segunda-feira, 13 de novembro de 2023

🇦🇴A moeda nacional de Angola, Kwanza, atingiu nesta semana o seu maior nível de depreciação, com a diferença entre a taxa de câmbio oficial e a praticada no mercado paralelo ao nível mais alto desde agosto de 2020.

 VOA Português 

Em nota, o Banco Fomento Angola (BFA), concluiu que o kwanza tem mostrado sinais de depreciação mais acentuada no mercado paralelo nas últimas semanas, tendo caído cerca de 18% durante o mês de outubro. 

O kwanza perdeu quase 40% de valor desde o início do ano, principalmente no final do primeiro semestre.

🇵🇸🇮🇱Imagens aéreas mostram os palestinianos a fugir dos combates e dos bombardeamentos a norte da Faixa de Gaza em direção à parte sul do território.

  VOA Português 

As forças israelitas lutaram contra os militantes do Hamas na quinta-feira, na cidade de Gaza, enquanto os civis palestinianos fugiam da zona que está no centro das operações militares israelitas, na sequência de um ataque mortal do Hamas no mês passado.

Para além dos combates terrestres na maior cidade da Faixa de Gaza, as forças israelitas têm também atingido a zona com ataques aéreos. 

Os combates provocaram deslocações maciças, tendo o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas afirmado que 50.000 pessoas fugiram na quarta-feira para a parte sul da Faixa de Gaza.

Secretária de Estado da economia digital pretende relançar a empresa Guinetel e Guinetelecom

Radio TV Bantaba

Líder da Bancada parlamentar do PRS, condena espancamento de Deputado da nação Farid Michel Tavares Fadul

 
Radio TV Bantaba 

Pelo menos 70 civis mortos em ataque a aldeia no norte do Burkina Faso

©  Lassana Bary/Twitter

Notícias ao Minuto   13/11/23 

Os autores do crime permanecem desconhecidos, estando as autoridades a investigar o ataque. A maioria das vítimas eram crianças e idosos.

Pelo menos 70 civis foram mortos, principalmente idosos e crianças, num ataque a uma aldeia de Zaongo, no norte do Burkina Faso no início deste mês, relata a agência Reuters.

De acordo com uma declaração de um procurador local, esta segunda, o caso remonta a 5 de novembro. Assaltantes não identificados terão atacado a aldeia, matando os residentes e incendiando as propriedades.

Uma equipa judicial foi acionada para investigar o caso no sábado, tendo apurado a morte de pelo menos 70 pessoas. Contudo, o número exato de mortos, feridos e desaparecidos ainda não foi determinado.

A maioria das vítimas eram crianças e idosos, declarou um procurador estatal num comunicado.

"Os autores destas atrocidades permanecem desconhecidos. As investigações estão a decorrer", refere ainda na nota.

A União Europeia apelou no domingo às autoridades para que esclarecessem o massacre de "quase uma centena" de civis na aldeia de Zaongo.

De recordar que o Burkina Faso é um dos vários países da África Ocidental que lutam contra uma sangrenta insurreição jiadista que se instalou no Mali, em 2012.

A violência espalhou-se pela região do Sahel e, mais recentemente, pelos países costeiros, à medida que os militantes se apoderam de território, apesar das operações militares para os fazer recuar.

Até ao momento, milhares de pessoas foram mortas e mais de seis milhões foram obrigados a fugir das suas casas.



Leia Também: Violência no Burkina Faso impede um milhão de crianças de retomar estudos

O Ministro da Administração Territorial e Desenvolvimento Local e a UN-Habitat, assinam o Acordo de Parceria, destinado a orientar a implementação do projeto fortalecendo a governação urbana e o acesso aos serviços básicos para um desenvolvimento local Inclusivo e resiliente na Guiné-Bissau "Nô Misti Desenvolvimento Local".

Radio Voz Do Povo

O grupo de militantes do PRS “ Herdeiros de Kumba Yalá” exige realização do congresso para a escolha do Novo Presidente dos Renovadores em substituição do falecido Alberto Nambeia.

 Radio Voz Do Povo 

No âmbito da implementação da política sindical em parceria com a OIT/BIT-Turim, a UNTG liderada por Júlio Mendonça começa uma formação de três dias hoje, sob o lema: Reforçar a participação ativa dos sindicatos da Guiné-Bissau no mecanismo de supervisão da OIT e no diálogo social nacional.

 Radio Voz Do Povo

Hamas "perdeu o controlo de Gaza", diz Defesa israelita

© Israeli Defense Minister/Anadolu via Getty Images

POR LUSA   13/11/23 

O ministro da Defesa israelita garantiu hoje que o Hamas "perdeu o controlo de Gaza" e os seus combatentes estão "a fugir para sul", após mais de cinco semanas de guerra entre Israel e o movimento islamita palestiniano.

Os civis "estão a pilhar as bases do Hamas. Já não acreditam no Governo [do Hamas]" no poder no pequeno território palestiniano, frisou Yoav Gallant, numa mensagem de vídeo transmitida por várias televisões.

Israel tem bombardeado Gaza incessantemente, por ar, terra e mar, há mais de cinco semanas, em resposta ao ataque sem precedentes levado a cabo em 07 de outubro no seu território pelo Hamas, grupo considerado terrorista pela União Europeia e Estados Unidos.

Desde o final de outubro que as tropas israelitas têm avançado no norte do estreito território e os combates com os militantes do Hamas estão agora a ter lugar no coração da cidade de Gaza, onde ainda existem dezenas de milhares de civis.

O Exército israelita tem divulgado diariamente imagens de novas infraestruturas militares do Hamas desmanteladas em Gaza, de esconderijos de armas, túneis e comandantes do movimento palestiniano mortos durante as operações.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) e os serviços secretos (ISA) israelitas tinham reivindicado hoje terem abatido o chefe do Grupo de Mísseis Antitanque da Brigada Khan Yunis e o ex-líder dos Serviços de Informações Militares do Hamas.

Além disso, de acordo com um comunicado conjunto, a que a agência Lusa teve acesso, prossegue Israel, foi morto Mohammed Khamis Dababash, um operacional sénior do Hamas que, no passado, foi chefe dos serviços secretos militares do movimento islamita.

Segundo fontes militares israelitas citadas hoje em vários meios de comunicação social, o Hamas tinha antes de 07 de outubro cerca de 30.000 combatentes na Faixa de Gaza, divididos em cinco brigadas regionais, 24 batalhões e cerca de 140 companhias.

Segundo as mesmas fontes, os batalhões do Hamas no norte da Faixa de Gaza sofreram "golpes significativos" nas últimas semanas e muitos destes lutam agora para organizar os seus ataques, devido à morte dos seus comandantes.

Muitos especialistas alertaram para o perigoso confronto direto entre o Exército e o Hamas na devastada Gaza, que expõe ambos os campos a uma fase de combates urbanos de alto risco.

As organizações humanitárias internacionais estão a intensificar os apelos a um cessar-fogo na Faixa de Gaza, onde faltam água potável, energia e medicamentos, e a ajuda humanitária é insuficiente.

Desde 07 de outubro, os bombardeamentos israelitas mataram 11.240 pessoas, a maioria civis, incluindo 4.630 crianças, na Faixa de Gaza, segundo o Ministério da Saúde do Hamas.

O ataque do Hamas causou cerca de 1.200 mortos do lado israelita, a maioria civis mortos em 07 de outubro, segundo os últimos dados oficiais israelitas.



Leia Também: Israel. UE quer reforço da Autoridade Palestiniana em Gaza

Junta militar no Gabão anuncia presidenciais e legislativas em 2025

© AFP via Getty Images

POR LUSA   13/11/23 

O governo militar do Gabão, que derrubou o Presidente Ali Bongo Ondimba este verão, anunciou hoje a realização de eleições presidenciais e legislativas em agosto de 2025, segundo um calendário "indicativo" a ser ainda validado.

O calendário deverá ser submetido em abril próximo à aprovação de uma conferência nacional, que reunirá "todas as forças vivas da Nação", segundo o porta-voz da junta militar, em declarações hoje transmitidas pelo canal estatal de televisão "Gabon Première".

"Agosto de 2025: eleições e fim da transição", anunciou o porta-voz, explicando que o "calendário oficial de transição" foi "adotado pelo Conselho de Ministros", mas continua a ser "indicativo".

Na noite de 30 de agosto, depois de ter sido declarado vencedor das eleições presidenciais, Ali Bongo foi derrubado por uma grande maioria de oficiais generais do exército gabonês, reunidos em torno do general Brice Oligui Nguema, proclamado dois dias depois presidente para o período de transição.

Ali Bongo governou o país durante 14 anos, depois de ter sido eleito em 2009 na sequência da morte do seu pai, Omar Bongo Ondimba, chefe de Estado do pequeno país centro-africano rico em petróleo com fronteira marítima com São Tomé e Príncipe, que liderou durante mais de 41 anos.

Os militares golpistas justificaram o golpe alegando a existência de fraude nas eleições que deram a vitória a Ali Bongo e a corrupção instalada junto ao círculo familiar e próximo do chefe de Estado, prometendo "devolver o poder aos civis" através de eleições, no final de uma transição cuja duração ainda não tinham anunciado.



Leia Também: Gabão pede que a justiça francesa devolva máscara Fang à nação africana

Comércio livre em África pode mudar legado de exportar matérias-primas

© iStock

POR LUSA   13/11/23 

O vice-presidente da Feira Intra-africana de Comércio (IATF) considerou hoje que o acordo de comércio livre em África pode acabar com o legado colonial da exportação de matérias-primas e importação de bens acabados.

"É insustentável que as economias africanas continuem a depender dos recursos naturais e das matérias-primas, que os tornam vulneráveis aos choques comerciais, aos constrangimentos de liquidez e traz desafios à gestão macroeconómica", disse o também antigo presidente do Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank), Jean-Louis Ekra, na intervenção de abertura na IATF, que decorre esta semana no Cairo.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Afreximbank, um dos organizadores do evento, Ekra vincou que "a situação precisa de ser mudada urgentemente, já que piorou com os efeitos da pandemia de covid-19, as tensões geopolíticas e as alterações climáticas".

O acordo de comércio livre continental africano (AfCFTA, na sigla em inglês) "não pode falhar, especialmente porque o comércio intra-africano vale apenas 16%", bem abaixo dos níveis estimados para outras regiões.

Este nível reduzido de trocas comerciais dentro do continente, concluiu o antigo banqueiro, "é explicado por constrangimentos como o comércio e infraestruturas limitadas, incluindo um sistema de pagamentos e acertos bancários entre os países, a falta de acesso a informação relevante para o mercado, conhecimentos limitados sobre o mercado, oportunidades de investimento sustentadas e poucas plataformas que liguem os compradores e os vendedores".

Durante a IATF, o Afreximbank anunciou também que concluiu acordos de cooperação e financiamento no valor de mais de mil milhões de dólares (937 milhões de euros) em vários países do continente, entre os quais um acordo de 150 milhões de dólares (145 milhões de euros) com o United Bank for Africa para ajudar a Nigéria a lidar com o encarecimento dos cereais no seguimento da invasão da Ucrânia pela Rússia, e outros para apoiar o Quénia e o Burundi, entre outros.


UE pede "contenção" a Israel e condena Hamas por usar "escudos humanos"

© Lusa

POR LUSA   13/11/23 

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE) pediu hoje contenção a Israel na Faixa de Gaza, após o apelo europeu para pausas humanitárias imediatas, condenando também o movimento islamita Hamas por usar civis como "escudos humanos".

Pedimos a Israel que mostre a máxima contenção para salvar vidas civis. Condenamos a utilização pelo Hamas de pessoas e hospitais como escudos [humanos]", disse o Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell.

Falando à chegada à reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, o responsável acrescentou que os 27 também manifestam "preocupação com a terrível situação dos hospitais que estão a ser fortemente afetados pelos bombardeamentos".

A posição surge dias depois de a Casa Branca ter anunciado que Telavive concordou com pausas humanitárias diárias de quatro horas nos seus ataques no norte da Faixa de Gaza.

No domingo, numa declaração em nome dos 27 chefes da diplomacia da União, Josep Borrell assinalou que a UE "está seriamente preocupada com o agravamento da crise humanitária em Gaza".

"A UE associa-se aos apelos a pausas imediatas nas hostilidades e à criação de corredores humanitários, nomeadamente através de uma maior capacidade nos postos fronteiriços e de uma rota marítima específica, para que a ajuda humanitária possa chegar em segurança à população de Gaza", exortou o Alto Representante da União.

Hoje, na chegada ao Conselho de Negócios Estrangeiros, Josep Borrell admitiu que "tem sido difícil" alcançar uma voz a 27 sobre o conflito entre Israel e o Hamas, nomeadamente "depois da votação nas Nações Unidas, em que os países [europeus] votaram de formas diferentes".

"Gaza precisa de mais ajuda de todos os pontos de vista - água, combustível, alimentos. Esta ajuda está disponível, está na fronteira, à espera de entrar", vincou.

Nas declarações, Josep Borrell pediu ainda que a UE "não se esqueça da Ucrânia [porque] a luta continua" após novos bombardeamentos.

De acordo com o responsável, o apoio europeu às autoridades ucranianas "está a aumentar".

"Posso dizer-vos que atingiu o nível de 27 mil milhões de euros de apoio militar e é o valor mais elevado alguma vez atingido. Continuamos a treinar soldados ucranianos, continuamos a apoiar a Ucrânia", concluiu.

Os chefes da diplomacia da União Europeia reúnem-se hoje para discutir a guerra da Ucrânia causada pela invasão russa e o conflito entre Israel e Hamas, numa altura em que a Comissão Europeia prepara novas sanções à Rússia.

Portugal estará representado na reunião pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.



Leia Também: Ministra britânica do Interior demitida por Sunak após artigo polémico


Leia Também: Professor detido por sugerir que o Hamas tinha razões para invadir Israel


PRESIDENTE DA REPÚBLICA REGRESSA AO PAÍS PROVENIENTE DA ARÁBIA SAUDITA

 Presidência da República da Guiné-Bissau

O Presidente da República regressou hoje ao país, após uma viagem de trabalho a Riade, Arábia Saudita. Durante a sua estadia, destaca-se a participação na primeira Cimeira Arábia Saudita-África e na Cimeira Extraordinária Conjunta Árabe-Islâmica, convocada pela Organização de Cooperação Islâmica (OCI).

À margem das duas cimeiras, o Chefe de Estado encontrou-se com o Presidente de Transição do Gabão, General Brice Oligui Nguema e inaugurou a embaixada da Guiné-Bissau em Riade, aproveitando a oportunidade para se encontrar com a comunidade guineense residente em Riade.🇬🇼🇸🇦

PRS ACUSA SEGURANÇAS DO PR SISSOCO EMBALÓ DE TEREM ESPANCADO O DEPUTADO FARID FADUL

Por: Tiago Seide O DEMOCRATA  13/11/2023  

O Partido da Renovação Social (PRS) denunciou o espancamento do seu militante e dirigente, o deputado Farid Michel Tavares Fadul (Cuca Fadul) por agentes da segurança do perímetro da Presidência da República.

Em comunicado com a data de 12 de novembro de 2023, assinado pelo presidente Interino do PRS, Fernando Dias da Costa, o partido que integra o atual executivo lembra que forças da defesa e de segurança numa democracia e Estado de direito atuam como defensores de cidadãos e guardiões da legalidade e das instituições e não como praticantes de “atos criminais, bárbaros e que ferem de forma violenta os direitos humanos e as leis constitucionais”.

Por isso, o PRS condenou “com toda a veemência e energia” os atos de profunda violência e de espancamento praticados pela segurança do perímetro da Presidência da República contra o deputado Farid Michel Tavares Fadul, eleito no círculo eleitoral n°8.

Os renovadores exigiram do governo a assunção das suas responsabilidades, enquanto a entidade responsável pela garantia de segurança aos cidadãos, devendo instaurar competente processo para apurar as responsabilidades civil e disciplinar dos autores deste ato. 

“Exigir o engajamento do governo e da presidência da República na promoção de ações disciplinares que devem culminar no afastamento dos agentes implicados no caso, pois nenhuma instituição de defesa e segurança deve, em algum momento, ter agentes com comportamentos impróprios, inadequados aos princípios de um Estado de direito democrático” exigiu, alertando a opinião pública nacional e internacional sobre as consequências que um ato desta natureza poderão acarretar. 

Refira-se que a nova sessão parlamentar vai dar início esta terça-feira, 14 de novembro, para discutir, entre outros pontos, e aprovar o programa do governo e o Orçamento Geral do Estado para ano 2024.