sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Cerimonia de posse dos Conselheiros do Presidente da República:

- Sr. Fernando Delfim da Silva; - Sr. Amadu Lamine Sanó;  - Sra. Yessénia Ibrahim;  - Sra. Aniza Esteves Sanha;  - Sr. Mussa Embaló;  - Sr. Umaro Djau;  - Sra. Elizabete Yala;  - Sra. Fatumata Djau;  - Sr. Respício Marcelino Silva.













 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

GUINÉ-BISSAU: Mandado de captura contra Simões Pereira: "É para intimidar o meu regresso a Bissau"

DW.COM

Líder do PAIGC diz que ainda não recebeu nenhuma notificação de mandado de captura internacional emitido pela PGR da Guiné-Bissau. E revela que vai regressar ao país após o fim do ano, apesar da "intimidação" política.

"Não tenho conhecimento de qualquer mandado de captura em meu nome". Esta foi a primeira reação oficial de Domingos Simões Pereira, líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), ao anúncio da Procuradoria-Geral da República (PGR) da Guiné-Bissau. O órgão emitiu esta sexta-feira (18.12) um mandado de captura internacional contra o político guineense, no âmbito de um processo-crime que segue os trâmites legais na PGR.  

Em entrevista exclusiva à DW África, Domingos Simões Pereira (DSP) confirmou ter conhecimento deste comunicado da PGR, questionando o porquê desta notícia, numa altura em que prepara o regresso à Guiné-Bissau.

DW África: Já recebeu uma notificação oficial da PGR da Guiné-Bissau:

Domingos Simões Pereira (DSP): "Não recebi nenhum mandado de captura. Temos a mesma informação. Admitindo que há essa intenção, o mínimo que se pode dizer, é que tudo isto é muito estranho. Numa altura em que todo o mundo que acompanha a atualidade política da Guiné-Bissau, sabe que eu anunciei o meu regresso ao país. Não se limita a ser estranho, porque eu sou líder de um partido politico, por sinal o maior na Guiné-Bissau, portanto, não deverá haver dificuldades em entrar em contato com o meu gabinete. Outro aspeto muito importante, todo o mundo sabe que sou um deputado da Nação, com um mandato ativo. Havendo esta necessidade de lançar um procedimento judicial, há um direito que assiste a todos os cidadãos, o de querer saber de que é que sou acusado. Qual é o problema?"

DW África: Não tem conhecimento deste processo do qual é indiciado?

DSP: Não conheço nenhum processo levantado contra mim. Pelo menos, o meu gabinete não dá indicação de numa notificação nesse sentido. Por algum motivo, isto acontece numa altura em que anunciei o meu regresso ao país.

DW África: Acha que é uma perseguição política, uma forma de impedir o seu regresso ao país?

DSP: Todos podemos deduzir isso. Acho que há muita gente que não está interessada no meu regresso à Guiné-Bissau, muitos por interesses completamente singulares. Talvez isto seja para me meter medo ou colocar-me alguma restrição. Eu sou guineense, estou muito à vontade enquanto político e cidadão. Vou para a Guiné-Bissau e quando chegar, espero que possa exercer o meu direito de cidadania. Tendo que responder por alguma situação, irei responder em total liberdade. A natureza das pessoas que acham que me podem intimidar, fica à vista de todos.

DW África: Vai a Guiné-Bissau antes do final do ano?

DSP: Não. O que eu disse foi que ia preparar o meu regresso ao país durante o mês de dezembro. Mas posso adiantar-lhe, em primeira mão, que irei voltar logo depois do final do ano."

DW África: Não tinha outro processo pendente no Ministério Público ou na Justiça da Guiné-Bissau ainda por responder?

DSP: Nunca fui notificado em relação à minha pessoa, enquanto líder político ou noutra competência. Não tenho conhecimento de nenhum processo. Apenas sei que houve uma tentativa de levantamento da minha imunidade parlamentar na Assembleia Nacional Popular, que terá sido rejeitada pela Assembleia, porque na altura, reclamavam não ter conhecimento dos pormenores deste processo."

DW África: Há condições para contiinuar a exercer a sua função política na Guiné-Bissau, enquanto lider do PAIGC?

DSP: Penso que é o mesmo que perguntar-me se há condições para eu continuar a ser cidadão guineense... A única coisa que lhe posso dizer é que tenho intenção de estar na Guiné-Bissau e eu penso que todos nós enquanto guineenses, deviamos questionar se podemos ser guineenses no nosso próprio país."

Bissau abre Balcão de Atendimento e Consulta Migratória_Dia Internacional dos Migrantes e Refugiados.

Radio Bantaba

Por ocasião do Dia Internacional de Migrante, o Ministério dos Negócios Estrangeiros através da Secretaria de Estado das Comunidades, promove workshop de reflçexão sobre Migração...


Guiné-Bissau: Polícia Judiciária - Chefe de Estado preside a gala de condecorração dos agentes da Polícia Judiciária no âmbito de mais um ano da sua fundação...





GUINÉ-BISSAU - PGR emite mandado de captura contra Domingos Simões Pereira


DW.COM

A PGR da Guiné-Bissau anunciou hoje que emitiu um mandado de captura internacional contra Domingos Simões Pereira, líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Num comunicado divulgado esta sexta-feira (18.12) pela PGR da Guiné-Bissau, a instituição "informa que já lançou um mandado de captura internacional contra o cidadão Domingos Simões Pereira, no âmbito de um processo-crime que segue os trâmites legais nesta instituição judiciária detentora da ação penal".

Domingos Simões Pereira, líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), está há vários meses em Portugal, tendo viajado recentemente para participar na cerimónia de tomada de posse de Alpha Conde, Presidente da Guiné-Conacri, país vizinho da Guiné-Bissau, que se realizou na terça-feira (15.12).

Simões Pereira disputou as eleições presidenciais do final do ano passado com o atual Presidente, Umaro Sissoco Embaló, que assumiu o poder sem esperar pelo resultado do contencioso eleitoral que decorreu no Supremo Tribunal de Justiça. 

(Notícia em atualização)



FMI: Comité Monetário do FMI vai ser liderado por uma mulher pela primeira vez

© Getty Images

Por Notícias ao Minuto  18/12/20 

A ministra das Finanças da Suécia, Magdalena Andersson, foi escolhida, na quinta-feira, para liderar o Comité Monetário e Financeiro do Fundo Monetário Internacional (FMI), e vai ser a primeira mulher a presidir a este órgão.

Magdalena Andersson vai ser presidente do Comité Monetário e Financeiro (IMFC, na sigla inglesa) durante três anos. Este órgão do FMI é constituído por 24 elementos, entre ministros das finanças de vários países e governadores de bancos centrais.

A governante sueca vai suceder em janeiro ao governador do Banco Central da África do Sul, Lesetja Kganyago, que preside esta comissão desde 18 de janeiro de 2018.

Magdalena Andersson é ministra das Finanças daquele país escandinavo desde outubro de 2014 e já tinha ocupado outras funções no executivo sueco.

Há duas reuniões do IMFC por ano, normalmente em abril e outubro.

As duas reuniões deste não foram virtuais, por causa da pandemia, e o próximo encontro está agendado para 10 de abril do próximo ano, em Washington. A evolução da pandemia ditará se esta reunião vai ser presencial ou nos mesmos moldes de 2020.

O IMFC examina as questões relacionadas com a economia global e aconselha o FMI sobre o trabalho que está a desenvolver.

No final de cada encontro o Comité Monetário e Financeiro emite um comunicado com as perspetivas do rumo que o FMI seguiu e com orientações para os seis meses seguintes.

Leia Também: Programa do FMI é crucial para reestruturar a dívida da Zâmbia

Comité Nacional para o Abandono de Práticas Nefastas - Segundo do dia simpósio

Fonte:  CNAPN - Comité Nacional para o Abandono de Práticas Nefastas

Segundo do dia simpósio

SESSÃO DE TRABALHO QUE REÚNE LÍDERES RELIGIOSOS E TRADICIONAIS

Ativistas sociais das diferentes organizações da sociedade civil e os líderes religiosos e tradicionais sentaram à volta da mesa para analisar a situação da igualidade do género e da mutilação genital feminina nas suas comunidades. 

Esse é o segundo dia do simpósio com os líderes religiosos e tradicionais, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) em colaboração com o Comité Nacional para o Abandono das Práticas Nefastas (CNAPN).

Os participantes debateram  em conjunto com os especialistas a questão da violência baseada no género, de forma a encontrar as soluções para combater as referidas práticas no país.

Através do trabalho de grupo, Aissatu Camara Indjai facilitou o tema contributo dos líderes tradicionais e religiosas, com os parceiros do desenvolvimento cumunitário, juntamente com os parceiros do desenvolvimento (UNFPA).






Guiné-Bissau: A alta equipa técnica da Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato participa na 13ᵅ edição do fórum dos atores do turismo e festival KOOM-KOOM em Ziguinchor Senegal.


Governação na Guiné-Bissau
  17 de Dezembro de 2020.

A alta equipa técnica da Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato participa na 13ᵅ edição do fórum dos atores do turismo e festival KOOM-KOOM em Ziguinchor Senegal.

O encontro visa promover uma interacção entre os participantes dos três países, nomeadamente, Gâmbia, Guiné-Bissau e Senegal sobre a importância do turismo para o desenvolvimento rural.

Durante o encontro os peritos analisam os directrizes que devem ser implementados visando alcançar um objectivo comum entre os países participantes no domínio do processo da exploração das áreas com as potencialidades turísticas a nível dos seus territórios.

 A equipa constituída por Inspector-geral do turismo Maurício Mendes, Chefe de Gabinete Valdir da Silva e o Assessor Técnico Principal, Bem Cunha estará no solo senegalês durante 05 dias para, não só participar no fórum, como também trocar experiencias com os seus colegas de Gâmbia e Senegal.

Refere-se que esta é a primeira participação da Guiné-Bissau neste evento.



PRESIDENT BUHARI WELCOMES RELEASE OF KIDNAPPED KANKARA STUDENTS


President Muhammadu Buhari has welcomed release of kidnapped students of Government Science Secondary School, Kankara, Katsina State, describing their safe return as a big relief to their families, the entire country and international community.


In a short remark shortly after their release was announced, President Buhari expressed the nation’s appreciation for the steps taken by all involved to make their release possible.

President Buhari specifically cited what he called the “spirit of partnership and the collaborative efforts of the government of Katsina, Zamfara and military leading to the release.’’

He commended the nation’s intelligence agencies, the military and police force for providing the environment for safe release of the hostages.

“The Governor, Aminu Bello Masari, and the army worked extremely hard. As soon as I got the information I congratulated them. The Armed Forces know their job. They have been well trained and properly motivated.”

On the issue of detainees held elsewhere in the country by either terrorists or bandits, the President gave assurances that his administration is aware of its responsibility to protect the life and property of the Nigerians.

President Buhari urged the citizens to be patient and fair to the administration as it deals with the problems of security, economy and corruption.

He noted that the administration was fully aware that it was elected to resolve challenges.

 “When we came, we made efforts that yielded the return of the Chibok Girls. When a similar incident of school abduction happened at Dapchi, we successfully returned all but one of the more than one hundred abductees. When this latest incident happened, we put in our efforts and today we have this result to show.”

The President pointed to the successes of the administration in dealing with security in the South South and North East.

He said the North West now presents a challenge which his administration is determined to deal with.

“We have a lot of work to do, especially now that we have re-opened the borders. It is unfortunate that the bandits and terrorists continue to get weapons even under the circumstances of the border closure. We are going to dare them. We will deal with all that,” the President further assured.

He prayed for the full recovery of the students, whom he said had endured significant hardships in the course of their six-day ordeal.

The President assured of the determination of his administration to return to safety all citizens held against their will.

Garba Shehu

Senior Special Assistant to the President

(Media & Publicity)

December 17, 2020

By 9NewsNG

PROGRAMA TIRA TEIMAS RÁDIO CAPITAL FM GUINÉ-BISSAU, 17/12/2020🇬🇼


CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Diretor Geral da Viação deseja boas festas aos condutores incluindo chamada de atenção

Por Capgb.com

O Diretor-geral da Viação e Transportes Terrestres advertiu esta quinta-feira 17 de Dezembro de 2020 que para o ano 2021 ” os agentes fiscalizadores vão ser intolerantes com as mas práticas”.

” Lanço aqui um aviso sério, nenhum Estado abusa na sua população, pelo contrario a sua missão é servir e dar-lhe o seu melhor ” Disse para de seguida advertir que para o ano 2021, os agentes fiscalizadores vão ser ” intolerantes ” com as más práticas.

André Deuna, fez estas advertências na sua mensagem do final de ano para os condutores e a todos os utentes da via pública.

” Vamos desejar a todos os condutores boa passagem do Natal e que o ano 2021 seja de sucessos para todos, isto é, uma boa condução e menos acidentes nas nossas estradas e para a nossa população em geral que cumpram com orientação da segurança Rodoviária”

Para o efeito André Deuna, assegura que é imperativo erradicar algumas práticas, nomeadamente, circulação com excesso de velocidade até provocar acidente, condutores embriagados a conduzir, provocando acidentes graves e mortais e ferimentos graves, condutores com roupas interiores sujas e com chinelos, ajudantes com calções e camisola interior e Excesso de passageiros por parte de alguns condutores.

O impacto da pandemia do novo coronavirus mereceu também o olhar do Diretor geral das Viação e Transportes Terrestres. Tendo afirmado que ” infelizmente os nossos condutores violam de propósito as recomendações do Governo, sobretudo, 50 por cento de lotação em todos os tipos de transportes sejam eles, Táxis, Toca-Tocas, Transportes Urbanos, Transportes Mistos de todas as regiões.

Para André Deuna, o mais agravante ainda, é que a Associação dos motoristas reclamam excesso de operação na via pública e pedem a retirada dos agentes da Polícia de Transito e Guarda Nacional, uma vez que andam a cobrar ” duplicando ou triplicando tarifas que eles próprios têm em mão”

Caso areia de caió autoridade ambiental esclarece os procedimentos...

Radio Bantaba

Forças segurança nigerianas resgatam mais de 300 estudantes raptados

Mochilas de estudantes raptados em escola secundária em Kankara, Nigéria. Boko Haram reivindicou os raptos

VOA

Trezentos e quarenta e quatro rapazes foram libertados nesta quinta-feira após terem sido sequestrados na semana passada por militantes do Boko Haram de sua escola na Nigéria, de acordo com o governador do estado de Katsina. Mas alguns continuam desaparecidos, disse o governador Aminu Bello Masari à televisão estatal.

"Recuperamos a maioria dos meninos. Não são todos", disse ele ao canal estadual NTA, observando que os meninos que foram soltos foram encontrados numa floresta no estado vizinho de Zamfara.

O porta-voz nigeriano, Abdul Labaran, disse em comunicado que os rapazes estam a ser levados para a cidade de Katsina e serão reunidos às suas famílias, informou a BBC.

A notícia surge logo após o lançamento de um vídeo na quinta-feira, supostamente mostrando algumas das centenas de estudantes nigerianos sequestrados com o grupo militante Boko Haram.

A declaração de Labaran indicava também que o vídeo era autêntico, mas a mensagem do líder do grupo era de um imitador.

O vídeo, divulgado nas redes sociais, mostrou um grupo de rapazes em uma área arborizada implorando às forças de segurança para deixarem a área.

A Reuters e a agência de notícias francesa AFP não foram capazes de confirmar imediatamente a autenticidade do vídeo, mas a AFP informou que recebeu a filmagem pelo mesmo canal usado anteriormente pelo Boko Haram.

O grupo jihadista assumiu a responsabilidade no início desta semana pelos sequestros de 11 de dezembro no noroeste da Nigéria, mas não forneceu provas.

Se as reivindicações do Boko Haram forem verdadeiras, a sua presença no estado de Katsina, no noroeste do país, indica que expandiu suas atividades para um novo território.

O vídeo, que apresentava o logotipo do Boko Haram, mostrava um adolescente angustiado cercado por um grande grupo de rapazes dizendo que era um dos 520 alunos sequestrados pela "gangue de Abu Shekau".

O ataque na sexta-feira passada numa escola na zona rural de Kankara foi atribuída pela primeira vez a criminosos que aterrorizaram a área durante anos.

Mas Boko Haram posteriormente assumiu a responsabilidade pela incursão, que ocorreu a centenas de quilómetros onde apareceu pela primeira vez há uma década, no nordeste da Nigéria. O governo nigeriano não comentou imediatamente sobre o conteudo do vídeo.

Em 2014, o Boko Haram sequestrou mais de 270 meninas da cidade de Chibok, no nordeste da Nigéria. Dezenas de meninas nunca mais voltaram a suas casas.