terça-feira, 18 de setembro de 2018

CEDEAO APELA ABERTURA DOS PARTIDOS NO APOIO AO GOVERNO PARA A REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES EM NOVEMBRO

A missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental  (CEDEAO) apelou a uma abertura de todos os partidos para apoiarem as acções do governo de Aristides Gomes, de forma a acelerar o processo para a realização efetiva das eleições legislativas previstas para 18 de novembro.

O apelo da missão ministerial da CEDEAO consta no comunicado final daquela organização sub-regional tornado público esta tarde, 18 de setembro 2018, depois de rondas de reuniões com as autoridades guineenses bem como com a comunidade internacional e partidos políticos com assento no parlamento. A missão ministerial liderada pelo ministro nigeriano dos Negócios Estrangeiros, Geoffrey Onyeama e que se fazia acompanhar pelo ministro do Estado e igualmente Secretário Geral da Presidência da República da Guiné-Conacri, Youssouf Kiridi Bangoura e pelo presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brou, chegou ao país por volta das 12 horas desta terça-feira com o intuito de avaliar aplicação dos acordos de Conacri e de Lomé.

Outro objetivo da organização sub-regional visava inteirar-se das acções levadas a cabo pelo executivo para a realização das eleições. 

Durante a sua visita de trabalho de algumas horas a Bissau, a missão reuniu-se primeiramente com o Presidente da República, José Mário Vaz, depois com o Primeiro-ministro, Aristides Gomes e com os responsáveis do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) e da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

A missão reuniu-se igualmente com elementos da Comunidade Internacional (Grupo P’5) e de seguida recebeu os partidos com assento no parlamento, nomeadamente, o PAIGC, o PRS, o PCD, a UM e o PND. A reunião foi alargada à alguns partidos extra parlamentares, igualmente ouvidos pela missão, designadamente: a APU-PDGB, a FREPASNA e o MADEM – G 15.

Após essas reuniões, a missão tornou pública a sua posição através do comunicado final lido na voz de presidente da Comissão da CEDEAO, o costa-marfinense Jean-Claude Kassi Brou, afirmando que a missão tomou nota sobre as medidas tomadas para assegurar o respeito do calendário eleitoral a fim de permitir a realização das eleições legislativas na data previstas,  18 de novembro.

“A missão de alto nível felicita os avanços registados e apela o governo para acelerar os preparativos das eleições. Apela ainda todos os partidos a abertura no sentido de apoiar as acções do governo para aceleração do processo para a realização efectiva das eleições legislativas de 18 de novembro de 2018, conforme as decisões dos Chefes de Estado da CEDEAO”, lê-se no comunicado final.

Por: Assana Sambú
odemocratagb.com

bambaramdipadida.blogspot.com

E quando vc pensa que ja viu de tudo....



Pobre fazendo pobrice

ONU. Mortalidade infantil continua "inaceitável"

A mortalidade infantil no mundo apresenta melhorias assinaláveis desde 1990, mas a situação permanece inaceitável, alertou ONU ao divulgar um relatório produzido por várias das suas agências.


A situação da mortalidade infantil no mundo apresenta melhorias assinaláveis desde 1990, mas a situação permanece inaceitável, alertou esta terça-feira a Organização das Nações Unidas (ONU), ao divulgar um relatório produzido por várias das suas agências.

Em 2017 morreram 5,4 milhões de crianças com menos de cinco anos, menos de metade dos 12,6 milhões de óbitos registados em 1990, segundo o documento do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Organização Mundial da Saúde, Divisão da ONU para a População e Banco Mundial.

A maior quantidade de mortes (2,5 milhões) ocorreu no primeiro mês de vida, com mais 1,6 milhões a ocorrerem entre um e 11 meses e outros 1,3 milhões entre um e quatro anos. Entre 5 e 14 anos morreram mais 900 mil crianças no ano em causa.

No documento salientou-se que "estas mortes refletem o acesso limitado de crianças e comunidades a condições básicas de saúde, como vacinação, tratamento médico de doenças infecciosas, alimentação adequada, água limpa e saneamento". Os autores do texto destacaram que "é inaceitável que 15 mil crianças tenham morrido todos os dias em 2017, na sua maioria de causas evitáveis e doenças tratáveis".

Metade das mortes ocorreu na África subsariana e 30% no sudeste asiático. "As crianças estão a morrer por causa do que são e do ambiente em que nasceram, sejam famílias pobres ou comunidades marginalizadas", apontou-se na análise.

Em particular, as crianças nascidas em famílias pobres têm o dobro da possibilidade de morrer do que se tiverem nascido em famílias abastadas, o risco de morte nas áreas rurais é 1,5 vezes superior ao das áreas urbanas e os filhos de mães sem educação têm uma probabilidade 2,6 vezes superior de morrer do que se fossem filhos de mães com o ensino secundário ou superior. A qualidade do ar também discrimina nestas mortes, em particular em algumas regiões da África subsariana.

Se a tendência atual se mantiver, os autores do documento estimam que entre 2018 e 2030 vão morrer mais 56 milhões de crianças, metade das quais recém-nascidas. Entre os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), os números indicam uma tendência generalizada de melhoria, mas com situações diferentes. Assim, em relação a crianças mortas com menos de cinco anos por mil nados vivos, Portugal passou de 15 em 1990 para quatro em 2017.

Entre os outros integrantes da CPLP, a situação pior é a da Guiné-Bissau, que passou de 224 para 84, e a melhor a do Brasil, que reduziu de 63 para 15. No meio estão Angola (de 224 para 81), Moçambique (de 240 para 72), Timor-Leste (de 174 para 48) e Cabo Verde, que passou de 63 para 17.

Apanha marido na cama com a tia semanas depois de casar

Mulher de 33 anos decidiu regressar mais cedo do trabalho e descobriu que andava a ser traída debaixo do seu próprio teto.


Kim Elkins, de 33 anos, teve o maior desgosto da sua vida quando encontrou o recém-marido na cama com a tia, poucas semanas depois de ter dado o nó com aquele que achava ser o 'homem da sua vida'. O caso ocorreu na Escócia.

Tudo aconteceu quando um dia a mulher regressou do trabalho mais cedo. "Fiquei completamente histérica. O facto deles terem feito sexo na minha cama de casada tornou tudo muito pior (...) a minha tia, que só tem mais 10 anos do que eu, era uma grande amiga para mim. Cheguei a desabafar várias vezes com ela sobre a minha vida conjugal", confessou a mulher ao The Mirror. 

A mulher de 33 anos contou que conheceu o atual marido, Kenny, em 2009, através de um site de encontros online. Os dois marcaram um encontro perto de uma estação de comboios, e sete meses depois já estavam noivos.

O casal, que casou pelo civil em 2012, teve um filho, hoje em dia com sete anos. A relação começou a deteriorar-se quando a tia de Kim, Lorraine, e o marido se mudaram para a casa da sobrinha. A mulher de 43 anos acabou por se separar do companheiro e o casal deixou que esta continuasse a viver debaixo do mesmo teto.

Seis semanas depois de terem dado o nó, Kim começou a desconfiar que algo se passava quando um dia encontrou Kenny e Lorraine abraçados no sofá. Decidiu então regressar para casa mais cedo do trabalho e deparou-se com a mulher nua na sua própria cama. Apesar da traição, Kim decidiu perdoar o marido para o bem do filho dos dois, mas a relação acabou por voltar a desmoronar algum tempo depois.

O marido acabou por sair de casa para ir morar com a tia. Kim garante que a tia Lorraine nunca mostrou qualquer arrependimento por ter arruinado o seu casamento, afirmando que "ninguém escolhe por quem se apaixona".

cmjornal.pt

Guiné-Bissau: Políticos sustentam a corrupção, afirma Saturnino Oliveira

Saturnino faz o comentário à margem de uma discussão de dois dias sobre a corrupção, que decorre em Bissau.


A corrupção na Guiné-Bissau, com incidência no Estado, é sustentada, pelos próprios partidos políticos, diz o economista e investigador Saturnino Oliveira.

Para ele, a vida do guineense, não o guineense camponês, mas o guineense incomum, está intimamente ligada à corrupção.

Saturnino faz o comentário à margem de uma discussão de dois dias sobre a corrupção, que decorre em Bissau, sob iniciativa do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz. Nele participam académicos, economistas, juristas, jornalistas, sindicalistas e membros da sociedade civil.

Entre os temas em debate, constam a exploração dos recursos naturais, propensão de corrupção e mecanismos de transparência.

Acompanhe:

VOA


RIP: Faleceu nos cuidados intensivos do HNSM o Inácio Tavares, assessor do presidente da ANP para a área da comunicação. À família enlutada o editor do DC envia o seu mais profundo pesar.



AAS

Situação na Guiné-Bissau mostra “elevado grau” de corrupção que impera no país

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares guineense disse que a situação no país é demonstrativa do "elevado grau" de corrupção que impera na Guiné-Bissau.


O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares guineense, Agnelo Regala, disse esta terça-feira que a situação no país é demonstrativa do “elevado grau” de corrupção que impera na Guiné-Bissau.

Agnelo Regala falava na sessão de abertura de uma conferência sobre o combate à corrupção na Guiné-Bissau, organizada pelas Nações Unidas, e que vai reunir durante dois dias 50 profissionais de vários setores do país. A Guiné-Bissau, segundo o Índice de Perceção da Corrupção da Transparência Internacional, está no 177.º num ranking de 180 países.

“Pensamos que hoje o diagnóstico já está feito e a própria situação que se vive no país, é demonstrativa do elevado grau de corrupção que impera na Guiné-Bissau e dos efeitos devastadores que esse fenómeno tem na nossa economia e, consequentemente sobre o Estado e a sociedade”, afirmou o ministro.

Para Agnelo Regala, o sinal “mais evidente” de que a corrupção se entranhou na Guiné-Bissau é o facto de se assistir a “manifestações que promovem os mais corruptos, os que mais ostentam sinais exteriores de riqueza, ao invés de realçar o mérito daqueles que vivem do seu trabalho e da sua competência técnica e profissional”. “Tudo isto demonstra que se não formos capazes de combater aquele fenómeno e de proceder ao retorno aos valores da moral e da ética, a democracia e a nossa sociedade estarão condenadas e à mercê dos corruptos, em aliança com o crime organizado e o narcotráfico”, salientou o ministro.

O ministro alertou que o fenómeno poderá também criar uma “corrupção sistémica” que vai “fragilizar e gangrenar cada vez mais as instituições do Estado e agravar as desigualdades sociais”. No discurso, Agnelo Regala questionou as razões pelas quais a legislação existente na Guiné-Bissau não é aplicada e os implicados em atos de corrupção não são responsabilizados, bem como a razão pela qual os processos levantados pela Inspeção Superior contra a Corrupção se “encontram nas gavetas das instituições judiciais”.

Para fazer face ao fenómeno, o ministro disse que é preciso reformar o sistema judicial, investir na formação em prevenção e luta contra a corrupção e que a legislação passe a prever auditorias às contas do Estado e supervisão de áreas de risco. As Nações Unidas na Guiné-Bissau estão a apoiar o combate à corrupção através do aumento das capacidades nacionais para garantir a supervisão do uso de fundos públicos e formação de funcionários públicos.

interlusofona.info

Economia - FMI em Bissau para mais uma missão de avaliação ao programa de crédito alargado

Bissau, 18 Set 18(ANG) - Uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) chega hoje a Bissau para uma visita de trabalho no âmbito da sexta avaliação ao Programa de Crédito Alargado, anunciou, em comunicado, o Governo guineense.

Segundo o executivo guineense, durante a sua estada em Bissau, que termina a 02 de outubro, a missão do FMI vai reunir-se com as autoridades guineenses de vários setores, com o Banco Central dos Estados da África Ocidental, Tribunal de Contas, instituições bancárias, União Europeia, sociedade civil e com várias empresas que operam no país.

No âmbito da sexta avaliação ao Programa de Crédito Alargado, o FMI vai também reunir-se com responsáveis governamentais para analisar os "planos de investimento no setor energético, compensação das pescas e receitas relacionadas" e produção e exportação da castanha de caju.

Em junho, o conselho de administração do FMI aprovou a quinta tranche no âmbito do Programa de Crédito Alargado à Guiné-Bissau, que teve início em 2015, no valor de 4,3 milhões de dólares (cerca de 3,6 milhões de euros), totalizando 24,2 milhões de dólares (20,6 milhões de euros) de empréstimo. 

O FMI aprovou também um pedido das autoridades guineenses para a extensão do programa por mais um ano até meados de 2019.

Segundo o FMI, o aumento do programa vai ajudar à estabilidade macroeconómica durante o período eleitoral e ajudar às necessidades da balança de pagamentos.

Com a extensão do programa, a Guiné-Bissau vai beneficiar de um empréstimo total de 32,2 milhões de dólares (27,4 milhões de euros). 

ANG/Lusa

Breaking News: Domingos Simãos Pereira,Presidente do PAIGC esta de visita na Republica Popular da China.

Fonte: Braima Camara

A Convite do partido Comunista Chines, o lider do PAIGc, esta de visita de alguns dias na china, para reforçar os laços de amizade e cooperaçao partidario, existente entre os libertadores e Comunistas Chineses, desde tempos primordiais, da luta pela criaçao do Estado Guineense levado a cabo, pelo PAIGC, e seu entao lider Amilcar.

DSP, no âmbito da renovaçao e modernizaçao dos orgäos internas da sua formaçao politica, e a sua politica externa junto dos habituais parceiros, decidiu lançar um lobing diplomatico partidario, para o bem estar do povo Guineense, tendo enconta, o problema, do pais esta ligado a do PAIGC, como movimento criador da Naçao.

Eleições legislativas - Chefe de Estado garante que o processo eleitoral terá sucesso” diz chefe da missão da CEDEAO

Bissau, 18 Set 18 (ANG) – O Chefe da missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), afirmou receber garantias por parte do Presidente da República de que fará tudo para que o processo eleitoral tenha sucesso no dia 18 de Novembro.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Geoffrey Onyeama que falava aos jornalistas após o encontro mantido com José Mário Vaz, disse que a sua missão  composta pelo seu homólogo da Guiné Conacri e o presidente da Comissão da CEDEAO  está no país no quadro do processo da realização das eleições legislativas.

“Estamos a entabular contactos com os atores políticos para constatar se os preparativos para a realização do processo eleitoral estão no bom caminho”, disse o chefe da diplomacia nigeriana.

Os kits doados pela Nigéria chegaram recentemente ao país aguarda-se pelo anúncio do arranque dos trabalhos de  recenseamento eleitoral.  

ANG/JD/ÂC//SG

Política - Botche Candé pede licença ao Presidente da República para ir fazer política

Bissau, 18 Set 18(ANG) – O Ministro Conselheiro do Presidente da República encarregue da Segurança Interna e Externa, pediu segunda-feira uma autorização ao Presidente da República para ir fazer política ativa.

José Mário Vaz
“Sr. Presidente, já estamos no final da campanha de caju e o processo da peregrinação à Meca já acabou. Peço a sua permissão para ir fazer a política porque sofremos muito durante os preparativos das referidas atividades”, afirmou Botche Candé durante o seu improviso na cerimónia de agradecimentos dos Peregrinos ao Presidente da República. 

Aquele político e igualmente Comissário Nacional para a Peregrinação à Meca disse que sabem dos motivos que estão por detrás da intenção do Presidente da República de fixar um preço indicativo da castanha de caju em mil francos por quilo. 

“Sabemos igualmente das razões do incumprimento do preço indicativo estipulado pelo Presidente da República. Vimos o que o Sr. Presidente pensou para os peregrinos e todas as sabotagens à volta do processo”, referiu Botche Candé, um dos dirigentes sancionados do PAIGC.

Disse que no momento oportuno vão informar ao povo guineense o que realmente o Presidente da República José Mário Vaz pensava em prol da camada da população mais desfavorecida, das guerras e obstáculos que enfrentou.

Pediu à Deus para proteger aos peregrinos que tiveram a coragem de ir agradecer ao chefe de Estado pelos apoios prestados para suas deslocações aos lugares santos de Meca.

Em nome dos 1276 peregrinos guineenses, falou Aladje Ramadan Sall que na ocasião disse que as suas presenças no ato de agradecimento ao José Mário Vaz demonstram que de facto foram à Meca e regressaram ao país de boa saúde.

“Somente os nossos dois irmãos que faleceram em Meca por vontade de Deus.  Durante a nossa estada nos lugares santos ninguém sofreu a fome e nem outras dificuldades porque os preparativos foram muito bem feitos”, afirmou. 

Por sua vez, o Presidente da República disse que o momento não é de palavras, mas sim de ação.

“O que quero pedir-vos é a unidade entre todos os guineenses, para sermos um só, porque se assim for teremos mais força, e devemos pôr o dinheiro de Estado no cofre de Estado e meter as mãos na lama”, disse o chefe de Estado

José Mário Vaz sublinhou que agora, a maior preocupação dos guineenses deve ser de trabalhar para construir o país. “Foram para a Meca com intuito de rezar e voltar as suas aldeias e pedir as vossas famílias para trabalharem de forma a construir o país”, disse.

“Vocês viram com os vossos olhos como está bonito as cidades onde passaram na Arábia Saudita. Aquela organização e o trabalho não caiu do céu. Foram feitos pelas pessoas porque quando a cabeça pensa, as mãos executam para atingir os resultados”, referiu o Presidente da República.

ANG/ÂC//SG

CEDEAO em Bissau para analisar a situação política guineense

Missão liderada pelo chefe da diplomacia nigeriana pretende inteirar-se dos passos que estão a ser dados para as legislativas no país. Também fará uma avaliação da aplicação dos acordos de Lomé e Conacri.


Uma missão da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) faz, esta terça-feira (18.09), uma visita de algumas horas a Bissau para avaliar a situação política no país.

Segundo fonte do Governo, citada pela agência de notícias Lusa, a missão liderada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Geoffrey Onyeama, pretende fazer uma avaliação à aplicação dos acordos de Lomé e de Conacri.

Outro objetivo da organização regional é inteirar-se das medidas que estão a ser tomadas para a realização das eleições legislativas guineenses, previstas para 18 de novembro.

Durante a sua estada em Bissau, o chefe da diplomacia nigeriana vai reunir-se com as autoridades do país, signatários do Acordo de Conacri e representantes das organizações internacionais que atuam no país.

Solução para a crise

Em abril, os chefes de Estado e de Governo da CEDEAO encontraram-se extraordinariamente em Lomé, no Togo, para resolver o impasse político que se arrastava há cerca de três anos na Guiné-Bissau.

A cimeira decidiu pela nomeação de Aristides Gomes como primeiro-ministro da Guiné-Bissau, a abertura do Parlamento nacional, bem como pela realização de eleições legislativas a 18 de novembro.

Entretanto, atrasos na entrega dos kits eleitorais - entregues na segunda-feira (17.09) - e, consequentemente, no início do recenseamento dos eleitores levantam dúvidas quanto à realização da votação na data prevista pelas autoridades.

dw.com/pt

Constituição da República da Guiné-Bissau

Por Fernando Casimiro

É necessário que os órgãos de soberania da Guiné-Bissau e, sobretudo, o Senhor Presidente da República, admitam que não há condições legais, repito, legais, para a realização das eleições legislativas agendadas para 18 de Novembro deste ano, devido aos condicionalismos da dependência da Guiné-Bissau aos apoios financeiros, entre materiais e logísticos, prometidos pelos Parceiros Internacionais e os prazos constitucionais e legais para a efectivação de uma série de iniciativas nesse sentido.

É importante que Sua Excelência o Senhor Presidente da República considere o ponto 1 do Artigo 94º. da Constituição da República, relativamente às suas competências constitucionais e legais, face aos condicionalismos materiais e temporais para a dissolução da Assembleia Nacional Popular, caso esteja em cima da mesa, quiçá, na sua agenda, tal medida, pois que, não podemos continuar a prorrogar, por conveniências diversas, os mandatos dos deputados, de uma legislatura de 4 anos, para 5 anos.

Constituição da República da Guiné-Bissau

ARTIGO 94º

1 - A Assembleia Nacional Popular não pode ser dissolvida nos 12 meses posteriores à eleição, no último semestre do mandato do Presidente da República ou durante a vigência do estado de sítio ou de emergência.

2 - A dissolução da Assembleia Nacional Popular não impede a subsistência do mandato dos deputados até abertura da legislatura subsequente às novas eleições.

---------------------------------------------------

Positiva e construtivamente.

Guiné ka na maina!

Didinho 17.09.2018