terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Muniro Conte, membro do comité Central do PAIGC considera o momento político de inoportunas as audições de alguns dirigentes do partido pelo Conselho de Jurisdição, tendo em conta os desafios futuros.


Por Alison Cabral 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Contudo, Conte esclarece que esta situação não deve ser aproveitada pelos militantes e dirigentes do PAIGC, para violar os estatutos do partido, pelo que, chama atenção para que o assunto não seja diabolizado.

Sobre audição de Cipriano Cassama, primeiro-vice presidente do PAIGC, igualmente líder do Parlamento também foi notificado pelo Conselho de Jurisdição, Conté disse que há uma recorrência de actos que entram em conflito com estatutos e interesses do seu próprio partido.

TEXTO: Fatima Tchuma Camara

Guiné-Bissau: Estrada de Ilhéu de Infanda está de parabéns


Eventual dissolução do parlamento - Líder da bancada parlamentar do PAIGC pede obediência à Constituição da República


Bissau, 08 dez 20 (ANG) – O líder da bancada parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Califa Seide pediu a obediência à Constituição da República da Guiné-Bissau, justificando que o parlamento só pode ser dissolvido quando houver “grave crise política”.

Califa Seide reagia as declarações do Presidente da Comissão Nacional das Eleições (CNE), José Pedro Sambú sobre a  possibilidade de o Presidente da República Umaro Sissoco Embaló dissolver o parlamento e convocar  eleições legislativas antecipadas.

De acordo com aquele líder parlamentar, se houver grave crise constitucional, o Presidente da República deve ouvir o Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), partidos com assento parlamentar, nomeadamente suas lideranças, e por último o Conselho de Estado para qualquer decisão nessa matéria.

Sobre essa possibilidade, Seidi pede  contenção e ponderação à todos os guineenses sobretudo os atores políticos, e disse que, se  é para ir às eleições atencipadas o seu partido está pronto porque é um desafio que sempre tem.

“As vezes aquele que achamos por bem que é a crise e tomamos medidas precipitadas aí pode começar a crise e não queremos isso. Se a Assembleia for dissolvida temos que ir às eleições antecipadas no prazo legal, e o PAIGC está sempre pronto porque é um desafio político que temos”, frisou Seide.    

Os líderes das bancadas do Partido da Renovação Social (PRS), Nicolau dos Santos e Agnelo Augusto Regalla da União para a Mudança (UM) foram unânimes nas suas opiniões afirmando que compete ao Presidente dissolver o parlamento mas só em caso de grave crise institucional.

Nicolau dos Santos afirmou que no momento não existe grave crise entre a Presidência da República e Assembleia Nacional Popular, e pede  ao Presidente da República para ponderar e chamar o presidente do parlamento para conversarem como duas instituições inter-independentes que se relacionam entre si.

Dos Santos disse que esse assunto não constitui uma preocupação aos parlamentares porque estão a fazer os seus trabalhos e que  o Chefe de Estado também faça o seu.

Agnelo Augusto Regala disse que se o Presidente achar por bem que deve dissolver o parlamento ao invez de deixar que a legislatura termine deve explicar  qual é a razão e grave crise política que o motiva a fazer isso.

“O Chefe de Estado pode ter as suas razões mas deve nos explicar isso. Será que é o problema do acordo do petróleo que assinou com o Senegal ou questionamento que os deputados têm estado a levantar, ou são  outros motivos. Não sabemos, mas ele tem faca e queijo e estamos a sua espera”, disse Regala.

Em declarações à imprensa a saída de uma  audiência com o Chefe de Estado, o presidente da Comissão Nacional de Eleições, José Pedro Sambú revelou o assunto da audiência e declarou que não há condições técnicas para a realização das eleições no prazo de 90 dias, estipulado pela Constituição.

Segundo a Constituição da República(artigo69), compete ao Presidente da República dissolver a Assembleia Nacional Popular-ANP( parlamento) em caso de grave crise política, ouvido o presidente da ANP e os partidos políticos nela representados e observados os limites impostos pela Constituição.

E o artigo 94 da Constituição determina que a ANP não pode ser dissolvida durante a vigência do estado de sítio ou de emergência.

ANG/DMG/ÂC//SGANG

O UNIFORME ESCOLAR COMBATE A INJUSTIÇA SOCIAL E AS DESIGUALDADES?


Por Nelvina Barreto

O UNIFORME ESCOLAR COMBATE A INJUSTIÇA SOCIAL E AS DESIGUALDADES? 

É verdade que a desigualdade social é um mal que existe desde os primórdios da sociedade humana e está presente em todos os países do mundo, em maior ou menor grau. Ela prejudica e limita o status social dos indivíduos pois determina á partida o seu lugar na sociedade. 

Na Guiné-Bissau grande parte da população vê-se assim privada de uma educação e saúde de qualidade, do direito à propriedade, direito ao trabalho, direito à habitação, mas principalmente do acesso às oportunidades.

Estas questões vitais não podem ser resolvidas com medidas ad-hoc.

Enfatizar a questão dos uniformes, faz passar para o plano secundário as graves deficiências e desafios do nosso sistema educativo ainda por resolver, a ausência de uma visão coerente e integrada para corrigir as graves injustiças sociais, a falta de políticas públicas específicas destinadas a apoiar os mais desfavorecidos, nomeadamente na criação de um verdadeiro sistema nacional de previdência social.

As medidas de política valem pela sua pertinência, eficácia, abrangência e utilidade pública. 

Neste quadro, não se compreende a decisão avançada pelas autoridades guineenses de impor uma sobrecarga adicional às famílias, obrigando-as a adquirir fardas escolares, (após o esforço já dispendido pela maioria das famílias para comprar uniformes para os sseus efucansos), a um custo unitário acima das suas possibilidades, sem qualquer preparação ou debate prévio, num contexto de dificuldades económicas extremas agravadas pela pandemia.

As injustiças e desigualdades sociais, económicas e culturais, combatem-se com políticas sérias e acções concretas, por exemplo:

-A atribuição de bolsas escolares para crianças de zonas mais remotas e desfavorecidas;

-A concessão de incentivos fiscais e outros para os estabelecimentos de ensino privados que recebam um determinado número de estudantes oriundos de famílias em dificuldades; 

- O apoio às escolas no fornecimento de refeições gratuitas nas cantinas em todo o País, etc..

Sensibilidade e empatia em relação ao sofrimento da população, exigem-se dos detentores dos poderes públicos (de ontem e hoje) na realização da sua missão.

Contribuição Cidadã 

Nelvina Barreto

Bissau, 08/12/2020

À ciência! - O REITOR DA UNIVERSIDADE AMILCAR CABRAL TIMOTEO SABA N´BUNDE, foi recebido hoje pelo Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló;




Dezembro 08 de 2020.

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional


Leia Também: 

Ensino superior - Universidade Amílcar Cabral retoma actividades em Janeiro

Bissau, 08 Dez 20 (ANG) – O Reitor da Universidade Amílcar Cabral (UAC), Temoteo Saba N'bunde disse hoje que a única Universidade publica da Guiné-Bissau vai retomar plenamente as suas actividades no próximo mês de Janeiro.

Temóteo  N'bundé falava à saída de uma audiência com o Presidente da República, que segundo ele, serviu para informar ao  chefe de Estado da atual situação da instituição e também para solicitar apoio deste para a mobilização de  recursos necessários para o seu pleno funcionamento.

De acordo com o Reitor da UAC, o Presidente  Umaro Sissocó Embalo, prometeu apoiar os trabalhos da nova reitoria, e agendou para breve uma visita àquela instituição acadêmica.

Segundo Temóteo Nbundé  a UAC  se depara com dificuldades de vária ordem nomeadamente a falta de  equipamentos administrativos, livros para biblioteca, viaturas e atrasos de pagamento dos salários aos docentes.

Questionado sobre as reivindicações dos estudantes que exigem a retoma das aulas , este responsável disse que o problema já está praticamente ultrapassado, porque tem a ver com o pagamento dos docentes e que a Reitoria já chegou à um entendimento com os professores.

"A nossa reitoria quer relançar a Universidade Amílcar Cabral, para ser referência a nível nacional e sub-regional", disse Temoteo Nbunde

Atualmente a UAC conta com aproximadamente 500 estudantes e um  total de nove cursos, incluindo três novos oferecidos para o ano letivo a começar em janeiro, nomeadamente Serviço Social, Ciência da Educação e Economia.

ANG/CP//SG

A Empresa, um fator do Desenvolvimento! - A DELEGAÇÃO EMPRESARIAL DE CORREIA DE SUL, recebida hoje pelo Primeiro-Magistrado da Nação.




Data. 08 12 2020

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

ANP: Continuação dos trabalhos do Anteprojeto de Revisão Constitucional

Radio Bantaba

Goveno e ONU elaboram Plano Quadro de Cooperação


Radio Bantaba

ANP CONTINUAÇÃO DE AGENDA DE ORDEM DO DIA - Terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Vídeo by Mustafa Cassamá

Ministro das Pescas: “CONTRIBUIÇÃO DAS PESCAS NA ECONOMIA NACIONAL É INFERIOR AO SEU POTENCIAL REAL”

08/12/2020 / Jornal Odemocrata 

O Ministro das pescas, Malam Sambú, revelou esta terça-feira, 08 de dezembro de 2020, que a contribuição do setor das pescas na económica nacional é inferior ao seu potencial real. 

Malam Sambú disse que essa oscilação deve-se às condições precárias das infraestruturas de apoio destinadas ao desembarque, à conservação, à transformação e à comercialização do pescado.

O ministro fez essa revelação na abertura dos trabalhos de apresentação e validação dos resultados de dois inquéritos Socioeconómicos da Pesca Artesanal e Pesca a Pé, realizados em todo o território nacional de 10 de junho a 21 de julho do ano em curso, para conhecer melhor as atividades da pesca artesanal.

Sambú defendeu que para ter uma ideia mais ampla e realista sobre a contribuição do setor pesqueiro na economia nacional é importante e necessário realizar estudos mais aprofundados que permitam obter dados mais abrangentes e confiáveis das atividades pesqueiras nacionais.

O governante realçou que os documentos em apreço “revelam-se de estrema importância”, na medida em que irão reforçar ainda mais os dados relativos à contribuição do setor pesqueiro no desenvolvimento socioeconómico do país.

O titular da pasta do Ministério das Pesca pediu aos participantes maior empenho nos trabalhos de análise e validação técnica dos relatórios de forma a facilitar os decisores na adoção de políticas que visem a proteção e conservação dos ecossistemas marinhos e florestais na perspetiva de garantir as suas perenidades e das gerações atuais e vindouras.  

“O inquérito ajudará na análise de aspetos sociais e económicos dos pescadores junto das comunidades”, afirmou Malam Sambú.

O Ministro das Pescas sublinhou que o mais importante é que o inquérito permita que os pescadores mais velhos percebam o valor desses inquéritos e tentem transmitir os seus conhecimentos aos mais jovens, trazer empregos aos jovens para que possam ter o devido rendimento necessário.

Na sua declaração à imprensa Suleimane Mané, Diretor de Serviços da Pesca Continental e Aquacultura, realçou que os resultados do inquérito permitirão que o ministério faça o trabalho no sentido de melhorar e realçar os pontos fracos e diminuir as dificuldades em equipamentos de pesca que os pescadores enfrentam, nomeadamente: as boias, as redes, os chumbos, entre outros .

Suleimane Mané assegurou que o ministério vai envidar esforços para criar lojas de venda de materiais de pesca para permitir que os pescadores tenham acesso facilitado aos  materiais e praticar  suas atividades pesqueiras de forma mais fácil.

Por: Carolina Djemé

Fotos: C.D

PAIGC NOTIFICA SUZI BARBOSA E O EX-PM CARLOS GOMES JÚNIOR

08/12/2020 / Jornal Odemocrata 

O Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) notificou para consequente audição o antigo líder do partido libertador e ex-primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior (Cadogo Júnior), a atual ministra dos Negócios Estrangeiros, das Comunidades e da Cooperação Internacional, Suzi Carla Barbosa, o Procurador-Geral da República, Fernando Gomes, e o ministro da Justiça, Fernando Mendonça. 

A convocação dos dirigentes dos libertadores foi tornada pública pelo presidente daquele órgão de jurisdição, Francisco Benante, durante uma entrevista à estação emissora Rádio Capital FM. 

Na semana passada, o órgão judicial dos libertadores ouviu o primeiro vice-presidente e presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá e antigo primeiro-ministro, Artur Silva, com o intuito de compreender as suas ações que, supostamente,terão “ferido os estatutos do partido”. 

Benante, que dirige o “Tribunal do PAIGC”, revelou na entrevista que, para além de Suzi Barbosa e Carlos Gomes Júnior, o Conselho de Jurisdição convocou também os cinco deputados que votaram a favor o programa do atual governo, nomeadamente: Braima Djaló, Saliu Embaló, Mamadi Baldé, Leopoldo de Jesus e Leopoldo da Silva. 

Acrescentou que convocaram igualmente o atual Procurador-Geral da República, Fernando Gomes e o ministro da Justiça, Fernando Mendonça.   

O presidente do Conselho Nacional de Jurisdição nega que o órgão que dirige esteja a perseguir alguns dirigentes do partido, afirmando que qualquer dirigente e militante é sujeito à interpelação naquele órgão. 

Francisco Benante disse ainda que aquele órgão não endereçou uma nota de ‘culpa’ aos dirigentes visados na convocatória, e avança que a audição visa compreender se as suas ações, ao longo dos tempos, estão em conformidade com as normas estatutárias.

Exortou os visados a responderem à convocatória, sob pena de serem julgados à revelia, informando que Artur Silva e Cipriano Cassamá não resistiram à solicitação e que estes dirigentes se disponibilizaram, de imediato, logo que souberam da convocatória.

Francisco Benante afirma estar “surpreendido e preocupado” pela forma como o assunto da audição de Cipriano Cassamá foi tratado nas redes sociais.

Por: Tiago Seide

TIRA TEMAS 07 12 2020 - Rádio Capital Fm


By Rádio Capital Fm

Guiné-Bissau - ANP: Continuação dos trabalhos do Anteprojeto de Revisão Constitucional

By RadioBantaba 

Guiné-Bissau: Empresa farmacêutica "Saluspharma" esteve esta manha na presidencia da República.







Fotos: Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Fonte: RadioBantaba 

ANP CONTINUAÇÃO DE AGENDA DE ORDEM DO DIA.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO 

By Mustafa Cassamá

GUINÉ-BISSAU MALGÓS - VIOLARAM CADEADO DOS GREVISTAS NO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES .... Carlos Santiago


Fonte: Carlos Santiago


Pandemia afeta comerciantes informais na Guiné-Bissau


Mercadosafricanos.com
 por Fátima Tchumá Camará 

A pandemia provocada pelo novo coronavírus afetou sobremaneira os comerciantes que operam no sector informal na Guiné-Bissau e alguns correm o risco de fechar os seus estabelecimentos comerciais se o Estado não intervir rapidamente. A preocupação foi manifestada ao repórter dos mercados africanos pelo Presidente da Associação dos Retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau.

Segundo explicação de Aliu Seidi, desde que a pandemia chegou à Guiné-Bissau no mês de março último, os seus associados continuam a pagar todas as suas obrigações fiscais.

“Desde que as autoridades guineenses declararam a existência da COVID-19 no país, não fomos tolerados em nada e pagamos todos as nossas obrigações ao estado e alguns dos meus associados já ponderam fechar as suas portas porque não conseguem sustentar nem as suas famílias e muito menos honrar os seus compromissos fiscais neste momento”, lamentou Aliu Seidi.

Em alguns países com a chegada da pandemia as autoridades decidiram baixar as taxas aos operadores económicos e comerciantes que atuam no sector informal, mas na Guiné-Bissau não foi o caso, indicou o presidente da Associação de retalhistas do país.

Neste particular, Aliu Seidi pediu a rápida intervenção das autoridades guineenses, nomeadamente o executivo no sentido de dar o seu apoio aos comerciantes em geral e em particular os que atuam no sector informal.

“Já não sabemos o que podemos fazer, porque estamos cansados, por isso, fazemos apelo ao executivo para nos ajudar ultrapassar esta crise provocada pela pandemia de COVID-19”, acrescentou Seidi.

Além de apelo ao executivo, o Presidente da Associação dos Retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau, também pediu apoio as organizações sub-regionais e internacionais, nomeadamente o Banco Mundial, União Económica e Monetária Oeste Africana -UEMOA e os países com quem a Guiné-Bissau tem laços históricos como são casos por exemplo, de Angola, Portugal entre outros.

Aliu Seidi revelou ainda que a sua instituição já enviou várias correspondências às autoridades guineenses, onde espelhou as dificuldades dos seus associados, mas até então disse que não recebeu nenhuma resposta do governo.

Questionado sobre os prejuízos sofridos pelos seus associados, devido às restrições impostas pelo COVID-19, Seidi disse que embora não tendo a noção exata dos prejuízos devido a falta de contabilidade oficial, não tem dúvidas que são enormes e com repercussões a longo prazo nas atividades comerciais dos associados.

O presidente da Associação dos Retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau, lembrou que o sector informal é o que mais contribui para as receitas do tesouro público.

PR Embalo reuniu se com C N E - À saída, o Presidente da CNE, José Pedro Sambú, disse que o assento tônico foi o dissolução do Parlamento e a realização das eleições legislativas antecipadas.


Passos às Legislativas!
O Presidente da Comissão Nacional de Eleições, foi recebido hoje pela a sua Excelência Presidente da República, no âmbito de atualização de caderno eleitoral face à preparação para as legislativas;
08-12 - 2020



Leia Também:

GUINÉ-BISSAU: Presidente ouve CNE sobre possibilidade de dissolver parlamento


Por Notícias ao Minuto  08/12/20 

O chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, reuniu-se hoje com a Comissão Nacional de Eleições para debater a possibilidade de dissolver a Assembleia Nacional Popular e convocar eleições legislativas antecipadas, disse o presidente daquele órgão eleitoral.

"Nós viemos aqui no quadro da auscultação que o Presidente está a fazer sobre a possibilidade de vir a dissolver a Assembleia Nacional Popular e organizar, portanto, eleições antecipadas", afirmou aos jornalistas o presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), José Pedro Sambú.

O presidente da CNE explicou aos jornalistas que informou Umaro Sissoco Embaló que para realizar eleições legislativas antecipadas é "preciso observar alguns aspetos pré-eleitorais, concretamente atualização da cartografia eleitoral e do recenseamento eleitoral para depois organizar as eleições".

"Pensamos enquanto órgão eleitoral que demos a opinião ao Presidente para possível tomada de posição", salientou.

Questionado sobre se há possibilidade de realizar eleições num prazo de 90 dias, José Pedro Sambu afirmou que tecnicamente é possível.

Estamos perante um grande espetáculo


Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da  𝙂𝙪𝙞𝙣𝙚́-𝘽𝙞𝙨𝙨𝙖𝙪.

Estamos perante um grande espetáculo

Advogado fraco, a humilhação é para quem não tem caráter de um homem Político como Aristides Gomes. Além disso, se algum ponto fraco do contrato for corrigido, será, a sua salvação, tomando sempre para ladrões, e corajosamente, “a defesa do mais fraco,

“ réu pobre e obscuro, agrupamento são responsáveis para complementar estratégia do terror de Estado Guineense, e de uma série de políticas públicas medíocre na Guiné- para desmantelar as estruturas formais e informais da nossa sociedade agora são vítimas. A justiça precisa, tomar atitudes justas. 

Não é o vosso sistema de justiça tal como ele é vivido pela população Guineense, implantado na Guiné-Bissau vindo do Madina do Boé, não é?

Em suma, qual a legitimidade das instituições da Guiné-Bissau que compõem o "sistema de Justiça" fraca, em cujo âmbito dos assassinos sanguinários. 

 Inflamação dos tendões e nervos na imprensa Guineense é absoluta voluntarismo, e arrogância quando se conspira contra adversário político, e contra o qual, se são aplicáveis, neste caso, os critérios nacionais de elegibilidade para o apoio judiciário é claramente fraldado, insurjo neste caso uma vergonha da pátria. Na verdade, é fraude a serviço de injustiça.

Núcleo de assuntos estratégicos para camuflar a justiça é chamado de picareta mor Fernando Gomes. 

É uma espécie de aliança "espúria" entre injustiça e corrupção.

Há um ciúme profundo da elite baronato Guineense contra o antigo primeiro-ministro anarquista, é uma perseguição judicial contra o ladrão.

Embora as atribuições de magistrados, promotores de justiça Guineense são defensores dos Ladrões sem escrúpulos, sejam distintas, as três carreiras integram o sistema judicial verdadeiro. Em sequência, sobre o Superior Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau ambos incluem-se entre os Tribunais nos jogos políticos.  A ver vamos. 

Afirma o Democrata em ação.

Leia Também:

PERMANECE INCERTEZA SOBRE O DESTINO DE ARISTIDES GOMES


Por Alison Cabral

O Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), onde se encontra antigo primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes desde marco, vai fechar as suas portas no próximo dia 11 do mês em curso, mas o destino do antigo governante permanece numa incerteza total em Bissau.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Após a tomada de posse das atuais autoridades guineenses no mês de fevereiro último, Gomes abandonou a sua residência oficial na capital Bissau e refugiou-se nas instalações da UNIOGBIS, alegando falta de segurança e ameaça à sua integridade física.

Confrontado com a situação, esta segunda-feira, 07 de dezembro, um dos advogados do antigo primeiro-ministro, Suleimane Cassama, disse que com o fecho do gabinete, uma das estruturas das Nações Unidas, a responsabilidade da segurança de Gomes vai ser transferida para a representação da ONU no país.

BANDITS ATTACK KADUNA COMMUNITY, KILL FULANI LEADER

By Native Reporters December 8, 2020

Gunmen suspected to be bandits have attacked Kasuwan Magani town in Kajuru Local Government Area (LGA) of Kaduna State.

It was gathered that armed men invaded the community in their large numbers and went straight to the residence of Ardo Ahmadu Suleiman, leader of Fulani Ardos in the state.

The gunmen shot at Suleiman shortly after he observed the 8 pm Ishai Muslim prayer at a mosque close to his house, but he survived the attack.

SaharaReporters gathered that the attack took place over the weekend.

Tsoho Garba, Chief Imam of Kasuwan Magani Mosque, said that the bandits trailed the Fulani leader from the mosque down to his house which was about 20 metres away.

According to Garba, the gunmen also shot sporadically in the community, creating panic among residents who scampered for safety before the arrival of security operatives who later brought the situation under control.

In a report by ChannelsTV, the Commissioner for Internal Security and Home Affairs, Samuel Aruwan, described the attack as an assassination attempt on the Fulani leader because he was working with the government to eliminate banditry and kidnapping in Kajuru council.

Read Also:

FG ANNOUNCES REDUCTION IN FUEL PRICE


By Native Reporters  December 8, 2020

The Nigerian government has announced a reduction in the pump price of premium motor spirit, otherwise known as petrol, from N168 to N162.44 per litre with effect from December 14.

The Minister of Labour and Employment, Dr Chris Ngige, disclosed this at the end of a meeting with labour leaders which began around 9 pm on Monday and ended at 1:30 am on Tuesday.

The product presently dispenses at N168, following the decision of the Petroleum Products Marketing Company to increase the ex-depot price of petrol from N147.67 per litre to N155.17 per litre in November.

The ex-depot price is the price at which the PPMC sells the product to marketers at the depots.

The minister said a technical committee had been set up to ensure price stability in the industry.

Ngige stated that the committee, which would report back to the larger house on January 25, would appraise the market forces and other things that would ensure stability in the industry.

“Our discussion was fruitful, and the Nigerian National Petroleum Corporation, which is the major importer and marketers of petroleum products and customers, have agreed that there will be a slide down of the pump price of PMS and that the price cut will get us about N5 per litre and that the price cut will take effect from next Monday, a week today,” ThePunch quoted him to have said.

Ngige explained that the price reduction was not meant to suspend deregulation because it did not affect the price of crude oil but on areas where the NNPC as the main importer had agreed that it could cut costs like freight and demurrage costs.

He said the new price slash was a product of a joint committee of NNPC and labour representatives, which looked into ways of cutting costs.

On the aspect of electricity tariff, both sides agreed to wait till the next meeting date on January 25 to enable the special committee dealing with complaints to conclude their deliberations.

The President of the Nigeria Labour Congress, Mr Ayuba Wabba, communicated the position of the minister, saying that both sides reached the agreement.

Saúde Pública! - Audiência do chefe de Estado Guineese, com o Grupo dos medicos e tecnicos da pediatria da Guiné-Bissau;






Bissau 07 de Dezembro 2020. 

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional


Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau - Em apenas oito meses, o II° Governo da X° legislatura, honrou, cumpriu e fez o impensável para alguns. Vejamos em relação as principais vias rodoviárias da Cidade de Bissau:

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

GOVERNAR PARA TODOS

Em apenas oito meses, o II° Governo da X° legislatura, honrou, cumpriu e fez o impensável para alguns. Vejamos em relação as principais vias rodoviárias da Cidade de Bissau: 

1- Asfaltou o troço Amura-HNSM- DG Viação-Bairro Banco-Coqueiros-Rotunda de Santa Luzia.

2- Rotunda da Chapa de Bissau-Granja -Bairro de Luanda.

3- Rua 15 

4- Rua 14  

5- Obras de beneficência da estrada da Zona 7

6- Obras de Beneficência do troço Caracol-Paulo Barros-Titininha.

7- Asfalto novo no troço subida de Cabana-Caracol (rebaptizado Av Macky Sall)

Mais obras estão em curso, sobretudo, trabalhos a nível de pistas rurais nas zonas mais recônditas do interior, por forma a facilitar a vida das pessoas dos Sectores e Secções.

Juntos somos mais fortes! 

Parabéns aos Ministros das Obras Públicas e da Administração Territorial, pelo excelente trabalho que estão a realizar.

#GovernoGB2020 

#Fazeradiferença





Covid-19: Guiné-Bissau receberá vacina, mas não será para todos

DW.COM

A Guiné-Bissau vai receber vacinas contra o novo coronavírus, mas vão abranger apenas os grupos de risco, disse à Lusa a Alta-Comissária para a Covid-19 no país, Magda Robalo. O financiamento está já a ser negociado.

"A Guiné-Bissau faz parte do grupo de 92 países que foram identificados como sendo elegíveis para beneficiar de um apoio de um grupo de parceiros que se organizaram para receberem vacinas contra a Covid-19, que não vai permitir a vacinação de toda a população, por várias razões, todas à volta do financiamento, mas que permitirá vacinar grupos de riscos identificados em cada país", disse Magda Nery Robalo.

O apoio à Guiné-Bissau será dado no âmbito do Convax, uma coligação de 165 países, apoiada pela Organização Mundial de Saúde, para ajudar os países mais pobres a terem acesso à vacina contra o novo coronavírus.

"Nós estamos neste momento a fazer um plano de ação, a identificar a assistência técnica que será necessária, os equipamentos para a cadeia de frio que serão necessários, isto tudo em coordenação com o programa de vacinação, eles têm toda a experiência e todo o material para a implementação", explicou a Alta-Comissária para a Covid-19.

Magda Nery Robalo disse ainda que na atual fase estão a decidir quais os grupos de risco que vão ser privilegiados, se cabem nos 20% a que a Guiné-Bissau tem direito e também a negociar com os parceiros a articulação do financiamento.

Redução de casos sem explicação científica

De acordo com a Alta-Comissária para a Covid-19 na Guiné-Bissau, não há explicação científica para a "consistência de redução de casos" no país. "Pensamos que a maior cadeia de transmissão que terá ocorrido nos picos da pandemia se terá quebrado por medidas de contenção do movimento das pessoas, que teve lugar durante o tempo que foram mantidas as restrições", afirmou.

Magda Robalo: "O vírus continua a circular, mas provavelmente em focos mais fechados"

Magda Nery Robalo disse que vai ser realizado um estudo serológico para permitir ter uma ideia da expansão da circulação do vírus, mas também saber quantas pessoas desenvolveram anticorpos por terem estado em contacto.   

A Guiné-Bissau regista atualmente um total acumulado de 2.441 casos de covid-19, 64 dos quais permanecem ativos, e 44 vítimas mortais.  

Poucos testes, poucos casos

Para a comissária, o facto de haver "pouca testagem" também contribuiu para haver poucos casos, salientando que a maior parte é feita em Bissau, onde foi o maior foco da pandemia e que o "segredo" para detetar casos está na testagem. "Se houvesse um foco emergente que estivesse a ocorrer, penso que seria detetado", afirmou, salientando que houve um alerta em três dos bairros mais populosos de Bissau e que depois de uma investigação e recolha de colheitas se verificou tratar-se de um surto gripal. "Nenhum foi positivo para covid-19", sublinhou.

Apesar da pouca testagem, Magda Nery Robalo explicou que a afluência de casos graves às tendas de triagem da Covid-19 tem diminuído. "Pensamos que essencialmente o vírus continua a circular, mas provavelmente em focos mais fechados, provavelmente entre grupos que têm uma certa resistência, que não sabemos explicar, mas no fundo as razões para este declínio ainda estão por ser explicadas e compreendidas", sublinhou.

As autoridades guineenses declaram em setembro a situação de calamidade e de emergência de saúde até 08 de dezembro no âmbito do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus, depois de vários meses em estado de emergência.

Questionada sobre que recomendação deu ao Governo em relação às medidas a serem tomadas a partir de 8 de dezembro, a Alta-Comissária para a Covid-19 disse que apresentou um "conjunto de recomendações".  

Guiné-Bissau: Fim do estado de calamidade: Governo deve aprovar novas medidas

Por CNEWS Dezembro 7, 2020

Termina esta terça-feira (08.12), o “primeiro” período de estado de calamidade na Guiné-Bissau, decretado pelo governo guineense, devido à pandemia da covid-19, que já causou 44 mortes no país, desde março.

O período de estado de calamidade durou três meses. Foi decretado pelo governo, com o aval do presidente da república, a 08 de setembro, para fazer face à pandemia do novo coronavírus, depois de vários períodos de estado de emergência.

Segundo apurou o Capital News, o governo tem em mãos uma proposta do Alto Comissariado da Luta Contra a Covid-19, para continuar com a prevenção, a nível nacional, mas desconhece-se, para já, de que plano se trata. Se o país vai voltar ao estado de emergência, para medidas mais restritivas, ou continuar a observar o estado de calamidade.

As medidas de combate a covid-19 não têm sido respeitadas no país, nomeadamente o uso obrigatório das máscaras nas vias públicas e a proibição de aglomeração das pessoas.

Na semana passada, o presidente da república, Umaro Sissoco Embaló, teve de pedir desculpas públicas, depois de ter aglomerado milhares de pessoas, num comício, no leste da Guiné-Bissau, em plena pandemia.

Bafatá leste da Guiné-Bissau perto de ficar sem luz


Por 
Quemo Dabó capitalnews.gw  Dezembro 7, 2020

Bafatá, leste da Guiné-Bissau, corre risco de ficar às escuras, por um periodo indeterminado, devido a recusa de um dos bancos, em conceder o credito à Direção da Energia local, para a compra de cobustivel e consequente fornecimento da luz elétrica à cidade.

Informações apuradas pelo Capital News indicam que a Direção da Energia deve mais de 80 milhões de francos CFA, a um dos bancos comerciais do país, que concedia crédito à instituição para alimentar a central, que fornece luz a Bafatá.

Esta segunda-feira, o director técnico da produção da energia para a província leste, Adulai Candé, confirmou ao CNEWS, que o banco “cancelou” o crédito para o fornecimento de combustível, por causa da dívida e lamenta a “falta de informações e de colaboração” entre os funcionarios da Direção da Energia.

Adulai Candé disse que havia rejeitado os termos do presente contrato de fornecimento de combustível, intermediado pelo banco em causa. A instituição bancária paga combustível diretamente nas mãos do fornecedor, a partir do qual a Direção da Energia levanta o bem, para fornecer a energia aos consumidores, para depois da cobrança, pagar ao banco.

O horário do fornecimento da luz elétrica à cidade de Bafatá alterou-se há 3 dias. Era das 19horas à 2horas de madrugada. Mas nos últimos dias, os consumidores beneficiam da luz, entre as 21horas e 2horas de madruga.

O Capital News soube junto de uma fonte do sindicato de base da Direção da Energia de Bafatá, que os mesmos estão com o atraso salarial de nove meses, facto que pode levar à paralisação dos trabalhos.

FUNCIONÁRIOS DO MUSEU DE CACHEU NÃO RECEBEM HÁ MAIS DE UM ANO


08/12/2020 / Jornal Odemocrata

O Secretário de Estado da Cultura, Francelino Cunha, denunciou que os funcionários do museu Memorial da Escravatura e Tráfico Negreiro em Cacheu não recebemos seus salários há um ano e seis meses. 

O Memorial da Escravatura e Tráfico Negreiro continua pertence a ONG-AD (Acção para o Desenvolvimento).

Francelino Cunha fez esta denúncia no quadro de uma visita conjunta efetuada, na segunda-feira feira 07 de dezembro de 2020, ao Memorial em Cacheu com a delegação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), para as áreas de Educação e Ciência.

Segundo o governante, o museu memorial da escravatura e tráfico negreiro foi reabilitado por José Carlos Schwartz, antes do seu falecimento. “Desde então ninguém assumiu o seu papel de interlocutor entre os parceiros financiadores. Por isso os funcionários não receberam os seus salários há um ano e meio”, disse.

“O Museu Memorial de Escravatura e Tráfico Negreiro em Cacheu está num estado avançado de degradação. O governo deve assumir as despesas do museu e dos seus funcionários, por isso estamos no processo de negociação para que a secretaria do Estado de Cultura assuma a gestão do museu, a sua reabilitação e os seus funcionários”, informou.

Por sua vez, o Comissário da CEDEAO para as áreas de Educação, Ciência e Cultura, Leopoldo Amado, frisou que a sua organização está a apoiar os quinze (15) Estados membros, entre os quis a Guiné-Bissau, mas criticou que alguns desses países não têm política relacionada com a  cultura.

“Sabemos que a Guiné-Bissau é um país muito rico em termos de cultura, por isso até 2021 poderá ter uma política nacional da cultura, um documento político nacional da cultura muito importante e estratégico para o desenvolvimento do país”, indicou, para de seguida revelar que o desemprego juvenil é de 50% no país, por isso as atividades culturais poderiam ser importantes para atrair jovens e ser uma oportunidade de empregabilidade juvenil e, consequentemente, sobreviver.

“A cultura tem uma potencialidade muito importante para o desenvolvimento do país, desde que seja pensada estratégica e cientificamente e transformada numa política coerente, harmoniosa e definido um plano de acção correspondente às demandas atuais”, enfatizou.

Leopoldo disse ao O Democrata que a cultura é um fator de aceleração do crescimento económico. Contudo, criticou que os guineenses nunca tiveram orgulho da sua história, porque “nunca o governo apresentou uma proposta para o prêmio do património mundial da UNESCO”.

Defendeu, por isso, que o país deve ter um plano estratégico de ação, definir as prioridades e trabalhar para o desenvolvimento dop setor.

Por: Noemi Nhanguan

Os Ministros das Obras públicas Habitação e Urbanismo Sr. Fidélis Forbs e da Administração Territorial, Fernando Dias realizaram uma visita de trabalho as Avenidas Macky Sall e Denis Sassou N'Guessoem.

Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo

MOPHU / 07.12.2020 (segunda-feira)

Os Ministros das Obras públicas Habitação e Urbanismo Sr. Fidélis Forbs e da Administração Territorial, Fernando Dias realizaram uma visita de trabalho as Avenidas Macky Sall e Denis Sassou N'Guessoem.

O objetivo da visita salientou Forbs “o objetivo  é constatar os obstáculos e dificuldades existente no terreno para podermos ver conjuntamente com o Ministro da Administração Territorial e Ministro de Interior, como devemos solucionar este problema.

Durante a visita os técnicos relataram que  estão a deparar com a falta de colaboração dos moradores que fazem a canalização de fossas das suas casas para as valetas e dos comerciantes e moradores que andam a deitar lixos mas valetas.

Perante a situação, o Ministro, da Administração Territorial, Fernando Dias, deu orientações ao Presidente da Câmara Municipal de Bissau, presente, para tomar medidas, responsabilizando os infratores. 

 Forbs pede Publicamente o Ministro da Energia no sentido de fazer uma visita conjunta a estrada que liga caracol  á Assembleia  para averiguar qual séria a possibilidade de colocar postos de luzes, visto que aquela estrada está com falta de posto de luz.

A obra terá a duração de Quatro (4) meses.




Vídeo by: Mustafa Cassamá