11 de fevereiro de 2019

Menino indiano tem doença rara (sem cura) que lhe cobre rosto com cabelo

Lalit Patidar, de 13 anos, luta contra o bullying e pela aceitação da sua condição. Quando for grande quer ser polícia.


Lalit Patidar é um menino indiano de 13 anos de idade que nasceu com doença rara - Hipertricose, mais conhecida como ‘Síndrome do Lobisomem’, que consiste num crescimento excessivo de pelos na cara, braços ou outras partes do corpo.

O rapaz sempre lidou com olhares indiscretos e foi muito afetado por bullying na escola, mas não esmorece. Numa reportagem publicada pelo Mirror, diz que sonha em ser polícia e continuar a cuidar dos pais. “Fizeram muito por mim”, diz.

A sua condição não tem cura e Lalit foi obrigado a aprender a viver com a sua aparência. Já lhe atiraram pedras e chamaram-no de “macaco”.

“Nasci com demasiado cabelo na cara e isso faz-me diferente. Às vezes desejava ser como as outras crianças, mas não posso fazer nada. Já me habituei à forma como sou, e normalmente estou confortável comigo mesmo”, afirma.

Depois de algumas dificuldades na escola, com bullying, o rapaz conseguiu um círculo de amigos em que pode confiar e já se tornou, inclusive, popular.

NAOM

Há mão invisível nos protestos dos estudantes


“O que aconteceu não foi uma manifestação de alunos, há mão invisível por atrás da manifestação”. Alberto Nambeia, presidente do Partido de Renovação Social

O presidente do Partido de Renovação Social, Alberto Nambeia, disse este sábado que houve “mão invisível” no protesto dos estudantes na sexta-feira na capital guineense, que terminou com 19 feridos e 20 pessoas detidas.

“O que aconteceu não foi uma manifestação de alunos, há mão invisível por atrás da manifestação”, afirmou Alberto Nambeia.

O presidente do PRS falava aos jornalistas na sede do partido em Bissau, que foi vandalizada por pessoas que participavam no protesto dos alunos.

“A tensão política e social que se está a desenhar no país é um mau pronuncio para o que ai vem. Ninguém sabe o que isto pode dar nas eleições, porque ninguém aceita ser roubado”, afirmou Alberto Nambeia, salientando que o escrutínio não deve ser adiado.

A Guiné-Bissau realiza eleições legislativas no dia 10 de março.

Segundo Alberto Nambeia, há muita gente que não quer eleições e querem arranjar bodes expiatórias para tentar adiar o escrutínio.

“Esta terra é de todo nós e se correr mal é para todos nós. Estamos de olhos abertos a acompanhar. Todos nós estamos aqui em Bissau. As informações cruzam-se. Vamos pedir aos que vão organizar as eleições sobretudo o GTAPE que façam um processo transparente e apelo à comunidade internacional, exortamos que seja um árbitro e que acompanhe tudo o que se passa e que fale sempre a verdade”, disse.

O presidente da segunda maior força política da Guiné-Bissau disse também que o ambiente que se viveu sexta-feira na sede do partido foi de “muita tensão” e que tem pedido aos apoiantes do PRS para terem “paciência” e não responderem a provocações.

“Conseguimos dominar os ânimos das pessoas porque pensamos que o país está acima de todos. Os interesses do país são mais importantes que os interesses individuais de qualquer partido. Nós sabemos que temos de privilegiar os interesses do país, mas temos sido vítimas de ataques à nossa sede, todos os anos”, afirmou.

Um protesto de estudantes na sexta-feira em Bissau, culminou na paralisação da cidade, com os jovens a cortarem o acesso das estradas e principais avenidas da capital guineense, com pneus a arder.

Foram também registados vários atos de vandalismo, que provocaram danos em viaturas e vários edifícios.

Notícia de África 21 Digital

prsguinebissau.com

PRÉ-AVISO DE GREVE





Há uma app para os maridos localizarem as mulheres na Arábia Saudita

Criada pelo governo da Arábia Saudita, está disponível para iOS e Android já foi descarregada mais de um milhão de vezes.

Se as mulheres viajarem para sítios proibidos pelo seu guardião civil, a app emite um alerta
AFP/GETTY IMAGES

Na Arábia Saudita, todas as mulheres têm um guardião civil. Faz parte da legislação de um dos países mais limitados do mundo no que diz respeito aos direitos das mulheres — independentemente da idade ou estado civil, há sempre um homem responsável por elas. Para dar uma ajuda aos pais e maridos a impedir tentativas de fuga, e controlar as suas viagens, o governo criou uma nova funcionalidade dentro da aplicação Absher.

A Absher é uma app oficial dos serviços governamentais da Arábia Saudita, onde os cidadãos podem resolver assuntos do foro civil, consultar passaportes ou pedir autorizações. Através da secção “permissões de viagem dos dependentes”, também é possível controlar as viagens das mulheres. A aplicação permite determinar os aeroportos que as mulheres podem visitar e quantas viagens podem realizar. Em caso de incumprimento, a app emite um alerta.

Disponível para iOS e Android, a Absher está a ser considerada pelos ativistas e refugiados como mais um ataque à liberdade das mulheres na Arábia Saudita. A Apple e Google estão a ser fortemente atacadas por ajudarem a perpetuar a desigualdade de géneros. “Que ironia”, disse Yasmine Mohammed, ativista e ex-muçulmana, conforme cita o “Daily Mail“. “No Ocidente essas tecnologias são usadas para melhorar vidas, na Arábia Saudita para reforçar o apartheid de género”.

O Observatório dos Direitos Humanos e a Amnistia Internacional também expressaram as suas preocupações em reação à Absher. “A Apple e a Google têm regras em relação a aplicações que facilitam assédio e ameaças. Aplicações como esta podem facilitar abusos dos direitos humanos, incluindo a discriminação das mulheres”, disse Rothna Begum, do Observatório dos Direitos Humanos, à “The Insider“.

A organização de luta pelos direitos humanos pediu à Apple e Google que aceitem que a app está a ser usada para prejudicar as mulheres, e que exijam mudanças para impedir que isto aconteça no futuro. A Apple e a Google ainda não comentaram.

Fonte: magg.pt

NA GUINÉ-BISSAU, I ASSIM. NÓ SUTADU PABIA NO MISTI BA ESCOLA

 
                                                       
                                                            Assistir Vídeo Aqui

Fonte: Destiny Preta Fixe Adelaar

ATUALIDADE: O primeiro-ministro, Aristides Gomes, afirmou hoje que o Governo entregou, "há muito tempo", ao Presidente da República, José Mário Vaz a proposta de nome para a nomeação do ministro do Interior e ainda aguarda pela reação do Chefe de Estado.

Em curtas declarações aos jornalistas à saída do parlamento, Aristides Gomes disse que o comportamento dos sindicatos de professores visa pôr em causa a realização das eleições.


                                           Assistir Vídeo Aqui
Braima Darame

O que é que falhou na assinatura do Pacto e Código de Conduta e ética eleitoral?

Segundo o presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Augusto da Silva, os partidos "entendem que têm estado a denunciar algumas irregularidades no processo de recenseamento, portanto, seria contraditório neste momento, antes da correção dessas irregularidades assinarem um documento em como estão comprometidos com os resultados eleitorais".

A assinatura do Pacto de Estabilidade para as eleições legislativas na Guiné-Bissau foi hoje adiada devido a reservas de alguns partidos políticos em relação a algumas cláusulas do documento.


                                            Assistir Vídeo Aqui

Braima Darame

ÚLTIMA HORA: Assinatura do Pacto de Estabilidade Política e Social e o Código de Conduta e ética eleitoral foi adiada para a próxima quinta-feira, anunciou fonte oficial.


                           Assistir Vídeo Aqui

Braima Darame

Quénia reeleito para Conselho de Paz e Segurança

Fotografia de família da 32ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana
SIMON MAINA / AFP

Segundo e último dia da 32ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana. Os líderes africanos escolheram 2019 como o ano dos “Refugiados, retornados e deslocados internos: rumo a soluções duradouras para o deslocamento forçado em África”.

Neste encontro, o Egipto assumiu a presidência rotativa da União Africana. Abdel Fattah al-Sisi substitui na cadeira da presidência rotativa da organização o presidente do Ruanda, Paul Kagame.

Os líderes e representantes dos 55 estados-membros da organização pan-africana debatem a concretização da Zona de Comércio Livre, Mercado Único de Transportes Aéreos, Livre circulação de pessoas e Passaporte Africano.

Entretanto, a chefe da diplomacia queniana, Monica Juma foi reeleita para o Conselho de Paz e Segurança da União Africana, órgão para a prevenção, gestão e resolução de conflitos. O Quénia obteve 37 votos e disputava o lugar com a Etiópia e o Sudão.

Marcam presença na cimeira cerca de 40 chefes de Estado e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, entre outros.

A representar os países lusófonos então o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, João Butiam Có.

RFI

O Presidente da República, José Mário Vaz, preside esta manhã, às 10h, a cerimónia de assinatura do Código de Conduta e Ética Eleitoral e também um Pacto de Estabilidade Política e Social pelos partidos políticos concorrentes às eleições legislativas de 10 de Março.


O objetivo do código de conduta e ética eleitoral é o de contribuir para que as eleições legislativas decorram num clima de paz, tolerância política, com respeito pela legalidade democrática, incluindo a aceitação dos resultados eleitorais.

Os dois instrumentos serão rubricados no parlamento guineense pelas 10:00, num ato que será testemunhada por representantes da comunidade internacional, organizações da sociedade civil e membros do Governo, liderado por Aristides Gomes.

Entretanto, os três sindicatos dos professores confirmam que vão entregar nesta manhã, um novo pré-aviso de greve ao Governo, anunciando uma nova paralisação a partir de quinta-feira, até 7 de Março. Convocam, assim, uma greve de 16 dias. De acordo com os professores após a entrega do pré-aviso, automaticamente fica sem efeito o memorando assinado em janeiro com o Executivo.

Por sua vez, as organizações estudantis suspenderam todas as manifestações previstas para esta segunda-feira, alegando que há mão invisível que pretende aproveitar-se dos alunos para criar instabilidade e caos no país. A Carta 21 fez saber que vai mudar de estratégia nas reivindicações.

Esta manhã a capital acordou com uma forte presença das forças de segurança nos pontos estratégicos que dão acesso ao centro de Bissau. Homens fardados e armados estão nas rotundas das estradas de Bissau para manter a ordem pública, já que circula informações de que "a mão invisível" está a mobilizar jovens para protestos nas ruas.


Os 21 partidos políticos aprovados pelo Supremo Tribunal de Justiça para participar nas eleições legislativas na Guiné-Bissau, marcadas para 10 de março, assinam hoje no parlamento um compromisso pela paz e tolerância política no período eleitoral.


O código de conduta e ética eleitoral vai ser assinado na Assembleia Nacional Popular na presença do Presidente da República, José Mário Vaz, e dos representantes das organizações internacionais presentes no país.
                                                  Assistir Vídeo Aqui
Braima Darame

Guiné-Bissau: Professores dispostos a avançar com greve

Professores guineenses encontram-se esta segunda-feira com Governo depois de protestos de alunos na semana passada. Executivo garante que já pagou salários em atraso, mas professores dizem não ter recebido nada.


Os professores da Guiné-Bissau voltam esta segunda-feira (11.02) à mesa de negociações com o Governo e já redigiram um pré-aviso de greve.

Os três sindicatos que representam a classe profissional dizem que, até agora, não receberam os salários em atraso, que lhes foram prometidos pelo Governo em janeiro. Por isso, preparam-se para entregar um pré-aviso de greve de 16 dias, a começar na próxima quinta-feira, 14 de fevereiro, até 7 de março, três dias antes das eleições legislativas.

"Reafirmo que já temos o pré-aviso de greve, que será entregue ao Governo às 8h00 desta segunda-feira", afirmou Duarte Bungonha Sanhá, porta-voz dos sindicatos.

Sanhá avisa que, assim que o pré-aviso de greve for entregue, cairá por terra o memorando assinado com o Governo em janeiro para o pagamento dos salários aos professores contratados e novos ingressos no sistema.

Isso significaria que "teremos que renegociar tudo de novo. Vamos recolocar os 19 pontos das reivindicações anteriores, porque nenhum dos pontos foi cumprido pelo Governo", disse o sindicalista.

Governo garante que pagou

Os professores não acreditam que haverá pagamento de salários nesta segunda-feira: "Foi assim na sexta. Diziam que há salários, mas, quando os professores foram aos bancos, não tinham nada e voltaram revoltados. Ainda neste domingo alguns foram ao multibanco, mas não entrou nada na conta."

À DW África, o primeiro-ministro Aristides Gomes assegura que os pagamentos foram processados na sexta-feira (08.02), esclarecendo que o Governo não deve aos professores efetivos, mas aos novos recrutados.

"Se alguns professores não receberam os seus salários atrasados é devido ao fim de semana", afirma Aristides Gomes. "Nós formos cumprindo os acordos assinados com os sindicatos."

Alunos distanciam-se de desestabilizadores

Na quinta e sexta-feira passadas, centenas de alunos guineenses foram para as ruas de Bissau em protesto, pedindo aos professores para cancelarem a greve e regressarem às aulas.

Mas, no protesto de sexta, houve atos de vandalismo.

Em entrevista à DW, o primeiro-ministro guineense reconheceu que houve dificuldades na reposição da ordem pública na sexta-feira, devido a divergências que têm impossibilitado a nomeação de um novo ministro do Interior. O Governo diz, no entanto, que já entregou ao Presidente da República a proposta de um nome para a nomeação e aguarda pela sua resposta.

Entretanto, os estudantes sublinham que não agendaram nenhuma manifestação para esta segunda-feira. Segundo os alunos, há uma "mão invisível" que se quer aproveitar da situação para criar uma guerra civil no país.

Quase todos os partidos políticos afirmaram publicamente que houve infiltrados na manifestação, para impedir a realização das eleições legislativas na data marcada, 10 de março. Mas não apontaram nomes.

O Governo garante, porém, que, ao longo dos próximos dias, vai investigar o que aconteceu nos protestos da semana passada.

DW

REAÇÃO DO PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU

O primeiro-ministro, Aristides Gomes acaba de reagir às manifestações dos estudantes, tendo afirmado que o Governo não deve nada aos professores efetivos e os salários dos contratados e dos novos ingressos já estão a ser processados nos bancos.

Aristides Gomes regressou hoje a Bissau após um périplo para pedir ajuda para as eleições legislativas de 10 de Março.

O primeiro-ministro aborda a situação da segurança tendo em conta a não nomeação, até o presente momento, do ministro do Interior, questão que se torna deveras preocupante se tivermos em mente o aproximar das eleições legislativas.


                                              Assistir Vídeo Aqui
Braima Darame

ÚLTIMA HORA: Sindicatos de professores com novas exigências e determinados

Os três sindicatos de professores confirmam que vão entregar nesta segunda-feira, pelas 8h00, um pré-aviso de greve, de 16 dias, com início para a próxima quinta-feira. O porta-voz dos três sindicatos, Duarte Bungonha Sanhá disse que com a entrega do pré-aviso fica sem efeito o memorando assinado com o Governo em Janeiro e confirma que os professores ainda não receberam os salários que o Governo diz está a ser pagado.


                                                Assistir Vídeo Aqui
Braima Darame

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: As organizações estudantis demarcaram-se esta noite da manifestação prevista para amanhã, alegando aproveitamento político de "mão INVISÍVEL", anunciou a Carta 21.


                                     Assistir Vídeo Aqui

Braima Darame