quinta-feira, 6 de abril de 2023

CANCRO: Novo teste promete diagnosticar casos de cancro em menos de três horas

© Shutterstock

Notícias ao Minuto    06/04/23 

Foi criado por uma equipa espanhola e apresentado através de um artigo na revista Nature Biotechnology.

Cientistas do Centro de Regulación Genómica (CRG) de Barcelona, em Espanha, estão a desenvolver um novo teste que irá permitir detetar várias doenças, como o cancro, em menos de três horas. O estudo foi publicado na revista Nature Biotechnology.

A investigação revela que através de moléculas tRNA é possível diagnosticar cancro de forma rápida e com um custo de 50 euros por amostra, como indica o jornal El Mundo. Explicam que não se trata de um exame invasivo.

"Os tRNAs são moléculas que contêm muita informação, com enorme potencial para o diagnóstico e prognóstico de doenças. Até agora não foram exploradas devido à falta de métodos que consigam captar esta informação de forma quantitativa e com boa relação custo-eficácia", conta Eva Novoa, a responsável pela equipa que desenvolveu este novo método.

"O tipo de modificação de tRNA pode mudar dependendo do estado da doença, e fornecer informações valiosas."

O novo método de diagnóstico é conhecido neste momento como Nano-tRNAseq. "É muito mais barato e podemos ter resultados em alguns dias. Num futuro próximo, dentro de algumas horas", explica Morghan Lucas, investigador do Centro de Regulación Genómica.

Esta investigação "abre caminho para desenvolver um método simples, barato e altamente preciso que pode quantificar de forma não invasiva essas moléculas".


Leia Também: Novo tratamento com resultados promissores contra cancro raro em crianças


"É difícil atingir o objectivo do desenvolvimento 50 da CEDEAO quando os seus líderes tentam mudar às regras no meio do caminho para manter no poder" afirma Denise Dos Santos Indeque.

Esta afirmação vêm no habitual  mensagem quinzenal da Coordenadora da Rede Oeste Áfricana Para a Edificação de Paz na Guiné-Bissau "WANEP-GB" na qual Denise Dos Santos  Indeque convida os lideres Áfricanos para uma profunda reflexão, sobretudo os da CEDEAO.

Radio TV Bantaba


06/04/2023 tomada de posse do directoria de campanha de Movimento pára Alternância Democrática Madem G15.

Ba Di Géba Poco

NOTA À IMPRENSA


Governo guineense e Rádio Sol Mansi ultrapassam mal entendido e emissora continua no ar

 VOA Português   06/04/23

Director da emissora explica que a rádio deixou de pagar a taxa na sequência de um decisão do fórum das rádios privadas do país e do despacho do Governo de que as rádios passariam a pagar um alvará.

BISSAU — O Governo da Guiné-Bissau, através da Inspeção-geral do Ministério da Comunicação Social, ordenou na quarta-feira, 5, à Rádio Sol Mansi que suspendesse as suas emissões devido ao “incumprimento das obrigações e falta de pagamento de taxas de licença provisória do ano 2022”.

Nesta quinta-feira, 6, as duas partes encontraram-se e ultrapassaram a situação que foi um "mal entendido", como disse à Voz da América o director-geral da emissora.

Casimiro Jorge Cajucam explica que a rádio deixou de pagar a taxa na sequência de uma decisão do fórum das rádios privadas do país e de um despacho do Governo a indicar que as rádios passariam agora a pagar um alvará.

Apesar do montante anunciado pelo Executivo tenha sido de 10 milhões de francos CFA, cerca de 17 mil dólares, o que, para Cajucam, "é muito alto e incompatível para a realidade económica do país e dos órgãos de comunicação social, começamos contactos com o Governo para ver se conseguíamos chegar a uma plataforma de entendimento sobre esse valor do despacho, pese embora concordemos que os órgãos passassem a ter um alvará".

Casimiro Jorge Cajucam, que reitera que a Rádio Sol Mansi é uma parceira do Governo, acrescenta que era entendimento da emissora de que não teria de pagar a taxa até que o processo do alvará fosse concluído.

Entretanto, no encontro de hoje, e ante a carta recebida ontem, ainda segundo aquele responsável, o Executivo explicou que "a taxa referente a 2022 tem de ser paga e que o alvará entrará em vigor neste ano".

"Para nós não há qualquer problema, já há um entendimento com o Governo e a Rádio Sol Mansi, as suas emissões mantêm-se no ar e tudo está dentro da normalidade", conclui Casimiro Jorge Cajucam.

Entretanto, a Voz da América sabe que a Rádio Jovem recebeu também uma notificação similar do Ministério da Comunicação Social, mas foi possível falar com os responsáveis desta emissora.

RÚSSIA: Putin esperou por palmas, despediu-se várias vezes e... saiu em silêncio

© Getty Images

Notícias ao Minuto    06/04/23

O presidente russo protagonizou um momento caricato durante uma cerimónia com embaixadores no Kremlin.

O presidente russo está habituado a longas sessões de palmas depois dos seus discursos, tal é a coreografia durante as cerimónias no Kremlin, mas uma cerimónia na quarta-feira acabou de forma algo desconfortável para Vladimir Putin.

Durante um evento em que recebeu as cartas de acreditação de 17 novos embaixadores - nomeadamente da nova embaixadora norte-americana, Lynne M. Tracy, e do representante da União Europeia, Roland Galharague -, Putin discursou sobre a segurança interna da Rússia, e criticou durante o ocidente à frente dos respetivos diplomatas.

Quanto terminou, Putin olhou à sua volta, enfrentou o silêncio sepulcral na magnânima sala do Kremlin, e despediu-se.

Ainda sem reação, Putin voltou a endereçar os presentes e voltou a despedir-se, desta vez abandonando o púlpito e fazendo uma pequena vénia.

A resposta foi, novamente, o silêncio completo.

Durante o discurso, o líder russo acusou os Estados Unidos de serem responsáveis pelo conflito na Ucrânia, atacando também a UE por iniciarem um "confronto geopolítico" ao financiar a guerra do lado de Kyiv.


Tomada de Posse da Diretoria Nacional de Campanha do MADEM-G15 para as eleições legislativas de 04 de junho 2023.




As figuras designadas para estes cargos têm uma longa experiência e provas dadas ao longo das campanhas anteriores. Caso para dizer que a equipa que vence não se mexe!

 Com a Chancela do Coordenador Nacional do MADEM-G15, Braima Camará, enfatizou que pese embora os membros já tenham sido empossados para as funções, não invalida o fato que o trabalho de equipe seja dinâmica e abrangente, pois o objetivo é comum a todos os militantes e simpatizantes que pretendam ver o Partido vencer com maioria qualificada. 

Para finalizar, o líder encoraja os militantes para a prática de uma política com base na convicção e, valores para  que nada venha a demover nesta caminhada. Nem sempre consegue-se logo à primeira alcançar os objetivos e, muitas das vezes há grandes sacrifícios que imperam em prol do bem maior, mas se o objetivo for o MADEM-G15 a militância mantém-se intacta!
Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15 

DMITRY SUSLOV: Contraofensiva ucraniana? Rússia com 400 mil homens para "ataque final"

© Getty Images

Notícias ao Minuto  06/04/23 

As declarações são do assessor de política externa do Kremlin, Dmitry Suslov, que dá conta de uma nova investida caso "a ofensiva de Kyiv falhar".

O assessor de política externa do Kremlin, Dmitry Suslov, referiu, esta quinta-feira, que a Rússia seria capaz de mobilizar 400 mil homens para um "ataque final" se a contraofensiva de Kyiv falhar.

"Se a ofensiva de Kyiv falhar, o Ocidente ficará sem armas e, nesse momento, a Rússia poderá mobilizar 400.000 homens para o ataque final", afirmou, em declarações ao jornal italiano Corriere della Sera esta quinta-feira

Segundo Suslov, a contraofensiva da Ucrânia provavelmente vai concentrar-se no Mar de Azov e vai separar a península da Crimeia. No entanto, minimizou as probabilidades de que está a conseguir.

O conselheiro do Kremlin destacou ainda que há "zero" chance de negociações de paz acontecerem em 2023.

Já está quinta-feira, o vice-chefe de gabinete do presidente ucraniano, Andriy Sybiha, referiu que a Ucrânia está disposta a discutir o futuro da Crimeia com Moscovo caso as tropas cheguem à fronteira da península ocupada pela Rússia.

"Se conseguirmos alcançar os nossos objetivos estratégicos no campo de batalha e quando estivermos na fronteira administrativa com a Crimeia, estamos prontos para abrir [uma] página diplomática para discutir esta questão", referiu Andriy Sybiha, em declarações ao Financial Times.

Referindo-se à planeada contraofensiva, acrescentou ainda que "isso não significa que esteja excluído o caminho da libertação [da Crimeia] pelo exército [ucraniano]".

A declaração de Andriy Sybiha foi a mais explícita do interesse da Ucrânia nas negociações desde que interrompeu foram interrompidas em abril do ano passado.

Recorde-se que ministro da Defesa ucraniano apontou, a semana passada, a contraofensiva das forças de Kyiv para abril ou maio, após a chegada dos primeiros tanques alemães e britânicos, num momento que as tropas russas intensificaram os ataques no Donbass (leste).

"Depende das condições climáticas. Na primavera, o solo fica muito húmido. Somente veículos sobre lagartas podem ser usados. Acho que veremos [a contraofensiva] em abril-maio", disse Oleksii Reznikov, em declarações a jornalistas estónios.


Leia Também: Zelensky garante que "a Crimeia será novamente livre e segura"

Wagner tomou Bakhmut? "O inimigo não vai a lado nenhum"

© Mikhail Svetlov/Getty Images

Notícias ao Minuto   06/04/23 

As declarações de Yevgeny Prigozhin contrariam, no entanto, o que tinha dito em março, quando referiu que o grupo tinha assumido o "toda a parte oeste" da cidade de Bakhmut.

O líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, referiu, esta quinta-feira, não haver sinais de forças ucranianas a abandonar a linha da frente de Bakhmut.

"Deve ser dito claramente que o inimigo não vai a lado nenhum", referiu num comunicado, citado pelo The Guardian, acrescentando que qualquer retirada provavelmente resultaria noutro impasse nos arredores da cidade ou nas proximidades de Chasiv Yar.

"A primeira questão é garantir que nossos flancos estejam bem protegidos. A segunda é garantir que nosso comando esteja devidamente organizado", salientou ainda.

Segundo o chefe do grupo privado da milícia russa, a munição é outro problema, mas não tem permissão para falar publicamente sobre o assunto.

As declarações de Yevgeny Prigozhin contrariam, no entanto, o que tinha dito em março, quando referiu que o grupo tinha assumido o "toda a parte oeste" da cidade de Bakhmut, quando ergueram uma bandeira entre os escombros de um prédio administrativo no centro.

"As unidades de Wagner tomaram toda a parte oeste de Bakhmut, tudo o que fica a leste do rio Bakhmutka", disse Yevgeny Prigozhin, numa mensagem áudio.


Leia Também: Ucrânia contraria Wagner: Forças russas estão "longe" de capturar Bakhmut

Parlamento da Guiné-Bissau e Grupo Trofa assinam protocolo de parceria

© Lusa

POR LUSA  06/04/23 

A Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau e o Grupo Trofa assinaram hoje um protocolo de parceria com o objetivo de reforçar a assistência médica à população guineense, refere, em comunicado, o parlamento guineense.

Segundo o comunicado, o protocolo foi assinado pelo deputado Amizade Farã Mendes, presidente do conselho de administração da Assembleia Nacional Popular, e o José Vicente, em representação do Grupo Trofa e coordenador do Instituto de Formação Profissional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Bissau.

José Vicente disse, citado no comunicado, que o "objetivo principal da parceria é apoiar os cidadãos da Guiné-Bissau com problemas de saúde a tratar-se ou a dar continuidade ao tratamento em Portugal a custos reduzidos" e que o Grupo Trofa tem "prevista a construção de uma clínica" na Guiné-Bissau.

O comunicado da ANP refere igualmente que o Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa da Guiné-Bissau irá atribuir "através das suas escolas e parceiros, quer do ensino profissional, quer superior, vagas de estudo para os quadros e familiares dos colaboradores" do parlamento guineense.

Aquele instituto de formação "no âmbito do projeto da área da saúde disponibilizará à ANP cerca de 100 cartões para ser utilizados em Portugal no Grupo Trofa Saúde, através do qual podem beneficiar de descontos entre 30 e 50%", refere o comunicado, salientando que o cartão é gratuito.

"A ANP, como parceiro estratégico em alguns projetos a desenvolver em Bissau no âmbito desta parceria, terá como responsabilidade apoiar o instituto de formação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa da Guiné-Bissau a colmatar algumas dificuldades na realização e execução dos projetos, tais como reuniões ou locais para a formação", conclui o comunicado.


Mauritânia vota a 13 maio_ legislativas, reg. e, autarq: Sidi Ely Moktar, candidato do Partido da União e Mudança da Mauritânia_HATEM, depositou hoje a sua candidatura na Embaixada da Mauritânia em Bissau para as legislativas de 13 maio no Círculo da África que abrange Guiné-Bissau, Gâmbia e Costa-Marfim.

 Radio Voz Do Povo

Lançamento do “𝐊𝐔𝐌𝐔𝐒 - 𝐀 𝐩𝐨𝐧𝐭𝐞 𝐚𝐭𝐞́ 𝐧𝐨́𝐬 𝐦𝐞𝐬𝐦𝐨𝐬”

  Domingos Simões Pereira    06/04/23

E, finalmente, eis o convite para o grande lançamento do “𝐊𝐔𝐌𝐔𝐒 - 𝐀 𝐩𝐨𝐧𝐭𝐞 𝐚𝐭𝐞́ 𝐧𝐨́𝐬 𝐦𝐞𝐬𝐦𝐨𝐬”, a primeira obra literária de Domingos Simões Pereira, com a chancela da Nimba Edições, prefácio de Mário Máximo, concepção gráfica de Edson Pereira e coordenação editorial de Luís Vicente. 

Lançamento dia 𝟭𝟱 𝗮𝗯𝗿𝗶𝗹 | 𝟭𝟲𝗛𝟬𝟬 | 𝗛𝗼𝘁𝗲𝗹 𝗥𝗮𝗱𝗶𝘀𝘀𝗼𝗻 𝗕𝗹𝘂𝗲 | 𝗟𝗶𝘀𝗯𝗼𝗮.

Nimba Edições, a sua editora de referência 📕🎯🎗️


Conferência de Imprensa do Coletivo de Associação dos Profissionais da Pesca Artesanal da Guiné-Bissau, em alto Bandim.

 Radio TV Bantaba 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DESLOCA-SE À SÉRVIA EM VISITA OFICAL

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló deslocou-se à Sérvia para uma visita oficial, a convite do seu homólogo, Aleksandar Vucic. 

Em Belgrado no aeroporto Internacional Nikola Tesla, o Chefe de Estado foi recebido pelas autoridades Sérvias com as honras de boas vindas à pátria de Josip Broz Tito.





  Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

"Alcohol-lock": sistema que bloqueia carros de condutores alcoolizados vai ser testado em Portugal

 CNN Portugal, 06/04/23

REVISTA DE IMPRENSA Mas este sistema "não é para todos os carros"

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) está a "avaliar" um sistema que deteta automaticamente o nível de álcool no sangue dos condutores e, em caso de infração, impede que o veículo arranque.

De acordo com o Jornal de Notícias (JN), este sistema, designado "alcohol-lock" [bloqueio de álcool, em tradução livre] já existe em vários países europeus, nomeadamente em programas de reabilitação, e há inclusive uma diretiva europeia que exige que os novos veículos tenham uma pré-instalação de alcoolímetro.

No entanto, escreve o jornal, Portugal ainda não aplicou esse sistema.

Em declarações ao JN, o presidente da ANSR, Rui Ribeiro, descreve o "alcohol-lock" como um sistema "muito parecido com o vulgar teste do balão". "A única diferença é que este instrumento está ligado à eletrónica do veículo e permite ou não colocá-lo em marcha."

Mas este sistema "não é para todos os carros", ressalva o diretor-executivo do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, António Avenoso, citado pelo mesmo jornal. "Queremos que o instrumento seja usado por condutores reincidentes no crime ou pelos que foram apanhados pela primeira vez com uma elevada taxa de álcool."


Estudo revela novo tratamento com resultados promissores contra cancro raro em crianças

 Análises ao sangueELAINE THOMPSON

SIC Notícias   06/04/23

Esta é a primeira vez que os investigadores alcançaram resultados tão encorajadores em tumores sólidos, aumentando a esperança de que possa ser usado contra outros tipos de cancro.

Um novo tratamento que utiliza células imunológicas “supercarregadas” parece funcionar contra tumores em crianças com um tipo raro de cancro, adiantaram na quarta-feira investigadores sobre um estudo realizado em Itália.

Nove das 27 crianças deste estudo italiano não apresentaram sinais de cancro seis semanas após o tratamento, embora duas tenham sofrido uma recaída e morrido posteriormente. O tratamento - apelidado terapia com células CAR-T - já é utilizado para ajudar o sistema imunológico a combater a leucemia e outros tipos de cancro no sangue.

Esta é a primeira vez que os investigadores alcançaram resultados tão encorajadores em tumores sólidos, aumentando a esperança de que possa ser usado contra outros tipos de cancro, revelaram especialistas na área, citados pela agência Associated Press (AP).

No entanto, é ainda cedo para considerar este tratamento a cura para o neuroblastoma, um cancro de tecido nervoso que geralmente começa na infância nas glândulas suprarrenais perto dos rins, no abdómen. O tratamento padrão pode ser intenso, envolvendo quimioterapia, cirurgia e radioterapia, dependendo da fase do cancro e de outros fatores.

As crianças do estudo tinham cancros que regressaram ou eram particularmente difíceis de tratar. Onze crianças estavam vivas quando o estudo de três anos terminou, incluindo algumas que responderam apenas parcialmente ao tratamento e receberam doses repetidas das células modificadas.

"Todas aquelas crianças estavam destinadas a morrer sem essa terapia", sublinhou Carl June, da Universidade da Pensilvânia, um pioneiro da terapia CAR-T que não esteve envolvido na nova investigação.

"Nunca ninguém teve pacientes a reagir desta forma, então simplesmente não sabemos como será daqui a uma década. De certeza que haverá mais testes com base nestes resultados empolgantes", acrescentou.

Tratamento com células CAR-T. O que faz?

O tratamento com células CAR-T aproveita o sistema imunológico para criar “drogas vivas” capazes de procurar e destruir tumores. As células “T” do sangue do paciente são recolhidas e fortalecidas em laboratório, e devolvidas depois ao paciente por via intravenosa, onde continuam a multiplicar-se.

Seis tratamentos com células CAR-T foram aprovados pela agência norte-americana do Medicamento (FDA, na sigla em inglês) para cancros no sangue. Alguns pacientes foram curados, mas o sucesso em tumores sólidos tem sido discutível, sendo que o estudo mais recente foi realizado por investigadores do hospital pediátrico Bambino Gesu do Vaticano, em Roma.

"Eles parecem ter encontrado uma combinação única" para fazer com que as células modificadas se multipliquem inicialmente e depois durem muito tempo para continuar o seu trabalho de matar o cancro, explicou Robbie Majzner, da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, que não esteve envolvido neste.

O coautor do estudo, Franco Locatelli, revelou que os investigadores também adicionaram um interruptor de segurança para eliminar as células caso o paciente tivesse uma reação grave.

No caso em que um paciente teve problemas, os investigadores acionaram o interruptor de segurança, mostrando que funcionou, embora mais tarde tenham determinado que o problema do paciente foi causado por um derrame cerebral não relacionado com as células CAR-T.Muitas das crianças tiveram um efeito colateral comum com a terapia CAR-T -- uma reação imunológica exagerada chamada "síndrome de libertação de citocinas".

Os investigadores concluíram que o terapia CAR-T é "viável e segura no tratamento de neuroblastoma de alto risco".

Nigéria a braços com a falta de liquidez financeira

Por dw.com  06/04/23

Enquanto o Banco Central da Nigéria tenta reconstruir a confiança após a introdução desastrosa de novas notas de naira, a fé dos clientes no sistema financeiro está à beira do limite devido à falta de liquidez.

A crise de liquidez na Nigéria foi ocasionada pelo impopular empurrão do Banco Central da Nigéria para introduzir novas notas de nairas.

Segundo os analistas financeiros, a crise de liquidez custou à maior economia de África cerca de 20 triliões de nairas, o que equivale a 40 mil milhões de euros. Além disso, a crise resultou num risco crescente de colapso do setor bancário, uma vez que os clientes estão agora a evitar os depósitos em numerário.

O banco de topo do país tem instado os clientes a terem paciência, alegando que estão a injetar mais notas em circulação. No entanto, alguns clientes como Samson Adebo, dizem que a situação não abrandou.

"Muitas coisas estão a acontecer aqui em relação à emissão de dinheiro. Vem aqui [ao banco] muita gente para conseguir dinheiro", diz.

Os bancos comerciais foram orientados a carregar as suas caixas multibanco, mas nem todos estão a cumprir, de acordo com alguns clientes nigerianos com quem falámos.

Milhares de cidadãos tentam obter dinheiro nos bancos em todo o paísFoto: Pius Utomi Ekpei/AFP

Fatimah Salihu Abubakar, uma analista económica baseada em Kaduna, diz que levará algum tempo até que o setor financeiro retome a normalidade.

"Apesar de haver uma decisão judicial sobre a utilização de notas antigas, as pessoas não deveriam esperar negócios normais como antes porque a política não apoiava tanto dinheiro em circulação, o governo percebeu agora que 75% das empresas na Nigéria são dominadas por pequenas e médias empresas e estas dependem fortemente de transacções em numerário, pelo que aconselhou a estas empresas que aceitassem os outros canais de pagamento disponíveis, tais como a banca móvel, a banca via internet", comenta.

De acordo com Fatimah Salihu Abubakar, o Banco Central da Nigéria deveria assumir a responsabilidade pela sua má implementação da mudança de moeda. A analista revela ainda que a política tem prejudicado grandemente o setor informal.

"No início, quando o Banco Central da Nigéria deu o prazo para as velhas notas de naira, as pessoas olhavam para isso como algo impossível e não tomaram medidas sérias", admite.

"A principal lógica por detrás do redesenho da naira visava promover uma política sem numerário e reduzir a quantidade de dinheiro ou dinheiro em circulação", acrescenta.

Ao tentar aliviar a atual situação económica, o Banco Central da Nigéria está a encorajar ainda mais os clientes a abraçar os serviços bancários em linha como um canal de pagamento alternativo.

Porta-aviões chinês perto de Taiwan antes do encontro com EUA

© Lusa

POR LUSA   06/04/23 

Uma frota da marinha chinesa, liderada pelo porta-aviões Shandong, passou perto de Taiwan, antes do encontro entre a líder da ilha e o presidente da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos.

A passagem dos navios foi registada a cerca de 400 quilómetros a sul da ilha, na quarta-feira, horas antes de Tsai Ing-wen se reunir em Los Angeles com Kevin McCarthy. A China considera qualquer contacto oficial entre líderes de Taiwan e autoridades estrangeiras como uma violação da soberania.

Em comunicado, o Ministério da Defesa de Taiwan indicou que o porta-aviões Shandong foi detetado ao passar pelo canal Bashi - entre Taiwan e as Filipinas - em trânsito para o Pacífico oriental, onde deve iniciar as primeiras manobras de longo alcance.

O Shandong é o segundo porta-aviões da China, o primeiro fabricado internamente, e entrou o ano passado em serviço.

As autoridades de Taipé denunciaram também uma "operação especial de patrulha", anunciada esta semana pelo exército chinês, nas águas do estreito de Taiwan.

Taipé descreveu as ações chinesas como um "comportamento impróprio de um país moderno e responsável", informou a agência de notícias oficial taiwanesa CNA.

Até ao momento não se sabe se a instalação do porta-aviões faz parte dessa operação, que começou na madrugada de quarta-feira e cuja duração não foi especificada.

Analistas citados pelo jornal oficial do Partido Comunista Chinês Global Times disseram que a passagem do Shandong "demonstra que o segundo porta-aviões do Exército de Libertação Popular está preparado para operações em alto mar e para salvaguardar a soberania e integridade territorial da China".

Este tipo de exercício é espectável, uma vez que o porta-aviões só pode testar todas as suas capacidades de manobra com frotas em mar aberto, disse o especialista Zhang Xuefeng.

Outra fonte citada pelo jornal, que pediu para não ser identificada, disse que as águas a leste de Taiwan e a sul do Japão são uma "posição estratégica vital" para cercar a ilha e evitar que forças estrangeiras interfiram militarmente.

O destacamento militar chinês ocorre num período de renovadas tensões entre Washington e Pequim, por conta da escala feita por Tsai nos Estados Unidos, por ocasião da viagem à América Central, e do encontro realizado na quarta-feira com Kevin McCarthy.

A China acusou Washington de "conluio" com a ilha e disse que responderia com "medidas resolutas e eficazes para salvaguardar a soberania e a integridade territorial".

Os EUA pediram ao país asiático que "não reaja de forma exagerada" à reunião.

Nos últimos anos, as incursões de jatos da Força Aérea chinesa no espaço aéreo de Taiwan intensificaram-se e, após a ex-presidente da Câmara dos Representantes do Congresso dos EUA, Nancy Pelosi, se deslocar a Taiwan, em agosto passado - a visita de mais alto nível realizada pelos Estados Unidos à ilha em 25 anos - Pequim lançou exercícios militares numa escala sem precedentes, que incluíram o lançamento de mísseis e o uso de fogo real.

O Presidente chinês, Xi Jinping, afirmou já que a reunificação de Taiwan não pode continuar a ser adiada.

A relação entre a China e os EUA deteriorou-se nos últimos anos, face a uma prolongada guerra comercial e tecnológica e diferendos em questões de direitos humanos, a soberania do mar do Sul da China ou o estatuto de Hong Kong.

Os Estados Unidos são o maior fornecedor de armas de Taiwan e seriam o principal aliado no caso de uma invasão chinesa.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas. Pequim considera a ilha parte do seu território e ameaça a reunificação através da força, caso Taipé declare formalmente a independência.


Leia Também: Taiwan deteta navios de guerra e helicóptero chineses perto da ilha

Venezuela e Guiné-Bissau assinam 15 acordos de cooperação

© Lusa

POR LUSA   06/04/23 

A Venezuela e a Guiné-Bissau assinaram 15 acordos de cooperação em diferentes áreas, como agricultura, obras públicas, justiça, mineração, transportes aéreos e marítimos, entre outras, anunciou Caracas, na quarta-feira.

Os acordos, sobre os quais não foram avançados pormenores, foram assinados pelo ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, Yván Gil, e pelo vice-primeiro-ministro do Interior e da Ordem Pública guineense, Soares Sambú.

Também na quarta-feira, o Provedor de Justiça venezuelano, Alfredo Ruiz, e Soares Sambú debateram a cooperação bilateral no domínio dos direitos humanos, designadamente, os direitos de crianças e adolescentes e os direitos reprodutivos, com o objetivo de assinar um memorando de entendimento em breve.

A delegação guineense, chefiada por Soares Sambú, chegou a Caracas na segunda-feira, para a realização da primeira comissão conjunta dos dois países para desenvolver a cooperação bilateral.

Em novembro passado, o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o homólogo da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco, assinaram uma declaração conjunta, em Caracas, para aprofundar a agenda da cooperação bilateral em pelo menos nove setores, incluindo comércio, saúde e educação.

COREIA DO NORTE: Pyongyang ameça responder a Seul e Washington com "ação ofensiva"

© Lusa

POR LUSA   06/04/23 

A Coreia do Norte ameaçou hoje responder à intensificação dos exercícios militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul com uma "ação ofensiva", informou a agência de notícias oficial do país, KCNA.

Aameaça foi feita um dia depois de os Estados Unidos terem enviado bombardeiros B-52, com capacidade nuclear, para a península coreana, para exercícios aéreos conjuntos com aviões de guerra sul-coreanos, na mais recente demonstração de força contra Pyongyang.

A tensão aumentou nas últimas semanas, com a intensificação dos exercícios militares de Washington e Seul.

A KCNA disse que os exercícios militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, tal como o destacamento de meios militares avançados norte-americanos, transformaram a península numa "enorme mina de pólvora que pode explodir a qualquer momento".

"As provocações militares dos belicistas, liderados pelos EUA, ultrapassaram o limite da tolerância. Essa realidade aguarda uma posição e resposta mais explícitas das capacidades de defesa [da Coreia do Norte]", disse a KCNA num comentário atribuído a um académico.

"A Coreia do Norte vai continuar a mostrar responsabilidade e confiança na missão crucial de dissuasão da guerra, através de ação ofensiva", afirmou.

O representante especial dos EUA para a Coreia do Norte, Sung Kim, inicia durante o dia, em Seul, conversações com as autoridades sul-coreanas e japonesas, de forma a coordenar uma resposta à intensificação do desenvolvimento de armas norte-coreanas e ameaças de conflito nuclear.

Após encontros previstos com o ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano, Park Jin, e outras autoridades do país, Kim vai participar, na sexta-feira, numa reunião com os enviados nucleares sul-coreanos e japoneses, de acordo com o Governo sul-coreano.

Só em março, Pyongyang disparou quase 20 mísseis em sete eventos distintos, incluindo um míssil balístico intercontinental, com potencial para alcançar território norte-americano, e várias armas de alcance mais curto, projetadas para realizar ataques nucleares contra alvos sul-coreanos.


Leia Também: Seul, Washington e Tóquio em manobras navais perto da península coreana

Taiwan deteta navios de guerra e helicóptero chineses perto da ilha

© SAM YEH/AFP via Getty Images

POR LUSA   06/04/23 

Taiwan anunciou ter detetado hoje três navios de guerra chineses e um helicóptero anti-submarino perto da ilha, depois de um encontro entre a líder taiwanesa e o presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.

"Um avião do Exército Popular de Libertação [EPL] e três navios [do EPL] foram detetados às 06h00" (23h00 de quarta-feira em Lisboa), disse o Ministério da Defesa de Taiwan, em comunicado.

"As forças armadas monitorizaram a situação e encarregaram um avião da Patrulha de Combate Aéreo, navios da marinha e sistemas de mísseis terrestres de responder a estas atividades", acrescentou.

Tsai Ing-wen, que vem de um partido tradicionalmente defensor da independência da ilha - uma linha vermelha absoluta para a China - encontrou-se na quarta-feira com Kevin McCarthy na Biblioteca Presidencial Ronald Reagan em Simi Valley, perto de Los Angeles, apesar das repetidas ameaças de retaliação de Pequim nas últimas semanas.

A China lançou manobras militares sem precedentes em torno de Taiwan em agosto passado, quando a antecessora de McCarthy na Câmara, a democrata Nancy Pelosi, visitou Taiwan.

Pequim prometeu na quinta-feira "medidas determinadas e eficazes para salvaguardar a soberania e integridade territorial". O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês comparou a reunião Tsai-McCarthy em solo norte-americano a "atos de conluio gravemente equivocados" entre os EUA e Taiwan, de acordo com uma declaração.

O anúncio chegou quando o Presidente francês, Emmanuel Macron, se encontra numa visita de estado a Pequim, tendo previsto um encontro durante o dia com o homólogo chinês, Xi Jinping.

O Taipei Mainland Affairs Council (MAC), o principal órgão de decisão política da ilha autónoma em relação à China, acusou Pequim na quarta-feira de "obstruir o comércio" no estreito de Taiwan através da realização de inspeções no local a navios de carga e de passageiros.

As autoridades marítimas chinesas tinham dito anteriormente que estavam a intensificar as patrulhas nas águas que separam a ilha da China continental, sem darem mais pormenores.

"A ação do lado chinês agrava deliberadamente as tensões entre os dois lados do estreito", disse o MAC.

"Trata-se de uma violação flagrante do acordo de navegação entre os dois lados do estreito e das práticas marítimas, que terá um impacto negativo significativo no tráfego normal entre os dois lados do estreito", disse Taiwan.

A China considera que a ilha democrática e autónoma de Taiwan é uma das suas províncias a ser retomada, favorecendo a "reunificação pacífica", mas não excluindo o uso da força.

Em nome do princípio "uma só China", nenhum país deve ter laços oficiais com Pequim e Taipé ao mesmo tempo.

Apenas 13 Estados ainda reconhecem Taiwan, incluindo Belize e Guatemala, países latino-americanos que Tsai visitou nos últimos dias para cimentar a relação com os poucos aliados oficiais, após uma primeira paragem em Nova Iorque.

Mas os EUA mantêm há muito tempo uma "ambiguidade estratégica" sobre a questão de Taiwan. Washington reconheceu Pequim desde 1979, mas continua a ser o mais poderoso aliado de Taiwan e o principal fornecedor de armas.

Com Tsai, Taiwan aproximou-se dos EUA, tendo McCarthy apelado para a "continuação das vendas de armas" à ilha, defendendo serem a "melhor maneira" de evitar uma invasão chinesa da ilha. "Esta é uma lição chave que aprendemos com a Ucrânia, que a ideia de meras sanções no futuro não irá deter ninguém", disse o Republicano aos jornalistas.

Esta é a primeira vez que um líder da Câmara dos Representantes recebe oficialmente a Presidente de Taiwan em solo norte-americano desde que as relações diplomáticas diretas cessaram, há 44 anos. 


Leia Também: A China prometeu na quarta-feira uma resposta determinada à reunião nos Estados Unidos entre a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, e o presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy.


Leia Também: Congresso promete apoio "inabalável" e mais cooperação económica a Taiwan


Leia Também: China nomeia bispo de Xangai sem consentimento do Vaticano