quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

PJ DESMANTELA UMA REDE DE FALSIFICAÇÃO DE CERTIFICADOS E DETÉM DOIS SUSPEITOS

Odemocratagb.com 

A Polícia Judiciária desmantelou uma rede de falsificação de certificados e de emissão de cartões de vacina contra a Covid-19 para as pessoas que nunca foram vacinadas e deteve na terça-feira, 11 de janeiro de 2022, dois suspeitos considerados elementos chave da rede entre angariadores de clientes e falsificadores.

O grupo, que era liderado por um cidadão nigeriano que, entretanto, faleceu há quatro meses, operava também na reutilização de selos que eram reaproveitados para emissão de certificados falsificados com médias altas suspeitas de 19, 18, 17 e 16 valores, atribuídas a pessoas que talvez nunca tenham passado pelo sistema de ensino.

A Polícia Judiciária apreendeu, na mesma operação que durou seis meses a ser montada, centenas de certificados dos Liceus públicos Samora Moises Machel, Kwame Nkrumah, Luís Fona Tchuda de Gabu, Drº Agostinho Neto e João XXIII. Os suspeitos operavam no bairro de Bandim, em Bissau.

 Os dois suspeitos, que lideravam agora a rede em conluio com os angariadores de clientes e falsificadores, já se encontram detidos e aguardam que o processo seja encaminhado para o Ministério Público.

Depois de apresentação, o diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária, Domingos Monteiro Correia, disse que essa prática coloca em causa a credibilidade dos documentos da Guiné-Bissau, sobretudo os certificados das diferentes escolas públicas.

O diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária defendeu que é preciso que as escolas públicas adotem outro padrão de segurança para garantir que os certificados emitidos por essas entidades escolares não sejam falsificados facilmente.

“Atribuir a uma pessoa que não passou por um processo normal de ensino uma média que lhe permita concorrer, por exemplo, a uma faculdade de medicina é preocupante, porque não só põe em causa o espírito de competitividade como também terá consequências no futuro”, sublinhou.

Perante estes fatos, Domingos Monteiro Correia anunciou que a PJ vai colocar o acento tónico na prevenção, tendo apelado ao setor público, às entidades administrativas e políticas a trabalharem mais na regulamentação necessária da emissão de certificados, bem como na padronização de métodos mais seguros e credíveis, para poder responsabilizar criminalmente indivíduos que tentam pôr em causa a documentação nacional.

Questionado sobre eventual envolvimento de alguns técnicos do Ministério da Educação Nacional na rede, o diretor adjunto Nacional da Polícia Judiciária disse não ter informações precisas, mas diz esperar que a investigação em curso venha a determinar quem são os outros implicados, sobretudo na componente de reconhecimento e autenticação de certificados.

“A PJ já tem informações que indicam que boa parte das autenticações  vem de fora do ministério, mas com imitações a padrões de autenticação oficiais, daí talvez a necessidade de reforçar mais a segurança”, salientou.

Por: Filomeno Sambú

Foto: F.S

Expo-Dubai 2020: O Presidente da República, General do Exército Umaro Sissoco Embaló visitou a Expo Dubai 2020, acompanhado pela primeira-dama Dinisia Reis Embaló.

O Chefe de Estado presidiu a cerimónia oficial do dia da Guiné-Bissau nesta Expo, esta quarta-feira, 12 de Janeiro de 2022.


Compostos de canábis podem ajudar a prevenir Covid-19, diz estudo ...Eis os resultados de uma pesquisa feita por investigadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos.

© Getty Images

Notícias ao Minuto  12/01/22 

Os compostos da canábis podem prevenir a infeção de Covid-19, travando a sua entrada nas células, de acordo com um estudo publicado no Journal of Natural Products.

Os investigadores detetaram a presença de dois ácidos canabinóides comumente encontrados em variedades de cânhamo, capazes de se ligar à proteína spike, a que o vírus utiliza para entrar nas células. Ao ligarem-se à proteína S, o ácido canabigerólico (CBGA) e o ácido canabidiólico (CBDA) conseguem impedir que o vírus infete as células, apontam.

Estes compostos podem, assim, abrir novos caminhos para prevenir e tratar a doença, escreve a Forbes. “Oralmente biodisponíveis e com um longo histórico de uso humano seguro, estes canabinóides, isolados ou em extratos de cânhamo, têm o potencial de prevenir e tratar a infeção por SARS-CoV-2”, pode ler-se no resumo do estudo, citado pela revista

“Esses ácidos canabinóides são abundantes no cânhamo e em muitos extratos de cânhamo”, disse Richard van Breemen, principal autor do estudo, explicando que “não são substâncias controladas como o tetrahidrocanabinol, o ingrediente psicoativo da marijuana, e são seguras em humanos”.

Van Breemen acrescentou ainda que o CBDA e o CBGA bloquearam também a ação de variantes emergentes do vírus que causa o Covid-19. “A nossa pesquisa mostrou que os compostos de cânhamo eram igualmente eficazes contra variantes do SARS-CoV-2, incluindo a variante B.1.1.7, que foi detetada pela primeira vez no Reino Unido, e a variante B.1.351, detetada pela primeira vez na África do Sul”, concluiu.

Leia Também: Pessoas com estes tipos de sangue têm risco mais elevado de Covid-19

Principal central sindical da Guiné-Bissau admite voltar à greve

© Lusa

Notícias ao Minuto   12/01/22 

O secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG), Júlio Mendonça, admitiu hoje à Lusa que poderá regressar à greve caso o Governo não cumpra com as exigências feitas para melhorar a vida dos funcionários.

"Até final de janeiro vamos tomar a nossa posição, porque vamos fazer uma avaliação da implementação das nossas exigências, que já se encontram no Orçamento Geral do Estado", disse Mendonça.

Segundo o secretário-geral da UNTG, após a interferência da Assembleia Nacional Popular, a central sindical entregou 12 pontos ao Governo, que se resumem a aspetos relacionados com o cumprimento das leis e da melhoria das condições salariais dos funcionários públicos.

"A única coisa que queremos ver por parte do executivo é uma mudança radical na forma de gestão e administração do país", afirmou Júlio Mendonça.

Entre os vários pontos, a UNTG exige a efetivação das pessoas com qualidade e capacidade técnica que trabalham há anos para o Estado sem qualquer vínculo e a indemnização dos que não têm condições para continuar a trabalhar.

"Os que não têm condições devem ser indemnizados na base da lei e criadas condições para que sejam capacitadas para ter um novo emprego. É importante é que o Estado não as ponha na rua sem nada, isso é inconcebível", salientou.

Mas, salientou Júlio Mendonça, o "mais importante" é o salário na função pública.

"O Estado tem obrigação de aumentar este ano os salários", disse o dirigente, sublinhando que a UNTG apresentou agora uma proposta de 95.000 francos cfa (cerca de 144 euros) contra os 100.000 francos cfa (cerca de 150 euros) anteriormente propostos.

Júlio Mendonça disse também que o Estado da Guiné-Bissau não tem salário mínimo nacional.

"O que tínhamos era de 1988, da altura do peso, e nunca foi atualizado. O Governo deve fazer um estudo de mercado para definir o ordenado mínimo nacional. Para nós, é fundamental para proteger também quem trabalha no setor privado", frisou.

Júlio Mendonça precisou que as preocupações da UNTG foram todas apresentadas e que aguarda agora uma "resposta eficaz e eficiente do Governo", insistindo que o que a lei diz não é para ser negociado.

"Não vamos continuar de braços cruzados", avisou, salientando que as condições de vida pioraram nos últimos dois anos e que a classe política não está preparada para governar o país.

"Vamos continuar com a nossa pressão e melhorar a vida dos trabalhadores. É a nossa luta e vamos continuar com ela", concluiu.

A central sindical tem convocado, desde dezembro de 2020, ondas de greves gerais na função pública, para exigir do Governo, entre outras reivindicações, a exoneração de funcionários contratados sem concurso público, melhoria de condições laborais e o aumento dos ordenados.

Saúde - Ministro prevê para este ano criação de Centro de Hemodiálise no país


Bissau, 12 Jan 22 (ANG) – O ministro de Saúde Pública, Dionísio Cumba disse prevê para este ano a  criação  de um  Centro de Hemodiálise, até então inexistente na Guné-Bissau.

Em entrevista à Agência de Notícias da Guiné, esta quarta-feira, Cumba afirmou que o hemodiálise é um dos grandes problemas que o país tem, acrescentando que o seu Ministério já está a negociar para que esta situação seja resolvida.

“Pensamos melhorar algumas infraestruturas e como também introduzir novas situações, por exemplo, hemodiálise que é um dos grandes problemas que o país tem. Estamos a negociar para podermos ter um Centro de Hemodiálise para permitir não só os nossos concidadãos que estão fora e turistas que fazem hemodiálise constante”, informou, sustentando que quem faz hemodiálise constante não pode vir ao país porque corre risco de vida visto que a Guiné-Bissau não dispõe de um centro para o efeito.

Dionísio Cumba informou ainda que, em breve, chegará ao país uma fábrica de oxigénio que o Governo mandou comprar em Portugal, com capacidade de produzir 106 garrafas por dia.

Disse  que  vai permitir o país  enfrentar melhor a situação da Covid-19 que ceifou a vida de muitas pessoas por falta de oxigénio, adiantando que vão ser instaladas outras fábricas de oxigénio com dimensões menores,  nas regiões, nomeadamente, Bijagós, Sul, Norte e Leste, a fim de poder resolver problemas locais.

Aquele responsável acrescentou que ainda está no seu plano de ação a recuperação do Hospital 3 de Agosto e a construção de infraestruturas de saúde .

“Depois das minhas visitas às regiões o Governo  me deu o aval de avançar com esse plano. E dentro desse plano está também novas  infraestruturas  que devemos construir: hospitais provinciais-2 e a recuperação do Hospital 3 de Agosto”, frisou.

Cumba sublinhou que o mais importante é a formação de quadros de saúde, explicando que nesse momento estão a trabalhar num programa de fromação local que possivelmente vai ser apoiado pela Itália, e  que vai permitir a especialização de médicos guineenses.

 “No final deste mês vai chegar uma equipa para este objetivo. Num total de 16 médicos escolhidos como prioritários para o país, cada um vai escolher a área onde pretende se especializar, e dentro de 4,5 ou 6 anos vão ser certificados como especialistas. Acho que isso é a melhor forma de dar assistência ao país”, disse.

De acordo com Dionísio, a equipa médica nigeriana que está no país, no Hospital Nacional Simão Mendes, por serem  todos especialistas,  no exercício das suas missões   vão dar orientações aos jovens médicos nacionais que os acompanham.

Em relação aos novos ingressos que reclamam  12 meses de salários em atraso, Dionísio Cumba disse que nesse momento estão a negociar com o Ministério das Finanças para resolver os problemas dos novos ingressos, que diz, entrarem no sistema sem antes existir verbas para eles, o que terá dificultado os seus pagamentos atempados pelo  Tesouro Público.

“Foi esse  o motivo que levou os novos ingressos a ficarem 10 meses sem salários. Estamos, com o Ministério das Finanças, a buscar uma forma de lhes pagar e mais tarde  organizar os seus ingressos na  Função Pública, senão vai ser sempre a mesma situação. Não se pode introduzir grande quantidade de pessoas no sistema  sem ter capacidades de lhes pagar”,disse Dionísio Cumba. 

ANG/DMG/ÂC//SG 

Cabo Verde financia grupos de Carnaval mesmo após suspender festa

© Lusa

Notícias ao Minuto  12/01/22

O Governo cabo-verdiano vai manter o financiamento aos projetos apresentados pelos grupos de Carnaval, apesar da decisão de suspender todas as festas e desfiles devido à pandemia de covid-19, segundo o ministro da Cultura.

O Governo cabo-verdiano vai manter o financiamento aos projetos apresentados pelos grupos de Carnaval, apesar da decisão de suspender todas as festas e desfiles devido à pandemia de covid-19, segundo o ministro da Cultura.

"Iremos manter o montante, dez milhões de escudos cabo-verdianos [90 mil euros], destinado ao Carnaval 2022 para financiar projetos dos grupos nacionais", afirmou hoje o ministro Abraão Vicente.

O Governo de Cabo Verde anunciou na segunda-feira a suspensão das "atividades comemorativas do Carnaval em todo o território nacional", incluindo festas públicas e privadas, devido à evolução da pandemia de covid-19, repetindo o cenário de 2021.

Em nota divulgada pelo Governo liderado por Ulisses Correia e Silva, a decisão é justificada com o "aumento exponencial dos casos registados nas últimas semanas" e "o maior número de casos positivos no país desde o início da pandemia".

"Tratou-se de uma decisão conjunta do Ministério da Saúde, Ministério da Administração Interna e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, pois as autoridades da saúde aconselharam pela não realização das atividades que irão propiciar um grande ajuntamento num momento em que o país regista um elevado número de contágios", afirmou Abraão Vicente.

O titular da pasta da Cultura e das Indústrias Criativas explicou ainda ter auscultado alguns promotores do Carnaval a nível nacional, que concordaram com esta medida.

"Ao longo do ano poderemos financiar as atividades dos grupos, nomeadamente compra de kits de Carnaval, formações, viagens internacionais para formações", disse o ministro.

Dezenas de grupos e centenas de foliões desfilaram pela última vez no Carnaval de 2020 em Cabo Verde, edição então marcada pelo centenário em São Vicente, o mais emblemático do país, que habitualmente leva milhares de forasteiros à ilha, atraídos pelo típico sambódromo.

Outro Carnaval emblemático acontece anualmente na cidade da Ribeira Brava, ilha de São Nicolau, tal como na Praia, pela dimensão da capital cabo-verdiana, sendo esta a maior festa popular do país.

Em 2022, a terça-feira de Carnaval será assinalada em 01 de março, mas sem as tradicionais festas, "visando reforçar as medidas de prevenção de forma a reverter o quadro epidemiológico" que o país atravessa, e "acima de tudo preservar a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde", segundo o Governo.

Cabo Verde tem registado recordes quase diários de novos infetados com covid-19 desde o final de 2021, acima de mil doentes por dia, e já confirmou a presença da variante Ómicron a circular no arquipélago.

Atualmente, o país conta com 5.351 casos ativos, um acumulado de 52.007 casos da doença desde março de 2020 e 364 mortos por complicações associadas à doença, mas também 46.263 recuperados no mesmo período.

SINJOTECS CONDENA AGRESSÃO À OPERADORA DE CÂMARA DA TELEVISÃO DA GUINÉ-BISSAU

Odemocratagb.com

A presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social (SINJOTECS), Indira Correia Baldé, alertou esta quarta-feira, 12 de janeiro de 2022, que a sua organização não tolerará agressões ou atitudes que ponham em causa a liberdade no exercício da profissão de jornalista na Guiné-Bissau.

Indira Correia Baldé reagia à agressão, na sexta-feira, 07 de janeiro, à operadora da câmara  da Televisão da Guiné-Bissau, Neusa Barros, por um funcionários da Câmara Municipal de Bissau (CMB).

A posição do SINJOTECS foi tornada pública à saída da audiência com o Presidente da Câmara Municipal de Bissau, Luís Simão N´Tchama. A presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social disse tratar-se de um encontro entre as duas instituições para analisar o sucedido com um dos seus associados, que terá sido agredida por um dos funcionários da CMB.

“Estamos aqui porque entendemos que é uma violação da liberdade de imprensa e de expressão e não vamos permitir ataques contra jornalistas em exercício da profissão”, precisou, acrescentando que os jornalistas precisam trabalhar sob proteção de todas as ferramentas legais consagradas nas leis. 

“Quando se está a restringir a liberdade de um jornalista, condenamos…”, realçou a jornalista e disse que o presidente da Câmara Municipal terá reconhecido que houve agressão contra a operadora de câmara da TGB e pediu desculpas.

Indira Correia Baldé assegurou que com o pedido de desculpas, a sua organização não vai intentar nenhuma ação judicial contra o agressor e espera que o ocorrido não volte a acontecer.

Correia Baldé disse não ter os dados totais de agressões a jornalistas, porque em alguns casos não foram registadas, e “temos mais agressões físicas e verbais, aproximadamente cerca de 10 casos”.

Por seu lado, o Presidente da Câmara Municipal de Bissau, Luís Simão N´Tchama, disse ter reconhecido o erro, contudo, enfatizou que “só erra quem trabalha e qualquer pessoa que está em função pode cometer erros inesperados”.

“Queremos dizer aos órgãos da comunicação social que aceitamos que houve um lapso que não devemos admitir e acho que não voltará a acontecer enquanto estiver à frente da Câmara Municipal de Bissau. A nossa relação com a imprensa é sã”, afiirmou Luís N’Tchama.

Por: Epifania Mendonça

Foto. E.M

Guiné-Bissau: Técnicos de saúde da categoria de novos ingressos marcharam até ao palácio do governo...RTP Africa Reporter.

Guiné-Bissau: Declaração conjunta à Imprensa entre Ministra do Estado, dos Negócios Estrangeiros

Declaração conjunta à Imprensa entre Ministra do Estado, dos Negócios Estrangeiros,  da Cooperação Internacional e  comunidades Suzi Carla Barbosa e Ministro da Cooperação Internacional e da Promoção de Parceiras piblico-privado da República  do Congo Sr. Denis Christel Sassou Nguesso.👇

Guiné-Bissau: Visita oficial de Sr. Denis Christel Sassou Nguesso, Ministro da Cooperação Internacional e da Promoção de parcerias Público Privado da República do Congo.

Guiné-Bissau: Momento da Assinatura do Acordo Quadro de Cooperação entre Bissau e Branzaville,

Momento da Assinatura do Acordo Quadro de Cooperação entre Bissau e Branzaville, assinado pela Ministra do Estado e dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional  Suzi Carla Barbosa e pela parte da delegação da República do Congo o seu ministro da cooperação internacional Sr. Denis Christel Sassou Nguesso. 
Entretanto as duas delegações foram recebidas  pelos Vice Primeiro-ministro   Sr. Soares Sambu e Primeiro-ministro Sr. Nuno Gomes Nabiam.👇

CAN2021: PELÉ PEDE DESCULPAS POR FALHAR PÉNALTI FRENTE AO SUDÃO

Odemocratagb.com

O médio internacional guineense, Pelé, pediu desculpas aos adeptos da seleção de futebol da Guiné-Bissau pelo penalti perdido no jogo frente à seleção do Sudão, do grupo D do Campeonato Africano das Nações (CAN2021), a decorrer nos Camarões.

“Não sei por onde começar. nem sei colocar por palavras como me sinto neste momento. Sempre fui bom em bater grandes penalidades mas hoje,  infelizmente, não  consegui marcar,  o resultado não foi o mais desejado”, disse.

“Sinto que deixei ficar mal os meus companheiros. Sinto que deixei ficar uma nação que depende do futebol para ter alegria enorme”, lamentou Pelé na sua página oficial no Instagram consultada pelo Jornal O Democrata.

O jogador ao serviço do Monaco da primeira liga francesa de futebol, reconheceu que era o momento de grande responsabilidade para fazer história, mas infelizmente não foi possível, porque faz parte de futebol.

“A única coisa que consigo dizer é “desculpas”. Desejava que as coisas tivessem sido diferentes. Quero pedir desculpas aos meus companheiros e ao povo guineense. E agradecer a todas as mensagens de apoio de toda gente”, disse.

Embora tenha recebido mensagens de solidariedades de muitas personalidades nas redes sociais, o atleta também foi alvo de fortes críticas pela forma que encarou a marcação de grande penalidade.

“Quero agradecer a todos pelas mensagens de insultos porque farão de mim mais forte. Sou um homem feliz por representar a seleção nacional e sê-lo-ei sempre que a equipa técnica o entender”,  conclui.

Os Djurtus podiam ter feito golo, por Pelé, na conversão de uma grande penalidade, aos 82′, que muito provavelmente teria dado os três pontos, no entanto Abu-Eshreinfaz, guarda-redes do Sudão, negou o golo.

Na cidade camaronesa de Garoua, a equipa comandada por Baciro Candé esteve mais perto de sair vencedora, mas não conseguiu materializar as oportunidades em golos.

Com este resultado, a Nigéria lidera, isoladamente, o Grupo D, ao fim da primeira jornada, seguida pela Guiné-Bissau e Sudão com um ponto e no último posto o Egito, sem pontos.

Por: Alison Cabral 

@Radio Bantaba

Leia Também:

CAN2021: Guiné-Bissau desperdiça penálti e estreia-se com um ‘nulo’ frente ao Sudão