terça-feira, 17 de novembro de 2020

PR da Guiné-Bissau vai propor redução de feriados no país porque "é preciso trabalhar"


O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse hoje que vai propor a redução de feriados no país, justificando que é preciso trabalhar.

"Enquanto Presidente da República já falei com o Governo para propor a redução de muitos feriados, porque precisamos de trabalhar", afirmou Umaro Sissoco Embaló.

O Presidente falava aos jornalistas depois de um encontro com familiares do ex-Presidente guineense "Nino" Vieira e quando questionado sobre o fim de alguns feriados no país.

Umaro Sissoco Embaló explicou que muitos dos feriados que antes se celebravam deixaram de ser assinalados depois da abertura do país ao multipartidarismo.

O Presidente explicou também que pretende acabar com o dia de descanso à segunda-feira, quando o feriado se assinala ao domingo.

"Por exemplo, na Guiné-Bissau, quando o feriado é ao domingo as pessoas não vão trabalhar na segunda-feira, isso vai acabar", disse.

LUSA

SISSOCO EMBALO CONFIRMA NÃO TER INFORMADO NENHUM DOS FILHOS DA INTENÇÃO DA TRANSLADAÇÃO DOS RESTOS MORTAIS DO ANTIGO PRESIDENTE

Radiosolmansi.net  17/11/2020

O Presidente da Republica, Umaro Sissoco Embaló, confirmou não ter informado nenhum dos filhos biológico do falecido presidente “Nino Vieira” sobre a translação dos restos mortais para Fortaleza d'Amura.

Aos jornalistas, esta manhã, depois da audiência no Palácio da República com a esposa e mais nove filhos entre as quais a primogénita do antigo presidente Florença Vieira, o chefe de Estado justificou o facto por considerar o antigo presidente uma figura lendária e património do Estado.

“Há diferença de pedir a autorização e informar. A esposa informei, mas não falei com nenhum dos seus filhos biológico, porquê? Porque Nino é Nino, não é por acaso que lhe chamam de lendário, é o património do Estado da Guiné-Bissau”, diz acrescentando que “temos Amílcar Cabral, fundador das nacionalidades guineenses e cabo-verdianos e também temos Nino Vieira. Nenhum dos filhos biológico de Vieira tem o direito de dizer meu pai Nino, portanto eles têm que lhe tratar do presidente Nino ou Comandante Nino”, explicou.    

O encontro aconteceu um dia depois da cerimónia de translação dos restos mortais de Nino Vieira do cemitério municipal para o panteão nacional na fortaleza d'Amura, onde estão sepultados outros antigos presidentes e heróis da luta armada de libertação nacional. A iniciativa tem causado controvérsia, mais no entanto o presidente Sissoco desdramatizou o assunto.

“Pressão! Se há pressão não sei, se alguém está aqui com pau para fazer pressão” desdramatizou para depois afirmar que “não há filho biológico do Nino Vieira que não agradeceu ou reconheceu este gesto”, mas criticaram o gesto? “Não, vi nem ouvi nenhuma critica e você como guineense como sente a figura do Nino, (…)?”. Questionou o chefe do Estado aos jornalistas.

O assassinato do antigo presidente nunca foi resolvido e apesar de ter sido feita uma investigação pelo Ministério Público, o processo acabou por ser arquivado por falta de acusação em 2017. Entretanto, questionado sobre o assunto és e a reacção do chefe do Estado.

“Não respondeu a minha pergunta portanto, não vou responder a sua também. Quero voz dizer que há crime que não se prescreve, (…) e eu nem sei se o processo já foi arquivado e não sou também o delegado do Ministério Público e nem o Procurador-geral da República”.    

O antigo presidente João Bernardo Vieira foi assassinado na sua residência em Bissau, em Março de 2009, um dia depois do assassínio do então chefe das Forças Armadas, general Tagmé Na Waie.

Entre a esposa, Isabel Romano Vieira e os nove filhos presentes na audiência, nenhum prestou declaração aos jornalistas na saída.

Por: Braima Sigá

Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB - AVISO


Plano de corte de Energia 17.11.2020

A EAGB através do Departamento de Media tensão, informa aos seus estimados clientes e a população em geral que, devido o aumento da carga na central eléctrica de Bissau serão cortados a energia electrica hoje nos PTS. BAIRRO AJUDA 1 FASE, CUNDOK, 72 MORADIAS, MÃE DE AGUA, PEQUENO MUSCOVO, BAIRRO MILITAR 1 das 19H30 às 23H00

Pedimos a compreensão de todos.

 Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB

CHINA QUER ELEVAR PATAMAR DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA PESCA COM A GUINÉ-BISSAU

A China manifestou esta terça-feira, 17 de novembro, em Bissau, a vontade de continuar a fortalecer a cooperação com a Guiné-Bissau no domínio das pescas, no sentido rentabilizar mais economia guineense.

A intenção para elevar o nível da cooperação entre o gigante asiático e a Guiné-Bissau, foi transmitido pelo novo Embaixador chinês na Guiné-Bissau, Guo Ceo, ao ministro das Pescas guineense, Malam Sambú. O ministro guineense reuniu-se esta terça-feira com o diplomata chinês em Bissau.

Durante o encontro de cortesia que decorreu nas instalações do Ministério das Pescas, Guo Ce, revela ainda que para além do sector das pescas, a China também está disponível para cooperar com a Guiné-Bissau nas outras áreas rentáveis para economia nacional.

Em declarações à imprensa no final da audiência, o ministro das Pescas, Malam Sambú, mostrou-se satisfeito com abertura do governo chinês e garante que a instituição que dirige está em condições de apresentar novas propostas de cooperação para setor pescas.

"Vermos em que moldes podemos mastigar esta cooperação, o quê que é possível fazer. Ele mostrou esta abertura e nós, em primeiro lugar, vamos tratar esta matéria com a embaixada, antes da nossa proposta chegar a China", afirmou Malam Sambú.

De acordo com dados disponíveis, há atualmente cerca de 70 navios de empresas chinesas a pescar nas águas da Guiné-Bissau. Nesta senda, o diplomata apelou às empresas do país a respeitarem a lei pesqueira do país e promover mais emprego para a população guineense.

Neste sentido, o ministro das Pescas alertou as empresas que operam nas áreas das pescas, incluindo da China, no sentido de cumprirem com as suas obrigações relativamente às licenças das pescas, uma vez que resta um mês e meio para fim do ano.

Sambú, que foi Embaixador da Guiné-Bissau há vários na China, transmitiu também ao novo diplomata daquele país asiatico a sua intençao de fazer uma visita trabalho e despedir oficialmente das autoridades chineses.

De recordar que no mês de junho no ano em curso, Malam Sambú, disse que a Guiné-Bissau quer avançar para a assinatura de um novo acordo de pescas com a China, semelhante ao já existente com a União Europeia.

À luz do acordo de pesca rubricado em novembro de 2018, a UE pagará à Guiné-Bissau 15,6 milhões de euros anuais durante cinco anos. No anterior acordo, Bissau recebia 9,5 milhões de euros anuais.

Por: Alison Cabral

Radiojovembissau

Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social

A ministra do Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social da República da Guiné-Bissau recebeu na manhã de hoje, Novembro 17, 2020, a visita do representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento  (PNUD), o Senhor Tjark M. Egenhoff, tendo este manifestado a vontade de estreitar a cooperação com o MAPTESS-GB.

O representante da PNUD pediu a Ministra um diagnóstico da Função Pública, para melhor canalizar as ajudas que estão disponíveis para cooperar. A ministra listou algumas premências para o departamento de Inspecção Geral do MAPTESS-GB e a criação de um centro de documentação e prometeu fazer chegar o solicitado diagnóstico com a brevidade que a necessidade merece.

Gabinete de Comunicação e Informação do MAPTESS



PR da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embalo, recebe hoje em audiência familiares do João Bernardo Nino Vieira. Ex Presidente da Guiné-Bissau;







Notícia em atualização...

ONU alerta para "crise humanitária em grande escala" devido ao conflito na Etiópia

MARWAN ALI/ AP


Sicnoticias.pt
  17.11.2020 

Milhares de pessoas fogem diariamente devido à operação militar em curso em Tigray, informam as Nações Unidas.

Uma "crise humanitária em grande escala" está a acontecer na fronteira entre o Sudão e a Etiópia, de onde milhares de pessoas fogem diariamente devido à operação militar em curso em Tigray, disseram esta terça-feira as Nações Unidas.

Segundo um porta-voz do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, 4.000 pessoas atravessaram diariamente a fronteira para o Sudão desde 10 de novembro, totalizando cerca de 27.000 refugiados.

O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, alertou para uma ofensiva "final" contra a região rebelde do norte de Tigray nos próximos dias, depois de ultrapassado o ultimato que deu na semana passada às forças da região para se renderem.

"O prazo de três dias estabelecido para as forças especiais e milícias do Tigray se defenderem a si próprias e ao seu povo em vez de levarem a cabo as intenções da junta gananciosa terminou hoje", disse Abiy, referindo-se à Frente de Libertação do Tigray (TPLF), o partido que governa esta região, que faz fronteira com a Eritreia e o Sudão.

E acrescentou numa mensagem publicada na rede social Facebook: "Uma vez passado o prazo, a ação executiva final terá lugar nos próximos dias".

Abiy, vencedor do Prémio Nobel da Paz de 2019, continua a rejeitar os apelos internacionais ao diálogo e à cessação das hostilidades que começaram no dia 4, quando ordenou uma ofensiva militar contra a TPLF, em retaliação a um ataque das forças de Tigray a uma base do exército etíope na região.

Países africanos como o Quénia, que partilha uma fronteira com o sul da Etiópia, e o Uganda apelaram a uma solução negociada para o conflito, mas o executivo de Adis Abeba rejeita esta linha de ação, considerando que a TPLF violou a ordem constitucional.

MARWAN ALI/ AP

O conflito, que se propagou à vizinha Eritreia - um aliado do Governo etíope - depois do ataque da TPLF à sua capital, Asmara, no sábado passado, está também a causar uma crise humanitária que levou mais de 27.000 etíopes a fugir para o Sudão.

A esse respeito, Abiy disse na segunda-feira: "O Governo etíope está pronto para receber e reintegrar os nossos compatriotas que estão a fugir para os países vizinhos".

"Prometemos aos nossos civis inocentes em fuga proteger os seus bens, permitir o apoio humanitário da ENDF (Força de Defesa Nacional Etíope, nome das Forças Armadas etíopes) e assegurar a sua paz no seu regresso", acrescentou na sua conta do Twitter.

Tigray permanece isolada e com as telecomunicações cortadas desde o início desta guerra, o que dificulta a verificação independente da informação.


Leia Também: 

Ex-Presidente nigeriano Olusegun Obasanjo vai mediar conflito na Etiópia


Massacre na Etiópia. Amnistia Internacional fala em dezenas de mortos

SECRETARIADO NACIONAL DE JUVENTUDE DA RENOVAÇÃO SOCIAL - DESPACHO N- 3/GSIRS-SAB / 2020

Direção do Sector Autónomo de Bissau

DESPACHO N- 3/GSIRS-SAB / 2020



Fonte:  Prs Bissau

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, nomeou hoje o embaixador da Guiné-Bissau no Brasil M'Bala Alfredo Fernandes, segundo uma nota divulgada à imprensa. Uma outra nota informativa nomeia Malam Jaura embaixador da Guiné-Bissau no Qatar.




Agência de Notícias da Guiné-Bissau

Sua excelência Presidente da república ku Coordenador nacional de Movimento Para Alternância Democrática MADEM G-15 Kuma tudo compromissos na cumprido!

Pirada.

Anos e Geração de concreto no pudi nota fassi, e anos nota burgunho quando que no fala algum kussa noka cumpre.

Pecador tem ki tene borgonha na cara, ki pui anos kil ki no fala na campanha eleitoral e el aos kinosta na cumpre!

Sua excelência Presidente da república ku Coordenador nacional de Movimento Para Alternância Democrática MADEM G-15 Kuma tudo compromissos na cumprido!


Cambadju!

Obras nunca kana para ku nos Guine Bissau desenvolve um bias.

No pintcha para ka tem só diante Obrigado Sua excelência Presidente da república da Guiné Bissau obrigado ministro de tutela Fideles Forbes ✊🏼✊🏼✊🏼




By: Fideles Forbes Ministro de Obras pública.

Imagem: Mustafa Cassamá

Fonte: Mutaro Uldada Cisse 

Mais um dia de trabalho. Visita as obras do programa de manutenção de estradas em curso. " PIRADA"





 Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo

O Presidente da República da Guiné-Bissau General Umaro Sissoco Embalo endereça a nota de Condolências hoje a Sra. Isabel dos Santos.


 

RadioBantaba

França diz que vacinação será gratuita e poderá começar em janeiro

© Reuters

Por LUSA 17/11/20 

O ministro da Saúde da França, Olivier Véran, disse hoje que se a vacina da Pfizer contra o coronavírus for eficaz e segura, a vacinação no país será gratuita e deverá começar no início do próximo ano.

"Se forem validadas, teremos as primeiras vacinas no início do ano", explicou Véran, em entrevista ao canal BFMTV, acrescentando estar confiante de que a Pfizer e a sua parceira BioNtech transmitirão às agências de saúde todos os dados experimentais "até daqui a três semanas", para serem examinados.

O ministro também lembrou que a Comissão Europeia já fez uma pré-encomenda que implica o equivalente a cerca de 30 milhões de doses para a França e que a administração das vacinas será gratuita, assim como os testes de deteção de covid-19.

Olivier Véran escusou-se a avançar com datas para a reabertura do comércio e a comentar informações divulgadas por alguns meios de comunicação, que indicam que o Governo está a ponderar a hipótese de manter os bares e restaurantes fechados até meados de janeiro.

"Queremos reabrir as lojas em boas condições para não termos de as fechar novamente", disse, recusando repetidamente apontar datas concretas.

O ministro da Agricultura, Julien Denormandie, avançou, entretanto, em entrevista à rádio RMC, que vai ser autorizada, a partir da próxima sexta-feira, a venda de árvores de Natal, mas apenas em espaços exteriores.

A França está em regime de confinamento domiciliar desde 30 de outubro, devendo a condição durar até, pelo menos, 01 de dezembro, mas o Governo já avisou que algumas restrições se manterão além dessa data, continuando a ser obrigatório utilizar documentos de autorização para fazer viagens e mantendo-se o encerramento de bares e restaurantes.

A França contabiliza cerca de 45.000 mortos devido à covid-19 desde o início da pandemia e, apesar dos indicadores da disseminação do vírus estarem a melhorar no país, o primeiro-ministro indicou, na segunda-feira, a vários líderes religiosos que as celebrações religiosas só devem voltar a ser autorizadas a partir de 01 de dezembro.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.319.561 mortos resultantes de mais de 54,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Covid-19: África com mais 272 mortos e 9.699 infetados nas últimas 24h

© Lusa

Por Notícias ao Minuto 17/11/20 

O continente africano registou nas últimas 24 horas mais 272 mortos devido à covid-19, tendo um total de 47.647, e contabiliza agora 1.986.864 pessoas infetadas com o coronavírus SARS-Cov-2, segundo dados oficiais.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o novo coronavírus infetou nas últimas 24 horas mais 9.699 pessoas nos 55 Estados-membros da organização, e o número de recuperados passou em igual período para 1.676.584, mais 11.783.

O maior número de casos de infeção e de mortos regista-se na África Austral, com 842.379 infeções e 21.877 mortos por covid-19. Nesta região, a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza um total de 752.269 casos de infeção e 20.314 mortes.

O Norte de África é a segunda zona mais afetada pela pandemia, registando um total de 640.827 pessoas infetadas e 17.078 mortos.

Na África Oriental, há 242.858 casos e 4.697 vítimas mortais, na África Ocidental, o número de infeções é de 198.451, com 2.825 mortos, e a África Central regista 62.349 casos e 1.170 óbitos.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 6.465 mortos e 111.009 infetados, seguindo-se Marrocos, que contabiliza 4.850 vítimas mortais e 296.189 casos de infeção.

Entre os seis países mais afetados estão também a Argélia, que passou hoje as 70 mil infeções (70.293), e regista 2.182 mortos, a Etiópia, que contabiliza 103.056 casos de infeção e 1.581 vítimas mortais, e a Nigéria, com 65.305 infetados e 1.163 mortos.

Em relação aos países africanos que têm o português como língua oficial, Angola regista o maior número de mortos e Moçambique o maior número de casos.

Angola regista 324 óbitos e 13.615 casos, seguindo-se Moçambique (116 mortos e 14.514 casos), Cabo Verde (103 mortos e 9.840 casos), Guiné Equatorial (85 mortos e 5.121 casos), Guiné-Bissau (43 mortos e 2.421 casos) e São Tomé e Príncipe (16 mortos e 963 casos).

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito, a 14 de fevereiro, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsariana a registar casos de infeção, a 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.319.561 mortos resultantes de mais de 54,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, cidade da China.

COVID-19: GUINÉ-BISSAU REGISTA MAIS DOIS CASOS NA ÚLTIMA SEMANA

O Alto-Comissariado para Covid-19 revelou ontem, segunda-feira, 16.11.20, registar na última semana mais dois casos positivos de infeções do novo coronavírus.

Segundo à Lusa, os dados divulgados à imprensa, entre 09 e 15 de novembro, revelaram também que foram feitos 1.551 testes, dos quais 31 pessoas recuperadas.

O país conta agora com um total acumulado de 2.421 casos positivos desde março, 87 casos ativos, 2.286 recuperações e 43 vítimas mortais.

De sublinhar que dos 1.551 testes, 1.033 foram realizados a viajantes e os restantes foram feitos em unidades de saúde.

Em relação as regiões, o Setor Autónomo de Bissau continua a ser o mais afetado pela pandemia provocada pelo novo coronavírus, seguido de Biombo e Bafatá, que são também as únicas no país onde há registo de casos ativos.

O arquipélago dos Bijagós é a única região onde não foi detetado qualquer caso.

Apesar do número de infetados estar a descer há várias semanas, as autoridades guineenses mantêm a situação de calamidade e de emergência na saúde, que deverá durar até 08 de dezembro.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.319.561 mortos resultantes de mais de 54,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Em África, há 47.375 mortos confirmados em mais de 1,9 milhões de infetados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Angola regista 322 óbitos e 13.451 casos, seguindo-se Moçambique (113 mortos e 14.448 casos), Cabo Verde (103 mortos e 9.822 casos), Guiné Equatorial (85 mortos e 5.104 casos), Guiné-Bissau (43 mortos e 2.421 casos) e São Tomé e Príncipe (16 mortos e 963 casos).

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de mortos (mais de 5,8 milhões de casos e 165.798 óbitos), depois dos Estados Unidos.

VJ

SUSPENSO GREVE DE TRÊS DIAS NO SETOR DE TRANSPORTE PUBLICO


Sindicato dos motoristas suspendeu a greve decretada por três dias.

A suspensão vem no ambito do encontro mantido durante todo o dia desta segunda-feira 16 de Novembro 2020.

De recordar que os motoristas queixam de excesso de policiais e cobranças como também o retorno da lotação completa que tinha sido reduzida devido a pandemia do novo coronavirus que assolou o mundo e Guiné-Bissau em particular.

CGB

Visita de ministro das obras públicas " Dr. Fidélis De Forbs " nas obras do programa de manutenção de estrada em curso em Cambadju







By FMI

Multivitamínico? Toma diária pode ser inútil, diz novo estudo

© iStock

Notícias ao Minuto  16/11/20 

Pode estar a desperdiçar o seu dinheiro...

Tomar um multivitamínico diário parece fazer sentido para preencher as lacunas nutricionais e garantir que obtém vitaminas e minerais suficientes. Mas um novo estudo sugere que esta toma pode ser inútil.

A pesquisa, publicada na revista BMJ Open, observa que vários ensaios clínicos não conseguiram identificar benefícios para a saúde clinicamente mensuráveis de multivitaminas e suplementos com múltiplas formulações minerais. Obtendo dados de pouco mais de 20.000 pessoas, os investigadores não encontraram nenhuma diferença no histórico de doenças crónicas ou nas condições de saúde entre aqueles que tomam as vitaminas e aqueles que não o fazem. No entanto, cerca de um terço daqueles que tomam esses suplementos relatam uma saúde geral melhor do que aqueles que não tomam.

Em suma, a evidência de que as multivitaminas e fórmulas minerais funcionam para melhorar a saúde é, na melhor das hipóteses, inconclusiva.

Hoje General Umaro Sissoco Embalo fez um gesto NACIONAL que significa um sinal de respeito e patriotismo....O Democrata Osvaldo Osvaldo

O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau 

Não é a minha culpa: Se as consequências do fatalismo religioso Guineense trata-se da vergonha da pátria. 

Os paigcistas devem ter vergonha na Cara De Lata.

 A Justiça não foi feita sobre o caso porque um inocente foi considerado, enquanto a isso, temos um Reú confesso sobre o assassinato, que agora está em total liberdade e segurança na Guiné-Bissau, gregário adaptado à vida em total liberdade durante o período dos assassinatos, e o autor moral tem proteção constitucional, vocês são incompetentes do acaso. 

A omissão torna-se arma dos incompetentes e covardes e é capaz de ferir tanto quanto foi possível. 

Minutos atrás, quando tive a oportunidade de ver a fantástica obra do General Umaro Sissoco Embalo político Guineense, intitulada a Cabeça do General João Bernaldo Vieira, no qual procurou descobrir o que o povo Guineense realmente pensa sobre determinados assuntos polêmicos.

Um termo em especial me chamou a atenção, face barulho nas redes sociais sobre o assunto, o chamado Fatalismo Religioso dos Guineenses, resumidamente as expressões abstratas contra exumação e transladação de restos mortais do Cidadão Pátriota que deu auto-sacrifício pelo Estado Guineense.

João Bernaldo Vieira Nino conquistou Herói Nacional na Guerra de libertação NACIONAL , inclusivamente os que ainda não tenham tidos seus nomes registrados, efetivamente, no referido lugar também são Heróis Nacionais. 

Hoje General Umaro Sissoco Embalo fez um gesto NACIONAL que significa um sinal de respeito e patriotismo.

Tradição militar NACIONAL, a continência é prestada até para Bandeiras Nacionais. 

Que deus em sua infinita bondade, conceda uma noite de paz e de descanso para a alma do João Bernaldo Vieira Nino neste túmulo.

Pátriotas do país nos municípios, incluindo todo capital, devem fazer manifestação pura da democracia, estou muito honrado com o ato nobre.

Guineenses adultos entrevistados no país sobre o assunto acreditam que apenas Deus decide o destino dos homens, sem espaço para a mão humana.

 Sobre as acusações, que o Estado da Nação assuma as suas responsabilidades constitucionais de fazer a justiça em nome do povo, como diz a Constituição da República, para punir os assassinos sanguinários deste ato Bárbaro.

Da amostra analisada acredita que o “nosso destino a Deus pertence” e nada podemos fazer quanto isso aconteça e os assassinos sanguinários são conhecidos na praça PÚBLICA e ninguém tem coragem de apontar dedo.

Em outras palavras, isso significa dizer que, à uma considerável quantidade de pessoas que acreditam de que, seus prováveis sucessos ou fracassos estão baseados exclusivamente nos talentos divinos, e não no trabalho.

Essas pessoas definem o talento como algo estático, que não muda, Graças a Deus, ou à biologia, você tem o que tem e pronto.

Para essas pessoas, empenhar-se profundamente em algo é inútil, pois ou elas possuem ou não possuem a habilidade de exercer uma determinada tarefa que era evidente fazer a justiça sobre este assassinato.

Um palhaço de ativista vesgo da história disse que não é momento propício, quer dizer o momento será propício só quando o PAIGC estever no poder vão cagar na Oposição. 

 Dessa forma, passam a desistir precocemente, ou o que é pior, nem mesmo começam a exercer atividades das quais não possuem o pleno domínio.

 Parabéns Governo liderado pelo Nuno Gomes na biam, Parabéns General Umaro Sissoco Embalo por ação democrático deTransladação de Restos Mortais do Herói Nacional João Bernaldo Vieira Nino.

O medo do fracasso as domina e elas passam a criar desculpas para não tentarem dos assuntos importantes do país. 

É claro que a família devia ser informada, e se isso não acontecer cabe ao Estado justificar, e não as múltiplas especulações nas redes sociais, ou até na praça pública dos demagogos. 

Afirma o Democrata em ação.

MINISTRO DE OBRAS PÚBLICAS HABILITAÇÃO E URBANISMO FIDÉLIS FORBS DE VISITA AO INTERIOR DO PAÍS PROVÍNCIA NORTE, LESTE E SUL.


O Governo através Ministro das Obras Públicas Habitação e Urbanismo Fidelis Forbs presidiu uma visita alguns localidades do interior do país, visa inteirar de vias urbanas do país demonstrando equivocamente a preocupação do governo liderado pelo Eng. Nuno Gomes Nabiam, com a população, Mansaba(𝕠𝕚𝕠), Bafata e vai terminar em Fronteira Cambadju.

Para o titular da pasta das Obras Públicas Habitação e Urbanismo, Fidelis Forbs constitui a base e o suporte do desenvolvimento do país.

E ainda o Ministro está acompanhado pelos Deputados da Nação do diferentes círculo eleitoral da República José Carlos Macedo Monteiro,  Nhalim Sano, Bamba Bamjai e Marciano Vaz, Director Geral do pontes Braima Djassi e tecnico das obras públicas Habitação e Urbanismo.























By: Mustafa Cassamá