23 de março de 2021

ARTIGO DE OPINIÃO - Sem água, nada somos! A importância do nutriente para o corpo humano

© Shutterstock

Notícias ao Minuto 23/03/21 

"Relembramos o quanto a água é fundamental para o meio ambiente em que vivemos, mas não podemos esquecer o quanto a água faz parte de nós. O corpo humano 'nada' em água", dizem Sandra Alves, médica e nutricionista, Membro da Sociedade Portuguesa do AVC, assistente convidada do curso de Ciências da Nutrição da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e Renata Ribeiro, aluna do curso de Ciências da Nutrição da UTAD, neste artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto.

A água constitui cerca de 75% do nosso peso corporal à nascença, valor que vai diminuindo com o avançar da idade. A água é um nutriente essencial já que desempenha funções vitais no nosso organismo, de destacar o facto de ser o principal constituinte celular, o seu papel no transporte de outros nutrientes e no metabolismo celular.

Inquéritos do 'Nationwide Food Consumption Surveys' indicam que uma parte da população pode estar ligeiramente desidratada cronicamente. Vários fatores podem aumentar a probabilidade de desidratação crónica e ligeira, incluindo um mecanismo de sede pobre, a insatisfação com a ausência de sabor da água, o consumo comum dos diuréticos naturais: cafeína e álcool, a participação mais intensa no exercício e as condições ambientais. A desidratação de apenas 2% de perda de peso corporal resulta em respostas fisiológicas e de desempenho deficientes. Estudos recentes indicam que o consumo de fluidos em geral e o consumo de água em particular podem ter um efeito sobre o risco de cálculos das vias urinárias; cancros da mama, cólon e trato urinário; obesidade infantil e no adolescente; prolapso da válvula mitral; alteração da função da glândula salivar; e na saúde geral nos idosos.

De acordo com o Novo Guia Alimentar Português, a água encontra-se no centro da roda dos alimentos, porque para além de fazer parte da constituição de quase todos os alimentos, é indispensável à vida. No entanto, as suas recomendações diárias podem variar de 1,5 a 3 litros por dia, dependo das necessidades individuais. Um adulto saudável deve beber entre oito a 10 copos de água por dia. Os idosos devem ser diariamente estimulados a beber água por serem mais vulneráveis à desidratação, uma vez que a sua sensação de sede está fisiologicamente diminuída.

O cérebro é constituído por aproximadamente 80% de água que o amortece e lubrifica, mas também contribui para o ótimo funcionamento cognitivo e bom estado de humor, maximiza a atenção, concentração e capacidade de memória a curto prazo.

Sandra Alves © DR

A desidratação promove dor de cabeça, cansaço, irritabilidade, dificulta a memória a curto-prazo, a atenção, a capacidade de realizar operações aritméticas, reduzindo ainda a capacidade de alerta e os níveis de concentração.

Em Portugal, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) continua a ser a principal causa de morte da população, números que a pandemia da Covid-19 tem vindo a agravar. Vários estudos têm demonstrado que o estado de hidratação das vítimas de AVC é um preditor independente na sua recuperação precoce.

É nosso dever proteger a água, pois sem água, nada somos.

Leia Também: Águas termais da região Centro têm propriedades anti-inflamatórias

SAÚDE - Beber álcool em excesso na adolescência modifica o cérebro

© Shutterstock

Notícias ao Minuto 23/03/21 

Uma pesquisa finlandesa indica que adultos com histórico de consumir álcool em demasia podem apresentar alterações nas zonas do cérebro ligadas às funções motoras e cognitivas.

O consumo excessivo de álcool na adolescência está associado a mudanças no significativas e detrimentais no cerebelo no começo da idade adulta, segundo um novo estudo realizado por investigadores da Universidade da Finlândia Oriental e do Hospital Universitário Kuopio, reporta um artigo publicado na revista Galileu.

Estudos prévios já haviam mostrado que as bebidas alcoólicas poderiam provocar danos nessa zona do cérebro, responsável pelo equilíbrio organismo e fundamental para os movimentos involuntários e para a aprendizagem motora. Todavia, a maioria dessas pesquisas concentrou-se somente em pessoas na fase adulta.

Tendo isso em mente, os investigadores finlandeses monitorizaram 58 adolescentes durante uma década de modo a averiguar como o hábito de beber em excesso pode impactar no cerebelo.

Os voluntários foram divididos em dois grupos, nomeadamente 33 que ingeriam álcool em demasia e 25 que não bebiam ou que só o faziam excecionalmente. 

De acordo com a revista Galileu, quando os participantes do estudo tinham entre 21 e 28 anos, foram então submetidos a ressonâncias magnéticas.

Os investigadores notaram que, apesar de todos os indivíduos apresentarem uma capacidade cognitiva normal e de nenhum preencher os critérios associados a um diagnóstico de transtorno de consumo de álcool, quem registava um historial de beber exageradamente exibia alterações no volume dos lóbulos posteriores do cerebelo, comparativamente aos voluntários que consumiam álcool em pouca ou nenhuma quantidade. 

"Essas áreas do cérebro estão associadas às funções motoras e cognitivas", disse Virve Kekkonen, líder do estudo e especialista em Psiquiatria Adolescente, num comunicado emitido à imprensa. 

"Contudo, mais pesquisas são necessárias para avaliar o significado e as implicações dessas descobertas", acrescentou. 

O estudo foi divulgado na publicação académica Alcohol

Leia Também: Alcoolismo pode ser resposta a reação de perigo, explica estudo

Guiné-Bissau regista mais um morto e 18 casos

© Alto Comissariado para o Covid-19

Por LUSA 23/03/21 

A Guiné-Bissau registou mais um morto e 18 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

Segundo os dados, referentes a segunda-feira, foi registada mais uma vítima mortal, aumentando para 56 o número de óbitos ocorridos desde o início da pandemia.

Os dados indicam também que há mais 18 pessoas infetadas pelo novo coronavírus, para um total acumulado 3.586.

O boletim diário refere que há 633 casos ativos e que mais 21 pessoas foram dadas como recuperadas, para um total acumulado de 2.891.

O número de pessoas internadas é de 16.

Na sequência do aumento de casos que se tem registado desde o início do ano, o Governo guineense decidiu prolongar o estado de calamidade por mais 30 dias, até quinta-feira.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.732.899 mortos no mundo, resultantes de cerca de 123,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Presidente da República da Guiné-Bissau - Felicitações ao General Denis Sassou N´GUESSO


Por ocasião da sua reeleição tenho o prazer de expressar as minhas calorosas felicitações, na sequência da vossa reeleição para a magistratura suprema da irmã República do Congo.

Apresento meus melhores votos de sucesso no exercício de seu alto cargo.

Nesta feliz ocasião, permita-me, reafirmar a minha vontade inabalável e a minha determinação de continuarmos a trabalhar juntos, reforçando os nossos laços de amizade, de cooperação e uma maior aproximação dos nossos dois países irmãos para que possamos traduzir a excelente qualidade de nossas relações bilaterais em projetos de cooperação mutuamente benéficos para nossos dois povos e estados.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló



Assinatura de Protocolo de Parceria de Cooperação Público-Privado entre CCIAS e Alfândegas.

PRESIDENTE DA REDE DAS ASSOCIAÇÕES JUVENIS DA GUINÉ- BISSAU, DJIBRIL SANA SANHÁ VISITA PR


PRESIDENTE DA REDE DAS ASSOCIAÇÕES JUVENIS DA GUINÉ- BISSAU, DJIBRIL SANA SANHÁ. DISSE APÓS  O ENCONTRO COM S.E PRESIDENTE DA REPÚBLICA UMARO SISSOCO EMBALO DISSE TRATA DUMA VISITA DA CORTEZIA NA QUAL ABORDARAM ASSUNTOS  DAS GREVES NO SETOR DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE.  PEDIU A S.E PARA UTILIZAR SUA MAGISTRATURA DA INFLUÊNCIA PARA FACILITAR DIÁLOGO ENTRE GOVERNO E SINDICATOS.

A JUVENTUDE DA RENOVAÇÃO SOCIAL, FORAM PARTILHAR AGENDA DA ACTIVIDADE COM SE PR USE


A JUVENTUDE DA RENOVAÇÃO SOCIAL, FORAM PARTILHAR AGENDA DA ACTIVIDADE COM  SE PR DA REPÚBLICA UMARO SISSOCO EMBALÓ, NUMA AUDIÊNCIA, HOJE NA PALÁCIO DA REPÚBLICA, APÓS AO SAÍDA  UFFÉ VIEIRA DISSE A JUVENTUDE VAI ORGANIZAR PRIMEIRA ACADEMIA DA FORMAÇÃO POLÍTICA E IDEOLÓGICA "JUVENTUDE DA RENOVAÇÃO SOCIAL"  QUE IRÁ CULMINAR COM UMA AVENIDA QUE SERÁ BAPTIZADO COM O NOME DO DR KUMBA YALA.

A JUVENTUDE DO MADEM G15, SOLIDARIZA SE COM SUA EXCELÊNCIA PRESIDENTE DA REPÚBLICA


A JUVENTUDE DO MADEM G15,  SOLIDARIZA SE COM SUA EXCELÊNCIA PRESIDENTE DA REPÚBLICA UMARO SISSOCO EMBALO,  POR UM ANO DE MANDATO À  FRENTE DO PAÍS E GARANTIU TOTAL APOIO PARA BEM ESTAR SOCIAL DISSE COORDENADOR DO JUVENTUDE DE MADEM G15 FORMOSO  GOMES.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA GARANTE TUDO FAZER PARA QUE AUTARQUIAS SEJAM UMA REALIDADE NA GUINÉ-BISSAU.


AS GARANTIAS DO PR UMARO SISSOCO EMBALO FARAM DADAS AO MOVIMENTO DOS JOVENS PELAS AUTARQUIAS NA GUINÉ-BISSAU.
À SAÍDA DO ENCONTRO, O PORTA VOZ DO MOVIMENTO DOS JOVENS, DOMINGOS  JOÃO  BAPTISTA CADENE DISSE QUE O ENCONTRO SERVIU PARA SENSIBILIZAR SOBRE OS RISCOS QUE POSSAM ADVIR, SEM UMA CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE  AS VANTAGENS DAS AUTARQUIAS.

Presidente da República da Guiné-Bissau - Audiência com o Sr. Fideles Cá, representante da Juventude do Movimento para Alternância Democrática (JUADEM / MADEM G-15).


Audiência com a Rede das Associações Juvenis da Guiné-Bissau, representado pelo Sr. Djibril Sana Sanha - Presidente da RAJ-GB.


Audiência com o coordenador do Movimento dos Jovens Pelas Autarquias na Guiné-Bissau (MJPAGB).


Audiência com os representantes do Grupo dos 18 Partidos Políticos.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Novos seguranças de Sissoco Embaló aptos para começar a trabalhar

Por CNEWS  março 23, 2021 

O grupo de 160 homens, do Corpo de Segurança Presidencial, que recentemente recebeu treinamentos militares na República do Congo, encontra-se em Bissau, à espera de “Voz do Comando” para iniciar as suas atividade, informou ao Capital News, fonte da Presidência da República.

Os efetivos em causa regressaram a Bissau, no passado 28 de Fevereiro, com o objetivo de garantir segurança ao Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.

Ao grupo, vai-se juntar, para responsabilizar da segurança física de Embaló, a outra força que tinha sido treinada na Turquia. Em princípio, segundo a fonte contactada pelo Capital News, os recém formados deverão gozar de férias de duas semanas, para em seguida começar a desempenhar as suas funções.

O envio, ao Congo, para treinamentos militares, dos efetivos guineenses, em finais de 2020, tinha sido criticado por alguns observadores políticos, que afirmaram na altura, que o assunto não era do conhecimento do Governo e da Assembleia Nacional Popular.

Combatentes da Liberdade da Pátria recusam receber pensão depois dos descontos das Finanças

Por CNEWS  março 23, 2021

Centenas de Combatentes da Liberdade da Pátria recusaram receber esta terça-feira (23.03), as suas pensões, depois de o Ministério das Finanças ter descontado 500 francos CFA, no dinheiro de cada um dos veteranos de guerra, constatou o Capital News.

Os combatentes concentraram-se, desde as primeiras horas desta manhã, na Secretaria de Estado dos Combatentes, para não só recusar receber as pensões, como também reclamar contra os descontos feitos pelo Ministério dirigido por João Fadia.

“Esta situação, dos descontos, apanhou a nós e a Secretaria de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria de surpresa. Não é só em Bissau, mas também em Bafatá (leste do país), houve descontos aos combatentes residentes na zona. Já demos instruções para que ninguém receba a pensão com os descontos que se verificam”, disse ao Capital News, o presidente do Conselho Nacional dos Filhos dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Domingos Tambá.

O responsável, que lamenta a situação, faz ainda um esclarecimento:

“Quem recebe pensão não tem que ser descontado nada, porque já tinha sido descontados os impostos e tudo”, afirmou.

Uma fonte da Secretaria de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria, contactada pelo Capital News, confirma os descontos nas pensões dos veteranos de guerra, mas disse que a responsabilidade é do Ministério das Finanças, e que diligências estão em curso para ultrapassar a situação.

Os atingidos com os descontos recebem, normalmente, entre 40 e 43 mil Francos CFA.

Covid-19: AstraZeneca pode ter usado dados desatualizados nos ensaios nos EUA

Por Visao.sapo.pt   23.03.2021

AstraZeneca poderá ter incluído dados desatualizados nos ensaios clínicos nos EUA sobre vacina contra a covid-19, segundo regulador americano, que cita grupo de especialistas independentes

A AstraZeneca poderá ter incluído dados desatualizados nos ensaios clínicos nos Estados Unidos sobre a vacina contra a covid-19, segundo o regulador americano, que cita um grupo de especialistas independentes.

O grupo teme que “a AstraZeneca possa ter usado informações desatualizadas neste ensaio, o que pode ter resultado numa estimativa incompleta da eficácia da vacina”, disse o Instituto Nacional de Doenças infecciosas e Alergias (NIAID), que supervisiona os ensaios clínicos das vacinas.

“Instamos a empresa a trabalhar com o Conselho de Monitorização de Dados e Segurança (DSMB), para avaliar a eficácia dos dados e garantir que os mais precisos, recentes e eficazes possíveis sejam divulgados o mais rápido possível”, é referido na nota.

O laboratório da AstraZeneca defendeu na segunda-feira a sua vacina, alegando que esta era 80% eficaz contra a covid-19 em idosos e não aumentava o risco de coágulos, após ensaios clínicos de fase III realizados nos Estados Unidos, com 32.449 participantes.

A vacina sueco-britânica da AstraZeneca é 79% eficaz na prevenção da covid-19 sintomática na população em geral e 100% na prevenção de formas graves da doença e hospitalização, acrescentou o laboratório após os testes clínicos.

Vários países suspenderam o uso da vacina por medo de que pudesse causar coágulos sanguíneos, às vezes fatais.

Na quinta-feira passada, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) considerou-a “segura e eficaz”, e o uso da vacina foi retomado em alguns países.

DD // ROC

Nesta segunda-feira, 22/03, o Presidente do PAIGC e Deputado da Nação, Domingos Simões Pereira, recebeu cumprimentos dos Presidentes e Secretários das Comissões Políticas Regionais.

Fonte: PAIGC 2021

Isso é verdade?

 ALERTA VERMELHO 

Ontem a GB recebeu 12.000 doses de vacina Astrazeneca, produizido na India, DOAÇÃO da UNIÃO AFRICANA/MTN. 

Data de expiracao: 13 abril! 

DENUNCIAR ESTE ESCÂNDALO!

Por Cabral Santiago


Covid-19: OMS avisa que desigualdade na vacinação entre países aumenta diariamente

UNICEF Professora de uma escola para meninas em Cabul sendo vacinada contra a Covid-19

Por news.un.org 22 março 2021

Chefe da agência diz que pouco foi feito para evitar “fracasso moral catastrófico” em que países de alta renda imunizam suas populações muito mais rapidamente que outros Estados-membros; novos dados mostram que imunização da AstraZeneca é segura.  

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, OMS, disse que “é chocante como pouco foi feito” para evitar um “fracasso moral catastrófico” em que as nações mais ricas vacinam suas populações contra a Covid-19 muito mais rapidamente que os países de baixa renda. 

Falando a jornalistas em Genebra, Tedros Ghebreyesus afirmou que o mundo tem os meios para garantir a distribuição equitativa das vacinas, mas a desigualdade entre Estados-membros está crescendo a cada dia.  

Segurança 

Tedros disse que, nesse momento, alguns países estão vacinando pessoas jovens e saudáveis ​​com baixo risco de contágio, enquanto outros ainda não vacinaram seus profissionais de saúde, idosos e outros grupos de risco.  

OMS/Christopher Black Tedros Ghebreyesus disse que a agência procura aumentar a produção de vacinas

Segundo ele, a distribuição injusta de vacinas não é apenas um ultraje moral, é também autodestrutiva do ponto de vista econômico e epidemiológico. 

Tedros afirmou ainda que a rápida vacinação pode comprar segurança de curto prazo, mas é uma falsa sensação de segurança. 

Ele explicou que, quanto mais transmissão, mais variantes surgem, e quanto mais variantes surgem, maior a probabilidade de serem resistentes às vacinas.  

Recuperação 

O chefe da OMS contou ainda que, enquanto o vírus continuar a circular em algum lugar, as pessoas continuarão a morrer, o comércio e as viagens continuarão sendo interrompidos e a recuperação econômica sendo adiada.

Tedros deu o exemplo da Coreia do Sul, um país de alta renda que poderia comprar vacinas por meio de acordos bilaterais, mas esperou sua vez através da iniciativa Covax. 

Produção 

Tedros disse ainda que a OMS continua trabalhando dia e noite para encontrar soluções para aumentar a produção e distribuição equitativa de vacinas. 

O chefe da OMS tem conversado com líderes de países de alta renda que têm mais doses do que precisam, pedindo que as compartilhem, e falado com executivos de fabricantes sobre como aumentar a produção. 

Ele disse que, recentemente, conversou com o diretor-executivo da AstraZeneca, a única empresa que prometeu não lucrar com sua vacina durante a pandemia. A empresa também deu acesso de sua tecnologia para outras empresas, que estão produzindo mais de 90% das vacinas que já foram distribuídas pela Covax. 

Para Tedros, o mundo “precisa que mais produtores de vacinas sigam este exemplo.” 

Unicef/Dhiraj Singh OMS diz que vacina da AstraZeneca é segura e deve continuar sendo usada

AstraZeneca 

Na sexta-feira, o Comitê Consultivo Global da OMS sobre Segurança de Vacinas concluiu que os dados disponíveis não sugerem qualquer aumento nas condições de coagulação após a administração da vacina Oxford-AstraZeneca. 

Esta segunda-feira, a empresa anunciou resultados positivos de um ensaio da vacina entre mais de 32 mil pessoas no Chile, Peru e Estados Unidos. 

A vacina mostrou uma eficácia de 79% na prevenção da doença e 100% de eficácia na prevenção de hospitalização e morte.  

Para Tedros, esses dados “são mais evidências de que a vacina Oxford-AstraZeneca é segura e eficaz.” 

Visita do Comissário da CEDEAO para Assuntos Políticos, Paz e Segurança - General Francis Awagbè Béhanzin

HOJE 23 DE MARÇO DE 2021 O FALADEPAPAGAIO COMEMORA 8 ANOS DE ANIVERSARIO

Obrigado aos nossos visitantes, seguidores da... 
Guiné-Bissau, Estados Unidos, Hong Kong, Portugal, França, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Senegal, Brasil, Cabo Verde, Cuba, Itália, Espanha, Canadá, Macau, Angola, Gâmbia e Outros...