quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Antes de deixar Tripoli, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, manteve um encontro com o Primeiro-Ministro da Líbia, Abdelhamid Dbeibeh.

 Presidência da República da Guiné-Bissau

Durante a reunião, Dbeibeh agradeceu ao chefe de Estado pelo apoio no processo de transição, destacando a contribuição da Guiné-Bissau nos fóruns internacionais. 

O Presidente da República reafirmou o compromisso da Guiné-Bissau em continuar a apoiar a Líbia e advogou pela normalidade constitucional realçando a importância da reconciliação nacional e estabilização do país para alcançar uma Líbia unida, estável e próspera.🇬🇼🇱🇾

Não consegue dormir quando está com o período? Siga estas dicas... São muito fáceis de colocar em prática. Experimente!

© Shutterstock

Notícias ao Minuto    29/02/24 

Sono de qualidade tem muita importância, "mas ainda mais durante o período menstrual, quando o corpo precisa de descansar", explica Hannah Shore, especialista em sono da Silentnight, citada no Mirror. Por isso, a especialista enumerou quatro dicas muito úteis nos dias em que está com o período e, simplesmente, não consegue dormir. Tome nota! 

Dicas para quando está com o período e não consegue dormir: 

  • Regule a sua temperatura. Geralmente, "o nosso corpo aquece durante os períodos menstruais e, quando estamos a dormir, a temperatura central do nosso corpo tem de baixar alguns graus para termos acesso ao sono de boa qualidade de que necessitamos", explica. Por isso, "evite duches/banhos quentes (mornos não fazem mal e podem ser relaxantes) ou exercício físico antes de se deitar e vista um pijama leve e fresco". Costuma sentir calor ao longo da noite? "Tente evitar colchões de espuma viscoelástica, uma vez que estes podem reter o calor e fazer com que fique mais quente"; 
  • Estabeleça uma rotina de sono. "É fundamental. Devemos ir dormir e acordar todos os dias à mesma hora, mesmo aos fins de semana" e, assim, "o nosso corpo estará habituado a produzir as hormonas certas à hora certa do dia"; 
  • Garanta que não tem luz no quarto. "Dormimos quando está escuro por uma razão: a luz é o nosso principal estímulo externo que regula a produção das hormonas do sono e do despertar". Ou seja, a luz da manhã suprime as hormonas do sono, deixando-o mais desperto" e "a luz da noite estimula o corpo a produzir hormonas do sono, como a melatonina, que o ajudarão a adormecer mais facilmente"; 
  • Tenha os analgésicos perto de si. "Levantar-se para procurar um (acendendo as luzes para o fazer) perturba o seu ciclo de sono e fá-lo-á sentir-se mais desperto. Mantenha-os junto à cama ou num local de fácil acesso."


Leia Também: Dormir de barriga para baixo faz com que os seus músculos fiquem assim


Leia Também: 'Segredo' para 'dormir como um anjinho'? Especialistas contam tudo

Ministro da Educaçao Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica, Henry Mané, participou esta quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024, na Nona ediçao do Dia Africano da Alimentaçao Escolar em Burundi, organizada pela Uniao Africana, Programa Alimentar Mundial e Governo do Burundi.

Lema; Investir na Alimentação Escolar local para transformar o sistema educativo, para um futuro inclusivo e próspero no continente africano.

O exército israelita negou hoje ter atacado um comboio humanitário no norte de Gaza, afirmando que os militares estavam a garantir a segurança dos camiões, e garantiu que Israel não limita a ajuda destinada aos palestinianos.

© Lusa

POR LUSA   29/02/24 

Israel nega ataque e diz que estava a proteger comboio humanitário

O exército israelita negou hoje ter atacado um comboio humanitário no norte de Gaza, afirmando que os militares estavam a garantir a segurança dos camiões, e garantiu que Israel não limita a ajuda destinada aos palestinianos.

"Não houve qualquer ataque das Forças de Defesa de Israel [FDI] sobre esta ajuda. As FDI estavam a conduzir uma operação humanitária", afirmou o porta-voz do exército israelita Daniel Hagari, numa conferência de imprensa, após mais de 110 palestinianos terem morrido e pelo menos 760 ficado feridos durante a distribuição de ajuda humanitária no norte do enclave, de acordo com as autoridades locais.

Antes, fontes israelitas tinham admitido à agência France-Presse ter disparado munições reais contra a multidão.

Segundo o contra-almirante, "infelizmente, dezenas de mortos e feridos" resultaram de "um incidente", ocorrido pouco antes das 05:00 locais (03:00 em Lisboa), em que "milhares de habitantes de Gaza começaram a empurrar violentamente" os camiões de ajuda humanitária e "a pilhar os bens humanitários".

As FDI, sublinhou, "estavam a garantir a segurança do corredor humanitário para que o comboio humanitário pudesse chegar ao destino, no norte de Gaza" -- uma operação que os militares fizeram nas últimas quatro noites" e, até aqui, "sem qualquer problema".

Durante esta operação humanitária, descreveu, "uma multidão emboscou o comboio, obrigando-o a parar", enquanto os tanques israelitas "tentaram dispersar a multidão com tiros de aviso".

"As centenas [de pessoas] tornaram-se milhares e os tanques retiraram-se de forma cautelosa e segura, [com os militares] a arriscar as suas próprias vidas e sem disparar sobre a multidão", disse Hagari.

As forças israelitas, garantiu, "agiram de acordo com a lei internacional".

"A nossa guerra é contra o Hamas, não contra o povo de Gaza (...). Reconhecemos o sofrimento [dos civis]", disse o representante do exército, que garantiu que Israel está a procurar "formas de expandir esforços humanitários" no enclave palestiniano.

Israel, acrescentou, "não limita a quantidade de ajuda que pode entrar em Gaza".

"Estamos a trabalhar com organizações e a comunidade internacional para ajudar a resolver o problema da distribuição de ajuda", em particular no norte da Faixa de Gaza, afirmou.

O Ministério da Saúde do movimento islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza, acusou o exército de disparar sobre a multidão.

"O ataque foi premeditado e intencional, no contexto do genocídio e da limpeza étnica do povo da Faixa de Gaza. O Exército de ocupação sabia que estas vítimas tinham vindo para esta zona para obter alimentos e ajuda, mas matou-as a sangue frio", acusou o Hamas.

Vários países pressionam Israel no sentido de que seja permitida a entrada de mais ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

Nas últimas 24 horas entraram na Faixa de Gaza 116 camiões de ajuda humanitária - 92 dos quais através da passagem de Kerem Shalom, na fronteira com Israel, e 24 através da passagem de Rafah, que liga ao Sinai egípcio.

Esta ajuda não é suficiente visto as necessidades prementes do enclave, que enfrenta uma catástrofe humanitária sem precedentes.

De acordo com as Nações Unidas, cerca de 2.300 camiões entraram em Gaza em fevereiro, menos 50% do que em janeiro.

Perante a dificuldade de fazer chegar a ajuda humanitária por terra, vários países - incluindo a Jordânia, o Egito, o Qatar, a França e os Emirados Árabes Unidos - lançaram por via aérea caixotes de alimentos e mantimentos.

O Hamas acusou "a ocupação" de tentar "matar à fome" os habitantes de Gaza e afirma que mais de 700 mil pessoas estão a sofrer de fome no norte do enclave.

O Exército israelita lançou uma ofensiva contra Gaza em retaliação aos ataques do grupo islamita palestiniano de 07 de outubro, que provocaram quase 1.200 mortos e 240 raptados.

Desde então, as autoridades de Gaza relataram a morte de mais de 30.000 palestinianos, além de mais de 400 na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, devido às ações das forças de segurança e aos ataques israelitas.


Brasil ultrapassa um milhão de casos prováveis de dengue em dois meses

© Lusa

POR LUSA   29/02/24 

O Brasil contabilizou mais de um milhão de casos prováveis de dengue desde o início do ano, quando em todo o ano de 2023 tinha registado o recorde de casos da doença com 1,6 milhões, indicaram hoje dados oficiais.

No total, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde brasileiro, foram registados 1.017.278 casos prováveis, 207 mortes e 687 mortes em investigação.

Com 30.279 casos prováveis, São Paulo, a maior cidade da América do Sul, já ultrapassou em apenas dois meses o número de casos registados em todo o ano passado.

Mas é na capital, Brasília, que a situação atingiu níveis mais complexos, com 101.772 casos da doença e 53 mortes até hoje, sendo que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, alertou, no final da semana passada, que os centros de saúde da capital estavam a entrar em colapso e que o número máximo de casos ainda não tinha sido atingido.

O Ministério da Saúde do Brasil estima que, este ano, o número de casos chegue a 4,2 milhões, um recorde histórico.

Em 2023, o país sul-americano registou mais de 1,6 milhões de casos da doença, mais de um quinto de todos os notificados no mundo, e 1.094 mortes, um recorde histórico.

Os estados do Acre, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro e o Distrito Federal já decretaram situação de emergência.

Mais de 700 mil doses da vacina foram entregues a 315 municípios no país para serem distribuídas no serviço de saúde público.

Paralelamente à vacinação, as cidades de todo o país intensificaram a pulverização das ruas e as equipas de saúde estão a ir de casa em casa à procura de focos de reprodução do mosquito.


No âmbito da visita de Estado a Líbia, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló manteve um encontro com a comunidade guineense residente em Trípoli.

Na ocasião, a comunidade  passou em revista a situação vigente no país e as principais dificuldades com que se depara. O chefe de Estado, por sua vez, prometeu instruir o governo no sentido de criar condições para enviar uma equipa à Líbia para a emissão de passaportes e falar com as autoridades líbias sobre a situação de guineenses presos, na sua maioria por imigração ilegal.🇬🇼🇱🇾

 Presidência da República da Guiné-Bissau



Leia Também:  PR Umaro Sissoco Embaló prometeu aos emigrantes guineenses na Líbia envio de uma equipa técnica que vai tratar da emissão de passaportes aos compatriotas residentes.

EDITH CECCARELLI: "Mostrou-nos como viver". Mulher mais velha dos EUA morre aos 116 anos

© Reprodução/ USA Today/ Suzanne Picetti

Notícias ao Minuto   29/02/24 

Com a morte de Edith 'Edie' Ceccarelli, a a pessoa mais velha dos Estados Unidos é agora Elizabeth Francis, de 114 anos, do Texas, segundo o Gerontology Research Group.

Edith 'Edie' Ceccarelli, que comemorou recentemente o 116.º aniversário e era a pessoa mais velha dos Estados Unidos, morreu na quinta-feira passada.

Ceccarelli morreu a 22 de fevereiro - 17 dias após o seu 116.º aniversário, revelou Suzanne Picetti-Johnson à KTXL da Nexstar, que ajudou a organizar a festa de aniversário de Ceccarelli no início de fevereiro .

Picetti-Johnson conta que Edie morreu pacificamente durante o sono, algures durante a tarde. 

"Ela foi uma inspiração para todos nós sobre como viver uma vida longa e saudável", revelou ainda, numa entrevista telefónica dada naquele canal na terça-feira.

Picetti-Johnson trabalha como diretora do programa 'Avenues to Wellness', um programa de cuidados de saúde da Fundação Frank R. Howard, e ajudou a organizar as celebrações do aniversário de Ceccarelli desde que completou 100 anos.

As celebrações tornaram-se uma tradição anual nos últimos anos em Willits, onde uma mulher nasceu e cresceu. A cidade tem uma população de 4.988 pessoas e está situada no condado de Mendocino, no estado norte-americano da Califórnia.

"Ela amava as pessoas, amava a comunidade, amava a família e manteve-se ligada durante toda a vida. Ela mostrou-nos como viver", frisou.

Com a morte de Ceccarelli, a pessoa mais velha dos Estados Unidos é agora Elizabeth Francis, de 114 anos, do Texas, segundo o Gerontology Research Group.

Por sua vez, Maria Branyas Morera, nascida em São Francisco e residente em Espanha, é atualmente a pessoa mais velha do mundo, com 116 anos, de acordo com o Guinness Book of World Records. Branyas é vários meses mais velho do que Ceccarelli.



Leia também: Mulher mais velha dos EUA desvenda o segredo para a longevidade

SAÚDE: Cuidado! Estudo revela os perigos dos alimentos ultraprocessados

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   29/02/24 

Investigadores encontraram uma ligação entre este tipo de alimentos e doenças cardíacas, diabetes, assim como perturbações mentais e morte prematura.

Segundo uma nova revisão de 45 meta-análises feitas ao longo dos últimos três anos, onde participaram quase 10 milhões de pessoas, o consumo de alimentos ultraprocessados foi associado a 32 efeitos nocivos para a saúde, incluindo um maior risco de doenças cardíacas, cancro, diabetes de tipo 2, assim como problemas de saúde mental e morte prematura.

Esta análise, uma das mais importantes nos últimos anos, envolveu peritos de múltiplas instituições como a Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, nos Estados Unidos, a Universidade de Sydney e a Universidade Sorbonne, em França. 

Então, "no geral, foram encontradas associações diretas entre a exposição a alimentos ultraprocessados e 32 parâmetros de saúde que abrangem a mortalidade, o cancro e os resultados de saúde mental, respiratória, cardiovascular, gastrointestinal e metabólica", explicam os investigadores na publicação. 

Para além disso, concluíram que "uma maior exposição a este tipo de alimentos foi associada a um maior risco de resultados adversos para a saúde, especialmente cardiometabólicos, perturbações mentais comuns e resultados de mortalidade". 

Resultados mais específicos mostram que uma maior ingestão de alimentos ultraprocessados estava "associada a um aumento de cerca de 50% do risco de morte relacionada com doenças cardiovasculares, um risco 48 a 53% superior de ansiedade e perturbações mentais comuns e um risco 12% superior de diabetes tipo 2".

Revelam ainda que uma maior ingestão destes alimentos estava "associada a um risco 21% maior de morte por qualquer causa, um risco 40 a 66% maior de morte relacionada com doenças cardíacas, obesidade, diabetes tipo 2 e distúrbios de sono, e um risco 22% maior de depressão".

Caso não saiba, o termo alimentos ultraprocessados refere-se aos produtos de pastelaria e aos snacks embalados, assim como a bebidas gaseificadas, os cereais açucarados e as refeições prontas a consumir. Porquê? Todos são submetidos a múltiplos processos industriais e contêm geralmente corantes, emulsionantes, aromatizantes e outros aditivos. Tendem ainda a "ser ricos em açúcar, gordura e/ou sal adicionados, mas são pobres em vitaminas e fibras". 


Leia Também: Os hábitos alimentares que só estão a fazer mal ao seu coração

A CEDEAO facilita a transformação digital na luta contra o abuso de substâncias em Cabo Verde com uma doação significativa de computadores ao CCAD

Por  ecowas.int   29 Fev, 2024 

Praia, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024 – Num gesto histórico para reforçar a luta contra o abuso de substâncias em Cabo Verde, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) doou generosamente mais de 70 computadores à Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD). Esta cerimónia de entrega simboliza um passo significativo para a modernização digital e a eficiência operacional no combate aos desafios do álcool e da droga no país.

O Representante Residente do Presidente da Comissão da CEDEAO, Dr. Samuel Lamptey, entregou oficialmente o equipamento à Directora Nacional de Saúde de Cabo Verde e representante da CCAD, Dra. Ângela Gomes, numa cerimónia que contou com a presença de funcionários do governo, representantes de ambas as entidades e intervenientes no sector da saúde.

O Dr. Lamptey, no seu discurso, destacou a importância da cooperação regional e do apoio na abordagem de questões sociais que afectam os Estados membros. “Esta doação não é apenas uma transferência de tecnologia; é um testemunho do compromisso da CEDEAO em apoiar os nossos países membros nos seus esforços para melhorar a saúde pública e a segurança. Acreditamos que, ao melhorar a infraestrutura digital do CCAD, estamos a contribuir para uma luta mais eficaz e eficiente contra o abuso de álcool e outras drogas em Cabo Verde.”

A Dra. Ângela Gomes expressou a sua gratidão à CEDEAO pela generosa doação e enfatizou o impacto que terá nas operações do CCAD. De acordo com a directora, os computadores irão melhorar significativamente a capacidade do país para gerir dados, realizar pesquisas e implementar programas destinados a reduzir a prevalência do abuso de substâncias. É um grande impulso para os esforços contínuos de Cabo Verde para promover a saúde e o bem-estar em Cabo Verde.

A doação faz parte da iniciativa mais ampla da CEDEAO de apoiar os Estados membros em vários sectores, incluindo a saúde, a educação e a tecnologia, para alcançar o desenvolvimento sustentável e a integração regional. Os computadores serão distribuídos pelos escritórios e programas do CCAD em Cabo Verde, melhorando as suas capacidades de análise de dados, gestão de programas e comunicação digital.

A cerimónia terminou com uma demonstração do novo equipamento e discussões sobre futuras colaborações entre a CEDEAO e Cabo Verde noutras áreas de interesse mútuo.

Guiné Bissau: detenção do deputado Bamba Bandjai cria divisões

Cartazes do Madem-G15, a 8 de Março de 2019. SEYLLOU / AFP

Por: Mussá Baldé  RFI   29/02/2024  

Na Guiné-Bissau, não param de chegar as reações à detenção do deputado Bamba Bandjai durante algumas horas por ordens do Ministerio do Interior.

A detenção do deputado Bamba Bandjai deu-se no âmbito de uma queixa que lhe foi movida pelo ex-ministro da Defesa.

O general Sandji Fati queixou-se do deputado Bamba Bandjai que o tinha acusado de ser o responsável por várias mortes de responsáveis políticos e militares ocorridas na Guiné-Bissau nos últimos anos.

Bamba Bandjai e Sandji Fati são ambos deputados do partido Madem G-15, mas estão de candeias às avessas nos últimos tempos, como aliás, estão vários militantes e dirigentes desse partido fundado em 2018 por dissidentes do PAIGC.

As divisões entre os militantes do Madem advém de desentendimentos entre o coordenador do partido, o também deputado Braima Camará e o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, um dos fundadores do Madem.

O general Sandji Fati está do lado de Umaro Sissoco Embaló e Bamba Bandjai, do lado de Braima Camará.

A detenção do deputado Bamba Bandjai, durante algumas horas, na segunda-feira passada, mereceu a condenação da Liga Guineense dos Direitos Humanos, da direção do partido Madem e do parlamento guineense.

Todas estas entidades lembram o facto de a lei guineense proibir a detenção de um deputado que não esteja apanhado a cometer crime em flagrante.

O Madem diz ser um abuso do poder por parte do Ministério do Interior, o parlamento considera ser mais um ato de ilegalidade por parte do Governo de iniciativa presidencial  e a Liga dos Direitos Humanos diz ser o desrespeito pelas leis da República.

Eurodeputados querem apoio total à Ucrânia para que país vença guerra

© Reuters

POR LUSA   29/02/24 

O Parlamento Europeu quer que os 27 países do bloco comunitário façam tudo o que é possível para assegurar a vitória da Ucrânia no conflito com a Rússia e querem apoio incondicional para os opositores de Putin.

Em sessão plenária, em Estrasburgo (França), os eurodeputados aprovaram uma resolução com 451 votos a favor, 46 votos e 49 abstenções, que pede a todos os países da União Europeia (UE) que façam tudo o que é possível, incluindo assistência militar, para fazer com que a Ucrânia vença a guerra iniciado pela Rússia há dois anos, com a invasão do território ucraniano.

E deixaram uma advertência: "Os eurodeputados afirmam que outros regimes autoritários estão a acompanhar de perto o decurso da guerra, para avaliar a sua própria margem de manobra para exercer políticas externas agressivas".

Os eurodeputados querem que os 27 aumentem o envio de armamento para a Ucrânia (a UE prevê enviar um milhão de munições de artilharia até ao final de 2024), assim como sistemas de defesa antiaérea e de mísseis, numa altura em que o armazenamento ucraniano está a ficar depauperado e Putin anunciou que as forças russas continuam a avançar pelo território.

O Parlamento Europeu (PE) também aprovou uma resolução que pede o apoio incondicional da UE a todos os opositores ao regime do Presidente russo, Vladimir Putin - com 506 votos a favor, nove contra e 32 abstenções.

Duas semanas depois da morte de Alexei Navalny, o principal opositor ao Kremlin nos últimos anos, os eurodeputados apelaram na quarta-feira à condenação das ações dos oligarcas que apoiam o regime russo e à responsabilização do Presidente, pela morte dos opositores e repressão de todos os cidadãos que contestam Moscovo, assim como pela invasão da Ucrânia.



Leia Também: Putin pede minuto de silêncio pelos soldados mortos na Ucrânia. O vídeo


Leia Também: A diplomacia da União Europeia (UE) defendeu hoje que as ameaças feitas pelo Presidente russo, Vladimir Putin, sobre eventual uso de armas nucleares pela Rússia, são "absolutamente inaceitáveis e inadequadas", visando apenas a sua reeleição.

China perdoa parte da dívida da Serra Leoa e reforça ajuda económica

© Reuters

 POR LUSA    29/02/24 

A China vai perdoar parte da dívida e reforçar o apoio económico e ajuda humanitária à Serra Leoa, anunciou o Governo do país africano, em comunicado.

O presidente chinês, Xi Jinping, irá disponibilizar ajuda económica e técnica no montante de 50 milhões de yuan (6,4 milhões de euros), o cancelamento da dívida no valor de 20 milhões de yuan (2,6 milhões de euros) e 1.500 toneladas de assistência alimentar para a Serra Leoa, pode ler-se na mesma nota.

A decisão foi dada a conhecer por Xi Jinping durante uma reunião bilateral com o Presidente da Serra Leoa, Julius Maada Bio, que realiza uma visita de Estado à China, a primeira de um governante africano em território chinês este ano.

Segundo Julius Maada Bio, "a China tem sido um parceiro fiável da Serra Leoa".

"Estou convencido de que esta visita irá aprofundar as relações bilaterais entre a Serra Leoa e a China", acrescentou.

Por outro lado, agradeceu ao homólogo chinês todo o apoio ao país e referiu "que as relações entre as duas nações remontam a 1971 e que os laços transcenderam a distância geográfica".

Segundo a mesma nota, durante a reunião, Xi Jinping descreveu a relação de longa data entre a Serra Leoa e a China como "uma cooperação eficiente".

O Presidente chinês terminou a reunião, convidando Bio para a próxima Cimeira do Fórum de Cooperação China-África, a realizar este ano, acrescentando que as relações têm sido um bom exemplo do intercâmbio África-China.


Leia Também: Serra Leoa indultou 352 presos entre os quais músico crítico do Governo

MADEM -G15 CONVIDA MILITANTES A CERRAR FILEIRAS

Por: JNP / TV VOZ DO POVO  fevereiro 29, 2024

O Movimento para Alternância Democrática (Madem-G15) apelou aos seus militantes a cerrarem fileiras e trabalhar com afinco e determinação no sentido de reforçar a coesão interna, denunciando e combatendo quaisquer tentativas ou atos de desestabilização das estruturas regionais e setoriais.

A posição dessa formação política foi expressa num Comunicado com a data de 27 de fevereiro, onde o partido através da sua Comissão Permanente, condena com firmeza os atos e declarações de militantes e dirigentes sem mandato e fora das normas e regras estabelecidas nos estatutos, o que para esse órgão põe em causa a unidade e coesão internas.

O Madem-G15 recomendou ao Conselho Nacional de Direitos a tomada de diligências necessárias e urgentes, nos termos dos estatutos, para a audição, penalização e sanção competente, dos infratores.

Condena ainda o que considera tentativas de amedrontar, “com detenções e prisões arbitrárias, espancamentos e violência de toda a ordem”, contra os militantes e dirigentes do partido, referindo-se o recente interrogatório e apreensão do deputado e dirigente Bamba Bandjai e do militante, ativista politico, Queba Sane, vulgo R Kelly, tendo considerado o sucedido de ilegal.

No mesmo documento, o Movimento para Alternância Democrática apela a todas forças vivas do país, em particular, as organizações da sociedade civil e aos partidos políticos e a comunidade internacional, para seguirem com atenção a evolução da situação política na Guiné-Bissau.


COMUNICADO FINAL DO CONSELHO DE MINISTROS _29.02.2024

 Radio Voz Do Povo

Chefes de Estado africanos destacaram hoje, na 6.ª Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-6), a importância de agir em conjunto para enfrentar os desafios e ameaças colocados pelas mudanças climáticas.

© iStock

POR LUSA     29/02/24 

 Líderes africanos defendem ação conjunta para enfrentar ameaça climática

Chefes de Estado africanos destacaram hoje, na 6.ª Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-6), a importância de agir em conjunto para enfrentar os desafios e ameaças colocados pelas mudanças climáticas.

Os líderes do Quénia, da Somália, do Djibuti, do Botsuana e do Gabão comprometeram-se com uma gestão sustentável dos solos e sublinharam a importância de uma resposta conjunta às alterações climáticas.

Os presidentes apelaram à ação na abertura do segmento de alto nível da UNEA-6, o principal órgão de decisão ambiental do mundo, que termina esta sexta-feira em Nairóbi, no Quénia.

"Estamos a assistir ao aumento das temperaturas, a mais secas e inundações, ao degelo das calotas polares e à perturbação da vida humana em todos os continentes. Não podemos continuar assim para sempre", afirmou o Presidente da Somália, Hassan Cheikh Mohamoud.

"A Somália enfrenta um desafio. A guerra contra o terrorismo, o limiar de pobreza, o ambiente pós-conflito, a situação frágil. Isto veio agravar os esforços do desafio ambiental".

O Presidente do Quénia, William Ruto, apelou a uma "ação coletiva" para enfrentar a "crise existencial" do planeta.

"Dada a magnitude e a urgência da crise existencial que a humanidade e a vida no nosso planeta enfrentam, só uma ação coletiva eficaz, inclusiva e sustentável a nível multilateral permitirá à comunidade internacional enfrentar as alterações climáticas, a perda de biodiversidade e a poluição", afirmou Ruto.

O Presidente do Botsuana, Mokgweetsi Masisi, também se pronunciou neste sentido, sublinhando a importância de uma ação multilateral face aos desafios ambientais "para criar um sistema de governação ambiental internacional coerente com a ecologia".

Por seu lado, o Presidente do Djibuti, Ismail Omar Guelleh, deixou claro que é preciso começar a agir: "a inação não é uma opção, pois destrói a credibilidade e a solidez do multilateralismo e do sistema internacional", sublinhou.

O chefe da junta militar que governa o Gabão desde o golpe de Estado de 30 de agosto, Brice Oligui Nguema, sublinhou que "os desafios das alterações climáticas, da biodiversidade e da poluição constituem, sem dúvida, ameaças graves ao bem-estar da população".

"É evidente que a atitude egoísta e predatória adotada em relação à natureza desde o início da Revolução Industrial está agora a virar-se contra o Homem e o ambiente", afirmou Nguema.

A UNEA-6 reúne esta semana em Nairobi mais de cinco mil representantes de governos, da sociedade civil e do setor privado, incluindo 150 ministros e vice-ministros, de mais de 180 países inscritos para a ocasião, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente, sediado em Nairobi.

A cimeira centra-se na forma como o multilateralismo pode ajudar a resolver a chamada "tripla crise global": alterações climáticas, perda de natureza e biodiversidade, poluição e resíduos.



Leia Também: Guterres alerta em cimeira que o planeta está "à beira do abismo"

Ucrânia reage a discurso de Putin. Europa "tem apenas duas opções"... O conselheiro de Volodymyr Zelensky afirmou que a "Federação Russa está claramente a expandir a guerra".

© Maksym Polishchuk/Global Images Ukraine via Getty Images

Notícias ao Minuto   29/02/24 

O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak reagiu, esta quinta-feira, ao discurso do presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre o Estado da Nação, considerando que, após a ameaça da "utilização de armas nucleares", a Europa "tem apenas duas opções": acelerar a ajuda à Ucrânia ou continuar conversas sobre "pacificar a criatura".

"A Federação Russa está claramente a expandir a guerra. Provocações, preparação de ataque em diferentes direções, acumulação de recursos militarizados e… 'ameaça nuclear'", começou por referir numa publicação na rede social X.

"Nada está a mudar e não vai mudar... Por conseguinte, a Europa, os países democráticos, têm apenas duas opções", acrescentou.

A primeira opção passa por "acelerar a assistência à Ucrânia para infligir uma derrota e minimizar os danos sofridos pela Federação Russa". Já a segunda opção prende-se com "continuar longas conversas, dúvidas, pensar em 'pacificar a criatura' e, no final, entrar pessoalmente em confronto com o exército russo nos seus próprios territórios". 

O conselheiro do presidente Volodymyr Zelensky referiu que o exército russo, que "já provou abundantemente o sangue humano", "está a crescer a proporções bíblicas e não faz outra coisa senão roubar, violar, matar".

"É crucial perceber que esta escolha não é teórica, nem um dia no futuro, nem condicional. Mas apenas aqui e agora", atirou.

O presidente russo discursou hoje perante a Assembleia Federal da Rússia, onde afirmou que a aliança transatlântica NATO "está a preparar-se para atacar" o território russo e irá utilizar "as forças melhores e mais eficazes para o fazer".

"Mas lembramo-nos do destino daqueles que tentaram invadir o nosso território e é claro que o seu destino será muito mais trágico do que qualquer coisa que possamos enfrentar", atirou.

"Eles têm de compreender que nós também temos armas. Armas que os podem derrotar no seu próprio território e, claro, tudo isto é muito perigoso porque pode efetivamente desencadear a utilização de armas nucleares. Será que eles não compreendem isso?", questionou, acrescentando que "as forças nucleares estratégicas estão em estado de prontidão".



Leia Também: Putin admite preocupação com pobreza que atinge 13 milhões de pessoas

"Temos de estar preparados para responder a novas pandemias", avisa diretora-geral da saúde - e a culpa será dos insetos

Rita Sá Machado

Por  Ana Rita Cunha  Cnnportugal.iol.pt

Rita Sá Machado admite o aparecimento de novas pandemias nos próximos anos, nomeadamente devido a doenças transmitidas por mosquitos. Segundo a diretora-geral da saúde serão surtos “mais focados”.

“Temos de estar preparados para responder a novas pandemias. Iremos ter surtos mais focados e não de grandes dimensões, mas vamos tê-los nos próximos anos”, antecipou a responsável na CNN Summit, nesta quinta-feira, dedicada à saúde e ao ambiente, que decorreu no Centro Cultural de Belém.

Rita Sá Machado explica que “devido à crise climática há uma expansão das doenças vetoriais”.

EM ATUALIZAÇÃO...

BUSCA E APRENSÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO VAI AO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Por Notabanca   29.02.2024

Operação “Bassora” de buscas e apreensões desencadeada pelo Ministério Público não desarma. Continua sem olhar pela cara de alguém e vai ao longe do fundo do túnel.

Após o Palácio do Governo, ministério da Justiça e serviços de Migração e Fronteiras, agora, os magistrados do Ministério Público estão a caminho do Supremo Tribunal de Justiça, por ser alvo de investigação.

O Ministério Público pretende ter mais detalhes sobre a denúncia da apropriação ilegítima de cerca de 16 milhões de francos cfa transferidos pela Legis PALOP. 

A semana promete rodar episódios. Pois, a operação “Bassora” vai ao Supremo Tribunal de Justiça dando sequência ao referido processo em que o ex-Presidente, Paulo Sanhá é constituído suspeito.

A linha de investigação do Ministério Público está  agora na mira do cofre da justiça do Supremo Tribunal para descobrir desvio e apropriação de avultadas somas em dinheiro.

Conforme a fonte confiável de Notabanca, por hora, mobiliza-se para o apuramento do rombo financeiro verificado no cofre da justiça no período de gestão compreendido entre 2004 a 2012 em que muito dinheiro terá sido desviado para personalidades ligadas ao ministério da justiça.

ÚLTIMA HORA: CEDEAO - Conselho de Mediação e Segurança ordena "abertura imediata da ANP"... ???

Por Radio Sintchan ôcco

As autoridades são convidadas:

1 - À abertura imediata da ANP.

2 - CEDEAO que envie uma missão de alto nível para acelerar a nomeação de membros da CNE;

3 - A eleição do presidente do STJ.

4 - A calendarização da retirada progressiva da missão de apoio e estabilização da CEDEAO (SSMGB).

DMG TV/TVSO

Exportadores congratularam com o preço de 300 francos por quilograma de Cajú anunciado pelo Governo Guineense


 Radio TV Bantaba

Igreja MAFI em Bissau, incendiado por desconhecidos


 Radio TV Bantaba 

Vítima de cancro deixa mensagem a namorado: "Vai aproveitar a tua vida"

© Facebbok/Daniella Thackray

Notícias ao Minuto   29/02/24 

Daniella preferiu aproveitar os últimos dias, ao invés de lamentar o facto de ir morrer. No final, deixou mensagem a todos os que tornaram a sua vida mágica.

Um mulher britânica, de 25 anos, incentivou o seu noivo a "aproveitar a vida" numa publicação escrita pouco antes de morrer, vítima de um cancro.

Daniella Thackray anunciou a sua própria morte numa publicação que deixou escrita durante os seus últimos dias de vida. A jovem sucumbiu a um raro e agressivo cancro nas vias biliares, conhecido como colangiocarcinoma.

"Embora não consigamos controlar aquilo que acontece conosco, podemos controlar a forma como reagimos a isso. Escolhi não lamentar a vida que estava a perder e ao invés aproveitar cada momento que me restava", pode ler-se na publicação feita na sexta-feira.

Na sua publicação, a jovem escreve que amava a vida que tinha e deixa uma mensagem a todos os que permitiram que fosse feliz. "Obrigada a todos os que permitiram que a minha vida fosse tão mágica. Recordem-se daquilo que digo sobre aproveitar todas as pequenas coisas", disse, antes de deixar um último recado ao companheiro, do qual tinha ficado noiva há cerca de um mês.

"E, por fim, para o meu querido Tom. Amo-te e sempre te amarei. Obrigada pelo teu apoio e por teres preenchido a minha vida com tanta alegria. Agora, vai aproveitar a tua vida, tu mereces!", rematou.

O colangiocarcinoma é uma forma rara de cancro que, em média, afeta menos de 6 em cada 100 mil pessoas em todo o mundo, de acordo com o Instituto Nacional do Cancro dos EUA.


Astrónomos detetam vapor de água num disco de formação planetária "próximo" da Terra

HL Tauri (Alma)

Cnnportugal.iol.pt,  29/02/2024 

Disco em causa está em torno da estrela HL Tauri, localizada na constelação do Touro

Astrónomos detetaram vapor de água num disco de formação planetária que rodeia uma estrela jovem, semelhante ao Sol, situada a 450 anos-luz da Terra, divulgou hoje o Observatório Europeu do Sul (OES).

Segundo o trabalho, publicado na revista científica Nature Astronomy, a água, além de condição essencial para a vida tal como se conhece, desempenha também um papel importante na formação de planetas.

O disco em causa está em torno da estrela HL Tauri, localizada na constelação do Touro.

"Os nossos resultados mostram como a presença da água pode influenciar o desenvolvimento de um sistema planetário, tal como aconteceu há cerca de 4,5 mil milhões de anos no nosso próprio Sistema Solar", afirmou, citado em comunicado do OES, o astrónomo Stefano Facchini, da Universidade de Milão, em Itália, que liderou a investigação.

As imagens obtidas a partir de observações feitas no Chile com o radiotelescópio ALMA, operado em parte pelo OES, "revelam uma quantidade substancial de vapor de água a uma série de distâncias da estrela que incluem um espaço onde um planeta pode estar a formar-se atualmente", afetando possivelmente a sua composição química, de acordo com Facchini.

Os grãos de poeira que compõem um disco são considerados as sementes da formação de planetas, ao colidirem e aglomerarem-se em corpos cada vez maiores na órbita de uma estrela.

Os astrónomos argumentam que regiões suficientemente frias, onde a água congela nos grãos de poeira, são o local ideal para a formação de planetas.

RÚSSIA: O presidente da Rússia discursou sobre o Estado da Nação, onde abordou temas como a chamada "operação militar especial" na Ucrânia e disse que a NATO "está a preparar-se para atacar" o território russo. Mas alertou: "Nós também temos armas".

© ALEXANDER NEMENOV/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto   29/02/24 

 Da Ucrânia à ameaça nuclear, passando pela família. O discurso de Putin

O presidente da Rússia discursou sobre o Estado da Nação, onde abordou temas como a chamada "operação militar especial" na Ucrânia e disse que a NATO "está a preparar-se para atacar" o território russo. Mas alertou: "Nós também temos armas".

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, esta quinta-feira, que o país conseguiu "provar que é capaz de responder aos desafios mais difíceis" e alertou que um ataque da NATO "pode efetivamente desencadear a utilização de armas nucleares".

"Só podemos realizar todos os nossos planos juntos. Provámos que a Rússia é capaz de responder aos desafios mais difíceis", afirmou, num discurso sobre o Estado da Nação, citado pela agência de notícias RIA Novosti.

Putin referiu-se também à chamada "operação militar especial" levada a cabo na Ucrânia, que, segundo o presidente, recebeu um "apoio esmagador" da população russa. 

Ao longo dos últimos dois anos, "as empresas russas enviaram milhares de milhões de rublos" para apoiar os militares, tratando-se de "uma contribuição para a vitória geral".

Putin garantiu que as "instituições da democracia na Rússia" serão "ainda mais" desenvolvidas. E enfatizou: "Não permitiremos que ninguém interfira nos nossos assuntos internos". 

Lançando farpas ao Ocidente, que disse precisar de "um espaço em desvanecimento e morte, o presidente russo afirmou que os líderes ocidentais "calcularam mal quando foram confrontados com a determinação do povo russo".

"Representantes de diferentes grupos étnicos, culturas e religiões provaram na prática que a unidade do nosso povo é uma força colossal e conquistadora", frisou.

O presidente russo destacou que o país "lembrar-se-á dos seus heróis caídos" e anunciou um minuto de silêncio em honra dos soldados mortos em combate. 

Após a homenagem, Putin afirmou que o exército russo está a avançar "com confiança" em várias frentes na Ucrânia e que a Rússia está "a defender a sua soberania e segurança e a proteger os nossos compatriotas".

O presidente frisou  que Moscovo fará tudo o que for possível para acabar com o conflito na Ucrânia e erradicar o nazismo no país vizinho, mas lembrou que "não foi a Rússia que começou a guerra".

"Não foi a Rússia que começou a guerra no Donbass, mas faremos tudo para acabar com ela, erradicar o nazismo e cumprir os objetivos da operação militar especial", destacou.

NATO "está a preparar-se para atacar" o território russo

Putin considerou disparatadas alegações de que a Rússia pretende atacar a Europa e afirmou que o "Ocidente provocou um conflito na Ucrânia, no Médio Oriente e noutras regiões do mundo e continua a mentir".

"Agora, sem qualquer embaraço, dizem que a Rússia tenciona atacar a Europa. Vocês e eu compreendemos que eles estão a dizer disparates", disse Putin.

Putin afirmou que a aliança transatlântica NATO "está a preparar-se para atacar" o território russo e irá utilizar "as forças melhores e mais eficazes para o fazer".

"Mas lembramo-nos do destino daqueles que tentaram invadir o nosso território e é claro que o seu destino será muito mais trágico do que qualquer coisa que possamos enfrentar", atirou.

"Eles têm de compreender que nós também temos armas. Armas que os podem derrotar no seu próprio território e, claro, tudo isto é muito perigoso porque pode efetivamente desencadear a utilização de armas nucleares. Será que eles não compreendem isso?", questionou, acrescentando que "as forças nucleares estratégicas estão em estado de prontidão".

"As famílias numerosas têm de se tornar a norma"

Já sobre o estado da Rússia, Putin enfatizou que um dos objetivos do país é aumentar a taxa de natalidade, que, nos próximos seis anos, deverá atingir um "crescimento sustentável".

"As famílias numerosas têm de se tornar a norma", defendeu, agradecendo às autoridades locais que já estão a implementar programas de apoio às famílias com crianças.

Esta trata-se da 19.ª vez que Putin discursa perante a Assembleia Federal da Rússia. O presidente, de 71 anos, no poder desde 2000, vai candidatar-se a um novo mandato nas eleições presidenciais que decorrerão entre 15 e 17 de março. 


Leia Também: O exército da Rússia disse hoje ter neutralizado o desembarque de forças especiais de Kyiv na região de Kherson, alegando ter matado "até 25 soldados" e capturado um militar.

Cabo Verde e São Tomé e Príncipe entre os mais livres em África

© Lusa

POR LUSA     29/02/24 

Cabo Verde, em primeiro, e São Tomé e Príncipe, em terceiro, estão entre os países mais bem classificados em África no respeito pelos direitos políticos e liberdades civis, surgindo Angola como "não livre", no relatório divulgado hoje pela Freedom House.

As Maurícias são o segundo país mais bem classificado de África, de acordo com a 51.ª edição anual do relatório "Freedom in the World" ("Liberdade no Mundo"), hoje lançado pelo 'think tank' (grupo de reflexão) sedeado em Washington, que no caso do continente africano destaca o declínio da liberdade pelo décimo ano consecutivo.

"A liberdade em África diminuiu pelo décimo ano consecutivo em 2023, devido a conflitos armados, golpes militares e irregularidades eleitorais", considera a Freedom House.

A Freedom House destaca que, de um modo geral, a liberdade em África diminuiu, uma vez que 14 países registaram uma diminuição da pontuação contra cinco que registaram melhorias.

O Níger registou a descida mais acentuada da pontuação (-18 pontos), depois de as forças militares terem deposto o Governo eleito e a Libéria averbou a maior melhoria da pontuação (+4 pontos) no continente.

O relatório inclui pontuações (0 a 100) e relatórios nacionais pormenorizados sobre os direitos políticos e as liberdades civis de 195 países e 15 territórios em todo o mundo.

Relativamente aos países africanos de língua oficial portuguesa, Angola e a Guiné Equatorial são classificados como "não livres", a Guiné-Bissau e Moçambique como "parcialmente livres" e Cabo Verde (92) e São Tomé e Príncipe (84) como "livres".

O Sudão do Sul (1), a Eritreia (3), a Guiné Equatorial (5) e a República Centro-Africana (5) são os países com a classificação mais baixa do continente.

O relatório refere que apenas 7% das pessoas em África vivem em países livres, enquanto 50% vivem em países não livres.


Leia Também: Direitos e liberdades em perda para 1/5 da população mundial