12 de outubro de 2018

Mais de 800 crianças-soldado foram libertadas na Nigéria

Imagem de crianças no Estado de Adamawa, nordeste da Nigéria.

Foram libertadas nesta Sexta-feira, 12 de Outubro, 833 crianças-soldado em Maiduguri, no nordeste da Nigéria, como parte da missão da Civilian Joint Task Force (CJTF), um grupo de voluntários que envida esforços para travar a insurgência do Boko Haram.

A libertação destas crianças é parte do compromisso do CJTF de parar e prevenir o recrutamento de crianças-soldado.

Virginia Gamba, representante especial do Secretariado Geral da CJTF, diz que esta libertação é o resultado de meses de trabalho entre o CJTF e a unidade das Nações Unidas responsável pela monitorização da situação na Nigéria, acrescentando que espera que o CJTF liberte mais crianças.

Esta é a primeira libertação formal por parte do CJTF, desde Setembro de 2017, lê-se no comunicado do UNICEF, que trabalha junto das autoridades nigerianas para apoiar a implementação de programas de reintegração para as crianças que foram libertadas hoje, bem como para outras afectadas pelo contínuo conflito na Nigéria.

Nigeria- Segurança Escolar vs. Boko Haram pt1

Desde 2017 que o UNICEF apoia a reintegração social e económica de mais de oito mil e setecentas crianças libertadas de grupos armados, como o Boko Haram, por exemplo, ajudando-as a encontrar as suas famílias, devolvendo-as às suas comunidades e oferecendo apoio psicológico, educacional, treinos vocacionais e outras oportunidades para a melhoria das suas condições de vida.

VOA

Detido diretor-geral das Comunidades da Guiné-Bissau

A Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau deteve hoje o diretor-geral das comunidades no âmbito de um inquérito para investigar um caso de alegado auxílio à emigração ilegal, disse fonte daquela força investigação criminal. 

O diretor-geral das Comunidades, Malam Sambu, foi detido depois de ter sido ouvido durante o período da tarde nas instalações da PJ em Bissau, segundo fonte daquela força policial.

Em causa está um pedido de atribuição de visto de entrada para o espaço Schengen a três pessoas para uma missão de sensibilização na diáspora guineense em Itália sobre a sua participação no processo eleitoral.

"A PJ tem indícios fortes que está a favorecer a emigração ilegal", disse a fonte.

Segundo a mesma fonte, o diretor-geral da Comunidades será presente ao Ministério Público, que pode requerer a prisão preventiva ou aplicar outra medida de coação.

Na Guiné-Bissau, as eleições legislativas, previstas para 18 de novembro, elegem deputados pelo círculo de África e círculo da Europa.

No círculo de África, podem votar os guineenses que residirem no Senegal, Gâmbia, Cabo Verde, Guiné-Conacri e Mauritânia enquanto no círculo da Europa há a possibilidade de voto para os guineenses que vivem em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

MSE // EL

Lusa/Fim

União Africana pede a políticos guineenses para assinarem código de conduta

A União Africana pediu aos políticos da Guiné-Bissau para assinarem um código de conduta e para aceitarem os resultados das eleições, previstas para 18 de novembro, recorrendo, em caso de dúvidas, aos tribunais.


A recomendação consta do comunicado à imprensa hoje divulgado, relativo à 800.ª reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, esta dedicada à Guiné-Bissau, para analisar o relatório da missão que esteve no país, no final de julho.

A União Africana "encoraja o Governo e os atores políticos da Guiné-Bissau a desenvolver e adotar um código de conduta para assegurar a realização de eleições de acordo com os valores e instrumentos relevantes" da organização e salienta a "importância de os partidos políticos aceitarem os resultados das eleições", lê-se no comunicado.

O Conselho de Paz e Segurança pede também aos partidos políticos guineenses para "evitarem qualquer recurso à violência para resolver irregularidades e reclamações eleitorais", recomendando para resolverem eventuais litígios na justiça.

No documento, a União Africana salienta a necessidade de ser feita uma "reforma constitucional" para clarificar os "poderes dos órgãos soberanos do Estado" e reforçar o "Estado de Direito, a separação de poderes e manter o equilíbrio de poderes no quadro político nacional".

"O Conselho salienta também a urgência da reforma das forças de segurança e defesa nacionais para lhes conferir um estatuto republicano", refere o comunicado.

A União Africana regista com "satisfação" a melhoria da situação política na Guiné-Bissau, sobretudo a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e a marcação de eleições legislativas para 18 de novembro.

"O Conselho apela a todos os partidos políticos e todas as outras partes interessadas a cumprirem os seus compromissos com o processo de paz em curso, pondo de parte os seus interesses pessoais em benefício exclusivo do país, para resolverem disputas políticas e assegurarem que as próximas eleições são livres e justas", acrescenta a União Africana.

A organização destacou também o apoio da União Europeia às operações da força de estabilização da Guiné-Bissau (ECOMIB), destacada pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), desde setembro de 2018 até agosto de 2019.

Foto Braima Darame

dn.pt/lusa

Ex-Primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior se recenseou hoje no Círculo-24 em Bissau

Bissau, 12 Out 18 (ANG) – O ex-primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior regressou hoje ao país e já se recenseou no início da tarde, no Círculo Eleitoral 24, em Bissau.

Em declarações à imprensa após o acto de recenseamento, o ex-chefe do Governo afastado através de um golpe militar a 12 de Abril de 2012, disse à imprensa ter cumprido o seu dever cívico.

“Acabei de chegar à Bissau, vim diretamente do aeroporto para aqui com objectivo de cumprir o meu dever cívico”, disse.

Perguntado sobre se vai recensear e voltar à Lisboa, Carlos Gomes Júnior respondeu que vai permanecer alguns dias para visitar os seus familiares e fazer outros contatos.

“Como sabem, sou empresário, mas também vou estar com as minhas famílias”, disse.

 Questionado ainda se fará contatos  com autoridades nacionais, Cadogo Filho respondeu que acabou de chegar e que ainda não dispõe de nenhum programa, acrescentando que veio somente para cumprir o seu dever cívico e apelar aos guineenses em geral para fazerem a mesma coisa.

Abordado se tem acompanhado a situação política do país, Carlos Gomes Júnior disse que como cidadão tem acompanhado.

Instado a dizer se tenciona candidatar-se nas próximas eleições, Carlos Gomes Júnior respondeu que as presidenciais ainda não foram anunciadas.

 ANG/ÂC//SG

GOVERNO GUINEENSE ASSINA ACORDO DE FORNECIMENTO DA ENERGIA COM EMPRESA TURCA

O governo da Guiné-Bissau assinou ontem, 11 de Outubro 2018, um contrato de fornecimento da energia elétrica para a cidade Bissau com uma empresa turca, “KARPOWERSHIP COMPANY LIMITED”. O acordo resultou de uma consulta feita a diferentes empresas que operam neste setor.

Válido  por um período de cinco anos renováveis, o acordo já está em vigor, devendo, entretanto, começar a produção em finais de dezembro deste ano (2018) ou início de janeiro de 2019, conforme avançou um dos responsáveis da EAGB, empresa que fornece a eletricidade e água à cidade Bissau.

O fornecimento será a partir de um barco flutuante no mar e a produção total será de 30 Megawatts (MW), mas nesta primeira fase, a KARPOWERSHIP prevê produzir 18 MW, contra os atuais 15 megas produzidos pela EAGB à Cidade de Bissau. A produção segundo o nosso informante, vai permitir a EAGB passar a usar o FUEL e reduzir os custos, poupando um milhão de dólares por ano a esta empresa (EAGB).

Depois da assinatura do contrato, chefe de governo, Aristides Gomes, que também exerce cumulativamente as funções do ministro da Economia e Finanças, realça três progressos conseguidos pelo país do domínio de fornecimento da energia, nomeadamente, na produção, preço de consumo para a população e uma “pequena revolução” na captação de novos investimentos. Neste sentido, defende que é preciso que o país  seja atrativo aos investidores.

Por sua vez, Patrick O’driscul, diretor comercial da empresa, expressa com satisfação o acordo firmado com as autoridades de Bissau, o que pode proporcionar, nas mesas condições, à Guiné-Bissau aquilo que a sua empresa já está a fazer em termos de atividades na Serra-Leoa, Gâmbia, Gana, Moçambique, Líbano, e noutros países. A Karpowership é membro do Karadeniz Energy Group, em Istambul, na Turquia, pioneiro em projetos de energia inovadora nos últimos 20 anos. 

Por: Filomeno Sambú

OdemocrataGB

Infraestruturas - BAD doa 50 milhões de euros para construção da estrada Boke/Quebo

Bissau, 12 Out 18(ANG) - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou hoje que vai disponibilizar 50 milhões de euros à Guiné-Conacri e à Guiné-Bissau para o lançamento da primeira fase de construção da estrada  Boké/ Québo.

"Os governos da Guiné-Bissau e da  Guiné-Conacri vão beneficiar de 50 milhões de euros em doações e financiamento de empréstimos para a primeira fase do projeto de desenvolvimento da estrada Boke-Quebo, corredor rodoviário entre Conacri e Bissau", lê-se num comunicado disponível no site desta instituição multilateral de desenvolvimento.

O comunicado acrescenta que o projeto, no total de 117,19 milhões de euros, envolve um financiamento de 30 milhões de euros  da União Europeia, sendo que para a primeira fase o total do custo ronda os 80 milhões de euros.

"É nesta perspetiva que o Conselho de Administração do BAD aprovou para a Guiné-Conacri uma subvenção do Fundo de Assistência Técnica (TAF) de 4,07 milhões de euros; uma doação do Fundo Africano de Desenvolvimento (ADF) de 20,49 milhões de euros e um empréstimo do ADF de 6,06 milhões de euros. Na Guiné-Bissau, o Conselho de Administração do BAD aprovou uma doação TAF de 1,78 milhões de euros e uma subvenção de ADF de 16,77 milhões", escrevem os técnicos do Banco.

Além destes montantes, o BAD destaca também que a Guiné-Bissau receberá, através da Facilidade de Investimento para a África (FIAF), duas doações, uma de 20,38 milhões e outra de 9,62 milhões de euros.

"A estrada Boke-Quebo é muito importante para ambos os países, e faz parte do corredor rodoviário transafricano entre Dakar e Lagos", disse o diretor-geral adjunto para a África Ocidental, Serge Marie N'Guessan, citado no comunicado.

O Banco espera, com estes apoios, aumentar o comércio entre os dois países, de cerca de 60 toneladas de mercadoria para 2 mil toneladas até 2025, reduzir o tempo de viagem e criar empregos diretos em três anos de construção deste projeto.

Em dezembro, uma missão do BAD manteve encontros em Bissau com as autoridades guineenses, incluindo o primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, e o chefe de Estado, José Mário Vaz.

Desde o início da cooperação entre a Guiné-Bissau e aquela instituição financeira, em 1976, já foram aprovadas 56 operações num montante de cerca de 200 mil milhões de francos cfa (cerca de 304 milhões de euros). 

ANG/LUSA

GTAPE INFORMA QUE SECRETÁRIO DE PRS FOI IMPEDIDO DE SE RECENSEAR PORQUE NÃO APRESENTOU PEÇA DE IDENTIDADE


O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral desmentiu acusação sagundo a qual, o Secretário de PRS, Florentino Mendes Pereira teria sido impedido de se recensear em Canchungo.

GTAPE informou que, o secretário-geral do PRS, Florentino Mendes Pereira foi-se recensear juntamente com alguns militantes e dirigentes do seu partido, sem peças de identificação, por isso foram impedidos pelos responsaveis da mesa de recenseamento eleitoral.???

Perante o impedimento, Florentino Mendes Pereira e militantes arrancaram desacatos, pondo em causa o normal funcionamento das mesas de registo eleitoral e a integridade física dos brigadistas.

Num comunicado de imprensa, GTAPE condena os atos bárbaros perpetuados pelos dirigentes do PRS.

Por fim, o GTAPE reforça o seu apelo a todos os cidadãos nacionais a dirigirem-se as brigadas do recenseamento para assim poderem exercer os seus direitos e deveres cívicos. Contudo apela os partidos o maior civismo para o sucesso deste processo.

Fonte: Bissau On-line

CADOGO JR. CHEGA HOJE SEXTA FEIRA 12 DE OUTUBRO A BISSAU .

COM TODA A SUA SIMPLICIDADE FALAVA E SE DIVIRTIA COM TODOS, SORRIA E BRINCAVA .

TODOS NA ZONA DE CHECK IN E NA SALA DE EMBARQUE MOSTRAVAM SIMPATIA E APEGO .

CADOGO JR. CHEGA A BISSAU PARA SE RECENSEAR

dokainternacionaldenunciante.blogspot.com