sexta-feira, 26 de novembro de 2021

O Presidente da República recebeu representantes do Movimento Global de Camponeses da África Ocidental.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O Presidente da República recebeu hoje em audiência a Diretora do departamento África da União Europeia, Embaixadora Rita Laranjinha que se encontra no país no quadro da reunião dos ordenadores nacionais da UE.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O Presidente da República recebeu em audiência de cortesia a Delegação Ministerial do PIR PALOP-TL.



 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


Deputados d Madem na sirbil kinti bo purdal dja Walay

Do pós-eleições ao avião "suspeito": Guiné-Bissau de crise em crise ...Luís Vaz Martins

Neste episódio de Reflexões Africanas, o jurista Luís Vaz Martins analisa a situação política na Guiné-Bissau, desde "um processo pós-eleitoral mal gerido" a "um avião que mancha a imagem" do Presidente, com destaque para a deterioração da relação entre Umaro Sissoco Embaló e o primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam - "velhos amigos transformados em eternos inimigos".👇

ANP - Continuação da Sessão. Local: Hotel Dunia/Antigo Azalai hotel. Data: 25.11.2021

Primeiro ministro Nuno Gomes Nabiam Manteve encontro com os Afro-Americanos Descendentes do País

O primeiro ministro Nuno Gomes na Biam recebeu hoje em audiência os Afro-Americanos Descendentes de Guiné-bissau, através do Ministério De Turismo e Artesanato na sequência de Década do retorno.

Primeiro-ministro de Cabo Verde acusa PAICV de discurso "nocivo"

© Reuters

Por LUSA 26/11/21

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, acusou o PAICV, maior partido da oposição, de assumir um discurso "nocivo à classe política" ao "manipular" dados sobre as deslocações oficiais previstas no Orçamento do Estado para 2022.

"O PAICV está a reproduzir um discurso de que os 630 mil contos [630 milhões de escudos, 5,6 milhões de euros] inscritos nesse Orçamento, representam deslocações dos Membros do Governo. É uma manipulação grosseira dos dados e dos números", começou por afirmar o chefe do Governo.

A acusação surge na sequência da discussão, em sessão plenária, desde quinta-feira, da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2022, ainda fortemente marcado pela crise económica provocada pela pandemia de covid-19, cuja votação final acontece hoje.

Durante o debate, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, na oposição desde 2016), tem vindo a criticar o documento, apontando o forte aumento da carga fiscal prevista para 2022 e contrapondo com a necessidade de cortar mais na despesa do Estado, dando várias vezes como exemplos de alegados excessos as deslocações do Estado -- incluindo entre ilhas -, que atribui aos membros do Governo e respetivos gabinetes.

"O Estado abrange o Governo, a Administração Pública, os órgãos de soberania, mais setores como a saúde, a justiça, a educação, inspeções, regulação. Portanto, é preciso esclarecer os dados, os números e fazer leituras corretas", afirmou Ulisses Correia e Silva.

Segundo a explicação avançada pelo primeiro-ministro, nas despesas de deslocações e estadias previstas para 2022, 140,1 milhões de escudos referem-se à Assembleia Nacional (1,3 milhão de euros) e 140,1 milhões de escudos (1,3 milhão de euros) à Presidência da República. Os gabinetes dos Membros do Governo orçamentaram 85 milhões de escudos (765 mil euros) para viagens em representação do Estado e acrescem ainda "deslocações do setor da saúde, segurança, Polícia Nacional, Polícia Judiciária, inspeção, educação, regulação".

"Não é o primeiro-ministro, nem os membros do Governo que gastam 630 mil contos [em viagens, em 2022]. Este montante está no parlamento, na Presidência da República, no Governo e na Administração Pública. Esses tipos de discursos são nocivos à classe política, à ação governativa e para a imagem de Cabo Verde", criticou Ulisses Correia e Silva.

A proposta de Orçamento do Estado de Cabo Verde para 2022, que hoje é votada, é de 73 mil milhões de escudos cabo-verdianos (662 milhões de euros), representando uma redução de 2% em relação ao atualmente em vigor, para "dar um sinal" da diminuição das despesas públicas e para garantir um quadro orçamental sólido, segundo o Governo.

O Orçamento é financiado na sua maioria pelos impostos, que aumentam 25,6%, os donativos, mesmo diminuindo 24,2%, e os empréstimos, que também terão uma redução, de 44,9%.

Já a inflação deverá situar-se entre 1,5% e 2%, o défice orçamental deverá manter-se, baixando para 6,1%, o 'stock' da dívida pública deverá cair para 150,9% do PIB - 153,9% em 2021 - e taxa de desemprego para 14,2%, depois de 14,5% nos últimos dois anos.

A nível da alocação dos recursos do Orçamento do Estado para 2022, a maior parte vai para os serviços públicos gerais (26,6%), seguida da Educação (15,7%), Proteção Social (13,8%), Assuntos Económicos (11,6%), Saúde (11%), Segurança e Ordem Pública (7,9%), Habitação e Desenvolvimento Urbanístico (6,2%), Proteção Ambiental (4,6%).

Lider Isabari bo purda dja puto Português k si esposa Walay deputados d Madem na sirbil nam kinti kkk...

Exploração conjunta de hidrocarbonetos: GOVERNO SENEGALÊS AUTORIZA CHEFE DE ESTADO A RATIFICAR O ACORDO ASSINADO A 14 DE OUTUBRO

 Odemocratagb.com

O governo senegalês adotou na quarta-feira, 24 de novembro de 2021, um projeto de lei que autoriza o Presidente da República, Macky Sall, a ratificar o acordo de gestão e exploração conjunta de hidrocarbonetos entre o Senegal e a Guiné-Bissau.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros do Senegal datado de 24 de novembro, a que O Democrata teve acesso, o acordo sobre a exploração petrolífera entre os dois países, ‘’fora assinado a 14 de outubro de 2021’’.

A assinatura de um acordo (renovado) de exploração de hidrocarbonetos entre o Senegal e a Guiné-Bissau suscitou polémica depois de o ex-ministro da Economia do Senegal, Amadou Hott, por ocasião de uma visita de trabalho à Bissau, ter confirmado a assinatura do documento em Dakar entre Macky Sall e Umaro Sissoco Embaló.

Entretanto, o ministro Hott foi afastado do governo na remodelação governamental na remodelação que se seguiu, ocorrida escassas  semanas depois da sua deslocação à Bissau.

Poucos dias depois, num encontro com a imprensa no Palácio presidencial, Umaro Sissoco Embaló refutou a  informação, afirmando que tudo não passava de mera especulação. Embaló negou ter assinado qualquer acordo em matéria de petróleo.

Em 2013, a Guiné-Bissau ativou a cláusula que obriga os dois países a renegociar o acordo de exploração de petróleo rubricado em 1993 entre Abdou Diouf e João Bernardo Vieira ‘Nino’.

Ao abrigo do referido acordo de 20 anos, decidiu-se a criação de Agência de Gestão e Cooperação com sede  em Dakar, a delimitação de uma Zona de Exploração Conjunta (ZEC) bem como a definição da chave de partilha de receitas provenientes de exploração de recursos petrolíferos, 85% a favor do Senegal e 15% para a Guiné-Bissau, porém 50% para cada lado é a repartição de receitas resultantes de exploração de recursos pesqueiros.

Os termos do acordo de 1993 sempre suscitaram uma larga reprovação no seio da opinião guineense com algumas vozes a exigir a sua completa revogação e outras a defender  a total retirada da Guiné-Bissau do entendimento.

Em 2015, o ex-Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, reativou a comissão negocial com o Senegal. Depois de várias rondas negociais, as duas partes não chegaram a um entendimento sobre o futuro do acordo, o que limitava automaticamente a atuação da Agência de Gestão e Cooperação a assuntos correntes.

O ex-secretário-geral da Agência da Gestão e Cooperação da Zona Marítima de Exploração Conjunta entre o Senegal e a Guiné-Bissau, Júlio Mamadu Baldé, afirmou numa entrevista exclusiva ao jornal O Democrata em 2018 que estrategicamente, a Guiné-Bissau pode atingir 46 por cento na negociação sobre a chave de partilha dos lucros provenientes da exploração conjunta de hidrocarbonetos com a vizinha República do Senegal.

O especialista guineense em assuntos ligados aos hidrocarbonetos e que dirigiu a agência durante cerca de 20 anos e que agora trabalha como consultor para grandes companhias de exploração de petróleo explicou na altura que, como cidadão e técnico da área, fez um trabalho que entregou às autoridades guineenses no qual definiu as estratégias que podem ser usadas para conseguir um aumento da percentagem de lucros a favor da Guiné Bissau nas negociações. Baldé é atualmente deputado da Nação.

O conteúdo do último comunicado do governo senegalês confirma a existência e a assinatura de um acordo com o Senegal cujos meandros o Parlamento guineense desconhece.

Em 2020, o atual governo também disse desconhecer a existência de um novo acordo entre o Senegal e a Guiné-Bissau do domínio petrolífero.

Por : Armando Lona/Editor

ERMON DE 10P, Dr. CAMILO NEGA OBDECI ENG CIPRAS SE ZÉ CARLOS BA BÔ TA FALA I NA RONCA MALCRIADEZA 😂

Fotógrafo Passou 12 Dias Com Os Indígenas Da Amazônia E Registrou Fotos Poderosas

Por Handreza Hayran nesseuniverso.com

A tribo Huaorani tem apenas 4 mil pessoas. Eles vivem nas selvas do leste do Equador, se alimentam de macacos, que os caçadores atiram soprando agulhas envenenadas de canos especiais, cozinham comida no fogo e não conhecem outras roupas, exceto tangas.

Até seus pés evoluíram de forma diferente do resto da humanidade – eles são completamente tortos, porque é mais conveniente subir em árvores para perseguir macacos.

O estilo de vida de Huaorani permaneceu praticamente inalterado ao longo dos anos, mas o desmatamento os está forçando a se aprofundarem nas florestas.

Os Huaorani vivem perto do Rio Napo, um rio que deságua no poderoso Amazonas. O fotógrafo britânico Pete Oxford, que tirou as fotos, diz:

“Os Huaorani são povos da floresta que vivem em harmonia com seu ambiente natural. Hoje, eles enfrentam o perigo de mudanças radicais em sua cultura tradicional, pois a produção de petróleo começou perto de seu território.”

Os Huaorani mantiveram a distribuição tradicional de papéis por gênero: os homens da tribo vão caçar, as mulheres criam os filhos.

O Equador é o lar de mais de 300 espécies de macacos e nenhum deles está ameaçado com o declínio do número, portanto, caçá-los não prejudica o ecossistema.

Devido à escalada constante de árvores e aos frequentes casamentos entre irmãos, os pés dos Huorani diferem dos pés da maioria das pessoas na Terra – eles são estendidos e curvados e, além disso, geralmente têm seis dedos.

Os caçadores da tribo não hesitam em caçar tucanos: os índios ficam felizes em comê-los.

Características Da Tribo Huaorani

Uma característica distintiva dos indígenas Waorani é sua pequena estatura – os homens mais altos da tribo não chegam nem a 160 centímetros.

Eles têm cabelos longos, e pintam seus corpos com o suco dos frutos de cor vermelha, que afasta os maus espíritos.

Os casamentos na tribo Waorani ocorrem principalmente no mesmo grupo tribal. Devido ao pequeno número de grupos, muitas vezes relacionam-se entre primos e irmãos.

De acordo com a tradição tribal, qualquer homem pode ter duas ou três esposas, se desejar. Mas eles não têm pressa em usar esse direito – não é fácil alimentar uma grande família na selva.


POLÍTICOS PORTUGUESES EM TEIA DO TRAFICANTE CARVAJAL. SANTANA LOPES, LOBO XAVIER, JORGE MENDES ETC


DETIDO UM DOS MAIORES CRIMINOSOS DO MUNDO,  QUE EM TROCA DE SE LIVRAR DA PRISÃO PERPÉTUA TEVE QUE DAR OS NOMES DOS cúmplices COM QUEM TRABALHOU, VEJA QUEM SÃO E ASSUSTE-SE. NOS VIDEOS ANTERIORES Cristina Segui explica como e quem são os políticos e empresários portugueses financiados pelo tráfico e terrorismo... 

NESTE VIDEO ELA EXPLICA ONDE E QUEM O ESCONDEU, EM PORTUGAL, DURANTE A FUGA DE 2 ANOS.

 Depois desta revelação sair a público, vários órgãos de comunicação social divulgaram e na justiça estão a investigar. Em Portugal é o silêncio total nem informação, nem justiça, nem comentários?  Itália, Espanha, Brasil, USA,  estão já a pedir depoimentos de Carvajal, para identificarem os políticos e empresários criminosos dos seus países. 
Mas mais estranho ainda é que os nomes envolvidos de figuras proeminentes de Portugal, Jorge Mendes, Pires de Lima, Lobo Xavier, Ricardo Salgado, Marcelo Rebelo de Sousa, Mariana Mortágua, Ana Gomes, Paulo Portas, Santana Lopes, Assunção Cristas, Marisa Matias, Francisco Louça, etc etc não reagiram, NÃO DESMENTIRAM, não exigiram a condenação da jornalista??
 
Carvajal, ex director de Inteligência de Venezuela, foi homem de confiança de Hugo Chávez.
Outras revelações https://youtu.be/rUA83wvouTo
Mais portugueses VIP https://youtu.be/r-9PolXxejA
justiça DO BRASIL E ESPANHA https://youtu.be/lbegFbr2sUM
TODOS OS EPISÓDIOS https://www.youtube.com/playlist?list... 

Segundo a jornalista, Pollo Carvajal foge de Espanha para Portugal e é escondido e protegido num condomínio no Estoril, perto do Hotel Continental. Um dos criminosos mais procurados, por quem os USA tinham um prémio de 10 milhões de dólares, a quem o denunciasse. 
AO QUE PARECE Esse condomínio e o Hotel são propriedade de Dias Loureiro! Os personagens repetem-se...  e os fundos são geridos por Pires de Lima e Paulo Portas e Santana Lopes. Esse mesmo local "Porta da Frente" e o hotel, são frequentemente abrigo de traficantes pois fica perto do aeroporto de Tires. 

Em Portugal os políticos têm o estranho hábito de se misturar com o futebol e desempenhar cargos no futebol. Santana Lopes que está na politica desde 1974, foi para presidente do sporting, para poder LEGITIMAR o seu património.
 
Jorge Mendes do futebol, apoia a campanha de Marcelo Rebelo de Sousa assim como a de Costa, financeiramente em 2015, 2016, 2019. 
Também refere a empresa de advogados Morais Leitão e Galvão Teles que estará envolvida assim como refere que Lula, Zapatero e Portas usavam uma cadeia de hotéis VIP, em Maputo, Lisboa, Sintra e Açores para lavarem dinheiro roubado a Moçambique.

PORQUE SERÁ QUE O ÚNICO QUE TEVE CORAGEM DE COMENTAR ESTE ESCÂNDALO QUE ESTÁ A DAR TANTO QUE FALAR na Itália, Espanha, Brasil, USA, e envolve políticos portugueses e trafico de droga, etc etc  e em Portugal ninguém fala?? #cnnportugal VERGONHA

Para além de André Ventura que forçou a Mariana Mortágua a vir falar do assunto, quando disse que ìa processar o Ventura, um acto ridiculo, dizer que ía processar o Ventura porque ele referiu Cristina Segui?
“Uma jornalista espanhola acusa Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, e um ex Ministro da defesa espanhol, de receberem dinheiro do BES de Ricardo Salgado. Dá números de conta e detalhes de encontros. Isto é grave demais! Se hoje Mariana Mortágua vai ao programa do Ricardo Araújo Pereira, talvez seja um dia bom para dar algumas explicações!”. 

Aqui chegados, Mortágua não vai de modas e vá de dizer que iria processar a jornalista, mas também André Ventura.”
Lá que Mortágua queira processar Cristina Seguí, enquanto cidadão e jurista, honestamente, até admito a viabilidade da demanda. De facto, parece-me que o tweet em questão pode ser considerado como uma acusação ou, no mínimo, pela sua não comprovação até ao momento em que nos encontramos (e com isto não estou a dizer que seja comprovável ou sequer que seja verdade ou mentira), uma difamação. Juridicamente, na ótica do visado, admito o raciocínio.

Mas que diabo, Mortágua quer processar André Ventura com que fundamento? 

A publicação é dele? Foi escrita por ele? Ventura acusou Mortágua de ter sido corrompida ou apenas partilhou uma publicação alheia em que de facto alguém a acusa de alguma coisa? Ventura acusou-a ou até escreveu “uma jornalista espanhola acusa”? É crime partilhar posts ou tweets? É crime partilhá-los quando o “partilhante” é do Chega e o faz contra o BE, mas já não é, como tantas vezes tem acontecido, quando o “partilhante” é do BE e o visado alguém do Chega? É crime Ventura escrever que isto é grave demais? Se sim, porquê? Não é grave? Seja o teor da publicação verdadeira ou falsa, a mesma não é grave? O povo português não pode considerar isto grave? Um deputado da nação eleito pelo povo não pode considerá-lo grave? Ventura cometeu algum crime ao escrever que algumas explicações seriam exigíveis? Logo quando Mariana Mortágua passa a vida a insinuar trinta por uma linha contra Ventura?

Fonte: Maria

Cinco alimentos que tem de comer para melhorar a sua memória ...Otimize o seu cérebro.

© iStock

Notícias ao Minuto  25/11/21 

Ingerir uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para a saúde como um todo, nomeadamente quando se trata de manter o ótimo funcionamento do cérebro.

Como tal, o site espanhol Sputnik Mundo deu a conhecer cinco alimentos que melhoram a memória e o raciocínio. A saber: 

Abacate

O abacate é um fruto abundante em gorduras monoinsaturadas, que aumentam a atividade neuronal e promovem o fluxo sanguíneo do cérebro.

Mais ainda, é rico em antioxidantes e ácidos gordos ómega 3, que previnem a deterioração da mente. Além de ter quantidades elevadas de vitamina B5, que evita a perda de memória a longo prazo.

Azeite

O azeite extra virgem fornece grandes quantidades de antioxidantes e vitaminas lipossolúveis. E como se não bastasse estimula a autoeliminação de toxinas e resíduos celulares, o que por sua vez ajuda a manter a memória intacta e a prevenir o desenvolvimento da doença de Alzheimer. 

Chá verde

O chá verde é rico em cafeína, substância esta que melhora a memória e a concentração a curto prazo.

A bebida apresenta ainda quantidades elevadas do antioxidante EGCG, capaz de gerar células-tronco e neuronais e prevenir doenças degenerativas.

Já o aminoácido teanina, igualmente presente no chá verde, beneficia os impulsos nervosos, diminui a ansiedade e aperfeiçoa a concentração.

Chocolate preto

Os grãos de cacau são abundantes em flavonoides, substância antioxidante e anti-inflamatória que impulsiona o crescimento dos vasos sanguíneos nas zonas do cérebro responsáveis pela memória e pela aprendizagem.

Ervas aromáticas

Ervas aromáticas, tais como o alecrim e a hortelã, elevam a irrigação sanguínea dirigida ao cérebro e consequentemente melhoram a memória.

ESCLARECIMENTO SOBRE PASSAPORTE.

 Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

O dito passaporte guineense encontrado com o criminoso em Espanha, trata-se de um PASSAPORTES da GAMA SEMLEX emitido em 2013. O MNECIC recorda que essa Gama de passaportes foi desativada desde 2015 devido a não serem biométricos e terem desaparecido muitas cadernetas durante o período da transição.


Veja Também: