domingo, 12 de maio de 2019

APRENDER COM OS NOSSOS ERROS

Por Ernesto Dabo

O combate político, quando é entre forças políticas dum país, por mais complexo, intenso e longo que for, independentemente da vontade dos protagonistas, a orientação estratégica de todos, é só uma: BEM SERVIR A NAÇÃO. Assim sendo, as capacidades de liderança de indivíduos ou grupos, são factores a avaliar e estimular, no sentido positivo, à luz de cada circunstância que as etapas do processo forem impondo, dado as respectivas consequências na vida da sociedade que têm a responsabilidade de bem dirigir para melhor a servir. 

Nos dias que correm, na Guiné-Bissau, sentimos todos que nos aproximamos cada vez mais duma injusta e injustificável catástrofe nacional, particularmente se tivermos em conta que o país já não tem condições para suportar mais desgaste, porque as cíclicas crises que vive o colocou à beira da implosão. 

Argumentos técnico-jurídicos de todo o tipo e nível já foram brandidos para explicar e defender interesses ínfimos, face aos da nação e, até hoje, ainda não se conseguiu desbloquear a situação decorrente da constituição da Mesa da ANP. Estará em causa neste processo uma questão interpretativa da lei apenas? 

Categoricamente, assumo que não. O direito, não é o único instrumento de liderança das sociedades e nem opera isoladamente dos outros. Este facto aponta para a necessidade de os líderes terem sempre em conta a correlação entre os diversos instrumentos de que dispõem para o exercício das suas competências, à luz da razão estratégica que devem perseguir. Posto isto, vejo-me estimulado a interpelar o líder do PAIGC, por julgar que a história está a oferecer principalmente a ele, neste momento, a responsabilidade e possibilidade de orientar o partido que preside, a uma decisão que se deve tomar, por ser a que melhor serve os interesses da nação.

Considerando:
- que a composição da Mesa da ANP, vai permitir o normal funcionamento do nosso parlamento;
- que a urgente necessidade de constituição do governo está fortemente condicionada por esta questão da mesa da ANP;
- que urge marcar a data das eleições presidenciais;
- que o crescendo de tensões politicas e sociais já está a dar motivos de prevenção por parte das forças de defesa e segurança nas ruas de Bissau, nomeadamente;
- que nenhuma das crises vividas pelo país trouxe ganhos efectivos a um partido e muito menos à nação;
na minha qualidade de simples concidadão e amigo, apelo ao partido PAIGC, ao seu Presidente, Eng. Domingos Simões Pereira, em particular, que contribuam para se pôr fim à crise instalada na ANP pela via do diálogo, à luz da lei.

Reitero aqui que, sempre que necessário, agirei no sentido de apelar à procura de soluções pacíficas aos nossos problemas.

NA POLITICA, O REALISMO É NORMA SUPREMA, IMPERATIVA

Mantenhas

Opinião

Uma das intenções da CEDEAO nesta nova legislação era permitir que os deputados eleitos na assembleia fizessem mudanças em alguma parte das constituições para permitir que a Guiné-Bissau se desatasse e avançasse.

O parlamento precisará do voto de mais de 68 deputados para aprovar essa retificação.

Agora me diga como pode o PAIGC e o seu aliado adquirir mais de 68 deputados para votar a favor da mudança para levar o país adiante sem colaboração com Madem G15 ou PRS?

Significa que esta X legislação será mais um desperdício de 4 anos outra vez!

É EXTREMAMENTE URGENTE QUE TODOS OS PARTIDOS POLÍTICOS DEIXEM DE LADO AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E PENSEM EM COMO SAIR DESSE EMARANHAMENTO

Sério, o PAIGC deve escolher a conciliação

Opinion:

One of the intentions of ECOWAS in this new legislation was to enable the elected deputies at the house of assembly to make changes in some part of the constitutions to enable Guiné-Bissau to untie itself and to move forward.

The parliament will need a vote of over 68 deputies to pass such amendment.

Now tell me how can PAIGC and its ally acquire over 68 deputies to vote for the change require to move the country forward without collaboration with Madem G15 or PRS?

It means this X legislation will be another waste of 4 more years!


It is extremely urgent that all political parties put aside individual differences and think on how to come out of this entanglement!!!

Seriously, PAIGC must choose conciliation.


Faladepapagaio



PACTO DE ESTABILIDADE Virou PACTO COM O DIABO



Sarathou Nabian

A voz e a vez do povo!

É chegado o momento de mostrarmos a nossa força.
Todos unidos pelo mesmo ideal democrático.
Marcha Nacional - Dia 14
Formação do Novo Governo, Já!


Domingos Simões Pereira

ATAQUE - Burkina Faso. Terroristas atacam igreja católica e matam seis pessoas

Igreja católica foi incendiada e seis pessoas morreram, de acordo com a agência AFP.


Seis pessoas morreram dentro de uma igreja católica no Burkina Faso, este domingo, depois do edifício ter sido incendiado por atacantes durante a realização de uma missa.

Entre as vítimas estará o padre.

A informação é avançada pela AFP que cita autoridades locais. "Por volta das 9h [hora local, 8h em Portugal], durante a missa, homens armados entraram na igreja católica... começaram a disparar e as pessoas tentaram fugir", indicou um responsável local à agência.

Os militantes pegaram depois fogo à igreja e a edifícios que estavam nas proximidades.

Gunmen kill six in attack on Catholic Church in Burkina Faso: security sources

Este é o segundo ataque numa igreja católica no Burkina Faso em menos de duas semanas. No domingo de 28 de abril, também durante uma missa, homens armados atacaram uma igreja norte do país africano, vitimando seis pessoas. Entre as vítimas, estava o padre, dois dos seus filhos e outras três pessoas.

Recorde-se que os ataques a igrejas católicas no Burkina Faso têm sido constantes desde 2016, com a erupção de uma onda de violência levada a cabo por militantes de grupos como a al-Qaeda, o Estado Islâmico ou grupo local Ansarul Islam.

NAOM

Estaremos na Guiné no mês de Agosto. Avringa - promovendo tecnologia em África!



Avringa

Jaimentino Có, Presidente da Comissão interministerial de monitorização da campanha de caju em visita aos postos de escoamento de castanha em Jugudul e Bantandjan destaca a nova dinâmica da campanha de cajú, que de certa forma, irá melhorar o preço junto ao produtor.


Responsaveis das finanças e Coordenadores de postos da campanha de caju em Jugudul e Bantandjan, contabilizam cerca de duzentos e cinquenta camiões carregados da castanha, resultante da redução das taxas e impostos.

Mario Wagna Tchuda e Mamadu Djaló apresentam uma nova dinâmica de escoamento de caju para Bissau à Comissão Interministerial e Operacional de Monitorização da Campanha de Caju.
                                Assistir Vídeo Aqui

Aliu Cande 

To the world you are a Mother. But to us you are the world. Happy Mother’s Day to all mothers☺️👍🏾


@#Aliona #cameronokoye

Peter Okoye Mr P - Koolest Dude

President Muhammadu Buhari - "If I had wanted to have 4 wives as a successful soldier I would, but I love making myself a good example to others...

Let me say here that I joined Nigeria Army as a young officer and got to the rank of General. Still I did not abuse myself nor my offices. 

I was a Petrol Minister, a State Governor, Commanding Officer of many Battalions, Head of State, Chairman Petroleum Trust Fund and now an Executive President, to the glory of God, I did not commit fraud nor abuse my offices like others did and used power of guns, laws and Nigeria Constitution to immune themselves against judgement. 

God will judge them!!! 


President Muhammadu Buhari

Fonte: NIGERIANS

O DESRESPEITO DO PAIGC AO POVO GUINEENSE

Por Jorge Herbert

O PAIGC, como qualquer organização delituosa, não nutre simpatia, respeito ou condescendência para com as suas vítimas, neste caso o povo guineense. Ao PAIGC interessa-lhe o poder a qualquer preço, porque sem o poder torna-se insignificante, não sobrevive por muito tempo. Só se aproxima do povo quando quer manipulá-lo para recolher o seu voto para legitimar o tão desejado e almejado poder, que garante a sobrevivência, acima das possibilidades do país, dos seus mais destacados membros.

A prova de que o PAIGC não nutre qualquer sentimento para o país, é o estado da degradação do Estado e da própria sociedade em que a Guiné-Bissau se encontra. 

O PAIGC não se importou com as perseguições e os assassinatos que houve nessas quatro décadas e meia na Guiné-Bissau, desde que tenham conseguido manter-se no poder e sustentar os seus vícios. Nunca se ouviu um único líder do PAIGC a penalizar-se pelos danos que o seu partido fez ao país e aos familiares dessas vítimas, muitos sem possibilidade sequer de efetuarem o funeral dos seus entes queridos. Também nunca se ouviu do PAIGC, um reconhecimento do erro de percurso e uma promessa da sua emenda!

Foi preciso termos tido um Presidente da República determinado em mudar a rota desses acontecimentos trágicos que já eram rotineiros para os guineenses e, ainda, normalizar o funcionamento dos quarteis, para que o nível do medo dos guineenses ao monstro PAIGC tenha baixado significativamente. Muitos que insultam e ofendem ao Presidente da República e até à sua família direta, não se lembram que só foi possível terem voz, de forma destemida, graças ao próprio Presidente da República. Muitos desses que hoje o insultam, julgavam-no incapaz de destituir o General António Indjai do cargo de CEMGFA. Mas fê-lo, com a serenidade e discrição que o carateriza, sem que tenha havido um único tumulto, um único tiro nem uma morte. Mesmo tendo-se tornado a principal vítima da repentina e real liberdade de expressão na sociedade guineense, fruto da batalha que travou contra os desmandos do PAIGC, o Presidente da República tem se mostrado satisfeito e regozija-se pelo facto de hoje qualquer guineense que não goste do Presidente da República possa criticá-lo publicamente quer de forma verbal ou escrita, sem que seja perseguido, espancado ou morto. 

O grande crime cometido pelo Presidente da República, foi ter-se insurgido contra os hábitos de corrupção e de crimes de sangue que já faziam parte da genética do PAIGC! E a máquina desinformadora do monstro que faz do país o seu refém, investiu na diabolização da figura do Presidente da República.

Apenas para se ter a ideia do medo ao PAIGC, que ainda existe na cabeça de muitos guineenses, é o facto de muitos guineenses acharem-me muito corajoso, ao ponto de criticar abertamente o PAIGC da forma que o faço e deslocar-se à Guiné-Bissau como um cidadão normal, sem qualquer proteção! Chegaram a pedir-me para deixar de escrever, para poder regressar à minha pátria de forma segura, como se aquele país tem apenas um dono, como tentam fazer crer aos guineenses menos informados! Sinto-me tão dono daquele país, como qualquer elemento do PAIGC, até mais que alguns…

No entanto, a maior prova de falta de respeito e falta de condescendência para com o povo guineense, tem sido demonstrado por este PAIGC dito renovado e da sua liderança. 

Na IX legislatura quando a justiça andava “à caça” dos membros desse governo indiciados por corrupção, o PAIGC opôs-se fortemente à essa ação judicial e resistiu proceder à remodelação governamental. Quando o Presidente da República decidiu derrubar o primeiro governo da IX legislatura, consta que o próprio líder do PAIGC disponibilizou-se para efetuar a remodelação governamental e até ceder ao Presidente da República a possibilidade de escolher nomes para integrar o novo governo, desde que continuasse ele como Primeiro-Ministro! 

Como não foi satisfeita a sua vontade, o PAIGC sem respeito pelo sofrimento que podia impingir ao povo, fez tudo para bloquear o funcionamento do Estado. Mobilizaram blogueiros, pseudo-jornalistas e claqueiros no terreno, com o único propósito de denegrir a imagem do Presidente da República e de todos aqueles que se atreverem a associar-se a ele, tentando dessa forma destruir a imagem do mais alto magistrado da nação e fragilizá-lo em termos políticos. Criou-se um movimento cujo o único propósito era efetuar manifestações a pedir demissão do Presidente da República! Até ao anúncio do preço da castanha de cajú feito pelo Presidente da República, com a única intenção de melhorar a condição de vida dos produtores, fizeram uma forte oposição, sem qualquer sentimento pelo sofrimento do povo.

Estagnaram o país através do bloqueio do funcionamento do Estado a todos os níveis! Transmitiram má imagem do mais alto magistrado da nação e do próprio país, pelos quatro cantos do mundo. Tinham e têm como se fosse um livre trânsito para conseguir entrevistas e programas inteiros em cadeias televisivas estatais amigas, fora do país, destinados apenas à promoção do partido e do seu líder, a quem criaram e difundiram o mito da inteligência da qual tenho muitas restrições... A sociedade guineense e o seu povo, esses continuaram asfixiados pelo bloqueio criado pelo próprio PAIGC, a sofrer em surdina.

Desencantaram, como sempre, “mares e fundos”, para aplicar nas eleições, num autêntico exercício de compra de votos e criação de ilusão de poder e capacidade de conseguir financiamentos e riqueza para o país, sem dizer ao povo que “não há almoços grátis” e tudo o que PAIGC tem desencantado fora portas, é o país e o seu povo que o paga. Nesse “golpe de magia”, conseguiram inverter a opinião pública até certo ponto selecionada e ganharam as eleições, sem atingir o objetivo principal que era a maioria absoluta.

Necessitados de coligar para governar e conscientes de uma frágil governação que têm pela frente, o PAIGC resolveu ser o foco da criação de dissensos, em vez de procurar consensos. 

Aparentemente por ter se esquecido de alguma matéria da área em que se terá versado, o presidente do partido vem dar uma lição de ciência política à sociedade guineense, de que consensos fazem parte do período de transição e na democracia não pode haver consensos e, ainda, trata a oposição legitimada pelo povo, como “aqueles a quem o povo rejeitou”! Como se na democracia existem duas fações, dos escolhidos e dos rejeitados!

Nessa postura arrogante, assente numa maioria frágil, o presidente do PAIGC provocou, mais uma vez e desnecessariamente, a estagnação política do país, com toda a repercussão social que isso representa. Incrédulo e envergonhado pelo nível político da minha pátria, assisti um vídeo em que a esposa do líder do PAIGC, sendo ela também deputada do mesmo partido, veio agradecer aos deputados do PAIGC pelo voto negativo, que manifestaram na votação do segundo vice-presidente da ANP! Constou-me que a senhora, esposa do líder do PAIGC, deputada da nação, até publicou orgulhosamente esse vídeo na sua página da rede social! Ao que chegamos!

Pergunto, que diferença para a governação, para a estabilidade e desenvolvimento do país, faz ser Braima Camará ou outra figura do MADEM-G15 a ocupar esse cargo legitimamente atribuído pelo povo a esse partido? Que diferença faz para a governação, estabilidade e desenvolvimento do país, se o PRS ocupar o cargo do primeiro vice-presidente da ANP?! Porquê e para quê criar dissensos onde a governação e o país nada ganha, muito pelo contrário só sai a perder? Porquê e para quê criar dissensos quando se tem uma maioria parlamentar frágil e um presidente da república nada condescendente com os desmandos do PAIGC?

Imagino que a grande razão desse dissenso, dessa nova estagnação do país, logo no início da X legislatura, foi o inflacionar do ego dos PAIGCistas pelo regresso ao poder, após 3 anos a trabalhar para o bloqueio do país, associada ao facto de ainda não terem perdido o seu tique absolutista, querendo controlar todo o país e, ainda, a pressa de pressionar e provocar o Presidente da República a cometer erros de avaliação, baixar o nível da popularidade e, dessa forma, facilitar-lhes o sonho de também controlarem a presidência da república.

Para mim, esse bloquear do país logo no início da X legislatura, com impacto na economia do país, adiando e atrasando o desenvolvimento do país, é outra clara demonstração do profundo desrespeito que o PAIGC tem para com o povo guineense, que nele inocentemente tem votado…

Se a resolução desse impasse provir de fora das nossas fronteiras, com cedência do PAIGC, vem reforçar ainda mais a minha convicção que ao PAIGC, o povo guineense interessa-lhe apenas e só para legitimar o seu domínio do país, através dos votos.

Jorge Herbert

PS. Sei que prometi escrever sobre os tipos de quadros que a Guiné-Bissau comporta no país e na diáspora, mas para mim este texto era premente.

O smartphone caiu à água? Este truque pode salvá-lo

A nova forma para salvar um smartphone que caiu dentro de água foi partilhada por Li Weixing, executivo da Xiaomi, a quarta maior fabricante de smartphones do mundo.


Continua a ser um dos acidentes mais comuns para dispositivos móveis: seja na cozinha, casa de banho ou então durante um dia de chuva, há situações de azar em que quando repara, já o smartphone está como não devia – rodeado de água.

Todos sabem que este é um dos piores acidentes que pode acontecer, pois a partir do momento em que a água começa a entrar no dispositivo, torna-se difícil recuperar o smartphone na plenitude das suas capacidades.

Ao longo dos anos houve um truque que se destacou relativamente a todos os outros: colocar o telemóvel dentro de um recipiente cheio de arroz. Como o arroz tem uma grande capacidade de absorção de água, existem relatos de equipamentos que sobreviveram após este movimento cirúrgico.

Mas agora há uma nova opção que pode tentar e que foi partilhada pelo líder do segmento de equipamentos de internet da Xiaomi. Li Weixing deixou cair o telemóvel dentro de água, mas como precisava, continuou a usá-lo mais um pouco. Depois o ecrã deixou de ficar sensível aos toques, lê-se na publicação Gizmochina.

Como estava um dia de sol, o executivo da Xiaomi lembrou-se do seguinte: colocou o smartphone a tocar música no parapeito da janela enquanto apanhava sol. Segundo Li Weixing, quando está a reproduzir som, este processo provoca vibrações no equipamento e faz com que exista uma circulação de ar no dispositivo.

Como estava também ao sol, a esperança era de que esta circulação de ar ajudasse a extrair o vapor de água que se estava a formar dentro do smartphone.

“O telemóvel voltou ao normal. Penso que o método da música a tocar tenha sido inventado por mim, mas partilho com todos e não vou cobrar direitos. Mas não sou responsável pelo resultado :)”, escreveu o executivo da Xiaomi na rede social chinesa Weibo.

insider.dn.pt


Leia tambémXiaomi exec accidentally drops his Mi 9 in water and discovers a new way of drying up a wet phone

Rogério Gomes Dias - Foi este o discurso que assustou e amedrontou os Camaradas do PAIGC, que logo tratou de barrar a votação do Lider e Coordenador Nacional do MADEM-G15, para que não assuma o cargo do 2º Vice-Presidente da ANP.


Discurso do Coordenador Nacional de MADEM-G15
BRAIMA CAMARA, que alguém disse ter sido a gota de água que despoletou a crise na ANP.

Um discurso que causou inveja e ira, pelo brilhantismo e pelas palavras simples e de fácil compreensão pelo povo, a quem não deram escola nem livre escolha para ver governar o MADEM-G15, que tão bem falam quanto trabalham!

Fonte: Sarathou Nabian

O SEGREDO DO “SUCESSO” DE MUITOS

Foi uma mensagem para alguns comentaristas e analistas em algumas das rádios da Guiné-Bissau.

Eu acho que eles entenderam minha mensagem!


O Chefe de Estado da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, afirmou que a luta contra a corrupção na administração publica do país é a missão do Ministério Público e não do Presidente da República


"Jomav", como é conhecido o Presidente guineense falava na ultima sexta-feira num encontro com a imprensa no Palácio da República, onde abordou vários assuntos que têm dominado a atualidade política na Guiné-Bissau.

A Guiné-Bissau, segundo o Índice de Perceção da Corrupção da Transparência Internacional, está no 177.º num ranking de 180 países.

O Inspector Superior de Luta Contra Corrupção, Francisco Benante, reconhece que a corrupção no país é generalizada, porque a corrupção atingiu a moral da população até ao mais baixo nível.

As Nações Unidas na Guiné-Bissau estão a apoiar o combate à corrupção através do aumento das capacidades nacionais para garantir a supervisão do uso de fundos públicos e formação de funcionários públicos.

Alison Cabral

Guiné-Bissau: “O que vale é a consciência do homem. O valor de um homem ou de uma mulher mede-se pelo conjunto de ideias, pela força das ideias que tem na cabeça.” - Amílcar Cabral


O antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Dr. António Artur Sanhá, destacado dirigente do PRS, defende que o país se deve pautar por uma transição política, tal como fez Timor Leste, para reestruturar o Estado através de grandes reformas.


Na opinião do político que já foi primeiro-ministro da Guiné-Bissau, presidente da Câmara Municipal de Bissau, partir para as eleições legislativas com os mesmos protagonistas é adiar a instabilidade política para o pós eleições e apresenta cenários que poderão condicionar a coabitação dos partidos políticos.

Dr. António Artur Sanhá falava aos jornalistas no parlamento... tendo-se mostrado pouco optimista quanto ao futuro do país, sobretudo, perante o clima de desconfiança e de divisão que reina.

Fonte: Wilrane Fernandes

Tromba de água de grande dimensão na costa de Singapura

O fenómeno foi observado durante cerca de 20 minutos e depois afastou-se.


Uma enorme tromba de água foi filmada junto à costa no sul de Singapura. O fenómeno natural forma-se quando ventos fortes quando ocorrem à superfície de água, gerando uma coluna de ar que gira a grande velocidade.

Neste caso a tromba de água foi observada perto do famoso hotel Marina Bay Sands durante cerca de 20 minutos, segundo a BBC. Chegou a aproximar-se de terra mas acabou por afastar-se.

Nas imagens captadas por Mathieu Sneed pode-se ver que a dada altura um barco navega muito próximo da tromba de água. No entanto, não há registo de estragos provocados por este fenómeno que não é completamente estranho a Singapura.

Em média, cerca de três trombas de águas são observadas anualmente na costa de Singapura.

NAOM

OPINIÃO: Patrão do patrão? Quem manda no Presidente?

Por Lesmes Mutna Jaló Monteiro

A não nomeação do novo PM só demonstra o quanto o Presidente da República José Mário Vaz precisa de "salvação".

Hoje é perceptível que o PR está sequestrado por uma pessoa/grupo de pessoas, que têm condicionado toda a sua atuação ao longo destes anos.

Ninguém questiona o que essas pessoas têm/sabem do PR?

Ninguém questiona o que de grave o PR fez para ficar refém dessas pessoas?

Alguém tem dúvidas que o Presidente é teleguiado?

— Quem ordenou a queda do primeiro governo da IX legislatura?
— Quem ordenou a queda do Baciro Dja?
— Quem ordenou a nomeação do Sissoco?
— Quem disse que o Presidente nunca nomeará Augusto Olivais?
— Quem indicou o atual PGR para a nomeação?
— Quem no período da campanha eleitoral humilhou, ameaçou, desafiou o Presidente a vir ao público desmentir o que ele estava a dizer...?

Acham que isto tem a ver apenas com o famoso FUMPI? Não, não acho.

Deve haver algo muito grave cometido pelo Jomav, que dá vantagem aos "sequestradores".

Não sinto pena do PR porque ele tem opção, sinto pena é da Guiné-Bissau e dos guineenses, que apesar de tudo, ainda vivem chorando na esquina da internet mendigando a liberdade.

Lesmes Monteiro

ANÓS KU NO GUINÉ - O Paraíso do crime, da calúnia, difamação e da impunidade😥

Fonte: Sarathou Nabian

Um país onde os salários da função publica, mal dão para tomar as três refeições do dia durante trinta dias, quanto mais para os luxos que se vêm exibidos.
E SÓ PREOCUPA O ARROZ DA CHINA

Um país onde se chega ao hospital principal e vão logo injetando "um soro não especificado", sem antes te fazerem exames médicos, porque faltam meios, a modo de roleta russa, ou te salva ou te mata.
E SÓ PREOCUPA O ARROZ DA CHINA

Um país onde não se discute " o que posso fazer pelo meu pais" mas sim "o que posso sacar dos cofres do estado".
E SÓ PREOCUPA O ARROZ DA CHINA

Um país onde um político é ao mesmo tempo, deputado, empresário, presidente de associações de malfeitores, marido , namorado e amante de mulheres diferentes, que acaba por não prestar contas a coisa alguma.
E SÓ PREOCUPA O ARROZ DA CHINA

Um país onde uma lata de sumo importado custa 500 fcfa, que se promove em detrimento do sumo de caju que custa 100 fcfa numa garrafa de 1,5l, para não serem tomados de "gintius".
E SÓ PREOCUPA O ARROZ DA CHINA

Num país onde os números de Vx quase se igualam aos de "toka tokas", " na findi estradas esburacadas kadera".
E SÓ PREOCUPA O ARROZ DA CHINA

Um país onde a promiscuidade entre o poder político, judicial , militar, econômico e etc, é de nível alarmante, porque todos se conhecem, todos são familia, vizinhos ou amigo do amigo. 
E SÓ PREOCUPA O ARROZ DA CHINA

Um país onde a comunicação social é tendenciosa, porque não tem meios próprios e depende dos que não defendem a liberdade de expressão, escrita ou de opinião, logo não pode sequer opinar sobre o mal que assola o nosso país.
E SÓ PREOCUPA O ARROZ DA CHINA

Um país onde é fácil ser-se criminoso e receber palmas por isso,, porque a impunidade impera e a mentalidade de "dissa" é já uma tradição.
E SÓ PREOCUPA O ARROZ DA CHINA

Um país onde o salário fica em "poupança" no cofre do Ministro das Finanças que coincidentemente é o Chefe do Governo, durante 60, 90 e 120 dias até ser pago aos funcionários públicos.
E SÓ PREOCUPA O ARROZ DA CHINA

Um país onde se realizaram eleições legislativas há 60 dias e não há prioridades em formar o Governo por causa de birras por um lugar na ANP.
E SÓ PREOCUPA O ARROZ DA CHINA

Um país onde entra droga, sai droga, ninguém se pronuncia
E SÓ PREOCUPA O ARROZ DA CHINA

Voltando ao registo criminal, aqui é possível ter o carimbo "nada consta" no registo criminal, embora sejas o mais procurado em outras paragens do mundo, porque aqui esta-se sempre de "mãos limpas menos de crime", porque aqui isso é fama, é prestígio e até recebes homenagem.
E SÓ SE PREOCUPAM COM O ARROZ DA CHINA!

Sinceramente Di Guiné❤i pena!😥