29 de outubro de 2019

Nesta tarde, 29 de outubro, terminou, alguns minutos atrás, na sede da CNE, o encontro entre o Comité de Sanções das Nações Unidas, dirigido pelo seu Presidente, Embaixador ANATOLIO NDONG MBA, Representante da Guiné Equatorial nas Nações Unidas, com o Secretariado Executivo da CNE, dirigido pelo seu Presidente, Venerando Conselheiro José Pedro Sambú.

O encontro tinha como pano de fundo, permitir ao Representante das Nações Unidas de se inteirar, junto da CNE, do andamento do processo eleitoral, vis-à-vis as eleições presidenciais de 24 de novembro, por uma eleição Livre, Justa, Transparente e Credível.





Cne Guiné Bissau 

Guiné-Bissau. Novo PM diz que prioridade do seu Governo é realizar eleições na data prevista

O novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Faustino Imbali, definiu hoje como prioridades do seu Governo realizar eleições presidenciais em 24 de novembro, combater a corrupção e tráfico de droga, e garantir paz e estabilidade no país.

No seu discurso de tomada de posse, na Presidência da República guineense, o chefe do Governo referiu que o seu executivo "terá como principal missão a realização de eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro".

"Eleições que, por imperativo da nossa função como chefe do Governo, seremos intimados a levar a cabo com a maior isenção possível transparência, imparcialidade, liberdade, sapiência e sempre imbuídos de sentido de Estado e de responsabilidade", acrescentou

O primeiro-ministro salientou também o que "o diálogo será a palavra de ordem no relacionamento do Governo com os partidos políticos e com os candidatos às eleições presidenciais".

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, demitiu na segunda-feira o Governo liderado pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes, após uma reunião do Conselho de Estado, justificando a decisão com o que considera "uma grave crise política" que põe em causa "o normal funcionamento das instituições da República" e nomeou hoje Faustino Imbali para o substituir.

por Lusa

RTP

Belmiro Pimentel - ESTRANHO DI KUMA, SÓ DJINTIS DI PAIGC K TEVE ACESSO A KI TAL COMUNICADO DI CEDEAO! GOSSI TOK I TEM NAM VERSÃO PORTUGUESA

PAGINA OFICIAL DI CEDEAO, KA TENE KUALKER REFERÊNCIA SOBRE É ASSUNTO DI GUINÉ-BISSAU!
BÔ PENSA DJINTIS NA DURMI?

TUDO ALGUIM DI OPOSIÇON K RICIBI KI MENSAGEM DI KUMA I COMUNICADO DI CEDEAO, PA I PAGAL. 

OBJETIVO DÉ BANDIDOS I FASSI PASSA MENSAGEM DI MINTIDA, PA CAUSA DÚVIDA NA CABEÇA DI DJINTIS.

By Belmiro Pimentel

O Democrata Osvaldo Osvaldo - Princípio e Fim




O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Aristides Gomes - A nossa declaração à imprensa após o Conselho de Ministros Extraordinário




Aristides Gomes 

Dr. Faustino Imbali toma posse como primeiro-ministro da Guiné-Bissau e substituir no cargo Aristides Gomes, na chefia do Governo

Nós estamos aqui assistir tudo sobre o novo primeiro-ministro.






Bem-haja a todos!

Junior Gagigo /Rei David 

Comunicado do Conselho de Ministros Extraordinário do Governo da República da Guiné-Bissau ???





Bxo, 29 de Outubro de 2019

Aristides Gomes 

CEDEAO reitera o seu apoio ao Primeiro-ministro Aristides Gomes e o seu Governo. Comunicado da CEDEAO ?

A CEDEAO AMEAÇA SANCIONAR! ???

No comunicado datada de hoje, o bloco subregional reiterou o seu apoio ao governo de Aristides Gomes é reafirma que este é quem compete realizar as eleições presidenciais de novembro próximo.





Aliu Cande / Nicolau Gomes Dautarim

Estamos a Trabalhar - Este é comunicado da CEDEAO? - Quem o ASSINOU? Onde está que vão empossar o Cipriano como novo presidente?







Estamos a Trabalhar

Equipa médica espanhola encontra-se no país e vai realizar consultas gratuitas, nas áreas de cirurgia geral, oftalmologia e ecografia, para mais de 400 pacientes



TGB Televisão da Guiné-Bissau

Comité de sanções da ONU pede actores políticos guineeses que se entendam para que as eleições presidenciais decorram de forma pacífica.




TGB Televisão da Guiné-Bissau 

ÚLTIMA HORA: Faustino Fudut Imbali toma posse hoje, pelas 15:30, como novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, informa a presidência da República.


PAIGC: COMUNICADO COMISSÃO PERMANENTE





ditaduraeconsenso.blogspot.com

ULTIMA HORA: FAUSTINO FUDUT IMBALI, NOVO PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU







ÚLTIMA HORA: José Mário Vaz, Presidente da Republica da Guiné-Bissau, 'nomeou' Faustino Imbali 'primeiro-ministro'

ULTIMA HORA: GOVERNO DEVE REUNIR CONSELHO EXTRAORDINÁRIO

Apesar do decreto que demite o governo, o Primeiro-Ministro compareceu, hoje (29), no palácio do governo para cumprir com o expediente. Aristides chegou à prematura com as mesmas escoltas incluindo com a força do ECOMIB

As movimentações na prematura continuam normais e sem reforço das forças de segurança. Para às 12 horas (da Guiné-Bissau), deve decorrer uma sessão extraordinária do conselho de ministros.

Entretanto, neste momento, decorreu a pouco, na presidência, um encontro com partidos com vista a apresentação da proposta de nome do possível próximo primeiro-ministro. O encontro decorreu na ausência do PAIGC, da UM e do PND.

Á saída Nuno Gomes Nabiam, líder da APU PDGB, disse que o MADEM G15 deve indicar um nome do possível primeiro-ministro e a sua formação política depois de reunir deverá assumir o futuro posicionamento político.

Em nome do PRS falou Sola Nkilim Na Bitchita, disse que a sua formação política está disposto a participar no futuro governo para ajudar no desenvolvimento nacional.

MADEM G15, segunda força no parlamento, confirma que foi entre um nome do possível primeiro-ministro ao presidente da república.

Depois das auscultações agora espera-se um decreto do presidente da república sobre o esperado nome de um futuro primeiro-ministro. A RSM tentou falar com a delegação da CEDEAO na Guiné-Bissau mas que prefere remeter ao silêncio por enquanto.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Por radiosolmansi.net

Os partidos da nova maioria, MADEM-G15,APU-PGB e PRS já estão reunidos e tudo indica para nomeação de um novo primeiro-ministro! Que deve ser escolhido entre eles

Terminou auscultação dos partidos políticos. Da que a instante vamos ter novo PM.


O presidente da República José Mário Vaz propõe MADEM-G15 para indicar o novo primeiro-ministro. Disse Aristides Ocante da Silva, dirigente que representou o MADEM-G15 neste encontro.


PRS reafirmou a nova maioria no parlamento guineense.
Sola Nkling Na Bitchita defendeu que o decreto presidencial tem validade, porque foi ele é que nomeou o governo cessante


Nuno Gomes Nabiam, líder da APU PDGB, promete reunir o órgãos do partido para para analisar o convite do MADEM-G15, para constituir uma nova maioria no parlamento guineense.


Nicolau Gomes Dautarim / Junior Gagigo

Aristides Gomes - Reunião com o Embaixador e Conselheiro Político da CEDEAO




Encontro com o Embaixador da Nigéria na Guiné-Bissau.




Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau 

MUNIRO Conté, jurista e conselheiro do primeiro-ministro, para área da comunicação social



Nicolau Gomes Dautarim 

Conselho de Ministros Extraordinário agendado para às 12h.



Aliu Cande

UM PRIMEIRO MINISTRO ARROGANTE E PREPOTENTE ATÉ A SUA JUSTA DEMISSÃO

Por Joaquim Batista Correia

UM PRIMEIRO MINISTRO ARROGANTE E PREPOTENTE ATÉ A SUA JUSTA DEMISSÃO.

O Primeiro na história da Governação de Guiné a insultar o PRIMEIRO MAGISTRADO DA NAÇÃO, cusando- o de Golpista, sem poderes e de ter guardado Droga no Palacio.

■ Sr. Ex- PM se a Sua Excelência não tem poderes então os Poderes Constituiçionais a Lei o confere, quem os tem...? Pelo o que eu saiba, nenhuma parte do Mundo, nenhum Presidente Eleito por mais que termine o seu Mandato e porenquanto não forem realizadas as Eleições ele não pode ficar nem se for 1 min. sem poderes Plenos:

■ Sr, Ex- Primeiro Ministro Demitido sabias que nas Ciências politicas e Direito Constitucionais segundo o Prof. Doutor JORGE MIRANDA, o Poder Executivo é o mais fraco dos poderes da Soberania, dai que não ha enquadramento algum, o Golpe de Estado porque existe a ameaça permanente do DECRETO DE DEMISSÃO ( Presidente da Republica ), MOÇÃO DE CENSURA ( ANP) e CONDENAÇÕES ( Tribunal de Conta e Tribunais Judiciais ).

■ Sr. Ex-primeiro Ministro Dimitido sabias que o unico Orgão, Primus Inter-Pares da Nação eleito directamente pelo o povo é o PRESIDENTE DA REPUBLICA? Não DECRETO NENHUM para o demitir. A não ser a Constituição contém o EMPITCHEMENT. De resto é o Golpe de Estado, via de Forca.

PORTANTO GOLPE KA TEM PA BÓ, NHA PARENTE ..!! O que aconteceu é que os poderes do PR só na sua cabeça de desrespeito a tudo e todos é que não existem.

Junior Gagigo was live


Dara Fonseca Ramos - Ao meu irmão Eng. Domingos Simões Pereira

Por Dara Fonseca Ramos

Ao meu irmão Eng. Domingos Simões Pereira

Venho endereçar-lhe breves linhas primeiro porque sei que é um momento difícil para si, também sei que não deve estar a compreender o porquê da festa que o povo faz com a queda do governo (no meu entender o senhor nunca compreendeu as ações do POVO)

Ouvi vários discursos seus onde explicava aos seus simpatizantes e militantes (porque verdade seja dita, o senhor virou partido DSP tal é o fanatismo e o culto da personalidade) de que todos os presidentes que já passaram pela Guiné-Bissau não sabiam exercer o seu "papel" porque pensam que o seu trabalho é derrubar governos.

Sabe Senhor Eng. desde cedo percebi que em relação ao povo guineense o senhor distraiu se na observação e nunca analisou. Não é porque negamos algo que ele deixa de existir, as características do povo guineense está patente e cristalino só não vê quem o nega. O governo anterior (aquele do Conakry) tinha seu irmão como ministro da educação e as escolas públicas não funcionaram durante um ano lectivo inteiro. O governo deposto ontem era liderado por alguém que o senhor declaradamente escolheu sozinho dentro de um partido de milhões, e essa pessoa nomeou um estrangeiro suspeito de tráfico de pó branco para seu conselheiro (um estrangeiro!!). A estes dois factos soma se que o senhor apoiou o seu irmão para que fosse eleito deputado da nação nas listas do seu partido o PAIGC não o DSP e também acresce o facto de que antes de ontem, o senhor interrompeu o périplo pela Europa para se deslocar por dois dias à Guiné-Bissau solidarizar se publicamente com o seu partido e o Primeiro-ministro (aquele que escolheu sozinho dentre vários militantes capazes)que alegadamente poderia ser deposto em golpe de Estado.

Contra isso, lembra se do áudio do "ralhete" que dava aos dirigentes partidários da região de Gabu porque o PAIGC perdeu redondamente nessa região? Vou escrever em maiúsculas para que não se esqueça.

É ISSO QUE NÓS POVO GOSTAMOS

Sentido de responsabilidade, um dirigente guineense é alguém que pede contas e controla a sua malta. Ou seja, os presidentes já eleitos na Guiné-Bissau são homens que demitiram governos que abusam do povo, governo que delapida em bem próprio os cofres do estado, governos que desprezam o sofrimento dos guineenses... Todos os presidentes que demitiram governos tiveram o apoio do POVO porque nenhum desses governos trabalhava em prol do povo.
Endereço lhe estas linhas porque sei que é o dono do governo e do partido que lhe dá origem. O POVO jubila com a decisão de José Mário Vaz porque o governo não estava a trabalhar para o POVO.

Se quiser ser diferente tem que fazer diferente
O presidente da República da Guiné-Bissau é para a Guiné-Bissau aquilo que o senhor é para o seu partido por isso é que jamais o apoiarei para ser presidente da República da Guiné-Bissau. O seu partido mudou os estatutos aumentando os seus poderes logo ceteris paribus é o que o senhor fará se alcançar a cadeira de presidente da República da Guiné-Bissau. Desculpa a redundância mas espero que entenda o que lhe quero transmitir.

Umaro Sissoko Embalo será o Presidente da PAZ e DIÁLOGO para a ESTABILIDADE

Não queira lutar mais para subir ao poder, estamos cansados de o ver nessa figura, conclua seu doutoramento, escreva um livro que quando tirarmos o PAIGC da democracia na Guiné-Bissau aí haverá espaço para políticos que não exigem nada dos irmãos nem dos amigos.

Com o respeito de sempre

Dara Fonseca Ramos

Trump revelou foto do cão-herói que detetou líder do Estado Islâmico

O nome do animal é ainda uma informação classificada.


Donald Trump recorreu às redes sociais para partilhar uma foto do cão militar dos EUA que ficou ferido no ataque que conduziu à morte do líder do grupo que se designa por Estado Islâmico. O animal conseguiu detetar e perseguir Abu Bakr al-Baghdadi num túnel debaixo do complexo onde habitava.

O animal tem sido apelidado de 'cão-herói', já que o seu nome ainda não foi divulgado, e a sua imagem já está a correr o mundo. No Twitter, o presidente americano publicou a foto, explicando que divulgava a imagem do "maravilhoso cão que fez um trabalho fantástico ao capturar e matar o líder do ISIS, Abu Bakr al-Baghdadi".

Recorde-se que Al-Baghdadi fez-se explodir, uma ação que provocou a morte a três crianças e aparentemente feriu o cão. Mas o general Mark Milley adiantou que o animal já tinha recuperado e voltado ao serviço num local que não foi revelado.

Ainda de acordo com o general, a identidade do cão está a ser protegida e toda a informação sobre o animal é classificada, de momento.

O secretário de Defesa Mark Esper, acompanhado por Mark Milley, realizou um 'briefing' na segunda-feira para discutir detalhes do ataque, afirmando que nenhuma tropa dos EUA foi morta na operação. O responsável assegurou que há imagens da operação, porém estas ainda não podem ser divulgadas.

We have declassified a picture of the wonderful dog (name not declassified) that did such a GREAT JOB in capturing and killing the Leader of ISIS, Abu Bakr al-Baghdadi!
Ver imagem no Twitter

Saliente-se ainda que o presidente dos Estados Unidos anunciou no domingo a morte de al-Baghdadi, numa operação militar norte-americana no noroeste da Síria.

Já esta segunda-feira, em declarações aos jornalistas, o presidente dos EUA disse que está a pensar divulgar imagens de vídeo que mostram os minutos finais do líder do EI e o sucesso da operação militar que o presidente acompanhou em direto a partir da Casa Branca.

"Ele não morreu como um herói. Morreu como um cobarde", disse Donald Trump, relatando o momento em que al-Baghdadi se refugiou num túnel sem saída "gemendo, chorando e gritando", na versão do Presidente norte-americano.

Abu Bakr al-Baghdadi era um dos homens mais procurados do planeta e tinha a cabeça a prémio por 25 milhões de dólares (22,5 milhões de euros).

NAOM

Mutaro Uldada Cisse was live




Mutaro Uldada Cisse

Lina De Sa fez uma transmissão ao vivo




Lina De Sa fez

Dara Fonseca Ramos fez uma transmissão ao vivo


R Kelly R Kelly Sané was live.




R Kelly R Kelly Sané

Lesmes Monteiro Torres Gemeos fez uma transmissão ao vivo



Lesmes Monteiro Torres Gemeos 

O seu voto agora é livre e soberano - O Democrata Osvaldo Osvaldo


Cidadão Guineense atento
Agora 
O seu voto é livre e soberano.
Finalmente, Pátria está salva desses abutres do PAIGC!
Para os paigcistas, saquear os cofres públicos foi e era a nova ordem do dia mas, com a sua determinação de deixar marcas indeléveis na nossa história, Sua Excelência Senhor Presidente da República, não tinha outra alternativa senão pôr cobro à esse governo de marginais, corruptos e incorrigíveis, finalmente!
VIVA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA SOBERANA DA GUINÉ-BISSAU!
A LUTA CONTINUA, até às derrota absoluta dos barrigas de meia!

O Democrata Osvaldo Osvaldo

Confirma o Decreto Presidencial que demite o Governo liderado pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes

Ninguém absolutamente vai entrar nos ministérios.  Os militares irão controlar tudo



Rei David/dokainternacionaldenunciante