segunda-feira, 24 de outubro de 2022

A XI Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa tem lugar a 24 e 25 de outubro em lisboa.

 Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

Subordinada ao tema "Livre circulação de bens e serviços no espaço da CPLP", o evento foi organizado, em articulação com a Presidência da AP-CPLP, a Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP). 

O Dr. Abdú Mané, presidente da comissão jurídica, líder da bancada parlamentar do MADEM G-15 e igualmente um dos Deputados Nacionais da Assembleia Parlamentar da CPLP, bem como membro afeto à 2ª Comissão no que concerne ao Ambiente, Economia e Cooperação.

Da Guiné-Bissau, fizeram-se presentes representantes do PRS e do PAIGC.

Para além dos Presidentes de Parlamentos e Deputados, a XI AP-CPLP conta com a presença de oradores e convidados especiais do espaço da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

De realçar que o acordo de mobilidade foi conseguido graças a esta Assembleia Parlamentar que permitiu a aprovação e a efetiva ratificação de Estados membros.


Sua Excelência Senhor Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General Úmaro Sissoco Embaló chega a Moscovo onde na sua qualidade de Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO vai manter conversações com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.



Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló / Radio Voz Do Povo

EAU anunciaram a proibição de vistos para cidadãos de 21 países africanos que pretendam visitar o Dubai

 Portalxaa.com  24/10/20221 

EAU anunciaram a proibição de vistos para cidadãos de 21 países africanos que pretendam visitar o Dubai

As autoridades dos Emirados Árabes Unidos (EAU) anunciaram recentemente uma proibição de concessão de vistos a cidadãos de 21 países africanos que pretendam visitar o Dubai com efeito imediato, tendo acrescentado que «quaisquer inscrições dos países mencionados serão enviadas de volta ou canceladas».

Segundo o comunicado, os países afetados pela proibição de vistos são o Gana, Uganda, Serra Leoa, Sudão, Camarões, Nigéria, Libéria, Burundi, República da Guiné, Gâmbia, Togo, República Democrática do Congo, Senegal, Benin, Costa do Marfim, Congo, Ruanda, Burkina Faso, Guiné-Bissau, Comores e República Dominicana.

Importa referir que nenhuma razão foi dada sobre por que os Emirados Árabes Unidos tomaram esta decisão, mas, segundo a mídia internacional, a medida visa afastar os cidadãos de nacionalidade africana que costumam a aproveitar os vistos de visita para permanecer naquele país.

EDMUNDO MENDES CONSIDERA INEXISTENTE O CONGRESSO QUE REELEGEU JÚLIO MENDONÇA NA UNTG

By Rádio Jovem  outubro 24, 2022

A realização do V° Congresso Ordinário da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) provocou uma reação dura que resultou no encerramento, por algumas horas, das portas da sede da mesma organização sindical.

Foi um congresso que, depois de muitas lutas judiciais, acabou por reeleger, no último fim-de-semana, por meio de votos por aclamação, Júlio Mendonça ao cargo do Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné.

Porém, este congresso continua ainda a gerar muitas polémicas. Aliás, esta manhã, provocou  o encerramento por algumas horas da porta da sede da União Nacional dos Trabalhos da Guiné.

Informações apuradas pela Rádio Jovem indicam que terá sido João Cá, o mandatário de Laureano Pereira, quem colocou os cadeados na porta das instalações da UNTG, toadavia, momentos depois, foi reaberto devido à intervenção dos elementos da Polícia Judiciária.

Coincidência ou não, havia agentes da Polícia da Ordem Pública no local, supostamente para assegurar as instalações da maior central sindical do país.

Em reação a isso, Edmundo Mendes, advogado da candidatura de Laureano Pereira, considera de inexistente o congresso que reelegeu Júlio Mendonça.

“Não houve e nunca haverá o congresso, salvo quando a lei autorizar, porque a Providência Cautelar ainda está em vigor. Então, o que aconteceu no sábado foi um protesto e escândalo que não tem nada a ver com o nome digno de um congresso”, afirma o advogado.

Em relação à última decisão do tribunal “absolvição da instância” que a comissão organizadora usou como argumento para realização da quinta reunião magna reunião da UNTG, Edmundo Mendes explica que, de acordo com a lei, mesmo com a absolvição da instância, o efeito da previdência cautelar ainda mantém-se em vigor.

“Sabemos como e com que propósito essa decisão foi tomada. Pensaram que, com a absolvição da instância, eu ia entrar com uma outra ação, assim para, durante esse tempo, pudessem consumar a violação dos nossos direitos. Só que não foram inteligentes, porque nesta circunstância, com absolvição da instância, segundo a lei, o efeito da previdência cautelar ainda tem efeito de 30 dias, permitindo que nós, enquanto a defesa, recorrer ou intentar uma nova ação no tribunal”, esclareceu.

Perante isso, o advogado, por outro lado, adverte das consequências judiciais que podem advir em caso da investidura de Júlio Mendonça ao cargo de Secretário-geral da UNTG.

“Que ninguém avance com a tomada de posse ou investidura como Secretário-geral. Se avançarem com esta decisão, penso que as coisas não vão ficar bem, porque haverá consequências judiciais”, avisou, apelando que as partes mantenham serenas e para aguardarem a decisão do tribunal.


REINO UNIDO: Rishi Sunak será indigitado primeiro-ministro britânico na terça-feira

© Lusa

Por LUSA  24/10/22 

O novo líder do Partido Conservador, Rishi Sunak, deverá ser indigitado primeiro-ministro britânico na terça-feira de manhã pelo Rei Carlos III, indicou hoje o gabinete da chefe de governo demissionária, Liz Truss.

Segundo o gabinete de Truss, esta ainda vai presidir a uma reunião do Conselho de Ministros pelas 09:00. 

No final, fará uma declaração à porta da residência oficial, em Downing Street, antes de se deslocar para o Palácio de Buckingham, onde vai formalizar a demissão de primeira-ministra. 

O Rei Carlos III receberá então o sucessor, Rishi Sunak, que será indigitado primeiro-ministro e encarregado de formar governo enquanto líder do partido com a maioria parlamentar. 

O novo primeiro-ministro viajará então para Downing Street, fará uma declaração no exterior pelas 11:35, antes de entrar para começar a trabalhar e nomear alguns dos ministros.

Sunak, de 42 anos e descendente de imigrantes indianos, será o terceiro primeiro-ministro do Reino Unido em sete semanas, depois de Boris Johnson e Liz Truss, o mais novo desde 1783 e o primeiro britânico de origem asiática a ocupar o cargo. 

O antigo ministro das Finanças foi o único candidato à liderança do Partido Conservador a receber o apoio exigido de pelo menos 100 dos 357 deputados Conservadores.

Numa declaração na sede do Partido hoje em Londres, declarou assumir a responsabilidade com "humildade e honra" e prometeu "estabilidade e unidade" numa altura em que o Reino Unido enfrenta "um grande desafio económico". 

"O Reino Unido é um grande país. Mas não há dúvida de que enfrentamos um profundo desafio económico. Precisamos agora de estabilidade e unidade. E eu farei a minha maior prioridade unir o nosso partido e o nosso país", disse o ex-ministro das Finanças de Boris Johnson.

Prometendo trabalhar "com integridade e humildade", Sunak disse ser necessária unidade para "superar os desafios" enfrentados e "construir um futuro melhor e mais próspero".


Tráfico de drogas: DETIDOS DOIS SUSPEITOS NO AEROPORTO INTERNACIONAL OSVALDO VIEIRA

JORNAL ODEMOCRATA  24/10/2022  

Um cidadão luso- guineense de 37 anos foi detido pelo Comando Territorial nº 01 da Guarda Nacional neste sábado, 22 de outubro, no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, tendo sido apreendidos 5 kg de cocaína, de marca relax, na sua mochila.

O suspeito foi interceptado pelos agentes da Guarda Nacional, quando viajava para Portugal. Ao final da tarde, foi detido outro suspeito, um cidadão guineense, funcionário no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, que terá entregue 5kg de cocaína ao cidadão luso-guineense.

Os suspeitos, segundo uma fonte ligada ao processo, foram entregues à Polícia Judiciária e encontram-se detidos desde sábado nas celas daquela corporação policial.

Segundo a fonte, os suspeitos vão ser apresentados, esta segunda – feira, 24 de outubro, ao Ministério Público.

Por: Tiago Seide

Covid-19: Guiné-Bissau vacinou 50% da população-alvo

© Lusa

Por LUSA  24/10/22

A Guiné-Bissau conseguiu vacinar contra a covid-19 50% da população-alvo, mas apenas 18% da população total está completamente vacinada, segundo um artigo divulgado nos Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

"Após três campanhas de mas­sa no Setor Autónomo de Bissau, Biombo e Bafatá e duas nas demais regiões sanitárias associadas à atividade de rotina nos centros de vacinação de Bissau e correspondendo a um ano das atividades de vacinação (abril 2021-abril 2022) o país conseguiu atingir a cobertura de 50% da popula­ção-alvo", refere o artigo assinado por Plácido Cardoso, Gizelo Mendonça, Cadija Mané e Asson Có, enviado hoje à Lusa.

As primeiras campanhas de vacinação na Guiné-Bissau contra a covid-19 tiveram como público-alvo as pessoas a partir dos 18 anos.

Em relação à cobertura da população geral, que totaliza 1.938.553 pessoas, o artigo refere que apenas 18% da população tem a vacinação completa, pelo menos duas doses, e 27% da população tomou uma dose.

Por regiões, a dos Bijagós e de Bolama são as que têm mais população com a vacinação completa, respetivamente 43 e 34%, seguidas de Farim e Quinara (ambas com 24%), e Gabu e Tombali (com 23%).

O setor Autónomo de Bissau e a região de Bafatá, ambos com maior densidade populacional, apresentam uma taxa de vacinação completa de 16% do total da população.

"Apesar dos progressos registados no processo de vacinação, o país continua a enfrentar sérios desafios para fazer as populações vacinarem-se, sobretudo, para completar a vacinação ou a dose de reforço", salienta o artigo.

O artigo refere que se continua a assistir a alguma "resistência" por parte de alguns segmentos populacionais, nomeadamente os "considerados grupos de risco, os portadores de doenças crónicas, as grávidas e mulheres em idade fértil".

"O trabalho de sensibilização e a comunicação precisam de ser reforçados", sublinha o artigo, acrescentando que uma campanha implementada e direcionada para as mulheres permitiu aumentar a taxa de vacinação.


MIGRAÇÕES: Turquia torturou e expulsou centenas de refugiados sírios, diz HRW

© Reuters

Por LUSA  24/10/22 

Centenas de homens e meninos sírios foram detidos, espancados e devolvidos à força ao seu país pelas autoridades turcas nos últimos seis meses, denunciou hoje a Human Rights Watch, acusando a Turquia de continuar a violar o direito internacional.

Segundo um relatório hoje divulgado pela organização de defesa dos direitos humanos, a forma como a Turquia trata os migrantes que vivem no país sob proteção temporária viola o direito internacional, apesar de o Governo turco continuar a rejeitar as acusações de fazer expulsões forçadas de refugiados para a Síria.

A Turquia abriga a maior população de refugiados do mundo, nomeadamente 3,6 milhões de sírios que fugiram de uma guerra que já dura há uma década no seu país.

Como relatou a Human Rights Watch, os sírios deportados disseram aos investigadores da organização que as autoridades turcas os detiveram nas suas casas, locais de trabalho e nas ruas, em condições precárias, sendo que a maioria foi alvo de espancamentos e abusos e muitos foram forçados a assinar documentos a aceitar "voluntariamente" regressar à Síria.

Depois de serem conduzidos algemados até a fronteira síria -- em jornadas que duraram, às vezes, 21 horas -- foram forçados a atravessar a fronteira sob a mira de uma arma, contaram os refugiados sírios.

"Em violação da lei internacional, as autoridades turcas detiveram centenas de refugiados sírios, até mesmo crianças desacompanhadas, e forçaram-nos a voltar para o norte da Síria", avançou a investigadora de direitos de refugiados e migrantes da Human Rights Watch, Nadia Hardman.

O princípio legal de 'não-expulsão', ao qual Ancara está vinculada por tratado internacional, proíbe o retorno de qualquer pessoa a um local onde possa enfrentar um risco real de perseguição, tortura ou ameaça à vida.

A Comissão de Inquérito da ONU sobre a Síria reafirmou, no mês passado, que a Síria não é segura para quem regressa ao país depois de fugir.

O sentimento na Turquia em relação aos refugiados tem vindo a piorar à medida que a crise económica se agrava e, com eleições à porta (junho de 2023), o Governo turco pretende agora devolver o maior número possível de pessoas ao norte da Síria, região sob o controle dos militares turcos.

No início deste mês, um responsável turco adiantou que quase 527.000 sírios regressaram ao seu país voluntariamente, cinco meses depois de o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter anunciado um projeto de construção de casas na região noroeste de Idlib, na Síria, para facilitar o retorno de 1 milhão de refugiados instalados na Turquia.

Erdogan sinalizou recentemente uma mudança na política em relação à Síria, sugerindo a possibilidade de conversas com o presidente sírio, Bashar al-Assad, apesar de, anteriormente ter exigido a deposição de al-Assad por apoiar grupos de oposição.

Muitos sírios que vivem na Turquia temem que a reaproximação possa levar a uma maior pressão para forçar os regressos dos refugiados.

"Embora a Turquia tenha fornecido proteção temporária a 3,6 milhões de refugiados sírios, agora parece que está a transformar o norte da Síria num depósito de refugiados", disse Nardia Hardman.

A Human Rights Watch entrevistou 37 homens sírios e dois meninos entre fevereiro e agosto, bem como parentes dos deportados para a Síria.

Todos disseram ter sido deportados juntamente com dezenas ou centenas de outros e garantiram ter sido forçados a assinar documentos que entenderam ser acordos de regresso "voluntário".

Um jovem de 26 anos da cidade de Aleppo, no norte da Síria, contou mesmo que um responsável turco lhe disse que qualquer pessoa que tentasse reentrar na Turquia seria recebida a tiro.

A investigadora da Human Rights Watch defendeu hoje que a União Europeia deve suspender o seu financiamento para retenção de migrantes na Turquia até que este termine tipo de deportações violentas.

A UE assinou, em 2016, com a Turquia, um acordo para transferir 6 mil milhões de euros de ajuda a Ancara em troca da redução do fluxo de migrantes para a Europa.


UCRÂNIA/RÚSSIA: Ucrânia diz que 70% dos drones usados pelos russos foram abatidos

© SERGEI SUPINSKY/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto  24/10/22 

As autoridades de Kyiv voltaram a apontar para a origem alegadamente iraniana dos drones, que Teerão recusa.

O governo ucraniano voltou a responsabilizar o Irão pelos drones usados pelos russos no ataque a infraestruturas civis e energéticas, mas garantiu, esta segunda-feira, que uma grande maioria dos ataques estão a ser anulados pela defesa do país.

Em entrevista ao jornal ucraniano Ukrainska Pravda, o chefe da inteligência militar da Ucrânia, Kyrylo Budanov, deu conta de que os russos usaram, até ao dia 22 de outubro, 330 drones Shaheds (de origem iraniana), 222 dos quais foram abatidos.

"Outros drones, de uma forma ou de outra, atingiram os seus alvos - embora nem sempre o que era destinado a si, às vezes acertaram em alvos mais próximos, mas 30% dos drones atingiram os seus alvos", explicou.

"No geral, a defesa antiaérea está a lidar com estas ameaças, 70% dos drones foram abatidos", acrescentou, Kyrylo Budanov, avisando ainda que "o terror Shahed pode durar por mais tempo".

Budanov também contou que, segundo o que o governo ucraniano conseguiu apurar, a Rússia está constantemente a encomendar novos drones ao regime de Teerão. Kyiv diz que os russos encomendaram cerca de 1.700 drones de vários tipos, que ainda estão na fase de fabrico.

Cerca de 300 drones encomendados já foram utilizados, e a segunda encomenda de mais 300 está neste momento a ser mobilizada na Ucrânia.

Esta segunda-feira, o Irão voltou a negar as acusações feitas pela Ucrânia e, recentemente, pelos Estados Unidos, de que está a enviar pessoa militar e drones para a Crimeia, para lutar do lado ucraniano. "Condenamos veementemente estas alegações", afirmou esta segunda-feira o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Nasser Kanani, apontando o dedo às autoridades norte-americanos por visarem "desviar a atenção pública do papel destrutivo [dos Estados Unidos] na guerra na Ucrânia".

As acusações do uso de drones iranianos pela Ucrânia começaram a surgir na semana passada, quando os russos atacaram Kyiv com estas naves não tripuladas e mataram pelo menos cinco pessoas na destruição de um edifício residencial.

Desde então, os drones têm sido utilizados pela Rússia para atacar as infraestruturas cruciais ao fornecimento de eletricidade, o que levou o governo ucraniano a pedir à população para procurar limitar o uso de eletricidade até ao inverno.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos dá conta de que já morreram mais de 6.300 pessoas na guerra, mas adverte que o número deverá ser muito superior, devido às dificuldades em contabilizar as baixas civis em zonas tomadas ou sitiadas pelos russos.


Leia Também: Irão nega envio de militares para a Crimeia para ajudar russos

GUERRA NA UCRÂNIA: Kyiv anuncia reconquista de mais 10 zonas na região anexada de Kherson

© Lusa

Por LUSA  24/10/22 

O Ministério da Defesa ucraniano disse que as novas reconquistas ocorreram durante o fim de semana, numa mensagem divulgada na rede social Telegram citada pela agência espanhola Europa Press.

Segundo o ministério, já foram libertadas 90 localidades que estavam sob controlo russo, abrangendo "mais de 12.000 pessoas que vivem" nessas áreas.

As autoridades também indicaram que "medidas de estabilização complexas" foram postas em prática nas localidades reconquistadas aos russos.

Equipas técnicas têm efetuado trabalhos de reparação e operações de instalação, inspeção e remoção de sistemas elétricos danificados nas áreas reconquistadas, segundo Kiev.

Após receber armamento dos aliados ocidentais, a Ucrânia lançou uma contraofensiva nas últimas semanas, que lhe permitiu reconquistar territórios controlados pela Rússia, incluindo nas regiões anexadas por Moscovo.

Face ao avanço das tropas ucranianas, as autoridades pró-russas de Kherson anunciaram hoje a criação de forças de defesa territorial para tentar defender a cidade.

"Para todos os homens que desejam ficar em Kherson, apesar da crescente ameaça em relação à segurança devido a ações dos nacionalistas ucranianos, existe a oportunidade de se juntarem às unidades de defesa territorial da cidade", anunciou a administração pró-russa no Telegram.

Um dos dirigentes locais instalados por Moscovo, Kiril Stremousov, admitiu, na quarta-feira passada, que as forças ucranianas podem começar a avançar em direção a Kherson e apelou para a evacuação da cidade.

As autoridades pró-russas anunciaram, na semana passada, que pretendem transmigrar para a margem oriental do rio Dniepr 50.000 a 60.000 habitantes de Kherson "por motivos de segurança".

A Rússia proclamou, em 30 de setembro, a anexação das regiões ucranianas de Kherson, Zaporíjia, Donetsk e Lugansk, que correspondem a 18 por cento da área da Ucrânia.

Moscovo já tinha anexado a península ucraniana da Crimeia, em 2014.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro deste ano, mergulhando a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

As informações sobre o curso da guerra divulgadas pelas duas partes não podem ser verificadas de imediato de forma independente.

A UNTG_Central Sindical instala-se a polémica em torno do quinto congresso.

Após a contestação do candidato Laureano Pereira, o Porta-voz da Comissão Organizadora do V Congresso da UNTG, Malam Ndjai reafirma a legalidade da reeleição do Secretario-geral Júlio Mendonça.

 Radio Voz Do Povo

O candidato à liderança da UNTG_ Central Sindical, Laureano Pereira afirmou hoje que a reeleição do Secretário-geral Júlio Mendonça é inexistente.

 Radio Voz Do Povo

NASA criou equipa dedicada ao estudo de 'discos voadores'... A equipa será composta por 16 pessoas independentes e os trabalhos começam esta segunda-feira, dia 24.

© NASA

Notícias ao Minuto  24/10/22 

A NASA anunciou que vai criar uma equipa dedicada ao estudo de objetos voadores não identificados, equipa esta que será composta por um total de 16 pessoas independentes.

Os trabalhadores desta equipa começarão esta segunda-feira, dia 24, e terá lugar ao longo dos próximos nove meses. Durante este período os membros da equipa analisarão “observações de eventos no céu que não puderam ser identificados como uma aeronave ou fenómenos naturais”.

Como conta o site CNet, os indivíduos escolhidos para formar esta equipa são considerados especialistas nas respectivas áreas, nomeadamente da Inteligência Artificial, da biologia, segurança aeroespacial, genética, engenharia, entre outras.

SAÚDE: É picado com frequência por mosquitos? Há uma razão que pode explicar

Por SIC Notícias

Há um elemento na pele que pode explicar por que razão é que algumas pessoas atraem mais mosquitos do que outras e, por isso, são picadas com mais frequência.

Há pessoas que têm mais facilidade em atrair mosquitos do que outras e existem razões para que isso aconteça, concluiu um estudo liderado por Leslie Vosshall, professora da Rockefeller University, nos EUA.

A explicação pode estar na quantidade de ácido carboxílico que cada pessoa tem na pele. Segundo o estudo, quanto mais elevada for, mais os mosquitos são atraídos.

Segundo a CNN Internacional, esta foi a principal característica identificada e que pode justificar as picadas com mais frequência em algumas pessoas.

Uma das autoras do estudo explicou que este ácido, que se encontra no sebo (a substância oleosa que cria uma barreira e ajuda a manter a pele hidratada) é constituído por moléculas grandes e que sozinhas não criam odor.

No entanto, as bactérias benéficas da pele "mastigam esses ácidos e produzem o cheiro característico dos humanos", o que poderá estar na origem da atração dos mosquitos.

Participantes divididos em dois grupos: os que atraem e os que não atraem mosquitos

Os 64 voluntários que participaram no estudo, publicado agora na revista Cell, foram acompanhados ao longo de três anos. Foi-lhes proposto que usassem meias de nylon nos braços seis horas por dia durante vários dias.

Os investigadores colocaram duas das meias numa caixa de vidro acrílico, onde inseriram depois mosquitos da febre amarela. Com isto perceberam qual das meias atraía mais mosquitos. Este teste permitiu que os participantes fossem divididos em dois grupos: os que atraem muitos mosquitos e os que não atraem muitos mosquitos.

Depois de divididos em dois grupos, a pele dos participantes foi examinada e os investigadores conseguiram identificar pelo menos 50 compostos moleculares, que eram mais altos nas pessoas que mais atraíam mosquitos.

A quantidade de ácido carboxílico era a principal diferença entre os dois grupos - era muito mais elevada nas pessoas que atraíam mais mosquitos.

O próximo passo da investigação, disse uma das responsáveis à CNN Internacional, é perceber os efeitos da redução dos ácidos carboxílicos na pele.

É um elemento que não pode ser totalmente eliminado, mas há produtos que podem minimizar os níveis de ácido carboxílico e consequentemente diminuir as picadas de mosquito.

Ainda assim, o ácido carboxílico poderá ser apenas uma parte deste quebra-cabeças. O estudo aponta que o calor do corpo e o dióxido de carbono libertado durante a respiração também atraem mosquitos.

UNTG CS - Outra impunidade da ordem superior. Se a justiça não cooperar, é utilizada força superior. O ministério da desordem interna e da impunidade obscurantista dos nossos aventureiros políticos acaba de declarar guerra a todos os trabalhadores da Guiné.

Sr. João Cá, pode acorrentar a sede dos trabalhadores, mas não pode acorrentar a nossa determinação.


Viva UNTG CS!!!

Viva Tarbadjaduris di Guiné!!!

Viva Júlio Mendonça!!!

 Página "Untg Untgcs"