18 de julho de 2019

SUMAILA SANI FUNCIONÁRIO DA CNE E CHEFE DE GABINETE DO JOSÉ PEDRO SAMBU QUE TOME CUIDADO COM OS SEUS ATOS IRRESPONSAVÉIS.



By dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

Qualificação para CAN 2021: Guiné-Bissau no grupo I com Senegal

Esta quinta-feira realizou-se o sorteio da qualificação do próximo Campeonato Africano das Nações, em 2021. Grupo I: Senegal, Congo, Guiné-Bissau e Suazilândia.


Braima Darame

MADEM G15, DENÚNCIA MAIS UMA TENTATIVA MAQUIAVÉLICA DO PAIGC, QUE MAIS UMA VÊS QUER MONTAR A SUA MAQUINA DE FRAUDE ANTES DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DO PROXIMO MÊS DE NOVEMBRO.









ENTREVISTA DE CIPRIANO CASSAMA CAUSA & EFEITO

CIPRIANO CASSAMA: “TENHO FEITO O QUE PAIGC ME ENSINOU”


Depois de anunciar a sua candidatura, o ex-presidente da Assembleia reflexiona sobre o seu futuro.

CIPRIANO CASSAMA, vive horas finque pela sua sobrevivência política. Depois de anunciar a sua candidatura para as próximas eleições presidenciais procura construir uma única coligação que integre a APU-PDGB, UM e o próprio PAIGC.

No entanto, tem tido que demitir como presidente de assembleia nacional e leva mais de uma semana sem falar com DOMINGOS SIMÕES PEREIRA que aposta em apresentar a sua própria candidatura para as contendas que se avizinham.

ENTREVISTA COMPLETA👇🏻👇🏻👇🏻

JOÃO do ROSARIO: É um traidor Sr. Cipriano? 

CIPRIANO CASSAMA: Tenho feito o que PAIGC me ensinou. Quando as coisas não vão bem, é mais importante escutar os militantes de que os partidos, e há que se abrir.

É o que fizemos em 1998, o que fizemos no ano 2000, e o que nos levou a ganhar as legislativas do ano 2014. Não há ninguém que possa discutir que as coisas não iam bem [em PAIGC]. A imensa maioria da militância estava entre desânimo e órfã. Nesses momentos há que antepor a capacidade de construir uma maioria nova às necessidades do partido. E há que assumir o preço que isso custe. Eu o assumi.

JOÃO do ROSARIO: mas tem tomado esta decisão a costas de PAIGC ou comunicou-a previamente?

CIPRIANO CASSAMA: PAIGC ensinou-me que a comodidade dos partidos às vezes não está alinhada com a possibilidade de reunir a militância num só objetivo. A ninguém lhe pode surpreender esta decisão. Levo-o dizendo em conversas privadas e públicas com dirigentes do partido há muito tempo. 

JOÃO do ROSARIO: Uma coisa são os artigos em imprensa, ou as declarações, e outra é propor estratégias nos órgãos internos dos partidos, que é onde se tomam as decisões. O fez?

Cipriano CASSAMA: Em 2015 já defendi de que havia que aprender de que algo se tinha feito melhor nas direcções anteriores [CADOGO obteve melhores resultados que DOMINGOS SIMÕES PEREIRA]. Ainda não tenho escutado uma só razão política que explique que o que tem sido bom na liderança de CADOGO pode ser aplicada para melhorar essa nossa direcção. 

JOÃO do ROSARIO: Então, seus colegas não lhe responderam quando lhes fez a sua proposta?

Cipriano CASSAMA: Suponho que essa tese não convencia a todo mundo. 

JOÃO do ROSARIO: Isto quer significar que, disseram-lhe que não?

Cipriano CASSAMA: Há muitas formas de dizer que não. Há uma forma que é deixar que o tempo passe. Hoje a militância exige recuperar a confiança em candidaturas amplas que ponham os interesses da cidadania acima das próprias siglas do partido, e estou a falar dumas que levo tatuadas. Temos que ser factor de reunião. Nos últimos tempos tínhamos diminuído a capacidade de falar com militância que têm ideias diferentes da direção superior do nosso partido. Queremos uma candidatura na que tem que caber Muçulmanos, Mandingas, Balantas, e todos guineenses.

JOÃO do ROSARIO: Como descreves tua candidatura ? 

Cipriano CASSAMA: Minha candidatura tem como objectivo de reunir a todos militantes de PAIGC que decidiram abandonar o partido por intransigencia da direcção superior deste partido. Nos últimos anos faltou-nos ser um pouco mais permeáveis, escutar um pouco mais, reganhar um pouco menos, abrir-se um pouco mais, e fechar-se um pouco menos. Ou seja, de todo o necessário para transformar PAIGC. Sem isso, não me interessa

By Bissau Última-Hora

COMUNICADO DO GOVERNO


Estamos a Trabalhar - Que fica bem claro para que não haja dúvidas :

By Estamos a Trabalhar

Não haverá eleição presidencial com este recenseamento. Mesmo que chove 70 mil sanções da ONU, CEDEAO ou UA

Não haverá nem primeira e nem segunda volta, com porcaria de recenseamento, mesmo que o PAIGC e seus aliados, inclusive APU querem, para que o candidato do PAIGC seja eleito. 

Ninguém votará com este tipo de recenseamento! Se não houver novo recenseamento, o PAIGC e a sua ministra de Gestão de fraudes... Ler Mais 


Os nossos recursos naturais, nomeadamente o Petróleo, está em risco. ???

Começa a saga de vampiros, para pagar as dívidas eleitorais com recursos do país. Já se encontram no terreno liberação dos multinacionais para pesquisa das nossas zonas onde tudo aponta que, pode haver “fonte de petróleo “ mas estamos atentos e a Trabalhar




Fonte: Estamos a Trabalhar

POPULARES DE BAIRRO DE EMPANTCHA BENEFICIAM DE SETE FUROS DE ÁGUA POTÁVEL


Os populares de Bairro de Empantcha nos arredores de Bissau, beneficiam hoje de sete furos de água construídos pelo embaixador de Boa Vontade e dos Direitos Humanos, para minimizar as dificuldades dos moradores local.

José Braima Baldé que falava na cerimónia oficial de entrega dos referidos fontenários de água potável, disse ter saúde de qualidade faz parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

“Fiz estes furos de água potável para minimizar as dificuldades dos moradores de Bairro de Empantcha e sobretudo das mulheres em particular, porque elas são as mais prejudicadas nesse aspeto uma vez que são elas que cuidam da casa e da família”, disse José Braima Baldé.

O embaixador prometeu continuar com os seus contactos no sentido de ter mais apoio de gestos de boa vontade com o objectivo de apoiar os cidadãos em diferentes áreas.

Por sua vez, Quinta Sanca, vendedeira de peixe no mercado de Empantcha louvou o gesto do Embaixador José Braima Baldé e pediu que continuasse a trabalhar para melhorar a situação dos citadinos daquela zona.

“Apesar de estarmos contentes por termos beneficiado dos furos de água potável, mas também queremos ter casas de banhos aqui no mercado do Bairro de Empantcha para que possamos manter higiene local”, apelou Quinta Sanca.

Sublinhou a necessidade da Câmara Municipal de Bissau não resumir o seu trabalho só em fazer cobranças nos mercados, mas sim que faça a retirada do lixo constantemente para evitar as situações que possam provocar doenças.

Notabanca; 18.07.2019

Madem-G15 quer um recenseamento de raiz, credível a ser conduzido por uma entidade independente antes das eleições presidenciais de 24 novembro.

Em conferência de Imprensa esta quinta-feira, o Porta-voz da segunda força política do país, Djibril Baldé, diz que o Governo liderado por ARISTIDES GOMES carece de credibilidade para conduzir o processo eleitoral.




O Movimento Para Alternancia Democratica (MADEM-G15) exigiu hoje, 18 de Julho, o recenseamento de raiz, a ser realizado por uma entidade independente, antes das eleições presidenciaiais de 24 novembro deste ano, na Guiné-Bissau.

"A comunidade iternacional e a comunidade nacional, particularmente a CEDEAO, devem comprender que nao ha condições es de irmos para eleições presidenciais com estes dados. Devemos desenvolver os esforços possiveis para realizar um recenseamento de raiz, credível; feito sob a supervisao e direção duma entidade independente, que não seja nem do governo sozinho e nem de qualquer outra entidade sozinho", disse Djibril Baldé.

O porta-voz do MADEM-G15, partido que lidera a opisçao na Guiné-Bissau disse ainda que, o atual Governo liderado pelo Aristides Gomes nao tem credibilidade para conduzir o processo eleitoral.

Por essas e outras razoes, o governo liderado pelo primeiro-ministro Aristides Gomes, carece da credibilidade para conduzir o processo eleitoral", disse.

A posiçao do MADEM-G15, foi tornada pública esta quinta-feira, durante uma conferência de imprensa presidida pelo porta-voz do partido, Djibril Baldé.

É de recordar que ontem, 17 de Julho, o governo, através da ministra da Administração Territorial e da gestão eleitoral, Odete Simedo anunciou o inicia da correção dos cadernos eleitorais a partir de 17 de Agosto à 15 de Setembro, para os eleitores recenseados, e cujo os nomes não constam nos cadernos eleitorais.

A Guiné-Bissau realizou o último recenseamento eleitoral de Setembro à Novembro de 2018 e eleições legislativas a 10 de Março de 2019.

Aliu Cande /bissau.online

COMUNIDADE MUÇULMANA REÚNE COM CHEFE DE GOVERNO PARA ENCONTRAR SOLUÇÃO SOBRE PEREGRINAÇÃO À MECA

A comunidade muçulmana da Guiné-Bissau reuniu-se esta quinta- feira como o Chefe de Governo para analisarem e encontrar solução para a peregrinação do presente ano, dos fieis muçulmanos a cidade Santa de Meca na Arábia Saudita.

Siradju Bari em nome da comunidade muçulmana, afirmou à imprensa depois do encontro com Aristides Gomes que tem havido muitas especulações sobre a ida ou não dos muçulmanos guineenses no presente ano à cidade santa de Meca para cumprir uns dos pilares do Islão, por isso a comunidade islâmica veio junto ao Governo para saber o que está a passar e qual será a solução.
“Também viemos apelar ao chefe de Governo de que a comunidade muçulmana precisa de ajuda do Governo para que este sonho se torne realidade”, desejou.

Bari disse que Aristides Gomes falou sobre a peregrinação do ano passado, acrescentando que as bolsas demoraram a chegar ao país e uma soma de novecentos milhões de francos CFA, foi tirado no cofre de Estado e entregue ao ex. Comissário para a Peregrinação, Botche Cande, explicando que este montante deve ser reposto para depois diligenciar o desbloqueamento de outros fundos para financiar a bolsa do ano em curso.

Os líderes muçulmanos pediram ao primeiro-ministro, para fazer mais diligências no sentido de fazer os fiéis muçulmanos irem à Meca, salientando que não pretendem a politização do assunto.






notabanca.blogspot.com

"Saúde Pública guineense está corrompida"

Bissau, capital da Guiné-Bissau
Wikimedia Commons

O sistema da Saúde Pública guineense é ineficiente e corrupto. As conclusões fazem parte do relatório da Liga guineense dos Direitos Humanos. A nova ministra da saúde concorda com o diagnóstico e promete para breve mudanças radicais.

O presidente da Liga guineense dos Direitos Humanos afirma que no relatório ficou comprovado que existe uma “insuficiente articulação” entre os diferentes actores que intervêm no sistema de saúde Nacional de Saúde.

Augusto Mário da Silva reconhece que os programas de luta contra HIV, Paludismo e protocolos de junta médica precisam de ser melhorados.

O responsável pela Liga diz que o relatório denuncia um “índice elevado de corrupção”, a “cobrança ilícita de taxas moderadoras”, associado a uma “gestão deficitária” dos stocks de medicamentos no país.

Augusto Mário da Silva justifica a situação pela “falta de informação” que se verifica nos pacientes que é “aproveitada” pelos profissionais de saúde para cobranças ilícitas.

A nova ministra da Saúde, Magda Robalo, concorda com o diagnóstico do relatório da Liga dos Direitos Humanos e promete para breve mudanças radicais. Magda Robalo afirma que o comportamento pessoal médico será prioritário.

RFI

O regresso do lobbie que só coopera se quem estiver no poder for um pau mandado desse lobbie... E assim vai a cooperação portuguesa com as ex-colónias e é essa uma das grandes razões do estado em que estão os PALOP’s, cujos líderes também vão hipotecando os interesses pátrios aos seus interesses pessoais e dos lobbies externos...


Por Jorge Herbert

INTERLUSOFONA.INFO
Santos Silva visita Guiné-Bissau no fim do mês para “retomar cooperação”

O ministro dos Negócios Estrangeiros português anunciou hoje que visitará no final deste mês a Guiné-Bissau, país com que Portugal espera retomar em breve os programas de cooperação... Ler Mais


Face as Eleições Presidenciais



Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

INCÊNDIO NA VIATURA PRESIDENCIAL. DO PRESIDENTE MAKY SALL. FALTA DE CUIDADO, DESLEXO, SABOTAGEM OU INCÊNDIO ACIDENTAL???




Junior Gagigo

SUMAILA SANI FUNCIONÁRIO DA CNE E CHEFE DE GABINETE DO JOSÉ PEDRO SAMBU QUE TOME CUIDADO COM OS SEUS ATOS IRRESPONSAVÉIS.

By dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

ALERTA VERMELHA ???

Por dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

PLANOS DE ASSASSINATO EM CURSO?

PODERÁ ESTAR EM CURSO TENTATIVA DE ASSASSINATO A CIPRIANO CASSAMÁ???

Doka Internacional lança o alerta ao seu tio para QUE TOME CUIDADO com alguns dos seus homens mais próximos.

CONSELHO DE MINISTROS



Cipriano Cassama vai ser o candidato apoiado pelo PAIGC para eleição presidencial de 24 de Novembro do corrente ano

Cipriano esteve muito distante de Engº DSP na sondagem realizada pela nossa pagina. No fala badja bos bo nega... bo continua nega son. surpresa garandi na bin panha bos. No partido garandi, no sufri no apoia Cipriano.




PAIGC De imortal Amílcar Lopes Cabral

Assunto: Pedido licença no partido


ILL WIND THAT BLOWS NO ONE ANY GOOD - Pronto para atividaes comemorativas do dia de Nelson Mandela (18-07-19), visita a Presidencia, ANP e Governo.



Pindjiguiti!

no palácio presidencial


ONU na Guiné-Bissau

Atento aos prazos para a realização das eleições presidenciais e à importância do envolvimento do cidadão no pleito eleitoral de 24 de Novembro, o Governo, através do Ministério da Administração Territorial e Gestão Eleitoral, emite Comunicado sobre as “Correções das Omissões”.

Guiné-Bissau 🇬🇼 Novos Caminhos Pa Terra Ranka



A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), apresenta na Casa dos Direitos, em Bissau, o relatório sobre a situação do direito a saúde na Guiné-Bissau, uma iniciativa da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH)

O relatório insere-se no âmbito de um projeto financiado pela SWISSAID-GB, com objetivo de contribuir para a definição e reformulação das políticas e estratégias públicas para a melhoria do serviço nacional de saúde do país.




Alison Cabral

We have lost value for life! 😔😔😔


Lagos-Ibadan Express way, Kajola Bus stop at the Ojoo end of Ibadan - 3/07/19. A diesel tanker tumbled off the highway and people suspended sanity to put their lives at risk.

Poverty and ignorance have robbed many of right thinking. The value for life and health is zero. I have heard and read of this kind of incident, witnessing this one yesterday messed my day up. I fought back tears as I drove to the office.

Nigeria shall be saved and restored in Jesus' name.

By Dayo Olajide

Será que o PAIGC de Cabral, está perdido e sem rumo?

Por Francisco Jose Gomes Fernandes

Pelas minhas asserções, o PAIGC de Amílcar Cabral era um partido Socialista/Comunista. Um partido que foi criado para libertar o povo e consequentemente servir o povo.

Nos dias de hoje, o nome e a figura de Cabral é vastamente referenciado por todos os seus membros para angariar votos ou simpatias. Falam das ideias de Cabral, dos sonhos de Cabral, das ambições de Cabral, mas durante quarenta e tal anos de poder, o partido PAIGC nunca praticou ou pôs em prática as ideias de Amílcar Lopes Cabral.

Se Cabral era um socialista/ comunista, e o partido PAIGC e os seus membros sejam da mesma ideologia política, sim, porque um partido político é uma organização de indivíduos que partilham a mesma ideologia ou tem os mesmos pensamentos em relação à direção do País, o maior objetivo de um partido, é atingir o poder para depois implementar as ideologias e ideias do partido.

O PAIGC, Governou a Guiné-Bissau mais de quatro décadas, e sendo um partido de raiz e convicções socialistas, pergunto eu, que obras de caráter socialista fez o PAIGC na Guiné-Bissau? Que instituições ou serviços foram criados na ideologia do socialismo para servir o povo?

Na Guiné-Bissau, o povo, já pobre financeiramente, tem de pagar tudo, inclusive o serviço nacional de saúde, que mesmo com péssimas condições de serviços, ainda cobram as pessoas no ponto de entrada, no hospital Simões Mendes, só para ser visto por um médico, tens de pagar, o médico faz o diagnóstico e remete-te para outro serviço, ao chegar no outro serviço, pagas outra vez, receitam os medicamentos, pagas outra vez, ora num país onde o partido que nos deu a independência, e manteve-se no poder por mais de quatro décadas, e que se diz ser de cariz socialista/ comunista, é uma aberração e uma ignorância inacreditável!

Se a minha memória não me falha, no último Governo do PAIGC liderado pelo Simões Pereira, estava na mesa o dossiê de privatizações de vários companhias pertencentes ao Estado da Guiné-Bissau, inclusive aquela que arrecada mais dinheiro para os cofres do estado, ( Portos de Bissau) será que privatizações são parte integrante da ideologia socialista? Será que o PAIGC de Cabral, está perdido e sem rumo?

Fiz várias perguntas, não porque não tenhas as respostas para as mesmas, mas porque quero ouvir das bases do suporte do partido PAIGC, quero que me digam a mim e aos Guineenses, quem são, em que acreditam.

O debate está lançado.....


ANEMIA - Olhos amarelos. Quatro factos que tem mesmo de saber sobre a anemia

A anemia ocorre quando o número de glóbulos vermelhos está baixo ou a quantidade de hemoglobina (a proteína que transporta o oxigénio) dentro desses glóbulos vermelhos é diminuta.


Embora a anemia, até que se torne grave, não seja perigosa, estar anémico pode ser um grande alerta para outras questões de saúde potencialmente sérias.

Eis quatro fatos importantes sobre a anemia, de acordo com dados divulgados pelo Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS):

1. A anemia é um sinal de outra doença

O facto mais importante sobre anemia é que a condição é o resultado de alguma doença subjacente. Essa condição pode ser relativamente inofensiva ou muito séria.

Pense na anemia como uma febre. Uma febre é um sinal que aponta para outra condição, talvez uma infecção bacteriana ou viral. 

Há dezenas de causas para a anemia, que variam entre coisas relativamente pequenas, como uma dieta desequilibrada, até problemas sérios, como cancro. A anemia por carência de ferro, um dos tipos mais comuns de anemia, pode ter várias causas, incluindo menstruação abundante, doença celíaca, gravidez, cancro do cólon ou simplesmente uma dieta com défice de ferro.

2. Os sintomas de anemia são bastante comuns (exceto um)

Há uma variação na contagem normal de hemoglobina e glóbulos vermelhos, e pessoas diferentes começam a apresentar os sintomas em níveis diferentes. Em geral, o sintoma mais comum da anemia é a fadiga. Mas a fadiga pode ser causada por muitas coisas. Atente-se para sintomas mais preocupantes, como falta de ar causada por um nível de esforço que você conseguia fazer no passado. Outro sintoma a ser observado é uma aparência mais pálida do que o normal.

Um sintoma pouco usual é comum em pessoas com anemia por carência de ferro. Ele é conhecido como pica. Ela é caracterizada por mastigar e comer coisas que não são alimentos. A biologia por trás disso ainda não é bem compreendida, mas pessoas com pica mastigam coisas como gelo, papelão ou terra. Parece ser mais comum em pessoas com carências nutricionais.

Talvez os sintomas mais importantes a estar atento sejam os sintomas do que está a provocar a anemia. Por exemplo, ter sangue nas fezes e perda de peso podem ser sintomas de cancro no cólon, ou olhos amarelos (icterícia) podem resultar de uma queda em seus glóbulos vermelhos.

3. Os médicos não procuram a anemia

Ao contrário do colesterol ou da pressão sanguínea, a anemia não faz parte dos exames de rotina. Em vez disso, os médicos irão sempre pedir exames de sangue (chamado hemograma completo) se a pessoa se queixar de sintomas como fadiga.

Se os resultados desse exame de sangue revelarem um nível baixo de hemoglobina, então o seu médico provavelmente fará um exame completo e terá uma conversa mais detalhada sobre os seus sintomas e as alterações recentes na sua saúde. Com base nos dados apurados, o clínico pode pedir mais exames de sangue para observar outras alterações no nível de hemoglobina ou no número de glóbulos vermelhos.

4. Anemia 'leve' também pode ser grave

A anemia normalmente aparece lentamente, frequentemente ao longo de semanas ou meses. Tal significa que mesmo as anemias causadas por um problema grave, como um tumot, podem aparecer em estágios precoces, quando a anemia ainda é ligeira. Mas mesmo que o médico afirme que a sua anemia em concreto é 'leve', esta ainda é um indicador de um problema de saúde maior. A gravidade da anemia nem sempre corresponde à importância da sua causa.

Descobrir a causa é a chave para tratar a anemia e corrigi-la. É importante ser específico com seu médico sobre qualquer alteração nos medicamentos, sintomas ou saúde em geral que possa ajudar a determinar o que está a provocar a anemia. 

NAOM

Doka Internacional volta a carga: Eleições presidenciais, recenseamento de raiz, caso contrario estaremos a dar de bandeja a vitoria ao candidato do PAIGC

Fonte: dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

UE e Camões assinam acordo para gestão de migrações em Cabo Verde e Guiné-Bissau

A União Europeia (UE) e o instituto Camões assinam na sexta-feira, no Mindelo, um acordo para um projeto que visa melhorar os níveis de segurança e da gestão das migrações em Cabo Verde e na Guiné-Bissau.

Trata-se do projeto GESTDOC - Modernização e Reforço da Cadeia de Identificação e Segurança Documental em Cabo Verde e na Guiné-Bissau, que pretende “melhorar a segurança e a gestão das migrações nestes dois países”, segundo uma nota da delegação da UE em Cabo Verde.

Com o propósito de contribuir para “o respeito dos direitos humanos e o combate ao tráfico de seres humanos a nível regional”, o GESTDOC é financiado pela UE e resulta da “identificação de necessidades de investimento na segurança documental, incluindo na segurança dos sistemas de registo e de identificação civil num quadro de modernização administrativa e de governação digital em Cabo Verde e na Guiné Bissau”.

O GESTDOC obteve financiamento através do Fundo Fiduciário de Emergência para África, o qual resulta de contribuições dos Estados-membros da UE, como Portugal.

O projeto está orçado em cinco milhões de euros e será implementado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua entre 2019 e 2022.

A assinatura do acordo, através do qual a UE delega no instituto Camões a gestão do GESTDOC, decorre no Mindelo, ilha cabo-verdiana de São Vicente.

Estarão presentes nesta cerimónia a embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa, e o vogal do conselho diretivo do instituto Camões, João Neves.

Nesta cerimónia irá participar ainda o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, a ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, e a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro.

A assinatura do acordo vai realizar-se no final da XXIV Conferência do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o lema “A Mobilidade como Fator de Coesão e Construção de Cidadania na Comunidade dos Países da Língua Portuguesa”.

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

LUSA

Rádio Jovem Bissau

Don’t Relocate To North, Do Your Herders Business Anywhere – Buhari


President Muhammadu Buhari has sent a message to Fulani herdsmen urging them to ignore the recent call by the Northern Elders Forum (NEF) asking them to leave the Southern part of Nigeria.

This was contained in a statement signed and made available to DAILY POST on Wednesday by Garba Shehu, his Senior Special Adviser on Media and Publicity.

Buhari questioned the intentions of the NEF and the other so-called leaders in delving into issues with unsolicited, ill-intentioned advice.

The statement added, “All citizens of Nigeria are free to move and live within any part of the country they please, whether or not they are originally from there.

“In line with our country’s constitution, the government of Nigeria and the administration of President Muhammadu Buhari will protect citizens of Nigeria wherever they find themselves.

“No one has the right to ask anyone or group to depart from any part of the country, whether north, south, east or west,” the President said.

“They have no one’s authority to make such pronouncements.

“The polarising role of the Northern Elders Forum and all those other groups dabbling into issues of security to score cheap political points has for long been a sore point in Nigeria’s body polity.

“They should not be allowed to mislead anyone, least of all the Fulani herders.

“The Buhari administration is fully devoted to finding a lasting solution to the herder-farmer clashes in different parts of Nigeria- one that would be acceptable to all the parties involved.”

The President, therefore, called on all Nigerians to help keep the peace in the country.

By Akinrinade Olu Joseph

nativereporters.com

The vibrancy of West African drums and dance

Egwu ndi Enugwu




GUINÉ-BISSAU - Eneida Marta — "Homis Di Gossi" Oficial music video 4K


O novo single de Eneida Marta chama-se "HOMIS DI GOSSI" e marca o regresso da cantora às edições discográficas. 

No dia do seu aniversário, 17 de Julho, a Rainha da Música da Guiné-Bissau, presenteia-nos com um novo single que antecipa a aguardada chegada do novo trabalho de estudio, com edição prevista para Setembro de 2019.

“Homis di Gossi” é um acordar de consciência para aqueles Homens que deixam os filhos ao abandono e sobre toda a responsabilidade das mães. Curiosamente, o novo single de Eneida Marta, tem assinatura de um homem, Eric Daro, antecipando o nascer de uma nova consciência colectiva e social nos tempos pós-modernos. 

Os arranjos e produção deste novo single estão a cargo de Attie Athanase Koudou.


Eneida Marta -  Single "Homis Di Gossi"
Manager - eduardo.manuel@alg-eventos.pt
Produção musical - Attie Athanase Koudou
Letra e Musica - Eric Daro

Produção de Video - Onda Africana - Produções Audiovisuais
Facebook - @ondaafricana
Ondaafricana@gmail.com

Guiné-Bissau 2019

eneida marta

Falso professor universitário de Neuroanatomia é detido pela PJ


A Polícia Judiciária deteve ontem um cidadão nacional de 35 anos de idade na sequência de uma investigação aberta por fraude documental ao concurso de recrutamento num Projecto no Ministério da Educação Nacional.

O suspeito em causa era titular de vários diplomas falsos, licenciatura e mestrados falsos alegadamente concedidos por reputadas universidades brasileiras.

A astúcia do homem agora detido levou-lhe a ser admitido como Professor de neuroanatomia no curso de medicina numa das universidades do país. Os agentes da Brigada Anti-corrupcão e falsificações da Polícia Judiciária seguindo minuciosamente as pegadas do homem, evidenciaram que no Brasil o suspeito não concluira sequer o primeiro ano do curso de enfermagem e que volvidos alguns anos, voltou sem qualquer graduação.

Durante o interrogatório o suspeito confessou a autoria do crime de falsificação. Será apresentado ao Ministério Público ainda esta semana.

Sabe-se que a PJ tenciona brevemente passar a pente fino todo o dossier curricular dos médicos a exercerem atividades médicas no país.

Fonte : PJ

Braima Darame

Convite a imprensa

O Movimento para Alternância Democrática, MADEM-G15, promove esta quinta-feira dia 18 de julho de 2019, uma conferência de imprensa na sua sede nacional em Bissau na antiga Gelalataria Conqueiro pelas 15h.

O MADEM-G15, irá posicionar-se sobre a decisão do governo através do Ministério da Administração Territorial e Gestão Eleitoral em avançar com aquilo que considera de correções de omissões dos eleitores no caderno eleitoral, no âmbito do recenseamento eleitoral feito para as legislativas de março último, na perspectiva das presidências de novembro próximo. 

Dada a importância do assunto, o MADEM-G15 agradece a preencha de todos. 

Secretariado para a Comunicação e Imagem do MADEM-G15

Fonte: dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

GOVERNO ANUNCIA CORREÇÕES DAS OMISSÕES AOS CIDADÃOS RECENSEADOS NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

O executivo da Guiné-Bissau anunciou que vai fazer as correções das omissões aos cidadãos que se recensearam nas últimas eleições legislativas, mas cujos nomes não constam nos cadernos eleitorais informatizados, com vista as eleições presidenciais de 24 de novembro do ano em curso.

A informação consta numa nota do Ministério da Administração Territorial e Gestão Eleitoral, distribuída à imprensa esta quarta-feira, na qual saber que o trabalho vai decorrer entre 17 de agosto a 15 de setembro de 2019.

No documento, o governo guineense diz que os locais e horários das correções serão indicados e afixados por editais, nos lugares públicos, pelas respetivas comissões do recenseamento e serão anunciados nos órgãos da comunicação social do país.

De recordar que os cidadãos em causa não votaram nas últimas eleições de março de 2019, devidos a falhas técnicas a partir do boletim da sua inscrição no ato do recenseamento.

O mandato do atual Presidente guineense, José Mario Vaz terminou no passado dia 23 de junho e marcou as eleições presidenciais para 24 de novembro, segundo um decreto presidencial distribuído à imprensa.

A decisão de “Jomav” foi tomada imediatamente depois de ter ouvido os 49 partidos, com e sem assento parlamentar, a Comissão Nacional de Eleições e o Governo.

Dois dirigentes políticos já manifestarem a intenção de concorrer as presidenciais guineenses, são eles Carlos Gomes Junior, antigo primeiro-ministro e Cipriano Cassama, atual líder do parlamento guineense.

Por: AC

radiojovem.info