quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Cabo Verde felicita novo PR da Guiné-Bissau


Presidente Jorge Carlos Fonseca felicitou Umaro Sissoco Embaló pela sua eleição

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, felicitou esta quinta-feira, 2, o novo Presidente da Guiné-Bissau, pela sua eleição.

Em conversa telefónica, JCF e Umaro Embaló puderam conversar sobre as relações entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau, seja a nível bilateral seja ao nível da CPLP, organização que Cabo Verde preside neste momento.

O PR pôde ainda hoje enviar uma mensagem de felicitações ao Presidente do Conselho de Estado de Cuba, Miguel Diáz-Canel, por ocasião do Dia Nacional  Cubano.

https://opais.cv

O DISCURSO DA SALVAÇÃO POLÍTICA

Por Jorge Herbert

Ouvi atentamente e por duas vezes, o discurso de Domingos Simões Pereira, após o anúncio dos resultados da segunda volta das eleições presidências. Em nada me surpreendeu, porque é o mais do mesmo! É o discurso de um homem que criou uma imagem que não corresponde à realidade, para ser idolatrado por aqueles que hoje derramam lágrimas pela sua derrota, por outros que nele encontraram a solução para a vida de elite que sempre sonharam e, ainda, para não falar naqueles que nele investiram somas exorbitantes, esperando como contrapartida um poder tido como democrático, mas absolutista e controlado por um só homem, que lhes permitiria recuperar com “juros” muito elevados, à custa dos recursos do país, todo o capital investido...

Não sei se se lembram do meu recente texto intitulado a fórmula de DSP?! Pois, a todos esses elementos constituintes da fórmula, há que dar uma justificação, um consolo ou um alento.

DSP sabia que se optasse por um consolo, seria dar início ao seu velório político, pior do que aquele que uma vez simulou à figura do Dr. José Mário Vaz! Sabia que chegar aquela sala e reconhecer o resultado eleitoral era enterrar-se politicamente, junto com a esperança de todos aqueles militantes.

Então DSP optou para uma tentativa de ressuscitação, mesmo que temporária, do seu capital político e da esperança de muitos que até já choravam o fim de um sonho! Mas julgo que não mediu bem o peso das suas palavras e a gravidade e a extensão do seu posicionamento político!

Aqueles a quem restavam algumas dúvidas sobre de que lado estava a ambição desmedida e a falta de sentido democrático nesses três anos de contenda entre a figura do DSP e Jomav, que levou à uma autêntica divisão da sociedade guineense, até com a participação da nossa diáspora, como nunca se tinha visto na nossa curta vida democrática, hoje ficaram esclarecidos sobre quem dos dois coloca o país acima da sua agenda pessoal! Vimos de um lado, um Presidente a quem a todo o custo quiseram colar a imagem de um ditador, a assumir a derrota e esperar serenamente a passação ao futuro Presidente e, do outro lado, o acusador de que o Presidente era um ditador, agarrado ao poder, numa ginástica de sobrevivência política, rejeitando os resultados de umas eleições que perdeu, quando sempre defendeu os órgãos organizadores das eleições, sempre que ganhou!

Mas, o alcance das palavras de DSP nesse discurso vai mais além do que os limites físicos daquele salão! É também um recado aos financiadores a quem não quer prestar contas como um perdedor!

No fundo, esse discurso do DSP, foi mais um apelo, um convite aos apoiantes que constituem a tal fórmula, para o acompanharem em mais cinco anos de luta, de obstrução do exercício presidencial...

Esse discurso é um convite aos seus financiadores e o lobbie externo que o apoia para mais um período de asfixia económica ao país e todo o seu povo, que, na sua óptica e dos seus apoiantes, não souberam escolher bem o Presidente.

A rebelde Guiné-Bissau e os resistentes guineenses têm de contar com essa tentativa de asfixia económica e aprender a procurar alternativas de financiamento na senda internacional, para que o povo com alguma dúvida vai conhecendo quem são os verdadeiros malfeitores do país e do seu povo...

À Diáspora “fatigué” lamento terem que regressar ou permanecerem nos países de acolhimento, a sobreviverem à uma nova austeridade já anunciada e/ou ao Brexit.

Aos inconscientes e conformados com cargos públicos, sinceramente não queria estar no vosso lugar! Com os pomposos cargos ameaçados e com a perspectiva de terem que voltar ao papel de vândalos, isso se o vosso mentor conseguir convencer os amigos externos, já cansados, a continuar a financiá-lo contra o resistente povo guineense!

Aos “Cabuncas” do pós 14 de Novembro, espero que percebam de uma vez por todas, que o regresso desse sonhado elitismo, hoje é uma miragem. Ou arregaçam as mangas para competirem no terreno com os filhos de N’Bana, ou estão condenados pelo resto das suas vidas a serem “Cabuncas” de segunda, no território caboverdeano.

Uma palavra aos “nhanherus” que davam como certa a vitória do candidato a quem “cantaram” lindas canções, é hora de mudarem o repertório, mas estaremos aqui para os censurar publicamente...

Não queria terminar este texto, sem agradecer ao presidente cessante Dr. José Mário Vaz, pela preciosa contribuição que deu ao país, em demonstrar-nos quem é quem e, ainda, pelo elevado sentido democrático e de Estado, demonstrado no momento da derrota. Não existe melhor tribunal que o tempo e a história nos julgará a todos.

Jorge Herbert

THIS IS A FAKE NEWS!

Srª Felisberta Vaz desmente falsa notícia nas redes sociais

Fonte: Abner Bawer Caier 

ÚLTIMA HORA
DENÚNCIA:
TÓPICO: A secretária Executiva de CNE FELISBERTA VAZ, denunciou está tarde que o ficheiro dos resultados divulgado ontem pelo presidente de CNE José Pedro Sambú é falso, e que foi trocado. Vaz responsabiliza Pedro Sambú pelo quaisquer consequências que virá acontecer.
Nesse momento, Vaz está seguro nas instalações das Nações Unidas devido às perseguições e ameaças por um grupo de pessoas

Mais Notícias a seguir





NO COMMENT!


Guiné-Bissau: Fernando Filhos, ativista político Brasileiro e consultor, residente em Portugal, felicita o presidente da Guiné-Bissau eleito, General Umaro Sissoco.



Bissau Última-Hora

Enviado especial da ONU pede “maturidade e moderação” após resultado de eleições na Guiné-Bissau

Chambas esteve no país acompanhando as atividades do pleito entre durante três dias.
    
Autoridades eleitorais anunciaram vitória do ex-primeirio-ministro e general reformado Umaro Sissoco Embaló no pleito de 29 de dezembro; presidente eleito do partido Movimento para a Alternância Democrática, Madem-G15, obteve 53, 55% dos votos; votação teve quase um terço de abstenções; ganhador do primeiro turno, Domingos Simões Pereira, do maior partido político guineense, Paigc, obteve 46,45% dos votos válidos. 

O enviado especial do secretário-geral à África Ocidental, Mohamed Ibn Chambas, felicitou a Comissão Eleitoral da Guiné-Bissau pelo anúncio dos resultados das eleições presidenciais de 29 de dezembro. 

Nesta quinta-feira, o órgão proclamou o candidato Umaro Sissoco Embaló do Movimento para a Alternância Democrática, Madem-G15, como vencedor da corrida eleitoral. 

Clima  

Monitor eleitoral na Guiné-Bissau. Enviado disse que Comissão Eleitoral teve uma condução exemplar do processo.
O presidente-eleito é major-general na reserva e antigo primeiro-ministro. Ele obteve 53,55% dos votos válidos após disputar a segunda volta com o também ex-primeiro-ministro Domingos Simões Pereira que obteve 46,45%. Simões Pereira era o candidato do maior partido político da Guiné-Bissau, Paigc, é foi o vencedor do primeiro turno com mais de 40% dos votos válidos.

De acordo com autoridades eleitorais, o índice de abstenção foi de mais de 27% e superior ao do primeiro turno, quando um quarto dos eleitores não compareceu às urnas. 

Chambas esteve no país acompanhando as atividades do pleito entre 28 a 31 de dezembro. O enviado elogiou os guineenses pelo “bom andamento das eleições e pelo clima pacífico que prevaleceu durante todo o processo eleitoral”. 

O também chefe do Escritório da ONU para a África Ocidental e o Sahel, Unowas, elogiou os dois candidatos pela “tolerância e elegância em aceitar os resultados”. O representante apelou ainda a todos os membros das forças políticas que continuem mostrando “maturidade e moderação durante esse período pós-eleitoral”.

Denúncias

De acordo com agências de notícias, logo após o resultado, na quarta-feira, candidato derrotado Domingos Simões Pereira contestou a apuração afirmando que houve denúncias de irregularidades em algumas partes do país. Ele disse que levará o tema à liderança do Paigc para estudar que providências jurídicas a tomar.

Mulher nos arredores de Bissau vota nas eleições legislativas. 
Nesta quinta-feira, Simões Pereira publicou numa rede social que “está em paz” consigo próprio com sua consciência e sua razão. Ele afirmou que sua agenda é a Guiné-Bissau e que a luta irá coninuar. 

Desenvolvimento 

A nota do enviado especial da ONU destaca que  a Comissão Eleitoral teve uma condução exemplar do processo, o que segundo Chambas “marca um importante passo à frente no desenvolvimento democrático da Guiné-Bissau”. 

O enviado concluiu reiterando o compromisso das Nações Unidas de continuar a apoiar o governo e o povo da Guiné-Bissau em seus esforços para consolidar a paz e o desenvolvimento na nação africana de língua portuguesa.

news.un.org/pt

GUINÉ-BISSAU: ULTIMA HORA - ARMANDO MANGO I MAMADU SALIU LAMBA JULIANO FERNANDES MANDA FITCHA SEDE APU-PDGB???

NUNO MOSTRA BOS DIKUMA EL KU TENE APU-PDGB




Fonte: Estamos a Trabalhar



GUINÉ-BISSAU: THIS IS UMARO SISSOCO EMBALO ARRIVING AT THE RESIDENCE OF ENGENHEIRO NUNO GOMES NABIAN TO SAY THANK YOU FOR THE JOB WELL DONE!


ORDEM RANCADJA VIVA USE PRESIDENTE DA REPÚBLICA GUINÉ BISSAU.

GUINÉ-BISSAU: DESMANTELAMENTO DE MENTIRAS DE SUJEITOS DESPREPARADOS


Alexandre Vieira's Video Message Junior Gagigo 

MARCELO CONGRATULA SISSOCO EMBALÓ PELA VITÓRIA


O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje o vencedor das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, mostrando a intenção de aumentar a cooperação com aquele país africano lusófono.

«O Presidente da República reiterou a afirmação da firme intenção de Portugal colaborar com o novo Presidente eleito da Guiné-Bissau, incrementando a colaboração no quadro bilateral, e multilateral, com aquele país africano de língua oficial portuguesa», lê-se numa nota colocada no site da Presidência portuguesa.

Marcelo «falou hoje ao telefone com Umaro Sissoco Embaló, a quem felicitou pelos resultados nas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, ontem [quarta-feira] anunciados pela Comissão Nacional de Eleições deste país irmão», lê-se ainda na nota.

Mais de 760.000 guineenses foram chamados às urnas no domingo para escolherem o próximo Presidente da Guiné-Bissau entre Umaro Sissoco Embaló e Domingos Simões Pereira.

Segundo os resultados provisórios apresentados pela Comissão Nacional de Eleições, o general Umaro Sissoco Embaló venceu o escrutínio com 53,55% dos votos, enquanto o outro candidato Domingos Simões Pereira, apoiado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), conseguiu 46,45%

A BOLA

A DIRECTORIA NACIONAL DE CAMPANHA DO PRS REAGE A DIVULGAÇÃO DOS DADOS PROVISÓRIOS DAS ELEIÇÕES PRESIDÊNCIAIS


O Director Nacional de Campanha o Capitão de Fragata na Reserva MÁRIO SIANO FAMBÉ começou por felicitar euforicamente a Sua Excelência o Presidente Eleito, o General UMARO SISSOCO EMBALÓ bem como as Estruturas envolventes do Partido que profundamente inspiradas arragaçaram as mangas e infligiram tenazes operações em todas as Linhas de combate democratico. Os elogios foram extensivos aos Partidos e aos Candidatos que suportaram o agora Presidente Eleito , General U.S. E .

Reagindo as alegações da S.Excia Sr Presidente do Paigc , o Director de Campanha do PRS fez saber de que o PRS não dispõe do Ministro da Administração Interna , da Administração Territorial , do GTAPE , do Ccontrol da CNE , dos CRE' S , enfim de todo o Processo Eleitoral hegemonicamente monopolizado pelo o Paigc ; segundo o Presidente e Candidato derrotado deu exemplos de Subornos com dinheiro numa das Mesas de votacão na Região de Oio , facto que a nosso parecer carece de relevancia juridica porque não foi denunciado na devida altura e até porque em Bissassima ( Tite) ocorreu um caso inédito de um cidadào ter levantado o seu boletim para votar e que ficou surpreendido na Cabine quando ao abrir o Boletim encontrava- se ja votado em nome do Candidato DSP. O facto foi apresentado as autoridades do Acto Eleitoral .



Ainda fez saber de que na ante- véspera e véspera das Votações , o Paigc praticou uns dos piores Crimes da Compra de Consciência jamais vista nos anais da nossa democracia e na qual movimentou descaradamente milhões em dinheiro, Produtos comestíveis , máquinas Agricolas , Carros , motociclos , etc, concluindo que as falsas alegações do Lider do Paigc consubstanciam o proprio perfil encoberto do próprio Lider .

O Director Nacional da Campanha Eleitoral dedicou esta grande vitória a todo o Povo Guineense e ao Mártir da Repressão policial , de 26 de Outubro 2019 , o Jovem DEMBA. BALDÉ

Joaquim Batista Correia

Mensagem dos Estados Unidos da América sobre a segunda volta das eleições presidenciais.

Estados Unidos classificam eleição presidencial guineense de ordeira, livre, transparente e justa

Tulinabo S. Mushingi, embaixador americano acreditado em Bissau

A embaixada dos Estados Unidos na Guiné-Bissau considera que a segunda volta da eleição presidencial decorreu de forma ordeira, livre, transparente e justa e felicitou as autoridades e os eleitores.

Em nota, a representação diplomática em Bissau “felicita o povo, os partidos políticos e o Governo da Guiné-Bissau pela segunda volta bem-sucedida das eleições presidenciais”, bem como “a Comissão Nacional de Eleições, forças de segurança e sociedade civil e os parceiros internacionais pela sua importante contribuição”.

“As equipas de observação eleitoral dos Estados Unidos testemunharam um processo de votação ordeiro, livre, transparente e justo, conduzido de maneira profissional por autoridades eleitorais e de segurança”, concluiu o comunicado enviado à imprensa nesta terça-feira, 31.

A segunda volta aconteceu no domingo, 29, e a Comissão Nacional de Eleições promete divulgar amanhã os resultados provisórios.

VOA


Mensagem dos Estados Unidos da América sobre a segunda volta das eleições presidenciais.



December 31, 2019
Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Os dirigentes da Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), que apoiaram a candidatura de Domingos Simões Pereira, foram proibidos de entrar na sede nacional do partido

Estala o verniz na APU-PDGB

Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) 

Os dirigentes da Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), que apoiaram a candidatura de Domingos Simões Pereira, foram proibidos de entrar na sede nacional do partido. A Informação foi confirmada à RFI pelo primeiro vice-presidente Mamadou Saliu Lamba.

Um dia depois do Presidente eleito, Umaro Sissoco Embaló, ter apelado à união dos guineenses e de ter pedido ao líder do APU-PDGB, Nuno Nabian, para resolver a crise interna no partido.

Os dirigentes do APU-PDGB que apoiaram a candidatura de Domingos Simões Pereira foram proibidos de entrar na sede nacional do partido. A Informação foi confirmada pelo primeiro vice-presidente Mamadou Saliu Lamba,

Ao todo cinco dirigentes foram impedidos de aceder às instalações do partido liderado por Nuno Nabian. Entre eles; Juliano Fernandes, actual ministro do Interior, Armando Mango, porta-voz do governo, Fatimata Dja Baldé, ministra da Função Pública e Modernização do Estado, Joana Cobde Nhanke, irmã do ex-presidente Kumba Yala, Márciano Indi, líder da bancada parlamentar do partido e Mamadou Saliu Lamba.

Os dirigentes vão reagir durante a tarde desta quinta-feira.

Texto por: RFI

Guiné-Bissau: Líder do Movimento Patriótico diz ser “incontestável”a vitória de Umaro Sissoco Embaló

Bissau, 02 Jan 20 (ANG)  - O líder do Movimento Patriótico (MP) considerou hoje “incontestável”  a vitória do candidato do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, na segunda volta das eleições presidenciais de 29 de Dezembro 2019.

José Paulo Semedo que falava em conferência de imprensa sustentou as suas considerações com o facto de não ter sido  registado nenhuma  reclamação nas Assembleias de Voto e nas Comissões Regionais de Eleições contra os resultados eleitorais divulgados pela Comissão nacional de Eleições.

 Agradeceu aos dois candidatos finalistas pelo o que diz ser “bom trabalho” feito durante a campanha eleitoral, desde as mensagens claras dirigidas ao Povo que não criou nenhum incidente.

“ O MP encoraja à todos para concluírem  o processo da mesma forma como o iniciaram, com civismo,”frisou.

Semedo disse  que, se houver motivos para reclamações na CNE,  que seja dentro do prazo estipulado pela lei  respeitando assim a Lei Eleitoral do país, mas se não houver razões para tal, o MP exorta os dois candidatos finalistas a se abdicarem de manobras dilatórias.

Aquele político felicitou Umaro El Moktar  Sissoco Embaló e o aconselhou a não defraudar as expectativas do Povo guineense, tanto aqueles que nele votaram  como os que não votaram e os que se abstiveram.

“O novo Chefe de Estado deve criar pontes entre os prós e contras e os que não escolheram nenhum projecto apresentado porque este último compõe vinte e sete por cento do eleitor,”exortou.

Paulo Semedo afirmou que o sucesso de novo Presidente eleito no dia 29 de Dezembro depende da concretização do projecto da unidade e concórdia nacional, sem esquecer do desenvolvimento e da  justiça para todos.

Questionado sobre as declarações do candidato derrotado Domingos Simões Pereira que prometeu impugnar o resultado publicado pela CNE, respondeu que o candidato tem direito de concordar ou de discordar com o resultado.

Acrescentou que se o vício aconteceu na Assembleia de Voto deve ser atacado no mesmo lugar, se não foi reclamado aí, não pode ser feita na CRE, mas se começou nas CREs deve ser atacado pelo representante do candidato,  “isso significa que  não pode ser atacado na CNE”.

“ Infelizmente não temos conhecimento do ocorrido, se foi atacado nestes locais ou não, mas  posso afirmar  que temos acesso à todas as atas sínteses de todas as CREs e foram assinadas pelos representantes dos dois candidatos,” revelou.  

Segundo resultados divulgados quarta-feira pela CNE, Umaro Sissoco Embaló venceu as eleições com 53 por cento dos votos centro os 46 do seu adversário, Domingos Simões Pereira.

ANG/JD/ÂC//SG

Umaro Sissoco Embaló celebra vitória na Guiné-Bissau

O recém-eleito Presidente da Guiné-Bissau, líder da oposição e antigo primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló está a celebrar a sua vitória, apesar de Domingos Simões Pereira, candidato nesta segunda volta das eleições, ter dito que vai impugnar os resultados, citando regularidades.


VOA Portugues



Guiné-Bissau: Balanço de fim do ano - Serviços de Urgência do Hospital Simão Mendes regista 18 casos de acidentes e 23 de agressões físicas

Bissau, 02 Jan 20 (ANG) – O Director dos Serviços de Urgência do Hospital Nacional Simão Mendes afirmou hoje que durante a passagem do ano deram entrada naquela instituição 18 casos de acidente de viação e 23 de agressões físicas, acrescentando que “felizmente” não houve nenhum óbito.

Valeriano Vieira Có convidado pela ANG a fazer o balanço das festividades de passagem do ano, disse que entre os casos, tanto de acidentes como de agressões, não houve grandes problemas com  as vítimas.

“Ou seja ,  nos 18 casos de acidentes de viação, só houve um caso grave de homem morador do Bairro de Gabusinho com traumas e fracturas expostas ao nível do cránio. E quanto às  agressões físicas igualmente houve um caso grave de um  rapaz de nome Gonçalves Cá, morador do Bairro Militar a quem foi  expectado  uma garrafa na garganta originando-o uma ferida profunda no local”,explicou.

Comparando o mesmo período com o ano passado, o igualmente Médico Cardiologista frisou, sem avançar com números, que a situação melhorou bastante porque a população está a acatar as recomendações das autoridades nomeadamente dos serviços de Viação e Transportes Terrestres, da Polícia de Trânsito .

ANG/ÂC//SG

Gervasio Silva Lopes was live


Gervasio Silva Lopes 

Guiné-Bissau: En ce moment le Président Umaro Sissoco Embalo reçois à son domicile, le chef de la mission d'Observateurs de l'union africaine.

Neste momento o presidente umaro sissoco embalo recebe em sua casa, o chefe da missão de observadores da União Africana.









Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo

Guiné-Bissau: Muniro Conté jurista guineense em análise dos resultados da segunda volta das eleições presidenciais de 2019, na primeira edição do programa Alô Guiné.



Nicolau Gomes Dautarim 

Embaixada dos EUA encerrada após ataque no Iraque

A embaixada dos Estados Unidos em Bagdad suspendeu as suas atividades consulares até novo aviso, após o ataque de terça-feira às suas instalações por apoiantes e membros da milícia Multidão Popular, composta principalmente por xiitas.


"Devido aos ataques de milícias ao complexo da embaixada dos Estados Unidos, as operações públicas consulares estão suspensas até novo aviso. Todas as marcações futuras estão canceladas", anunciou a representação diplomática num breve comunicado publicado hoje em sua página oficial na Internet.

Assim, a representação dos EUA pediu aos cidadãos norte-americanos que não se aproximem das imediações da embaixada e lembrou que o consulado em Erbil, na capital da região autónoma curda, permanece aberto e trabalha normalmente para a emissão de vistos e outros serviços consulares.

No dia 27 de dezembro, um ataque com mais de 30 foguetes contra a base militar K1, em Kirkuk, no norte do Iraque causou a morte de um funcionário contratado independente norte-americano e deixou vários feridos entre os militares dos Estados Unidos e do Iraque que estavam nas instalações.

O Pentágono acredita que a milícia xiita Kata'ib Hizbulá (KH) é responsável pelos ataques que, desde meados de outubro, visam bases militares e instalações governamentais onde se encontra pessoal norte-americano que apoia o exército iraquiano.

Em resposta à primeira baixa norte-americana, o Pentágono informou no domingo que os Estados Unidos realizaram "ataques defensivos" no Iraque e na Síria contra o KH, matando pelo menos 25 pessoas, segundo as milícias pró-governo da Multidão Popular, composto principalmente por xiitas.

Centenas de apoiantes e membros das milícias xiitas reagiram ao ataque e invadiram a embaixada dos EUA em Bagdad, dois dias depois que Washington ter atacado as posições dessas milícias.

NAOM

Leia Também: Manifestantes pró-Irão abandonam imediações da embaixada americana

Equipa Informático de MADEM G15 cu Director Nacional de Campanha Soares Sambu Equipa cu controla tudo Processo Eleitoral em termos de Tratamentos de Dados cu Candidatura de Umaro Sissoco Embalo faci uso del cu permitil sibi cuma el e vencedor a 3h depois de fechos das urnas...

Coordenado pa ENG. ANTÓNIO DJALO SANI ( TO) como Responsável Informático de MADEM-G15 obrigado a tudo equipa pa um excelente Tarbadju


To Djalo Sani 

O Direito à impugnação dos resultados provisórios

Por Fernando Casimiro

No dia 30 de Dezembro escrevi com suficiente argumentação e desenvolvimento o seguinte trecho agora resumido:

"(...) Salvaguarde-se o respeito aos resultados sem negar, obviamente, o Direito à reclamação, nos moldes estabelecidos na Lei Eleitoral da Guiné-Bissau."

Pude ver e ouvir há instantes um vídeo no qual o candidato presidencial Domingos Simões Pereira afirma que a sua candidatura vai impugnar os resultados eleitorais, oficiais e provisórios anunciados hoje pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau.


É claro que está no direito de impugnar os resultados anunciados, e isso, já eu tinha dito que é um direito que assiste a qualquer dos candidatos.

O que me surpreende no anúncio da iniciativa de impugnação dos resultados eleitorais pelo candidato Domingos Simões Pereira, é a facilidade com que tanto aceitou reconhecer a derrota, como de repente, decide contestar os resultados eleitorais oficiais, ainda que, provisórios.

É que, não estamos a falar de uma diferença numérica insignificante de votos entre os 2 candidatos, susceptível de reconsideração, por serem diferenças que suscitam dúvidas, e consequente recontagem de votos ou correcção dos votos brancos e, ou nulos.

Segundo a Comissão Nacional de Eleições, o candidato Domingos Simões Pereira obteve 254.468 votos, equivalentes a 46,45% do total dos votos apurados, enquanto que o candidato Umaro Sissoco Embaló, anunciado como vencedor da segunda volta da eleição presidencial, obteve 293.359 votos do total dos votos igualmente apurados, de um universo de 553.521 votantes.

Entre o candidato designado como vencedor e o seu concorrente há uma diferença de 38.891 votos (trinta e oito mil, oitocentos e noventa e um votos)!

Há 2228 votos nulos, equivalentes a 0,40%; 3466 votos em branco, equivalentes a 0,62% de um total de 547.827 votos válidos, que correspondem a 98,97% de um total de 553.521 votantes, que equivalem a 71,92% de um universo de 761.676 (100%) inscritos, que a abstenção "roubou" 208.155 votos, equivalentes a 27,33%.

Posto isto, mesmo que os votos nulos (2228) e os votos em branco (3466) fossem reconsiderados e reconvertidos em votos a favor do candidato Domingos Simões Pereira, já que é a única "abertura" com probabilidades de reconsideração, essa reconversão acrescentaria apenas mais 5694 votos ao candidato que pretende impugnar os resultados provisórios, que de nada serviria para contrariar o actual fosso que o distancia negativamente, do candidato anunciado como vencedor da eleição presidencial pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau.

A abstenção não conta e nem se vai retirar votos à outra candidatura.

Quais os argumentos para a impugnação, mesmo sendo um direito, mas considerando que não houve impugnação do acto eleitoral em si, (votação) por parte de nenhuma das candidaturas, restando por isso, espaço para reclamações do processo eleitoral que, não se esgotando com o anúncio oficial provisório dos resultados eleitorais, terá no entanto, o seu término com a publicação dos resultados finais/definitivos e oficiais da segunda volta da eleição presidencial e a confirmação do seu vencedor?

38.891 (trinta e oito mil, oitocentos e noventa e um) votos de diferença entre os 2 candidatos, mesmo para quem como eu não acredita no impossível, tornam-se quase que numa missão impossível de impugnação sustentada, com inversão dos resultados...!

Seja como for, há que respeitar o Direito à impugnação, e que esse processo seja célere e conclusivo/definitivo!

Positiva e construtivamente, vamos continuar a trabalhar!

Didinho 01.01.2020

Visita de cortesia do presidente eleito General Umaro Sissoco Embalo, ao presidente da república cessante, Dr. José Mário Vaz, no palácio da República da Guiné-Bissau



Bissau Última-Hora

“Vou ser o homem da concórdia nacional”

O Presidente eleito da Guiné-Bissau disse hoje que vai ser um “homem da concórdia nacional” e que o seu compromisso é com o povo guineense. Umaro Sissoco Embaló lançou um apelo aos apoiantes de Domingos Simões Pereira, salientando que “nenhum Presidente da República pode pôr de lado 46, % do povo da Guiné-Bissau”.

Umaro Sissoco Embaló promete ser um Presidente da concórdia nacional que vai unir a família, defender a soberania da Guiné-Bissau e respeitar e fazer respeitar a Constituição da República.  Sissoco felicitou o povo guineense pela sua eleição para o mais alto cargo da magistratura guineense para um mandato de cinco anos.

As promessas foram feitas esta tarde na capital guineense diante dos militantes e dos candidatos que o apoiaram na segunda volta. Depois de ter discursado em português, o Presidente eleito dirigiu-se aos presentes em crioulo para afirmar que vai ser o “homem da concórdia nacional” e que o seu compromisso é com o povo guineense.

Sissoco Embaló disse que a campanha eleitoral já terminou e com ela acabou o tempo da discórdia. O Presidente eleito dirigiu-se ao líder do APU-PDGB, Nuno Nabian, pedindo-lhe para gerir a crise interna no partido, que está actualmente dividido.

“O Presidente Nuno Nabian tem responsabilidade para chamar todos os membros do partido, porque 2020 é um ano de concórdia, rigor e disciplina”, referiu.

Sissoco Embaló destacou que os desafios da Guiné-Bissau são grandes e que toda a gente é útil, acrescentando que nos próximos cinco anos vai colaborar com a comunidade internacional. Porém lembrou que: “Só a Guiné-Bissau terá a solução para os seus problemas”.

“Não vou humilhar Domingos Simões Pereira”

Umaro Sissoco Embaló lançou um apelo aos apoiantes de Domingos Simões Pereira, salientando que “nenhum Presidente da República pode pôr de lado 46% do povo da Guiné-Bissau”. O Presidente eleito disse que não pretende humilhar o líder do PAIGC e pediu os seus apoiantes para terem a mesma postura.

Sissoco Embaló declarou igualmente tolerância zero à corrupção e garantiu que no dia em que for empossado irá apresentar publicamente os seus bens, atitude que vai exigir dos futuros membros do governo.

Umaro Sissoco Embaló ganhou a segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau. O candidato do MADEM-G15, apoiado pela esmagadora maioria dos candidatos derrotados na primeira volta, obteve 53,55% dos votos, contra 46,45% para Domingos Simões Pereira, candidato do PAIGC, partido no poder.

Texto por: Neidy Ribeiro

RFI

Dans une interview accordée à la TFM, le nouveau président de la Guinée Bissau, Umaru Cissoko Emballo, parle de ses relations avec le président Alpha Condé.⤵️


Em uma entrevista concedida à tfm, o novo presidente da Guiné Bissau, Umaro Sissoco Embalo, fala sobre as suas relações com o presidente Alpha Condé. ]⤵️

Bissau Última-Hora

Concertos de buzinas e muita festa popular marcaram celebrações em Bissau de anúncio da vitória do candidato presidencial do MADEM-G15, Umaro El Mokthar Sissoco Embalo

L'ambiance à Bissau après la victoire de Umaro Sissoco Embalo à la présidentielle






EUFORIAS DOS MILITONTOS DO PAIGC DE DSP

Esta menina uma autentica assasina da língua de Camões.



Allana Vieira chora por derrota do seu candidato a presidência DSP

MILITANTES DI PAIGC TCHORA NA SEDE TOK É MODJA SEH CAMISAS

Sónia Barbara Semedo was live