domingo, 30 de março de 2025

Portugal prepara nova força das operações especiais para integrar contingente da NATO

Por sicnoticias.pt  30 mar. 2025
O exército português está a preparar o envio de uma nova força das operações especiais para a Roménia na fronteira com a Ucrânia. O desempenho nos últimos meses reforçou a confiança da NATO na capacidade militar de Portugal, que já pediu o aumento do contingente para o segundo semestre deste ano. A SIC acompanhou em exclusivo o aprontamento que decorre no Centro de Tropas de Operações Especiais dos Rangeres em Lamego.

A entrada tem de ser rápida e silenciosa. O objetivo está definido e quando acaba o efeito surpresa, a ordem é para completar a missão e sair rapidamente eliminando todas as ameaças.

Este cenário faz parte do treino de uma equipa das operações especiais do exército português em aprontamento para integrar o contingente da NATO na Roménia.

Portugal tem atualmente 40 militares das operações especiais na fronteira da Europa com a guerra na Ucrânia. Pela primeira vez com capacidade de comando e controlo das operações a realizar ao serviço da NATO.

A incerteza do contexto internacional, mas também o desempenho dos últimos meses da força nacional, levou a NATO a confiar ao exército português um reforço de meios.

A guerra em solo ucraniano tem sido uma espécie de laboratório de experiências para a indústria militar. Novas armas e novos equipamentos trazem também novos desafios. O treino destes rangeres continua a passar pela organização de um grupo selecionado de homens, onde a confiança e a eficácia não admitem o erro.

Equipas usam 'drones' no treino

Mas também a incorporação de novas tecnologias no planeamento e execução de missões. A guerra dos 'drones' exige aperfeiçoamento e se calhar anos de treino nas forças especiais já são lançados, por exemplo, para deslocamento de equipas, análise de contexto envolvente e apoio à execução.

Mais do que o número de militares, em contexto de operações especiais, contam as capacidades multidisciplinares das equipas, mas com uma guerra que pouco conseguem adivinhar qual será o próximo passo, a experiência pesa ainda mais critério de seleção.

A média de idades dos militares em aprontamento ronda os 35 anos. Grande parte com várias missões internacionais.

Esta força das operações especiais do exército português vai ser projetada para Roménia durante o mês de maio com capacidade para cumprir missões em todo o flanco leste ao serviço da NATO.

Em simultâneo, Portugal vai iniciar um novo aprontamento para projetar no contexto internacional, antes do final do ano, uma nova força.

As tropas russas vão intensificar a sua ofensiva para expulsar as forças ucranianas do território que ocupam desde agosto passado na região de Kursk, informou hoje o Ministério da Defesa russo no seu canal do Telegram.

© Yan Dobronosov/Global Images Ukraine via Getty Images  Lusa  30/03/2025 

 Rússia vai intensificar ofensiva na região ocupada de Kursk

As tropas russas vão intensificar a sua ofensiva para expulsar as forças ucranianas do território que ocupam desde agosto passado na região de Kursk, informou hoje o Ministério da Defesa russo no seu canal do Telegram.

"Nas últimas 24 horas, as Forças Armadas Ucranianas perderam mais de 160 militares, um veículo blindado de combate, seis veículos, um veículo todo-o-terreno e quatro pontos de controlo de drones", afirma o relatório militar sobre a situação na região de Kursk.

O Ministério da Defesa disse que unidades do grupo militar russo Norte lançaram ataques e causaram perdas ao inimigo perto das cidades de Gornal, Guevo e Oleshnia, as duas primeiras na região de Kursk e a última na vizinha região ucraniana de Sumy.

"No total, durante as operações militares na Frente Kursk, o inimigo perdeu 71.050 pessoas", enfatizou o comando militar russo.

Enquanto isso, o Ministério de Situações de Emergência russo referiu hoje que desde 12 de março foram retirados aproximadamente 680 moradores das cidades de onde as tropas ucranianas foram expulsas.

Segundo o ministério, os deslocados foram transferidos para áreas seguras, onde estão a receber acomodação e assistência para localizar os seus familiares.


Braima Camara, compre a reza de Eid-Ul-Fitr este Domingo 30 de Março de 2025.


CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO 02

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO 01


 Radio TV BantabaMovimento para Alternância Democrática - MADEM G15 


O Presidente da República, cumpriu a tradição e rezou no pátio do Palácio da República, para celebrar o fim do Ramadan com a oração de Eid al-Fitr.

Reza de Eid al-Fitr na Presidência da República com os fiéis muçulmanos para assinalar fim de Ramadão

O Presidente da República, deseja a todos os fiéis muçulmanos um Eid al-Fitr pleno de paz e felicidade, que este momento de celebração traga harmonia e prosperidade a todos. Eid Mubarak!

Presidência da República da Guiné-Bissau

"Enquanto a Rússia não conquistar as quatro províncias ucranianas não vai desistir"

O especialista em relações internacionais José Palmeira acredita que a guerra na Ucrânia não deverá terminar "enquanto a Rússia não conquistar as quatro províncias ucranianas" - Kherson, Zaporizhzhia, Donetsk e Lugansk -, algo que até para algumas fontes russas "não será possível em 2025".

Mesquita na Bairro de Cuntum 2, Kuma, Ramadã é segunda-feira, 31/03/2025



Veja Também: O Coordenador Nacional da Comissão de Observação Lunar confirma que a lua foi vista no Bairro Militar em Bissau e na Aldeia de Ganfondjo no sector do Ganadu na região de Bafatá. Sendo assim, Infali Cotê diz estão reunidas todas as condições para Eid al Fitr. Para a reza que marca o fim de jejum, Cotê convoca para amanhã, domingo, [30.03.2025] todos os fiéis muçulmanos na Guiné Bissau.