segunda-feira, 12 de maio de 2014

Comunidado: Ministério das Finanças reage às declarações de José Mário Vaz

Comunicado do Ministério das Finanças relativo à afirmação do candidato à segunda volta das eleicoes presidenciais, Sr. José Mário Vaz, de que teria deixado no Tesouro Público vinte bilhões de francos CFA  na véspera do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012.

Governo da Nigéria rejeita proposta de troca de jovens raptadas por islamistas detidos


O líder do grupo islamista Boko Haram divulgou um novo vídeo em que surge ao lado de uma centena de raparigas que diz fazerem parte do grupo de quase 300 raptadas em Abril, na Nigéria, e se propõe trocá-las pelos membros da organização detidos. A proposta já foi rejeitada.

A hipótese de troca já foi afastada pelo ministro do Interior. “Não cabe ao Boko Haram pôr condições”, disse Abba Moro à AFP. Questionado directamente sobre se a condição apresentada seria rejeitada, respondeu: “Claro”.

Durante os 27 minutos de duração do vídeo, obtido pela agência de notícias AFP, e divulgado esta segunda-feira, Abubakar Shekau fala durante 17 e diz que as jovens serão libertadas se o mesmo acontecer a todos os islamistas do Boko Haram actualmente detidos na Nigéria.

Em nenhum momento o líder aparece acompanhado das raptadas. Shekau fala à frente de um fundo verde, veste uniforme militar e tem junto ao corpo uma arma automática.

As jovens surgem totalmente cobertas, mostrando apenas o rosto, a recitar o Corão, num local incerto. Têm, segundo a agência, um ar abatido, resignado, mas não aterrorizado. O líder do grupo diz que se converteram ao islamismo."Essas raparigas com que tanto se preocupam, de facto já as libertámos [...] e sabem como as libertámos? Essas raparigas tornaram-se muçulmanas", afirma. "Só as vamos libertar depois de libertarem os nossos irmãos." Noutra passagem, Abubakar Shekau afirma, porém, que a troca que propõe só incluiria as jovens "que não se converteram ao Islão".

Duas das três jovens que são interrogadas declaram que eram cristãs e mudaram de religião e a terceira afirma que já era muçulmana. Uma diz que não foram maltratadas.

Também nas últimas horas, o governador do estado de Borno disse que as jovens foram avistadas, e que não terão sido levadas nem para o Chade nem para os Camarões. Kashim Shettima limitou-se a dizer que passou ao Exército da Nigéria as informações que recebeu.

No total, 276 raparigas foram raptadas no dia 14 de Abril e mais 11 no início de Maio em Chibok, no estado de Borno, onde vive uma importante comunidade cristã. Das 276 jovens, 223 continuam dadas como desaparecidas.

Navio com imigrantes naufraga perto de Lampedusa

Uma embarcação carregada de imigrantes naufragou, esta segunda-feira, a sul da ilha italiana de Lampedusa, causando mortos, em número para já desconhecido. A imprensa noticiou o salvamento de cerca de 200 pessoas.

A SkyTV24 noticiou que a bordo da embarcação seguiam cerca de 400 pessoas. A estação e a agência noticiosa Ansa indicam que a guarda costeira recuperou diversos corpos.

A Ansa diz que navios da Marinha italiana e embarcações comerciais convergiram para o local.

O acidente ocorreu cerca de 160 quilómetros a sul de Lampedusa, a ilha italiana mais próxima da Líbia, uma dia depois de pelo menos 40 pessoas terem morrido num naufrágio, junto à costa daquele país.

http://www.publico.pt/mundo/noticia/navio-com-imigrantes-naufraga-perto-de-lampedusa-1635592?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoRSS+%28Publico.pt%29

Guiné-Bissau Admitida anulação de ano letivo em escolas paralisadas por greves


Devido às recorrentes greve de professores (que reclamam o pagamento de salários), várias escolas públicas têm estado paralisadas, sendo que algumas não deram nem metade da matéria programada.

Alfredo Gomes reconheceu a situação, mas esclareceu que não se pode colocar todo sistema do ensino do país em causa porque houve escolas que tiveram aproveitamento.

"Falar na nulidade do ano letivo significaria que estamos a questionar o trabalho de todas as escolas. Ora temos escolas privadas, escolas comunitárias, escolas de autogestão e até escolas públicas que ainda deram muita matéria", indicou o ministro.

Alfredo Gomes notou que se o ano letivo fosse anulado na Guiné-Bissau, nenhuma escola poderia emitir qualquer certificado de frequência aos alunos.

Laureano Pereira, presidente do sindicato democrático dos professores (Sindeprof), entende a posição do ministro da Educação mas adverte para a iminência de uma nova greve dos professores, desta feita de 33 dias úteis a iniciar na segunda-feira o que, disse, poderia comprometer ainda mais o ano letivo.

"Se o Governo não agir a tempo e horas, as greves poderão comprometer o ano letivo. Isso seria da inteira responsabilidade do Governo", defendeu Pereira, acusando o executivo de "insensibilidade para com os problemas dos professores".

Segundo o sindicalista, dos 8.135 professores com salários em atraso (alguns há mais de quatro meses) apenas 3.080 já receberam.

O ministro da Educação reconheceu a existência de "alguma morosidade" no processo do pagamento através de fundos disponibilizados pelo Banco Mundial, mas pediu paciência aos professores como forma de "salvar o ano letivo".

Ao longo desta semana os alunos têm realizado manifestações para exigir o regresso às aulas, mostrando receio face à possibilidade de o ano letivo vir a ser anulado.

Para esclarecer toda a temática ligada às greves nas escolas públicas da Guiné-Bissau, a Federação das Associações Estudantis da Escola Superior de Educação (Faeese) vai organizar um debate com o ministro da Educação na presença de elementos do gabinete do presidente guineense de transição.

"Queremos perceber o que se passa com o nosso sistema de ensino público", observou Ivanir Nunes Ocaia, presidente da Faeese.

http://www.noticiasaominuto.com/mundo/216140/admitida-anulacao-de-ano-letivo-em-escolas-paralisadas-por-greves

ONU e países lusófonos reiteram apoio à Guiné-Bissau


O diplomata brasileiro Marco Carmignani foi escolhido para vice-representante do secretário-geral das Nações Unidas Ban ki Moon na Guiné-Bissau e passará, dentro de dias, a trabalhar no Escritório da ONU de Apoio à Construção da Paz, a Uniogbis.

Este reforço da liderança das Nações Unidas em Bissau acontece a pouco mais de 10 dias da eleição presidencial, marcada para o dia 18.

Esta semana, os embaixadores dos países de língua portuguesa junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, manifestaram o apoio dos seus Estados à Guiné-Bissau.

O embaixador de Portugal Álvaro Mendonça e Moura disse à Rádio ONU preferir olhar para o futuro e espera que a vontade do povo guineense seja respeitada.

António Patriota, antigo ministro das Relações Exteriores do Brasil e actual embaixador, que liderou missões das Nações Unidas a Bissau, apelou à normalidade durante as eleições, que considera a prioridade do momento.

Por sua vez, Ismael Martins, representante de Angola, realça a necessidade da Guiné-Bissau em encontrar e desenvolver-se em paz.

O embaixador da Guiné-Bissau junto das Nações Unidas João Soares da Gama apelou a um maior e continuado apoio da comunidade internacional ao país por aquilo que ele considera uma dever moral
VOA