segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Mali: Junta e CEDEAO concluem negociações sem acordo

© Lusa
Por LUSA   24/08/20

A junta militar que tomou o poder no Mali na semana passada e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) concluíram hoje três dias de negociações sem acordo para a transferência de poder para os civis.

Segundo a agência France-Presse, as duas partes acrescentaram que a reitegração do ex-presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, alvo de um golpe militar na passada terça-feira, está fora das negociações, depois de este ter dito aos representantes da CEDEAO que já não queria governar.

A reintegração de IBK era uma das exigências iniciais da organização regional.

A junta militar acrescentou ainda que não há qualquer decisão sobre a transição política e que a decisão "será feita entre os malianos".

O porta-voz do Comité Nacional para a Salvação do Povo (CNSP, órgão criado pelos golpistas), Ismael Wague, citado pela agência Efe, apontou que "qualquer discussão sobre os termos da transição, o seu presidente e a formação do Governo, será feita entre os malianos", incluindo partidos políticos, sindicatos e sociedade civil.

"Em nenhum momento se falou de um Governo de maioria militar" nas discussões com a CEDEAO, acrescentou Wague, rejeitando as informações divulgadas no fim de semana que apontavam para que a junta decidisse um período de transição de três anos durante o qual o Mali seria liderado por um militar nomeado pela junta.

"Confiem em nós nesta difícil transição", tranquilizou Wague.

Ainda assim, o porta-voz não explicou quais são as questões a serem atualmente discutidas entre CNSP e a CEDEAO, organização regional que na passada quinta-feira excluiu o Mali dos seus órgãos de decisão e impôs sanções económicas ao país, em resposta ao golpe de Estado.

No domingo, uma fonte da equipa de mediadores da CEDEAO no Mali citada pela agência France-Presse afirmou que a junta "deseja conduzir uma transição de três anos para rever os fundamentos do Estado maliano", acrescentando que nesse período, a transição seria dirigida por um órgão presidido por um militar", que desempenharia funções de chefe de Estado.

A mesma fonte indicou que a junta militar concordou que o Presidente deposto, Ibrahim Boubacar Keita, detido pelos militares desde o golpe de Estado de terça-feira, possa regressar à sua residência e que possa viajar para receber cuidados de saúde.

A France Presse apontou ainda que uma fonte da junta militar confirmou as informações dadas pela fonte da CEDEAO.

O golpe de Estado começou com a detenção pelos militares de Ibrahim Boubacar Keïta e do seu primeiro-ministro, Boubou Cissé, bem como a detenção de altos funcionários civis e militares, que foram levados para o campo militar de Kati, nos subúrbios da capital maliana.

Este golpe de Estado é o quarto na história do Mali, que se tornou independente da França em 1960. Os militares tomaram o poder em 1968, 1991 e 2012, tendo o último golpe de estado aberto as portas do país a grupos 'jihadistas'.

Portugal tem no Mali 74 militares integrados em missões da ONU e da UE.

Antigo primeiro-ministro (1994-2000), Ibrahim Boubacar Keita, 75 anos, foi eleito chefe de Estado em 2013, e renovou o mandato de cinco anos em 2018.

Moçambique: incêndio criminoso no semanário Canal de Moçambique

Incêndio criminoso na noite de 23 de Agosto, destruiu grande parte dos documentos e do material na redacção do semanário O País e do diário digital CanalMoz em Maputo. © Semanário O País - Moçambique

Texto por: Orfeu Lisboa  RFI  24/08/2020 

Ainda não são conhecidas as causas do incêndio que deflagrou na noite de 23 de Agosto, nas instalações do semanário independente Canal de Moçambique e do diário digital CanalMoz.  A polícia garante estar a investigar o caso, mas a direcção do jornal critico ao regime, não tem duvidas de que se trata de fogo posto, numa acção deliberada para acabar com a liberdade de imprensa.

Foi na noite de domingo, 23 de Agosto, que um grupo de pessoas ainda não identificadas incendiou a redacção do semanário independente Canal de Moçambique e do diário digital CanalMoz em Maputo, bidões de combustível foram encontrados no local. 

De acordo com o editor executivo do Canal de Moçambique, Matias Guente, há mão criminosa.

“Provavelmente há-de ser pela linha editorial do jornal, como deve imaginar, pela forma interventiva do jornal, há muita gente que se sente incomodada com o conteúdo, que tem sido publicado e não temos a mínima dúvida de que isso é um brutal ataque a liberdade de imprensa”

A porta-voz da polícia na cidade de Maputo, Minoria Petissone revela que o caso está já em investigação. 

"Da análise preliminar houve danos materiais avultados mas sem nenhum dano humano. A polícia solicitou uma brigada técnica para efectuar um exame local e apurar as causas do incêndio. A equipa neste momento está a trabalhar com vista a esclarecer o sucedido”.

As condenações fazem-se ouvir contra este atentado ao jornal Canal de Moçambique ocorrido num dia em que o jornalista e activista Armando Nenane também foi detido pela polícia nas imediações da sua residência por razões ainda desconhecidas.

Condenações unânimes

O MISA-Moçambique considera que se está perante um “ataque” que “nunca deve ser visto de forma isolada”, pois faz parte de “forças mais retrógradas da sociedade, para reverter o processo democrático em Moçambique” e exige que as autoridades ajudem a esclarecer a ocorrência e responsabilizar os autores.

O presidente da Renamo, Ossufo Momade, principal partido de oposição em Moçambique, manifestou solidariedade ao semanário Canal de Moçambique pelo incêndio, considerando que se trata de um "grave ferimento à democracia".

O  Centro para a Democracia e Desenvolvimento - CDD - organização da sociedade civil moçambicana, considerou hoje um "atentado contra a liberdade de imprensa" o incêndio, provocado por fogo posto, na redação do Canal de Moçambique e qualificou os seus autores de mal-feitores.

Também o diretor do Centro de Integridade Pública - CIP - em Moçambique, Edson Cortez lamenta o que segundo ele, pode configurar uma tentativa de silenciamento das vozes críticas.

Comunicado do Ministério das finanças - DESPACHOS:N°32/20 e N°33/20
























Bissau Última hora

Leia Também:

FADIA SUSPENDE SUBSÍDIOS DE FUNCIONÁRIOS DAS FINANÇAS E CRIA COMISSÃO PARA REGULAMENTAR OS INCENTIVOS

24/08/2020 / Jornal Odemocrata

O Ministro das Finanças, João Alage Mamadu Fadia, suspendeu os subsídios dos funcionários daquela instituição, com efeitos a partir do mês de agosto de 2020, tendo sido criada uma comissão com o objetivo de promover uma análise técnica e de proceder a regulamentação dos incentivos. 

A comissão criada, segundo o despacho n°033/2020 que O Democrata consultou esta segunda-feira, 24 de agosto, vai ser presidida pelo antigo ministro das Finanças, Gino Mendes e integram o grupo um representante da Secretaria de Estado do Orçamento, do Tesouro, da Secretaria geral do Ministério da Economia e Finanças e o Assessor jurídico, Mário Bandanhe. 

Mamadu Fadia justificou a decisão no despacho, com o fato de os subsídios constituírem, nos últimos tempos, o “principal foco da tensão” no Ministério das Finanças e consequentemente “deteriorando as relações laborais e o bom ambiente de trabalho que se espera conseguir”, contrariamente do que se previa em termos dos seus objetivos, quando foram implementados. 

“Desde a sua instituição e ao longo dos anos, houve alterações sucessivas no quadro dos incentivos, quer em relação aos critérios da sua atribuição, quer em relação aos seus potenciais beneficiários”, lê-se no despacho, que entretanto, informa que “um bom incentivo” é aquele que consiga, no período da sua vigência, consiga promover maiores e melhores níveis de eficiência, reduzindo seus efeitos contrapostos, sempre, na lógica de “fazer mais com menos custos”. 

Segundo o despacho, os trabalhos da comissão terão a duração de dois meses renováveis. 

Através dos despachos n°s 54/97, 05/2011, 29/2013 e 96/2017, todos do Ministério das Finanças, foi instituído o pagamento de incentivos remuneratórios ao pessoal afeto ao Ministério das Finanças, estando na base da sua atribuição, lê-se ainda no documento, motivar os funcionários em geral, de forma a melhorar a sua performance na organização e no aumento da produtividade no exercício das suas funções. 


Por: Tiago Seide 

24 de agosto de 2020 - Comunicação da Alta Comissária para o combate à COVID-19 na Guiné-Bissau

Covid-19: Subida de casos na Guiné-Bissau

Um responsável do Alto Comissariado para a Luta Contra a Covid-19 na Guiné-Bissau apelou hoje aos guineenses para respeitarem as medidas impostas para combater a pandemia, alertando para o aumento das infeções. "Temos a sensação de que os guineenses estão a desconfinar e entendem que a pandemia passou. Isso não corresponde à verdade", afirmou o médico Tumane Balde. A Guiné-Bissau regista 2.205 casos acumulados de Covid-19, incluindo 34 vítimas mortais. 



Vídeo by: Jornal O Democrata

Leia Também:

ALTA COMISSÁRIA ADMITE NÃO TER CONTROLO DA COVID-19 E RECOMENDA CONTINUIDADE DAS MEDIDAS RESTRITIVAS

24/08/2020 / Jornal Odemocrata 

A Alta Comissária para a covid-19, Magda Robalo Silva, informou esta segunda-feira, 24 de agosto, que a sua instituição recomenda ao governo que sejam mantidas as medidas de restrições, porque a Guiné-Bissau está longe de ter o controlo da pandemia e porque o comportamento da população não tem ajudado para a redução do número de casos.

A médica que dirige o Alto Comissariado para a Covid-19 fez esta chamada de atenção durante a apresentação do boletim semanal da evolução epidemiológica da pandemia do novo coronavírus na Guiné-Bissau, na qual explicou aos jornalistas que participou na reunião extraordinária do Conselho dos ministros esta segunda-feira, na qual recomendou a continuidade das medidas restritivas.  

Magda Silva informou que, durante a semana (de 16 a 23), foram analisadas mil e cento e oitenta e sete (1187) novas amostras das quais 56 deram positivo, 1127 negativo e 4 inconclusivos. Das mil, cento e oitenta e sete (1187) novas amostras analisadas, 609 são de viajantes e os restantes 578 são de pessoas rastreadas pela equipa de vigilância. Acrescentou que também foram reapreciadas 24 amostras, apenas uma deu positivo e as restantes 23 foram negativas, tendo frisado que no total foram analisados doze mil e novecentos e sessenta e quatro (12.964) testes acumulados de diagnostico de Covid- 19.

De acordo com os dados apresentados, o país registrou, durante a semana passada , um aumento de 56 novos casos de coronavírus, 01 óbito e 23 recuperados, elevando o número de acumulados para dois mil e duzentos e cinco (2.205), dos quais mil e cento e vinte sete (1127) recuperados, 34 óbitos por 06 óbitos de pacientes com COVID- 19, cuja causa de morte são outras patologias e mil e trinta e oito (1038) ativos.

Informou ainda que estão internadas 14 pessoas com Covid-19, 04 em Bissau, 05 em Biombo e 05 em Bafatá.

Os dados apresentados pelo Alto Comissariado para Covid-19 indicam que o setor autónomo de Bissau conta com um total de mil e novecentos e vinte oito (1928) casos, dos quais 987 estão recuperados e 27 óbitos, Biombo tem 126 casos, 76 recuperados e 06 óbitos. Região de Cacheu conta com 42 casos, 31 estão recuperados e não registou nenhum óbito.

A região de Bafatá tem 49 casos dos quais 20 recuperados e um óbito. Oio conta com 19 casos, dos quais 10 recuperados.  A região de Quinara subiu de 13 para 29 casos e todos ativos. A região de Tombali com 07 casos também todos ativos. E a região de Gabú conta com 03 casos, 02 recuperados e um ativo.

A região do Arquipélago dos Bijagós continua sem casos positivos, mas com um caso suspeito.

Refira-se que termina esta segunda-feira, 24 de agosto de 2020, a sétima renovação do Estado de emergência iniciado no passado dia 26 julho.  


Por: Epifânia Mendonça

Inacep - "É inaceitável uma Empresa de Estado contrair dívidas aos funcionários até 99 meses ", diz Diretor Geral da INACEP


Bissau, 24 Ago 20 (ANG) – O Diretor-geral da Imprensa Nacional (INACEP), Bamba Banjai manifestou esta segunda-feira o seu descontentamento face a situação da empresa com atrasos de vencimento de 99 meses.

O novo director da Inacep falava no âmbito da cerimónia de assinatura de um Memorando de entendimento com o sindicato de base dos trabalhadores da Inacep, a gráfica nacional, testemunhada por representantes da Secretaria da Estado da Comunicação Social e da Confederação Geral de Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau.

“É  inaceitável contrair dívidas aos funcionários até 99 meses e com 20 anos sem pagar segurança social”, criticou Bamba Banjai.

Segundo Banjai, a INACEP não está a produzir atualmente devido a falta de recursos para aquisição de matéria- prima, e ainda devido ao facto de 99 por cento das suas  máquinas estarem  inativas e obsoletos, o que não ter perimido atender as demandas dos clientes.

As dívidas, segundo Bamba, constituem um dos maiores problemas da empresa: as dívidas da INACEP para com os seus colaboradores, e das instituições estatais para com a Imprensa Nacional.

No rol de devedores a Inacep, Bamba Banjai aponta o Ministério das Finanças como o principal devedor, com carteira de dívida na ordem de  2 mil milhões de francos cfa, dividas essas que segundo Bamba, até então, não são liquidadas apesar de vários pedidos da Inacep para o efeito.

"Comprometemos a pagar três meses de salários atrasados aos funcionários na próxima semana, no quadro da redução dessas dívidas”, adiantou Bamba Banjai.

Por outro lado,  pede ao  Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló e Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, para usarem as suas influências junto do Governo para salvar a INACEP desta situação que considera de “desagradável”.

Por sua vez, Walter Mendonça,  Presidente do Sindicato de base dos funcionários da INACEP considerou o ato  de um passo importante para salvar a empresa da situação em que se encontra, que passa necessariamente por pagar salários, dívidas aos funcionários e recuperação de  materiais de trabalho para melhor atender as demandas dos clientes.

Mendonça declarou que os trabalhadores dão benefício de dúvida a nova direcção da Inacep, aguardando que o memorando assinado seja respeitado, em benefício da empresa.

A INACEP, é uma empresa estatal e autónoma, tutelada pela Secretaria de Estado da Comunicação Social, e depara-se com problemas financeiros e de equipamentos, que impossibilitam o seu funcionamento pleno.

 ANG/CP//SG

COMUNICADO DA CEDEAO, SOBRE AS ÚLTIMAS VIOLÊNCIAS NO CÔTE d'IVOIRE.




Bissau Última hora

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS

Dentre vários assuntos debatido pelo Coletivo Governamental, na reunião extraordinaria do Conselho de Ministros, destaca-se a apresentação pela Alta Comissaria do relatório sobre a evolução da crise sanitaria de Covid-19, e a proposta de renovação por mais 30 dias do Estado de Emergência em todo o território nacional.

O Conselho de Ministros ocupou grande parte do seu tempo, a debater a acentuada degradação das vias rodoviárias em todo o país, assim como também analisou a situação da pista de aterragem do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, e os danos colaterais provocado pelas intensas chuvas dos últimos dias.

Em ralação as estradas, o Conselho de Ministro deu a sua anuência à que o Ministro das Obras Públicas encete deligências necessárias junto dos parceiros no sentido de levar a cabo obras de manutenção em troços mais criticos.

De mesmo modo, deu a sua anuência para em estrita colaboração, os Ministros das Obras Públicas e dos Transportes e Comunicações executem medidas de melhorias na pista do Aeroporto de Bissau, assim como a aquisição de scaners no Aeroporto e nas Alfândega de Bissau.

Para dar respostas urgentes às vítimas de calamidades naturais, o Governo vai instruir um Fundo Social de 100 milhões de Fcfa, de apoio.




GOVERNAR PARA TODOS

#CONSELHODEMINISTROSEXTRAORINARIO
#GOVERNOGB2020
Eng° Nuno Gomes Nabiam
Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

Leia Também:

GOVERNO GUINEENSE ANUNCIA CRIAÇÃO DO FUNDO SOCIAL DE CEM MILHÕES DE FCFA DE APOIO ÀS VÍTIMAS

24/08/2020 / Jornal Odemocrata 

O governo anunciou que vai instituir um fundo social de cem milhões de francos CFA para apoiar as vítimas de calamidades naturais na Guiné-Bissau. 

A decisão saiu da reunião extraordinária do Conselho de Ministros desta segunda-feira, 24 de agosto, na qual o plenário governamental retomou a análise e discussão da proposta do Orçamento Geral de Estado (OGE), cuja versão final será adotada na próxima sessão ordinária marcada para 27 de agosto.

Relativamente à pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19), o governo propôs ao chefe de Estado guineense, Úmaro Sissoco Embaló, a renovação do estado de emergência, por mais trinta dias, em todo o território nacional.

Na sequência dessa proposta, recomendou ao Alto Comissariado a juntar ao relatório, apresentado no Conselho de Ministros, outros elementos complementares, nomeadamente, a aquisição de meios e equipamentos feita no âmbito  do combate ao Covid-19, com o financiamento  do governo, dos parceiros de cooperação ou de outras entidades, assim como a elaboração  de um mapa ilustrativo da instalação dos mesmo nos diversos pontos do país.

O estado avançado de degradação das estradas do país e a pista de aterragem  do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, bem como os danos sociais provocados  pela intensidade das chuvas  na Guiné-Bissau mereceram também uma análise do Conselho de Ministros extraordinário. Em decorrência dessa análise, o plenário decidiu dar anuência aos ministérios das Obras Públicas e Urbanismo, em colaboração com o das Finanças  e dos Transportes e Comunicações, a executarem medidas que viabilizem  a melhoria da pista de aterragem  do Aeroporto Osvaldo Vieira, assim como a aquisição  e instalação de scâneres  para o aeroporto e as alfândegas.


Por: Filomeno Sambú

MADEM G-15 conta com mais 5000 novos militantes e o seu Secretário Nacional agradece aos novos ingressos pela escolha.

TGB Televisão da Guiné-Bissau

De visita ao Ex-Presidente da República José Mario Vaz.


Relação Humana!
"Costumamos dizer que amigos de verdade são os que estão ao seu lado em momentos difíceis ou não"; o Chefe de Estado Guineese, General Umaro Sissoco Embaló esteve ontem, dia 23 de Agosto 2020, de visita à casa do Ex Presidente da República da Guiné-Bissau, Dr. José Mário Vaz;




Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Guiné-Bissau: Ministério da Educação assina acordo com assciação " Fityanou Sidkihine" do Senegal no domínio do ensino da Língua Árabe

A actual liderança do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior continua activo na busca de parcerias e cooperação para desenvolvimento da educação na Guiné Bissau.

Neste sentido o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé rubricou este Sábado, 22 de Agosto 2020, um acordo de parceria com a Associação Fityaanou Sidkhine do Senegal.

O acordo visa a melhoria de acesso de qualidade e de governação das instituições escolares do ensino em língua árabe e formação de jovens sobre tudo das camadas mais vulneráveis …

Após as formalidades, Cheikh Ousmane Dião, presidente honorário da referida associação disse estar contente com o acordo e felicitou a disponibilidade do Ministro para efetivação da parceria que vai certamentente contribuir para a preparação e formação das crianças …
Ousmane Diao assegurou que os apoios da sua organização são muito abrangentes contemplando não só ensino de alcorão como também das outras ciências …
Diao explicou ainda que a sua associação já apoiou na construção e financiamento de centenas de escolas no Senegal e na Gambia.

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, voltou afirmar que a Educação na Guiné Bissau esta aquém das espectativas e a actual liderança esta determinada em trabalhar para mudar o paradigma …

“Quero que o senhor Saiba que a Educação na Guiné-Bissau esta no chão precisamos de apoios urgentes para inverter a tendência para fazer funcionar a educação” disse o Ministro.

Como esforços para mudar o estado das coisas, o titular da pasta de Educação indicou a elaboração do plano de contingência de 18 meses que já foi aprovado, promulgado e publicado no boletim oficial, que assim que for financiado pelos parceiros vários problemas do sector poderão ser supridos e dar passos em direcção ao desenvolvimento da Educação na Guiné-Bissau.

O Ministro sublinhou a necessidade de apoio urgente no recenseamento das Escolas Madrassas e Corânicas existentes na Guiné-Bissau e ainda no censo sobre o número de crianças que querem estudar mas sem possibilidades para o fazer.

“Quantas crianças estão em condições de talibé que andam, na procura de conhecimento de alcorão e acabam por confrontarem-se com dificuldades, violências e até mortes. É urgente fazermos esse recenseamento “ frisou Jibrilo Baldé-
Associação Fityaanou Sidkhine trabalha em Educação Social e Desenvolvimento, o seu objetivo é desenvolver e promover iniciativas que respeitam estritamente os Direitos das crianças, o Desenvolvimento e a integridade social de cada Indivíduo neste Mundo.

Bissau 24 e Agosto 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djaló

Ministério da Educação assina acordo com assciação " Fityanou Sidkihine" do Senegal no domínio do ensino da Língua Árabe.

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação / TGB Televisão da Guiné-Bissau

Leia Também: 

Comunicado do ministério da educação.


Obs: o curso da língua Árabe, será facultativo, para quem quer e quiser no ensino superior "Tchico Té".

"Mais de 650 hectares de Florestas serão Repovoados a nível Nacional este ano" - Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural


"GOVERNAÇÃO DE CAMPO"

"Mais de 650 hectares de Florestas serão Repovoados a nível Nacional este ano"
O ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural anunciou este domingo (23-08-2020) o repovoamento de mais de 650 hectares de florestas a nível nacional.

O anúncio de Abel da Silva Gomes foi resistado durante a cerimónia de Lançamento Nacional de Repovoamento Florestal sob lema "Proteger e Plantar as Florestas é o Sinónimo de uma Vida Sustentável e Saúdavel".

Abel da Silva sublinhou que a reflorestação deste espaço nas matas do país durante este ano 2020 será um esforço conjunto de todos os técnicos do ministério de Agricultura e os seus parceiros.

O titular da pasta de Lavoura afirmou ainda que a Moratória instituída em 2015, que proibia a corte florestal durante cinco anos, não teve resultado positivo tendo aumentado a corte clandestina das matas do país durante todos estes anos.

O governante exortou as estruturas florestais a redobrarem os seus esforços na proteção dos recursos naturais e florestais tendo criticado as ONG's ligados ao setor pela falta de intervenção nas atividades do ministério.

"As ONG's ligados ao setor agrícola beneficiam de muitos fundos mas nada fazem para o bem do setor" denunciou Abel da Silva Gomes.
O número um do ministério de Agricultura encorajou a todos na luta para a preservação dos recursos do país.
"Salvar os recursos naturais e florestais do país é um ato patriótico" frisou.

A cerimónia contou com a presença do ministro do Ambiente e Biodiversidade, Viriato Soares Cassamá, ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, Maria da Conceição Évora, Representante do FAO na Guiné-Bissau, Yannick Rasoarimanana e dos técnicos do ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

















O assessor
MB
23 de Agosto de 2020

Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural /faladepapagaio

10 Criaturas Surpreendentemente grandes que realmente Existem

SPALHA BARDADE Atualidade política na Guiné Bissau

MALI - Junta propõe transição de três anos dirigida por um militar no Mali


Por LUSA    24/08/20 06:26

A junta militar que tomou o poder no Mali com um golpe de Estado propôs a criação de um órgão dirigido por um militar, para conduzir um processo de transição política de três anos, anunciaram domingo negociadores.

"Ajunta afirmou que deseja conduzir uma transição de três anos para rever os fundamentos do Estado maliano. Essa transição será dirigida por um órgão presidido por um militar, que será simultaneamente chefe de Estado", disse, citada pela agência France Presse, uma fonte da equipa de mediadores da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que se encontra na capital do Mali, Bamako.

A mesma fonte indicou que a junta militar concordou que o Presidente deposto, Ibrahim Boubacar Keïta, detido pelos militares desde o golpe de Estado de terça-feira, possa regressar à sua residência e que possa viajar para receber cuidados de saúde.

A France Presse adianta que uma fonte da junta militar confirmou as informações dadas pela fonte da CEDEAO.

O golpe de Estado começou com a detenção pelos militares de Ibrahim Boubacar Keïta e do seu primeiro-ministro, Boubou Cissé, bem como a detenção de altos funcionários civis e militares, que foram levados para o campo militar de Kati, nos subúrbios da capital maliana.

Este golpe de Estado é o quarto na história do Mali, que se tornou independente da França em 1960. Os militares tomaram o poder em 1968, 1991 e 2012, tendo o último golpe de estado aberto as portas do país a grupos 'jihadistas'.

Portugal tem no Mali 74 militares integrados em missões da ONU e da UE.

Antigo primeiro-ministro (1994-2000), Ibrahim Boubacar Keita, 75 anos, foi eleito chefe de Estado em 2013, e renovou o mandato de cinco anos em 2018.