidade da mesma. Segundo ele, é tudo fruto da excessiva politização das instituições na Guiné-Bissau. Os sindicatos têm de dizer se querem ou não que haja eleições em Novembro,concluiu Aristides Gomes.

Conforme RFI, na próxima semana, Aristides Gomes vai efectuar um périplo por seis países da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).

Por Notabanca

Togo: Chefes do Estado-Maior da CEDEAO debatem estabilidade da região

Lomé - Os chefes do Estado-Maior da Comunidade Económica dos Estados da África do Oeste (CEDEAO), reunidos em Lomé, desde quinta-feira, tomaram importantes decisões relacionadas com a Força de espera da organização (FAC) e as missões de paz na Gâmbia e na Guiné-Bissau, noticiou a Xinhua.

Trata-se da definição da composição e do equipamento da FAC, assim como o reforço dos meios das forças armadas da Gâmbia e da Guiné-Bissau, onde a CEDEAO impôs toda à sua força para restabelecer a ordem constitucional e manter a estabilidade sócio-política.

Essas decisões foram tomadas no termo da 38ª reunião ordinária do Comité dos chefes do estado-maior da CEDEAO que terminou quinta-feira, em Lomé, a capital togolesa.

A reunião debateu questões de segurança regional e as novas orientações relativas as missões de paz da CEDEAO, nomeadamente na Gâmbia e na Guiné-Bissau.

De igual modo, os trabalhos permitiram aos altos responsáveis das forças armadas da organização regional trocar experiências sobre o apoio a conceder à força do G5 Sahel e da Força multinacional mista da Bacia do Lago Tchad, na luta contra o grupo terrorista Boko Haram que, desde a sua base na Nigéria, leva a cabo ataques aos países da CEDEAO.

Fonte: angop.ao/angola/pt_pt

SÓ PARA OS CORAJOSOS - Vai mergulhar? Piscinas e jacuzzis são "oceanos sem fim" de doenças

Pela sua saúde pense duas vezes antes de dar um mergulho, avisa um novo estudo realizado pelo Centro de Controlo e de Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos.


Entre 2000 e 20014, o CDC registou a ocorrência de mais de 493 surtos de viroses que tiveram inicio nas chamadas ‘águas recreativas’, o que terá resultado na incidência de mais de 27 mil doenças e em oito mortes.

Em quase um terço desses surtos, as infeções foram rastreadas até às piscinas de unidades hoteleiras ou privadas, a jacuzzis e a spas, de acordo com a CDS. Sobretudo nos hotéis, as piscinas foram sem dúvida as grandes culpadas, apesar de 65 dos casos terem tido inicio em jacuzzis e em spas.

Dos surtos com causa confirmada, a vasta maioria – 94% - devia-se ao contacto com agentes patogénicos, enquanto que os restantes terão sido provocados por químicos.

O cryptosporidium, que é um parasita que causa diarreia e outros problemas gastrointestinais, provocou 212 epidemias e mais de 21,700 doenças durante aquele período de 14 anos. Este vírus geralmente dissemina-se quando alguém nada e está com diarreia, colocando outros nadadores em risco de engolirem água contaminada.

Já a legionela, responsável pela incidência da doença do legionário semelhante à pneumonia, foi responsável por 57 surtos e pelo sucedimento de 624 patologias. Estima-se que pelo menos seis das oito mortes tenham ocorrido em sequência da legionela. Os pseudomonas, que resultam naquilo que é comummente conhecido por ouvido de nadador e em erupções cutâneas, fomentaram 47 surtos e 920 infeções.

O mesmo estudo aponta que estas epidemias foram mais significativas nos meses de junho, julho e agosto, apesar de terem ocorrido também durante o resto do ano, ainda que em menor quantidade. Os investigadores envolvidos alertam a população para que evite frequentar águas estagnadas, nomeadamente piscinas, às quais comparam a "oceanos sem fim" de doenças. 

O que tem a dizer? Ainda vai mergulhar?

NAOM

MEDICAÇÃO CASEIRA - Gengibre reduz os vómitos e “pode salvar vidas”, aponta investigação

O alimento é apontado como potencial medicamento para a gastroenterite.


A morte por desidratação, que se deve em grande parte pelo vómito, alcança números bastante elevados. Por isso, quando um grupo de cientistas descobriu o ‘poder’ do gengibre para contrariar tal problema, a ideia de que o gengibre pode salvar vidas ganhou atenção, apresentando-se de forma bem sustentada.

A gastroenterite tem como consequência um vómito constante e de risco para o organismo, a par de febre e diarreia. Avança o The Independent que esta é uma doença que afeta qualquer criança até aos 5 anos de idade, que a experiencia uma a duas vezes por ano, o que faz desta a segunda causa de morte mais comum em crianças pré-escolarizadas, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Quando o consumo de água não é suficiente, o gengibre surge como benéfico para solucionar o problema, baixando a severidade e frequência do vómito com uma eficácia 20% superior aos medicamentos para este efeito o seu efeito anti-inflamatório parece ter relevância. Mesmo que se beba água, o gengibre deve também ser consumido já que o vómito traz outras consequências para o organismo além da desidratação como o expulsar de qualquer alimento que é consumido.

NAOM

BIZARRO - Aparentemente as mulheres procuram apenas por uma coisa num parceiro...

O que espera encontrar num potencial parceiro amoroso? Apostamos que não é isto! Pelo menos conscientemente.


Basta uma espreitadela a uma das muitas aplicações online destinadas a encontros amorosos para entender que mesmo as menos esquisitas de nós ainda têm alguns critérios dos quais não abrem mão.

Um bom sentido de humor, gostar de animais, ser um homem de família, um bom salário – o barómetro parece ser amplo e variado.

Ou é?

Aparentemente, as mulheres em específico procuram por uma coisa e por uma coisa apenas quando procuram o tal – e provavelmente ‘o quê’ vai dar-lhe a volta ao estômago.

De acordo com um estudo inédito, aquilo que nos faz optar por um parceiro amoroso e não por outro, não tem nada a ver com um bom sentido de humor ou com a aparência física, bem pelo menos não da maneira que está a pensar. 

O que as mulheres querem?

Aparente e supostamente querem alguém que se pareça com o irmão ou irmãos. O quê? Sim, isso mesmo.

A pesquisa inusitada que foi publicada no periódico The Evolution and Human Behaviour, pediu às participantes que olhassem para centenas de fotografias de homens e que as classificassem de acordo com as semelhanças faciais que partilhavam.

Os cientistas incluíram na amostra fotografias dos parceiros e dos irmãos das voluntárias. Note-se que cada voluntária só reconhecia o seu próprio companheiro e irmão nas imagens, tendo a maioria identificado inadvertidamente semelhanças entre homens que tinham essa relação de parentesco. 

Os investigadores detetaram existirem “provas claras de semelhança perceptual entre as imagens faciais dos parceiros e dos irmãos das mulheres em questão”.

“Os resultados apurados não são a regra para todas as mulheres, mas denotámos que regra geral os parceiros masculinos tendem a parecer-se com os irmãos”, afirmou a coordenadora do estudo, Tamsin Saxton, em declarações à publicação The Independent.

Tamsin sugeriu ainda que “a familiaridade parece ser atrativa”, o que significa que as pessoas tendem a sentirem-se atraídas por indivíduos com aspeto, ideias, interesses e gostos semelhantes, “o que poderá justificar a tendência estranha que registámos”, explicou.

Sente-se menos repugnada ou nem por isso?

NAOM

ONU: Indústria e agricultura devem ser prioridades na reunião do BAD

A analista económica com o pelouro de África nas Nações Unidas destacou a inovação na indústria, a agricultura e a mobilização dos recursos internos como temas fundamentais para a reunião do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), em Busan.


"Reuniões como a que o BAD vai realizar na Coreia do Sul providenciam aos governos dos países africanos uma oportunidade para debater os assuntos mais importantes para o desenvolvimento de médio e longo prazo das suas nações", disse Helena Afonso à Lusa, antecipando os temas em debate na reunião dos governadores do BAD, que começa segunda-feira em Busan, na Coreia do Sul.

O "fomento da inovação na indústria, o desenvolvimento da agricultura ou a mobilização de recursos domésticos" são alguns dos temas destacados pela economista, que salienta também o facto de as reuniões incluírem "representantes da sociedade civil, académicos e setor privado".

A reunião dos governadores do BAD tem como tema 'Acelerando a Industrialização de África', e decorre num contexto de crescimento fraco no continente e de dívida pública excessiva, que aliás foi um dos temas em destaque nos Encontros da Primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, e que é também vincado por Helena Afonso.

"O crescimento das economias em África neste e no próximo ano deverá situar-se nos 3,6% e 3,9%, respetivamente, apoiado num aumento dos preços das matérias-primas e maior crescimento global, mas este ritmo de crescimento encontra-se bastante abaixo dos níveis necessários para erradicar a pobreza extrema, conforme estipulado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável", salienta a economista.

Entre as principais tarefas urgentes para a generalidade dos países africanos está "aumentar o potencial de crescimento do médio prazo. Urge também atender às vulnerabilidades que se estão a formar em muitos países, sobretudo no que se refere à dívida pública, e atender às várias crises humanitárias no continente", concluiu a analista económica responsável por África nas Nações Unidas.

A dívida pública nos países africanos tem subido de forma significativa nos últimos anos, tendo atingido, em média, um rácio de 50% face ao PIB, o que é considerado demasiado elevado face às necessidades de despesas de investimentos em infraestrutura na generalidade destes países.

Os Encontros Anuais, seguindo o modelo dos Encontros da Primavera do FMI e do Banco Mundial, são uma das maiores reuniões económicas do continente, juntando chefes de Estado, acionistas de referência no setor público e privado e académicos e parceiros para o desenvolvimento.

O BAD tem projetos em curso nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) de mais de 2 mil milhões de dólares, segundo números desta entidade, devendo usar as reuniões para avançar no projeto de criação de um instrumento de financiamento específico para os países lusófonos africanos.

NAOM

Há pelo menos 7 pessoas no mundo que se parecem exatamente com você.


Fatos Desconhecidos


SABOTAGEM & Cia, Lda. ???

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.sn

- José Mário Vaz tem dito e reafirmado que o Aristides Gomes "não é o meu primeiro-ministro, mas da CEDEAO";

- O ministro dos Negócios Estrangeiros "está ao meu serviço e não do primeiro-ministro (Aristides Gomes)";

- Amanhã, eu reunião extraordinária do Conselho de Ministros, o PAIGC avançará os nomes dos governadores regionais;

- Representante da CEDEAO, Blaise DIPLO, será convidado para as reuniões entre o PAIGC e PRS, tudo para evitar sabotagens;

— CEDEAO não vai retirar as sanções impostas a 19 guineenses, pelo menos até às eleições previstas para Novembro. As sucessivas falhas no cumprimento do Acordo a isso obriga. Casa roubada, trancas à porta...AAS

O Ex - Presidente Interino do PRS IBRAIMA SORI DJALÓ desistiu da sua intenção de ingressar nas fileiras do Pseudo Partido APU de Nuno Nabiam. Mantem- se RENOVADOR e fiel aos ideais de KUMBA YALA.

Fonte: Plataforma Lantanda Guine

ATLÉTICO DE BISSORÃ SAGRA-SE CAMPEÃO NACIONAL DA SEGUNDA DIVISÃO

O Atlético Clube de Bissorã sagrou-se campeão nacional da segunda divisão de futebol ao vencer hoje, 19 de maio 2018, o Clube Recreativo de Gabú por duas bolas a uma, em jogo disputado no Estádio Lino Correia, em Bissau.

As duas equipas do interior do país defrontaram-se esta tarde na qualidade de vencedoras do grupo A [Bissorã] e B [Gabú] do campeonato nacional da segunda divisão, numa assistência significativa dos adeptos que estavam concentrados na bancada A. O Presidente da Federação de Futebol e a Diretora-Geral do Desporto, assistiram o jogo.

Logo no início do jogo, os atletas da equipa de leste praticaram um futebol tático, ou seja, trocaram a bola de maneira organizada. No minuto 16 da primeira parte do jogo, camisa 4 da equipa de Gabú, Iancuba Cissé, marcou o primeiro golo da partida, através de um belo remate na grande área da equipa de Bissorã.


Retomando a segunda parte do jogo, os rapazes do Norte, desdobraram-se e conseguiram quebrar ataque da equipa de Gabú, controlando completamente o jogo. No minuto 52, camisa 18 da equipa nortenha, Ansute Mané, igualou o placar, através de um contra-ataque muito rápido. A partir deste minuto, os atletas da equipa de Bissorã, tornaram-se mais ativos em termos do ataque junto à baliza adversária e no minuto 75, camisa 11 da equipa nortenha, Malam Mané, ampliou o resultado por 2 – 1.


Depois da entrega da taça à equipa vencedora do campeonato, o Presidente da Federação do Futebol da Guiné-Bissau, Manuel Irénio Nascimento Lopes, vulgo Manelinho, assegurou que o campeonato nacional da segunda divisão decorreu de forma “muito organizada”, e considerou de positivo a época desportiva 2017/2018.

Nesse sentido, o responsável da federação de futebol guineense, informou que a sua instituição já criou mecanismo para a premiação do primeiro lugar do campeonato da segunda divisão, neste caso, Atlético de Clube de Bissorã, sem, no entanto, revelar o montante do prémio.

Para o Treinador Adjunto de Atlético Clube de Bissorã, Braima Camará, a sua equipa estava muito preparada para ganhar este final, concretizando assim o objetivo preconizado e a valência que lhes levou a liderar o grupo A do campeonato da segunda divisão.

Por outro lado, o Treinador de Clube Recreativo de Gabú, Calilo Mané, disse que a sua equipa entrou muito bem no jogo, o que permitiu marcar o primeiro golo da partida. Calilo admitiu que a partir do 25 minutos de jogo,  a equipa adversária cresceu na jogada.

“Na segunda parte do jogo, o nosso avançado lesionou-se e a equipa adversária aproveitou da lacuna e cansaço dos jogadores, que estavam de jejum, marcando dois golos”, contou Calilo Mané. 

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: Marcelo Na Ritche
OdemocrataGB

“INSTALAÇÕES DE CABO SUBMARINO EM FIBRA ÓPTICA ACE JÁ ESTÃO EM CURSO NO PAÍS”

A informação consta na nota de imprensa do sindicato de base das empresas Guiné Telecom e Guinetel que foi entregue hoje Notabanca. De acordo com a nota, as novas infraestruturas de comunicação vão facilitar a Guiné-Bissau, em parceria com Banco Mundial a ligação internacional. 

No documento lê-se, o projecto prevê a criação de um consórcio para a gestão das infraestruturas, permitindo a entrada de capital dos operadores multinacionais na área das telecomunicações.

Ainda, Notabanca soube que existe alguns estrangulamentos com o Banco Mundial. Porque a instituição bancaria aconselhou ao Governo para não assinar acordo de parceria com o grupo Publenis.

Fonte: Notabanca; 19.05.2018

A maior família do mundo vive na Índia. São 39 esposas, 94 crianças, 14 enteadas e 33 netas, ou seja, 180 pessoas no total.


Fatos Desconhecidos


GALERIA DE FOTOS - Casamento real: Príncipe Harry e Meghan Markle

Milhares de pessoas concentraram-se junto à capela de S. George no Castelo de Windsor para testemunhar o casamento real entre o príncipe Harry, filho mais novo de Lady Di e a estrela de Hollywood, Meghan Markle.

Principe Harry olha para a sua noiva Meghan Markle no momento em que ela chega acompanhada do Príncipe de Gales à capela de S. George, no Castelo de Windsor. 19 de Maio 2018

Actriz americana Meghan Markle chega à capela de S. George no castelo de Windsor para casar com o príncipe Harry, Duque de Sussex. 19 de Maio, 2018.

Príncipe Harry e Príncipe William chegam à cerimónia de casamento , na capela de S. George no castelo de Windsor. 19 de Maio, 2018.

A duquesa britânica de Cambridge, Catherine, e a amiga de Meghan Markle, a estilista canadiana Jessica Mulroney, seguram as anjinhas à porta da capela de S. George no castelo de Windsor, onde o príncipe Harry e Meghan Markle se casaram. 19 de Maio de 2018

O príncipe Harry e Meghan Markle durante a cerimónia de casamento na capela de S. George no castelo de Windsor, arredores de Londres, Inglaterra. 19 de Maio 2018.

Meghan Markle à saída do Hotel Cliveden House, para o seu casamento na capela de S. George, no castelo de Windsor, com o Príncipe Harry, em Taplow, Inglaterra. 19 de Maio, 2018.

Príncipe Harry caminha com o seu padrinho e irmão mias velho, o Duque de Cambridge, à chegada da capela de S George, no castelo de Windsor, par ao seu casamento com Meghan Markle. 19 de Maio 2018.

Meghan Markle com a sua mãe, Doria Ragland, a caminho da capela de S. George, onde Markle casou com o Príncipe britânico Harry, em Taplow. 19 de Maio 2018


Príncipe Harry olha para a sua noiva, Meghan Markle, que chega acompanhada pelo Príncipe de Gales e pai de Harry, Carlos, na capela de S George, no castelo de Windsor. 19 de Maio 2018.


Rainha Isabel II chega à capela de S. George, no castelo de Windsor para o casamento do seu neto Harry com a ex actriz Meghan Markle. 19 de Maio, 2018.

Meghan Markle arrives at St George's Chapel at Windsor Castle for her wedding to Prince Harry, May 19, 2018.

O Príncipe de Gales e duquesa de Cornwall


Príncipe Harry e Meghan Markle  

Meghan Markle conduzida para a capela de S. George no castelo de Windsor. 19 de Maio 2018

VOA