quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Guiné-Bissau: CEDEAO felicita Umaro Sissoco Embalo e espera tomada de posse rapidamente

- PAIGC repudia decisao de CEDEAO
- Salarios da funcao publica


Fonte: RadioBantaba

ANÁLISE DA PRESENÇA DOS PARTIDOS POLÍTICOS NA INTERNET

Por Omar Buli Camará 

No corrente ano de 2019, o cenário político guineense será marcado pela realização de eleição legislativa de 10 de Março e dia 29 Novembro 2019. Um número não estimável de partidos que concorrem espalhados pelo país. Como já é tradição, as campanhas eleitorais são feitas no espaço físico – nos bairros, comunidades, distritos, etc. – empunhando-se cartazes e entoando-se canções aos partidos e aos líderes concorrentes. Mas existe um espaço que até hoje é pouco explorado pelas forças políticas nacionais, quer seja para fazer a propaganda política, quer seja para campanhas eleitorais: a internet. Embora os dados indicam que apenas cerca de 01 % da população da Guiné-Bissau – o equivalente a 1.800 habitantes - tem acesso a internet, verifica-se em contrapartida um rápido e crescimento usuários da internet nos últimos anos. O acesso à internet verifica-se com maior frequência nas cidades, onde se encontram indivíduos com elevado índice de escolaridade e com alto poder de influência. Daí a importância a dar-se a esse novo espaço de sociabilidade.

As páginas faz referência para a existência de 4 grandes partidos políticos no nosso país (mas nota-se que a lista encontra-se desactualizada devido a não menção do Movimento para Alternância Democrático – MADEM - G15, partido político que concorreu na eleição legislativa e Presidencial de 2019). Destes, apenas dois tem websites e o resto páginas na rede sociais : A MADEM G-15 , a PAIGC, a APU-GB e o PRS. Um dado interessante é de que estas três forças políticas tem actualizado com regularidade os seus websites.

Com base nos dados acima apresentados, observa-se que a presença das forças políticas na internet, em particular nas redes sociais é forte, reduzindo-se apenas a quartos partidos políticos. Num contexto em que cada vez mais pessoas vão ganhando acesso a internet, quer seja através dos computadores ou a partir dos telefones celulares, é extremamente necessário olhar-se para a internet como um espaço de sociabilidade muito importante, pelo facto de ser um local onde os cidadãos encontram-se mais livres para discutir assuntos políticos de forma aberta e menos censurada. Um outro aspecto importante a frisar é o facto de que na internet, o custo para realização de campanha eleitoral ser consideravelmente alta e de esta forma poder contribuir para a redução dos gastos referentes a impressão de material de impressão, beneficiando de certa maneira o próprio ambiente.

PAIGC De imortal Amílcar Lopes Cabral - ENG. DOMINGOS SIMÕES PEREIRA PRESIDENTE ELEITO DEMOCRATICAMENTE POR POVO???,,, NÃO POR ESTADO MAIOR!???


Fonte: PAIGC De imortal Amílcar Lopes Cabral


MENSAGEM PARA CHEFE DE ESTADO MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS DA GUINÉ-BISSAU NA PESSOA DE BIAGUE NANTAN!


Fonte: PAIGC De imortal Amílcar Lopes Cabral

Celeste Correia was live



OS MILITARES
Por Escritor Marcelo Aratum

Ami n'fala ba dja DJINTES, SOBRETUDO, PEDJACISTAS, éta grita ku militares demais, poxa vida!!! Na ripite: na nin um parte di mundo és ka existe. Militares iara óh, óh éka iara óh, bu ka ossa grita na sé kabeça. Épude sedo ki ku é sedo, má bu kana grita na sé kabeça. N'da ba dja exemplo, li na Brasil, um general fasse vídeo i bota na rede social na apoia Bolsonaro, na apoia queda di presidente Dilma, má ninguin ninguin ka ossa i kumé i farta pa ataka korporaçon militar. Bô sibe pa bia di kê? Isso mesmo MILITARES KATA NEGA NGHUTRO. Étené union. Kil farda i simbolo di harmonia entre eles.

Salvo erro, Biaguê Na N'tan tchiga di fasse és tipo di deklaraçon em 2015, má ninguin ka furanta boka pa ataka militares. Bu sibe pa bia di kê? Isso mesmo, deklaraçon na favorice bá paigc.

És deklaraçon di Biaguê i normal pa pui ordem na país. Militares i garante da SOBERANIA, PAZ, ORA KU FUGO SINDE TUDO MUNDO TÁ REFUGIA, ELIS KU TÁ MANDADO PA LINHA DI FRENTE. PA BIA KU MANDA ÉKA PUDE TENÉ VOZ NA PAÍS? KÊ É SIRBE SON PA GUERRA? Biaguê Na N'tan ka direciona si deklaraçon pa A nin pa B.
Agora paigc sinte direito di usa és mindjer na vídeo pa ataka, grita ao vivo na kabeça di nô militares, a nivel internacional, tchoma elis di tudo nome. MÁ KÊ KU PAIGC MISTE NAN NA KIL TERRA?

Má nundé ku nô miste bai nel?
Paigc ka pude pirde puder éten nan ku ataka tudo mundo, kria desordem, akusaçons falsos. Sim akusaçon falso. Bô obi vídeo, kê ku és mindjer fala kontra militares ika korresponde bardadi. Di kuma, Biaguê Na N'tan fala kuma nin ku STJ deklara nho Dominguinho vitorioso ina pui Umaro na palacio, És i grave na um país dito demokrátiko. Acima di tudo na grita riba di kabeça di MILITARES.

NÔ BAI SON, SI KANUA KAN KADJA, NÔ NA TCHIGA NA KIL UTRO LADO DI RIO DJON LANDIM.


Escritor Marcelo Aratum

CENTRAIS SINDICAIS DESMENTEM O GOVERNO QUANTO AO PAGAMENTO DO SALÁRIO DO MÊS DE DEZEMBRO


As duas Centrais Sindicais do país desmentem a informação que dá conta de que 80% dos funcionários já receberam os seus salários do mês de Dezembro.

O governo tinha anunciado que 80% dos funcionários públicos receberam os seus salários.

Numa conferência de imprensa depois de uma reunião da comissão executiva para analisar o cumprimento do memorando de entendimento assinado com o Governo, João Domingos da Silva porta-voz da comissão negocial diz que na realidade várias instituições não receberam o salário do mês de Dezembro.

“As informações do governo não correspondem a verdade uma vez que na realidade várias instituições continuam sem salários, mais admito que os funcionários de saúde e educação já receberam os seus salários do mês de Dezembro o que consideramos de grave, ou seja o pagamento parcial”, referiu o porta-voz.

O sindicalista acusou ainda por outro lado estado guineense ter contribuído para a não existência de várias empresas devido o nível de corrupção dos governantes. “Na verdade estamos a falar das empresas públicas Guinetel, Guiné-telecom, correios entre outros que o estado contribuiu nas suas extinções por nível de corrupção dos governantes”, acusou João Domingos da Silva.

No que se refere ao cumprimento de diplomas legais, João Domingos da Silva admite que houve violações flagrantes por parte do governo e nos últimos tempos vários funcionários entraram nas várias instituições sem concurso público, incluindo nas forças de segurança.

“ Tem vindo a verificar nos últimos tempos as violações flagrantes de forma propositada do governo para entrada em várias instituições do estado funcionários sem concurso público incluindo nas forças de segurança”, revelou este sindicalista.

De acordo com este sindicalista o executivo liderado pelo Aristides Gomes deverá aprovar no conselho de ministros o estatuto do conselho permanente de concertação social que foi revido.

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné e a Confederação Geral dos Sindicatos Independentes vão continuar com a greve geral na função pública, exigindo o cumprimento do acordo de entendimento assinado com o Governo.

Por: Marcelino Iambi

radiosolmansi.net

PAIGC ataca CEDEAO

GOSI MAS, DSP KAMBA PÁ CEDEAO, DIPUS DI CNE, MILITARES E SUPREMO






Estamos a Trabalhar


Greve de funcionários públicos continua na Guiné-Bissau

Aristides Gomes, primeiro-ministro, reuniu-se com sindicatos

A greve dos funionários públicos da Guiné-Bissau vai manter-se até que o Governo cumpra o acordo assinado com a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG) e a Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau no ano passado.

A garantia foi dada nesta quarta-feira, 22, por João Domingos da Silva, porta-voz da comissão negocial das duas centrais sindicais, aos jornalistas na sede da UNTG.

As duas centrais reuniram-se ontem com o Governo de Aristides Gomes, mas não houve qualquer sem resultados.

João Domingos da Silva reiterou que o Executivo não cumpriu o acordo e houve "violações flagrantes de forma propositada do Governo", como por exemplo a entrada de novos funcionários sem concurso público, incluindo nas forças de segurança.

VOA

GUINÉ-BISSAU - Índice de Democracia apresenta Guiné como país com melhorias notáveis

A Guiné-Bissau é apresentada como um dos países que registou "melhorias notáveis" no seu nível democrático em 2019, ainda que o seu regime continue classificado de "autoritário", de acordo com o Índice de Democracia 2019.


Elaborado anualmente pela Economist Intelligence Unit, ligada à revista britânica The Economist, este índice mede o nível democrático de regimes políticos em 167 países.

Neste ranking, a Guiné-Bissau aparece entre os países que registaram melhorias nos seus processos eleitorais, recordando que em 2019 se realizaram neste país "eleições livres e justas" (legislativas e presidenciais).

Em 2019, o país subiu da 157.ª posição em 2018 para a 148.ª, dos 167 países avaliados. Dos 10 pontos possíveis, a Guiné-Bissau conseguiu 2.63, contra 1.98 em 2018.

Cabo Verde é o país lusófono mais bem classificado neste índice, que não inclui São Tomé e Príncipe, ocupando a 30.ª posição, menos três lugares que no ano anterior. Na pontuação, registou um decréscimo, descendo de 7.88 em 2018 para 7.78 em 2019.

Segue-se Timor-Leste, com a 41.ª posição, que mantém os pontos: 7.19.

Já o Brasil ocupa agora a 52.ª classificação, subindo a sua pontuação de 6.97 em 2018 para 6.86 no ano passado.

Angola também subiu neste ranking, passando dos 3.62 pontos para os 3.72, e alcançando a 119.ª posição. Logo a seguir, Moçambique ocupa a 120.ª posição, embora descendo na pontuação: 3.85 para 3.65.

A Guiné Equatorial, na 161.ª posição, manteve os 1.92 pontos da avaliação anterior.

A região da África Subsaariana viu a sua classificação descer de 4.36 em 2018 para 4.26 em 2019.

No relatório, lê-se que a região conta com um elevado número de regimes autoritários, cerca de metade dos 44 países avaliados neste índice.

Em 2019, prossegue a avaliação, a região registou uma significativa regressão democrática, com 23 países a assistirem a uma descida das suas posições.

Nesta região, as avaliações foram as piores desde 2010, após a crise económica e financeira global, quando todas as democracias do mundo registaram uma regressão democrática neste índice.

Intitulado "Um ano de contratempos democráticos e protestos populares", o relatório mantém a Noruega a liderar o ranking, país que continua a reunir 9.87 dos 10 pontos possíveis.

A Coreia do Norte ocupa o último lugar, com 1.08 pontos.

O índice é baseado em cinco categorias: processo eleitoral e pluralismo, liberdades civis, o funcionamento do Governo, a participação política e a cultura política.

NAOM

Burkina Faso: 36 civis mortos em ataques jihadistas

Soldados franceses da operação Barkhane em patrulha no norte do Burkina Faso. AFP/Michèle Cattani. Texto por: Isabel Pinto Machado

O parlamento burkinabé aprovou esta terça-feira por unanimidade, o recrutamento de voluntários para defender a pátria, depois dos ataques segunda-feira que mataram 36 civis na província de Sanmatenga, perto da fronteira com o Mali.

Esta quarta-feira (22/01) é o primeiro de dois dias de luto nacional no Burkina Faso na sequência dos ataques armados de segunda-feira (20/01) perto da fronteira com o Mali, que causaram a morte de 36 civis, segundo o governo que qualificou os ataques de terroristas.

Face ao recrudescimento dos ataques jihadistas, os deputados burkinabés aprovaram por unanimidade esta terça-feira (21/01) o recrutamento de voluntários, com idades superiores a 18 anos, que serão formados durante 14 dias e equipados com armas ligeiras, para ajudar na luta contra os jihadistas, em missões de informação e protecção das populações.

Segunda-feira (20/01) um grupo armado atacou um mercado na aldeia de Nagraogo onde abateu 32 pessoas e depois incendiou o mercado e na sua fuga 4 outros civis foram mortos na aldeia de Alamou, ambas na província nortenha de Sanmatenga, perto da fronteira com o Mali.

As populações estão a fugir desta província em direcção a Kaya, a cerca de uma centena de kms a nordeste da capital Ouagadougou.

Desde 2013 a França, antiga potência colonial, tem soldados nesta região do Sahel, inicialmente no quadro da operaçao Serval, que mais tarde se transformou em Barkhane com 4.500 soldados franceses para combater o terrorismo na zona das três fronteiras entre os países sahelianos Mali, Niger e Burkina Faso.

No dia 13 de Janeiro, em Pau no sudoeste da França o Presidente Emmanuel Macron, prometeu aos seus pares do designado grupo G5 Sahel - Mali, Níger, Burkina Faso, Mauritânia e Chade - uma nova coligação militar e o reforço de 220 militares franceses para a operação Barkhane.

Desde 2015, foram mortas nesta região do Sahel 750 pessoas e mais de meio milhão estão deslocadas.

Fonte: RFI

ANP convoca presidente da CNE

COMUNICADO À IMPRENSA



Domingos Simões Pereira

O diretoria da campanha do General do Povo, USE PRESIDENTE, congratula-se com a delimitação dos Estados de Israel e estado islâmica de Paquistão.



Bissau Última-Hora

Israel e Paquistão felicitam general do Povo pela eleição.



Bissau Última-Hora

DIRETORIA NACIONAL DA CAMPANHA DO GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ REAGE AO COMUNICADO DA CEDEAO



Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

GUINÉ-BISSAU - Estados Unidos felicitam Umaro Sissoco Embaló pela vitória das eleições da Guiné-Bissau

Os Estados Unidos felicitaram Umaro Sissoco Embaló pela sua eleição como Presidente da Guiné-Bissau e esperam trabalhar em conjunto para a paz, segurança e o crescimento económico de Bissau.


Segundo os resultados definitivos divulgados pela CNE, Domingos Simões Pereira obteve 46,45% dos votos INÁCIO ROSA/LUSA

Os Estados Unidos felicitaram esta sexta-feira Umaro Sissoco Embaló pela vitória nas eleições presidenciais da Guiné-Bissau e esperam trabalhar em conjunto para a paz e segurança e o crescimento económico do país.

“A embaixada dos Estados Unidos da América felicita Umaro Sissoco Embaló pela sua eleição como Presidente da Guiné-Bissau”, refere o escritório da embaixada dos Estados Unidos em Bissau numa nota de felicitações enviada à imprensa.

A representação diplomática dos Estados Unidos tem sede em Dacar, no Senegal.
Como amigo e parceiro da Guiné-Bissau, os Estados Unidos da América esperam trabalhar com o Presidente Embaló para ajudar o país a promover a paz e a segurança, fortalecer a governação democrática e estimular o crescimento e o desenvolvimento económico”, acrescenta-se na nota.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau divulgou esta sexta-feira, através de um edital público, os resultados definitivos das presidenciais que dão a vitória a Umaro Sissoco Embaló. Os editais, a que a Lusa teve acesso, estão afixados na sede da CNE em Bissau, nas Comissões Regionais de Eleições e já estão na posse de titulares de órgãos da soberania. Segundo o documento, Umaro Sissoco Embaló é o novo Presidente da Guiné-Bissau, tendo obtido 293.359 votos expressos, o que corresponde a 53,55%.

Os resultados foram divulgados pela CNE enquanto decorre no Supremo Tribunal de Justiça um recurso apresentado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), do candidato Domingos Simões Pereira, a contestar os resultados e a pedir uma recontagem dos votos.

Em declarações à Lusa, o advogado Carlos Pinto Pereira, que representa Domingos Simões Pereira, disse que a publicação dos resultados definitivos das eleições presidenciais guineenses “é uma tentativa de desautorização e de desrespeito” ao Supremo Tribunal de Justiça, numa altura em que decorre naquele órgão judicial um contencioso levantado pela candidatura de Simões Pereira.

“Vemos esta decisão da CNE como uma clara tentativa de desautorização e de desrespeito ao Supremo Tribunal de Justiça”, declarou Carlos Pinto Pereira, que lamenta a situação, lembrando que o órgão eleitoral é constituído por juízes.

O advogado de Domingos Simões Pereira disse que não esperava uma posição do género até porque, frisou, a CNE foi notificada pelo Supremo Tribunal de Justiça sobre o recurso contencioso e respondeu à diligência.

“A CNE quer condicionar o Supremo e colocá-lo perante um facto consumado”, observou Carlos Pinto Pereira.

Segundo os resultados definitivos divulgados pela CNE, Domingos Simões Pereira obteve 46,45% dos votos.

https://observador.pt

Guiné-Bissau: CEDEAO felicita Umaro Sissoco Embaló e espera tomada de posse rapidamente

Bissau, 22 jan 2020 (Lusa) -A Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) felicitou hoje Umaro Sissoco Embaló, dado como vencedor das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, e pediu a conclusão do processo para que o Presidente eleito possa ser investido no cargo.


Em comunicado, a que a Lusa teve acesso, a CEDEAO refere ter tomado nota dos resultados das presidenciais de 29 de dezembro divulgados pela Comissão Nacional de Eleições, que dão a vitória do escrutínio a Umaro Sissoco Embaló com 53,55% de votos, enquanto Domingos Simões Pereira obteve 46,45%.

"A comissão da CEDEAO endereça, em consequência, as suas felicitações ao senhor Umaro Sissoco Embaló, vencedor do escrutínio", lê-se no comunicado, no qual a organização agradece aos outros candidatos presentes nas eleições pelo seu compromisso com os valores democráticos "tão caros à CEDEAO".

A organização recomenda às instituições implicadas no processo eleitoral para "finalizarem rapidamente o seu trabalho a fim de permitir a investidura do novo Presidente" o que diz ser condição indispensável para a normalização institucional da Guiné-Bissau.

A CEDEAO reitera também a sua disponibilidade de continuar a acompanhar as autoridades guineenses no seu esforço de consolidação da democracia e promoção da paz e estabilidade, consideradas fundamentais para a execução das prioridades de desenvolvimento socioeconómico e a prosperidade da Guiné-Bissau.

A organização diz ter este posicionamento em decorrência da apreciação feita "pelo conjunto das missões de observação eleitoral" que estiveram no terreno, tanto na primeira como na segunda volta do escrutínio, que "reportaram como sendo justas, livres e transparentes".

O processo eleitoral guineense está mergulhado em polémica, com o assunto a ser analisado pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) nas suas competências de tribunal eleitoral.

O candidato Domingos Simões Pereira não aceita os resultados, por acusar a Comissão Nacional de Eleições de falhas graves nos procedimentos previstos na lei, alegando que potencia suspeitas de fraude eleitoral.

O STJ ordenou à CNE para realizar o apuramento nacional dos resultados, diligência que o organismo disse já ter feito, antes de publicar os resultados que dão Umaro Sissoco Embaló como o vencedor das eleições.

O parlamento, por sua vez, já fez saber que sem a realização das diligências exigidas pelo Supremo Tribunal à CNE, não poderá dar posse a Sissoco Embaló na data que este propõe, 19 de fevereiro.

MB // VM
Lusa/Fim
Porto Canal com Lusa



Jorge Malú: “PRS NÃO PERMITIRÁ QUE O PAÍS SEJA MERGULHADO NUMA NOVA CRISE POLÍTICA E SOCIAL”

O presidente em exercício do Partido da Renovação Social (PRS), Jorge Malú, afirmou que o seu partido responsabilizará qualquer indivíduo que tentar desestabilizar e mergulhar o país mais uma vez na crise político-social, sobretudo os juízes conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça incluindo o seu próprio Presidente, Paulo Sanhá.

Jorge Malú fez esta afirmação na terça-feira, 21 de janeiro de 2020, na conferência de imprensa realizada na sede do PRS, em Bissau. Sublinhou que o órgão competente para a proclamação dos resultados reconheceu a vitória do candidato de MADEM-G15, Úmaro Sissoco Embaló.

“Alguém ganhou as eleições de 29 de dezembro e essa pessoa é Umaro Sissoco Embaló e o STJ apenas recomendou a CNE que cumpra com algumas formalidades”, lembrou Jorge Malú.

“Vamos responsabilizar os juízes conselheiros e, sobretudo o presidente Paulo Sanhá porque não podemos permitir que criem confusões e instabilidade na Guiné-Bissau”, alertou Jorge Malú.

Neste sentido, o também segundo vice-presidente dos Renovadores  apelou o governo de Aristides Gomes, que até então não reconheceu Umaro Sissoco Embaló como presidente eleito nas últimas eleições presidenciais, para publicar os resultados eleitorais no boletim oficial.

Jorge Malú pediu neste sentido à Assembleia Nacional Popular (ANP) a distanciar-se de qualquer tentativa de subordinação a um partido político para bloquear a casa de povo. Jorge Malú recomendou ainda à ANP para marcar a cerimónia de investidura de novo Presidente da República eleito.

De acordo com Jorge Malú, todo o cenário desenhado para não reconhecer Umaro Sissoco Embaló visa garantir que a comunidade internacional possa intervir com alegação de que existe impasse no país para que os protagonistas desse cenário possam recorrer a acordos.

Jorge Malú pediu à candidatura de Domingos Simões Pereira apoiado pelo Partido Africano da independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) a respeitar a vontade do povo manifestada nas urnas,no passado 29 de Dezembro de 2019.

“Igualmente os observadores internacionais foram unânimes em afirmar que as eleições foram justas, livres e transparentes”, enfatizou.

Por: Djamila da Silva

Foto: D.S

OdemocrataGB

O ÚLTIMO REDUTO DO DERROTADO! - CEDEAO FELICITA UMARO SISSOCO EMBALO

Nem perder com dignidade atual PAIGC e seu candidato derrotado serve! Cada dia hipoteca essa valor intrínseca, em troca de uma agenda perdida e inglória. 

Com a vergonha da derrota, o DSP e companhia Ltda Co. Procuram intransigentemente um bode-expiatório para atenuar o impacto da queda e usar todos os meios possíveis para bloquear país! E por isso levanta lebre contra militares, acusa a CNE e distorce decisão do supremo! São expedientes tenebrosos que caíram por terra, mas faltava um outro reduto, aquela usada na crise passada, falo de ANP! Mas, ele e o CIPRIANO CASSAMÁ, estão a cozinhar uma nova crise entre instituições! 

O Ciprias continua como na legislatura transata, emitir comunicados, confundindo ele com a próprios instituição ANP! Isso será automaticamente posto ao cobro se quiser uma sã convivência institucional. Porque não resta nada a DSP, até CEDEAO deu por fim esse processo.



Carlos Sambu

Felicitação ao mais alto nível!
CEDEAO

Tradutor. Gaio Martins Batista Gomes.

COMUNICADO DE IMPRENSA

A Comissão da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) saúda a organização pacífica da cédula para a primeira volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, em 24 de Novembro de 2019 e na segunda volta 29 de Dezembro de 2019, em condições consideradas justas, equitativas e transparentes pela missão eleitoral da CEDEAO e por todas as missões internacionais que as observaram.

1. A Comissão da CEDEAO felicita o povo bissau-guineense por sua participação ativa nessas consultas, que encerram o ciclo eleitoral estabelecido pelas autoridades bissau-guineenses pelo fim da crise política e institucional que o país enfrenta.

2. A Comissão da CEDEAO tomou nota dos resultados finais do 2.º segundo turno das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, publicado em 17 de Janeiro de 2020 pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) e reconfirmado pela CNE em 21 de janeiro de 2020.

3. A Comissão da CEDEAO toma nota de que o Sr. Umaro Sissoco EMBALO, candidato pelo Movimento de Alternância Democrática (MADEM-G15) obteve 53,55% dos votos contra o candidato do Partido Africano pela Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões PEREIRA, que conquistou 46,45% dos votos.

4. A Comissão da CEDEAO, portanto, envia seus parabéns ao Sr. Umaro Sissoco EMBALO, que se destacou.

5. Agradece a todos os outros candidatos que, através de sua participação neste exercício eleitoral, demonstraram seu apego aos valores democráticos defendidos pela CEDEAO.

6. A Comissão da CEDEAO recomenda que os vários órgãos e instituições envolvidos no processo eleitoral finalizem rápidamente seus trabalhos, a fim de permitir o empossamento do novo Presidente, essencial para a normalização política e institucional da Guiné-Bissau.

7. A Comissão da CEDEAO reitera o seu compromisso de continuar a apoiar as autoridades e cidadãos da Guiné-Bissau nos seus esforços para consolidar a democracia e promover a paz e a estabilidade, condições essenciais para a implementação das prioridades de desenvolvimento socioeconômico e prosperidade da Guiné-Bissau.


Abuja, 22 de Janeiro de 2020

APONTAMENTOS

Antigo Presidente da Transição Aladje Serifo Nhamadjo, fala a imprensa 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻

Minha candidatura é irreversível  Disse Cipriano Cassama 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻

CIPRIANO CASSAMÁ VOLTA À CARGA CONTRA DSP   CONFIRAM O INÉDITO AUDIO 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻

CIPRIANO CASSAMÁ DIZ 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻

Fim do debate de urgência no Parlamento sobre o fim do mandato do Presidente 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻

Parlamento pede o seu Presidente, Cipriano Cassama para assumir interinamente 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻

Fonte: Fala De Papagaio

Doka Ferreira was live


Doka Ferreira

PROCESSO ELEITORAL CONCLUÍDO EM DEFINITIVO: Garante a CNE, STJ, Auditores brasileiros e Nigerianos bem como Observadores Internacionais.

O Assessor de Imprensa do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Salimo Vieira, esclareceu esta terça-feira, 21 de janeiro de 2020, que em nenhum momento o Supremo Tribunal de Justiça pediu à Comissão Nacional de Eleições a recontagem dos votos tanto no primeiro Acordão 01/2020 como também no Acórdão N°. 01-A/2020 (Aclaração) como está a ser interpretado. Pediu sim, à Comissão Nacional de Eleições a conclusão das operações de apuramento nacional. 


Apontamento

Guiné-Bissau: França aguarda decisão de Supremo sobre resultados

O Ministério dos Negócios Estrangeiros francês fez saber hoje que os resultados das eleições presidenciais na Guiné-Bissau devem ser confirmados pelo Supremo Tribunal do país, e que deve haver respeito pelo Estado de direito.


"Aguardamos a confirmação dos resultados da eleição presidencial da Guiné-Bissau pelo Supremo Tribunal de Justiça desse país. O processo eleitoral deve concluir-se proximamente e dentro do respeito pelo Estado de direito", indicou hoje um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

O porta-voz governamental pronunciou-se após ter sido questionado pelos jornalistas na conferência de imprensa diária, em Paris.

O Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau esclareceu hoje que não falou em recontagem dos votos da segunda volta das eleições presidenciais e que a aclaração do acórdão na ação interposta pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) se refere às "operações do apuramento nacional".

Embora o contencioso ainda esteja a decorrer no mais alto órgão de Justiça da Guiné-Bissau com um recurso apresentado posteriormente pela candidatura de Domingos Simões Pereira, apoiado pelo PAIGC, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) divulgou na semana passada os resultados definitivos das presidenciais dando a vitória a Umaro Sissoco Embaló.

Segundo a CNE, Umaro Sissoco Embaló, apoiado pelo Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15), é o novo Presidente da Guiné-Bissau, tendo obtido 293.359 votos expressos, o que corresponde a 53,55%, enquanto Domingos Simões Pereira se ficou por 46,45%.

NAOM

Leia Também: Rússia expulsa quatro diplomatas franceses

Le président élu de la Guinée-Bissau, Umaro Sissoco Embalo, est l’invité du Journal de l’Afrique. Alors que la Cour suprême attend une "vérification" des procès-verbaux, M. Embalo évoque les défis à venir et promet une "concorde nationale".

Intervenção!
Presidente Eleito da Guiné, Umaro Sissoco Embaló em França Paris, uma intrevista exclusiva.


Paris 21 de Janeiro de 2020.
Le Journal de l'Afrique - France 24

Também:

Umaro Sissoco Embaló, président élu de la Guinée Bissau, est l'invité du Journal de l'Afrique


Après sa victoie confirmée vendredi par la commission électorale, Umaro Sissoco Embaló, président élu de la Guinée Bissau est notre invité. Nous abordons dans cette édition les questions politiques et économiques, et les défis de sa présidence. Dans ce journal nous allons également au Burkina Faso, où un village du nord a été attaqué, causant la mort de 36 civils.

Embaixador dos Estados Unidos da América, Tulinabo Mushingi, após felicitação a candidata eleito nas eleições presidenciais General Umaro Sissoco Embalo, reuniu -se hoje com a direção do MADEM g-15, partido que suportou a candidata do presidente eleito até a vitoria.



Bissau Última-Hora / R Kelly Queba Sané

Estados Unidos da América parabenizam Umaro Sissoco Embalo, como o novo presidente da Guiné-Bissau

"A Embaixada dos Estados Unidos da América felicita Umaro Sissoco Embalo pela sua eleição como Presidente da Guiné-Bissau.

Como amigo e parceiro da Guiné-Bissau, os Estados Unidos da América esperam trabalhar com o Presidente Embalo para ajudar o país a promover a paz e a segurança, fortalecer a governança democrática e estimular o crescimento e o desenvolvimento económico".

Esta declaração coincide com a visita do Embaixador dos EUA, Tulinabo Salama Mushingi, à Guiné-Bissau.

Statement of Congratulations to New President of Guinea-Bissau


Jornalista. Umaro Djau