quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Meet Nigerian footballer with world record for traveling a long distance with ball on his head.

Harrison Chinedu, the Nigerian footballer who travelled a distance of 48.04 kilometers with a ball on his head made it to Guinness World Record. In this interview, he talks about his journey and aspiration.👇

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA A PARTIR DO HEMICICLO da ANP.


By: Carlos Santiago
 

INSS_Comunicado de Imprensa

Fonte: Aliu Cande

A Direcção do Instituto Nacional de Segurança Social da Guiné-Bissau acompanha atentamente as informações recentes sobre os trabalhos da Polícia Judiciária nessa instituição e que já resultaram na detenção de duas pessoas.

Tendo em conta a forma como o assunto está a ser tratado por certos canais informativos e a inquietação que pode provocar aos Contribuintes, Beneficiários do sistema e a sociedade em geral, cumpre esta instituição a obrigação de esclarecer e informar que, a intervenção da PJ foi consequência das acções do Serviço de Inspecção do INSS. 

No quadro da estratégia de controlo e fiscalização aos serviços internos com vista a uma maior transparência e boa gestão da coisa pública, a Inspecção do INSS em colaboração com a administração da empresa envolvida concluiu  ser necessário o envolvimento da Polícia Judiciária para ajudar na clarificação de certos factos. 

E, para que conste, foram os próprios serviços do INSS com conhecimento do Contribuinte em causa que solicitaram a intervenção das autoridades judiciais no dia 23 de Novembro corrente. 

Na execução do seu trabalho e com base nas técnicas de investigação, a PJ ordenou a detenção de dois elementos suspeitos de práticas de actos ilegais, sendo os detidos, um funcionário da empresa envolvida e uma funcionária do INSS. 

Dada a complexidade do assunto e existindo ainda matéria capaz de perturbar os trabalhos, a instituição abstem-se de pronunciar sobre os valores envolvidos nesta operação.

Assim, aproveitamos para apelar a calma e tranquilidade aos utentes do sistema.

Internamente os trabalhos continuarão para os diferentes serviços de forma a permitir uma gestão mais transparente, como é recomendável para uma instituição de Segurança Social.

De imediato será instaurado um processo disciplinar à funcionária envolvida para o apuramento de mais elementos com vista a um posicionamento.

Bissau, 24 de Nov. 2021

Serv. Ass. Com. e Imagem INSS


PAIGC: Veteranos do partido protestam contra não aprovação das propostas na ANP por alguns Deputados

Por capgb.com

Os veteranos do partido africano para independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC),manifestaram suas indignações esta quarta-feira 24-11-2021 sobre a não aprovação das propostas apresentadas pela comissão especializada do ANP aos deputados.

O pronunciamento dos Libertadores na pessoa da Coordenadora dos Veteranos Teodora Inácia Gomes durante a conferência de imprensa, vem contra o posicionamento de alguns Deputados sobre a não aprovação das propostas apresentadas pela comissão especializada do ANP aos deputados, a não aprovação da realização da conferencia Nacional dos Combatentes, bem como a rejeição da realização da conferência nacional sobre os antigos combatentes da pátria, na qual lamentam a não consideração destes assuntos para os Representantes do Povo não tem aceitação.

“Estes querem adiar as esperanças dos antigos combatentes da Liberdade da pátria que deram tudo para libertar o país, por isso, repudiamos firmemente a decisão dos deputados, porque não é um favor, mas sim um mérito conquistado” afirmou Teodora

Por outro lado, os veteranos pediram ao governo em colaboração com ANP e outras entidades, para criarem uma comissão de controlo das irregularidades existentes na Secretaria de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria, afim de continuar e concluir o processo de recenseamento dos combatentes nos termos definidos pelas leis da república da Guiné-Bissau, e garantir o pagamento atempada das pensões aos combatentes, seus órfãos, as viúvas e ascendentes.

De relembrar que, os veteranos do PAIGC enviaram uma proposta de dezassete pontos a Assembleia Nacional Popular ( ANP), que segundo eles as propostas foram ignorados por certos deputados da nação, referindo que alguns pontos na proposta enviada consta a criação de um centro de atendimento para os veteranos e combatentes com consulta e medicamentos grátis, e que seja atribuída às vítimas de guerra uma pensão de 350.000fca mensal e mais construção de casas (edifícios) nos setores e regiões para veteranos e combatentes.

Uma outra proposta é sobre a atribuição das percentagens para veteranos e combatentes através de vendas de combustíveis e na compras das ações em todos os bancos ao nível nacional.

Esan entertainment ..."Ijeleghe dance" ...One of the best cultural dance in Nigeria

By: Esan People Blog
https://www.facebook.com/watch?v=2660880734173274

Ministra dos Negócios Estrangeiros: “GUINÉ-BISSAU DEIXOU DE SER AGENDA DA CEDEAO PARA UM PAÍS MEDIADOR DE CRISES NA SUB-REGIÃO”

Odemocratagb.com
A ministra do Estado, dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa, afirmou que a Guiné-Bissau deixou de ser uma ponte da agenda da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e passou a ser um dos países mediadores de crises na sub-região. Suzi Barbosa fez essa afirmação em alusão à XIVª reunião dos Ordenadores Nacionais para o fundo europeu, que decorre hoje e amanhã, 24 e 25 de novembro em Bissau.

Para a ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação e das Comunidades, tal fato revela que a Guiné-Bissau é um país com estabilidade suficiente para receber essa reunião.

A Chefe da diplomacia guineense falava depois da reunião bilateral mantida com a diretora-geral da Política Externa Europeia para África, Rita Laranjinha, sobre a cooperação da Guiné-Bissau com a União Europeia.

“Falamos também da política regional, particularmente do Mali e da Guiné Conacri e a Guiné-Bissau tem-se envolvido na mediação desses conflitos”, disse, para de seguida enfatizar que “finalmente a Guiné-Bissau deixou de ser uma ponte da agenda da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e passou a ser um dos países mediadores da crise na sub-região, o que demostra que a GB é um país com estabilidade e estável suficientemente para receber a XIVª reunião dos Ordenadores Nacionais para o fundo europeu”, concluiu a diplomata guineense.

Suzi Carla Barbosa, disse que a maior prioridade de cooperação neste momento com a União Europeia (EU) reside no setor das pescas. Destacou particularmente a componente de acreditação para exportação do pescado nacional para países europeus, sendo a Guiné-Bissau o terceiro país na África com mais número de acordos no setor das pescas com a União Europeia.

Realçou a importância do acordo no setor das pescas e disse que a exportação do pescado da Guiné-Bissau para o mercado europeu vai permitir não só aumentar as receitas a nível da economia nacional, mas também garantir que haja uma melhoria de condições de vida das populações.

Explicou que durante a reunião foram abordadas questões relativamente ao Programa Indicativo Nacional (PIN).

Suzi Barbosa revelou que o país nunca teve a oportunidade de assinar um programa com a União Europeia, assegurando que brevemente será assinado o PIN com a UE “graças à retoma da boa cooperação entre a Guiné-Bissau e a União Europeia”.

Para Suzi Barbosa, o acordo a ser assinado é prova de que o país tem estabilidade porque a UE não assina este programa específico com um país que tem instabilidade. Lembrou que, para além da cooperação no domínio das pescas, a UE e a Guiné-Bissau também têm cooperação nas áreas da saúde, da educação, da agricultura e das infraestruturas.

A Diretora-geral da Política Externa Europeia para África, Rita Laranjinha, explicou que está no país para participar na XIVª Reunião dos Ordenadores Nacionais para o fundo europeu de desenvolvimento dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa com o objetivo de analisar também os programas de cooperação na execução, bem como as áreas de cooperação em perspetiva com os países de língua portuguesa.

Rita Laranjinha frisou que a delegação da UE vai efetuar uma visita de caráter bilateral com autoridades guineenses no quadro de seguimento dos compromissos renovados com a Guiné-Bissau, de acordo com os compromissos assumidos depois da visita do Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, a Bruxelas.

“No domínio das pescas, sendo prioridade para Guiné-Bissau, é preciso serem criadas as condições para que se possa avançar para a consolidação de acordos cuja natureza é mais comercial”, aconselhou.

Por: Epifânia Mendonça

Foto: E.M

Leia Também: 

A Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa recebeu hoje em audiência a Diretora do departamento África da União Europeia, Embaixadora Rita Laranjinha que se encontra no país no quadro da realização do PIR-PALOP. 

O encontro serviu para passarem em revista o estado da Cooperação entre a Guiné-Bissau 🇬🇼 e a União Europeia 🇪🇺 sobretudo após a visita que o Presidente da República Umaro Sissoco Embalo efectuou a Bruxelas. 

As parte abordaram ainda aspectos relacionados com a assinatura do PIN que está para breve, pescas, saúde , Educação e Infraestruturas sectores que, a União Europeia tem apoiado.

Suzi Barbosa e Rita Laranjinha analisaram também a política sub regional com foco na situação no Mali, Conacri e eleições na Gâmbia .

A Directora África da União Europeia enalteceu o bom trabalho   que está a ser levado a  cabo pela Ministra de Estado Suzi Barbosa e pelo Presidente da República como primeiro Diplomata do país.

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

Ministro de estado Botché Candé ricibe aos 6 viaturas de Bombeiros, Destinadu pah serviço Nacional de Protecção civil #BOMBEIROS.

 Junior Gagigo

Veja Também:

Trump recebe faixa preta honorária de nono grau em taekwondo

Ele se divertiu com esta honra.

O ex-presidente Donald Trump foi agraciado com uma faixa preta honorária de nono dan em taekwondo no fim de semana pelo chefe de um dos órgãos dirigentes do esporte no resort Mar-a-Lago de Trump em Palm Beach, Flórida.

Trump foi presenteado com a homenagem por Lee Dong Seop, presidente da Kukkiwon, a sede mundial de taekwondo localizada na Coreia do Sul.

Um sul-coreano residente nos Estados Unidos organizou a reunião, o jornal coreano Dong-A-Ilbo relatado na segunda-feira.

“Ouvi dizer que Donald Trump está muito interessado em Taekwondo”, disse Lee ao jornal.

O 45º presidente posou com Lee enquanto usava trajes tradicionais de taekwondo em várias fotos que foram postadas no Facebook de Kukkiwon página. As fotos vinham acompanhadas de um aviso de isenção de responsabilidade dizendo que a cerimônia “não estava relacionada [to] quaisquer outras questões políticas. ”

“É um prazer e uma honra receber este certificado honorário. Taekwondo é uma grande arte marcial para se proteger nestes tempos (quando COVID-19 prevalece), ”Dong-A-Ilbo citou Trump como dizendo.

O ex-presidente supostamente acrescentou que usará a roupa de taekwondo no Congresso se for eleito presidente novamente e convidou a equipe de demonstração de Kukkiwon aos Estados Unidos para se apresentar.

Trump recebeu a faixa-preta em seu resort Mar-a-Lago em Palm Beach, Flórida.

@Kukkiwon_tkd / Facebook

Após a cerimônia, Trump e Lee posaram em frente a uma foto em Mar-a-Lago mostrando o ex-presidente apertando a mão do líder norte-coreano Kim Jong Un durante seu encontro na zona desmilitarizada coreana em 2019.

Trump não é o primeiro líder mundial proeminente a receber uma faixa preta de nono grau. O presidente russo, Vladimir Putin, recebeu a homenagem durante uma visita a Seul em 2013.

Como Trump, Putin nunca praticou taekwondo. Porém, o líder russo é faixa-preta de judô.

Uma faixa preta de nono dan é o nível mais alto que pode ser alcançado por artistas marciais profissionais. Trump e Putin ultrapassaram o especialista em artes marciais e estrela de “Walker, Texas Ranger” Chuck Norris, que só é faixa-preta de taekwondo de oitavo grau

Com noticias.plu7.com

VIDEO: Crowd at Abuja market gutted by fire

Ministro do Interior da Guiné-Bissau anuncia criação de partido

Por Lusa / Belmiro P. - O blogue  24 nov 2021 12:08

O ministro do Interior da Guiné-Bissau, Botche Candé, anunciou a criação do seu partido político para concorrer às eleições e ajudar a desenvolver o país, mas avisou os apoiantes que é contra a divisão étnica entre os guineenses.

Botche Candé, atualmente com 66 anos, ministro do Interior em vários governos da Guiné-Bissau, é deputado eleito nas listas do Partido da Renovação Social (PRS), após abandonar o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Num encontro, na terça-feira, em Bissau, com os elementos do Movimento Botche Candé, afirmou que decidiu criar o seu próprio partido "após vários anos a acompanhar outros políticos".

"Só o Presidente Luís Cabral é que não acompanhei, porque na altura era criança. Todos os Presidentes da Guiné-Bissau foram acompanhados por Botche Candé", disse o político, anunciando estar a receber pedidos de adesão ao novo partido de várias personalidades guineenses.

Disse que assim que formalizar a criação do partido no Supremo Tribunal de Justiça irá anunciar os nomes e ainda o pedido de adesão de "pelo menos" cinco outras formações políticas que pretendem juntar-se ao seu partido.

No seu discurso, Candé avisou que será intransigente com qualquer apoiante que pensar que o seu partido será de uma etnia da Guiné-Bissau.

O político guineense adiantou que até ao final desta semana será conhecido o nome do partido cujo congresso será realizado em meados de dezembro para se preparar para as próximas eleições legislativas.

A Guiné-Bissau tem atualmente legalizados mais de 50 partidos, numa população de 1,8 milhões de habitantes.


VIDEO: The giant snake that killed Air Force official in Abuja

VIDEO: Security Operatives exchange gunfire with kidnappers on Abuja-Kaduna Highway

Divulgação de Ante-Projecto de Revisão Constitucional ...Entidade: órgãos de comunicação social Local: ANP ...Data: 24 de novembro de 2021

Divulgação de Ante-Projecto de Revisão Constitucional ...Entidade: Órgãos de Comunicação Social ...Local: ANP ... Data: 24 de novembro de 2021 - Parte 2👇

Assembleia Nacional Popular da República da Guiné-Bissau 

Continuação da sessão ANP ...Local Hotel Dunia/antigo Azalai ...Data: 24.11.2021


Assembleia Nacional Popular da República da Guiné-Bissau 

China proíbe celebridades de exibir riqueza e luxos nas redes sociais

© Reuters

Notícias ao Minuto  24/11/21 

Devem cumprir os 'valores socialistas fundamentais'.

As celebridades na China deixam de poder "exibir riqueza" ou "extravagâncias" nas redes sociais, anunciou a Administração do Ciberespaço do país, na terça-feira. O conjunto de regras fazem parte do esforço do Presidente Xi Jinping para reformar os valores sociais no país.

Tanto as contas de celebridades, quanto as dos clubes de fãs devem "seguir a ordem pública e os bons costumes, aderir à orientação correta da opinião pública, promover os valores socialistas e manter um estilo e gosto saudáveis", disse a agência chinesa de regulação da Internet em comunicado, citado pelo Insider.

O regulador criticou a "supremacia dos cliques [na Internet]" e a "estética anormal", pela deterioração dos "valores dominantes" na sociedade chinesa. O anúncio está em linha com a repressão do Partido Comunista Chinês à crescente indústria de entretenimento do país, à medida que as autoridades se opõem aos escândalos de celebridades e de grupos de fãs online que, segundo o partido, causam desordem social.

Esta nova diretiva também proíbe as celebridades de espalharem boatos, publicarem informações falsas ou privadas, fazerem os grupos de fãs "atacarem-se verbalmente uns aos outros" e encorajá-los a participar em "angariações de fundos ou fazerem investimentos irracionais".

Os grupos de fãs devem agora ser administrados por agentes profissionais e o número de vezes que celebridades e os seus trabalhos ou produtos podem aparecer nas páginas da Internet também será limitado.

De forma a fazer cumprir as novas regras, as redes sociais chinesas devem monitorar e relatar "suspeitas de atos ilegais e criminosos de estrelas expostas e conflitos de grupos que envolvam fãs" às autoridades, ao mesmo tempo que moderam o conteúdo que pode causar desordem social, pode ainda ler-se na nota.

ILHAS SALOMÃO - Parlamento e esquadra incendiados durante protestos nas Ilhas Salomão

© Twitter/ ginakekea

Notícias ao Minuto  24/11/21 

Os manifestantes exigem que o primeiro-ministro se demita. A polícia recorreu a gás lacrimogénio e balas de borracha.

As autoridades das Ilhas Salomão, na Oceânia, tiveram de recorrer a gás lacrimogénio e balas de borracha para dispersar centenas de manifestantes, que terão alegadamente ateado fogo junto do parlamento, a uma esquadra da polícia e a uma loja, na capital do país, Honiara. Houve ainda relatos de saques.

A cabana incendiada, mesmo ao lado do parlamento, é o local onde deputados e funcionários costumam ir fumar e almoçar. “Foi bastante traumatizante para nós”, disse um funcionário ao Guardian, acrescentando que por sorte, a polícia conseguiu controlar a situação, o que lhes permitiu fugir.

Já na esquadra, uma agente da polícia também comentou não estar à espera que a multidão ali fosse. “Estávamos todos nos nossos escritórios quando ouvimos a multidão. Saímos para ver do que se tratava, mas começaram a chover pedras na nossa direção. Gritei para o meu colega para que nos escondêssemos numa sala da esquadra. Foi quando começámos a sufocar com o fumo que percebemos que tinham incendiado o prédio", recordou.

Esquadra da polícia em Honiara, nas Ilhas Salomão © Twitter/ ginakekea

Os protestos têm como base a exigência da demissão do primeiro-ministro, Manasseh Sogavare. As tensões entre o governo provincial e nacional intensificaram-se em 2019 quando Sogavare anunciou que as Ilhas Salomão trocariam a sua lealdade diplomática de Taiwan para a China. Pesa ainda, segundo o governante da província de Malaita, Daniel Suidani, o facto de o governo não ter ouvido as pessoas ou não se ter envolvido com as suas preocupações numa série de questões, incluindo projetos infraestruturais.

CURIOSIDADES - Acha que conhece bem o seu corpo?

O seu estômago é mais forte do que pensa De acordo com um estudo, o ácido do estômago é de tal forma corrosivo que tem a capacidade de dissolver lâminas de barbear. © iStock

Notícias ao Minuto  23/11/21 

Ficará surpreendido com aquilo que o seu corpo é capaz de fazer.

Fantástico, mas com igual dose de complexidade, o corpo humano tem a capacidade fazer coisas incríveis.

É certo que muitas das funções e das capacidades do corpo humano fazem parte do conhecimento geral, no entanto existe uma série de factos que fogem ao conhecimento da grande maioria das pessoas.

Na verdade, muitas ficarão surpreendidas com aquilo que o corpo é capaz de fazer.👇👇👇

Enquanto pisca também descansa Piscar os olhos não é apenas uma forma de lubrificar os olhos. Isso também serve para dar descanso ao cérebro em relação a tudo aquilo a que está a prestar atenção. © iStock

Tem mais do que cinco sentidos Os seres humanos têm mais do que os cinco sentidos básicos (tato, visão, audição, olfato e paladar). Também temos proprioceção (sentido de espaço), nociceção (sentido de dor), sentido de equilíbrio e outros. © iStock

O cabelo também gosta de dormir Os folículos do seu cabelo contêm genes que rastreiam o relógio do seu corpo© iStock
O seu intestino delgado é quatro vezes maior do que o seu corpo O intestino delgado tem em média 6 metros de comprimento, apesar de poder ser maior. Isto faz com que este órgão seja cerca de quatro vezes maior do que o corpo de um ser humano de tamanho médio. © iStock

O seu r a b o é o seu maior músculo O glúteo máximo é o seu maior e mais pesado músculo. © iStock

Bactérias na boca Na sua boca existem mais bactérias do que pessoas no planeta Terra. © Shutterstock

As unhas crescem mais rápido do que nunca Atualmente as unhas crescem mais depressa do que nas gerações anteriores. Alegadamente isto acontece porque as nossas dietas são mais ricas em proteínas. © iStock

Benefícios da cera A cera lubrifica e protege os seus ouvidos. Já o excesso de cera nos ouvidos poderá ser um problema e cabe a um médico avaliar se é necessário remover ou não essa cera. © iStock

Os cílios podem sentir sabor Os nossos pulmões e o trato respiratório têm cílios. Por sua vez, estes têm a capacidade de sentir o gosto de amargura, podendo por isso livrar-se de corpos potencialmente perigosos. © <p>Shutterstock</p>

Os pés são complicados Cada pé tem 26 ossos. Como se isso não fosse o suficiente, o pé e o tornozelo contam com 33 articulações e mais de 100 músculos, ligamentos e tendões. © iStock

Mindinho forte O seu mindinho é mais forte do que pensa. Na verdade, uma grande parte da força da sua mão vem dos dedos ulnares.  © iStock

Diferentes sons de espirros pelo mundo O som que fazemos quando espirramos varia e depende do nosso idioma. © iStock

Dê ao seu cérebro uma inspiração profunda De acordo com um estudo, o bocejo esfria o cérebro. © iStock

Olhos grandes podem afetar a visão Existe uma ligação entre os olhos grandes e a miopia. © iStock

Caso seja peludo, poderá ser mais inteligente Parece existir uma relação entre a pilosidade dos homens e o nível de QI. Mas não se preocupe caso não seja peludo. Albert Einstein não tinha muitos pêlos e era extremamente inteligente. © iStock

O seu cabelo pode interagir com o ambiente Um estudo mostra que os óleos do couro cabeludo absorvem o ozono. © iStock

Somos os únicos animais que choram como uma resposta emocional Muitos animais produzem lágrimas para lubrificar os olhos, mas nós somos a única espécie que o faz como uma resposta emocional. © iStock
À medida que envelhece está a perder o seu paladar O sentido do paladar diminui à medida que envelhece. Enquanto envelhece, as papilas gustativas da língua precisam de mais tempo para regenerar. © iStock

Os espirros podem chegar muito longe Um espirro pode chegar até aos 6 metros de distância. © iStock

A postura afeta a memória A posição do seu corpo afeta a sua memória, o humor e a confiança. Uma boa postura poderá ser benéfica para a digestão e reduzir as dores de cabeça. © Shutterstock

'Jamais vu' 'Jamais vu' é o oposto de 'déjà vu'. Isto ocorre quando uma pessoa já passou por determinada experiência, mas sente que é a primeira vez que está a passar por ela. © Shutterstock

O seu DNA é realmente longo Se fossem desenroladas todas as células do seu DNA, estas esticar-se-iam por cerca de 16 mil milhões de quilómetros. © Shutterstock

O seu corpo renova-se a si próprio O seu corpo rejuvenesce-se a si próprio. Isto acontece em ritmos diferentes. O seu esqueleto precisa de cerca de 10 anos, enquanto a sua pele precisa de um período de tempo situado entre as duas e as quatro semanas. © iStock

Saliva A taxa média de fluxo de saliva é de cerca de 30 ml/hora. É o suficiente para encher uma garrafa de água por dia. © Shutterstock

As orelhas e o nariz crescem à medida que envelhece Ao contrário da crença popular, a cartilagem das orelhas e do nariz não cresce para sempre. É a gravidade que faz com que estes cresçam à medida que envelhece. © Shutterstock

Super fémur O fémur é o maior e mais forte osso do corpo. Na verdade, é de tal forma forte que pode aguentar 30 vezes mais peso do que o corpo humano. © Shutterstock

Notívagos Um estudo sugere que os notívagos podem ter um QI superior aos madrugadores. Veja também: Os hábitos diários que podem estar a prejudicar o seu cérebro. © iStock