27 de abril de 2020

José Maria Neves analisa crise política na Guine -Bissau e as relações internacionais em tempos do Covid - 19

A crise política na Guine- Bissau é o tema abordado pelo antigo chefe de governo de Cabo Verde, na sua crónica de hoje. José Maria Neves analisa os feitos históricos do país de Amílcar Cabral, as relações com Cabo Verde e o reconhecimento, em tempos do Covid - 19, do Umaru Sissoko Embaló como presidente da República pelas organizações internacionais. «Do meu ponto de vista, a solução dos problemas da Guiné-Bissau passa pelos próprios guineenses. ’Por mais quente que seja a água da fonte, ela não cozerá o teu arroz’, já tinha dito Amílcar Cabral», parafraseou José Maria Neves.

Para o ex - Primeiro - ministro de Cabo Verde, os principais protagonistas políticos terão que sentar-se em torno de uma mesa de reconciliação nacional, em busca de acordos e consensos fundamentais, que lhes permitam refundar o estado, garantir a paz e a estabilidade, reconstruir o país, abrir os caboucos e lançar os alicerces do desenvolvimento político-institucional e económico. «O povo da Guiné-Bissau merece esse ’sacrifício’ da sua elite política», conclui. Confira o conteúdo do artigo a seguir, também publicado na página de facebook de José Maria Neves. 


GUINÉ-BISSAU E A ILOGICIDADE DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS EM TEMPOS DO COVID 19

Tenho uma grande amizade e simpatia pelo povo da Guiné-Bissau.

Gosto do seu crioulo, da sua comida, da sua música, das suas gentes, da sua tremenda beleza paisagística, da sua fina generosidade e sincera irmandade para com os caboverdianos.


Sempre que visitei aquele país irmão senti-me emocionado. Em vários momentos vieram-me lágrimas aos olhos e não pude conter a emoção por pisar o solo de uma das pátrias de Amílcar Cabral. Os guineenses consentiram enormes sacrifícios para a nossa libertação do jugo colonial.

É eterna, pois, a nossa gratidão.

O primeiro das ex-colónias portuguesas em África a ascender a independência (24 de Setembro de 1973), ainda antes da Revolução dos Cravos em Portugal.


Aliás, a luta armada de libertação da Guiné e Cabo Verde conduzida pelo PAIGC foi essencial para a mobilização dos Capitães de Abril e para o derrube do regime salazarista.

Mas, desde a independência, a Guiné-Bissau nunca teve estabilidade. Golpes de Estado, assassinatos de adversários políticos, crises económicas e instabilidades governativas caracterizam o quotidiano da vida política naquele país vizinho.

As instituições são frágeis, não há nem tolerância nem paciência para o exercício sereno e estável do poder político em democracia.

As disputas políticas são uma questão de vida ou morte. Quem ganha ganha tudo, quem perde perde tudo.


Ninguém está disposto a fazer a penosa travessia do deserto na oposição. Quem perde começa a conspirar no dia seguinte para não ficar arredado da mesa do poder. Tudo é líquido. Desfazem-se alianças, conspira-se e derrubam-se governos. A Constituição não conta, serve tudo e o seu contrário, conforme os interesses interpretativos de cada um. O processo político é ilógico e irracional. Os atores políticos não se entendem, a violência grassa e os desacordos são irreconciliáveis.

Nos meus três mandatos como Primeiro Ministro, trabalhei com os Presidentes Kumba Yalá, Henrique Rosa, Malan Bacai Sagná, Nino Vieira, Raimundo Pereira, Serifu Namadju e José Mário Vaz.

Perdi a conta dos Primeiros Ministros. Em Cabo Verde, recebi as visitas de Alamara Nhasé, Carlos Gomes, Júnior e Domingos Simões Pereira. Fiz três visitas oficiais, duas nos mandatos de Carlos Gomes Júnior e uma no de Domingos Simões Pereira.


As perspetivas de cooperação sempre foram muito boas, mas a instabilidade política não permitiu que se fizesse nada.

Cansaço da comunidade internacional
Do meu ponto de vista, verifica-se um cansaço da comunidade internacional em relação à Guiné-Bissau.

Há algumas semanas disse a um amigo que as instituições internacionais acabariam por reconhecer Umaru Sissoko Embaló e o status quo por ele criado.

Só assumiu o poder naquelas circunstâncias porque tinha fortes apoios no seio da CEDEAO. Logo após a divulgação dos resultados eleitorais provisórios, visitou vários países africanos, entre os quais Cabo Verde, para agradecer aos amigos o apoio concedido durante a campanha eleitoral.

Na sequência da posse “simbólica”, perante os seus apoiantes, fez visitas de Estado ao Senegal, Níger e Nigéria.

Para mim, conhecendo a forma como a CEDEAO funciona, o reconhecimento oficial de Umaru Sissoko Embaló era uma questão de tempo.

A comunidade internacional, a braços com a mais devastadora crise sanitária dos últimos cem anos, com graves consequências políticas, económicas e sociais, para além de cansada, já não tem tempo nem recursos para analisar e apoiar na resolução da questão da Guiné-Bissau, um dos países mais pobres do mundo.

A solução encontrada, que eu já previra, foi deixar como está para ver como é que fica.

Assim, foi sem surpresa que recebi o comunicado da CEDEAO e dos outros organismos internacionais e países. Nem vale a pena tentar identificar incoerências nos comunicados divulgados nos últimos dias. Infelizmente, nesse plano, não há lógica nem racionalidade. As decisões da CEDEAO, que viabilizaram a permanência de José Mário Vaz na presidência, após ter terminado o mandato, a nomeação do Governo de Aristides Gomes e as eleições presidenciais, também foram tomadas à revelia da Constituição e continham muitas contradições.

Do meu ponto de vista, a solução dos problemas da Guiné-Bissau passa pelos próprios guineenses. “Por mais quente que seja a água da fonte, ela não cozerá o teu arroz”, já tinha dito Amílcar Cabral.

Os principais protagonistas políticos terão que sentar-se em torno de uma mesa de reconciliação nacional, em busca de acordos e consensos fundamentais, que lhes permitam refundar o estado, garantir a paz e a estabilidade, reconstruir o país, abrir os caboucos e lançar os alicerces do desenvolvimento político-institucional e económico.

O povo da Guiné-Bissau merece esse “sacrifício” da sua elite política.

José Maria Pereira Neves

( Ex Primeiro- ministro de Cabo Verde)

Por asemana.publ.cv/

Amigos da Guiné-Bissau, democratas e estadistas como o Sr. José Maria Neves, na minha modesta opinião, a Guiné-Bissau dispensa!

Por Fernando Casimiro

Infelizmente, nós Guineenses, continuamos a ignorar o que muitos filhos da Guiné-Bissau têm dito há muitos anos, preferindo denegri-los, desacreditá-los e ameaçá-los. Em contrapartida, qualquer cidadão de outro país que se posicione sobre a Guiné-Bissau, face ao seu estatuto, é logo visto como o milagreiro , o “santo abre latas” que a Guiné-Bissau e os Guineenses precisam para (finalmente) saberem, pasme-se, o que pelos vistos, nunca os filhos da terra tiveram a lucidez e a ousadia de darem a conhecer ao mundo, numa perspectiva de alerta internacional; ou de sugestão e denúncia, sobre o país de todos nós, numa perspectiva patriótica, interna, visando a sensibilização, o debate de ideias e a consciencialização nacional sobre os nossos problemas e como resolvê-los.

Estou triste, sinto vergonha por tantos Guineenses, nos quais me incluo, que nunca foram valorizados pelos préstimos que têm dado ao nosso país sem terem pedido/exigido, ou aceitado qualquer contrapartida retributiva, pois não é esse o motivo dos seus Compromissos para com a Guiné-Bissau, mas cujos pensamentos, suas análises sobre a Guiné-Bissau têm sido “usurpados” e manipulados por outros, de fora, que de vez em quando, em função das suas conveniências e dos seus interesses, utilizam o lirismo numa sessão de abertura em prol da demagogia e de uma suposta neutralidade, e falso amor à Guiné-Bissau, para de seguida se posicionarem a favor dos seus amigos e peões guineenses, por via das suas conexões políticas e ideológicas absolutistas, assentes num egocentrismo de suas lideranças político-partidárias, apenas valorizadas graças a uma árvore comum, plantada por Amilcar Cabral e cuidada por guineenses e cabo-verdianos entre os que deram suas vidas pelas independências de ambos os países, ou dos sobreviventes dessa Missão Comum, de Luta pela Dignidade Humana, dos dois povos irmãos.

O Sr. José Maria Neves, ex-Presidente do PAICV e ex-Primeiro-ministro de Cabo-Verde, de quando em vez, e sempre que lhe convém, decide contar-nos estórias do seu falso amor pela Guiné-Bissau, e sempre que o faz, não deixa por mãos alheias, a defesa dos seus amigos, dos seus interesses políticos e geo-estratégicos na Guiné-Bissau, em nome dos Interesses de Grupos a que está associado e, consequentemente, defende.

Lirismo a quanto obrigas…!

Igualmente, não deixa de reforçar o ataque aos que sempre considerou como seus inimigos guineenses, entre complexos de superioridade e receios de uma Mudança política e Social na Guiné-Bissau, capaz de, parafraseando o Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, Dr. Hélder Vaz fazer com que a Guiné-Bissau deixe de ser um “circo político”, vendo resgatadas a sua Independência e a sua Soberania, e por via disso, a sua Afirmação no concerto das Nações bem como o merecido respeito a que tem direito

O Sr. José Maria Neves, tenhamos a ousadia de dizê-lo, nunca criticou o PAIGC em concreto, preferindo lançar suspeitas de acusação ou mesmo acusações explícitas às Forças Armadas da Guiné-Bissau, e a alguns partidos políticos guineenses, por todo o mal que tem acontecido na Guiné-Bissau. Será isso imparcialidade e honestidade intelectual?

Será isso sinónimo de se estar a favor da Verdade, da Guiné-Bissau e dos Guineenses?

Amigos da Guiné-Bissau, democratas e estadistas como o Sr. José Maria Neves, na minha modesta opinião, a Guiné-Bissau dispensa!

Amilcar Cabral certamente também desaconselharia, face a tudo o que simboliza a traição do seu legado, quer pelo PAIGC na Guiné-Bissau, quer pelo PAICV em Cabo-Verde!

Haja mais respeito, consideração e valorização pelos pronunciamentos dos filhos da Guiné-Bissau sobre os nossos problemas e sobre as sugestões para a resolução desses problemas!

Se há algo que não precisamos de importar, ou de receber como “ajuda à cooperação”, são as leituras, reflexões, análises, interpretações e críticas sobre a nossa Realidade Política e Social!

Positiva e construtivamente.

Didinho 27.04.2020
---------------------------------------------------------------

Partilhando sobre Lirismo

Estou farto do lirismo namorador. Político. Raquítico. Sifilítico. De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo. De resto não é lirismo . Será contabilidade tabela de co-senos secretário do amante exemplar com cem modelos de cartas e as diferentes maneiras de agradar às mulheres, etc. Quero antes o lirismo dos loucos. O lirismo dos bêbados. O lirismo difícil e pungente dos bêbedos. O lirismo dos clowns de Shakespeare . . . 🖌️: Manuel Bandeira . . #DiaDoEscritor

ADEUS COTA BION

Por: yanick Aerton

Meu pai sempre me disse que nenhum homem e uma ilha, humanos são sempre sombra e pó adeus cota Bíon, e um grande homem nas fileiras de força do defesa segurança que sempre jurou defender pátria de Amílcar Cabral, morrer em campo da batalha defendendo o seu povo e maior gloria que pode alcançar em sua vida.
Meu pesar aguardava esse dia cota Bíon quem esteva tão determinado na combate ao pandemia COVID-19 tentar prestar serviço para o povo sonho tornou uma realidade hoje, qua sua alma segue directa para o céu enviássemos as nossas mais sentidas condolências a família enlutada e implorar ao Altíssimo que o receba sua alma muitos que morrer merecem viver e muitos que viver merecem morrer cota Bíon, deixou um grande vazio no nosso seio o pais esta grato por você por tudo que ter feito com sentido patriótico
Em breve estaremos juntos cota Bíon natchongo general amigo de todos
ADEUS!

Dara Fonseca Ramos

Fim cimeira UEMOA realizada por videoconferência e o Presidente Umaro Sissoco Embalo fala dos resultados.



Aliu Cande

NOTÍCIAS DAS 13 00 HORAS DA RÁDIO ÁFRICA FM - SEGUNDA-FEIRA 27 DE ABRIL DE 2020


CONSELHO DE MINISTROS_COMUNICADO



Empresa CR-Trading Sarl, Diretor geral, Irenio Vieira, visita armazens de arroz para esclarecimentos.


Aliu Cande 

GUINÉ-BISSAU/ Boletim diário covid-19: de 27 de abril de 2020 Registada primeira morte associada ao coronavirus, em Bissau. MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA


Jornal O Democrata 

GUINÉ-BISSAU REGISTA 20 NOVOS CASOS E NÚMERO SOBE PARA 73 INFETADOS POR COVID-19


A Guiné-Bissau registou nas útimas 24 horas, em Bissau, 20 novos casos  e o número  subiu para 73 infetados, dos quais 18 recuperados (curados) ,55 em tratamento e um óbito confirmado ontem, 27 de abril de 2020, pelas autoridades sanitárias do país.

Tumane Baldé, porta-voz do Centro de Operação de Emergência em Saúde (COES),  revelou em conferência de imprensa, no quadro da informação epidemiológica diária sobre a evolução do COVID-19 na Guiné Bissau, que dos 18 casos já recuperados, 15 são do Setor Autónimo de Bissau (SAB).  Os restantes  são as primeiras pessoas recuperadas depois da pandemia ter sido declarada no país.

Tumane Baldé não confirmou um eventual contado entre os atuais ministros do Interior e o da saúde com o malogrado declarado morto por sintomas associados à Covid-19 e nem algum membro do governo  que tenha sido testado positivo.

“Apenas recebemos do laboratório a idade e sexo do paciente. Outros detalhes são da responsabilidade da equipa que atendeu o paciente”.

O Democrata soube de uma fonte que todos os pacientes recuperados do COVID-19 são cidadãos nacionais e que  estão internados quatro pacientes, dos quais um cidadão estrangeiro pertencente a primeiro grupo dos infetados no país.

Numa curta entrevista ao semanário, o coordenador do Centro de Operação de Emergência em Saúde  (COES), Dionísio Cumba, assegurou que estão a ser rastreados grupos de contato direto com o paciente morto pelo Coronavirus, assim como dos que testaram positivo.

Dionísio mostrou-se, por isso, preocupado com o disparo do número de novos casos, tendo em conta a possibilidade de um maior número de contato direto com outras pessoas, disseminando assim a infeção, “o que poderá aumentar o número dos infetados’’. Contudo,  garantiu que até este momento não se registou nenhuma informação de suspeitos nas regiões por onde passou o paciente morto há dezasseis dias.

Segundo Dionísio Cumba, o país tem testes de diagnóstico do COVID-19 suficientes e que para breve terão os equipamentos necessários para análises de Coronavirus nas regiões para evitar o transporte das amostras para Bissau.

Exortou a população a seguir as orientações das autoridades sanitárias para que a Guiné Bissau possa travar a dessiminacão do vírus.

“Mesmo que tenhamos grandes condições sanitárias, mas se a população não colaborar teremos grandes dificuldades em combater esta pandemia no país”, frisou.


Por: Epifânia Mendonça

SO Sabi

APU-PDGB - Lamentamos a morte prematura do Comodoro Bion Nantchongo.

As nossas mais profundas condolências à família enlutada. Paz à sua alma.

O futuro é hoje
APU-PDGB
Pela Paz, Unidade Nacional e Desenvolvimento

APU-PDGB-Oficial

Países de SAHEL, reconheceram e felicitaram o presidente da República da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embalo...


Juventude Madem-G15

PAISAGEM ECONÓMICA GUINEENSE NO PAÍS COVID-19


A Guiné-Bissau é um dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que mais fortemente está a ser fustigado pela pandemia do novo coronavírus. Até ao fecho deste artigo, já contabilizava 52 casos confirmados. E esta pandemia está a ter um impacto desastroso em todas as economias mundiais, situação a que a Guiné não ficará imune.

É obvio que para um choque global se deveria ter uma resposta tão coordenada quanto possível, e muito mais num espaço de integração como a UEMOA. Este argumento vale não apenas para a fase do combate à pandemia como para a fase de recuperação económica que se lhe seguirá.

No meu último artigo sobre o tema, tinha abordado o impacto imediato desta pandemia no tecido económico guineense. Naturalmente, não faria sentido que ficasse por aí, sendo obrigado a trazer ao debate um exercício de cenarização da paisagem económica no pós COVID-19.

Pode-se esperar, logo após a COVID-19, uma paralisia total da economia guineense, o que levará o nosso país a aprofundar a divergência face às economias regionais. Ao mesmo tempo, teremos um aumento extraordinário da dívida pública, a inflação voltará ao normal porque nesta altura consta-se uma subida galopante dos preços no mercado. Depois da pandemia, o índice de preços do consumidor (IPC) será controlado e a inflação voltará a estabilizar. Continuaremos a ter um sistema bancário com muita robustez financeira devido às exigências do banco central de cumprimento dos rácios de fundos próprios. Iremos ter uma taxa de desemprego ainda mais elevada, pouca circulação da massa monetária na economia e problemas de tesouraria nas empresas. Isso poderá fazer com que muitas delas caiam numa situação de insolvência se não forem tomadas medidas apropriadas. Antecipo também uma queda acentuada das receitas fiscais porque os agentes económicos ficarão estagnados por um longo tempo se não houver uma reação adequada.

O modelo que as grandes economias estão a pôr em prática tem na política monetária o principal instrumento de incentivo à economia. Esse modelo consiste nos bancos centrais injetarem milhares de milhões de euros ou dólares nas suas economias como forma de não deixar cair a procura, reduzindo ao mínimo a destruição de emprego e preparando as economias para o pós-Covid 19. Ora, é nesta senda que o Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) decidiu aumentar o volume de refinanciamento junto dos bancos comerciais no guichet marginal possibilitando que a banca guineense continue a financiar a economia. Agora teremos que ver quais serão as medidas compensatórias que o governo do Eng.º Nuno Nabian vai implementar para salvar os agentes económicos (famílias, empresas e Estado) e a própria economia nacional.
Na minha opinião, a retoma vai necessitar de muita política orçamental e de não menos política monetária, não obstante o país estar a ser gerido por duodécimos. O próximo orçamento será elaborado em condições de fracas expectativas de crescimento de longo prazo e a recessão continuará sistémica nos próximos tempos. Num quadro de perda acumulada de condições de vida a que se vai juntar uma perda estimada de crescimento muito superior a 5% do PIB, devido à quebra na comercialização de castanha de caju, o maior produto de exportação do país e que vinha salvando o nosso crescimento económico nos últimos anos. Este ano, a campanha desta commodity será um fiasco devido ao COVID-19 e isso colocará a oferta sob enorme pressão levando a uma quebra previsível do preço no mercado internacional.

No entanto, a questão que se coloca é a seguinte: Pode uma pequena economia aberta, como a nossa, integrada num espeço económico e monetário comum, fazer algo mais para melhorar o processo de recuperação da crise?

No curto prazo, há que pensar no relançamento da economia no momento imediatamente a seguir ao alívio das restrições ao funcionamento dos mercados. O governo tem de alargar os apoios a todos os sectores essenciais da atividade económica do país, nomeadamente aos agentes económicos que operam na comercialização da castanha de caju, pelo facto da pandemia coincidir com a campanha desta commodity e pelo peso significativo deste sector no PIB nacional. É também preciso que o país tenha um quadro fiscal estável e previsível para reduzir a incerteza e aumentar o investimento externo.

No longo prazo, as medidas essenciais são outras e não será possível escapar ao tema das reformas estruturais que terão de ser levadas a cabo pelo Estado guineense. A crise pós Covid-19 trará consigo um dos maiores inimigos da atividade económica, referido acima: a incerteza. A incerteza decorre do efeito e da duração das medidas restritivas. Há que criar uma maior certeza nos agentes económicos, atuando com vários instrumentos da política económica.

O Estado vai ter de ser o suporte da maior parte das despesas necessárias para minimizar os efeitos negativos da pandemia sobre as famílias, as empresas e os trabalhadores.

Cuidem-se da COVID-19!

Sejamos Prudentes!

Mestre: Aliu Soares Cassamá

Televisão estatal norte-coreana divulga mensagem em nome de Kim Jong-un


Conselheiro sul-coreano admite que Kim Jong-un está hospedado numa estância turística.


A televisão da Coreia do Norte divulgou esta segunda-feira uma mensagem em nome do líder Kim Jong-un, que não aparece em público desde o dia 11 de abril e que já falhou duas das mais importantes cerimónias oficiais, incluindo as comemorações do nascimento do avô e fundador do regime de Pyongyang.

A ausência levantou dúvidas sobre o estado de saúde de Kim Jong-un, após ter sido denunciado que o líder teria sido submetido a uma cirurgia cardiovascular.

Na mensagem agora divulgada, a televisão estatal diz que o líder agradece aos trabalhadores de uma estância turística à beira-mar, depois de um conselheiro sul-coreano afirmar que Kim Jong-un lá está hospedado desde 13 de abril.

SIC Notícias

Fifanakalozan-kevitra t@ filoha Umaro Sissoco


Mankasitraka ny Filohan’ny Repoblikan’i Guinée Bissau @Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo izay nandroso hevitra hamatsy tambavy CVO/ Covid-Organics ny fireneny sy ireo firenena manodidina azy anatin’ny faritr’i Afrika andrefana. Ary handefa fiaramanidina hitatitra ireo tambavy hiainga eto Madagasikara.

Miray hina sy miara-mijoro ireo firenena Afrikana handresy ny #Covid19!

------------------------------------
Merci au President de la Guinée Bissau @Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo de sa proposition d’approvisionner son pays & ses voisins d’Afrique de l’Ouest en TAMBAVY CVO / Covid-Organics.
Il affrétera un avion pour les transporter de #Madagascar.
C’est l’Afrique unie & solidaire qui combat le #Covid_19 !

Andry Rajoelina

Guiné-Bissau: A realização de eleições antecipadas foi o tema central entre o Presidente Umaro Sissoco Embalo e a direção da Comissão Nacional das Eleições-CNE.


À saída, o Presidente da CNE, Jose Pedro Sambú afirmou que a realização de eleições depende de condições tecnicas e financeiras, em especial o quadro legal.


Fonte: Aliu Cande

COVID-19 - China responde a acusações da UE e diz-se "vítima da desinformação"

Ministério dos Negócios Estrangeiros garante que o país se opõe à "criação e disseminação de desinformação".


A China refutou, esta segunda-feira, as acusações levadas a cabo pela União Europeia num relatório oficial recentemente publicado, que apontava para a existência de "provas significativas" quanto à existência de uma operação de desinformação por parte do país quanto à pandemia de Covid-19.

Em conferência de imprensa, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Geng Shuang, garantiu que o governo não teve qualquer papel na alegada disseminação de falsas informações nas redes sociais.

"A China opõe-se à criação e disseminação de desinformação da parte de qualquer um ou de qualquer organização. A China é vítima da desinformação, e não iniciadora", atirou, em declarações reproduzidas pela agência noticiosa Reuters.

Geng Shuang voltou, ainda, a defender a forma como a China geriu a crise criada pelo surto do novo coronavírus, e avisou que qualquer tipo de "manobra política" por detrás dos apelos para uma investigação independente não terá sucesso.

NAOM

CORONAVÍRUS - África regista 1.423 mortos por Covid-19 e quase 32 mil infetados


O norte de África é a região mais afetada pela doença.

O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu para 1.423 nas últimas horas, com 31.933 casos da doença registados em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas o número de mortos subiu de 1.374 para 1.423, enquanto as infeções aumentaram de 30.329 para 31.933.

O número total de doentes recuperados subiu de 8.409 para 9.566.

O norte de África mantém-se como a região mais afetada pela doença, com 944 mortos em 12.988 casos registados.Na África Ocidental, há 201 mortos e 8.003 infeções.

A África Austral contabiliza 101 mortos, em 4.896 casos de covid-19.

A pandemia afeta 52 dos 55 países e territórios de África, com cinco países - África do Sul, Argélia, Egito, Marrocos e Camarões - a concentrarem cerca de metade das infeções pelo novo coronavírus e mais de dois terços das mortes associadas à doença.

O Egito regista 317 mortos 4.534 infetados, a África do Sul conta 87 mortos e 4.546 doentes infetados, enquanto Marrocos totaliza 161 vítimas mortais e 4.065 casos e os Camarões contabilizam 56 mortos e 1.592 infetados.

O maior número de vítimas mortais regista-se na Argélia (425), em 3.382 doentes infetados.Entre os países africanos lusófonos, Cabo Verde lidera em número de infeções, com 106 casos, e mantém o registo de um morto.

A Guiné-Bissau regista 53 casos de infeção pelo novo coronavírus, com uma morte, e Moçambique tem 76 casos declarados da doença.

Angola tem 26 casos confirmados de covid-19 e dois mortos e São Tomé e Príncipe, o último país africano de língua portuguesa a detetar a doença no seu território, regista quatro casos positivos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mantém 214 casos positivos de infeção e um morto, segundo o África CDC.

sicnoticias.pt

Nigeria - 91 New Cases Of COVID19 Reported


43-Lagos,  8-Sokoto,  6-Taraba,  5-Kaduna,  5-Gombe,  3-Ondo,  3-FCT,  3-Edo,  3-Oyo,  3-Rivers,  3-Bauchi,  2-Osun,  1-Akwa Ibom,  1-Bayelsa,  1-Ebonyi,  1-Kebbi.

As at 11:50pm 26th April- 1273 confirmed cases of #COVID19 reported in Nigeria.
Discharged: 239
Deaths: 40

Native Reporters

Read Also:

COVID-19: See Status Of Your State

The 5 new deaths are in:
Osun- 2
Oyo- 1
Katsina- 1
Rivers- 1


 

Madan Sara Official Trailer

PONTO 7 DO COMUNICADO DE CEDEAO, DE 22 DE ABRIL DE 2020


Por NELSON MOREIRA,  

CAROS COMPATRIOTAS,

FILHOS DA GUINÉ,

MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES,

COMO INTERPRETAR O PONTO 7 DO COMUNICADO DA CEDEAO?

O ponto 7 do Comunicado da CEDEAO vem recomendar ao Presidente da República, Sua Excelência General Umaru Sissoco Embaló, que deve nomear um novo Governo até ao dia 22 de Maio.

À luz da Constituição da República da Guiné-Bissau (CRGB), o que significa o ponto 7 do Comunicado da CEDEAO e como deve ser interpretado?

O art. 68, alínea g) da CRGB, indica os poderes do Presidente da República no que concerne ao seu poder de nomear o Primeiro Ministro, para a consequente formação do Governo, tendo em conta os resultados eleitorais legislativos, depois de ter ouvido os Partidos Políticos, representadas na ANP.

Nao há duvida que é o Presidente da República quem escolhe o Primeiro Ministro, cujos passos passam, essencialmente em, o Presidente da República, após ouvir os Partidos Políticos e, após reflexão (tendo o Presidente da República poder discricionário para decidir), convidar o Partido que acreditar ter provado poder dar uma estabilidade governativa, indicar 3 nomes para ocupar o cargo de Primeiro Ministro e, após ser escolhido e nomeado o PM, o mesmo deve formar Governo.

Não obstante esta faculdade estar condicionada aos resultados eleitorais legislativos, o Presidente da República tem prerrogativas que lhe permitem fundamentar a sua decisão, através de uma análise objetiva e subjetiva de todas as condicionantes que tiver que analisar e se basear, afim de poder assumir o que entender ser o melhor para a estabilidade política do nosso País.

Os resultados eleitorais legislativos, referidos nesta alinea g), do art. 68 da CRGB, não significam uma vinculação taxativa, em sentido próprio, por parte do Presidente da República, na medida em que, o Presidente não está, como acontece nos sistemas parlamentares puros, obrigado a nomear o líder do Partido mais votado, mas sim do Partido que esteja em melhores condições para formar um Governo com apoio maioritário no parlamento.

O que o Presidente da República está vinculado na sua ponderação quanto ao convite a formular, é ver a solução que garanta uma maior e melhor estabilidade política governativa, fundamentada nos resultados eleitorais ou, melhor dizendo, a exigência que pode ser colocada ao Presidente da República na escolha do Primeiro Ministro para formar o governo neste caso, recai mais na chamada vinculação quanto ao fim visado pela nomeação, que é o de promover uma solução governativa estável.

A alinea g), do art. 68 da CRGB, confere alguma margem de liberdade ao Presidente da República na escolha da solução governativa mais estável, devendo essa margem de liberdade ser interpretada e fundamentada na configuração parlamentar, por ser com base nos resultados eleitorais legislativos é que deve advir, prima facie, a legitimidade política do Governo.

Aliás, no nosso sistema, o Governo é de emanação da Assembleia Nacional Popular (ANP) e é perante ele que responde politicamente.

A orientação dada pela CEDEAO ao Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, no seu Comunicado, referente à nomeaçao de um novo Primeiro Ministro, para formação de um novo governo, não só tem a base e o fundamento constitucional, mas também visa principalmente prevenir futuras crises, que possam resultar na tentativa de querer dar palavra ao PAIGC, numa altura em que está claro que existe agora uma nova maioria parlamentar resultante da assinatura de de um acordo de incidência parlamentar entre os Partidos MADEM-G15, PRS e APU- PDGB.

A CEDEAO conhece e bem o nosso sistema político e a nossa Constituição.

Acresce que, é de conhecimento público que o PAIGC perdeu o apoio parlamentar do APU-PDGB, que lhe garantia uma maioria parlamentar.

Perdendo o PAIGC essa maioria parlamentar, a partir do momento em que o APU-PDGB decidiu rescindir este acordo, já não há nada que o Presidente da República possa recorrer como suporte e fundamento para convidar o PAIGC (Partido vencedor das Eleições Legislativas de Março de 2019, mas sem maioria parlamentar) a formar o Governo. Fazer isso, seria forjar uma solução que, para além de ser um desperdício, vai contra os preceitos constitucionais e, à luz do nosso ordenamento juridico- constitucional.

Cabe agora o Presidente da República, perante toda essas evidências, tomar a liberdade para interpretar qual é a melhor solução governativa à luz da vontade popular
expressa nas urnas nas ultimas eleições legislativas, orientando sempre pela opção que garanta a almejada estabilidade governativa, que a nova maioria parlamentar estirbada no novo acordo de incidência parlamentar assinado entre MADEM G-15, PRS e APU-PDGGB.

NELSON MOREIRA

DEPUTADO DA NAÇAO

Fonte: APU-PDGB-Oficial

Pyongyang - Mochilas com a marca "Sonamu" de grande popularidade


A Fábrica de Bolsas de Pyongyang da República Popular Democrática da Coréia produz mochilas da marca “Sonamu (pinho)” para crianças em idade escolar e estudantes universitários. 

Também aceita pedidos de malas de viagem, alpinismo e outras variedades adequadas ao gosto dos clientes.

Especialmente, as sacolas desenhadas com tintas e bonecas decorativas de acordo com os sentimentos das crianças desfrutam de boa aceitação entre elas.




Agência Central de Notícias da Coréia

Arpdc Arpdc 

COVID-19 - A grande invasão. Células do nariz são a porta de entrada do coronavírus

Uma equipa de cientistas apurou que as chamadas células ciliadas e caliciformes apresentam níveis extremamente elevados das proteínas ACE2 e TMPRSS2, que operam como recetoras do novo coronavírus ou SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19.


De acordo com um estudo realizado por investigadores de vários países, publicado no periódico científico Nature Medicine, duas variedades de células próprias do nariz foram identificadas como sendo os pontos de entrada do novo coronavírus. 

"As células ACE2 e TMPRSS2 têm os níveis mais altos dessas proteínas [receptoras] do vírus causador Covid-19, comparativamente a todas as células das vias aéreas. Tornando-as a rota de infeção inicial mais provável para o vírus", disse o líder do estudo Waradon Sungnak, líder do estudo, num comunicado emitido à imprensa.

Para chegarem a essa conclusão os investigadores examinaram informações provenientes de vários bancos de dados. De modo a poderem analisar o sequenciação de RNA de mais de 20 tecidos de células com o intuito de detetar a presença de proteínas.

Os cientistas não sé encontraram a ACE2 e a TMPRSS2 no nariz, assim como as proteínas foram detetadas nas células presentes no tecido que reveste o intestino e na córnea do olho. O que por sua vez também indica outros meios prováveis de infeção, nomeadamente a propagação fecal-oral e os ductos lacrimais. 

Sarah Teichman, co-autora da pesquisa afirmou: "trata-se da primeira vez que essas células específicas do nariz são associadas à Covid-19. Embora existam muitos fatores que colaboram para a permutabilidade do vírus, os resultados são consistentes com as rápidas taxas de infecção do vírus até ao momento".

"A localização dessas células na superfície interna do nariz torna-as imensamente suscetíveis ao vírus e também podem facilitar a transmissão para outros indivíduos", concluiu Teichman.

POR LILIANA LOPES MONTEIRO

Covid19 Urgence Guinée Bissau

Covid-19: China regista três novos casos e um morto nas últimas 24 horas


Pequim, 27 abr 2020 (Lusa) - A China registou três casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, dois deles oriundos do exterior, e uma vítima mortal, informou hoje a Comissão de Saúde do país.

Trata-se de uma queda face a sexta-feira e sábado, quando o país registou doze e onze casos, respetivamente.

O novo caso de contágio local foi detetado na província de Heilongjiang, no nordeste da China, onde se registou recentemente um aumento de infeções causado por cidadãos chineses oriundos da Rússia.

Uma pessoa morreu devido a infeção pelo novo coronavírus em Pequim.

O número de infetados ativos no país fixou-se em 723, depois de 80 pessoas terem tido alta após superaram a doença, nas últimas 24 horas.

Desde o início da epidemia, a China registou, no total, 82.830 infetados e 4.633 mortos. Até ao momento, 77.474 pessoas tiveram alta.

As autoridades chinesas referiram que 730.529 pessoas que tiveram contacto próximo com infetados estiveram sob vigilância médica na China, entre as quais 8.443 permanecem sob observação.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 204 mil mortos e infetou mais de 2,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

JPI // MIM

Lusa/Fim

Guiné-Bissau vai adquirir produto fabricado em Madagáscar para combater covid-19


A Guiné-Bissau vai adquirir um produto à base de plantas medicinais, fabricado em Madagáscar, para combater o novo coronavírus, disse hoje o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló.

À margem de um discurso à nação em que anunciou a prorrogação, por mais 15 dias, do estado de emergência, Umaro Sissoco Embaló afirmou que já manteve contactos, por videoconferência, com o seu homólogo malgaxe, Andry Rajoelina, sobre a possibilidade de compra.

Na semana passada, Andry Rajoelina apresentou, publicamente, um chá, batizado de "Covid-Organics", preparado à base de artemísia, uma planta utilizada no tratamento da malária e que na Guiné-Bissau é conhecida por ‘nenebadaji' e outras ervas.

Embora a eficácia da substância não tenha sido comprovada em laboratório, o líder malgaxe, que bebeu o chá na presença de jornalistas e embaixadores, defendeu que curou duas pessoas que estavam infetadas pela covid-19.

Ao anunciar as diligências para a aquisição dos produtos, Umaro Sissoco Embaló exibiu para os jornalistas um trecho da videoconferência que manteve com Andry Rajoelina e da conversa ficou assente que é só a Guiné-Bissau mandar um avião a Madagáscar.

O Presidente guineense disse que, o mais tardar, até quarta-feira todas as diligências serão encetadas a partir de Bissau e indicou que outros países africanos já estão a fazer a mesma coisa.

"O doente experimenta qualquer medicamento que o possa curar", observou Embaló, enaltecendo a experiência de Madagáscar na produção de medicamentos a partir de ervas.

"Madagáscar é um país conhecido na produção de plantas medicinais, desde a Segunda Guerra Mundial […], hoje volta a demonstrar ao mundo que há possibilidade de curar esta doença", defendeu o presidente guineense.

A Guiné-Bissau regista 53 casos de covid-19 e confirmou hoje a primeira morte.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Perto de 800 mil doentes foram considerados curados.

Por regiões, a Europa soma cerca de 123 mil mortos (mais de 1,3 milhões de casos), Estados Unidos e Canadá mais de 56 mil mortos (mais de 980 mil casos), Ásia mais de 7.900 mortos (perto de 200 mil casos), América Latina e Caribe mais de 7.900 mortos (mais de 160 mil casos), Médio Oriente mais de 6.200 mortos (mais de 152 mil casos), África mais de 1.370 mortos (mais de 30 mil casos) e Oceânia 108 mortos (cerca de oito mil casos).

Angola 24 Horas

Leia Também:

Le Sénégal et la RD Congo ont officiellement commandé le remède malgache contre le coronavirus, a annoncé le président malgache


Malgré toutes les polémiques lancées par les médias occidentaux et certains organismes internationaux sur le Covid-organics, le remède miracle malgache semble avoir plus d’admirateurs en dehors de l’île malgache.

À en croire au président malgache Andry Rajoelina, Madagascar va devoir déployer plus d’efforts pour produire en grande quantité le Covid-organics afin de satisfaire les demandes. Toujours selon lui, les présidents sénégalais (Macky Sall) et congolais (Félix Tshisekedi) l’ont appelé pour le féliciter et faire leurs premières commandes.

Papa Mkomori

PR: Covid-Organics - Videochamada com o meu homologo Presidente de Madagáscar, Andry Rajoelina.


Covid-Organics 
Videochamada com o meu homologo Presidente de Madagáscar, Andry Rajoelina.

No seguimento do lançamento de um produto “Covid-Organics”, para a prevenção e cura da covid-19, solicitei o apoio no sentido do nosso país poder adquirir este produto para a profilaxia, ou seja, na prevenção e com a tendência para a sua eficácia no tratamento curativo do COVID-19.

Fonte: Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Leia Também:

URGENT URGENT COVID-19 Madagascar OFFICIALISERA THE COVID-ORGANICS TODAY:

Intervenção da segunda Prorrogação de Estado de Emergência ate ao dia 11 de Maio.


Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


Segunda Prorrogação de Estado de Emergência

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

Segunda Prorrogação de Estado de Emergência

Nha Ermons
Fidjus di Guiné
No passado dia 11 de abril, em virtude do agravamento da situação de calamidade pública provocada pela pandemia COVID-19, com registo de um número significativo de novos infetados, fui obrigado a renovar por mais 15 dias, o período de vigência do Estado de Emergência que declarei há cerca de um mês, ou seja, no dia 27 de março deste ano.

Nos últimos quinze dias, as medidas regulamentares do Estado de Emergência adotadas pelo Governo tiveram um impacto positivo na prevenção e combate ao COVID-19.

Os dados atrás indicados são bastantes animadores e revelam a nossa capacidade de resiliência. Contudo, não nos podemos iludir! Ainda não estamos em condições de afirmar que temos o controlo total da situação.

Por isso, para que os esforços e sacrifícios coletivos consentidos nos últimos trinta dias continuem a ter efeitos desejados, temos que continuar a adotar algumas medidas restritivas de direitos, liberdades e garantias fundamentais, na medida do estritamente necessário para a prevenção e combate ao COVID-19.
Nesta perspetiva, venho aqui, mais uma vez, anunciar-vos que, após muita reflexão e ponderação, e tendo analisado o relatório da Comissão Interministerial de Acompanhamento de Prevenção do COVID-19, tomei a decisão de renovar, pela segunda vez, o período de vigência do Estado de Emergência em todo o território nacional.

Nha Ermons,
Nos próximos quinze dias, temos que ser capazes de aumentar a nossa capacidade de fazer testes diagnósticos do COVID-19; reduzir o número de infetados e evitar a sua propagação, em particular, para as regiões ainda sem casos positivos detetados. As medidas que o Governo irá adotar para regulamentar esta segunda renovação do Estado de Emergência, devem ser capazes de assegurar o equilíbrio necessário entre a prevenção e o combate ao covid-19, com a necessidade premente de garantir a segurança alimentar e evitar o colapso da nossa economia.

Quero aproveitar esta ocasião para exortar o Governo, no sentido de estudar e adotar medidas para minimizar o impacto do covid-19, particularmente, na campanha de cajú do presente ano, sem esquecer as medidas higiénico-sanitárias de prevenção e combate à pandemia.

Fidjus di Guiné,
Tenho acompanhado com bastante agrado, a crescente onda de apoios que o nosso país tem recebido de países amigos, assim como de algumas individualidades nacionais e estrangeiras para a prevenção e combate ao covid-19. Em todas as regiões do país e na diáspora, multiplicam-se o número de voluntários e de iniciativas com o mesmo propósito.
Enquanto Presidente da República, quero, em nome do povo da Guiné-Bissau, agradecer todos os apoios que o país tem recebido e encorajar a mobilização de cidadãos em iniciativas cívicas e humanitárias para o combate ao covid-19 e à insegurança alimentar.
Permitam-me reiterar as minhas felicitações a todos os profissionais de saúde que, apesar das limitações e debilidades do nosso sistema nacional de saúde, têm conseguido dar respostas e estar na linha de frente na luta contra o COVID-19.
Quero igualmente felicitar as nossas forças de defesa e segurança e à comunicação social pelo elevado sentido patriótico que têm demonstrado durante este período difícil que o nosso país atravessa.

Nha Ermons
Fidjus di Guiné
No passado, apesar das nossas limitações, fomos capazes de unir e lutar para que pudéssemos alcançar a liberdade e a autodeterminação enquanto povo.
Hoje, face a este inimigo invisível que certamente, venceremos, somos todos convocados a ser resilientes e a seguir o lema da nossa república:
Unidade,
Luta e
Progresso
Temos que continuar unidos, para que a nossa luta contra o COVID-19 seja gloriosa!
Juntos venceremos o COVID-19!
Viva Fidjus di Guiné!
Viva a Guiné-Bissau!