sábado, 6 de janeiro de 2018

Dois dias de luto nacional na Guiné-Bissau por 18 mortos em acidente



10 maneiras de se comportar quando sua esposa está grávida


1-sempre observar os pés da sua mulher durante a gravidez, eles incham muitas vezes. Por favor, dê-lhe uma bacia de água para molhar a perna de vez em quando, é um dos melhores tratamentos que as mulheres apreciam durante a gravidez.

2-Pergunte-lhe regularmente como ela se sente e toque sua barriga para sentir como seu bebê dá socos.

3-Diga-lhe o quanto ela é linda durante a gravidez, por exemplo " meu coração, vejo que a gravidez te fica muito bem, vou te engravidar todos os meses né aí vc sempre será linda " ou " isso É o meu filho que te torna fresco assim?"

4-não se zangue se ela acordar às 2 h da manhã para que você massaje seus pés. Também teremos de sentir um pouco de mal-estar e dor. Ela não devia suportá-los sozinha, é o nosso bebé, temos de o levar juntos.

5-não está escrito em lugar nenhum que tem que parar de fazer amor durante a gravidez. É o melhor momento. O meu irmão continua o trabalho que levou a gravidez.

6-não tenha vergonha de a tirar de lá. Leve-a de vez em quando para aqueles lugares onde vocês vão. Não vás muito depressa, só quero que saibas que ela está a usar uma pessoa.

7-mesmo que ela te acorde às 1 h da manhã e te diga para ir comprar carne de porco assada, corre a toda velocidade. Mesmo quando ela te disse que ela tinha pedido mais peixe, não te zangues, só vai comprar-lhe peixe, porque a culpa não é dele, é o bebé que ela carrega dentro dela.

8-Ajuda-a a pôr o verniz nos dedos dos pés ou a limpá-los. A curvar-se grávida exige esforços excessivos.

9-não fique surpreso quando ela tem gostos estranhos. Uma mulher grávida pode comer mandioca ou de com molho quiabo. Ela pode pedir-lhe que lhe prepare arroz, e mude de ideias logo depois de sentir o cheiro que sai da panela.

10-quando a levares ao restaurante, seja paciente com ela. Ela é capaz de pedir um prato e dizer depois que ela não quer comer depois de provar. Embrulha o resto da refeição e volta para casa. Ela pode pedir a mesma coisa 3 dias depois à meia-noite.

Na maior parte das vezes, pergunto-me o que é que se passa no coração dos homens quando vêem as mulheres grávidas. Acha que usar uma criança durante 9 meses é fácil?
Exorto todos os homens a aproximarem-se do seu conjunto durante a gravidez, porque é uma das suas épocas em que mais precisa de si.

Parabéns a todos os homens que apoiam as mulheres durante a gravidez. Deus abençoe a todos. 
Pharmacieverte

MINISTÉRIO DAS PESCAS - COMUNICADO Á IMPRENSA










Prs Bissau

COMUNICADO Á IMPRENSA


I bu tabaku

Guiné-Bissau: Não se pode pensar em eleições legislativas sem presidente da CNE, diz Cipriano Cassamá

O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) Cipriano Cassamá advertiu esta quinta-feira 5 de janeiro que não se pode pensar nas realizações das eleições legislativas em 2018 sem o Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Augusto Mendes, responsável da CNE está ausente do país há alguns anos em comissão de serviço na União Económica... Ler mais

Acidente de viação na Guiné-Bissau faz dez mortos e 13 feridos

Todos os feridos estão em estado grave. Poderão existir mais mortos.



Um acidente de viação ocorrido esta sexta-feira na Guiné-Bissau provocou dez mortos e 13 feridos graves, informou o primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, adiantando que o país está de luto. 

O acidente ocorreu na localidade de Bissauzinho, a 23 quilómetros de Bissau, quando duas viaturas de transporte de passageiros colidiram. 

Fonte dos serviços de Viação e Transportes Terrestres admitiu que "poderão existir mais mortos", cujos corpos não terão chegado aos hospitais, tendo sido levados pelos familiares antes de serem contabilizados. 

Acompanhado de vários ministros e elementos da Presidência da República, o primeiro-ministro guineense visitou os feridos que estavam a receber assistência médica nos hospitais Simão Mendes e Militar de Bissau. 

"É um dia triste. Estamos de luto", observou Umaro Sissoco Embaló, que anunciou "todo apoio gratuito" aos feridos nos dois hospitais. 

O governante afirmou, ainda, que o Governo vai reforçar as medidas do controlo de veículos no país, para evitar acidentes como o que ocorreu hoje.


São Carros do acidente ocorrido hoje dia 05 de Janeiro de 2018 na estrada que liga Bissau Quinhamel na localidade de BISSAUZINHO QUINHAMEL onde Morreu 10 Pessoas e 13 feridos. Fotos de Paulino Te 
Fotos Paulino Te 
Fonte cmjornal.pt

18 mortos e vários feridos é balanço de acidente rodoviário em 


18 mortos e vários feridos é balanço de acidente rodoviário registado, esta sexta feira, 05 de janeiro, em Bissauzinho. Uma localidade há cerca de 24 km da Capital Bissau.

A colisão aconteceu entre uma viatura de transporte misto e uma camioneta (Canter) que carregava blocos em direcção a Quinhamel.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DA GUINÉ-BISSAU TEM EMITIDO DOCUMENTOS FALSOS

O Ministro da Justiça, Rui Sanha, admitiu, esta sexta-feira 05 de Janeiro, em conferência de imprensa, a existencia de falsificação dos documentos no seu ministério nomeadamente, Bilhetes de Identidade, Registo Criminal, Registos de Nascimentos e outros documentos emitidos pelo Ministério da Justiça. 

O facto deve-se, segundo Rui Sanhã, à fragilidade do sistema de produção dos documentos oficiais na Guiné-Bissau. Todavia, o ministro responsabiliza os funcionários do Ministério da Justiça pela suposta falsificação de documentos. “Na Guiné-Bissau, de algum tempo para cá, houve a emissão documentos sobretudo Bilhete de Identidade de forma irregular e alguns até falsos. Não são apenas as constações de indicios de existencia de documentos falsos, mas também houve apreensão de documentos falsos. 

Por isso, estamos a fazer esforços para minimizar e procurar acabar o fenômeno de documentos falsos no país” explicou, e sublinhou que “o fenômeno é universal. Urge fazermos esforço no sentido de melhorar a tecnologia de produção desses documentos para torná-los mais seguros”.

Como alternativa, Rui Sanha aponta a informatização de todos os documentos emitidos pelo ministério da justiça. Últimos dados do Ministério da Justiça indicam que em mais um milhão pessoas população, apenas 560 mil cidadãos têm o Bilhete de Identidade. Para equilibrar os dados, Rui Sanha propõe a atribuição de Bilhete de Identidade de forma gratuita, pelo menos para atingir 70 a 90% dos cidadãos com Bilhete de Identidade.

Guinendade-Eglobal

SINDICATOS ACUSAM O GOVERNO DE ELABORAR E APROVADO OGE PARA 2018 DE FORMA ISOLADA

UNTG e Confederação Geral dos Sindicatos Independentes reagiram com indignação sobre aprovação do orçamento geral de estado de 2018, na plenária do Conselho de Ministros.

Em comunicado de imprensa conjunta que a Notabanca teve acesso, as duas organizações sindicais acusam o Governo de ter elaborado e aprovado o orçamento para o exercício de 2018 de forma isolada.

No documento, UNTG e Confederação afirmam que, o orçamento devia ser apresentado para o efeito de discussão com os parceiros sociais, antes de submissão no fórum governamental. 

Os dois sindicatos acusam o executivo de ter violado os estatutos de Conselho Permanente de Concertação Social, por inerência Primeiro-ministro, Úmaro Sissoko Embaló é presidente.

A UNTG e confederação sublinham ainda que, a notória manobra dilatória do Governo, no que diz respeito os assuntos do interesse dos trabalhadores e advertem que as situações de género não voltem acontecer, caso contrário são obrigados a recorrer a greve.

Notabanca; 05.01.2018

PAIGC REÚNE COMITÉ CENTRAL COM OLHOS POSTOS NO IX CONGRESSO

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) convocou para esta sexta-feira, 05 de Janeiro 2018, a reunião do seu Comité Central, depois de ter reunido ainda hoje o Bureau Político, para apreciar a situação política vigente e os assuntos da realização do seu IX Congresso Ordinário.

Para a reunião que balizará as linhas mestras de debate do IX Congresso Ordinário dos libertadores a ter lugar de 30 de Janeiro a 04 de Fevereiro deste ano na sua sede em Bissau, o Bureau Político apreciou e aprovou cinco pontos da ordem do dia a discutir durante o dia de hoje no encontro deliberativo do Comité Central do PAIGC.

O Comité Central terá Informação Geral sobre a Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) à luz dos acordos de Bissau e Conacri, e apreciará os relatórios das Conferências Regionais  e de preparação do IX Congresso Ordinário do partido. Durante essa seção os membros devem ainda fixar número de delegados ao congresso e apreciar o Guião para o IX Congresso do PAIGC.

Ontem, no âmbito do roteiro de Abuja-Nigéria, o Presidente da República começou auscultação dos representantes dos órgãos de soberania e os atores políticos com vista a encontrar uma saída para a crise que assola o país há mais de dois anos. No mesmo dia, os líderes religiosos entregaram, ao José Mário Vaz, uma parte da proposta para acabar com impasse político vigente na Guiné-Bissau.

Uma parte da proposta dos líderes religiosos entregue ao Presidente da República é resultante da missão que o próprio José Mário Vaz confiou a estes para acabar de uma vez por todas com a crise que começou a 12 de Agosto de 2015, com a queda do então governo liderado por Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC. 

Por: Sene Camará
OdemocrataGB