quarta-feira, 10 de junho de 2020

NOTA DE IMPRENSA:

A Humanité Inclusion manifestou-se hoje 10 de Junho 2020, disponível em apoiar o Ministério da Educação Nacional e ensino Superior na instalação da Direção Geral da Educação Inclusiva.

A disponibilidade desta Organização que zela pelos direitos das pessoas com deficiência, foi transmitida hoje ao Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, no encontro de trabalho entre as partes havido, a pedido do titular da pasta da Educação.

A Humanité Inclusion disponibiliza-se ainda em apoiar a formação e Capacitação dos técnicos e dirigentes da Direção Geral, na reparação das instalações, aquisição de mobiliário, equipamentos informáticos e instalação de Internet para o funcionamento da Direção Geral de Educação Inclusiva.

A organização pretende ainda colaborar na elaboração de um plano de Accão deste departamento do Ministério, na identificação dos termos de referência da Direção Geral e no recenseamento das crianças deficientes.

A delegação da Humanité Inclusion representada pelo Isareal Rodrigues Sousa Santo e Jandira Monteiro, tembém elogiaram o plano de contingência para a educação e felicitam a iniciativa do Ministro em criar uma Direção Geral para esta área sensível da educação que se preocupa com crianças deficientes, facto que consideram de um passo muito importante.

Bissau 10 de Junho 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djalo

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

COVID-19 - O Chefe do Estado, Umaro Sissoco Embaló, faz entrega de instalações de Alto Comisariado de COVID-19 e mais de Cinco mil máscaras de proteção de coronavirus, à Alta Comissariada Doutra Magda.





Bissau 10 de Junho de 2020.

Domingos Simões Pereira - PAIGC estranha a pressa de alguns juízes do STJ em plena restrição do Estado de Emergência, recém prorrogado, e dá entrada com quatro requerimentos/processos no próprio STJ, onde são apontadas inúmeras aberrações. “Somente com igualdade de condições entre os candidatos um contencioso eleitoral pode ser julgado. Sissoco no Palácio é motivo para anulação do processo”, dizem advogados do maior partido do país e juristas de diversas cortes internacionais.







Fonte: Domingos Simões Pereira


GUINÉ-BISSAU: V° RENOVAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA


V° RENOVAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA

Foi renovado o período do Estado de Emergência em todo o território nacional, por mais quinze dias, de 11 à 25 de Junho do corrente.

Nha Ermons
Fidjus di Guiné,
Nos últimos quinze dias, o país experimentou a primeira fase de desconfinamento com a abertura gradual de algumas atividades socio-económicas sem no entanto, esquecer as principais medidas de prevenção e combate que o novo coronavírus requer, nomeadamente, o distanciamento físico, higienização regular das mãos e o uso obrigatório de máscaras de proteção individual nos espaços públicos e fechados.

Apesar dos avanços e melhorias registados na prevenção, combate e consciencialização pública sobre o COVID-19, nosso inimigo invisível, temos que reconhecer que a situação prevalecente é ainda, infelizmente preocupante.

Por isso, em concertação com o Governo, criei o Alto Comissariado para a Luta contra o COVID-19, uma estrutura técnica sob a minha dependência direta, cuja a missão principal consiste em prevenir e combater o COVID-19 através da redefinição de estratégias e do modus operandi.

Nha Ermons,
Após uma análise ponderada da situação do nosso país face ao COVID-19 e tendo ainda ouvido as propostas do Alto Comissariado de Luta contra o COVID-19, tomei a decisão de renovar pela quinta vez, o período de vigência do Estado de Emergência.

Esta decisão fundamenta-se na necessidade de o país manter algumas medidas restritivas de direitos, liberdades e garantias fundamentais necessárias ao combate do COVID-19 e o facto de que tais medidas só podem ser tomadas ao abrigo do Estado de Emergência.

Deste modo, renovo o meu vibrante apelo a todas e todos os guineenses e aos cidadãos de outras nacionalidades que, por algum motivo, estejam a viver no nosso país, para que cada um seja um soldado contra o novo coronavírus.

Nha Ermons
Fidjus di Guiné,
É minha firme convicção de que, juntos e unidos seremos mais fortes e capazes de vencer esta batalha contra o COVID-19.
Termino esta minha mensagem à nação, apelando mais uma vez, o cumprimento rigoroso das medidas higiênico-sanitárias, do distanciamento físico e outras que o Governo irá adotar para regulamentar esta quinta renovação do Estado de Emergência.
VIVA A GUINÉ-BISSAU!
VIVA O POVO GUINEENSE!


Leia Também: 

Decreto Presidencial - O Presidente da República renova o estado da emergência para próximos 15 dias.



Fernando Gomes: “PGR VAI ATUAR DOA A QUEM DOER, SE TERMINAR O PERÍODO DE GRAÇA PARA A DEVOLUÇÃO DE BENS PÚBLICOS”


O Procurador-Geral da República (PGR), Fernando Gomes, advertiu esta quarta-feira, 10 de junho de 2020, que faltam menos de 70 dias para terminar o período de graça concedido às pessoas que eventualmente desviaram bens ou valores do Estado para devolvê-los, porque assim que terminar o prazo, o ministério público vai começar a atuar, doa a quem doer. 

Fernando Gomes falava à imprensa a saída do encontro periódico com o Chefe de Estado no Palácio da República. Na ocasião, Gomes disse que durante o encontro, informou ao Presidente da República dos trabalhos que estão a ser desenvolvidos pelo ministério público.

Assegurou que os 90 dias anunciados desde 15 de maio não são uma propaganda política, mas sim uma realidade e que as pessoas que cometeram esses atos terão que responder perante a justiça, porque os bens e valores do estado não podem continuar na posse de singulares.

Lembrou que a um servidor de Estado não pode ser concedido duas casas de estado, enquanto outros servidores não têm nenhuma casa, tendo frisado que a instituição que dirige vai reavaliar as condições de atribuição de imóveis ao servidor público, em particular àqueles que beneficiam até de duas casas.

Questionado se alguns dirigentes que estão fora, podem regressar ao país sem serem presos, Gomes garantiu que nenhum cidadão que não tenha casos na justiça será preso, “todos os cidadãos têm direito de regressar ao país, sem problemas nenhuns”.

Por outro lado, o Chefe de Estado recebeu em audiência o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, com quem abordou a situação política vigente. Cassamá disse aos jornalistas que entregou ao Presidente da República o relatório da auscultação com os partidos políticos com assento parlamentar, tendo lembrado que falou com o Chefe de Estado sobre as propostas e as decisões que o mesmo deve assumir no quadro legal.

Explicou que, independentemente da sessão ordinária, o Parlamento terá a sua reunião no dia 25 e 29 do mês em Sessão Extraordinária, altura em que fará uma proposta à mesa a ANP. Anunciou que amanhã, 11 de junho, haverá uma conferência de todos os líderes das bancadas dos partidos políticos com assento parlamentar e na próxima segunda-feira, 15 de maio, será  a vez da reunião da Comissão Permanente.

Salienta-se que o Presidente da República recebeu em audiência separada o presidente do Tribunal de Contas, Dionísio Cabi, que na sua declaração aos jornalistas, explicou que foi informar ao Chefe de Estado do trabalho que a sua instituição leva a cabo no que diz respeito à sanidade das finanças públicas, bem como das perspetivas de dar impulso à economia do país.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

In Jornal Odemocrata

PM NABIAM AFIRMA QUE GOVERNO PAGOU DÍVIDA DE NOVE MILHÕES DE DÓLARES A EMPRESA FORNECEDORA DA ENERGIA


O Primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabia, afirmou esta quarta-feira, 10 de Junho de 2020, que o governo conseguiu pagar a dívida de nove milhões de dólares norte-americanos à empresa de fornecimento de água e luz na capital Bissau, tendo garantido que a população guineense continuará a usufruir de luz e água dia e noite.  

O chefe de governo fez estas afirmações durante a cerimónia da entrega de seis viaturas à Câmara Municipal de Bissau para reforçar o seu trabalho de limpeza na capital. Trata-se de quatro viaturas para o serviço de saneamento, um camião para transporte de carne verde e um autocarro para transporte do pessoal. Ainda de acordo com as informações avançadas pelos responsáveis, os custos da aquisição dessas viaturas e o seu transporte para o país se estima em 100 milhões de Francos CFA. 

O primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, alertou os responsáveis da Câmara Municipal de Bissau, que os equipamentos ora entregues são para servir e resolver os problemas do país. Acrescentou que os camiões devem ser usados para o transporte de lixos dos bairros nesta época de chuvas, de forma a evitar a acumulação de lixo nas ruas, o que segundo ele, pode pôr em causa a saúde pública.

“O governo está empenhado em fazer ainda mais este tipo de intervenção para equipar a Câmara com meios necessários para poder fazer o seu trabalho, a fim de garantir saúde para toda a população da Guiné-Bissau” assegurou, para de seguida enfatizar que aos poucos o executivo levará a mesma iniciativa às regiões para poderem combater o lixo e tornar as cidades mais limpas.   

Nabiam disse que o governo conseguiu resolver vários problemas nos setores sociais, nomeadamente saúde, câmara, finanças, não obstante a situação do coronavírus que o país enfrenta. Contudo, sublinhou que não vai poupar esforços no sentido de trabalhar para garantir condições normais de trabalho  e o bem-estar ao povo.

Revelou que dentro de alguns dias o governo apresentará o relatório dos três meses de trabalho.


Para o presidente da Câmara Municipal de Bissau, Luís Simão N’Tchama, a Câmara vai assumir a responsabilidade de cuidar dos equipamentos recebidos do governo, tendo garantido que a Câmara enquanto gestor da cidade, vai continuar a prestar atenção ao saneamento da capital Bissau.

Por: Carolina Djemé

Fotos: C.D

Jornal Odemocrata

«PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA DA GUINÉ-BISSAU» A FRATERNAL MENSAGEM DE FELICITAÇÕES "À SECULAR E MUITO AMIGA NAÇÃO PORTUGUESA"


A fraternal mensagem de felicitações " à secular e muito amiga Nação portuguesa ", que Sua Excelência o Senhor Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, endereçou ao seu homólogo Professor Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, por ocasião do dia de Portugal. À imagem da mensagem enviada por ocasião do 25 de Abril, trata-se de uma mensagem descomplexada, assumindo a história comum, carregada de significado, abrindo portas e projetando um futuro de parceria estratégica inovadora, em benefício mútuo dos dois povos amigos e irmãos.

Embaixador, Hélder Vaz

Fonte:  CONOSABA DO PORTO

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Entrevista do Coordenador Nacional MADEM-G15, Sr. Braima Camara, no Programa GRANDE ENTREVISTA, da RTP África, com a jornalista Isabel Costa - 10 de junho de 2019

Presidente da República nomea Conselheiros para Áreas da Defesa Nacional e Segurança Nacional.


Aliu Cande

TERRORISMO - Grupo Islâmico mata 69 pessoas em ataque a aldeia na Nigéria

Os jihadistas do Grupo Islâmico da África Ocidental (Iswap) mataram na terça-feira 69 pessoas num ataque a uma aldeia pastoril no nordeste da Nigéria, de acordo com um novo relatório divulgado hoje por elementos da segurança.


Os assaltantes atacaram a aldeia de Felo, no distrito de Gubio, no Estado de Borno, na terça-feira à tarde.

Várias fontes disseram à agência AFP que o número inicial de 59 mortos, comunicado na terça-feira, foi revisto após a descoberta de dez novos corpos em redor da aldeia.

"Na realidade, 69 pessoas foram mortas. Foram descobertos mais cadáveres nas zonas circundantes", afirmou Ibrahim Limam, membro de uma milícia local apoiada pelo Governo.

"Os corpos foram espalhados por uma vasta área enquanto os atacantes perseguiam as suas vítimas, disparando contra elas e esmagando-as com os seus veículos", acrescentou.

Segundo um líder da comunidade, as 69 vítimas eram "homens e crianças" que guardavam o gado num ponto de água fora da aldeia.

"Foram cercados de surpresa por homens armados numa área aberta, sem nenhum lugar para se esconderem. Eles não podiam escapar, não podiam fugir dos veículos".

Na terça-feira, um chefe de aldeia tinha descrito o ataque como uma represália pela morte de combatentes jihadis mortos pelas milícias locais de autodefesa, que protegem o gado da aldeia contra roubos.

O roubo repetido de gado tinha levado os aldeões a formar uma milícia para proteger a sua aldeia.

Durante o ataque de terça-feira, os milicianos "perseguiram os rebeldes2 para o mato, matando alguns deles em tiroteios, disse Ibrahim Liman.

Gubio, situada a 80 quilómetros da capital regional Maiduguri, tem sido repetidamente alvo dos jihadistas do Iswap.

Em resposta, mais de 100 milicianos e caçadores tradicionais foram destacados pelas autoridades locais para proteger a localidade e as suas imediações dos ataques.

A Iswap é uma fação dissidente da organizacão Boko Haram que nos últimos dois anos aumentou os seus ataques mortais contra o exército.

Mas nos últimos meses os ataques contra civis atribuídos ao Iswap também aumentaram.

A insurreição jihadista na Nigéria já matou 36.000 pessoas e deslocou mais de dois milhões desde 2009.

In LUSA

Leia Também:

Boko Haram Attacks Faduma Koloram In Borno, Kills 70 Persons


At least 70 persons have been confirmed dead and many others injured after gunmen suspected to be Boko Haram terrorists attacked Faduma Koloram under Gubio Local Government Area of Borno State on Tuesday.

A security source told SaharaReporters that the insurgents arrived in three vehicles and motorcycles, shooting sporadically, burning houses and stealing unspecified number of cattle and camels.

The source said the insurgents accused the people of the town of spying on them and vowed to teach them a lesson.

He said over 70 bodies were collected after the attack.

“The insurgents burnt around 250 homes and looted goods. They said the act was to punish residents whom they alleged were providing information on their movement to security agencies.


“Therefore, freeing the zone with presence of civilian would provide them the ease of access to attack the military formation at Gubio and others without being noticed,” he told SaharaReporters.

O negro que xta a matar o coração dos chineses...



Fonte: Jerónimo Fernandes Fernandes

Guiné-Bissau: 100 dias de Governo e de realizações🇬🇼


Hoje tive a honra de presidir a entrega de 5 camiões de recolha de lixos e uma ambulância para transporte dos trabalhadores da Câmara Municipal de Bissau, em solenidade ocorrida no largo em frente a edilidade de Bissau.

A chegada dos veículos faz parte do conjunto de medidas estabelecidas pelo Governo no processo de recolha de lixos domiciliar e na limpeza da capital. Quando a recolha de resíduos é feita de forma regular, uma série de doenças são evitadas. É exatamente isso que todo esse conjunto de acções irá proporcionar a partir de agora.

Esses veículos vem equipados e adaptados por forma a reduzir riscos para os trabalhadores.

 







#APOIOSCMB
#GOVERNO100DIAS

Eng° Nuno Gomes Nabiam
Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

O primeiro ministro da Guiné-Bissau - Eng. Nuno G. Nabiam

LÍDER DO MOVIMENTO BA-FATA DEFENDE QUE O PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO VERDE (PAIGC) DEVE RECONHECER A PERDA DA MAIORIA PARLAMENTAR E ACEITAR LIDERAR A OPOSIÇÃO.

O líder da Resistência da Guiné-Bissau (RGB) – Movimento Ba-fata, Fernando Mendes, defendeu esta quarta-feira, 10 de junho de 2020, que para se ultrapassar o impasse político vigente, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) deve reconhecer a perda da maioria parlamentar e aceitar liderar a oposição.

A posição daquela formação política sem representação no Parlamento e que na segunda volta das eleições presidenciais, apoiou o atual Chefe de Estado, na altura candidato apoiado pelo Movimento para Alternância Democrática (MADEM), Úmaro Sissoco Embaló, foi tornada pública hoje numa conferência de imprensa realizada na sede daquela formação política, em Bissau. Na mesma ocasião, o político exortou os partidos com assento no Parlamento a criarem condições para provar aos eleitores guineenses, quais formações políticas conseguem garantir uma maioria parlamentar e legitimidade governativa, para que o Presidente da República possa atribuí-lhe a responsabilidade de formar o novo governo.

Para o líder da RGB/MB, não existe impasse político no país, mas sim “verdadeiras brincadeiras”. Lembrou que há duas visões políticas que estão em confronto no Parlamento, a do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) e seus parceiros consubstanciada no novo acordo de incidência parlamentar que reclamam a nova maioria e a do PAIGC e seus aliados que também alegam que detêm a maioria, contudo, diz que na ausência do entendimento a nível do Parlamento, o Chefe de Estado tem uma saída, que no seu entender é a dissolução da Assembleia Nacional Popular.  

Assegurou neste particular que a única saída da crise ou daquela que considera “brincadeira” é o PAIGC abandonar a “manobra dilatória” de condicionar a aceitação do Presidente da República.

Por: Djamila da Silva

Foto: D. S

Jornal Odemocrata

Guiné-Bissau - À Busca de Solução Política.

O Chefe de Estado Guineense, General Umaro Sissoco Embaló, em audiência com o Primeiro-ministro Engenheiro Nuno Gomes, face à última reunião dirigida com os partidos políticos com assentos parlamentares, pelo Presidente da Assembleia Nacional Popular Engenheiro Cipriano Cassama.

Ato Contínuo! 
A luta contra corrupção na Guiné-Bissau, é uma prioridade indispensável, para que isso aconteça, todos os cidadãos devem unir para esse combate.
Audiência do Presidente, com Procurador-Geral da República Dr. Fernando Gomes.


O Nacionalismo.
A nossa Prioridade das Prioridades é lutar contra a corrupção no aparelho de Estado, hoje dia 10 de junho de ano 2020, o comandante Supremo das forças Armadas Guineense, Umaro Sissoco Embaló, teve audiência com o Presidente de Tribunal de Contas Dr. Dionísio Cabi.


Hora H.
Incumbido no mês passado, pelo o Primeiro Magistrado de Nação Umaro Sissoco Embaló, uma missão ao Presidente da Assembleia Nacional Popular, Engenheiro Cipriano Cassama, para tentar negociar com os partidos políticos com assentos parlamentares, face à impasse político;
Hoje, dia 10 de junho de ano 2020, o Chefe do Estado, recebe em audência o Cassamá, para lhe informar das situações de negociação.


O Direito.
Declaração do Procurador Geral da República, após uma audiência com a sua Excelência Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló.


Ato de Recepção.
O Chefe de Estado da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló, recebe Relatório de Medição feita pelo Presidente da Assembleia Nacional Popular, engenheiro Cipriano Cassamá; hoje dia 10 de junho de ano 2020, numa audência na Lresidência da República.




À Nação Guineense! 
Declaração do Presidente da Assembleia Nacional Popular, Engenheiro Cipriano Cassamá após a sua saída de Audência com Chefe de Estado Guineese, General Umaro Sissoco 
Deputados da Nação vão reunir-se no 25 ou 29 do corrente para provar maioria parlamentar, noticia Rádio Nacional.

O Presidente do Parlamento anuncia que a plenária da ANP reunir-se no dia 25 ou 29 para clarificar entre os dois blocos de partidos, quem detém a maioria parlamentar que possa garantir a estabilidade política-governativa.

À saída de audiência com o Chefe de Estado, Cipriano Cassamá disse ter entregado à Umaro Sissoco EMBALO, o relatório da auscultação com os partidos com assento parlamentar.

Bissau 10 de Junho de ano 2020.

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Guiné-Bissau: Ministro de Administração Territorial Fernando Dias entregou hoje à Câmara Municipal de Bissau 4 Camiões para evacuação do lixo, um carro frigorífico para transporte de carne, e um Autocarro para funcionários.

O Patriotismo


Mais uma vez, à busca de saída sobre impase político no parlamento guineense, o Presidente acaba de chegar a sua Presidência, para com audência com seguintes Personalidades:

PM-Eng. Nuno Gomes Nabian /11h00-12Mt

PGR- Dr. Fernando Gomes /12h00-22Mt

P. Do Tribunal de Contas- Dr. Dionísio Cabi/12h00: 30Mt

P. De ANP- Eng. Cipriano Cassamá/ 13h00:30mt

Entrega de Instalações do Alto Comissariado de COVID-19 as 14h00.

Bissau 10 de Junho 2020

O Presidente
Umaro Sissoco Embaló
Comandante Supremo das forças Armadas

 


Fonte: Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Suzi Barbosa, participa hoje numa Cimeira Virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da OCI (Organização da Cooperação Islâmica) convocada sobre a Tema da Ameaça do Governo Israelita em anexar os territórios palestinos ocupados desde 1967.

Esta Cimeira foi organizada pela Turquia a pedido da Palestina e o objectivo desta reunião é adotar um projeto de resolução que respeite a integridade do território palestino e preserve a paz na região.





Fonte Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

Comissão Europeia diz ter "provas" de desinformação chinesa sobre Covid

A Comissão Europeia afirma ter "provas suficientes" da existência de propaganda chinesa na Europa relativa ao surto de covid-19, um "novo fenómeno" que se junta à desinformação russa e à propagação de informação falsa por "atores europeus".


"Temos provas suficientes para perceber como é que a propaganda chinesa funciona e como tem funcionado nesta crise da covid-19 e, devido a essas provas, penso que é altura de dizermos a verdade, de informar as pessoas", declarou a vice-presidente da Comissão Europeia com a pasta dos Valores e Transparência, Vera Jourová.

Falando com um grupo de jornalistas em Bruxelas, incluindo a agência Lusa, a propósito da comunicação hoje adotada pelo colégio de comissários sobre desinformação no contexto da pandemia da covid-19, a responsável acrescentou que estas evidências "foram recolhidas pelo Serviço Europeu de Ação Externa".

"Tomámos conhecimento de uma série de acusações, como a que o novo coronavírus foi desenvolvido em laboratórios norte-americanos e sobre uma promoção exagerada do apoio da China à UE, com muita propaganda que indica que os Estados-membros e as instituições democráticas europeias não foram capazes de lidar com a crise", precisou Vera Jourová.

De acordo com a vice-presidente do executivo comunitário, "há uma série de situações em massa deste género e este é um novo fenómeno, com comunicação mais assertiva no território europeu e dirigida aos cidadãos europeus" por parte de Pequim.

Além da China, também a Rússia foi identificada como "promotora ou fonte de desinformação", naquela que é "a primeira vez" que a União Europeia (UE) assinala tão claramente estas origens de 'fake news'.

"Claro que, no que toca à Rússia não é nenhuma novidade porque eles têm a desinformação incluída na doutrina militar, mas a China é pela primeira vez assinalada e fico satisfeita por o termos feito porque se existem provas, não nos devemos comedir de o apontar", acrescentou Vera Jourová.

Para responder a estas questões, a responsável defendeu um reforço da "cooperação interna e também ao nível da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte] e do G7 [grupo de potências mundiais] porque a desinformação é uma ameaça híbrida e, por isso, uma questão de segurança".

"Temos de limpar a nossa própria casa e temos de reforçar a nossa estratégia de comunicação e as ligações diplomáticas", sublinhou Vera Jourová, numa alusão aos "diferentes atores" que, dentro da Europa, "atuam como inimigos exteriores".

"Estou a falar de diferentes grupos extremistas, forças políticas com programas nacionalistas, diferentes grupos que também visam a incitação à disrupção e violência na UE", especificou.

Vera Jourová deu ainda como exemplo o desastre nuclear de Chernobyl, "em que as pessoas não estavam informadas sobre a situação e as suas consequências", rejeitando casos destes na Europa em altura de pandemia.

Já admitindo que, por vezes, "é difícil detetar a origem" destes casos de desinformação a nível comunitário, a vice-presidente da Comissão Europeia defendeu maior transparência por parte das plataformas digitais e apoios à imprensa independente e aos investigadores.

"A pandemia de covid-19 evidenciou uma enorme onda de desinformação e mostrou-nos que a informação falsa pode criar sérias consequências, matar cidadãos e enfraquecer a confiança nas instituições e, consequentemente, as medidas tomadas", adiantou Vera Jourová.

Recentemente, o Serviço Europeu de Ação Externa esteve envolvido numa polémica por alegada cedência a pressões da China num relatório sobre desinformação, com o jornal norte-americano New York Times a avançar no final de abril que a linguagem do documento foi suavizada por influência de Pequim, o que Bruxelas rejeitou.

In LUSA

#Urgent : #Sinon_Henshaw, l’ambassadeur américain🇺🇸 à Conakry🇬🇳 est décédé !

L’ambassadeur des États Unis en Guinée vient de rendre l’âme à son domicile dise à la cité ministérielle à Conakry par suite d’une crise cardiaque a appris #Guinéenews© de sources officielles.


Fonte: AQUI

DESPACHO DE EXONERAÇÃO DE DOKA INTERNACIONAL DO CARGO DE DIRETOR DO GABINETE DA DIREITO DE AUTOR, DA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA