sábado, 24 de outubro de 2020

Nigeria - Hoodlums Invade Ibadan Senator’s Residence, Cart Away 300 Motorcycles


Some hoodlums in Ibadan, the Oyo State capital, hiding under the #EndSARS protest, broke into the Oluyole Ibadan residence of the representative of the Oyo Central senatorial district in the National Assembly, Senator Teslim Folarin, located at Oluyole Estate, Ibadan, on Saturday.

Native Reporters gathered that the hoodlums shattered the entrance doors and windows of the politician carting away some of his personal effects worth millions of naira.

Folarin stated that no fewer than 300 motorcycles, deep freezers, and food items, which were meant for the empowerment of his constituents, were looted.

He said, “I am relieved because no life was lost.” He, however, did not confirm if the matter had been reported to the police or not.

By: Native Reporters

𝐂𝐔𝐋𝐓𝐔𝐑𝐀 - 𝐀 𝐑𝐄𝐓𝐎𝐌𝐀 𝐃𝐀 𝐄𝐒𝐂𝐎𝐋𝐀 𝐃𝐀 𝐌𝐔́𝐒𝐈𝐂𝐀 𝐒𝐄𝐑𝐀́ 𝐄𝐌 𝐁𝐑𝐄𝐕𝐄 𝐔𝐌𝐀 𝐑𝐄𝐀𝐋𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐍𝐀 𝐆𝐔𝐈𝐍𝐄́ 𝐁𝐈𝐒𝐒𝐀𝐔.

Desde cedo a retoma da Escola da música batizada com o nome de 𝗝𝗼𝘀𝗲́ 𝗖𝗮𝗿𝗹𝗼𝘀 𝗦𝗰𝗵𝘄𝗮𝗿𝘁𝘇, pioneiro da música moderna Guineense, foi definida como uma das prioridades no vasto programa de desenvolvimento adoptado para o sector da cultura guineense. Não foi por acaso que nesta sua primeira deslocação à Portugal, País considerado parceiro privilegiado da República da Guiné Bissau, o Secretário de Estado da Cultura 𝗗𝗿. 𝗙𝗿𝗮𝗰𝗲𝗹𝗶𝗻𝗼 𝗖𝘂𝗻𝗵𝗮, falou da necessidade dos parceiros apoiarem o processo em curso da retoma da referida Escola.

Esta preocupação foi levantada em Lisboa como em Guimarães, nos seus encontros de trabalho com as autoridades políticas Portuguesas ligadas ao sector da cultura.

Lisboa, 23 de outubro de 2020.




 Governação na Guiné-Bissau

National Anthem Recreation For #EndSARS

 Native Reporters

Guiné-Conaky: Cellou Dalein nega resultados eleitorais e vai ao Tribunal


CONAKRY- A reação da União das Forças Democráticas da Guiné era esperada. Sem surpresa, o partido de Cellou Dalein Diallo contestou os resultados da eleição presidencial proclamados pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), que declarou Alpha Condé vencedor logo à primeira volta.

A União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG) informa que será interposto um recurso no Tribunal Constitucional, com os “elementos de prova”.

De acordo com os resultados provisórios, Alpha Condé venceu as eleições de 18 de outubro com 59,49% dos votos contra 33,50% dos votos de Cellou Dalein Diallo.

“São resultados que não aceitamos e que contestamos. Iremos desafiá-los com provas de apoio ao nível do Tribunal Constitucional. Portanto, o procedimento continua de acordo com o Código Eleitoral. Ainda temos alguns dias para entrar com o nosso recurso no Tribunal Constitucional. Isso é o que vamos fazer com as provas que temos ”, disse Aliou Condé, esperando que o “ Tribunal restitua nossos direitos ”.

Por Africaguinee

75º aniversário das Nações Unidas: mensagem do secretário-geral

Alpha Condé vence presidenciais na Guiné-Conacri com 59% dos votos


O Presidente cessante da Guiné-Conacri, Alpha Condé, venceu as eleições presidenciais do passado domingo com 59,4% dos votos, conseguindo assim um controverso terceiro mandato, anunciou hoje a comissão eleitoral.

O seu principal adversário, Cellou Dalein Diallo, que se declarou vencedor das presidenciais antes da divulgação dos resultados, obteve 33,5 dos votos, segundo a mesma comissão.

Condé, 82 anos, foi o primeiro chefe de Estado eleito democraticamente em 2010, após décadas de regimes autoritários na Guiné-Conacri, país vizinho da Guiné-Bissau.

Durante um referendo em março, muito contestado, fez aprovar uma nova Constituição e considerou que o novo texto lhe permitia voltar a concorrer a um terceiro mandato. Os adversários denunciaram um "golpe de Estado constitucional".

Segundo a oposição, pelo menos 90 pessoas morreram no último ano devido a incidentes durante manifestações contra uma nova candidatura de Condé.

A violência pós-eleitoral causou pelo menos uma dezena de mortes.

A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) tem vindo a divulgar os resultados de forma gradual desde terça-feira. Na noite de quinta-feira, anunciou os resultados provisórios de 37 dos 38 círculos eleitorais nacionais atribuindo a Condé mais de 2,4 milhões de votos dos 3,9 milhões de votos registados, o dobro dos conquistados por Diallo (1,2 milhões de votos).

Os opositores acusam o Governo de estar envolvido numa fraude, enquanto o executivo e os apoiantes de Condé asseguram que o processo eleitoral foi realizado de forma segura e responsabilizam Diallo pela instabilidade social na Guiné-Conacri por se ter autoproclamado na segunda-feira vencedor das eleições.

Diallo, 68 anos, foi derrotado por Condé nas presidenciais de 2010 e de 2015, tendo proclamado a sua vitória na segunda-feira com base nos dados recolhidos pelos seus partidários nas assembleias de voto, alegando não confiar na independência da comissão eleitoral e do Tribunal Constitucional. Indicou ter obtido 53% dos votos.

PAL (JYO/SMM) // VM

Lusa/Fim

Sleeping Giant | Soviet flying vessel EKRANOPLAN filmed lying along Caspian coast


The one-of-a-kind, 400-ton Soviet ekranoplan was spotted along the Caspian seashore in the republic of Dagestan, where a military-themed Patriot Park is set for construction.

By: RT

Nigeria - #EndSARS Akeredolu Campaign Office Burnt In Ondo



#endbadgovernanceinnigeria

By: Native Reporters

Angola - Reportagem 3 Anos de Governação de João Lourenço


Por Camunda News

Em três anos, quem mudou mais, o Presidente ou o país?

A Camunda News apresenta um longo trabalho sobre os três anos de presidência de João Lourenço. O Presidente para "uma nova era", "o reformista", "o Presidente para o desenvolvimento", enfim, um Presidente que pessoalizou a esperança. Três anos depois, onde está o Presidente, e como estão os angolanos.

Desde o discurso inaugural, programático e denso, até ao último discurso do Estado da Nação, controverso e pleno de incorrecções, o Presidente João Lourenço mudou. Da abertura inicial, do "trabalho de campo" frequentes, com conferências de imprensa colectivas, evidenciando abertura interna e, principalmente, com uma grande aposta na política externa, resta muito pouco. Acentuado pela pandemia da covid-19, que assolou o mundo, em Angola o Titular do Poder Executivo foi-se fechando no palácio da Colina de São José, aparecendo aqui e ali em inaugurações de hospitais ou fábricas, não numa atitude de proximidade com os cidadãos, mas numa clara atitude de campanha. Aliás, a comunicação do Presidente tem sido mais de propaganda do que de informação, e foi num discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas que o Presidente disse ao mundo e lamentou aos angolanos que os recursos para o desenvolvimento do país estavam a ser desviados para o combate à pandemia.

E foi sobre tudo isto e muito mais que falaram também os convidados de um recente debate promovido pela Camunda News sobre os três anos de Presidência de João Lourenço, depoimentos que incluímos num longo documentário onde fazemos a análise, passo a passo, dos primeiros três anos daquele que se supõe que será o primeiro mandato de João Lourenço

A Saúde, Educação, Economia, combate à corrupção e a transição no país e no partido - de José Eduardo dos Santos para João Lourenço - de tudo isto falamos, num documentário que vai querer ver de princípio ao fim, de fio a pavio. E no final, queremos a sua resposta à pergunta que colocamos: em três anos, quem mudou mais, o Presidente ou o País?

Guine Bissau e Senegal reforçam cooperação


Radio Bantaba

DICAS DE CULINÁRIA - Queimou o arroz? Recupere o sabor com este truque (precisa de pão!)


POR NOTÍCIAS AO MINUTO 

É simples.

Que atire a primeira pedra quem nunca se esqueceu do arroz a cozer e quando abriu a panela sentiu um horrível cheiro a queimado... uma pequena 'tragédia' culinária que acontece até aos grandes cozinheiros. Todavia, e conforme explica um artigo publicado no jornal Metro, não tem de deitar o arroz queimado para o lixo. 

Só precisa de uma fatia de pão para salvar o arroz. Sim, leu bem. 

Basta colocar a fatia no meio e tapar a panela durante cinco minutos. Desta forma o pão irá absorver o sabor queimado do arroz. 

Voilà, desfrute de uma maravilhosa pratada de arroz!

ENTREVISTA COM CARLOS UISSA - MOVIMENTO DE JOVENS PELAS AUTARQUIAS NA GUINÉ-BISSAU EXPLICA O PORQUÊ DA INICIATIVA.


Radio Bantaba

A Ministra dos Negócios E. e comunidades regressou esta tarde à Bissau proveniente de Marrocos


A Ministra dos Negócios Estrangeiros e comunidades regressou esta tarde à Bissau proveniente de Marrocos.

Falando no aeroporto de Bissau, Suzi Carla Barbosa destaca a importância de Marrocos no âmbito das novas perspectivas da diplomacia económica do país.

Aliu Cande RTB Bissau

Guiné-Bissau acompanha com "preocupação" situação na Guiné-Conacri


Por LUSA   24/10/20 

O Presidente da Guiné-Bissau disse sexta-feira que está a acompanhar com "atenção" e "preocupação" a Guiné-Conacri, que realizou domingo eleições presidenciais, e onde desde segunda-feira há registo de confrontos com vítimas mortais.

"Estamos a acompanhar com atenção e preocupação. A Guiné-Conacri está numa situação muito delicada. Nós passámos por essa situação. Mas também ouvi que a única entidade, instituição, na Guiné-Conacri que se pode pronunciar sobre eleições é a Comissão Nacional de Eleições, outros tiveram outro entendimento em relação à Guiné-Bissau", afirmou Umaro Sissoco Embaló.

O Presidente guineense falava aos jornalistas no final do Conselho de Ministros, no Palácio do Governo, em Bissau.

"Como quando a Comissão Nacional de Eleições se pronunciou e disseram, incluindo o Presidente da Guiné-Conacri, que devia ser o Tribunal. Hoje, lá é a Comissão Nacional", afirmou.

Questionado sobre uma entrevista dada pelo ministro do Interior da Guiné-Conacri, Damantang Albert Camará, que disse estar a seguir uma pista relativa à entrada de armas no país através da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou tratar-se de "fake news" (notícias falsas).

"Isso é 'fake news'. Internamente temos problemas de armas, como é que vamos introduzir armas na Guiné-Conacri?", questionou.

"As pessoas têm de compreender que o Presidente da República Umaro Sissoco Embaló não é um Presidente assassino, nem um Presidente da desordem. Nós lutamos para voltar a fazer parte do concerto das Nações e a Guiné-Bissau não vai associar-se a nada que possa desestabilizar outro país", salientou.

Vários confrontos entre apoiantes do candidato Celo Dalein Diallo e as forças de seguranças eclodiram segunda-feira em Conacri e em várias cidades da Guiné-Conacri, depois de aquele candidato se ter declarado vencedor das eleições presidenciais e quando a Comissão Nacional de Eleições Independentes ainda não apurou os votos em todo o país.

Num comunicado divulgado sexta-feira à imprensa, a Human Rights Watch (HRW) refere-se que as forças de segurança da Guiné-Conacri mataram pelo menos oito pessoas, incluindo três crianças, durante manifestações em Conacri, desde domingo, e que dezenas de outras pessoas ficaram feridas.

A organização referiu também que tem havido interrupções no fornecimento de Internet em todo o país, o que está a dificultar a jornalistas e ativistas dos direitos humanos nacionais e estrangeiros acompanhar a situação.

"As forças de segurança na Guiné-Conacri devem responder aos protestos com moderação. A repressão contínua pode inflamar uma situação já de si tensa que pode ter repercussões desastrosas. Os responsáveis pelo uso de força letal excessiva ou desnecessária durante os protestos desta semana devem ser investigados e responsabilizados", defendeu a vice-diretora para África da Human Rights Watch, Ida Sawyer.

Sawyer pediu também às autoridades que restaurem "imediatamente o acesso à Internet, para que as pessoas possam comunicar, obter informações e relatar os acontecimentos que estão a ocorrer".

CABO VERDE - Jovens cabo-verdianos transformam toneladas de óleo usado em sabão


Por LUSA

Depois da fritura, o óleo usado sai da cozinha para as mãos de dois jovens cabo-verdianos, que, de forma artesanal, já transformaram 7,5 toneladas desse resíduo em sabão e detergente, e que esperam tornar a Biodosa na maior empresa ecológica do país.

Alex Mascarenhas e Deritson de Pina terminaram a licenciatura em Engenharia Química e Biológica na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) em inícios de 2018 e não perderam tempo em colocar em prática os ensinamentos dos anos do curso, designadamente os princípios da reciclagem, que são os quatro 'R': reciclar, reduzir, reutilizar e recuperar.

E nas pesquisas do mercado, já com intenção de criar a própria empresa, constataram que Cabo Verde é um país "ecologicamente fraco", com muitos resíduos, como plástico e papel, em que a solução é queima ou depósito em aterro sanitário, disse à agência Lusa Deritson de Pina.

E há também o óleo de cozinha usado, que é ainda mais poluente, tendo os jovens encontrado aí o "ponto forte" para criar a Biodosa, empresa que durante o resto de 2018 funcionou de forma experimental, à procura de apoios e realização de estudos, fez o registo em janeiro de 2019 e começou a atividade oficialmente no mês seguinte.

Segundo Deritson de Pina, 26 anos, havia muitas soluções para a reciclagem do óleo de cozinha usado, como produção de velas, óleo de engrenagem, combustível, mas "o caminho mais fácil" foi a sua transformação em sabão e detergente, dois produtos ecológicos e biodegradáveis.

E o trabalho no terreno começou com os principais restaurantes da cidade da Praia, com apresentação do projeto e recolha dos óleos usados para reciclagem, num processo artesanal, que acontece na casa do outro sócio da empresa, Alex Mascarenhas.

Para chegar ao sabão e detergente, o óleo passa por várias etapas, desde a filtração e decantação, para expelir todos os resíduos, seguindo depois o tratamento para retirar o cheiro e a cor preta, descreveu Deritson de Pina.

"Depois iniciamos o processo de produção, colocamos numa bandeja durante 24 horas para secar, cortamos e damos o acabamento para chegar às lojas", referiu um dos sócios da Biodosa, que usa ainda a soda cáustica, uma base forte para ajudar o óleo a transformar-se em sabão, e as essências naturais são de eucalipto, limão e lavanda.  

"O processo é todo artesanal, mas a nossa ideia é ser a maior empresa ecológica de Cabo Verde, ter máquinas, entre outros, e o nosso próprio espaço", perspetivou o engenheiro químico, para quem o facto de ainda estarem instalados em casa de um dos sócios ajuda a reduzir algumas despesas, mas é diferente de instalações próprias.

Os primeiros 'ensaios' dos produtos foram feitos precisamente com os moradores de Eugénio Lima, onde têm a instalação provisória, que após usarem o sabão deram-lhe o nome de Rendosa, pelo facto de durar por muito tempo.

Em menos de três anos de funcionamento, os jovens já recolheram cerca de nove mil litros de óleo em restaurante e particulares na cidade da Praia, dos quais reciclaram perto de 7,5 toneladas, evitando que esse resíduo chegue à natureza ou aos canos de esgoto.

Por mês, a Biodosa produz em média 1.500 sabões de barra e vende também uma média de 1.000, a um preço de 40 escudos (0,36 cêntimos do euro) na fábrica e 30 escudos (0,27 cêntimos do euro) para os revendedores, segundo Deritson de Pina.

Apesar de já ter vários clientes, entre eles os principais minimercados da Praia, o sócio da empresa salientou que ainda há "muita resistência" em Cabo Verde relativamente aos produtos ecológicos e feitos no país.

Por isso, além da reciclagem, a empresa aposta forte na consciencialização das pessoas para a proteção ambiental, prosseguiu o jovem empresário, lembrando que um litro de óleo contamina um milhão de litros de água.

"São as consequências locais e globais que mostramos às pessoas. E há uma consequência ainda maior quando deitamos o óleo ao mar, causa enchentes e o aquecimento global, durante o processo de decomposição, em que consome muito oxigénio e liberta produtos como dióxido de carbono e metano, que são prejudiciais para a camada de ozono", referiu o químico.

Deritson de Pina, natural do concelho de Santa Cruz, também na ilha de Santiago e morador em Palmarejo, cidade da Praia, disse que ele e o colega Alex Mascarenhas sentem-se orgulhosos, porque estão a pôr em prática tudo o que aprenderam e por estarem a "fazer alguma coisa para o meio ambiente, proteger o meio ambiente".

Segundo o engenheiro, por enquanto o foco é a reciclagem de óleo, mas a Biodosa ambiciona trabalhar com todo o tipo de resíduos para os transformar num produto amigo do ambiente e biodegradável.

Deritson de Pina salientou que a empresa quer mostrar às pessoas que não estão a comprar só um sabão ou detergente, mas sim uma causa, que é a proteção do ambiente, em que um litro de óleo dá para produzir sete cubos de sabão.

"O nosso objetivo é minimizar o impacto ambiental causado pelos resíduos e consciencializar as pessoas relativamente à ecologia, viver de forma sustentável, o que deve começar lá em casa, separando o lixo, reutilizar, entregar numa empresa ou ver outra solução para ele", concluiu.