segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Guiné-Bissau: Ministro da Educação da Guiné-Bissau nega qualquer dívida com professores em greve

O ministro da Educação da Guiné-Bissau, Dautarim da Costa, desmentiu hoje os sindicatos dos professores, em greve, negando a existência de dívidas, que justifiquem a greve dos docentes.

“Neste momento não há divida corrente de salários com os professores”, defendeu, em conferência de imprensa, Dautarim da Costa, ao comentar a situação de greve nalgumas escolas públicas, situação que tem levado a que pais e encarregados de educação dos alunos questionam o desempenho do Governo no setor do ensino.

O ministro admitiu que os salários do mês de janeiro ainda não foram pagos, mas que esta semana a situação será resolvida.

Dautarim da Costa frisou que o atual Governo conseguiu implementar o estatuto da carreira docente, lembrando que o diploma estava em discussão com os sindicatos desde 2011, trazendo um impacto positivo na vida dos professores, disse.

O ministro observou que “70% dos professores registavam um aumento substancial nos seus salários”, negando que a greve dos docentes esteja a afetar todas as escolas do país.

Segundo Dautarim da Costa, 81% das escolas públicas estão em pleno funcionamento e o “problema da greve existe em Bissau”, onde, admitiu, “a maior parte das escolas não estão a funcionar”.

O responsável afirmou que apenas 12 escolas públicas estão a funcionar em Bissau e que o resto se mantêm fechadas, “não por falta de professores, mas por falta de alunos” que se recusam a comparecer nas escolas.

O ministro pediu aos pais e encarregados de educação para que mandem os alunos para a escola, porque, notou, os professores estão dispostos a dar aulas.

Organizações de jovens e associações de pais têm apelado ao Governo no sentido de “conversar com os professores” para que retomam a docência nas escolas públicas.

interlusofona.info/ Aliu Cande

Coronavírus: Número de mortes revisto para 425 na China

Nas últimas 20 horas morreram mais 64 pacientes na província de Hubei, no centro da China.


As autoridades de Saúde regionais chinesas reportaram esta segunda-feira mais 64 mortes em resultado da infeção do novo coronavírus na província de Hubei, elevando o número total de vítimas mortais em território chinês para 425.

Este número poderá ser revisto nas próximas horas, uma vez que contabiliza novas mortes apenas na província de Hubei, cuja capital é Wuhan, epicentro do novo coronavírus.

De acordo com o mais recente relatório da Comissão de Saúde de Hubei, desde as 4h00 da manhã até às 24h00 desta segunda-feira (horas locais) foram registados mais 2345 novos casos de infeção e mais 64  mortes. Na mesma região, contam-se 10,990 hospitalizados.

O último balanço das autoridades chinesas colocava o número global de mortes em 362 e dava conta de mais de 17 mil infetados em todo o mundo, em resultado do surto viral, semelhante à pneumonia atípica, que foi detetado em dezembro passado.

As Filipinas anunciaram no domingo a morte de um cidadão de nacionalidade chinesa, a primeira vítima fatal fora da China.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais casos de infeção confirmados em 24 outros países, com as novas notificações na Rússia, Suécia e Espanha.

A OMS declarou na quinta-feira da semana passada uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional por causa do surto do novo coronavírus (2019-nCoV).

Os sintomas associados à infeção causada pelo novo coronavírus são mais intensos do que uma gripe e incluem febre, dor, mal-estar geral e dificuldades respiratórias, como falta de ar.

NAOM

Governo dá até 4800 euros a quem for viver para o interior

A linha de financiamento vai ser aberta até Março deste ano, segundo a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Os trabalhadores que decidam mudar-se para o interior do país, bem como os estudantes que iniciem aqui a sua vida profissional, vão passar a ter direito a um apoio que começa nos 2600 euros, mas que pode ir até aos 4800 euros, adiantou esta segunda-feira a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Antecipando-se à apresentação do programa Trabalhar no Interior, a governante explicou à TSF que o programa visa apoiar financeiramente, e de forma directa, os trabalhadores que decidam mudar-se para as zonas do interior menos densamente povoadas, desde que celebrem um contrato de trabalho. Os valores oscilarão entre os 2600 e os 4800 euros, consoante as despesas de instalação e transporte, bem como a composição do agregado familiar. 

Esta linha de financiamento deverá ser aberta até Março próximo. E as empresas terão também direito a uma majoração de 25% no apoio à criação de emprego para contratação de desempregados. Na prática, este apoio poderá ascender aos 6500 euros por trabalhador”, segundo a governante. 

De acordo com a mesma lógica de “discriminação positiva”, o Governo propõe-se criar 13 novos centros Qualifica no interior do país, bem como flexibilizar as regras quanto aos cursos de formação que decorrem no interior, nomeadamente quanto ao número mínimo de formandos. 

publico.pt

Estamos perante dois pesos e duas medidas? - A Missão dos Observadores Eleitorais Internacionais não serviu para nada?


A Comunidade internacional forçou, impôs, a nomeação e a tomada de posse do governo da Guiné-Bissau por via dos resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau face às Eleições Legislativas de 10 de Março de 2019 mesmo havendo uma crise política e institucional no seio da Assembleia Nacional Popular, por resolver, concretamente, a Constituição da Mesa da Assembleia Nacional Popular.

Disseram que o País não podia parar, ficando à espera de uma solução que poderia ser encontrada posteriormente.

O fim do mandato do Presidente da República da Guiné-Bissau foi usado como alibi para a encenação e argumentação de uma estratégia visando a anulação constitucional das suas competências, dos seus poderes.

Aliado à imposição da nomeação e empossamento do novo governo, fez-se a exigência, imposição, para que fossem realizadas eleições presidenciais até finais de 2019, porque era imprescindível que assim fosse.

Bem, fez-se tudo isso, sem que houvesse oposição da Oposição.

O estranho é que depois da realização das eleições presidenciais, alguém não quis e continua a não querer aceitar/ reconhecer a derrota, dando continuidade ao bloqueio do País, mesmo depois dos pareceres favoráveis da Missão Internacional de Observadores Eleitorais e face à ausência de reclamações no acto da votação e no percurso eleitoral em si.

O que é que a Comunidade internacional que ontem exigiu, impôs, a nomeação e empossamento do novo governo, por força dos resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições, tem a dizer, nos dias que correm, sobre o anúncio dos resultados das eleições presidenciais anunciados, como definitivos, pela mesma Comissão Nacional de Eleições que legitimou a vitória eleitoral do PAIGC nas eleições legislativas de 10 de Março de 2019?

Estamos perante dois pesos e duas medidas?

A Missão dos Observadores Eleitorais Internacionais não serviu para nada?

Se tiveram soluções de imposição para que a legitimidade dos resultados das eleições legislativas de 10 de Março de 2019 fosse validada, então, que tenham igualmente, soluções de imposição para que a legitimidade dos resultados da segunda volta da eleição presidencial de 29 de Dezembro de 2019 seja validada!

Positiva e construtivamente.

Didinho 03.02.2020

O PAIGC não é a Guiné-Bissau, nem está acima da Constituição e das Leis da República!


O PAIGC continua a alimentar a sua pretensão de estar acima da Constituição e das Leis da República da Guiné-Bissau, e, consequentemente, acima do Estado e das Instituições do País.

Como é possível o PAIGC continuar a tentar impor a sua interpretação da Lei-Eleitoral; da Lei da Comissão Nacional de Eleições; dos Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça; do Comunicado da CEDEAO sobre a crise eleitoral, como sendo a única interpretação sustentável de uma "verdade eleitoral, face à "mentira" de todas as outras partes, tendo em conta os dados em presença?

O PAIGC manda na Comissão Nacional de Eleições?

O PAIGC está acima da Constituição e das Leis da Guiné-Bissau, quando o próprio Estado submete-se à Constituição e às Leis da República?

Ou o PAIGC aceita a Democracia e o Estado de Direito, ou, teremos que promover, legalmente, o fim do PAIGC na Guiné-Bissau!

À Comissão Nacional de Eleições, a nossa solidariedade, o nosso apoio, para que se mantenham firmes, determinados, em cumprir com a Lei e no respeito pelo voto do Povo Eleitor!

Que não aceitem mais, nenhuma excepção, a pedido de quem quer que seja, para pôr em causa a legitimidade que vos assiste.

O PAIGC não é a Guiné-Bissau, nem está acima da Constituição e das Leis da República!

O candidato derrotado do PAIGC que assuma as suas responsabilidades da derrota sofrida nas urnas e deixe a Guiné-Bissau viver em PAZ!

Positiva e construtivamente.

Didinho 03.02.2020

Um grupo de mulhres BALOBEROS em tentativa d entra na Palácio d República. Kuma iram ki entra elis.



SITUAÇÃO STA DJA CONTROLADO. VIATURA DI KI MINDJERES KI STA BAH NA TENTATIVA D ENTRA NA PALÁCIO. PRINDIDO.


By Junior Gagigo

Um grupo de militantes de PAIGC, desfarsados de Baloberus, tentaram assaltar palacio da República. Uns foram presos e outros fugiram para sede de partido

Noticias a desenvolver...

JULIANO FERNANDES NEGA DETENÇÃO DO DIRETOR ADJUNTO DO SIS


O ministro do Interior da Guiné-Bissau, Juliano Fernandes, desmentiu hoje as informações postas a circulação em Bissau, sobre a detenção do diretor Adjunto do Serviços de Informação e Segurança do país (SIS), Uié Camara.

Fernandes falava à imprensa no final da reunião do Conselho de Segurança Nacional, convocado pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes para avaliar a situação de segurança no país, na qual referiu que a situação de segurança no país "continua estável".

Segundo informações postas a circular em Bissau, o responsável adjunto do SIS foi detido na sequência de uma carta codificada que recebeu do secretário de Estado da Ordem Pública, na qual consta nomes de algumas chefias militares com a ligação a candidatura de Umaro Sissoco Embaló.

Alison Cabral, Radio Jovem Bissau.

Guiné-Bissau: Rádio África FM Bissau sobre atual situação política do país. 3 de fevereiro de 2020


GUINÉ-BISSAU - Segurança militar guineense volta a tremer

Palácio do Governo. Bissau. 6 de Novembro de 2019. AFP.  Texto por: RFI

O Conselho Superior de Defesa da Guiné-Bissau reuniu-se hoje na presença de responsáveis políticos e militares. O encontro decorreu num altura em que a Guiné-Bissau vive momentos de alguma tensão na sequência dos resultados da segunda volta das eleições presidenciais.

Segundo a imprensa guineense, a reunião de hoje estará relacionada com as audiências do Tribunal militar e que envolvem o major Uié Camará, director-geral adjunto da inteligência militar.

O major Uié Camará está detido desde finais do mês de Janeiro no quartel do Estado Maior do exército em Bissau. Em causa está uma alegada lista codificada que o major teria recebido do secretário de Estado da Segurança e Ordem Pública, Mário Saegh, e que identificava nomes de alguns militares fiéis a Umaro Sissoco Embaló. ??? Estes teriam mostrado disponibilidade, a qualquer momento, em provocar tumultos em Bissau, caso do Supremo Tribunal de Justiça anulasse a segunda volta das eleições presidenciais de 29 de Dezembro.

JULIANO FERNANDES NEGA DETENÇÃO DO DIRETOR ADJUNTO DO SIS

A Lista que o major Uié Camará entregou ao Chefe de Estado-maior da Força Aérea da Guiné-Bissau, Braima Camará, mais conhecido "Papa Camará", terá sido entregue ao chefe de Estado Maior-general das Forças Armadas, Biagué Na N'Tan, que terá ordenado a detenção de Uié Camará.

Presente na reunião esteve o ministro do Interior guinneense que lembrou a utilidade do Conselho de Defesa Nacional, "é um órgão de consulta do primeiro-ministro sobre assuntos relacionados com segurança do país. É um órgão que está previsto na lei do nosso país", descreveu o ministro do Interior. Juliano Fernandes lembrou ainda que se tratar de "uma reunião normal de análise à segurança interna".

"É uma reunião de consulta, nesta fase que o país está a atravessar, criou-se esta oportunidade para que todos os integrantes reflictam sobre o estado da segurança do país", afirmou Juliano Fernandes, adiantando que, entre outras questões, a reunião discutiu a necessidade de ser criado um regimento de funcionamento do conselho.

Questionado sobre o facto de a reunião decorrer numa altura em que há rumores que indicam detenções de militares, o ministro do Interior desmente as informações, ressalvando que "o país está seguro".

Na reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional estiveram presentes; o primeiro-ministro Aristides Gomes, os ministros Juliano Fernandes, do Interior, Luís de Melo, da Defesa, Fatumata Baldé, da administração Pública, Ruth Monteiro, da Justiça, Odete Semedo, da Administração Territorial, e Geraldo Martins, das Finanças.

Estiveram ainda na reunião, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Biaguê Nan Tan, Procurador-Geral da República, Ladislau Embassa, os comandantes da Polícia de Ordem Pública, Armando Nhaga, e da Guarda Nacional, Agostinho Cordeiro, o diretor dos Serviços de Informação e Segurança (a ‘secreta' guineense) Alfredo Vaz e a directora-geral da Polícia Judiciária, Filomena Lopes.

A reunião ocorreu num altura em que a Guiné-Bissau vive momentos de alguma tensão na sequência das eleições presidenciais, contestadas pelo PAIGC e numa altura em que há rumores que indicam que alguns militares estariam detidos, acusados de interferência no processo eleitoral.

O PAIGC, através do seu advogado Dr. Carlos Pinto Pereira, formalizou uma Carta à CNE exigindo a correção na convocação da reunião, que deve ser a plenária da CNE e para a sessão de apuramento nacional, conforme acórdão do STJ.







Governo e militares reunidos em Conselho de Segurança da Guiné-Bissau

O Governo da Guiné-Bissau e as chefias militares estiveram reunidos hoje em Conselho de Segurança e no final do encontro, o ministro do Interior, Juliano Fernandes, disse tratar de "uma reunião normal de analise à segurança interna".


Juliano Fernandes enfatizou que a reunião foi convocada pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes, para permitir que todos os integrantes do Conselho de Segurança possam falar sobre a situação de segurança do país.

"É uma reunião de consulta, nesta fase que o país está a atravessar, criou-se esta oportunidade para que todos os integrantes reflitam sobre o estado da segurança do país", afirmou Juliano Fernandes, adiantando que, entre outras questões, a reunião discutiu a necessidade de ser criado um regimento de funcionamento do conselho.

O responsável frisou que se concluiu que a Guiné-Bissau "é um país onde se pode viver com relativa segurança, comparado com outros países".

Questionado sobre o facto de a reunião ocorrer numa altura em que há rumores a indicarem alegadas detenções de militares, Juliano Fernandes desmentiu aquelas informações, ressalvando que "o país está seguro".

Insistentes rumores em Bissau apontam que alguns militares teriam sido detidos, acusados de alegadas interferências no processo eleitoral.

A Guiné-Bissau vive uma acesa polémica política e judicial na sequência das eleições presidenciais de 29 de dezembro, cujos resultados foram contestados, no tribunal, pelo candidato Domingos Simões Pereira e que dão como vencedor Umaro Sissoco Embaló.

Além do primeiro-ministro, Aristides Gomes, assistiram à reunião do Conselho de Segurança da Guiné-Bissau, os ministros Juliano Fernandes, do Interior, Luís de Melo, da Defesa, Fatumata Baldé, da administração Pública, Ruth Monteiro, da Justiça, Odete Semedo, da Administração Territorial, e Geraldo Martins, das Finanças.

Estiveram ainda na reunião, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Biaguê Nan Tan, Procurador-Geral da República, Ladislau Embassa, os comandantes da Polícia de Ordem Pública, Armando Nhaga, e da Guarda Nacional, Agostinho Cordeiro, o diretor dos Serviços de Informação e Segurança (a 'secreta' guineense) Alfredo Vaz e a diretora-geral da Polícia Judiciária, Filomena Lopes.

MB // VM

Por Lusa/Fim

#CampanhaSkolaTaKumpuTerra #Dia6

Por Sumaila da Guiné

#CampanhaSkolaTaKumpuTerra #Dia6
#Balanço👀
I na passa dja 6 dias disna ku nô kunsa sugundu ronda di iziji Aristides Gomis ku si guvernu pa danu skola suma se fidjus, ahos nô misti bota udjus na kê ku nô sta nel:

1. Na es 6 dias, i tem manga di di djinti ku mostra kuma sê partidu di bardadi i Guiné-Bissau, terra ku nô djunta, kil djinti até tene pulítiku o partidu ku e ta apoia, ma e lanta pa luta pa se terra.

2. Manga di djinti ku ta pupa VIVA SKOLA na campanha eleitoral rabida e kala yem, suma si kontra nada ka sta na akontesi. I #fanatismo o nos tambi nô ka sta na mesmu mundu?!

3. Alguns djinti di partidus adversárius di kil ku sta na guvernu djunta ku nôs, nô acredita kuma i ka pa mal, ma pa fasi kil puku pa nô terra; suma ku i tem utrus di propi partidu na guvernu ku djunta ku nôs. Kila ta tchomadu #patriotismo.

4. Ma suma sempri i ta tem kil mas totolidus, i tem kilis ku punta "nôs gosi ku nô lembra kuma skola ta kumpu terra"!!! Ku utrus ku misti findji kuma e ka sibi guvernu ku tene responsabilidadi di pui skola funsiona. 

Ku tudu es, anôs mê nô na kontinua luta li nes mandjunlandadi digital, ku la na terrenu. Sexta fera nô na fasi vigília dianti di polásiu di guvernu, pabia POVU KU TA FASI GUVERNU! 
Mantenhas di #rispitu ku #admirason pa tudu #MilitantesGB. Pa Aristides Gomes ku si guvernu perta sintu, pabia BRINKADERA TEM ORA!

Terminou a instante a reunião do Conselho de Segurança Nacional, convocado pelo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes

O encontrou que decorreu nas instalações do Palácio do Governo em Bissau, serviu para analisar a situação de segurança no país.

Alison Cabral

Toda a verdade sobre os “Hackers” - Belmiro Pimentel



Belmiro Pimentel

Guiné-Bissau: A ministra da Função Pública, Fatumata Djau Baldé pronúncia sobre a vaga de greve, decretada pelos sindicatos.



Secretário-geral da UNTG Júlio Mendonça reage o apelo a contenção em relação a onda de greve na Função Pública, feito pela Ministra Função.


Aliu Cande 

Mustafa Cassamá was live.


Mustafa Cassamá


UM PEDIDO AOS ELEITORES GUINEENSES


Dara Fonseca Ramos 

O STJ pode anular esta eleição? - Advogado Nelson Moreira na RÁDIO ÁFRICA FM BISSAU

E a reunião do Conselho Nacional de Defesa e Segurança come Aristides Gomes


Leia Também: 

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes preside neste momento a reunião do Conselho de Segurança Nacional para avaliar a situação de segurança no país.


Além de Aristides Gomes, estão presentes na reunião os Ministros da Economia e Financas, Defesa, Interior, Administração Territorial e Justiça, Geraldo Martins, Luís Melo, Juliano Fernandes, Odete Semedo e Ruth Monteiro, respectivamente.

A reunião conta ainda com a presença do Chefe de Estado Maior Geral das Forças Armadas, Biaguê Nan Tam, Procurador geral da República, Ladislau Embassa, Diretora da PJ, Filomena Mendes, Comissário geral da POP, Armando Nhaga, Comandante da GN, Agostinho Sousa Cordeiro e o Diretor do Serviços de Informação e Segurança (SIS), Alfredo Vaz.

O encontro está a decorrer nas instalações do Palácio do Governo em Bissau.

ACOMPANHA A HISTÓRIA DO DOMINGOS SIMÕES PEREIRA (DSP) CANDIDATO DERROTANDO IGUAL AO REI VAIDOSO

Por Prs Diáspora

Conta-se a história dum Rei muito vaidoso e tão vaidoso era que pediu aos seus mordomos que lhe procurassem um costureiro que lhe confeccionasse um fato feito de tecido nunca antes visto em todo universo.

Desteodo ele seria o primeiro e o único a usar fato feito desse tecido raro e único no mundo.

Os mordomos puseram mãos à obra, mas a empreitada era difícil, para não dizer impossível. Achar um tecido nunca antes existente para confeccionar fatos ao rei.

Veio à cabeça dum dos seus mordomos a ideia de contratar tecelão que fosse capaz de materializar tal empresa. Posto que não existe no mercado tecidos já feitos que não tenham sido usados para a confecção dos factos.

Lancou-se um concurso público e muitos tecelões concorreram. Mas quem ganhou foi a oficina de um grupo de jovens dum reino bem distante que, tendo ouvido do anúncio do referido concurso público, decidiu participar. Para além de tecer tecido a oficina confeccionava também fatos.

Como vencedores os rapazes foram presentes ao rei que os perguntou se estariam à altura do compromisso, ao que reponderam afirmativamente. Inclusive, indicaram o prazo dentro do qual o fato estaria pronto.

Montou-se a maquinaria para o arranque dos trabalhos e em um mês o fato estava pronto.

Como foi que eles conseguiram, em tão curto espaço de tempo, algo tão incomum como este?

Era simples. Os rapazes sabiam que tal projecto era impossível, então preciso fazer algo fora de comum para convencer o Rei vaidoso, que consistia no seguinte: montaram maquinaria sem linhas e fingiram estar a fabricar manualmente o tecido. Quando o Rei passou, ao fim de cinco dias para ver a peça rara que estaria a ser fabricada, constatou que ali não havia tecido algum, pese embora a presença dos tecelões que se moviam como se estivessem, verdadeiramente a trabalhar.

O Rei vaidoso, indignado, perguntou ao chefe do grupo em voz áspera: o que Andeis a fazer ao longo desses dias todos? Ao que este o respondeu em tom de submissao: oh alteza, vossos servos estão a tecer o tecido, conforme prometido, pena que ele só pode ser visto por quem tenha nível de cultura elevadíssimo. Para não dar sinais de incultura o Rei fingiu que vira o tecido. De repente correu a nova por todo reino dando conta que o fato do Rei será feito, desta vez, de tecido só visível aos olhos dos cultos.

Muitos dos nobres foram até a pequena oficina montada no palácio, onde os rapazes fingiam estar a fazer algo e todos fingiam que viram o tecido e que era, invulgarmente, bonito.

Chegou-se a vez de tirar as medidas, o Rei vaidoso foi chamado à oficina e lá fingiram eles estar a tirar-he as mididas. E convencido o rei voltou-se para os seus aposentos reais. Ao fim dum mês, conforme fora prometido, a roupa já estava pronta e disso o Rei vaidoso, mais uma vez, foi informado e toda corte ficara a saber da boa nova.

Chegou o dia de o rei se apresentar em público com novas vestimentas e os mesmos rapazes convenceram-no a despir trazes reais para se vestir-se de nova indumentária. Assim se cumpriu. O rei ficou nu e se vestiu da roupa invulgar nunca antes vestida por ninguém.

Quando rei ia sai à rua e perante os seus súbditos, os rapazes aproveitaram-se da distração do monarca vaidoso e puseram-se em fuga.

Assim o rei saiu à rua nu perante o olhar incrédulo dos seus súbditos, mas todos fingiam que ele estava vestido, ante o medo de serem considerados incultos por não verem que boss saía vestido. Até que um menino desatasse a gritar, o rei está nu, o rei está nu. Só então a multidão entreolhou-se e começou a admitir que o chefe estava, realmente, nu.

Assim é a história do DSP no PAIGC. Todos sabem que homem não vale um cêntimo, politicamente, mas fingem considera-lo o "homem mais bem preparado", ante o medo de serem considerados burros por demais membros do grupo.

O DSP chegou ao partido este tinha 67 deputado. Em 10 anos baixou a fasquia para 47, o que significa que o partido perdeu no seu consulado 20 deputados e, por fim, conduziu o partido à derrota eleitoral nas presidenciais, com ele a testa como candidato. Com o agravante de ter perdido contra o candidato dum partido formado por pessoas por ele expulsas do PAIGC.

Estão a espera que uma criança os venha dizer que DSP é um nado morto, politicamente?

Bem-haja!

#PRS_DIÁSPORA_ÁFRICA

Carta aberta ao perdedor - mor - Por Estamos a Trabalhar


Excrementissimo cidadão que responde pelo nick DSP

O país e o PAIGC não são sua propriedade e nem do teu pai, aliás um dos informadores da PIDE, cuja mentira informante levou ao assassinato de muitos OINKAS.

A tua postura digna de um energumene não deixa dúvidas para ninguém! Para além de nunca ter ganhos políticos ( para derrotar um único adversário em Cacheu teve de fazer mil alianças, apesar de tudo, o resultado foi o que foi. Dos 67 deputados herdados da anterior presidência do PAIGC, nas eleições de 2014 perdeu 10 deles para, nas eleições de 2019, o saldo de perdas cifrar em mais de 20 deputados. O resultado político não é enganador, pois reflecte a tua personalidade: pior líder que já passou pelo PAI, kalabante, implicante, mentiroso, egoísta, enfim, uma desgraça em pessoa.

És tecnicamente um desqualificado, pois da tua suposta profissão não entende de nada caso contrário apresentaria um projecto arquitetonico para a construção da ponte que liga a tua terra natal com o resto da região de oio. És um fracasso técnico que nem uma pequena passadeira em forma de ponte consegues construir para ligar o bairro da tua residência com o bairro de empantcha. A única coisa que sabe na vida é ser o eterno perturbador da vida política e conselheiro dos incompetentes primeiros ministros por si propostos, postura tipica de energumene que vem a vida só para consumir oxigénio, assaltar o erário público e mais nada.
És um desequilibrado, totalmente sem compostura e sem dignidade nenhuma para ser nada neste país ( NUNCA!) depois do desgoverno de ratos que presidiu e do pior desgoverno de todos os tempos do qual és o conselheiro principal.

És o ser mais desprezível que há na face da terra, pois mostra a cada dia de forma notória, não possuir o necessário discernimento e equilíbrio mental para os atos da vida política imposta pelo alto cargo que imerecidamente ocupou na CPLP. A tua obsessão pelo poder é tão doentia que ainda és capaz de afundar definitivamente o partido que assaltou, pois és um perigo para a segurança do país e para a sub-regiao.

Quem te mandou meter - se com Jhon Zambrano? Agora porque estão a exigir o cumprimento do acordo quer perturbar outra vez o país para, no meio da confusão, fazerem entrar droga. Desta vez, pátria ou morte!

O PAIGC transformou - se num circo com este pseudo-lider que só cria instabilidade no país, que aluga bocas para falarem mal dos adversários políticos e para isso inventam e muitos militontos, porque são daltónicos, só vêem uma realidade, a realidade criada por este Lúcifer encarnado neste austrolopitecus ( comparem só o seu crânio com o do aquele simio).

Criou uma post verdade eleitoral com a tua Suprema Tolice Judicial (STJ), má I kana sedu bo trás, pois os bandidos togados, pederastas e de civilidade patibular, cuja verdade judicial muda conforme a ponte por onde passam, pagarão com a própria pele.
Senhor nick name DSP, no teu ego cavalga a cultura do ódio. A mania de grandezas, a gestão de egos no interior do teu partido bloqueia -te o cérebro.

De fuga em fuga para a frente, neste momento criou um outro problema para o partido, a chamada geração positiva, formada por gente tão despreparada que nunca souberam o que é trabalhar honestamente.

Ma És anu purda ka ten!

Fonte: Estamos a Trabalhar

Dr Quintino Na N'duk disse que: QUER & PODER


QUER & PODER
Não basta proferir um acórdão para que uma eleição seja anulada. É preciso ter a força para pôr em prática a sentença proferida nele. Que eu saiba: querer a anular uma eleição não é a mesma coisa que poder anulá-la.

Obs: Enfim, se fosse fácil anular uma eleição através de um acórdão, não teria nenhuma dúvida de que um acórdão do Supremo Tribunal de Justiça bastava para decidir quem seria o Presidente da República.

#PensaMilitontoPensa

Dr Quintino Na N'duk disse que:
(O Filósofo e a Sociedade)
Fonte: Dara Fonseca Ramos

TERRORISMO - Ataque armado no Burkina Faso fez 20 mortos

A violência na região do Sahel tem vindo a aumentar nos últimos meses.


Um grupo de homens armados em motas levou a cabo um ataque na vila de Lamdamol, no Burkina Faso, que provocou a morte a 20 pessoas, de acordo com a AFP. O ataque ocorreu este sábado, uma semana depois de 39 pessoas terem morrido na sequência de outro ataque perpetrado num mercado na província de Soum.

A região do Sahel, que engloba o Burkina Faso, o Mali e o Níger, tem registado um aumento na violência nos últimos meses. Algo que levou o governo francês a anunciar que vai enviar mais 600 soldados para o Sahel, o que vai fazer subir para cinco mil o número de soldados franceses destacados para esta região.

A crise no Sahel começou em 2012 quando uma aliança de separatistas e militantes islâmicos tomaram o controlo do noroeste do Mali. Desde então têm surgido novos grupos armados que se expandiram para o centro do Mali e para o Burkina Faso e o Níger.

No ano passado, o número de vítimas mortais causadas pela violência armada no Sahel foi o mais elevado desde o início do conflito. Mais de quatro mil pessoas foram assassinadas.

NAOM

Mulheres que usam óculos traem mais, e são mais mentirosas ???

Um recente estudo britânico, que envolveu mais de 1000 participantes, revelou que as mulheres que usam óculos, traem e mentem mais que as outras



De acordo com este estudo, 40 por cento das mulheres que usam óculos, admitiu já ter traído o seu conjugue mais que uma vez.

Os investigadores, concluíram que, as mulheres que usam óculos, possuem mais 27% de hipóteses de enganar, trair e mentir que as restantes.

Apenas 17 por cento das inquiridas sem óculos, revelaram que cometeram adultério ou mentiram à sua parceira.

Desta forma, as mulheres que usam óculos, podem também indicar que escondem um caso extraconjugal ou secreto.

Publicada por BLOGUE k 

Coronavirus - CEDEAO: Comunicado De Imprensa




ecowas.int

Coronavírus. China termina hospital com mil camas em dez dias

A China terminou a construção de um hospital de mil camas para os doentes do novo coronavírus, que já causou 362 mortos e mais de 17 mil infetados no país e no estrangeiro, foi hoje anunciado.


O reínicio das aulas foi também adiado na província chinesa de Hubei, centro do surto do coronavírus.

Em Wuhan, capital daquela província, no centro da China, o novo hospital foi concluído em apenas dez dias, enquanto um segundo hospital com 1.500 camas está já a ser construído.

As restrições em Wuhan, onde começou o surto de pneumonia viral, foram reforçadas, com as autoridades a decidirem que apenas um membro de cada família pode sair à rua para compras essenciais de dois em dois dias.

A China elevou hoje para 362 mortos e mais de 17 mil infetados o balanço do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoV) detetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro).

Desde dezembro já surgiram 17.205 casos em toda a China da doença que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a decretar uma emergência mundial e que já se espalhou a 20 países.

No domingo, morreu a primeira pessoa infetada fora da China, nas Filipinas: um chinês de 44 anos, natural de Wuhan.

Um avião da Força Aérea Portuguesa transportou no domingo para Lisboa um grupo de 20 pessoas -- 18 portugueses e duas cidadãs brasileiras -- retiradas de Wuhan.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais casos de infeção confirmados em 24 países.

O Ministério da Saúde vai disponibilizar instalações onde os portugueses provenientes de Wuhan vão ficar em "isolamento profilático" voluntário, durante 14 dias, e fazer análises para despistar o novo coronavírus.

Durante esse período, não poderão receber visitas, mesmo que controladas.

A Direção-Geral da Saúde fará um boletim clínico diário do grupo e o Ministério da Saúde realizará uma conferência de imprensa diária para dar conta da evolução da situação.

NAOM

Leia Também: 

Autoridades chinesas elevam número de mortos por coronavírus para 362


O número de mortes provocadas pelo novo coronavírus subiu para 362, depois de 56 pessoas terem morrido na China e uma nas Filipinas, anunciaram hoje as autoridades da província de Hubei...


MUNDO CORONAVÍRUS - Pentágono decreta quarentena para mil pessoas devido ao coronavírus

Cerca de 200 pessoas nos Estados Unidos já se encontram em quarentena.

© Wikimedia Commons

O Pentágono deu luz verde para cerca de mil pessoas ficarem em quarentena para prevenir que o coronavírus infecte mais pessoas nos Estados Unidos. 

De acordo com o New York Post, o secretário de Defesa norte-americano, Mark Esper, aprovou também, este sábado, o uso de quatro instalações militares para albergar viajantes que precisem de ficar em quarentena. 

Estas instalações - que alegadamente têm cada uma 250 quartos individuais - estarão prontas a funcionar ainda durante o presente mês. 

"O Departamento da Defesa apenas irá facultar a questão do albergue, enquanto o Departamento da Saúde Pública irá ser responsável por todo o tratamento, transporte e segurança dos que ficarem em quarentena", esclareceu fonte oficial do Pentágono citada pela referida publicação. 

Cerca de 200 norte-americanos já se encontram em quarentena em Riverside. 

Este sábado foi confirmado o oitavo caso de infeção pelo novo coronavírus nos Estados Unidos. Trata-se de um homem de 20 anos que recentemente viajou até ao epicentro da epidemia, Wuhan, na China. 

De acordo com a CNBC, que cita o Departamento de Saúde Pública, o caso foi detetado em Boston, Massachusetts. Ao todo, nos EUA, foram detetados três casos da doença viral, nomeadamente três na Califórnia, dois no estado do Illinois, um em Washington, um no Arizona e agora outro em Massachusetts. 

Notícias ao Minuto

China comendo cocô de vaca 🐮 😲😲😲

Cina makan kotoran sapi 🐮😲😲😲


SultanComputer Real