domingo, 16 de janeiro de 2022

Guiné-Bissau: PR fala com djurtus via zoom


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

Segundo e último dia do Fórum dos Secretários Regionais | BAFATÁ


 Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática


Morreu antigo Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita

Faleceu hoje o Ex-Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keïta.

Por LUSA  16/01/22 

O ex-Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, que liderou o país entre 2013 e 2020, morreu hoje na sua casa, em Bamako, informou a família.

"O Presidente IBK [Ibrahim Boubacar Keita] morreu esta manhã às 09:00 [hora local, mesma hora em Lisboa] na sua casa", em Bamaco, disse um familiar à agência francesa de notícias AFP.

A informação foi confirmada por vários membros da família.

Keita - ou 'IBK', como era conhecido - tinha 76 anos e subiu ao poder em 2013 na sequência de eleições nas quais superou mais de duas dezenas de candidatos e recebeu 77% dos votos.

Em agosto de 2020, foi deposto por um golpe militar e anunciou, algumas horas depois, a sua demissão e a de todo o Governo numa declaração transmitida pela televisão nacional.

Keita, que foi, na altura, detido na companhia do primeiro-ministro Boubou Cissé, foi levado para um acampamento militar onde se iniciou um motim e surgiu por volta da meia-noite na televisão pública ORTM, usando máscara.

Na declaração, citada então pela AFP, disse que tinha trabalhado desde a sua eleição, em 2013, para 'dar a volta' ao país e "dar corpo e vida" ao exército maliano, que enfrenta a violência 'jihadista' há anos.

Apresentado como "Presidente cessante", Keita referiu-se depois às "várias manifestações" que exigiram, durante meses, a sua partida, afirmando que "o pior aconteceu".

Os acontecimentos foram, na altura, acompanhados "com grande preocupação" por Portugal, como afirmou então o ministro da Defesa, já que estavam destacados 63 militares da Força Aérea Portuguesa, no âmbito da Missão Multidimensional Integrada para a Estabilização do Mali (Minusma), das Nações Unidas.

CAN - O GOLO ANULADO DOS DJURTOS ...VEJA AQUI O GOLO DE MAMA BALDÉ, ANULADO PELA AQUIPA DE ARBITRAGEM

O MAGNIFICO GOLO DO MAMA BALDE ANULADO PELA EQUIPA DE ARBITRAGEM.👇

Leia Também:

CAN’2021: DJURTUS PERDEM INJUSTAMENTE CONTRA EGITO

©️ O Golo GB
POR O GOLO GB  JANEIRO 15, 2022

A seleção nacional de futebol, Djurtus, perdeu hoje, (15.01), injustamente por uma bola sem resposta, frente ao Egito, na segunda jornada do grupo D da fase final do CAN Totalenergies 2021, a decorrer nos Camarões.

Numa partida marcada com anulação daquele que podia ser considerado o melhor golo até nesse momento, na 33.ª edição da prova.

O golo de Egito foi apontado por Mohamed Salah aos 69 minutos da partida.

A Guiné-Bissau fez uma boa partida, apesar de os Faraós esteveram melhores em termos de posse de bola, mas os comandados de Baciro Candé estiveram muito bem organizados defensivamente.

A Guiné-Bissau empatou a partida aos 82 muitos, numa grande jogada individual de Mama Baldé, depois de receber um pase longo de Moreto Cassamá. O avançado guineese foi mais forte na disputa de bola com o adversário, e já dentro de grande área, fez um remate bem colocado no canto inferior direito, batendo o guarda-redes egípcio, Mohamed El Shenawy.

Mas o árbitro de Burunde Ndabihawenimana Pacifique, invalidou injustamente o golo depois de recorrer ao video árbitro.

Recorde-se que a seleção da Nigéria já apurada para a próxima fase, lidera o grupo D com 6 pontos, seguido do Egito com 3, enquanto os Djurtus e o Sudão somam um ponto cada.

Na próxima e última jornada da fase de grupos a Guiné-Bissau vai defrontar as Super Águias da Nigéria e o Egito joga contra o Sudão, ambas as partidas serão no dia 19 de Janeiro no Estádio Rounmdé Adjia, em Garoua.

#Alain Denis Ikoul furioso contra o árbitro da Guiné-Bissau - Egipto: 


🎙"Se o VAR só é útil para os árbitros africanos tomarem más decisões, então deve ser tirado deles muito rapidamente. " Tenho a impressão de que alguns árbitros africanos não estão prontos para esta tecnologia. Anula-se este belo golo da Bissau-Guiné é uma verdadeira Sodomia arbitrária. Jogar futebol não é abraçar no quarto, NÃO... Duelos acontecem, e isso faz parte do jogo. Esse árbitro roubou um ponto da Guiné-Bissau.