quinta-feira, 22 de junho de 2023

PRESIDENTE PARTICIPA NA CIMEIRA PARA O NOVO PACTO FINANCEIRO

 Presidência da República da Guiné-Bissau

O Presidente da República juntou-se hoje, em Paris, a outros líderes mundiais para participar na Cimeira do Novo Pacto Financeiro e deliberar sobre diversas questões sob o tema: "Construir um novo consenso para um sistema financeiro internacional mais inclusivo".

A cimeira constitui uma oportunidade histórica para repensar coletivamente e lançar as bases de uma nova arquitetura de financiamento mundial para além do sistema de Bretton Woods, propondo soluções concretas para criar um sistema financeiro mundial mais justo, mais eficaz e mais reativo, a fim de fazer face às alterações climáticas, à crise da biodiversidade e aos desafios do desenvolvimento.

ONU coloca Rússia na "lista de vergonha" por ataques a crianças

© Getty Images

POR LUSA   22/06/23 

Forças armadas russas e grupos de mercenários seus aliados foram adicionados à "lista de vergonha" da ONU sobre violações dos direitos das crianças em conflitos, pelas suas ações na Ucrânia.

"Estou particularmente chocado com o elevado número de ataques contra escolas, hospitais e pessoal protegido, bem como com o grande número de mortes e mutilações de crianças atribuídas às forças russas e grupos armados seus afiliados", disse hoje o secretário-geral da ONU, António Guterres, comentando o relatório que será divulgado na próxima semana e que foi hoje visto pela agência noticiosa France Presse.

De acordo com este relatório - que foi, para já, apenas distribuído aos membros do Conselho de Segurança - a ONU confirmou o número de 477 crianças mortas na Ucrânia em 2022, incluindo 136 mortes atribuídas às forças russas e grupos afiliados e 80 às forças armadas ucranianas.

A estes números, juntam-se 909 casos de crianças mutiladas, incluindo 518 atribuídas às forças russas e grupos afiliados e 175 às forças ucranianas.

"Darei particular atenção a esta situação no meu próximo relatório", prometeu o secretário-geral das Nações Unidas.

Apesar dos repetidos pedidos de organizações de direitos humanos, Israel não foi adicionado à "lista da vergonha".

"Noto uma queda significativa no número de crianças mortas pelas forças israelitas, inclusivamente em ataques aéreos, em relação ao meu relatório anterior", explicou Guterres.

Ainda assim, o secretário-geral da ONU disse estar "muito preocupado com o número de crianças mortas e mutiladas por forças israelitas".

Segundo o relatório, 42 crianças foram mortas em 2022 pelas forças israelitas, em comparação com 78 em 2021.


Guarda Costeira dos EUA encontra campo de destroços perto do Titanic

© Lusa

POR LUSA  22/06/23 

A Guarda Costeira norte-americana anunciou hoje ter encontrado um campo de destroços perto do navio afundado Titanic, quando os socorristas procuram o submersível desaparecido com cinco pessoas a bordo.

Numa publicação na rede social Twitter, a Guarda Costeira indicou que os destroços foram localizados por uma embarcação submarina perto do Titanic.

A publicação da Guarda Costeira no Twitter não deu pormenores, como por exemplo, se as autoridades acreditam que os destroços estão ligados ao submersível Titan, que estava numa expedição para ver os destroços do Titanic. 

"Os peritos [norte-americanos e canadianos] estão agora a analisar esta informação", que será hoje à tarde razão para uma conferência de imprensa em Boston, no nordeste dos Estados, lê-se na publicação no Twitter.

A busca ultrapassou a marca crítica de 96 horas na quinta-feira, quando o ar respirável poderia ter-se esgotado.

A Guarda Costeira norte-americana, apoiada por vários aviões e navios, intensificou hoje as buscas para tentar retirar os cinco tripulantes.

Já se esgotaram as 96 horas que se estimava existirem para manter o oxigénio para os cinco tripulantes do Titan, que desapareceu no domingo no Atlântico Norte numa viagem aos destroços do navio Titanic.

Contudo, especialistas reconhecem que essa é uma estimativa vaga e imprecisa e que o tempo de oxigénio pode variar substancialmente em função de várias variáveis.

As autoridades esperam que os sons subaquáticos, que continuam a ser monitorizados, possam ajudar a restringir as operações de busca, cuja área de cobertura foi expandida para vários milhares de quilómetros.

No entanto, os especialistas envolvidos na busca salientam diversos obstáculos, desde identificar a localização da embarcação, até alcançá-la com equipamentos de resgate, até trazê-la à superfície -- supondo que ela ainda esteja intacta.

Entre os cinco tripulantes do submersível estão dois cidadãos paquistaneses, pai e filho (o empresário Shazada Dawoo e o filho Suleman), tendo um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Paquistão afirmado que os diplomatas do país nos Estados Unidos e no Canadá estão a acompanhar os desenvolvimentos na busca do Titan.

"Estamos confiantes de que este assunto será tratado com eficácia pelas autoridades locais", disse o porta-voz do ministério, Mumtaz Zahra Baloch, numa conferência de imprensa em Islamabade.

Foi o primeiro comentário oficial do Governo paquistanês desde o desaparecimento do submersível.

"Não gostaríamos de especular sobre as circunstâncias deste incidente e também gostaríamos de respeitar os desejos da família Dawood de que a sua privacidade seja respeitada", acrescentou.

Os Dawood são membros de uma das famílias mais proeminentes do país.

A empresa da família, Dawood Hercules Corp, com sede em Karachi, está envolvida, entre outros, em setores como a agricultura, petroquímica e infraestruturas de telecomunicações.


Comissão Nacional de Diálogo no Senegal admite condenados por corrupção

© Reuters

POR LUSA   22/06/23 

A Comissão Nacional de Diálogo, promovida pelo Presidente do Senegal para resolver tensões políticas no país, propôs alterações à legislação eleitoral para permitir que os opositores Khalifa Sall e Karim Wade, condenados por corrupção, se candidatem à presidência.

O organismo, cujo trabalho tem sido boicotado por alguns membros da oposição, incluindo o partido de Ousmane Sonko - recentemente condenado a dois anos de prisão por "corrupção de jovens" após ter sido acusado de violação, acusação que foi rejeitada - apoiou as alterações para incluir Sall e Wade no registo de candidatos.

Wade, do Partido Democrático Senegalês (PDS), foi condenado em 2015 por enriquecimento ilícito, enquanto Sall, antigo presidente da câmara da capital, Dacar, foi condenado em 2018 por desvio de fundos. Ambos rejeitaram as acusações, alegando que se tratava de julgamentos com motivações políticas com o objetivo de os afastar da vida pública.

O acordo prevê que "as pessoas que, afetadas por uma desqualificação eleitoral na sequência de uma condenação, beneficiem de reabilitação na sequência de uma medida de amnistia ou perdão" podem "inscrever-se nas listas eleitorais, desde que seja antes do termo do prazo correspondente à duração da sentença pronunciada".

Além disso, os trabalhos conduziram a um acordo sobre os aspetos técnicos para a aplicação dos pactos sobre a auditoria do recenseamento, a revisão de um artigo da Constituição sobre o estatuto da oposição e a igualdade de acesso de todas as entidades políticas aos meios de comunicação social públicos para a campanha, segundo o portal de notícias Seneweb.

O diálogo foi lançado no final de maio pelo Presidente senegalês, Macky Sall, que apontou o "dever" de se encontrarem para "deliberar sobre questões comuns, conquistas democráticas, as regras sobre as quais se funda a nação, o Estado de direito, a República e as suas instituições".

"Não há democracia sem liberdade, tal como não há liberdade sem responsabilidade", afirmou, acrescentando que o diálogo nacional, ao qual alguns grupos da oposição não compareceram, "deve marcar o compromisso individual e coletivo de reavivar valores como a paz, a estabilidade e a harmonia social".

As tensões têm vindo a aumentar nos últimos meses, especialmente na sequência do processo judicial contra Sonko, que denunciou perseguições judiciais.

A repressão dos protestos dos apoiantes de Sonko causou mais de 15 mortos e levou as Nações Unidas a pedir uma investigação "independente e exaustiva" dos incidentes.


Leia Também: Senegal vai receber 2,5 mil milhões para diversificar a economia

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS


Fonte: G15-COMUNICAÇÃO-JUADEM

Polícia Judiciária: ALERTA DE SEGURANÇA

Por pjguinebissau.com

Prezados internautas,

A Polícia Judiciária, gostaria de chamar a atenção para um assunto de extrema importância: os perigos da exposição nas redes sociais. É fundamental que todos estejam cientes dos riscos envolvidos ao compartilharem informações pessoais e imagens íntimas com perfis desconhecidos.

Infelizmente, temos presenciado um aumento alarmante de casos em que pessoas se tornam vítimas de chantagem após compartilharem imagens íntimas com indivíduos que conheceram online. Criminosos mal-intencionados, escondidos atrás de perfis falsos, exploram a vulnerabilidade e a confiança das vítimas para exercer controle sobre suas vidas.

Ao compartilhar imagens íntimas, você está abrindo uma porta perigosa para a manipulação e a chantagem. Esses criminosos podem ameaçar divulgar suas fotos ou vídeos para familiares, amigos, colegas de trabalho ou mesmo na internet, causando danos emocionais irreparáveis e prejudicando sua reputação.

Para evitar cair nessa armadilha, é fundamental seguir estas medidas de segurança:

1. Pense cuidadosamente antes de compartilhar qualquer conteúdo pessoal ou íntimo com alguém que você não conhece pessoalmente e em quem não confia totalmente.

2. Mantenha seu perfil privado e controle quem tem acesso às suas postagens e informações pessoais.

3. Evite adicionar desconhecidos como amigos nas redes sociais. Seja criterioso ao aceitar solicitações de amizade e verifique cuidadosamente os perfis antes de tomar qualquer decisão.

4. Nunca compartilhe informações confidenciais, como senhas ou dados bancários, com pessoas desconhecidas.

5. Em caso de solicitação para compartilhar imagens íntimas, recuse imediatamente. Lembre-se de que você tem o direito de preservar sua privacidade.

6. Se você for vítima de chantagem ou ameaças, não ceda às exigências dos criminosos. Procure imediatamente a polícia para denunciar o ocorrido e obter o apoio necessário.

A segurança online é responsabilidade de todos. Mantenha-se vigilante e proteja sua privacidade. Juntos, podemos tornar a internet um lugar mais seguro.

A marcação da data de investidura dos novos deputados foi o tema central entre o Presidente da ANP, Cipriano Cassamá e Secretariado Executivo da CNE.

 Radio Voz Do Povo 

Professores angolanos querem salário de junho sem atrasos

© Lusa

Notícias ao Minuto   22/06/23 

Professores do ensino geral em Angola apelam à equipa económica do Governo, sobretudo o Ministério das Finanças, a pagar atempadamente os salários de junho, sob pena de se comprometerem os exames finais que se iniciariam hoje.

Segundo o presidente do Sindicato dos Professores (Sinprof) angolanos, os docentes não estão preparados para suportar mais um atraso salarial, que se regista desde fevereiro passado e que foi mais alargado em maio, originando vários constrangimentos à classe.

"Os professores de Cabinda ao Cunene não estão preparados para suportar mais um atraso salarial, por isso apelam ao executivo angolano, principalmente a equipa económica, no sentido de não haver atrasos salariais no mês de junho", disse Guilherme Silva.

O líder sindical recorda que as provas trimestrais finais tiveram início hoje e decorrem até 30 de junho e na primeira semana de julho arrancam os exames escritos e lamenta que os professores não tenham subsídio de transporte para chegarem à escola.

"Retiram do seu mísero salário para pagar o táxi, se houver atraso de salário de junho a responsabilidade será assacada ao executivo quando os professores não puderem ir à escola por falta de dinheiro para pagar o táxi", disse.

Aos pais e encarregados de educação, pediu paea que "olhem também para isso como assunto pertinente".

"Todos nós façamos eco à equipa económica do executivo, aqui o Ministério das Finanças, para pagar os salários dos professores do mês de junho a tempo", realçou.

Porque, "se assim não for, teremos um prejuízo no que aos exames diz respeito", salientou Guilherme Silva, exortando ainda o executivo angolano a informar a sociedade "se de facto o executivo está em falência técnica".



NIGÉRIA: Confrontos entre agricultores e pastores na Nigéria fazem 16 mortos

© iStock

POR LUSA   22/06/23 

Pelo menos 16 pessoas foram mortas no estado de Plateau, no centro da Nigéria, palco de um recrudescimento de confrontos mortais entre agricultores e pastores, disse hoje o exército.

O noroeste e o centro da Nigéria são regularmente palco de tensões e conflitos mortais entre comunidades agrícolas e de pastores sobre a utilização das terras e dos recursos hídricos.

Nos últimos atos de violência, na terça-feira, seis membros de um grupo de autodefesa dos agricultores locais foram mortos por homens armados no distrito de Riyom, enquanto dez outras pessoas foram mortas num ataque na região de Mangu, segundo um porta-voz do exército.

"Seis vidas foram perdidas em Riyom", disse o major Ishaku Takwa à agência AFP na quarta-feira. "Outro ataque ocorreu em algumas comunidades de Mangu e dez pessoas morreram", acrescentou.

Bala Fwangje, deputado local de Mangu Sul, disse que 14 pessoas tinham sido mortas na zona.

"Soubemos que 14 pessoas foram mortas, casas destruídas e bens queimados. Ainda não recebi todos os pormenores", disse Fwangje.

Desde maio, a violência causou mais de 200 mortos entre as comunidades agrícolas Berom e as comunidades de pastores Fula nas regiões de Riyom, Barkin Ladi e Mangu.

A cadeia de assassinatos seguida de represálias e a ausência de uma justiça efetiva encorajaram o aparecimento de um elemento criminoso mais vasto na região, com bandos a efetuarem ataques a aldeias, matando dezenas de habitantes e raptando-os para obterem resgate.

Estes abusos são um dos muitos desafios de segurança que o Presidente Bola Tinubu enfrenta à frente do país mais populoso de África e da maior economia do continente.


Abertura oficial do atelier sobre a participação das mulheres na Magistratura Judicial, o evento conta com a participação do Presidente Supremo Tribunal de Justiça, do representante do PNUD, do Diretor do CENFOJ e entidades convidadas.

 Radio TV Bantaba 

A cerimónia de condecoração das Forças Armadas da Missão de Apoio a Estabilização na Guiné-Bissau.

 Radio Voz Do Povo 

Zelensky acusa Rússia de preparar fuga radioativa na central Zaporíjia... A central elétrica de Zaporíjia é a maior do género na Europa.

© BRENDAN SMIALOWSKI/AFP via Getty Images

POR LUSA     22/06/23 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou hoje a Rússia de preparar um "ataque terrorista" envolvendo uma fuga radioativa na central nuclear de Zaporíjia, no sul da Ucrânia, ocupada pelas tropas russas.

"Os nossos serviços secretos obtiveram informações segundo as quais a Rússia está a considerar um cenário de um ataque terrorista na central elétrica de Zaporijia, um ataque que envolve uma libertação de radiação", disse Zelensky na rede social Telegram.

"Eles prepararam tudo para o efeito", afirmou, segundo a agência francesa AFP.

A central de Zaporijia, com seis reatores nucleares, é a maior da Europa e foi ocupada por forças russas nos primeiros dias da ofensiva militar lançada por Moscovo em 24 de fevereiro de 2022.

Zelensky advertiu que uma eventual fuga radioativa não terá consequências apenas na Ucrânia.

Disse que informou os governos da "Europa, América, China, Brasil, Índia, mundo árabe e África" sobre os alegados planos russos.

As organizações internacionais também foram informadas.

"Nunca deve haver ataques terroristas em centrais nucleares, seja onde for", afirmou, citado pela agência espanhola EFE.

Zelenski apelou à comunidade internacional para que atue preventivamente para evitar outra catástrofe como a causada pela explosão da barragem de Kakhovka (sul) em 06 de junho, que Kiev atribuiu às forças russas.

A Rússia negou qualquer envolvimento na destruição da barragem, que disse ter sido causada por bombardeamentos ucranianos.

A destruição da barragem fez diminuir o reservatório de arrefecimentos dos reatores nucleares da central.

A central elétrica de Zaporijia tem sido repetidamente alvo de bombardeamentos atribuídos tanto a Moscovo como a Kiev, suscitando preocupações quanto à segurança.

A Rússia declarou que a central passou a pertencer-lhe por ter anexado a região de Zaporijia em setembro, juntamente com as de Donetsk, Lugansk e Kherson, depois de ter feito o mesmo à Crimeia em 2014.

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) tem peritos em Zaporijia, tal como nas restantes três centrais nucleares ucranianas.

As quatro centrais da Ucrânia têm em conjunto 15 reatores nucleares.


Ataque à central nuclear de Zaporizhzhia "podia mudar o curso da guerra", mas "é pouco provável"

 O presidente da Ucrânia acusa a Rússia de estar a preparar um ataque à central nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa. A comentadora da CNN Portugal Diana Soller entende que é pouco provável que isso possa vir a acontecer, mas avisa que seria algo que podia mudar o curso da guerra.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Liberdade religiosa foi violada em 61 países e aumenta perseguição

© iStock

POR LUSA   22/06/23 

A liberdade religiosa foi violada em 61 países onde vivem cerca de cinco mil milhões de pessoas nos últimos 12 meses, revela um estudo hoje divulgado pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

O relatório diz que houve atos graves de perseguição religiosa em 28 países - que albergam cerca de quatro mil milhões de pessoas, cerca de metade da população mundial -- a maior parte (13) em África, onde a liberdade para professar credos religiosos se degradou visivelmente.

A Fundação AIS denuncia que, no último ano, "a perseguição intensa tornou-se mais aguda e concentrada" e que a impunidade por esses crimes aumentou.

Desde 1999 que a Fundação AIS divulga edições anuais deste relatório, que faz a análise da liberdade religiosa em 196 países e territórios.

"A nível mundial, a manutenção e a consolidação nas mãos de autocratas e de líderes de grupos fundamentalistas conduziu a um aumento das violações de todos os direitos humanos, incluindo a liberdade religiosa", pode ler-se no documento.

Estas violações de liberdade religiosa ilustram-se de várias formas, incluindo a destruição de património e símbolos religiosos (como acontece na Turquia e na Síria), a proliferação de leis anticonversão (como sucede no sudeste asiático e no Médio Oriente) ou a vigilância em massa (como acontece na China).

O relatório detetou ainda um aumento do número de comunidades religiosas maioritárias que são objeto de perseguição, uma alteração significativa relativamente a edições anteriores, onde a maioria dos grupos religiosos perseguidos pertencia a comunidades minoritárias.

Ao mesmo tempo, a Fundação AIS denuncia "uma reação cada vez mais silenciosa da comunidade internacional às atrocidades cometidas por regimes autocráticos estrategicamente importantes", referindo-se à Índia e à China, mas também em países como a Nigéria e o Paquistão.

No Ocidente, o relatório refere que a liberdade religiosa está a ser cada vez mais ameaçada pela "cultura de cancelamento", incluindo a "linguagem forçada", que evoluiu do assédio verbal para incluir ameaças legais e perda de oportunidades de emprego.

"O resultado para os religiosos, ou não, em desacordo com as novas normas é a autocensura, com jornalistas, políticos e professores hesitantes em abordar temas sensíveis", diz o relatório da Fundação AIS.

Na Ásia e no norte de África têm-se acentuado os casos de legislação anticonversão, que oferecem benefícios económicos aos que aderem à religião maioritária.

Na América Latina, o relatório destaca o aumento dos ataques a líderes religiosos e a colaboradores das igrejas por grupos criminosos organizados e perante a passividade dos regimes políticos.


Leia Também: "Celebrar a liberdade religiosa é celebrar a democracia"

FRANÇA: Macron alerta que escolha não deve ser entre fim da pobreza e ambiente

© Christian liewig Corbis/Corbis via Getty Images

POR LUSA    22/06/23 

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse hoje na abertura da Cimeira para o Novo Pacto Financeiro, em Paris, que "nenhum país deve ter de escolher entre a redução da pobreza e a proteção do planeta".

Esta cimeira reúne entre hoje e sexta-feira cerca de 50 chefes de Estado, que vão tentar encontrar, segundo o líder francês, "novas soluções" para combater o aquecimento global.

Ao lado do presidente francês, esteve esta manhã o príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o presidente do Níger, Mohamed Bazoum.

Esta cimeira pretende contribuir para que sejam ultrapassadas as dificuldades do multilateralismo dos últimos anos, de forma a encontrar soluções para o desenvolvimento sustentável.

Emmanuel Macron disse ainda que de forma a encontrar um novo crescimento financeiro a nível global é necessário que "cada país deve escolher soberanamente o seu caminho" e que deve haver "um choque de financiamento público", mas também de investimento vindo do setor privado.

"Há muita liquidez no Mundo. Não penso que vamos conseguir mudar completamente este sistema. Mas penso que podemos funcionar melhor com o dinheiro do setor privado e pô-lo ao serviço do progresso do nosso planeta", declarou o Presidente.

Em discussão esta quinta e sexta-feira está, segundo esperam muitos líderes africanos e muitos líderes da América do Sul presentes em Paris, novos mecanismos de redução da dívida soberana entre Estados, mas também a nível das grandes instituições financeiras como o FMI e o Banco Mundial.


INSÓLITO: Mark Zuckerberg aceita convite de Elon Musk para luta no ringue... O líder da Tesla e da SpaceX revelou que tem um ‘ataque especial’.

© Facebook / Mark Zuckerberg

Notícias ao Minuto   22/06/23 

Parece que o líder da Tesla, SpaceX e Twitter, Elon Musk, e o fundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg, estão dispostos a lutar um contra o outro. Literalmente.

Tudo começou com uma publicação onde um utilizador mencionava o potencial rival do Twitter que está (alegadamente) a ser criado pela Meta, conhecido por enquanto como Threads.

Além desta nova plataforma, outro utilizador disse para Elon Musk ter cuidado com Zuckerberg dado que o executivo é, hoje em dia, praticante da arte marcial jiu-jitsu. “Estou pronto para uma luta no ringue se ele também estiver”, escreveu Musk.

Esta publicação não parece ter passado despercebida a Zuckerberg, que fez uma publicação na respetiva conta de Instagram onde dá a entender que aceita o desafio. O executivo da Meta pede apenas que lhe seja enviada a localização da luta.

Toda a situação podia não passar de uma brincadeira mas, de acordo com o site The Verge, a intenção de Zuckerberg é realmente lutar com Musk num ringue de artes marciais mistas. “A história fala por si”, respondeu um porta-voz da Meta à publicação.

Uma vez partilhada a história no Twitter, Elon Musk sugeriu que a luta tenha lugar em Las Vegas, nos EUA. Além disso, o líder da Tesla e da SpaceX revelou ainda ter um ‘ataque especial’. “Tenho este ataque especial a que chamo de ‘A Morsa’, onde me deito em cima do oponente e não faço nada”, brincou Musk.


Ataque ucraniano danifica ponte que liga Crimeia à região de Kherson


©The Telegraph   Ukraine-Russia war: Missiles 'strike key Crimea bridge'

POR LUSA   22/06/23 

"Durante a noite, um ataque atingiu a ponte de Tchongar. Não houve vítimas", disse o governador russo da Crimeia.

Uma ponte que liga a Crimeia, anexada por Moscovo, a uma região do sul da Ucrânia parcialmente ocupada pelas forças russas foi danificada por um ataque ucraniano, informaram hoje as autoridades russas locais.

"Durante a noite, um ataque atingiu a ponte de Tchongar. Não houve vítimas", disse o governador russo da Crimeia, Sergei Aksionov, acrescentando que os danos estavam atualmente a ser avaliados.

A ponte liga a Crimeia, anexada por Moscovo em 2014, a uma zona da região ucraniana de Kherson ocupada pelas forças russas.

[Notícia em atualização]


Leia Também: Wagner acusa Moscovo de "enganar povo russo" sobre contraofensiva


EUA autorizam comercialização de carne de frango criada em laboratório

© Shutterstock

POR LUSA    22/06/23 

Os EUA autorizaram quarta-feira pela primeira vez a comercialização de carne de frango criada em laboratório por duas empresas, anunciou hoje um porta-voz do Departamento da Agricultura (USDA, na sigla em Inglês).

O USDA inspecionou e aprovou os sistemas de higiene alimentar das empresas Upside Foods e Good Meat, cujos produtos vão estar disponíveis rapidamente em alguns restaurantes, já adiantaram as sociedades.

Em novembro, as empresas tinham obtido autorização da agência para a segurança alimentar nos EUA (FDA, na sigla em Inglês), ao passo que o USDA aprovou na semana passada a conformidade das designações.

Uma Valeti, fundador e presidente executivo da Upside Foods, saudou a decisão como "um passo de gigante para um futuro mais duradoiro".

Já Josh Tetrick, cofundador e presidente executivo da Eat Just, que controla a Good Meat, congratulou-se: "Somos a única empresa que vende carne cultiva em laboratório no mundo, desde o nosso lançamento em Singapura, em 2020, e agora estamos autorizados a fazê-lo na primeira potência mundial".

A Upside Foods já recebeu a primeira encomenda, que veio do restaurante da 'chef' francesa Dominique Crenn, uma 'estrelada' Michelin, em San Francisco.

Por seu lado, o primeiro fornecimento da Good Meat deve ser destinado ao 'chef' José Andrés.

RN // RBF

Lusa/fim



Leia Também: A administração do presidente dos EUA, Joe Biden, quer o restauro das regras de proteção de plantas e animais, revertendo as mudanças feitas durante o governo anterior que enfraqueceram a Lei das Espécies Ameaçadas.

CHINA: Pelo menos 31 mortos numa explosão em restaurante na China

© Reuters

POR LUSA   22/06/23 

A explosão deveu-se a uma fuga de gás. Sete outras pessoas ficaram feridas e estão a receber tratamento hospitalar.

Pelo menos 31 pessoas morreram na sequência de uma explosão na noite de quarta-feira num restaurante da cidade de Yinchuan, no noroeste da China, informou hoje a agência de notícias Xinhua.

A explosão deveu-se a uma fuga de gás no restaurante, avançou a agência de notícias estatal chinesa.

Sete outras pessoas ficaram feridas e estão a receber tratamento hospitalar.

A rua, onde se situam outros estabelecimentos de restauração e entretenimento numa zona residencial do centro da cidade de Yinchuan, capital da região autónoma de Ningxia, ficou repleta de destroços.

A tragédia ocorreu na véspera do Festival do Barco-Dragão, uma celebração de três dias em que muitos chineses se reúnem com a família e amigos.


NATO: Bombardeiros americanos na Suécia para exercícios militares

© Scott Taetsch/Getty Images

POR LUSA   22/06/23 

A Suécia, que aguarda entrar na NATO, recebeu pela primeira vez na história moderna dois bombardeiros americanos para exercícios militares, anunciou a defesa sueca.

Dois bombardeiros estratégicos B-1B Lancers pousaram na segunda-feira no aeroporto de Luleå-Kallax, no norte do país.

"Estamos a realizar um exercício conjunto" mobilizando forças aéreas e terrestres, disse à AFP a porta-voz da Força Aérea, Louise Levin, sem especificar a duração.

"Nestes tempos incertos e na perspetiva de adesão à NATO, são essenciais parceiros fortes", destacou em comunicado o Ministério da Defesa, saudando um "acontecimento histórico".

Embora tenha o estatuto de "convidada" desde junho de 2022, a Suécia ainda não viu a sua adesão ratificada por dois dos 31 membros da Aliança Atlântica: a Turquia e a Hungria.

Apenas membros plenos desfrutam da proteção do artigo 5 da NATO, que traduz que um ataque a um membro é considerado um ataque a todos.

Há 13 meses que a Turquia bloqueia a entrada da Suécia na Aliança Atlântica, censurando-a pela sua indulgência para com os militantes curdos que acolhe no território.

No início de junho, a Suécia disse estar pronta para acolher bases temporárias da aliança no seu solo antes mesmo antes da entrada efetiva na NATO.

"O governo decidiu que as forças armadas suecas poderiam realizar preparativos com a NATO e os países da NATO para permitir futuras operações conjuntas", escreveu o primeiro-ministro Ulf Kristersson num fórum com o ministro da Defesa, Pal Jonson.


Leia Também: Dois bombardeiros B-1B Lancer da Força Aérea dos Estados Unidos sobrevoaram hoje Sarajevo e outras cidades da Bósnia, como sinal de apoio face às ameaças secessionistas do líder pró-Rússia sérvio bósnio, Milorad Dodik.

Wagner acusa Moscovo de "enganar povo russo" sobre contraofensiva

© Mikhail Svetlov/Getty Images

Notícias ao Minuto    21/06/23 

Prighozin garantiu que Kyiv já recuperou várias aldeias e afirmou que "um dia a Rússia vai acordar e descobrir que a Crimeia também foi entregue à Ucrânia".

O líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, acusou, esta quarta-feira, o Ministério da Defesa da Rússia, de "enganar o povo russo" acerca do curso da contraofensiva ucraniana, revelou a agência de notícias Agence France-Presse (AFP).

As acusações do líder do grupo de mercenários surgem numa altura em que a contraofensiva das tropas ucranianas para recuperar o território perdido desde o início da invasão vai na terceira semana, apesar de o presidente russo, Vladimir Putin, afirmar que a Ucrânia está a falhar nos seus objetivos.

Ainda esta quarta-feira, em declarações à televisão estatal russa, Putin afirmou que se tem "assistido a uma certa 'moleza'" nas ações das tropas ucranianas. No entanto, Prighozin garantiu que Kyiv já recuperou várias aldeias.

"Estão a enganar o povo russo", afirmou, citado pela AFP. "Tudo isto está a ser totalmente escondido de toda a gente".

"Um dia a Rússia vai acordar e descobrir que a Crimeia também foi entregue à Ucrânia", acrescentou.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de nove mil civis morreram e quase 15 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.