quinta-feira, 22 de outubro de 2020

ESPECIAL ELEICOES GUINE CONACRY - LIVE

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

PAIGC ACUSA MINISTÉRIO PÚBLICO DE FORJAR PROVAS CONTRA ARISTIDES GOMES


O Partido Africano para a Independência da Guine e Cabo-verde (PAIGC) denunciou hoje mais uma tentativa do Ministério Público em forjar um processo-crime contra o antigo primeiro-ministro Aristides Gomes.

A denúncia foi tornada pública por Califa Seide, 3º vice presidente do PAIGC, depois da saída de audiência com o presidente da República Umaro Sissoco Embalo.

“Para nós é uma perseguição política, daí que o PAIGC tem que denunciar e condenar este acto mas sobretudo do Ministério Público que é a nossa instituição que defende a legalidade, mas que anda a falsificar processos, usurpar poderes e que não é nada salutar para um estado direito democrático”, criticou. 

Califa Seide disse por outro lado que o encontro com o presidente da República é continuidade da última audiência mantida entre as partes, para falar sobre a situação politica e da governação do país.

“ Por conseguinte, nós achamos que estamos numa boa via, que o PAIGC tem manifestado sempre abertura ao diálogo com vista a encontrar sempre soluções para que o país tem estado a viver durante últimos tempos”  

Aristides Gomes está refugiado há vários meses na sede da ONU em Bissau, depois de ter sido demitido do cargo de primeiro-ministro pelo actual Presidente guineense.

O presidente do Tribunal de Relação da Guiné-Bissau, Tijane Djaló, afirmou que nenhum processo-crime contra o ex-primeiro-ministro Aristides Gomes deu entrada na câmara criminal daquela instituição e muito menos o despacho que aplicou medidas de coacção.

Por: Turé da Silva

Radiosolmansi.net

SINETSA ACUSA GOVERNO DE CONTRIBUIR PARA DESORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE SAÚDE

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros e Técnicos de Saúde e Afins (SINETSA) acusou, esta quinta-feira (22 de Outubro de 2020), o governo de estar a desorganizar o sistema da saúde pública da Guiné-Bissau.

A acusação feita pelo porta-voz da Comissão Negocial da greve no sector de Saúde durante uma entrevista telefónica à Rádio Sol Mansi (RSM). João Domingos da Silva diz que a falta de vontade por parte do executivo liderado por Nuno Gomes Nabiam fez com que a paralisação prevaleça no sector da saúde.

“Falhou a falta de vontade do governo é este facto que fez com que continua a greve no sector da saúde uma vez que os governantes da Guiné-Bissau sempre querem ver o sistema desorganizado, porque o instrumento regulamentador do exercício profissional do sistema de saúde devia ser engajado firmemente pelo governo para dar outra visão”, acusou o porta-voz da comissão negocial da greve.

Questionado pela RSM sobre a informação do pagamento do mês de Outubro que não envolve os técnicos em greve, o porta-voz da comissão da greve diz que aguardarão o desfecho da situação para depois pronunciar do assunto.

“Primeiro quero referir que, enquanto a pessoa que vive na Guiné-Bissau, os rumores são muitos mais ao priore não queremos assegurá-los como um facto porque não faz sentido ou seja não tem nenhuma lógica fazer o desconto devido a greve em curso, mas o que achamos é que devem ser descontados os dias da greve, por isso, aguardaremos o desenrolar do assunto para depois pronunciarmos”, promete João Domingos da Silva.

A paralisação dos 12 dias no sector da saúde iniciada desde dia 19 de Outubro e termina no dia 30 do corrente mês.

O sindicato ameaça, caso a paralisação não surtir efeito, entregar, já na próxima semana, o terceiro pré-aviso de greve neste sector importante para o país.

Por: Marcelino Iambi

radiosolmansi.net


Entrevista do Diretor Geral Adjunto da EAGB, Dr. Will Frederick Pebna sobre a campanha de fiscalização e cobrança que decorrerá de 03 à 28 de Novembro do corrente.


Leia Também:

Informasom  - Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB

I verificado aos corte de energia na um parte de zonas Di SÃO PAULO, concretamente na SANTA CLARA devido um avaria na no rede de linha aérea.

Nes momento e Sta dja na local um equipa ku constata dja kil avaria I e Sta na terreno na tarbadjus.

Infelizmente danos e perdas i garande, pá kila EAGB na informa a moradores Di kil zonas Di Kuma restabelecimento de energia na bai verificado so amanhã.

No na pidi colaboração I compreensão de tudo moradores.

Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB

Embaixador Roi Rosenblit: “ISRAEL ESTÁ DISPONÍVEL PARA APOIAR A GUINÉ-BISSAU NO SETOR DA AGRICULTURA E SAÚDE”

22/10/2020 / Jornal Odemocrata 

O Embaixador do Estado de Israel para a Guiné-Bissau e o Senegal, Roi Rosenblit, disse esta quinta-feira, 22 de outubro de 2020, que o seu país está disponível a estender e a cooperar com o governo guineense, em particular nos setores da agricultura, da irrigação e da saúde. O diplomata israelita com residência em Dacar, capital do Senegal, falava aos jornalistas depois da entrega das cartas credências ao chefe de Estado guineense, Úmaro Sissoco Embaló, para a sua acreditação.

Rosenblit explicou na sua declaração à imprensa que os dois países podem tirar grandes proveitos no âmbito da cooperação e fazer muitas coisas em conjunto, tendo revelado que transmitiu ao Presidente da República a disponibilidade do governo israelita para cooperar com a Guiné-Bissau nos setores da agricultura, da irrigação, da saúde e nas outras áreas que ambas as partes podem pretender.

“A Guiné-Bissau é um país muito rico em recursos naturas e com muita chuva. Há coisas que podemos fazer em conjunto, por exemplo, a agricultura irrigada durante todo o ano, não apenas na época das chuvas. Este país tem a castanha de caju, produto que representa uma grande fatia das exportações nacionais. Creio que podemos ajudar a Guiné-Bissau ou trabalhar em conjunto para o processamento da castanha de caju localmente no sentido de aumentar o seu valor para a exportação”, assegurou o diplomata, para de seguida enfatizar que os dois países podem fazer muitas coisas juntos.

Apesar de ser primeira vez que visita a Guiné-Bissau, Roi Rosenblit esclareceu que não é o início das relações diplomáticas entre a Guiné-Bissau e o Estado do Israel. Acrescentou que também não é o início da relação entre o chefe de Estado guineense e o Israel, porque “o Presidente Embaló disse-me que a primeira vez que visitou o Israel tinha 25 anos. Penso que a relação pessoal do Presidente Embaló com o Israel reflete a relação calorosa entre os dois países”, referiu.

Por sua vez, a Embaixadora da Grã-Bretanha para a Guiné-Bissau e o Senegal, com a residência em Dacar, entregou igualmente as cartas credenciais ao Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló.

Após a entrega das cartas credenciais, Vitoria Billingdisse aos jornalistas que o seu país é um dos maiores contribuidores, a nível mundial, na luta contra a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). Sublinhou que o desejo do seu país é de continuar a trabalhar em colaboração com os seus parceiros como a Guiné-Bissau.

O chefe de Estado guineense recebeu ainda hoje as Cartas Credenciais da Embaixadora do Reino dos Países Baixos, Joan Wiegman, da Embaixadora da Áustria, Gerlinde Paschinger e do Embaixador do Reino da Tailândia, Nipon Petchpornprapas.

Por: Aguinaldo Ampa/Assana Sambú  

DOCENTES DA FACULDADE DE MEDICINA EXIGEM PAGAMENTO DE SALÁRIOS DE OITO MESES

22/10/2020 / Jornal Odemocrata 

Os docentes nacionais da Faculdade de Medicina de Bissau, “Raúl Diaz Arguelles” (FMRDA) exigiram esta quinta-feira, 22 de outubro de 2020, o pagamento de oito meses de salários em atraso do ano letivo 2019/2020 e o pagamento integral do ano letivo 2015/2016.

As exigências foram tornadas públicas pelo porta-voz do grupo de sete professores nacionais, IssufCamará. Camará disse aos jornalistas que não vão retomar as aulas sem nenhum incentivo salarial, por isso exigiu do Governo a regularização, o mais rápido possível, dos salários em atraso.

Por sua vez, Agostinho Joãozinho Fernandes, também docente da FMRDA, revelou que na sequência das diligências feitas pelo grupo de professores, enviaram uma carta ao ministro da Saúde Pública a 23 de julho deste ano, mas não tiveram nenhuma resposta satisfatória.  

“Parece que a Faculdade de Medicina contratou os professores, mas sem fundos para pagar-los. Por isso decidimos não voltar para as salas de aulas até que o governo resolva o nosso problema. O governo faz promessas, mas não cumpre”, criticou.

Segundo Agostinho, o ministério de Saúde recorrentemente tem questionado a existência de docentes nacionais na Faculdade de Medicina como se a faculdade não existisse.

A Faculdade de Medicina Raúl Diaz Arguelles é uma instituição pública de ensino superior, a única no país que administra o curso de medicina e está sediada em Bissau. 

Por: Noemi Nhanguan

Foto: N.N  

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé acaba de criar uma Comissão Transitória de Reestruturação e Gestão da Escola Attadamum.

A decisão consta do despacho 070 Divulgado hoje 22 de Outubro 2020.

 Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação


Guiné-Conacri palco de violência na contagem decrescente para as eleições legislativas

Fidélis Forbs visitou os pontos críticos já reabilitados em Djagaradje entre Bambadinca e Saltinho

Presidente Gambia Adama Barrow deixa Bissau

Noticias da Guine Bissau

A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Suzi Barbosa, está em Marrocos, para uma visita de trabalho e amizade.

A Chefe da Diplomacia guineense assinou com o seu homólogo marroquino,  Nasser Bourita quatro acordos de cooperação em diferentes setores: Indústria,  turismo, transportes e energia.

Ficou ainda decidida a realização de uma Comissão Mista entre os dois países,  em Bissau,  a princípios do ano. Suzi Barbosa conseguiu ainda um aumento do número de bolsas a serem atribuídas aos estudantes guineenses,  que passam de 120 para 150 bolsaa anuais, das quais 100 licenciaturas e 50 formações profissionais. 

Marrocos preve realizar uma parceria para ajudar na dragagem do porto de Bissau,  um pedido de Sua Excelência o Presidente Umaru Sissoco Embalo à Sua Magestade o Rei Mohamed VI.

Esta visita é feita na sequência da abertura da Embaixada de Marrocos em Bissau esta semana, como prova das excelentes relações diplomáticas entre a Guiné-Bissau e Marrocos.




Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau