sábado, 7 de dezembro de 2019

Concerto Diamond 🇬🇼



Guiné-Bissau e Guiné-Conakri assinam acordo


A Guiné-Bissau e a Guiné-Conakry, assinaram este sábado, um acordo para compra e venda da energia elétrica a ser produzida pelas barragens hidroelétricas de Kaletá e Souapiti na Guiné-Conakry, que fornecerão energia limpa e barata à Guiné-Bissau na ordem de 50 MW.

Da parte da Guiné-Bissau, rubricou o acordo Adriano Gomes Ferreira (Atchutchi) PCA/EAGB e, pela Guiné-Conakry, assinou Bangaly Konaté DG/EDG.

Motivo de regozijo para o Governo de Aristides Gomes, representado no ato pelo Ministro dos Recursos Naturais e Energia, Engo. Issufo Baldé.

Para ele, o dia de hoje é um dia de satisfação para a população dos nosso país que, assim passará a tirar imensos ganhos a partir dessa energia elétrica que se espera, até finais de 2020, entrará no nosso território, através de um linha de interconexão de 218 Km, transportando uma tensão elétrica de 225/30 kv e, pasando por 4 subestações de transformação da energia elétrica já em fases de instalação em Ndam-Tete/Bissau, Mansoa, Bambadinca e Saltinho.

O custo tariffário inicial situa-se na ordem de 10.7 centimos dolar americano por kWh de energia.

Assistiram também a ato da assinatura deste acordo, o Alto Comissário da OMVG Lansana Fofaná e o Embaixador da Guiné-Conakry em Bissau.

ditaduraeconsenso

Assinaturas de acordo político entre presidente Economista José Mário Vaz. E de mesmo assinatura de acordo político entre movimento de apoio Botche Cande

PRESIDENCIAIS: José Mário Vaz, o quarto candidato mais votado, formaliza o apoio à candidatura de Umaro Sissoco Embaló
ASSISTIR VÍDEO AQUI










O Movimento de Salvação do Partido da Renovação Social (PRS) em Memória de Kumba Iala, anunciou hoje que apoio Domingos Simões Pereira na segunda volta das eleições presidenciais de 29 de dezembro.

Em conferência de imprensa num dos hotéis da capital Bissau, Sori Djaló diz que Simões Pereira é uma personalidade equilibrada com profundo conhecimento da realidade da Guiné-Bissau.


Alison Cabral

Presidente reeleito! - LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

O Sr. Augusto Mário Da Silva, o único candidato à sua própria sucessão, foi reeleito hoje para o seu segundo e último mandato à frente da LGDH para os próximos 4 anos.

Com 71 fotos a favor, zero contra e 4 abstenções, os congressistas deram luz verde ao Sr. Augusto Mário Da Silva e a sua equipa, para prosseguirem com as espinhosas e gratificantes ações de promoção e defesa dos direitos humanos na Guiné-Bissau.

Sob o lema: "Consolidar as conquistas e relançar-se para novos desafios" o IV Congresso Ordinário da LGDH, termina esta tarde com as eleiçoes de 45 membros do Conselho Nacional, órgão máximo no intervalo de congressos, de membros do Conselho Fiscal e de Jurisdição e da mesa do Conselho Nacional.

LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

Nua e Crua


A ORGANIZAÇÃO DAS MULHERES DO APU-PDGB TORNOU AO PUBLICO SUA SOLIDARIEDADE COM O LIDER DO PARTIDO TIO NUNO NA BIAN NA SUA DECISÃO DE APOIAR O CANDIDATO DO MADEM G-15 NAS SEGUNDA VOLTA DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS... ESSA DECISÃO DA ORGANIZAÇÃO DAS MULHERES DO APU FOI TORNADO AO PUBLICO HOJE DURANTE UMA CONFERENÇA DE IMPRENSA NA SEDE NACIONAL DO APU-PDGB


«PRESIDENCIAIS NA GUINÉ-BISSAU» OS QUATROS CANDIDATOS MAIS VOTADOS NA PRIMEIRA VOLTA, (GENERAL UMARO SISSOCO, NUNO NABIAM, JOSÉ MÁRIO VAZ E CARLOS GOMES JÚNIOR) TODOS JUNTOS PARA APOIAR O CANDIDATO DE MADEM-G15 CONTRA CANDIDATO DO PAIGC, DSP


PRESIDENCIAIS: José Mário Vaz vai apoiar, na segunda volta das eleições presidenciais, o candidato suportado pelo MADEM-G15, Umaro Sissoco Embaló, anunciou hoje a direção da campanha de Sissoco.

O acordo político será assinado esta tarde na sede na campanha do Presidente da República, que falhou a sua reeleição (Jomav).

Domingos Simões Pereira (PAIGC) e Umaro Sissoco Emabló (MADEM) vão disputar a presidência da Guiné-Bissau, na segunda volta das eleições presidenciais prevista para o dia 29 de dezembro.

Publicada por CONOSABA DO PORTO

A falta de transparência resulta em desconfiança e um profundo sentimento de insegurança.

Membros do "Movimento de Salvação do PRS" em costas voltadas. O líder autoproclamado do "Movimento de Salvação do PRS", antigo presidente da ANP Ibraima Sori Djaló, é acusado de negociatas, falta de transparência, falta ética e de desfiar dos objetivos da criação do movimento.

Os membros do movimento jamais não tem confiança na liderança de Sori Djaló.



Rei David

PAIGC, “dunus di tchom


"A mais grave herança da guerra não são as feridas nem os escombros.
A pior herança são os vencedores.
Acreditam os vencedores que a vitória os fez donos da terra e achar-se no direito de ser os seus vitalícios governantes."
Mia Couto in O bebedor de horizontes.

Por Jorge Herbert

TIO NUNO NÃO TÁ SOZINHO


A ORGANIZAÇÃO DAS MULHERES DO APU TORNOU AO PUBLICO SUA SOLIDARIEDADE COM O LIDER DO PARTIDO TIO NUNO NA BIAN NA SUA DECISÃO DE APOIAR O CANDIDATO DO MADEM G-15 NAS SEGUNDA VOLTA DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS... ESSA DECISÃO DA ORGANIZAÇÃO DAS MULHERES DO APU FOI TORNADO AO PUBLICO HOJE DURANTE UMA CONFERENÇA DE IMPRENSA NA SEDE NACIONAL DO APU... OBRIGADA MÃES GRANDES, TIO NUNO NA BIAN JÁ TEM COMPANHIA NA SUA DECISÃO, E OS QUE ESCOLHERAM OUTRO CAMINHO SERÃO ISOLADOS E ESQUECIDOS NO CAMINHO QUE ESCOLHERAM...

... SI FALADU HOMIS KA MANCIA, I PAKA KIL FRAKUS RAIBA, MA I SIBIDU KUMA HOMIS MANCIA ... SISSOCO EMBALÓ I MINDJOR!!...

... POVO UNIDO NUNCA SERÁ VENCIDO ...
... SALVAR A GUINÉ-BISSAU É VOTAR NO SISSOCO EMBALÓ ...

..... ESTAMOS A TRABALHAR .....

Amadu Ula Embaló

Líder de FRENPASNA Dr. Baciro Dja, ex- dirigente do PAIGC falou do preconceito e divisão dos classes dentro do PAIGC, cenário que foi criada pelo seu atual líder Domingos Simões Pereira.



Bissau Última-Hora

Ao votar no U.S.Embalo, você poderá ajudar o seu POVO a concretizar os seguintes sonhos, "SONHOS DE AMILCAR CABRAL "...

a) educação
b) saúde
C) segurança e defesa
D) união e reconciliação entre todos os guineenses

Qual das propostas mais lhe interessou? Caro eleitor, gostaria de pedir o seu voto para que possamos juntos, correr atrás meu irmão/a guineense, " NO UNI PA NO PUDI MAMA" dia 29 de Dezembro vote no USE VIVA! 👏🙏🙌
Vote no n°2 ✌


Aida Teodora Lopes

As candidaturas do General Umaro Sissoco Embalo e do Presidente José Mário Vaz e, o Movimento Botche Candé, assinam este sábado pelas 17h45m no Hotel Azalai em Bissau, um acordo politico de apoio a segunda volta das eleições presidências previstas para o próximo dia 29 de Dezembro.

Prezados Senhoras e Senhores

As candidaturas do General Umaro Sissoco Embalo e do Presidente José Mário Vaz e, o Movimento Botche Candé, assinam este sábado pelas 17h45m no Hotel Azalai em Bissau, um acordo politico de apoio a segunda volta das eleições presidências previstas para o próximo dia 29 de Dezembro.

A dada a importância do evento a vossa presença é indispensável.

Rogerio Dias /Aida Teodora Lopes Correia

Novo estudo alerta para os perigos de tomar paracetamol na gravidez

Investigações anteriores já haviam sugerido uma possível ligação entre tomar paracetamol durante a gravidez e um risco aumentado de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno do espectro do autismo (TEA) nos seus filhos, mas sem chegar a conclusões sólidas.


Um estudo recente, publicado na JAMA Psychiatry e noticiado pelo espanhol La Vanguardia, afirma que o consumo de paracetamol pode causar danos ao feto. Investigações anteriores já haviam sugerido uma possível ligação entre tomar paracetamol durante a gravidez e um risco aumentado de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno do espectro do autismo (TEA) nos seus filhos, mas sem chegar a conclusões sólidas.

No entanto, para este novo caso, quase mil mães e crianças entre 1998 e 2018 foram analisadas com o objetivo de detectar biomarcadores de paracetamol no sangue do cordão umbilical.

Os resultados indicam que um terço das crianças teve um desenvolvimento intelectual e congnitivo normal. Um em cada quatro tinha TDAH, cerca de um em cada sete tinha TEA e um em cada 25 tinha ambos. Três em cada dez tiveram outras deficiências de desenvolvimento. 

Segundo o estudo, mais de 65% das mulheres nos Estados Unidos e 50% na Europa consomem paracetamol durante a gravidez.

Andres Hennan, professor de obstetrícia do King's College, em Londres, tem uma opinião diferente. "O paracetamol é recomendado durante a gravidez". "Esse tipo de estudo não controlado não implica que o seu uso cause autismo, pois o motivo do uso de paracetamol pode ser o problema, e não o medicamento em si", explica citado pelo jornal espanhol.

Ainda assim, é importante não tomar nenhum medicamento durante as primeiras doze semanas de gravidez. Antes de se medicar, consulte o seu médico.

NAOM

Base aérea na Flórida evacuada após ameaça de bomba

Situação já estará resolvida e não há "ameaça credível" foi confirmado no Twitter.



Uma ameaça de bomba foi reportada, esta sexta-feira, na Patrick Air Force Base, no estado norte-americano da Flórida. A notícia foi avançada pela agência Reuters e confirmada na conta de Twitter da base aérea. 

"Uma ameaça foi reportada na Patrick Air Force Base. A área foi evacuada por segurança. As forças de segurança e os Bombeiros estão no local a investigar. Vamos dar mais informações assim que possível", escreveram na rede social. 

Num outro tweet, uma hora depois do primeiro, a base aérea explicou que a situação já estava resolvida, sendo que as forças não encontraram nenhuma "ameaça credível naquela área". 

De lembrar que, também na Flórida, esta sexta-feira, um tiroteio na Base Naval de Pensacola matou quatro pessoas e feriu outras oito. 

O suspeito do tiroteio é um oficial de aviação da Força Aérea Saudita, prosseguindo as investigações do FBI e de outras autoridades ao incidente para determinar se se tratou de um ato terrorista.

A bomb threat has been reported for Patrick Air Force Base, Fla. The immediate area was evacuated for safety. Security Forces, EOD and the Fire Department are currently on scene investigating.

We will provide more information as it become available.


The all clear has been given for Patrick AFB. Security Forces, EOD and the Fire Department have determined there is no credible threat to the area at this time.

[Notícia atualizada às 21h47]

CENTRO DE SAÚDE DE CANHABAQUE FUNCIONA EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS

[REPORTAGEM_novembro 2019] A enfermeira chefe de centro de saúde de ilha de Canhabaque, Iolanda Luísa Monteiro, revelou numa entrevista exclusiva a O Democrata que o centro de saúde de Canhabaque funciona em condições extremamente precárias, tendo ao seu serviço apenas três enfermeiras e uma parteira. Segundo dados estatísticos do Instituto Nacional de Saúde (INASA), o número da população local estima-se em dois mil e novecentos e quarenta e nove (2949) habitantes, o que na observação da Iolanda Luísa Monteiro torna impossível atender de forma eficaz as procuras que o centro do tipo “C” recebe.

O centro que funciona em regime ambulatório, não faz internamento de doentes, porque é pequeno. A ilha de Canhabaque no setor de Bubaque, é uma das 88 ilhas da região de Bolama Bijagós e tem uma área territorial de 111 km2 e coberto de vegetação. Dados de agentes de saúde Comunitário (ASC) indicam que o número da população da ilha é de três mil e seiscentos e noventa e nove (3699) habitantes.

FALTA DE MOTO-CARRO E DE PIROGA DIFICULTA EVACUAÇÃO DE PACIENTES 

A enfermeira revelou igualmente que o centro enfrenta vários problemas estruturais, tendo em conta   a falta de transportes e o difícil  acesso à ilha, a falta de água potável, bem como a de eletricidade, o que é geral nas zonas insulares do país. Outra situação lamentada por Iolanda Luísa Monteiro tem a ver com as dificuldades de acesso a caminhos que ligam as tabancas da ilha de Canhabaque para  poder exercer  as suas tarefas.

Contou neste sentido que apenas ela, uma parteira e duas enfermeiras estão a operar neste momento na ilha. Porém, avançou que devido à greve dos técnicos recém-colocados, que reclamavam o pagamento de 11 meses de salários, o número do pessoal reduziu e apenas uma enfermeira está neste momento a dar  assistência  ao centro.

Na mesma entrevistas, Iolanda Luísa Monteiro  contou que em termos de medicamentos, o centro tem apoio do projeto H4+ de Aceleração de Progresso em Saúde Materno  e Neonatal, o que não é suficiente tendo em conta as necessidades das populações naquela zona insular do país. Por vezes, nem chega ao final do mês e quando há escassez  recorrem com frequencia à capital Bissau para a compra de medicamentos,  para evitar que o centro fique sem stock.

Em termos de urgências, informou que o centro não tem nenhuma ambulância nem um moto-caro ou piroga para socorrer doentes em estado grave, porque os caminhos de ligação entre tabancas não estão em boas condições. O centro faz apenas tratamentos ambulatórios e não tem condições para o internamento, só fazem observações e quando diagnosticam casos mais graves, evacuam o paciente ou para Bubaque ou para Bissau.  

Contou que os casos mais frequentes atualmente no posto são o paludismo e doenças respiratórias e que nos últimos meses foram registados mais casos de paludismo (agosto, setembro e outubro). Contudo, explicou que no mês de novembro o centro recebeu mais casos ligados a gripes.

Reconheceu que o número reduzido de técnicos na ilha não consegue cobrir as demandas da população, sobretudo em relação às grávidas e crianças. Porém, realçou que graças a Deus os populares da zona recorrem frequentemente ao hospital, mas o mais difícil são as mulheres que não aceitam fazer o parto no centro, tendo em conta as particularidades daquele povo e a distância entre as tabancas e o centro.

No concernente a grávidas, indicou que o maior problema está relacionado com a falta de meios de transporte e às vezes as grávidas com problemas de parto acabam dando a luz, a caminho do hospital e outras preferem ficar e fazer o parto em casa, mesmo correndo evidentes riscos de vida.

Apesar dessa situação, a enfermeira referiu que as grávidas da ilha seguem regularmente a consulta pré-natal, como também fazem estratégias avançadas nas tabancas acompanhadas  que acompanham as consultas e tem dado certo.     

“Realmente o que não fazem é o parto no centro de saúde porque einvocam a distância até chegarem a tempo ao centro. Nestas circunstâncias acabam dando a luz ou a  caminho do centro ou em casa”, reforçou, lamentando o fato de a cultura daquele povo ter interferido negativamente no principio de boas práticas, o que leva cegamente as grávidas a darem a luz em casa, não no centro com mínimas condições para evitar que incidentes ocorram, embora  pudessem ser evitados.

Por: Carolina Djemé

Foto: C.D

OdemocrataGB

Fernando Unhabo was live — with Quintino Danfa



Fernando Unhabo 

#OsHomensdoPresidente #Episódio_2

Dubriagem/Desenrasque
Empresária Paula Teixeira

Ela, determinou a mudança sem olhar para trás.
Ela usa razão ao serviço da emoção.
Ela coordena, assessora e monitora porque não entende resultado sem trabalho.
Ela que acredita que a dubriagem é um ponto forte.
Na dubriagem nó sedu segurança di Nino
Na dubriagem nó sedu conselheiro de Kadafi
Na dubriagem nó sedu General e El Mokhtar
Na dubriagem nó sedu Primeiro ministro
Na dubriagem nó aprendi fassi Conselho deministros
Na dubriagem nó di segunda força politica
Na dubriagem nó tchiga 3ro vice-presidente
Na dubriagem nó sedu candidato à presidênciais
Na dubriagem nó passa pa segunda volta
Na dubriagem nó Vitória na sedu di tudu guineenses
Na dubriagem nó na uni povo guineense
Na dubriagem nóna desenvolvi Guiné-Bissau
Ku SISSOCO PRESIDENTE tudo guinti na dubria pa no tarbadja djuntu pa desenvolvi nó terra!

#OsHomensdoPresidente
#Episódio_2

Fonte: Dara Fonseca Ramos 

Neto Tonecas Betchiguê - PURA VERDADE (...)! POR ISSO É QUE ESTOU A PROTESTAR CONTRA AS MÁS AÇÕES DE PAIGC. PAIGC, NUNCA!



Saudações de guineendade

Fonte: Neto Tonecas Betchiguê 

AMI NA VOTA NA U.S. EMBALO N. 2; NHA ESPERANÇA E ESPERANÇA DI POVO GUINEENSE I NA SISSOCO EMBALÓ

Por Maria Da Conceicao Evora




“DOMINGOS SIMÕES PEREIRA, SI BU GANHA ELEIÇÕES MITI FULAS TUDO NA PRISÃO”

Por, SPAC CARDOSO👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻


Fonte: Estamos a Trabalhar

Força DE ECOMIB desloco de PIRADA para BISSAU


Dilema do PAIGC de DSP

Chega o mês de dezembro com segunda volta da eleição o PAIGC fica na dilema, porque já não pode contar com Zambrano para financiar a sua campanha de luxo e,plano B é dinheiro de Estado .

PAIGC tem que escolher entre os dois: pagar salário e não ter nada para campanha ou ficar sem pagar salários para fazer campanha com dinheiro público! As duas opções tem grande risco, porque não pagar salários nesta quadra festiva moverá revolta e perda de votos dos descontentes e se pagar não fará campanha ao seu estilo

Fonte: O PAÍS

Aristides Gomes - Com destino à Turquia em mais uma missão de estado.

Entre os dias 8 e 9, vamos representar a Guiné-Bissau na Conferência de Alto Nível sobre o Investimento Público-privado da OIC (Organização para a Cooperação Islâmica).


Aristides Gomes