sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Material vivo! - A Ministra dos Negócios Estrangeiros Da Cooperação Internacional e das Comunidades, Doutora Suzi Barbosa, ja se encontra em Addis abeba e, é a representante legitima da Guiné-Bissau, com os Plenos Poderes Concedida Pelo Presidente da República Dr. José Mário Vaz.



Walter Félix Da Costa

Governo reunido de emergência produziu um comunicado em que condena as declarações de Umaro Sissoko Embalo, e pede ao Ministério Público a abertura de investigação sobre as ameaças a paz social.



Aliu Cande

URGENTE! - A GUINÉ-BISSAU A BEIRA DE EXPLOSÃO - António Sedja Mam


A GUINÉ-BISSAU A BEIRA DE EXPLOSÃO=

Estou a chamar atenção, a nossa classe política e ao STJ, mas, parece que ninguém me da ouvido, todos estão obcecados e surdos, com os olhos fixos, num único objectivo, O PODER.

Ora, a democracia inaugurada em 1994, que aparentava ser, o resultado da evolução da nossa cultura política, define as regras de jogo para ascender ao Poder Politico, através das eleições livres, justas e transparentes. Todas as mentes que se sentiam vedados e oprimidos pelo mono partidarismo, se sentiram finalmente libertos para exercerem a cidadania. 

Entretanto, afinal era tudo utopia, a nossa Democracia, nunca foi um produto da evolução da Cultura politica e jurídica do povo da Guiné-Bissau, ela foi um regime imposto pela conjuntura internacional, a queda do murro de Berlim e o fim do Sistema Socialista mundial. A prova disso, é a situação de instabilidade política extremamente perigosa em que nos encontramos após a publicação dos resultados da segunda volta das eleições Presidenciais. 

Os resultados deram Vitória ao GENERAL Umaru Sissoco Embalo. Vitoria essa que foi contestada pelo Candidato do PAIGC. A contestação não foi justa, isto é de acordo com a LEI ELEITORAL Segundo esta as reclamações devem ser apresentadas NA MESA DE ASSEMBLEIA ONDE AS VOTAÇÕES são realizadas. Porém, isso não se verificou, no entanto O STJ, recebeu o referido protesto, dando lugar a maior "dança jurídica" jamais vista no nosso Sistema Judicial : saiu um Acórdão que ninguém conseguiu interpretar devidamente, dando lugar ao "dito por não dito", veio o porta voz do STJ, em conferência esclarecer o teor do referido Acórdão e todos pensaram que finalmente estava tudo esclarecido. Afinal era só o início, o Relator do processo aparece para dizer que o acórdão obriga a recontagem dos votos. 

Depois veio a CEDEAO, também com as suas orientações, de consolidação dos apuramentos realizado e a sua publicação. O procedimento foi feito e confirmou-se a Vitoria do General USE. Entretanto o PAIGC, continua a recusar o resultado sem contudo provar as evidências de factos que poderiam configurar vícios insanáveis que ensejariam a nulidade do pleito.As suas lideranças, nos pelouros onde se encontram radicalizaram, tanto no Governo como na ANP. O líder do PAIGC, também endureceu as suas posições.

Do lado do Vencedor, MADEM e do seu Candidato USE, também não podia-se esperar um beneplácito ante este embroglio senão o extremar das atitudes..Aí estão reunidas as condições objectivas e subjectivas para a eclosão do conflito pós Eleitoral, com consequências imprevisíveis. Tudo indica que o curso das coisas caminham exactamente para essa tragédia, basta uma decisão do STJ, que contraria a decisão da CNE Para que o copo transborda, ou então a continuação da recusa do Presidente da ANP em empossar o Presidente Eleito. Este ultimo sem duvida será substituído no acto por um dos Vice-Presidentes.

Tanto a primeira como a segunda possibilidade irão conduzir a reacções adversas e perigosas com possibilidade de perda de vidas.
No teatro do conflito que se desenhe, a situação Operativa Nacional é desfavorável ao candidato derrotado com o seu Partido o PAIGC por isso é indispensável ponderar, retratar e redimensionar as posições para evitar o derramamento do sangue gratuito.

Aristides Gomes: “Guiné-Bissau não está à beira da guerra civil”

O primeiro-ministro guineense convocou os embaixadores acreditados na Guiné-Bissau para informar que o país "não está à beira da guerra" e que o Governo "não vai tolerar" desordem. Gomes diz que os guineenses aguardam pela decisão final da justiça que será respeitada por todos. Nas suas palavras "não há ainda um Presidente eleito"


DW Português para África

Guiné-Bissau: Câmara Municipal de Bissau lança primeira pedra para construção do espaço lazer na rotunda do aeroporto Internacional de Bissau.


O acto foi presidido por ministra da administração territorial Maria Odete Semedo e obra ora lançada foi orçada em sessenta e oito milhões de F. CFA, com duração de três meses.

De acordo com maquete a infraestrutura contêm biblioteca quiosques e o espaço de diferentes anéis para o exercício físico.

Rui Gonçalves Cardoso edil de Bissau conta aos jornalistas as diversas ações em curso.

Nicolau Gomes Dautarim

Infraestrutura - Ministra de Administração Territorial inaugura mercado de venda de gados


Bissau, 07 Fev 20(ANG) – A ministra de Administração Territorial e Gestão Eleitoral afirmou que ter gados  num espaço com cuidados veterinários diminui a situação de consumo de carnes verdes deteorizados.

Maria Odete Costa Semedo que falava hoje na cerimónia de inauguração do Mercado de venda de gado bovino,caprino e suíno,da cidade de Bissau, disse que com a referida infraestrutura, acredita que estão a dar um passo em termos de higienização daquilo que é a alimentação das populações.

“Estamos aqui para assistir a entrega deste espaço tão importante para a vida não só dos gados como para os seres humanos.Isto é uma actividade que está prevista no programa do Governo e que consiste em trazer a população a salubridade e um conjunto de serviços que possam contribuir para a boa saúde”, afirmou.

A governante sublinhou que ocorreu há uns anos atrás um surto de carbunculo que  afectou também aos seres humanos, acrescentando que é uma doença animal, mas quando mal cuidada e tratada passa para os humanos.

Disse que a preocupação da União Económica e Monetária Oeste Africana(UEMOA), entidade financiadora da obra, é de incluir a Guiné-Bissau no quadro de abastecimento de infraestruturas de melhoria de qualidade de vida.

“Eles apoiam na construção de infraestrutura e nós temos o dever e o direito de trabalhar para que esta infraestrutura seja bem gerida e mantida a higiene e uma gestão para que possa trazer algo de bom”, aconselhou.

Segundo a  ministra de Agricultura e Florestas, Nelvina Barreto a referida infraestrutura foi financiada pela UEMOA no montante de 210 milhões de francos CFA.

Nelvina  informou que o Mercado vai permitir uma concentração do gado que são abatidos para o consumo, frisando que terão ali os seguimentos veterinários com a vacinação à entrada e inspecção à saída.

Adiantou  que a concentração desses animais no referido local vai impossibilitar que estejam a circular em espaços públicos, pondo em risco a vida das pessoas nas estradas.

“Gostaríamos de agradecer a UEMOA por este gesto de colaboração  com o Estado da Guiné-Bissau e esperamos poder continuar a contar com o seu apoio para podermos alargar essa iniciativa à outras localidades do país que também carece dessa infraestrutura”, disse.

ANG/ÂC//SG

CABO VERDE - ONU destacam Cabo Verde como "modelo" de trabalho e orçamento integrados

A Organização das Nações Unidas (ONU) destacou hoje Cabo Verde como um "modelo" que há 15 anos tem um plano, trabalho e orçamento integrados, uma experiência piloto que a organização quer levar a outros países.


"Cabo Verde tem sido um modelo relativamente a muitas das diretrizes que estão agora a ser dadas pelo secretário-geral António Guterres", disse a coordenadora residente da ONU em Cabo Verde, Ana Patrícia Graça, durante uma reunião na cidade da Praia sobre a cooperação para o desenvolvimento sustentável entre as Nações Unidas e Cabo Verde.

A responsável recordou que Cabo Verde foi o primeiro país, e único no mundo até à data, que em 2005 criou o único escritório conjunto em que 13 agências têm um plano de trabalho, um orçamento e uma equipa integrada.

"Foi um piloto de sucesso e temos estado a trabalhar com o Governo para que seja usado como referência para outros países e outros Estados insulares que podem, desta maneira, ter uma menor transação de custos e mais eficiência", salientou Ana Patrícia Graça.

A coordenadora residente afirmou que, em 2008, a ONU adotou princípios que estão agora a ser implementados a nível mundial, sobre o planeamento integrado, com planos de trabalho conjuntos dentro do quadro de cooperação da organização.

Ana Patrícia Graça sublinhou a importância de todas as agências da ONU trabalharem em conjunto, afirmando que só assim é que todos os setores podem aproveitar das valências de cada um e as dos outros.

A reunião foi presidida pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, que também destacou a importância de avaliações conjuntas e de as instituições falarem "a mesma linguagem".

"As Nações Unidas acabam por ser uma instituição que consegue congregar e coordenar as diversas intervenções dos nossos parceiros para o desenvolvimento e o foco de todos para o desenvolvimento sustentável é importante na afetação de recursos e na execução de projetos que sejam convergentes com os ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis]", disse o chefe do Governo cabo-verdiano.

Durante a reunião, de prestação de contas da ONU ao Governo e aos parceiros, foi ainda lançada uma página na Internet (www.caboverde.un.org) com informações sobre a cooperação entre a ONU e Cabo Verde.

Ana Patrícia Graça avançou que em 2019 a ONU tinha um orçamento previsto de 20 milhões de dólares (18,2 milhões de euros) para atividades em Cabo Verde, tendo conseguido mobilizar cerca de 15 milhões de dólares (13,6 milhões de euros), entre fundos próprios e junto de outros parceiros, e teve uma taxa execução de 80%.

O quadro de cooperação da Nações Unidas com Cabo verde para o quinquénio 2018 - 2022 é de 96 milhões de dólares (87,5 milhões de euros).

NAOM

O Presidente da República eleito da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló, parte esta sexta-feira dia 7/2/2020 para Adis Beba onde participa a convite da União Africana na cimeira dos chefes de estado e do governo do continente

O novo chefe de estado fará uma breve declaração a imprensa pelas 22h no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira antes de seguir para a Etiópia.


Fonte: Mutaro Uldada Cisse

NÔ MISTI BAI SKOLA SUMA BÔ FIDJUS (2 EPIZODIU)

Hoje foi promovid uma vigília, por cidadões revoltados com a greve no ensino público guineense, esta vigília aconteceu frente ao palácio de governo.

Vigília dos Estudantes, a frente do Palacio do Governo

Antes de mais nada gostáriamos de denunciar Câmara Municipal de Bissau (CMB) de tanta burocracia de uma mão invisível de nos tentar impedir de fazar a minifestação, que é um direito que nos assiste. Seguimos todos os trâmites legais para avisar a vigília.


Redigimos uma carta junto à C.M.B na qual recusaram de receber primeira vez, por seu conteúdo(vigília) e depois fomos para recursos humanos fazer umas criticas, de lá fomos chamados e nos atenderam.

Tudo isso aconteceu na segunda feira e C.M.B não nos deram resposta no sentindo de não haver uma outra manifestação com o mesmo itinerário.


Hoje na plena manifestação frente ao palácio de governo, fomos empurrados, intimidados pelas forças de defesa e segurança, onde expulsaram-nos de passeio palácio de governo, recuarmos e reorganizarmos fora de passeio de palácio, mas como não bastasse reforçarem com POP bem armados de unhas aos dentes e também com guardas nacionais GN com a mesma intenção, intimidação e violência para nos dispersar.Mas com tudo mantivermos determinados a não abondonar o espaço, custe o que custar até poderia ser a nossa vida, pela justa causa.

Com esse determinismo nos nossos olhos, nas canções fazeram-lhes reconsiderar suas posicões e chamaram-nos para ter com o secretário Geral de governo, Eu e Sebastião Júnior Tambá acompanharmos com o coordenador de vigília Malique Mandela Seide.


O secretário nos recebeu e prometeu fazer chegar a nossa inquietação e exigência ao Primeiro Ministro Aristides Gomes, porque ele não estava no momento. Quando voltarmos à manifestar vímos carro de primeiro ministro a entrar no palácio, precisamente estávamos a cantar essa música: "NONA LUTA, NONA VENSI, CABRAL KU FALANU PABU SEDU HOMI BU TEN KU BAI SKOLA, PABIA SKOLA KUTA KUMPU TERA"
e também com slogan
#Nô Misti Bai Skola Suma Bô Fidjus#
Isso fez com que o primeiro ministro mandou um dos seus protocolos nos chamar para conversar conosco e inteirar da nossa inquietação e exigência.

A nossa inquietação é a greve no ensino público.
A nossa exigência:
Exigimos para já fim da greve nas escolas públicas.


Antes de deixar este espaço virtual eu e os camaradas gostáriamos de exortar Carta21 Conaguib CAAEP e outras organizações estudantis para unificarmos as nossas lutas, as nossas determinações, as nossas falas para uma frente e uma luta coesa contra o sistema desigual de ensino, só assim venceremos essa luta!

Nha mantenhas revolucionarias!
Nô sta djuntu pah luta djuntu!


By: Sérpe Carpe! / Magno Da Costa‎ / Camnate Renaldo M'bundé Onc 


Lina De Sa was live


Lina De Sa 
A margem da cimeira da União África que terá lugar nos próximos dias 9 e 10 em Adis Beba os chefes de estado e do governo da CEDEAO vão se reunir para analisar a situação na Guiné-Bissau.

Os líderes do bloco subregional da África de Oeste vão se posicionar sobre a inventada crise após a CNE ter confirmado a vitória do General Umaro Sissoco Embaló.

Uma decisão enérgica deve ser tomada e deverá ser anunciada logo de seguida.


Fonte: Califa Soares Cassama

NOTA DE IMPRENSA - Formação de Jovens e Mulheres em Liderança Política e Habilidade de Consolidação da Paz



Aleke Ogbada Junior
Communication Specialist 
United Nations Population Fund
UN Building, Rua Rui Djassi, 
P.O. Box N. 1011 Bissau, Guinea-Bissau

Em conferência de imprensa, o líder Domingos Simões Pereira disse estar confiante na justiça eleitoral, e que a sua vitória será confirmada. O candidato declarado derrotado pela CNE afirma que as declarações de ameaça proferidas ontem pelo seu rival demonstram o medo, mas garante que o Paigc está preparado para dar resposta necessária.

DSP insta os Órgãos da Soberania, a ANP, Supremo Tribunal de Justiça e ANP à assumir as suas responsabilidades perante a situação.
Simões Pereira promete chegar as Nações Unidas, para fazer valer a verdade parante a titude da CEDEAO e da União Africana. 👂👂👂


Aliu Cande


CORTA META…….

A recomendação/ultimato da CEDEAO, 7 de Fevereiro de 2020, foi cumprida, porque a Acta do Apuramento Nacional dos resultados definitivos da segunda volta das eleições presidenciais de 29 de Dezembro de 2019 já foi elaborada, assinada pelos representantes dos dois candidatos, testemunhada pelos representação da organização regional e finalmente enviada aos órgãos de soberania.

A campanha terminou e as eleições já pertencem ao passado, porque o órgão competente para a gestão eleitoral, a Comissão Nacional de Eleições, já declarou como vencedor o General Umaro Sissoco Embalo. No meu entender, e como alguém que esteve activamente implicado no processo, já devíamos estar a preparar a posse do presidente-eleito, porque os desafios que nos esperam são enormes e somos poucos demograficamente para os enfrentar. 

A nossa jovem democracia viu-se reforçada com esse vaivém, e isso devia ser motivo de orgulho para os Guineenses, porque o nosso povo deu mostras de maturidade, patriotismo, civismo e de entrega à causa nacional. 

Que alguém me indique um único país africano onde durante as campanhas eleitorais não se registaram vítimas mortais, ou situações graves de violações de direitos humanos? 

Na Guiné-Bissau, desde a abertura democrática em 1994 até a data não se registaram nenhuns actos dessa natureza.

 Se os políticos não o merecem, ao povo da Guiné-Bissau devia por isso ser atribuído o Prémio Nobel de Paz. 

Daí, que devíamos conformar-nos com a realidade dos factos e concentrar todas as nossas energias para construir a Guiné-Bissau, que precisa de todos os seus filhos, os que estão no pais e os da diáspora. Quem pensa que só nos ombros do presidente-eleito é que pendem as responsabilidades de prosseguir essa obra, estão enganados, porque o próprio candidato derrotado, Domingos Simões Pereira terá a sua quota-parte, porquanto deverá convencer de que, com ele o pais estaria entregue em melhores mãos. 

Isso passaria fundamentalmente pela sua colaboração sincera com o presidente-eleito, com quem sempre manteve relações cordiais de grande amizade e de fraternidade.

Faz lembrar as relações entre o Presidente Alassane Ouattara e o ex-presidente Henri Konan Debie, a quem o ADO nunca chamava pelo nome, mas carinhosamente por “Mon ainé”. 

E, de facto, o Domingos Simões Pereira e o ainé (ermon garandi) do Umaro Sissoco Embalo, presidente-eleito, que tem uma grande consideração pelo presidente do PAIGC, não fosse os homens da sua entourage que estão a conduzi-lo para um caminho que ninguém desejava ver este jovem quadro enveredar. 

A Guiné-Bissau está a espera do presidente-eleito, que tem um período de graça muito curto, porque o povo está com fome de ver o país reencontrar o rumo que lhe tinha sido dado nos primeiros anos da independência pelo falecido Presidente Luís Cabral, a quem rendemos, com todo o mérito, uma vibrante homenagem. 

O rumo do desenvolvimento. 

Essa turbulência, ainda que estranha para muitos, é a manifestação da vitalidade e dinâmica da nossa jovem democracia, que está a servir de exemplo para muitos países africanos e não só. O Domingos Simões Pereira é nosso irmão e estou convencido que ele vai-se render à evidencia porque ainda é novo e pode aspirar a muito mais. 

O Guterres não foi presidente de Portugal, mas hoje é o Secretário-geral da ONU, posto a que chegou, além de mérito pessoal, porque teve o incondicional apoio do um poder que até não era da sua côr partidária.

Quem sabe se o General Umaro Sissoco Embalo irá propor um dia o Engª. Domingos Simões Pereira para outro cargo internacional que requeira o apoio do Chefe de Estado? 

O Domingos já teve a experiência da CPLP e estaria em melhores condições para concorrer a qualquer posto e ser apoiado do que trazer um noviço. 

O mesmo se pode falar de muitos dos nossos cidadãos que tiveram a oportunidade de exercer altos cargos de responsabilidade ao nível internacional (Magda Robalo, Paulo Gomes, Carlos Lopes, Huco Monteiro, Júlio Balde, Isaac Monteiro, Maria do Céu Monteiro, Nharebat Ntchasso, etc.). 

São todos Guineenses e excelentes quadros que nos representaram com muita dignidade lá fora.

Por isso, a hora é de reforço da nossa Guinendadi e de muita ambição para fazermos descolar o país uma vez para sempre. Mas atenção, e isso vai para o presidente-eleito, apesar dos apoios que recebe de vários quadrantes, esta alternância não deve contar a não ser assessoriamente) com aqueles eternos oportunistas que se serviram do país ao longo dos anos, e que nunca o serviram efectivamente. 

Aqueles que se aproveitaram da impunidade reinante, roubaram e se tornaram hoje ricos, de um dia para o outro, sem serem incomodados. Ou aqueles que se consideram ministeriáveis at aternum. Nna odja Elis, ali ena djumpuni. É sta na tudu partidos cu movimentos. Djopoti ca tem, pá peteli udju. 

Muitos desses abutres estão à espera de recompensa, mas nós vamos ser muito implacáveis, porque se integraram qualquer executivo serão denunciados publicamente, pabia nin ladrons di arus ou seja la o que for, ou di serpente cu ta nguli dinheiro cana parsi mas no dianti. 

Que os Messis e os Ronaldos, eternos jogadores, descalcem as suas botas, porque nada mais tem a dar ao país, sica pa bai furta.

 Nisso, o presidente-eleito tem que ser firme para continuar a merecer a nossa confiança, a confiança da juventude, sobretudo da juventude “Buruntuma”, anós ke fala noca panha pe.

A Luta continua!
We together!
Li Ki li!

Por: mago yanick aerton
Fonte: dokainternacionaldenunciante

Lina De Sa fez uma transmissão ao vivo


Lina De Sa

"Se for necessário fazer a guerra para ter paz, faremos guerra para ter paz"

Por Dara Fonseca Ramos

Bom dia

"Se for necessário fazer a guerra para ter paz, faremos guerra para ter paz" Umaro Sissoco Embaló, o Presidente eleito há mais de um mês mas que ainda não tem marcado a data para sua Investidura.

A fartura, o enjoo, a raiva... é tanta que realmente pensa se que aqueles que agora brincam com a vontade do povo não estavam na Guiné-Bissau em 1998, quando os guineenses optaram pelas armas e não pelo diálogo. Domingos Simões Pereira foi demitido em 2015 tal como Carlos Gomes Júnior em 20..., Martinho Cabi em 2..., Manuel Saturnino em 199... e infelizmente muitos mais!!! Mas com Domingos Simões Pereira o país é que sofre consequências (anteriormente. Paga o país todo por uma decisão do Chefe de Estado em pleno gozo dos seus direitos constitucionais (sim infelizmente a nossa constituição permite ao Presidente demitir o PM por questões bagatelas).

A Guiné-Bissau está parada desde 2015 por que Domingos Simões Pereira decidiu que o país tinha que pagar o que ele considera ser injusto. Hoje em 2020 chegamos ao ponto de roptura ESTAMOS FARTOS de um político que entrou no maior partido do país para ser ministro, calhou lhe a presidência desse partido e foi parar ao primeiro ministro sendo mais tarde demitido por um presidente apoiado pelo mesmo partido (sim isto era para ser coisa deles e virou coisa nossa).

No entanto, como os militares haviam sido sancionados pela CEDEAO ao PAIGC de Domingos Simões Pereira só resta bloquear e degradar o Estado da Guiné-Bissau.

A guerra referida pelo Presidente eleito era desnecessária, mas o país e o povo está sem saída. Temos que materializar a vontade popular que está bloqueada
•Pela assembleia Nacional Popular cujo presidente é alto dirigente do PAIGC, um senhor para quem resta uma finalidade política de render €€ para prolongar a vida perante uma saúde débil,
•Pelo governo cujo o chefe é um "boy for the jobs" de Domingos Simões Pereira, na minha opinião o chefe do governo é o pior filho que a Guiné-Bissau tem e claro como todo vaso ruim não quebra.
•Pelo presidente do Supremo tribunal de justiça da qual nem quero falar pois para mim nem é supremo muito menos de justiça. Acho que é um local para um grupo de senhores de idade médiaavançada que na sua juventude fizeram grandes sacrifícios para a sua formação mas nunca em parte alguma tiveram dignidade profissional e claro que perante a idade, não têm a ambição de lutar por essa dignidade mas sim de trespassa-lá.

Portanto, infelizmente mencionei 3 órgãos de soberania que na minha opinião estão ao serviço dos interesses de Domingos Simões Pereira e so seu PAIGC, sendo assim vê se claramente o tipo de guerra que é necessário travar.

A Guiné-Bissau vai se libertar do PAIGC que o tirou do jugo colonial para submeter á vontade da sua cúpula cuja os haveres financeiros estão a conta do cofre da Guiné-Bissau, nem que para isso a parte "boa" do Estado tenha que combater a Parte "má". Portanto estamos a passar por uma guerra entre a presidência da República e os restantes órgãos corrompidos pelo PAIGC.

Desta vez a presidência vai repostar porque afinal de contas ele, Umaro Sissoco Embaló é militar e foi eleito pela maioria do povo guineense num sufrágio universal e direto. Portanto é o órgão com maior legitimidade.

Lembremos que José Mário Vaz demitiu 7 governos porque quem lhe abriu guerra foi o primeiro ministro, Umaro Sissoco Embaló tem 3 frentes de guerra logo pensemos em quantas assembleias, supremos e governos terá no seu mandato? O PAIGC quer pessoalizar o Estado da Guiné-Bissau temos que ter cautela.
O Estado somos todos nós

#Libertadorcarrasco_paigc_o_teu_fim_chegou

Onde estou a 7 de Fevereiro de 2020 a exigir posse para alguém eleito a 29 de Dezembro de 2020.

USE PRESIDENTE






VINHO - É isto que acontece se beber um copo de vinho todas as noites

Entenda o que esta bebida pode fazer por si.


O que acontece com o seu corpo se beber uma pequena quantidade de vinho todos os dias? Há coisas boas e coisas más. 

Pode ter uma melhor saúde intestinal

Um estudo de 2019 descobriu que as pessoas que bebiam vinho tinto tinham uma maior diversidade de boas bactérias no estômago em comparação com as pessoas que não bebiam vinho tinto. 

Pode ter uma melhor saúde do coração

Uma revisão de 2017 afirmou que, juntos, o etanol e os polifenóis do vinho podem ajudar a proteger contra doenças cardiovasculares crónicas, principalmente doenças cardíacas.

Pode ter ossos mais fortes

Investigadores descobriram que o consumo excessivo está ligado à osteoporose, no entanto, estudos afirmam que o consumo moderado pode tornar os ossos mais fortes em mulheres na menopausa.

Melhora as funções do cérebro

A função cerebral pode diminuir com a idade, mas a ingestão moderada de álcool pode estar associada a um declínio mais lento.

Pode ter pior qualidade do sono

Muitas pessoas podem sentir que um copo de vinho as ajuda a dormir mais facilmente. No entanto, o consumo de álcool antes de dormir está associado a padrões de sono de ondas lentas, conhecidos como atividade delta. Durante esse período, a atividade alfa, que é outro tipo de padrão cerebral, também é ativada. As atividades alfa e delta no cérebro, juntas, podem inibir o sono restaurador.

NAOM

Guiné-Bissau: General Umaro Sissoco Embalo exorta usar força energética, caso supremo tribunal de justiça visa fazer manobras para subversão da vontade popular expresse na urna


General Umaro Sissoco Embalo exorta usar força energética, caso supremo tribunal de justiça visa fazer manobras para subversão da vontade popular expresse na urna.

Eu concordo plenamente sem dúvida nenhuma ou quaisquer equívoco.

Disciplina e rigor ordem constitucional em ação.

É assim que a Sua Excelência Senhor Presidente da República, Dr José Mário Vaz devia ter intervido ao longo desses anos todos!

Desta vez, o DSP e o seu compadres péla cabeça vão receber o tratamento dos ratos das mãos dos homens, rék!

Agora vai ver como se põe a vagabundagem em ordem!

E trabalho forçado debaixo do sol ardente nas estradas.

Porque há já muito tempo que a palhaçada deixou de ter a graça!

O Democrata mente progressista em ação, e suas previsões acertadas!

By O Democrata Osvaldo Osvaldo

200 Unsolved Mysteries That Cannot Be Explained | Compilation


200 unsolved mysteries that cannot be explained | compilation. We take a look at these 200 unsolved mysteries that cannot be explained | compilation.

It appears that the more we uncover, the less we know about the nature of our world. It seems like more and more mysterious events surface from all around that are more than just impossible to explain, they completely defy what we know to be possible within the realms of physics and science.

So today, here at unexplained mysteries, we take a look at these 200 unsolved mysteries that cannot be explained.

Thank you for watching!
Thank you to CO.AG for the background music!

Source Unexplained Mysteries

Guiné-Bissau! - Fiquem atento, amanhã CET irá partilhar áudio gravado que À Sua Excelência General Sissoko disse, está connosco

Leopold Sedar Domingos

MESMO QUE GANHAR NÃO IRA MANDAR! POVO VAI DECIDIR E ALGUÉM IRA DECIDIR TAMBEM


São duas afirmações que ecoaram, antes da campanha e ninguém, se dignou mugir e tugir contra estas declarações belicas dos apaniguados de PAIGC em consonância com o seu malgrado candidato! E na pratica estão a cumprir essas funestas afirmações, através do conluio com STJ e afins. Como se isso, não bastasse, ainda o primeiro-ministro demitido (e bem demitido) sem base legal para tal, afronta o presidente eleito com demissão da ministra dos Negócios Estrangeiros, so porque, esta soube respeitar vontade popular e acompanhou no périplo presidente eleito e ainda sobra para pequenez da ANP que tenta bloquiar investidura do SISSOCO 

Tudo isso, merece uma reação veemente, pode ate ser exagerada, mas pontual, porque agora é assim, com estes maus perdedores, ou vai ou racha...

Por: Escritor Carlos Sambu, porta-voz de Juadem

Estamos a Trabalhar

Úmaro Sissoco Embaló: “VOU TOMAR A POSSE NO DIA 27 DE FEVEREIRO, HAVERÁ APENAS UM CHEFE NA GUINÉ-BISSAU”


O vencedor da segunda volta das eleições presidenciais de acordo com os resultados definitivos anunciados pela CNE, Úmaro Sissoco Embaló, revelou que vai tomar posse como Presidente da República no próximo dia 27 de fevereiro. Garantiu  que a partir daquela data haverá apenas um chefe na Guiné-Bissau. Sissoco Embaló fez essas declarações à imprensa na noite desta quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020,  no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, de regresso de uma viagem.

Embaló que foi recebido no Aeroporto pelos dirigentes do Movimento para Alternância Democrática (MADEM) e representantes de algumas formações políticas que o apoiaram na segunda volta das presidenciais, fez um périplo por vários países africanos bem como alguns países da Europa e Ásia, onde manteve encontros com chefes de Estados de respectivos países.

Úmaro Sissoco Embaló diz, na sua declaração aos jornalistas, que recebeu uma chamada telefónica do presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que pediu-lhe um encontro a margem da cimeira dos Chefes de Estado e do Governo da União Africana em Addis-Abeba (Etiopia). Acrescentou que vai representar o Estado da Guiné-Bissau na cimeira de Addis Abeba.

“Ninguém compreende o teatro que está a passar neste país, porque toda gente sabe que o órgão competente para a gestão de eleições é a CNE. Portanto não podemos permitir que a Guiné-Bissau seja penhorada a uma pessoa. Garanto-vos que vou tomar a posse no dia 27 de fevereiro e que, a partir daquele dia, haverá apenas um chefe na Guiné-Bissau”, assegurou.

Embaló disse que as vezes é preciso fazer a guerra para que haja a paz, “se for necessário vamos a guerra para que haja a paz e a Guiné-Bissau vai libertar-se de vez”.

“Todo mundo sabe que o Úmaro Sissoco Embaló é o novo Presidente da República da Guiné-Bissau. (…) Se Cipriano Cassamá não tomar diligências necessárias para a minha investidura, tenho o Nuno Nabiam, primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional Popular e Hadja Satu Camará, a segunda vice-presidente, portanto reuno as condições e 55 deputados para tomar posse em qualquer parte do território nacional”, contou.

Embaló disse que o Supremo Tribunal da Justiça pode dicidir o que bem enteder, mas ele vai ser investido como Presidente da República. 

“Há algumas pessoas que poderão não vir a comer o dinheiro que receberam. (…) Vou exibir o áudio de algumas pessoas para que o povo conheça os bandidos desta terra. Quero deixar um recado ao PAIGC, um grande partido que eu respeito muito : o país ou o PAIGC não pode continuar refém de Domingos Simões Pereira”, advertiu o presidente eleito.

Embaló exortou ao chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, que ele (Úmaro Sissoco Embaló) é o comandante supremo das Forças Armadas com e sem a posse.

“Há uma ministra que pediu a demissão, mas que terá sido substituída por um despacho do Primeiro-Ministro Aristides Gomes (…) quando é que um despacho pode revogar um decreto presidencial ? Já avisei os Embaixadore que quem acatar a decisão desta nova ministra [substituta] nomeada por despacho de Aristides Gomes, vai ser preso, logo depois da minha posse. Aristides Gomes deveria preocupar-se com dois meses de salários devidos aos funcionários públicos e não entrar neste teatro e palhaçada”, espelhou.

Afirmou que vai ordenar a retirada das forças de interposição da CEDEAO (ECOMIB) para compreenderem o alcance da sua influência. 

“Peço a população que se mantenha calma. Vou a Etiopia, assim que regressar vamos medir a força e mandarei retirar-lhes todas as segurança de ECOMIB. A Guiné-Bissau vai libertar-se de uma vez, portanto jamais será refém de uma pessoa”, advertiu.

Por: Assana Sambú

OdemocrataGB

Le Président de la République SE Umaro Sissoco Embaló sera à Addis Abéba pour le 33ème sessions ordinaires de la conférence de l'Union Africaine du 09-10 février 2020

O presidente da República, Umaro Sissoco Embaló estará em Adis Abéba para a 33 ª Sessão Ordinária da conferência da União Africana de 09-10 de fevereiro de 2020.



Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo
.